Vous êtes sur la page 1sur 118

Detonado Black/White

CONTINENTE UNOVA, COMEANDO EM NUVEMA TOWN Ao comear o jogo, escolha seu nome e se quer jogar como menino ou menina. A prof Juniper ir apresentar seus dois amigos e que daqui por diante sero tambm seus rivais. Ela ir deixar um presente em sua casa e voltar para o laboratrio dela. Sempre que voc for ligar o jogo, ser mostrada a estao do ano em que voc est. As estaes do ano mudam a cada ms e elas influenciam em algumas coisas no jogo. Ser primavera nos meses de janeiro, maio e setembro; vero em fevereiro, junho e outubro; outono em maro, julho e novembro; inverno em abril, agosto e dezembro.

Voc estar em seu quarto com Cheren, o garoto de culos. Bianca, a garota loira, chegar em seguida, atrasada. Vocs trs iro comear suas jornadas pokmon simultaneamente, para isso, devem abrir o presente que a professora deixou para vocs. Escolha um dos trs pokmons iniciais: Snivy, do tipo planta; Tepig, do tipo fogo ou Oshawott, do tipo gua. Eles estaro no lv.5. Cheren ficar com o inicial que tem vantagem ao seu, enquanto Bianca ficar com o que tem desvantagem. Isso no importa muito agora, pois todos eles s podem causar dano com Tackle. Ambos os seus rivais iro te desafiar, Bianca lutar com voc primeiro, em seguida Cheren ir curar o seu inicial e batalhar com voc.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Oshawo

Snivy

Tepig

tt lv.5 Bianca usa:

lv.5

lv.5

Tepig Cheren lv.5 usa: tt lv.5

Oshawo lv.5

Snivy

O seu quarto ficar bagunado por causa das batalhas. Seus rivais iro embora. Desa e encontre sua me, ela ir curar seu inicial e te dar o Xtransceiver, o novo aparelho que serve como telefone nestas verses. No se preocupe com a baguna que vocs fizeram no quarto, nos games, sua me arruma a baguna para voc (s em jogo mesmo...). Ela dir para que v ao laboratrio da prof Juniper. Ao sair de casa, ir espantar vrios Pidove que esto do lado de fora (se for noite, sero Woobat). Siga Bianca at a casa dela e veja ela tomar uma bronca do pai. Aps isso, saia e suba at o laboratrio, onde seus rivais esto te esperando. Entre no laboratrio e v retirar a sua Pokdex com a professora. Quando sair do laboratrio, sua me vir e te dar o Town Map, um item que serve para ver o mapa da Unova. Saia da cidade pelo norte.

Encontre Bianca, Cheren e a prof Juniper aqui e assista a uma aula grtis de como capturar um pokmon. Depois disso, Juniper te dar 5 pokbolas e ir embora, assim como seus rivais. Andando pelos matinhos poder encontrar pokmons como Patrat e Lillipup. De vez em quando, pode ser que voc veja um matinho chacoalhando. Se voc conseguir chegar at ele, um pokmon raro ir aparecer instantaneamente. Nesta rota aparece Audino nesses matinhos que se mexem. Audino costuma dar mais pontos de experincia que Patrat e Lillipup, muito bom para treinar. E ele aparece nos matinhos que se mexem de todas as rotas do jogo. Claro, havero outros pokmons que aparecem nos matinhos que chacoalham, porm Audino o que aparece mais facilmente. Enfim, h uma menina nesta rota que te dar um Potion. Caso se sinta em apuros, poder voltar para sua casa, sua me sempre ir curar os seus pokmons. A sada desta rota fica logo ao norte. Encontre seus rivais e receba um telefonema da prof Juniper. Entre na prxima cidade.

ACCUMULA TOWN E A EQUIPE PLASMA Nesta cidade j temos algumas coisas para fazer. Encontre a prof em frente ao Centro Pokmon. Voc pode recuperar seus pokmons sempre que quiser falando com a enfermeira. Aqui temos o PC para onde vo os pokmons que voc captura quando estiver com 6 pokmons na equipe. Tem alguns vendedores num balco azul logo na entrada do PokCenter. Quem j jogou verses anteriores de Pokmon deve saber que haviam PokMarts, lojinhas onde se vendiam os itens. Pois bem, agora essas lojas ficam dentro dos PokCenter, logo na entrada.

Quando sair, encontre Cheren e uma multido esquerda da cidade. Aqui voc conhecer a Team Plasma, a equipe vil dessas verses. Escute um sermo de Ghetsis, um dos 7 sbios da Equipe Plasma, o mais importante deles. Depois do falatrio, ele partir com seus soldados e a multido ir se dispersar, com a exceo de um garoto de bon branco e preto. Ele diz ser conhecido apenas como "N" e te desafiar numa batalha.

N usa:

Purrloin lv.7 Voc encontrar N mais vezes durante sua jornada, ele no possui seus prprios pokmons e batalha sempre com pokmons que aparecem pelas redondezas (sim, aqui perto tem um lugar onde voc encontrar Purrloin). Mais adiante na jornada saberemos o porqu disso. Aps a batalha, N e Cheren iro embora. Aproveite para recuperar seus pokmons. H uma casa nessa cidade onde uma pessoa te d uma pokball de graa. No h muito mais o que ver aqui, portanto, saia da cidade pela esquerda.

Ao entrar na segunda rota do jogo voc recebe uma ligao de sua me dizendo ter um presente para voc. Ela aparecer e te dar os Running Shoes, que permitem que voc corra enquanto segura o boto B (quem jogou HeartGold/SoulSilver ir notar que no h mais a opo de fixar o Running Shoes para no ter que segurar B enquanto corre). Nos matinhos desta rota possvel encontrar de novidade Purrloin, que por acaso o pokmon que N usou contra voc. Pela rota tambm encontramos alguns treinadores para batalhar. Recolha os itens que encontrar pelo caminho. Quando estiver chegando na prxima cidade, Bianca aparecer e te desafiar para uma batalha.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Lillipup lv.6 Bianca usa: Oshawo tt lv.7 lv.7 p lv.6

Lillipu lv.6

Lillipup

Snivy lv.7

Tepig

Derrote-a e poder entrar na cidade. STRIATON CITY E OS MACACOS ELEMENTAIS Dirija-se ao Centro Pokmon para recuperar seus pokmons. Logo direita do Centro h um restaurante com um senhor bloqueando a entrada. Esse restaurante na verdade o 1 ginsio! Agora os ginsios no so apenas uma construo de telhado vermelho, como era nas antigas verses. Cada ginsio ter sua prpria caracterstica. Como ainda no d para entrar, sugiro que, antes mesmo de explorar a cidade, saia dela pela direita, entrando no Dreamyard. Enfrente alguns treinadores aqui. No conseguir ir muito longe pois h um arbusto no caminho. Fale com a ltima pessoa deste lugar, voc receber um dos 3 macacos elementais, cujo tipo tenha desvantagem ao seu inicial.

Se a sua escolha foi : Snivy Voc recebe: Panpour lv.10 Tepig Pansage lv.10 Oshawott Pansear lv.10

O motivo de eu ter falado para visitar este local primeiro foi para que voc recebesse seu respectivo pokmon macaco. O lder do prximo ginsio usar um deles tambm, porm ser aquele que ter vantagem ao seu inicial. Porm, ainda ser possvel ter vantagem ao lder, pois o macaco que acaba de receber ter vantagem ao macaco que o lder usar.

De volta a Striaton, atrs do prdio que est direita da cidade tem um careca que te d uma Dusk Ball. Nesse mesmo prdio ver duas entradas que ficam em sua esquerda (sim, agora existem casas onde a porta se encontra pelos lados, diferente das verses anteriores, onde a porta sempre ficava na frente - repare que ao entrar numa casa pelo lado, a tela muda sozinha o ngulo do visor). Na entrada de baixo desse prdio tem uma pessoa que lhe entrega uma Great Ball. Agora entre na pok-escola, que fica logo esquerda do PokCenter. Tem uma pessoa aqui que te faz um quiz, responda corretamente e receba um Full Heal. Voc ver Cheren aqui tambm. Prepare-se para mais uma batalha.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Tepig lv.8 ott lv.8

Oshaw lv.8

Snivy

Cheren usa: in lv.8 Purrlo n lv.8 Purrloi n lv.8 Purrloi

Agora que voc tem um dos trs macacos, no dever ser difcil derrotar o inicial dele. Quando vencer, ele te dar 3 Oran Berry. Recupere seus pokmons e prepare-se para ir ao ginsio. Recomendo que antes de enfrentar algum lder de ginsio, deixe sempre todos os seus pokmons em levels mais altos que o level do pokmon mais forte do lder, para no passar por muitas dificuldades nas batalhas. Uns 5 levels acima j de bom tamanho, mas isso fica a seu critrio. bom sempre enfrentar todos os treinadores que encontra pela sua jornada, ajuda muito a ganhar pontos de experincia. No ginsio, voc ver uma outra pessoa barrando a entrada do restaurante. Cilan, o lder do ginsio. Ele ver o seu inicial e entrar. Entre tambm. O porteiro do ginsio ir te dar um Fresh Water, que serve para recuperar 50 HP de seu pokmon. Lembre-se sempre de falar com o porteiro quando entrar nos ginsios, todos eles te daro um Fresh Water. Por ser um restaurante, os treinadores do ginsio so garons e garonetes. Para chegar at o lder, voc dever pisar no boto certo para abrir a cortina que bloqueia o seu caminho. As cortinas representam os elementos planta, fogo e gua, basta pisar no boto do elemento que tenha vantagem ao que aparece na cortina para ela se abrir. Quando chegar at Cilan, ver que ele possui 2 co-lderes de ginsio, chamados Chili e Cress. Como Cilan viu o seu inicial, ele sabe quem ser forte contra voc, logo ser o lder que tem vantagem ao seu inicial que te desafiar!

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Chili, que usa: Voc batalhar com: Lillipup lv.12 lv.12 usa:

Cress, que

Cilan, que usa:

Lillipup

Lillipup lv.12

Pansear lv.14 lv.14

Panpour lv.14

Pansage

Dica: prefervel usar o macaco que voc ganhou contra o macaco do lder, pois o pokmon macaco que voc recebeu tem vantagem ao pokmon macaco do lder. Voc pode deixar o seu inicial para enfrentar Lillipup, por exemplo.

Uma insgnia trs em um - a primeira de sua jornada O RESGATE NO DREAMYARD E NA WELLSPRING CAVE Saindo do ginsio uma mulher ir te ver e te convidar para que venha at a casa dela. Ela

Fennel, uma amiga da prof Juniper. Ela precisa que voc v resgatar Munna no Dreamyard, para isso, ela te dar o HM01 - Cut, que serve para cortar aquele arbusto, lembra? Antes de sair, fale com a outra garota que est no laboratrio de Fennel. Ela Amanita, a desenvolvedora do Pokmon Storage System dos PCs de Unova, assim como Bill, Lanette e Bebe das verses anteriores. O nome dela aparecer no PC de agora em diante.

Ensine a tcnica Cut para um de seus pokmons (lembre-se que golpes de HM no podem ser deletados). Quer ver um lugar onde pode usar essa nova tcnica? Saindo da cidade pelo sul, logo mais esquerda ver um daqueles arbustos, faa o seu pokmon com Cut cort-lo e chegar em um item. Voltando a Striaton, saia pela direita da cidade e corte o arbusto que h no Dreamyard para abrir caminho. Bianca aparecer por aqui tambm. Vocs ouviro a voz Munna, que aparecer diante de vocs. Dois membros da Team Plasma iro aparecer querendo raptar Munna (um deles chega at a chutar o pobre pokmon). Caber a voc salvar Munna.

Derrote os dois soldados (eles possuem um pokmon no lv.10 cada). Aquele membro voltar a chutar Munna at que Ghetsis aparece... em dois lugares ao mesmo tempo, e depois reaparecendo na frente dos soldados. Eles iro se assustar e fugiro. Logo aparecer um Musharna, responsvel pela iluso que afugentou os membros da Team Plasma, salvando assim seu filhote. Munna e Musharna deixaro um item que ser recolhido por Fennel, que ento vai embora. Agora poder explorar o local. Preste ateno nas passagens para conseguir chegar at os itens. Nos matinhos daqui ser possvel achar Munna. Se vir um matinho se mexendo, poder aparecer (alm de Audino), com uma chance nfima (5%), Musharna. Nada mais a fazer, volte para Striaton e v at a casa de Fennel.

Encontre Fennel em seu laboratrio e receba dela o C-Gear. Fale com Amanita e consiga o Pal Pad. Feito isso, podemos finalmente sair da cidade seguindo pela esquerda. Passando por uma fonte, vire ao norte (quem j tentou vir at aqui antes ver que o homem que antes te barrava, te deixar passar). Suba e a primeira casinha que estiver a sua frente ser o Pokmon DayCare (lugar onde voc pode deixar pokmons para ganharem experincia, eles ganham 1 exp a cada 1 passo seu, alm disso, se voc deixar um casal de pokmon que seja compatvel um com o outro, eles podero botar ovos). esquerda do DayCare h um tipo de escolinha de crianas, com um playground do lado de fora. Voc poder batalhar com eles, inclusive uma das batalhas ser de dupla. A professora que se encontra dentro da escolinha pode curar os seus pokmons quando quiser. Aproveite para se recuperar aps batalhar com esses treinadores, pois logo adiante estar Cheren, lhe esperando para uma batalha!

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Tepig lv.14 Cheren tt lv.14

Oshawo lv.14

Snivy

usa:

Purrloi n lv.12 lv.12

Purrloin n lv.12

Purrloi

Aps a batalha, dois membros da Equipe Plasma passaro por vocs, seguidos por Bianca e uma garotinha. Bianca conta que eles haviam roubado o pokmon da menina. Cheren ento decide que vocs devem ajudar a garotinha, e parte atrs dos bandidos. Antes de continuarmos, talvez queira explorar o matinho que h aqui por perto, pois nele voc poder capturar pokmons como Pidove e Blitzle. Siga para onde Cheren foi e logo ir encontr-lo diante de uma caverna (Wellspring Cave). Se quiser, antes de entrar, se voc seguir pelo caminho do matinho que tem aqui do lado, encontrar uma treinadora que te dar uma Berry, caso voc derrote-a numa batalha. Enfim, ao entrar na caverna, voc e Cheren vero os dois bandidos. Derrote um deles que Cheren tomar conta do outro. Em seguida, viro outros dois membros da Equipe Plasma, e dessa vez voc ter de enfrentlos numa batalha em dupla, com Cheren ao seu lado. Derrote-os e eles iro embora.

Se quiser, possvel chegar at um item nesta caverna, porm no poder explor-la no momento, visto que ainda no possumos surf. Pela caverna, podero aparecer pokmons como Roggenrola e Woobat, eles so os equivalentes aos Geodudes e Zubats que sempre encontrvamos pelas cavernas das verses anteriores. Eventualmente, pode ser que voc perceba um montinho de poeira aparecendo em algum lugar da caverna. Assim como os matinhos que chacoalham, esses montinhos de poeira guardam algum pokmon raro. Se voc chegar at esse montinho de poeira, ir aparecer Drilbur. s vezes esses montinhos de poeira podem esconder itens tambm. Nada mais a fazer aqui, volte at onde Bianca e a garotinha estavam. Ela te dar 3 Heal Ball como agradecimento por t-la ajudado.

Com elas fora do caminho, a sada ao sul est liberada. Desa um pouco e logo ver Cheren no gramado. Repare que o matinho onde Cheren estava de cor mais escura que o normal. Cheren ir lhe explicar que nesse matinho escuro h grande chances de voc encontrar dois pokmons ao mesmo tempo, o que implica uma batalha em dupla contra dois pokmons selvagens. Os pokmons que aparecem nesses matinhos escuros so os mesmos que aparecem nos matinhos comuns do local, porm eles aparecem em levels um pouco mais altos. Em outras palavras, esses matinhos de batalhas em dupla o lugar perfeito para treinar seus pokmons. Em termos de captura, voc s conseguir atirar uma pokbola quando restar apenas um pokmon no campo. Logo, para capturar um dos pokmons que apareceram numa batalha em dupla, ser preciso derrotar o outro. Um detalhe: se voc vier para esse matinho escuro portando apenas um pokmon na equipe, as batalhas sero sempre individuais. Continue explorando a rota, recolhendo os itens e enfrentando os treinadores. A sada fica logo esquerda. NACRENE CITY E O MUSEU DE UNOVA Logo que entrar na cidade Cheren aparecer para bat... brincadeira! Desta vez ele quer apenas te dar 3 Chesto Berry. V restaurar seus pokmons no Centro. Na casa direita do PokCenter tem uma menina que faz uma troca importante no jogo. Cottonee um pokmon que voc encontra apenas na verso Black, enquanto Petilil encontrado apenas na White. Caso voc possua o pokmon de sua verso, essa menina aceita troc-lo pelo pokmon de sua verso oposta. Na casa esquerda do PokCenter tem uma pessoa que vende os X-itens. Na casa esquerda dessa tem uma mulher de cabelo azul que te dar um destes trs itens: Miracle Seed, Charcoal ou Mystic Water, que aumentam o poder de golpes do tipo planta, fogo e gua, respectivamente. Voc no precisa necessariamente escolher a opo equivalente ao seu inicial, voc pode pegar o tipo que corresponda ao de seu macaco e dar a ele, por exemplo, para isso, ter que dizer o nome do outro inicial. Sugiro que pegue Charcoal ou Mystic Water, pois teremos a chance de conseguir um

Miracle Seed logo mais, na floresta que h perto desta cidade (mais tardar no jogo tambm ser possvel achar Charcoal e Mystic Water, escolha o que preferir).

Se for ao norte do Centro Pokmon, logo esquerda ter uma lanchonete onde a garonete te d um Soda Pop de quarta-feira. direita est o museu da cidade. Ao tentar entrar, N aparecer. Esteja preparado para batalhar contra ele.

N usa:

Pidove lv.13

Tympole lv.13

Timburr lv.13 Repare que Purrloin no est mais na equipe dele. Lembra que eu disse que ele costuma usar pokmons que aparecem por perto do local? Pois bem, saindo esquerda da cidade existe uma rea onde aparecem Tympole e Timburr. Porm no vou cobrir aquela rea agora, visto que vamos passar por l depois. Aps a batalha, recupere seus pokmons e prepare-se para entrar no museu - que o nosso 2 ginsio. Quando entrar, um cientista ir te ver e te mostrar o museu - destaque especial para o fssil de Dragonite no centro do museu. Voc ser levado at a entrada do ginsio. Ao entrar, perceber que este ginsio no apenas um museu como tambm uma biblioteca. Receba sua Fresh Water do porteiro do ginsio e vamos ao puzzle!

Aqui voc ter que subir nos banquinhos para poder ler os livros das estantes. Leia o livro na estante da esquerda-baixo da sala. Faa o mesmo na estante da esquerda-meio. Ento, fale com a mulher que est guardando a estante esquerda-cima e ela batalhar com voc. Derrote-a e ela sair do seu caminho, permitindo que voc leia o livro dessa estante. Aps isso, v para a estante da direita-baixo e por fim na estante da direita-meio, derrote a treinadora que estiver aqui tambm para que ela saia do seu caminho. Ao ver o livro dessa estante voc ativar um mecanismo que far a estante mover-se para direita, revelando uma passagem secreta. Desa pela escada que aparecer e estar na salinha da lder deste ginsio.

Lenora usa:

Herdier lv.18

Watchog lv.20 Dica: Quem comeou com Tepig a essa altura j deve t-lo evoludo e aprendido um golpe lutador, que tem vantagem contra os tipos normais. Se no tiver golpes lutadores, use qualquer outro pokmon, apenas evite usar um tipo psquico pois os pokmons dela possuem golpes noturnos. Talvez fosse interessante voc equipar uma Chesto Berry no pokmon que for usar contra Watchog, j que ele pode usar o hipnose.

Uma insgnia bsica de um ginsio bsico Antes mesmo que voc possa comemorar a conquista de sua nova insgnia, aquele cientista do museu vir avisar Lenora que eles esto sendo atacados pelo Team Plasma. Saia da biblioteca e volte ao museu. Voc ver os plasmticos no museu, mas logo desaparecero numa fumaa, roubando a cabea daquele fssil de Dragonite. Lenora ir correr para ver se consegue alcan-los, saia tambm. Do lado de fora, um homem aparecer, Burgh, o lder da prxima cidade. Bianca e Cheren tambm aparecero e todos vocs concordaro em ir atrs da cabea do fssil roubado. Para te ajudar, Bianca te dar o Dowsing MCHN, que serve para localizar itens escondidos. Diferente das verses da 4 gerao, o Dowsing MCHN no se assemelha muito com um radar, agora ele dispe de uma seta e dois bastes que indicam onde algum item escondido possa estar. Se quiser testar como funciona, tente achar uma Ultra Ball que est escondida do lado de fora daquela lanchonete. Agora podemos ir atrs dos plasmticos, recupere seus pokmons e saia pela esquerda da cidade.

RUMO A PINWHEEL FOREST E A SKYARROW BRIDGE No caminho, voc encontrar Burgh novamente, ele dir para que o siga at a floresta.

Mas antes de entrar na floresta, vamos explorar a rea que h do lado de fora dela. Perto de onde voc encontrou Burgh tem uma garota que te d o TM94 - Rock Smash. Embora esse golpe tenha deixado de ser um HM, ele ainda pode ser ensinado para que pokmons quebrem alguma pedra que por ventura possam aparecer durante o jogo (da mesma forma que era em Gold, Silver e Crystal, poca que Rock Smash ainda era um TM). Por ser um TM, Rock Smash agora poder ser esquecido caso for ensinar um novo golpe a seu pokmon. Sem falar que agora podemos usar TMs sem medo de disperdi-los, j que agora, uma vez adquiridos, ficaro para sempre em sua mochila, tal como HMs (os TMs j no somem mais de sua mochila aps utilizados). Em compensao, agora as lojas vendem TMs bem mais caro que antigamente.

Seguindo ao sul, em direo ao matinho, a primeira treinadora que vemos uma enfermeira. Ela no te chamar para batalhar, voc deve ir falar com ela para que ela aceite uma batalha. bom ir batalhar sempre que voc avistar algum treinador que seja mdico ou enfermeira, pois eles sempre iro recuperar os seus pokmons aps da batalha, e quantas vezes mais voc quiser. Como eles no te chamam, bom sempre prestar ateno para ver se no h nenhum treinador mdico ou enfermeira no local em que voc estiver. nesta rea abaixo da enfermeira que encontramos aqueles pokmons que N usou, Tympole e Timburr. Alm deles, pode aparecer tambm um dos pokmons faixa preta: Sawk (em Black) ou Throh (em White). H uma chance bem nfima (5%) de voc encontrar o pokmon faixa preta da verso oposta a sua naqueles matinhos que se sacodem, bem difcil encontr-lo pois na maioria das vezes aparece sempre Audino. Por aqui podemos encontrar tambm aqueles matinhos de batalhas em dupla, alm de treinadores e alguns itens (alguns podero ser localizados com o Dowsing MCHN). Por aqui tambm haver uma grande pedra, fale com ela portando um pokmon lutador na equipe e receba um Star Piece. Voc pode fazer isso todos os dias. No conseguir ir muito longe pois no h outra sada, ento volte onde estava aquela enfermeira (aproveite e pea para que ela cure seus pokmons) e entre na floresta, logo esquerda dela.

Na floresta podemos encontrar pokmons como Sewaddle, Venipede, Cottonee (s em Black) e Petilil (s em White). J nos matinhos que chacoalham, alm de Audino, h chances de voc encontrar qualquer um dos trs macacos: Pansage, Pansear e Panpour, alm de ter a chance de aparecer tambm a evoluo do pokmon de planta de sua verso (ou seja, pode aparecer Whimsicot em Black e Lilligant em White). Voc ver Burgh na floresta, ignore o caminho do norte e tome o caminho da esquerda. por aqui que existe uma grande pedra que evolui Eevee em Leafeon, se ele subir um level perto dela provavelmente voc no tem um Eevee, mas fica como informao. Pelo caminho, encontrar alguns itens, alm de treinadores para batalhar. Um detalhe, alguns desses treinadores so Pokmon Rangers, sempre que vir um Ranger em qualquer lugar do jogo, batalhe com ele, pois eles sempre do alguma Berry aps a batalha. Voc dever enfrentar alguns membros da Equipe Plasma que vo estar pelo caminho.

Preste ateno por onde anda, pois ser preciso entrar dentro de alguns troncos que esto pela floresta para seguir caminho. V enfrentando a Equipe Plasma, quando derrotar o ltimo membro, ele ir te devolver a cabea do fssil de Dragonite que haviam roubado do museu. Logo aps aparecer Gorm, um dos 7 sbios da Team Plasma. Burgh e Lenora

iro aparecer e os plasmticos iro embora. Como agradecimento por ter recuperado a cabea do esqueleto, Lenora te dar uma Moon Stone, pedra que serve para evoluir Munna. Saia pela direita (logo aqui voc encontra a Miracle Seed de que falei) e voltar ao ptio principal da floresta, a sada fica seguindo para o norte. Saindo da floresta ver uma grande ponte logo a sua frente. Antes de atravessar a ponte, fale com o homem que tem aqui e receba Quick Claw. No h nada para fazer na ponte, apenas atravesse-a, prestigiando a paisagem. Conforme voc for andando, a tela ir ficar mudando sozinha o ngulo de viso do personagem. No fim, chegar em Castelia City.

EXPLORANDO A GRANDE CASTELIA CITY Aqui estamos, na cidade pokmon mais dinmica do game! Alto a, antes mesmo que d o primeiro passo! Imediatamente quando entrar na cidade, dirija-se ao sul. Voc entrar numa plataforma direcionada para o mar. Voc ver que h outras dessas plataformas na cidade, pois esta tambm a cidade porto desse game. Porm, especificamente nessa primeira plataforma, h uma pessoa que ir te dar uma das trs pedras evolutivas que evoluem o seu pokmon macaco, portanto, escolha aquela que voc precisa! Porm recomendo que no a utilize ainda, pois, uma vez evoludo, seu macaco no aprender novos golpes subindo levels, independente de qual level esteja. O ltimo golpe que os macacos aprendem o Crunch, no lv.43, sugiro que d a pedra apenas quando seu macaco chegar a esse nvel, podendo assim aproveitar todos os golpes que eles podem aprender. Retorne cidade.

Enquanto anda seguindo pela esquerda numa rua de formato circular, perceber o efeito 3D rotacional do cenrio. Esta a Main Street (rua principal). O PokCenter est localizado na base de um prdio, entre nele e finalmente recupere seus pokmons. Vamos explorar com calma a cidade, para no nos perdermos. No adentre nenhuma das ruas ou

das plataformas dos navios ainda. Vamos primeiro no prdio verde que est logo esquerda do Centro Pokmon. Esta a Battle Company. Voc ser convidado a subir para participar de algumas batalhas. Ao entrar no elevador, os nicos andares acessveis so o 47 e o 55. Fale com todos nesses andares, alguns batalharo com voc, outros iro lhe dar itens.

Voltando Main Street, entre na rua que est imediatamente direita do Centro Pokmon. Aqui a Castelia Street, uma rua bastante movimentada, as pessoas que passam por aqui esto sempre com pressa e algumas delas acabam esbarrando em voc. No prdio da direita h uma pessoa que te mostra uma foto de Zorua, para que ele seja adicionado a sua pokdex. No prdio da esquerda h uma menina que oferece uma massagem a um de seus pokmons, que ajuda a aumentar a felicidade (ela faz isso uma vez por dia), ajuda muito caso queira evoluir um Woobat ou Swadloon. Se pegar o elevador, pode conseguir o TM44. De volta a Castelia Street, siga ao norte e chegar no local onde h um chafariz. Por aqui h algumas mquinas de bebidas onde voc pode pegar Fresh Water, Soda Pop e Lemonade. Fale com o carinha que est danando na frente do chafariz e batalhe com ele. Responda sim para ele e voc poder batalhar com

outros dois danarinos que esto na cidade, todos eles usam um dos trs macacos elementais. Daqui a pouco encontramos eles, conforme formos explorando a cidade.

Abaixo do chafariz existem 4 ruas que vo dar de volta Main Street. A primeira da direita (por onde viemos) a Castelia Street. Entre na segunda rua da direita, logo esquerda da Castelia Street. Voc acaba de entrar na Mode Street. Aqui h uma barraca que vende sorvete (Casteliacone) toda tera-feira, exceto nos meses de inverno (winter). Esse sorvete cura qualquer problema de status. direita tem uma galeria de arte. Fale com um palhao aqui, ele ir perguntar se voc tem um pokmon de um determinado tipo, mostre o pokmon do tipo que ele est pedindo e receba uma Berry. Venha aqui todos os dias e mostre o tipo que ele pedir. Continue indo ao sul da Mode Street e estar novamente na Main Street (esta a rua esquerda do PokCenter).

Siga para a esquerda e entre na 3 rua, aquela que est esquerda do prdio da Battle Company. Chegamos a Narrow Street, um pequeno beco dessa cidade grande. Ao seguir em frente, voc ser abordado por um homem de preto e de culos escuros, que sair por detrs do lato de lixo. Ele te dar o TM70 - Flash, uma tcnica que j chegou a ser um HM, mas que ainda como TM necessria para clarear uma caverna. Logo direita encontramos um bar, entre e fale com o tio do balco e pegue uma Lemonade grtis. Ainda na Narrow Street voc ver outro danarino de rua aqui, enfrente-o e em seguida

ele voltar para o local do chafariz. Siga em frente e estar no chafariz de novo, vire a esquerda e desa para explorarmos a ltima rua. Finalmente estamos na Gym Street, onde encontramos o ginsio, que nesta cidade um grande prdio de janelas amarelas. Tente entrar, Cheren e Burgh viro falar com voc e partiro. Faa o mesmo, seguindo ao sul, em direo Main Street.

Voc acaba de sair da ltima rua esquerda da cidade. Bem a sua frente est uma daquelas plataformas dos navios, nesta primeira no h nada para vermos, ento siga pela direita e entre na segunda. Neste cais encontrar o 3 danarino, derrote-o numa batalha e v encontrar os trs danarinos no chafariz. Eles lhe daro o Amulet Coin como recompensa. Em seguida, volte a Main Street e entre na plataforma central (a 3 plataforma dos navios). Voc ver Burgh e Bianca, alm de uma nova garota, chamada Iris. Burgh dir que Bianca teve seu Munna roubado. Um dos capachos da Team Plasma se mostrar e fugir. Junte-se a sua cambada e v atrs dele, voc dever encontr-lo na Gym Street (a ltima rua da esquerda). Chegando l, derrote o cara da Equipe Plasma e adentre o prdio com o seu grupinho. Ao entrar vocs iro se deparar com Ghetsis e outros dois sbios da Team Plasma (Bronius e Rood), alm de trs membros comuns. Um deles ir libertar o Munna de Bianca. Em seguida eles desaparecero. Iris ir te dar uma Berry e ir embora, assim como Bianca, enquanto Burgh voltar para o ginsio. Saia tambm, atravesse a rua e siga para o ginsio!

Em plena cidade grande temos um ginsio de insetos. Entre e retire seu Fresh Water com o porteiro. Voc ver que as paredes do ginsio formam o desenho de um favo de mel. Existem algumas barreiras de mel que podemos atravess-las, para isso, fique empurrando a barreira de mel at conseguir passar. Algumas barreiras esto bloqueadas com um porto, para destranc-las, basta ir pisando nos botes que estiverem no cho. V enfrentando os palhaos do ginsio at chegar no lder.

Burgh usa:

Whirlipede lv.21

Dwebble lv.21

Leavanny lv.23

Dica: Antes de sair preparando seus golpes voadores, de fogo e de pedra, preste ateno, pois os pokmons de Burgh no so apenas do tipo inseto, so parte dos tipos veneno, pedra e planta. Isso te d algumas opes mais para se obter vantagem sobre os pokmons dele, basta escolher os golpes certos. No ser muito difcil se os seus pokmons estiverem bem treinados.

Adicione o inseto da cidade grande sua coleo Saindo do ginsio, Bianca ir te chamar pelo Xtransceiver e dir para encontr-la ao norte da cidade. Aproveite para restaurar seus pokmons no PokCenter, v at a rea do chafariz e de l siga em direo ao norte. Nesta ltima rua da cidade encontramos o Name Rater no prdio da esquerda. No prdio da direita podemos pegar o elevador e encontrar pessoas falando em diversos idiomas. Siga em frente nesta ltima rua e sair da cidade. Voc encontrar Bianca aqui, ento, prepare-se para batalhar com ela!

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Herdier lv.18 lv.18

Herdier lv.18

Herdier

Bianca usa:

Munna lv.18 lv.18

Munna lv.18

Munna

Pansea r lv.18 r lv.18

Panpou lv.18

Pansage

Dewott lv.20 lv.20

Servine lv.20

Pignite

Fique atento, embora Bianca tenha o inicial de fraqueza ao seu, agora ela tem o macaquinho de vantagem ao seu inicial. Recupere seus pokmons aps a batalha e siga para o deserto. DESERT RESORT E O RELIC CASTLE Saindo de Castelia estar numa rota desrtica. Cheren estar aqui te esperando para mais uma batalha!

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Pidove lv.20 Cheren usa: Liepard lv.20 d lv.20 lv.20

Pidove lv.20

Pidove

Liepar lv.20

Liepard

Pansag e lv.20 r lv.20

Pansea lv.20

Panpour

Pignite lv.22 lv.22

Dewott lv.22

Servine

Cheren agora tem o macaquinho do mesmo tipo que seu inicial. Assim que derrotar Cheren, vamos explorar a rota desrtica. Aqui os pokmons selvagens aparecem pela areia. Repare que existem alguns canteiros diferentes de areia. A areia por onde voc anda e deixa pegadas no aparece pokmons. Os pokmons aparecem na areia mais funda, aquela que voc anda e deixa um rastro de sombra. Sandile, Darumaka e Scraggy so os pokmons que aparecem na areia. Quando estiver enfrentando os treinadores haver efeito de Sandstorm permanente nas batalhas, que fere a cada rodada pokmons que no so dos tipos pedra, terra ou metlico. Por aqui h uma casa onde recuperam os seus pokmons e outra onde voc pode receber o TM28 - Dig. Ao norte desta rea h uma pista que vai para a esquerda, siga por ela, passe por debaixo de uma ponte onde trafegam caminhes e entre no deserto propriamente dito.

Haver um daqueles treinadores que mdico, batalhe com ele e tenha seus pokmons restaurados. Nas areias daqui podero aparecer tambm Maractus, Dwebble e Sigilyph. Procure passar por cada cantinho do deserto, pois por aqui encontramos alguns itens bastante teis, use e abuse do Dowsing MCHN. V percorrendo o deserto enfrentando os treinadores (lembre-se que os Pokmon Ranger te do berries aps as batalhas). Ao norte do deserto voc encontrar duas entradas para as runas. Entre naquela que estiver rodeada de esttuas de Darmanitan no Zen Mode. Este o Relic Castle, onde podemos encontrar o pokmon fantasma Yamask. Voc notar que aqui h algumas pores de areia movedia, possvel andar normalmente sobre elas, mas cuidado para no correr, pois se tentar correr a areia movedia ir te arrastar para o buraco, fazendo voc cair no andar de baixo. Passando pela segunda poro de areia movedia, fale com a menina e ela te dar para escolher duas opes: Cover Fossil (que revive em Tirtouga) e Plume Fossil (que revive em Archen). Escolha o fssil que preferir, ele poder ser revivido no museu do 2 ginsio (com a balconista da direita) e vir no lv.25.

Aps conseguir o seu fssil, retorne pista principal da rota desrtica. V andando para o norte do local onde voc e Cheren batalharam, passe por debaixo de outra ponte por onde passam caminhes, enfrente um ltimo treinador aqui e siga rumo a prxima cidade. NIMBASA CITY, A CIDADE DA DIVERSO Cheren e Juniper estaro te aguardando na entrada da cidade. A prof dar a vocs algumas Ultra Balls, muito gentil da parte dela. Entrando na cidade, estaro alguns capangas da Equipe Plasma prestes a atacar um velhinho, que pedir por sua ajuda. Enfrente-os e faa-os fugir. Esse velhinho ningum menos do que aquele que toma conta do DayCare, ele lhe dar como gratificao uma bicicleta! Agora j podemos andar de bike, alm de termos permisso para cruzar pokmons no DayCare. Quando o vovozinho sair, Bianca vir e ir mencionar sobre algumas das atraes da cidade, mais particularmente do Pokmon Musical Hall, o qual ela mais quer ver. V ao Centro Pokmon e recupere seus pokmons, caso queira aproveitar, a lojinha deste Centro vende alguns TMs. Esta cidade tem alguns locais interessantes para se visitar.

A construo logo direita do Centro o Battle Subway. Ao se aproximar dele, uma menina vir e te dar um Vs. Recorder. Os metrs que existem neste local funcionam como uma Battle Tower, cada linha de metr tem uma cor que indica um tipo de batalha diferente. Em uma das linhas (Brown Line) no h batalhas, o metr te levar a uma outra cidade (Anville Town) que s pode ser acessada via linha marrom do metr. Em Anville no h muito o que fazer, mas tem uma pessoa que lhe dar uma Rare Candy e uma outra que lhe d um item diferente toda semana. Nos fins de semana costumam aparecer gente nova na cidade que aceita trocar itens com voc. Se quiser saber mais sobre a Battle Subway, tem um mini-guia no fim do detonado. De volta a Nimbasa, na casa ao norte do PokCenter h uma pessoa que te d Sun Stone, pedra necessria para evoluir Cottonee e Petilil. Na casa logo esquerda dessa voc consegue o HM04 - Strength, necessrio para empurrar grandes pedras (ele s ser liberado quando obtiver a insgnia desta cidade). A velha senhora desta casa lhe dar um Soothe Bell se mostrar um pokmon feliz a ela.

Ao norte da cidade, Bianca estar te esperando na entrada do Pokmon Musical Hall, mesmo se tentar sair da cidade pela esquerda, ela vir e te chamar. L dentro, um homem te dar o Prop Case, que serve para por alguns acessrios em seu pokmon. Depois que Bianca sair, procure uma menina aqui, ela ir te dar o TM49. Saia tambm, voc ver Bianca conversando com o pai dela, que no gosta nada da ideia de ela sair numa jornada pokmon. Elesa, a lder do ginsio desta cidade, aparecer para convencer o pai de Bianca a deix-la livre. Aps presenciar essa cena, talvez queira visitar os estdios que ficam ao lado do PokMusical. No campo menor (Small Court) podemos encontrar jogadores de tnis ou basquete, j no campo maior (Big Stadium) podem aparecer jogadores de beisebol, futebol ou futebol americano. Voc poder batalhar com um dos jogadores de cada estdio, o esporte que estaro jogando depender do dia da semana. No campo menor jogam tnis nas segundas, quartas, sextas e domingos, j basquete jogam de tera, quinta e sbado. No campo maior, jogam beisebol de segunda, quinta e domingo, futebol s teras e sextas, e por fim, futebol americano nas quartas e sbados.

Volte entrada da cidade (onde voc batalhou com aquele capanga da Equipe Plasma) e siga pela direita, passando por baixo de um arco com pentgonos coloridos que piscam. Voc acaba de entrar em um parque de diverses e logo adiante avistar N. Ele ir te convidar para um passeio na roda gigante. Enquanto apreciam a vista, N contar sua viso sobre mundos separados para humanos e pokmons. N v os pokmons como seus amigos e acredita que eles no devem ser utilizados como brinquedos ( por isso que ele sempre usa pokmons que voc encontra pelas redondezas do local em que batalham, ele deixa livre os pokmons que "captura"). Ao sair da roda gigante, membros da Equipe Plasma viro. Isso mesmo, N est trabalhando com Ghetsis como lder da Equipe Plasma! Embora tenha um gnio pacfico, ele o lder da organizao criminosa deste continente. Ele te desafiar numa batalha!

N usa:

Sandile lv.22

Darumaka lv.22

Scraggy lv.22

Sigilyph lv.22 Ele tem na mo alguns pokmons que voc viu recentemente no deserto, portanto, no deve ter muitos problemas para derrot-lo. Os viles iro embora aps a batalha. Recupere seus pokmons e volte aqui no parque de diverses. A casa com luzes coloridas a entrada de uma montanha russa, ou melhor, do nosso 4 ginsio! Pegue sua Fresh Water com o porteiro. Aqui voc ter que percorrer o ginsio nos carrinhos da montanha russa. Existem alguns botes coloridos no cho que voc deve pisar para mudar a direo dos trilhos por onde percorrem os carrinhos. Tome cuidado pois alguns treinadores iro sair dos carrinhos quando voc for embarcar neles. A lder est na ltima plataforma.

Elesa usa:

Emolga lv.25

Emolga lv.25

Zebstraika lv.27 Dica: Como Emolga parte tipo voador, golpes terrestres no iro afet-lo. Nele, prefira golpes tipo pedra, ou gelo, caso possua. Tome cuidado ao usar golpes fsicos, pois poder ficar paralisado. Evite por em campo voadores e aquticos.

Obtenha os volts que carregam o seu porta-insgnia Agora que derrotou a lder, h uma coisa que talvez te interesse. possvel voltar todos os dias para a roda gigante para batalhar com um treinador. Ele estar te esperando em frente roda gigante e ir te chamar para um passeio nela aps as batalhas. Em cada estao do ano aparece um treinador diferente para se batalhar aqui e ele pode variar se voc estiver jogando como menino ou como menina. PASSANDO PELA LOSTLORN FOREST E DRIFTVEIL DRAWBRIDGE Para continuarmos nossa jornada, o caminho que devemos tomar aquela sada da esquerda de Nimbasa. Porm existem alguns lugares onde podemos dar uma passadinha, sugiro que exploremos esses lugares antes de prosseguirmos. Recupere seus pokmons. Ao norte da cidade, siga pela direita e saia pela rota 16. H alguns treinadores aqui que voc pode batalhar (lembre-se que policiais s batalham pela noite). A passagem que temos mais direita est interditada, ento siga pelos matinhos ao norte. Neles, podemos achar Minccino, Trubbish, Liepard, Gothita (em Black apenas) e Solosis (em White). Nos matinhos que se sacodem, podero aparecer Emolga e Cinccino, se procurar bem. Voc ir notar uma pedra gigante por aqui fechando uma passagem. Se ainda no o fez, ensine a tcnica do HM Strength para um de seus pokmons. Voc ser capaz de empurrar essas grandes pedras com essa tcnica. Ao norte do local existe a Lostnorn Forest. neste local onde se encontra o Zoroark do evento dos ces lendrios shiny. Por ora, por aqui s podemos encontrar alguns itens, e pelos matinhos, formas evoludas de pokmons que j vimos, como Swadloon e Tranquill, enquanto os matinhos que se sacodem possui opes bem diversificadas, como Unfezant e Leavanny, alm de Pansage, Pansear, Panpour,

Emolga, Whimsicot (Black) e Lilligant (White), e claro, Audino. Ao norte vemos um trailer onde vive uma mulher que no fala. Se vier aqui com um dos ces lendrios shiny, ela sair do trailer e comear uma batalha contra Entei (se voc tiver Raikou), Suicune (se voc tiver Entei) ou Raikou (se voc tiver Suicune), mas que na verdade nada mais do que um Zoroark transformado no lv.25.

Se quiser, pode aproveitar que agora tem uma bike para voltar rapidamente a alguns lugares do jogo. Na Pinwheel Forest existe um pequeno espao no cercado direita por onde possvel passar (antes uma pessoa bloqueava este local). Nesta rea poder achar alguns itens. Caso queira, volte at Striaton (cidade do 1 gym) e saia pelo sul, haver uma daquelas pedras de se usar Strength, empurre-a para chegar at o item. Aproveite tambm e continue indo at Nuvema Town, entre no laboratrio da prof Juniper, ela ir te dar o TM54 caso tenha visto ao menos 30 pokmons. Nada mais a fazer, volte at Nimbasa e agora sim siga pela sada da esquerda da cidade. Assim que entrar na rota, Cheren ir se mostrar, a fim de batalhar.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Liepar d lv.24 d lv.24

Liepar d lv.24

Liepar

Cheren usa: uill lv.24 Tranq uill lv.24 Tranq ill lv.24 Tranqu

Pansa ge lv.24 ar lv.24

Panse r lv.24

Panpou

Pignit e lv.26 t lv.26

Dewot e lv.26

Servin

Depois de derrot-lo voc vai encontrar Elesa novamente. Ela quer que vocs conheam algum e ir lev-los para ver Alder. Ele nada mais, nada menos, que o campeo da Elite 4! Alder quer testar voc e Cheren em uma batalha em dupla contra duas crianas. Cheren vai curar seus pokmons e voc poder fazer uma batalha ao lado de Cheren. Aps isso estar livre para batalhar com os outros treinadores desta rota. Aps explorar o lugar, ver Elesa e Cheren mais uma vez. Elesa ir pedir para que desam a ponte levadia para que voc possa atravess-la. Aprecie a cena.

Enquanto estiver atravessando a ponte, repentinamente podero aparecer algumas sombras no cho, de alguma coisa que est prestes a cair do cu. Quando avistar essas sombras, ande por cima delas, pois ir conseguir um item, uma pena que serve para aumentar algum stat de seu pokmon. Alm de itens, essas sombras funcionam como os matinhos que se mexem e os montinhos de poeira das cavernas, tendo a chance de aparecer Ducklett nessas sombras. Termine de atravessar a ponte e chegar na prxima cidade. DRIFTVEIL CITY E O COLD STORAGE Ao se aproximar, ver Cheren conversando com o lder desta cidade, Clay. Voc saber que a Team Plasma est por aqui. Da entrada da cidade, entre na segunda casa que avistar. Aqui existe uma pessoa que ensina os golpes Grass Pledge, Fire Pledge e Water Pledge para qualquer pokmon inicial, de qualquer gerao, dependendo de seu tipo. Esses golpes causam um efeito especial quando utilizados ao mesmo tempo numa batalha em dupla. V restaurar seus pokmons no Pokmon Center (aproveite que vai pra l e consiga Repeat Ball com uma pessoa no andar de cima), se quiser, na lojinha deste Centro vendem Dusk Balls. Na casa ao sul do Centro uma pessoa te dar uma Shell Bell caso voc j tenha visto 50 pokmons diferentes pelo jogo. Na casa esquerda do Centro uma pessoa pergunta por um golpe (cada dia ela pergunta um golpe diferente), mostre um pokmon com o golpe que ela pedir e receba Heart Scale. Na outra casa uma pessoa est oferecendo um Basculin em troca de seu Minccino, caso possua um e esteja interessado, faa a troca.

Na parte esquerda da cidade ver uma rea encoberta com um pavilho (Driftveil Market), aparentemente um tipo de feira, onde so vendidos itens diversos, como ervas, por exemplo. possvel entrar nesse lugar pelo norte e pelos lados tambm, dependendo do lugar onde voc entrar pode ter acesso a um item. Voc ver um motoqueiro do lado de fora dessa venda, logo esquerda. Ele ir fazer uma batalha 33 com voc, caso aceite. Se estiver jogando Black, ser uma batalha rotacional. Se for White, ser uma batalha em trio. Ambas dispem de 3 pokmons em cada lado do campo, porm nas batalhas rotacionais apenas o pokmon que estiver na frente que atacar. Voc pode girar os seus pokmons no campo sem gastar um turno para isso, escolhendo assim qual pokmon ficar na frente em cada turno. As mesmas regras valem para o seu adversrio, portanto, tenha cuidado, se por exemplo voc quiser derrotar o pokmon de terra do adversrio usando um tipo gua, talvez voc seja surpreendido pela rotao no campo adversrio, com a troca daquele tipo terra por um eltrico. J nas batalhas em trio, seus trs pokmons atacaro em cada turno, mas com um detalhe: o pokmon que estiver na ponta da esquerda no atingir o adversrio da ponta da direita, e vice-versa, para ambos os lados. Somente o pokmon do meio pode acertar qualquer um do campo adversrio, portanto, veja bem quem voc vai deixar no meio.

Seguindo para o sul encontraremos o Cold Storage. Nos matinhos daqui encontramos de novidade Vanillite, um tipo gelo. Pegue alguns itens e treinadores e siga em direo construo esquerda deste local. Cheren ir aparecer por aqui (esse rival est em todo lugar hein?). Entre neste lugar, aparentemente uma espcie de frigorfico. O cho escorregadio em algumas partes, preste ateno por onde estiver deslizando. Enfrente os treinadores no caminho. Chegar a um continer, junte-se a Cheren aqui e derrote alguns membros da Equipe Plasma. Zinzolin, um dos 7 sbios, estar aqui tambm. Aps derrot-los, Clay chegar com seus homens e ir levar embora os plasmticos. Saia tambm e volte cidade.

Recupere seus pokmons e v para o extremo norte da cidade, siga ento pela direita at encontrar Cheren, Clay e a Equipe Plasma novamente. Ghetsis estar aqui para enrolar Clay, fazendo ele libertar seus rapazes. Aps uma discusso, todos iro embora e voc poder entrar no edifcio de uma construtora que h bem aqui. Essa construtora tambm o ginsio de Clay. Recolha seu Fresh Water com o porteiro do ginsio e siga em direo a uma plataforma de metal. Essas plataformas tero placas com uma seta para cima e outra para baixo. Elas funcionam como um elevador, utilize-as para fazer as plataformas subirem ou descerem. O lder estar nas profundezas do subsolo.

Clay usa:

Krokorok lv.29

Palpitoad lv.29

Excadrill lv.31 Dica: Num ginsio de terrestres, tipos aquticos e de gelo so bem-vindos. Em Palpitoad, melhor um tipo planta. Considerando os tipos noturno e metlico dos outros dois, um tipo lutador tambm seria uma boa opo. Nem pense em usar eltricos aqui.

Sinta o tremor desta belezinha SEGUINDO EM DIREO A CHARGESTONE CAVE Recupere seus pokmons e saia pela esquerda da cidade. Voc ver Bianca por aqui. J sabe o que isso quer dizer...

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Herdier lv.26 lv.26

Herdier lv.26

Herdier

Bianca usa: na lv.26 Mushar na lv.26 Mushar na lv.26 Mushar

Pansear lv.26 r lv.26

Panpou lv.26

Pansage

Dewott lv.28 lv.28

Servine lv.28

Pignite

Derrote-a e voc ser premiado com o HM02 - Fly! Com esta tcnica, seu pokmon poder fazer voc voar para qualquer cidade j visitada antes. Aproveite e voe at Nuvema Town, entre no laboratrio da prof Juniper, ela ir te dar o TM17 caso tenha visto ao menos 60 pokmons. Retorne ao local onde batalhamos com Bianca. Nesta rota que estamos entrando, encontraremos pelos matinhos pokmons como Deerling, Karrablast e Foongus. Deerling ter uma colorao diferente dependendo da estao do ano que estiver. Falando nisso, nos meses de inverno costumam aparecer Vanillish no lugar dos Tranquills que geralmente aparecem por aqui. Fique atento aos itens que for recolher do cho, alguns deles podem ser, na verdade, Foongus. Enfrente os treinadores que encontrar. No caminho, haver um centro de pesquisas das estaes do ano, um dos pesquisadores est estudando a mudana de forma de Deerling pelas estaes. Se voc tiver capturado esse pokmon, venha mostr-lo a este pesquisador em cada estao do ano, quando ele tiver visto a ltima forma de Deerling, ele te dar uma Leaf Stone. Nesta rota, ver uma casa de telhado vermelho onde voc pode ir para restaurar seus pokmons. Uma menina nesta casa de d Shiny Stone.

Ao norte da rota est localizada a Chargestone Cave. S que no possvel entrar, a entrada est bloqueada por uma teia de aranha. Tente mexer nela e Clay aparecer! Ele remover aquela teia para voc com a ajuda de Krokorok. O que ele veio fazer aqui? Te entregar um TM, que todo lder entrega aps a batalha. No sei se reparou, mas o desajeitado aqui esqueceu de te entregar o TM dele quando voc o derrotou. Enfim, agora poder entrar na caverna. Logo na entrada, dois membros da Trade das Sombras iro surgir do nada e te pegaro. A Trade das Sombras composta por trs servos fiis de N e Ghetsis, e que aparecem e desaparecem misteriosamente no ar, feito ninjas. Eles iro te levar at N, que est na caverna. Ele no ir batalhar com voc ainda e ir seguir caverna a dentro. Por aqui podemos encontrar pokmons como Boldore, Joltik, Klink, Ferroseed e, se procurar bem, Tynamo. Nesta caverna possvel evoluir Magneton e Nosepass caso eles subam de level - provavelmente voc no possui esses pokmons a essa altura do jogo, mas fica como informao.

Voc ver um tipo de cristal azul impedindo a passagem. Quando se aproximar dele, Bianca aparecer, junto com a prof Juniper. Enquanto a prof est fazendo suas pesquisas na caverna, Bianca sua guarda-costas. Receba um Lucky Egg da professora, item que

aumenta em 50% a experincia ganha numa batalha, tima para seu pokmon segurar enquanto estiver treinando. Para mover os cristais azuis do caminho, voc deve empurrlos em direo a algumas grandes pedras de cor azul, elas emanam uma energia eltrica que atrai esses cristais. Se empurrar para qualquer outra direo, eles no sairo do lugar. V abrindo caminho pela caverna, enfrentando treinadores e recolhendo itens. Em certo ponto Bianca e Juniper viro te encontrar de novo. Siga o caminho ao sul at chegar numa ponte. Voc ser cercado pela Trade das Sombras novamente, eles faro voc atravessar a ponte. Continue explorando e at encontrar uma passagem que te leva ao andar de baixo da caverna.

Voc ver dois carinhas um do lado do outro por aqui. Fale com eles para conseguir uns Nuggets. Se tomar o caminho esquerda deles poder voltar ao andar de cima e ter acesso a um item. No caminho direita deles haver um doutor, lute com ele para seus pokmons serem recuperados aps a batalha. Enquanto estiver na caverna, quando precisar de uma dose de recuperao, venha falar com esse mdico. Logo adiante havero alguns soldados da Team Plasma, os quais voc dever batalhar para seguir em frente. Aps passar por eles havero dois caminhos a seguir. Siga pela esquerda, descendo um andar abaixo. Enfrente os treinadores e pegue os itens desse andar, depois suba de volta ao andar onde voc enfrentou os Plasmas e suba mais um andar por aquele caminho da direita. Termine de explorar este ltimo andar e ento encontre N. Agora sim ele ir batalhar com voc, e desta vez, usando os pokmons que voc viu pela caverna.

N usa:

Boldore lv.28

Joltik lv.28

Ferroseed lv.28

Klink lv.28 Aps a batalha, Bianca e Juniper chegaro ao seu encontro. N no suporta a ideia de Juniper mandar treinadores capturar todos pokmons para completar a Pokdex e sai da caverna. Aps isso, a sada da caverna estar liberada. MISTRALTON CITY E A CELESTIAL TOWER Trate de ir curar seus pokmons. Ao tentar seguir para o norte da cidade, Cedric, o pai da prof Juniper, aparecer, ele falar uma atualizao na sua pokdex para que seja possvel ver as diferenas de formas de pokmons. Voc ver tambm Skyla, a lder do ginsio desta cidade. Ela ir seguir em direo Celestial Tower, logo logo iremos para l tambm. Na casa direita do PokCenter vivem os Move Remember e Move Deleter dessas verses, um far seu pokmon reaprender um golpe antigo a custa de um Heart Scale, enquanto o outro faz seu pokmon esquecer de algum golpe, ainda que seja um golpe de HM, que no podem ser esquecidos. Se quiser, explore um pouco o aeroporto que tem esquerda da cidade, possvel achar alguns itens l usando o Dowsing MCHN.

Saia de Mistralton pelo norte. Voc acaba de entrar numa rota onde tem gramado alto, nesse matinho no d para passar se estiver montado em sua bicicleta. H uma pista

estreita aqui, mas tambm no possvel andar de bike sobre ela, voc ter de andar a p sobre essa pista estreita se quiser evitar passar pelos matinhos. Tome cuidado para no perder o equilbrio quando estiver andando sobre elas, como so muito estreitas, voc pode acabar caindo no matinho. Entre os treinadores que encontramos nessa rota, estar um que te desafiar numa batalha rotacional (se estiver jogando Black) ou em uma batalha em trio (se for White). Nos matinhos pode aparecer Zebstraika e, nos meses de inverno, Cubchoo. Prossiga seguindo para o norte e encontrar a Celestial Tower. Se quiser, um pouco antes tem um caminho que segue pela direita onde encontramos uma casa, nela a senhora pode curar seus pokmons. bom curar seus pokmons antes de entrar na torre.

Pela torre, voc ver vrias lpides que foram construdas em memria a pokmons que faleceram. Apenas dois pokmons podero aparecer enquanto anda pela torre: Litwick e Elgyem. V subindo a torre, enfrentando o pessoal que estiver no caminho. Em um dos andares haver uma enfermeira que cura seus pokmons aps a batalha. No topo da torre encontrar Skyla. D um toque no grande sino que tem aqui e a lder voltar para seu ginsio. O que voc acha? Use fly para voar de volta a Mistralton e vamos para o ginsio! Ele na verdade uma das bases do aeroporto, aquela que est situada ao norte da pista de avies. Obtenha um Fresh Water com o porteiro daqui. A primeira coisa que voc notar so os canhes que temos neste ginsio. Estas sero as ferramentas voc vai utilizar para se locomover pelo ginsio. Voc dever entrar nos canhes fazendo o papel de homembala. possvel entrar nos canhes de qualquer lado (se atente a isso), eles vo abrir para que voc entre e, em seguida, voc ser atirado na direo em que voc entrou no canho. A lder estar te aguardando na plataforma mais alta deste ginsio.

Skyla usa:

Swoobat lv.33

Unfezant lv.33

Swanna lv.35 Dica: Pokmons voadores podem cair usando seus golpes eltricos, de pedra e de gelo. Evite tipos lutadores, de planta e insetos, pois podero sofrer um pouco aqui.

Consiga o jato para continuar voando nessa jornada Pule no canho atrs de Skyla e ser arremeado para fora do ginsio, indo de cabea direto para o teto... ok, talvez no pelo teto, mas te deixar na entrada do ginsio. Saia e N estar e esperando do lado de fora. Ele ir comentar sobre as Light e Dark Stones e ir embora. V restaurar seus pokmons. Entre na casa acima do PokCenter e fale com o garoto de bon, ele dir que guardou um tesouro na parte de baixo da pista de avies, se voc for para l encontrar o TM40. Saia pelo norte da cidade e siga pelo caminho da direita (aquele passando uma casa onde curam seus pokmons). Explore esse local, caso ainda no tenha feito, e continue indo ao norte, at encontrar Cheren. Bem, vamos a mais uma batalha contra o nosso rival.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Unfez ant lv.33 ant lv.33

Unfez nt lv.33

Unfeza

Cheren usa: d lv.33 Liepar d lv.33 Liepar d lv.33 Liepar

Simisa ge lv.33 ar lv.33

Simise ur lv.33

Simipo

Pignit e lv.35 t lv.35

Dewot e lv.35

Servin

Aps a batalha, Alder, que assistia tudo do topo do penhasco, ir pular de l. Ele ir te presentear com o HM03 - Surf. Sabe o que isso significa? Agora voc poder nadar pelas gua de Unova! Cuide j de ensinar a tcnica Surf a um de seus pokmons. Antes de prosseguirmos pela caverna que h em cima do penhasco de onde Alder pulou, vamos voltar a alguns lugares que antes no podamos acessar por no podermos nadar. So opcionais, porm importante visit-los, depois retornaremos aqui.

EXPLORANDO UNOVA COM SURF A primeira coisa que provavelmente voc ter interesse a captura de dois lendrios do trio de mosqueteiros. Eles esto em um bom level a esta altura do jogo, portanto, vamos a eles! Voe at a Driftveil City. Vamos aproveitar que estamos aqui para ver como o Surf funciona. direita do Centro Pokmon ver o mar. Faa seu pokmon usar Surf aqui, chegando at um farol com um item. Enquanto est surfando, podero aparecer pokmons como Frillish, que o pokmon equivalente ao Tentacool que encontrvamos pelos mares nas verses anteriores. De vez em quando voc poder ouvir a gua borbulhando, formando um pequeno crculo. Nade por cima desse local e um pokmon incomum aparecer, tal como os matinhos que se mexem, os montinhos de areia das cavernas e as sombras de uma ponte. Por aqui podem aparecer Alomomola nesses locais de gua borbulhando. Mais raramente podem aparecer tambm alguns Jellicent. Em lugares com guas mais calmas, em vez de Frillish, aparecem Basculin. Os Basculin de listra vermelha aparecem em Black, e os de listra azul, em White. Porm ser possvel achar o Basculin de sua verso oposta justamente nas guas que borbulham. Antes de continuarmos, importante que voc traga consigo um pokmon que saiba usar o golpe Flash. o TM70, que voc recebeu naquele beco de Castelia City. Iremos entrar numa caverna escura onde ser preciso desse golpe para ilumin-la. Alm disso, ser preciso um pokmon com a tcnica Strength. bom se equipar com algumas Ultra e Dusk Balls, elas podem ser compradas no PokCenter daqui mesmo de Driftveil. Saia pela esquerda de Driftveil e use Surf no riacho verde. Voc perceber que ser possvel chegar

at alguns itens que a p no era possvel peg-los. V subindo a rota e surfe no crrego mais ao norte da rota, perto da Chargestone Cave. V surfando direita e encontrar outra caverna, a Mistralton Cave. Voc ver que l dentro escuro e sua visibilidade do lugar limitada. Faa seu pokmon com Flash clarear a caverna. Por esta caverna podem aparecer alguns Axew, caso esteja interessado em captur-lo. V enfrentando os treinadores, pegando os itens e empurrando as pedras para os buracos. Aps subir alguns andares, um homem te ver e ir falar sobre o trio de mosqueteiros. Siga caminho at o fundo da caverna. Aqui est nosso primeiro lendrio!

Cobalion estar no lv.42, boa sorte para captur-lo!

Se sua equipe no estiver bem treinada, poder passar por alguns apuros com Cobalion. Salve sempre antes de comear a batalha com um lendrio, caso ocorra qualquer imprevisto durante a batalha, voc poder voltar de onde salvou. Agora que voc encontrou Cobalion, os outros dois lendrios mosqueteiros iro aparecer em seus respectivos locais. Terrakion ainda no est acessvel neste ponto do jogo, mas Virizion est, ele habita a Pinwheel Forest. Saia desta caverna e voe at Nacrene, saindo pela esquerda. Na floresta, procure por um pequeno espao no cercado direita. Se seguir o caminho de baixo e usar Surf, passando por baixo das pontes, voc chegar a um item. Volte e siga o caminho pela direita, passe por um tronco e ver uma passagem logo ao norte deste lugar. aqui que est nosso segundo lendrio.

Virizion estar no lv.42, boa sorte para captur-lo! Este aqui pode ser mais chato para capturar, pois o Giga Drain, alm de te enfraquecer, vai recuperando o HP dele, o que torna difcil enfraquec-lo. Faz-lo dormir pode ajudar bastante. Tem um lugar onde podemos ir agora onde recebemos um ovo especial. Voe at Accumula Town. Aproveite para entrar no PokCenter para depositar um pokmon no PC e deixar um espao vago na equipe, pois, para receber o ovo, voc dever estar carregando no mximo 5 pokmons. Veja se est trazendo algum com Strength tambm. Saindo pelo sul da cidade voc estar na primeira rota do jogo. Repare que h um lugar onde possvel usar Surf esquerda da rota. Voc chegar a uma nova rea onde poder pegar alguns itens e treinadores. Continue andando at chegar a uma rota martima. Havero guas rasas, por onde voc pode andar, como tambm guas agitadas, que formam uma correnteza, te arrastando para a direo em que esto correndo. V explorando o local at encontrar terra firme, esquerda da rota.

Suba uma escadaria e logo avistar uma casa. Aqui encontrar uma pessoa que cura os seus pokmons e uma outra que te dar o ovo. Deste ovo, nascer um Larvesta no lv.1. Para o ovo chocar, ser preciso que voc d 10455 passos, logo, caso queira que ele nasa, ter que andar muito, sem desistir, pois demora... sem falar que ele s evolui no lv.59. Enquanto isso, continue explorando a rota. Certifique-se de recolher todos os itens que tiver por esta rea, pois entre eles, estar o HM05 - Waterfall (tcnica que futuramente usaremos para subir cachoeiras) e tambm o TM24 - Thunderbolt, um grande golpe eltrico. No fim teremos um ptio daqueles matinhos de batalhas em dupla, onde Crustle um dos pokmons que aparecem nele. Se est pensando em treinar para o prximo ginsio, este gramado o ideal neste ponto do jogo, visto que aparecem pokmons em lv.32-35 (to alto quanto o level dos pokmons da ltima lder). ATRAVESSANDO A TWIST MOUNTAIN Antes de continuarmos, h mais alguns cantinhos onde podemos passar, devido ao Surf: - Em Nuvema Town, entre no laboratrio da prof Juniper, ela ir te dar o TM10 caso tenha visto ao menos 100 pokmons. - esquerda de Striaton City tem uns laguinhos para surfar, use o Dowsing MCHN por aqui.

- Pegue algum com Flash, saia de Striaton pela esquerda, suba ao norte e vire esquerda novamente, at chegar naquela caverna onde voc e Cheren batalharam juntos contra a Equipe Plasma (Wellspring Cave). Surfe aqui e pegue os itens. Explore o andar debaixo tambm, l ter de usar Flash. - Na rota direita de Nacrene, haver um treinador e alguns itens atravessando o lago. Agora sim, voe de volta para Mistralton e retorne ao local onde Alder tinha te dado o HM Surf. Suba a escadaria e entre na caverna. Voc encontrar Cheren aqui, alm de Clay. Ele dir algumas coisas sobre a Team Plasma enquanto Cheren ir adentrar a caverna. Voc notar que este lugar tem uma certa semelhana com uma mina, alm de ter uma complexa rede de cavernas. No tem muito como se perder aqui pois alguns caminhos ficam inacessveis, dependendo da estao do ano que estiver (ocorrendo chuva, neblina e at mesmo neve). A neve que enche esta rea nos meses de inverno ir facilitar o seu acesso a certos lugares, mas tambm bloquear alguns tneis. Pokmons como Cubchoo e Cryogonal aparecem pelas cavernas mais facilmente nos meses de inverno.

V recolhendo os itens que estiverem ao seu alcance. Havero diversos treinadores pelo caminho, esteja preparado para algumas batalhas. por essas cavernas que encontrar uma grande pedra de gelo que evolui Eevee em Glaceon, se ele subir um level perto dela provavelmente voc no tem um Eevee, mas fica como informao. Em um certo ponto, haver um doutor pelo caminho. Batalhe com ele para ter seus pokmons recuperados. Quase no final do percurso, ver Cheren conversando com a Equipe Plasma, que em seguida ir embora. Ento, poder sair da caverna. ICIRRUS CITY E A DRAGONSPIRAL TOWER Logo que entrar na cidade, Cedric aparecer e contar sobre a Dragonspiral Tower. Siga para o Centro Pokmon. Existe um senhor que fica de frente ao balco da enfermeira do Centro que compra itens pelo dobro do preo que os vendedores comuns compram. Por

exemplo, um Nugget, que normalmente vendido por $5000 para os vendedores da lojinha do PokCenter, pode ser vendido por $10000 para este senhor. Sempre que quiser vender um item, venha falar com esse senhor, ele paga bem melhor que os balconistas das lojinhas. Falando neles, neste PokCenter eles vendem os TMs dos golpes Blizzard, Thunder e Fire Blast, caso esteja interessado. Ainda neste Centro, h uma senhora que te d o TM 31 - Brick Break.

Pela direita da cidade, ver que existe algumas poas de gua. Se andar sobre elas, aparecero pokmons como Stunfisk, Shelmet e Palpitoad. Porm, nos meses de inverno, essas poas estaro congeladas e voc no poder encontr-los. No fique triste, pois existe alguns cantinhos na cidade que s podem ser acessados quando inverno, pois a neve encobrir a cidade, e andando pela neve voc pode alcanar alguns itens que em outras estaes o relevo do lugar no permite que voc chegue at eles. Alm de itens, ser possvel chegar tambm a uma casa onde vive um ex-membro da Equipe Rocket. Esse o mesmo Rocket que escondeu uma pea do Power Plant no ginsio de Cerulean, nas verses G/S/C e HG/SS. Porm agora ele se apaixonou e vive com esposa e filho nessa casa. Enfim, voc conseguir o RageCandyBar aqui. Esse item no tinha grande importncia nas verses anteriores, mas em B/W ele faz despertar aquelas esttuas de Darmanitan que vivem no deserto, lembra? Sempre que quiser batalhar com aqueles Darmanitan (que possuem a habilidade de se transformar em sua forma Zen) basta vir a esta casa nos meses de inverno e pegar uma RageCandyBar.

Se quiser, visite as casas que esto pela cidade, voc poder conseguir itens de algumas pessoas. Voc ver na cidade uma caverna com um portal de gelo. Bem, esta no uma caverna qualquer, mas sim o nosso 7 ginsio. Siga para ele, caso esteja preparado. Fale com o porteiro do ginsio para que ele te d um Fresh Water. Um ginsio de gelo, o que esperar dele? Um piso escorregadio! S que no s isso, voc ver algumas peas de madeira no caminho, que tem um formato curvilneo. Deslizando na direo delas voc far uma curva at chegar num "tapete" quadricular, que faz voc parar de deslizar. Voc notar que algumas pores do piso que no esto congelados tero a aparncia de uma seta. Preste ateno na direo que elas apontam. Tambm tem alguns "botes" quadriculados que voc deve pisar sobre eles, fazendo as engrenagens que existem no subsolo do ginsio girarem aquela pea de madeira curvilnea, possibilitando que voc escorregue em ngulos diferentes. Voc ver tambm algumas rampas de gelo com um grande abismo entre elas. No hesite em deslizar sobre essas rampas, de forma alguma voc cair no abismo. Aps ficar um pouco tonto com a estrutura deste ginsio, voc encontrar o lder na parte superior dele.

Brycen usa:

Vanillish lv.37

Cryogonal lv.37

Beartic lv.39

Dica: No limite-se apenas a golpes de fogo, caso possua algum na sua equipe com golpes lutadores, de pedra, e at mesmo golpes metlicos, podero se sair bem aqui. Esteja ciente que Beartic possui um golpe de gua, por isso insisto que use outros tipos alm de fogo (com exceo, claro, de voadores, de planta, de terra e drages).

Conquiste a insgnia e esfrie a cabea Pule na grande rampa de gelo logo esquerda e deslize at a entrada do ginsio. Saia e encontre Bianca e Cheren fora do ginsio. Brycen sair tambm, pois sentiu a presena de algum. Logo em seguida vocs sero surpreendidos pela Trade das Sombras! Eles vieram informar que N e Ghetsis estaro te aguardando na Dragonspiral Tower. Cheren e Brycen partiro imediatamente para l, enquanto Bianca, bom, aparentemente ela deve estar meio confusa para isso. Recupere seus pokmons e saia pelo norte da cidade. Certifique-se de estar levando consigo um pokmon que saiba Strength.

Antes de entrar, encontre Cedric e receba dele o Old Gateau. Bianca vir ser a guardacostas de Cedric e eles ficaro aguardando do lado de fora. Quando entrar, ver alguns pilares e a torre logo a sua frente. Se quiser, possvel surfar direita desses pilares e

enfrentar alguns treinadores, mas volte para entrar na torre. Nos matinhos de batalhas em dupla podem ser encontrados pokmons como Sawsbuck, alm de Vanillish e Beartic nos meses de inverno. Dentro da torre podero aparecer Golett, Mienfoo e Druddigon. Siga caminho subindo a torre. Em um andar ver Cheren, nele haver vrios pilares destrudos, onde possvel andar sobre eles. No outro andar voc deve pular por algumas rampas (similares quelas da torre de Ho-oh dos games de Johto). Voc encontrar Cheren e Brycen enfrentando alguns capangas da Team Plasma, ajude-os a derrot-los pelo caminho.

Suba para um andar de formato circular que gira em torno de um pilar. Suba mais um andar e sentir um tremor, alm de ouvir o rugido de uma fera. Voc ver Giallo, um dos 7 sbios da Team Plasma. Voc ser cercado por quatro soldados, voc ter de derrot-los um a um e sem intervalo entre as batalhas. Aps isso, encontre N no topo da torre. Voc ver o lendrio da verso oposta a sua (Zekrom em Black, Reshiram em White). A fera est sob o controle de N e levantar voo, levado N consigo. Cheren e Brycen finalmente iro te alcanar, porm j no podem fazer mais nada, e te levaro para a entrada da torre, onde Bianca e Cedric ficaram te esperando. Alder aparecer e em seguida o grupo ir se espalhar, deixando voc com Bianca, que diz para que v visitar a Relic Castle.

RELIC CASTLE (O RETORNO) E A TUBELINE BRIDGE Use Fly at Nimbasa City e saia da cidade pelo sul. Na rota desrtica, logo que passar por debaixo da ponte de caminhes, vire esquerda e siga at o Desert Resort. Siga em direo quela entrada das runas que est rodeada de esttuas de Darmanitan no Zen Mode (norte do deserto). Antes de entrar, Cheren vir te avisar que Alder j entrou. Lembre-se de andar, e no correr, sobre os poos de areia movedia, pois se correr ser engolido para o buraco, fazendo voc cair no andar de baixo. Siga em direo ao local onde est aquela menina que havia te dado um dos fsseis, da ltima vez que estivemos aqui. A pessoa que antes te barrava de prosseguir no ir mais barr-lo, ento desa as escadas. Voc dever seguir caminho para a parte mais subterrnea deste lugar.

Voc ter que cair em algumas daquelas pores de areia movedia para ter acesso a alguns itens e para prosseguir ao encontro da Equipe Plasma. Em um dos andares, Ryoku, um dos 7 sbios, estar presente. Pela areia, podero aparecer Krokorok e Cofagrigus. Quando cair no poro de areia ver Alder e Ghetsis. Cheren vir logo atrs de voc. Eles iro falar sobre voc despertar o drago lendrio oposto ao que N despertou. Quando sair do Relic Castle, voc receber um chamado da prof Juniper para que v at Nacrene City. Alder ir voando para l, faa o mesmo. Siga em direo ao museu/biblioteca/ginsio da cidade e encontre Juniper e Cedric, assim como Bianca e Alder. Lenora ento sair para falar com vocs e lhe dar um artefato do museu, dependendo de sua verso (Light stone em Black, Dark Stone em White), que futuramente far com que voc desperte o lendrio. Por enquanto no podemos fazer mais nada, voe de volta para Icirrus.

Aproveite que est aqui para restaurar seus pokmons no Centro. Saia de Icirrus City pela direita, passando por aquele local com vrias poas dgua (que estaro congeladas, caso seja inverno). Saia dessa rea pelo norte, passando por baixo de uma ponte. Estar em mais uma rota com alguns itens e treinadores. O cho um pouco escorregadio no inverno devido s poas congeladas. Ao norte desta rota existe uma rea chamada Moor of Icirrus, aproveite para explorar esse lugar tambm, bom que v elevando os levels de seus pokmons, a batalha contra o ltimo ginsio e a elite 4 j se aproximam. Depois de pegar os itens e enfrentar os treinadores desse local, retorne para a rota, seguindo para a direita, at achar a sada. Antes que consiga passar por ela, Bianca ir te avistar, e finalmente resolve travar uma batalha com voc. Esteja preparado, pois desta vez todos os pokmons dela esto totalmente evoludos.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Stoutla nd lv.38 nd lv.38

Stoutla d lv.38

Stoutlan

Bianca usa:

Mushar na lv.38 na lv.38

Mushar na lv.38

Mushar

Simisea r lv.38 ur lv.38

Simipo e lv.38

Simisag

Samuro tt lv.40 or lv.40

Serperi lv.40

Emboar

Derrote-a e seu caminho para a Tubeline Bridge estar livre. Vamos atravessar mais uma ponte do jogo. Ser possvel ver um trem passando bem abaixo de seus ps! Voc pode conseguir um item com uma pessoa nessa ponte. Ao longe avistar Ghetsis. Antes que se aproxime, a Trade das Sombras ir se teleportar e te empurrar at Ghetsis. Ele dir mais algumas coisas sobre N e partir. Assim que voc deixar a ponte, um jogador de beisebol ir te avistar. Prepare-se, pois ele ir arremessar um item em sua direo, agarre-o! Haver mais alguns treinadores para enfrentar nessa rota. Entre os pokmons selvagens que aparecem por aqui, esto Pawniard, Garbodor, Gothorita (em Black) e Duosion (em White). H uma chance bem pequena de encontrar Gothitelle ou Reuniclus nos matinhos que se sacodem, dependendo de sua verso.

Ainda nesta rota tem o Shopping Mall Nine, um prdio onde se vendem os mais variados itens. Nos games anteriores esses MegaMarts ficavam nas grandes cidades, porm acho que Castelia e Nimbasa j possuem atraes demais para isso, at porque, seria estranho uma cidade ter um Dept. Store visto que agora as lojinhas ficam dentro dos PokCenters. Enfim, voc ver que este Shopping Mall diferente daqueles Dept. Store que encontrvamos nos games anteriores, pois ele no tem elevador! Sem problemas quanto a isso, todos os andares podem ser acessados facilmente por escadas, graas ao grfico 3D

do jogo. Fale com todas as pessoas aqui, algumas delas aceitam batalhar com voc. Faa algumas comprinhas caso queira e siga para a prxima cidade, saindo pela direita desta rota. A SELVAGEM E MODERNA OPELUCID CITY A primeira coisa que voc ir reparar na aparncia da cidade, que varia entre as duas verses. Em Black, esta cidade tem uma aparncia mais moderna e tecnolgica, enquanto em White, ela possui uma aparncia mais selvagem e voltada para a natureza. At a msica de fundo corresponde ao ambiente da cidade, sendo diferente nas duas verses. Fique tranquilo, embora diferentes em ambas as verses, a estrutura do cenrio o mesmo. Logo que entrar na cidade, ver Alder. Ele ir te levar at uma aglomerao de pessoas, ali estar Ghetsis e a Equipe Plasma. Depois do discurso, as pessoas iro se espalhar. Duas ainda ficaro ali, uma delas Iris, que conhecemos em Castelia City. A outra um senhor barbado, chamado Drayden. Alder ir falar com eles sobre os lendrios drages e ir embora. Drayden ir voltar para sua casa. Siga Iris at a casa de Drayden, ela mostrar o caminho. L dentro eles iro falar sobre Reshiram e Zekrom. Em seguida, um deles ir voltar para o ginsio desta cidade, dependendo de sua verso. Em Black, Drayden o lder desta cidade, j em White, ser Iris a lder!

Antes se seguirmos para o ginsio, recupere seus pokmons, caso ainda no tenha feito. Visite todas as casas da cidade e fale com todos, alguns iro te dar itens, outros faro batalhas rotacionais (em Black) ou em trio (em White) com voc. As pessoas que fazem batalhas de 33 nesta cidade podem batalhar com voc novamente uma vez por dia. Na cidade voc encontrar uma construo com duas cabeas de drago, pode entrar, a o ginsio. Essa ser a ltima Fresh Water que o porteiro nos dar, tenha bom proveito dela. O ginsio consiste em andar sobre as esttuas de drages de formato de serpente. Voc dever pular sobre algumas marcas no cho para fazer as cabeas, braos e corpos das esttuas se moverem, para abrir caminho. O nosso lder estar na plataforma do topo do ginsio.

Drayden/Iris usa:

Fraxure lv.41

Druddigon lv.41

Haxorus lv.43 Dica: O esquema atacar com golpes de gelo ou drago, mas cuidado ao por em campo um pokmon drago, pois tambm ter desvantagem. Tenha em mente que golpes de gua, de fogo, de planta e eltricos so fracos contra drages, use outros tipos alm desses, caso no disponha de movimentos de gelo.

Parabns, seja lendrio e complete seu estojo de insgnias! Saia do ginsio pelo teletransportador atrs do lder. Voc ver a prof Juniper do lado de fora, ela ir ver que voc conseguiu todas as insgnias e te parabenizar. Ela ir te mostrar a sada da cidade, que te leva para a liga pokmon. Alm disso, ela te dar tambm uma Master Ball, uma pokbola que tem 100% de chances de capturar.

A CAMINHO DA VICTORY ROAD E DA LIGA POKMON Recupere seus pokmons e siga para a sada da cidade que Juniper apontou. Quando entrar, a balconista que estiver aqui dir que est acontecendo um fenmeno climtico estranho na rota 7. Ento, antes de prosseguirmos, sugiro que v at l. Voe at a cidade Mistralton e saia pelo norte. Ir comear uma tempestade na rota. Siga para o norte e vire direita. Ao se aproximar daquela casinha onde uma senhora cura seus pokmons, ela sair e te convidar a entrar. Ela ir falar sobre um pokmon lendrio (Tornadus em Black e Thundurus em White). Saia de casa e adivinha quem aparece? O lendrio correspondente a sua verso. Porm, Tornadus/Thundurus apenas se mostrar para voc e voar. Daqui por diante, voc poder encontr-los de forma aleatria pelos matinhos do continente, da mesma forma que Entei/Raikou, Latios/Latias e Mesprit/Cresselia dos games anteriores.

Sempre que voc entrar numa rota e comear uma tempestade, pode ter certeza que Tornadus/Thudurus estar nos matinhos por perto. As tempestades mudam de uma verso para outra, quando o Tornadus, a chuva fica mais intensa com fortes ventanias, e quando Thundurus, a chuva acompanhada por fortes clares de trovoadas. Eles sempre iro fugir da batalha aps voc dar o primeiro golpe, porm eles permanecero com o dano causado das prximas vezes que encontr-los. Para captur-los, uma Quick Ball seria mais eficiente se comparado a uma Dusk Ball, visto que voc ser forado a atirar a pokbola logo no primeiro turno, pois o lendrio foge na rodada seguinte. Quando achar que ele estiver fraco o suficiente para atirar a pokbola, salve o jogo antes de encontr-lo. Prometa a si mesmo que ir encontr-lo apenas umas 5 ou 6 vezes caso a pokbola falhe, se falhar todas a vezes, desligue e religue seu jogo, voltando da parte que voc salvou, assim voc no gasta dinheiro comprando dezenas de pokbolas. Como d trabalho ficar tentando capturar esses lendrios que fogem das batalhas, costumo recomendar que use sua Master Ball neles, assim voc captura logo no primeiro encontro.

Tornadus/Thundurus estar no lv.40, boa sorte para encontr-lo! Voltando a Opelucid, certifique-se de estar portando de algumas Dusk Balls (precisaremos delas mais adiante) e de estar trazendo um pokmon com Strength, saia pelo norte da cidade e atravesse a rota. Por aqui, aparecem nos matinhos pokmons como Bouffalant, Vullaby (em Black) e Rufflet (em White). Poder aparecer tambm Amoonguss conforme for avanando na rota. Os treinadores daqui usam pokmons lv.3940, muitos deles evoludos. Batalhe com todos, de preferncia fazendo seu pokmon segurar um Lucky Egg para turbinar as exp ganhas, a batalha da elite 4 se aproxima e voc precisar subir alguns levels. Recolha os itens pelo caminho. Voc passar por uma ponte. Quando atravess-la, Cheren e Bianca chegaro por trs de voc, e Cheren te desafiar (depois de tantas e tantas) para uma ltima batalha!

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Unfeza nt lv.43 Cheren usa: Liepard lv.43 lv.43 nt lv.43

Unfeza t lv.43

Unfezan

Liepard lv.43

Liepard

Simisa ge lv.43 ar lv.43

Simise r lv.43

Simipou

Emboa r lv.45 tt lv.45

Samuro r lv.45

Serperio

Aps derrot-lo, ele ir restaurar seus pokmons, enquanto Bianca te presentear com alguns Max Revive. Continue atravessando a rota at chegar portaria da liga. Aqui havero guardas que s abriro os portes para voc caso possua as insgnias neles representadas. De maneira similar aos antigos jogos Red/Blue, ter de apresentar suas insgnias uma a uma. Atravessando o porto da insgnia Trio chegar num lugar com flores, um riacho e pilares de fogo. Atravessando o porto da insgnia Basic estar num local com matinhos de batalhas em dupla. O porto da insgnia Insect faz voc passar por cima da esttua de uma aranha. O porto da insgnia Bolt te leva a uma pista que parece ser energizada por eletricidade. Passe pelo porto da insgnia Quake e estar num lugar com um alto relevo ao seu redor. Ao atravessar o porto da insgnia Jet estar de frente a um precipcio que sopra fortes ventos de suas profundezas, fazendo voc levitar no ar se seguir por ele. O porto da insgnia Freeze guarda uma rea com um piso congelado e escorregadio. Por fim, atrs do porto da insgnia Legend haver um ptio com duas esttuas de pedra de drages, alm da entrada de nossa Victory Road!

Como vem sendo em todos os games, a Victory Road a ltima caverna onde podemos treinar nossos pokmons. Havero alguns treinadores pelo caminho que poder enfrentar. Na rea de fora da caverna ser possvel achar pokmons como Fraxure e Heatmor. Pela caverna podem aparecer tambm Durant e Deino, alm de Excadrill nos montinhos de poeira. Voc ver que a estrutura desta Victory Road d passagens para o lado de fora da montanha. Na primeira oportunidade que estiver do lado de fora, voc ver dois carinhas, um deles mostrar que possvel prosseguir caminho escorregando desfiladeiro abaixo, o outro ser medroso demais para fazer isso. Quando for preciso, deslize pelas paredes do desfiladeiro para continuar explorando a caverna. Em determinado ponto da caverna ser possvel encontrar Terrakion, o lendrio do trio de mosqueteiros que faltava-nos. Se voc j enfrentou Cobalion ele estar na caverna (eis o porqu de eu ter dito antes para trazer Dusk Balls). Quando voc chegar no andar mais alto da Victoy Road, em vez de sair, desa as escadas que esto esquerda, use Strength numa pedra para liberar a passagem e o lendrio estar numa pequena gruta logo adiante.

Terrakion estar no lv.42, boa sorte para captur-lo! Depois de passar um bom tempo explorando essa caverna, encontrar a sada e a liga pokmon estar logo adiante!

ELITE 4 E O NS CASTLE A grande batalha com a Elite 4, finalmente chegou a hora. Quando chegar aqui, ver que logo esquerda h uma torre onde a enfermeira poder curar nossos pokmons, alm de ser o lugar onde podemos nos estocar de Revives, Full Restores, entre outros itens medicinais, j que no podemos voltar ao PokCenter entre as batalhas contra os membros da Elite 4. Excepcionalmente nestas verses ser necessrio comprar tambm pokbolas, recomendo Ultra e Timer Balls, ou mesmo Dusk Balls, caso esteja jogando noite. Quando se sentir preparado, fale com o homem que est barrando a entrada e ele permitir que voc entre. Diferente das Elites 4 das verses anteriores, em Black/White no tem uma ordem pr-determinada pelo jogo para enfrentar cada membro. Voc ver 4 passagens, cada uma te levar a um membro diferente da elite. Logo, se quiser comear enfrentando aquele que achar mais fcil ou mais difcil, fica a seu critrio. Cada um deles possui 3 pokmons no lv.48 e um no lv.50. A tabela a seguir mostra os membros da elite na sequncia em que esto dispostos em suas salas no sentido horrio, bem como os pokmons que cada um usa.

Shaunt al usa:

Grimsle y usa:

Caitlin usa: Marshal usa:

Cofa grigus lv.48 y lv.48

Scraft iclus lv.48

Reun Throh lv.48

Gol urk lv.48 rd lv.48

Liepa yph lv.48

Sigil

Sawk lv.48

Conkeldurr Jelli cent lv.48 kodile lv.48 Kroo harna lv.48 Mus lv.48

Mienshao Cha ndelure lv.50 rp lv.50 Bisha itelle lv.50 Goth lv.50

Para Shauntal, lembre-se que golpes do tipo normal e lutador no afetaro seus pokmons fantasmas. Observe que ela tem alguns fantasmas que so parte do tipo terra, gua e fogo, tire isso como vantagem. Grimsley utiliza noturnos, golpes lutadores iro se sair bem aqui. Veja o 2 tipo dos pokmons dele tambm, para ter mais opes de vantagem. Aquela princesa estranha do Battle Castle de HG/SS e Platinum, que se escondia atrs de seu mordomo, possui poderes paranormais psquicos e faz parte da elite 4 nestas verses. Golpes fantasmas e noturnos so bons contra Caitlin, e um tipo eltrico, gelo ou pedra em Sigilyph ajuda bastante. J contra os pokmons lutadores de Marshal o melhor mesmo so golpes psquicos e voadores. S cuidado ao colocar no campo pokmons normais, de pedra, de gelo, noturnos e metlicos para no se dar mal, todos eles so dbeis contra lutadores.

Assim que derrotar os 4, no se preocupe em gastar seus itens para recuperar seus pokmons antes da batalha com o campeo, nestas verses voc ter a chance de encontrar algum no caminho que ir curar seus pokmons para voc. V falar com a esttua que h no meio da sala principal e ser levado s profundezas do local. Suba a grande escadaria do e chegar na sala de Alder. Mas espere, N est aqui e acaba de derrotar o campeo, usando o lendrio guardio oposto de sua verso! Ele far brotar um gigantesco castelo atrs do prdio da liga, de onde sairo vrias escadas. Uma dessas escadas ir destruir a sala de Alder. Cheren, que acaba de derrotar a elite 4 tambm (mas j?), aparece logo aps a catstrofe e dir para que v atrs de N. Suba ento a escada e entre no castelo.

Ao entrar, voc ser cercado por 6 dos 7 sbios da Team Plasma que voc encontrou durante sua jornada. No se preocupe, logo em seguida Clay aparecer e vir dar uma dura neles, seguido por Lenora, Burgh, Elesa, Skyla, Brycen, Iris e Drayden! Continue seguindo em frente, os lderes de ginsio iro cuidar dos sbios. No prximo andar, um dos caras da Trade das Sombras ir surgir e te apontar um quarto onde poder restaurar seus pokmons (viu s como no precisava gastar seus itens medicinais?). Neste quarto,

uma garota de cabelo rosa (Anthea) cura seus pokmons, e uma de cabelo amarelo (Concordia) conta um pouquinho sobre N. Haver um PC aqui, caso precise. Continue explorando o castelo, entre em todos os quartos recolhendo os itens que encontrar pelo caminho, pois podero ser de grande ajuda logo mais. Fale com todos os plasmticos que encontrar. Voc encontrar os outros caras da Trade das Sombras pelo caminho. Em determinado ponto encontrar Ghetsis, o 7 sbio, porm ele no te impedir de seguir adiante.

Siga para a sala do trono e encontre N sentado l. O lendrio que N possuir (Zekrom em Black, Reshiram em White), ir chegar aqui destruindo a parede. Em seguida, sua Light/Dark Stone comear a flutuar diante de voc e o outro lendrio guardio aparecer diante de voc (Reshiram em Black, Zekrom em White). Salve o jogo neste instante! Esta a primeira vez que s temos a oportunidade de batalhar com o lendrio guardio depois de passar pela Elite 4.

Reshiram/Zekrom estar no lv.50, boa sorte para captur-lo! Depois de muito esforo para capturar a fera, N vir curar seus pokmons e te desafiar numa batalha final. Se voc j tiver 6 pokmons em sua equipe, o jogo perguntar se voc deseja substituir um deles pelo Reshiram/Zekrom que voc acaba de capturar. Se disser que sim, o lendrio capturado ser automaticamente movido para a primeira posio de sua equipe. Como no h pokmons selvagens por perto, voc ver N usar pokmons que nenhum outro treinador usou contra voc em sua jornada, alm de, claro, usar o lendrio guardio que ele possui em suas mos. Esta ser a primeira vez nos jogos pokmon que um treinador no pertencente a uma Battle Tower e similares usa um lendrio numa batalha.

N usa:

Reshiram/Zekrom lv.52

Carracosta lv.50

Archeops lv.50

Vanilluxe lv.50

Klinklang lv.50

Zoroark lv.50 Apenas irei chamar a ateno quanto a Zoroark. A habilidade de Illusion que ele possui far com que ele entre na batalha com a aparncia de um dos outros pokmons que N possui na equipe, atente-se a isso, pois poder ser surpreendido atacando Zoroark em vez do pokmon que ele estiver transformado. Mesmo transformado, Zoroark permanecer sendo um tipo noturno, lembre-se disso. Aps a batalha, N percebe que humanos e pokmons podem coexistir em harmonia. Logo em seguida, Ghetsis vir e ir contar como ele manipulou N para dominar o mundo. Chegou a hora de acabar com os verdadeiros planos da Equipe Plasma, ou melhor, de Ghetsis. Ele queria que N criasse mundos separados para humanos e pokmons para assim ser o nico humano a possuir pokmons. Para salvar o mundo, voc ter que enfrent-lo tambm!

Ghetsis usa:

Cofagrigus lv.52

Bisharp lv.52

Bouffalant lv.52

Eelektross lv.52

Seismitoad lv.52

Hydreigon lv.54 Ir ser menos complicado se j tiver pokmons beirando o lv.60. Agora, se estiverem em levels muito abaixo dos pokmons dele, com certeza passar por apuros, esteja certo disso. Enfim, aps derrot-lo, Cheren e Alder iro levar Ghetsis daqui, enquanto N, ainda um pouco confuso, se arrepender de seus erros e libertar o lendrio que dispunha. Parabns, voc acaba de conseguir derrotar a elite 4, a Equipe Plasma e capturar seu lendrio guardio de uma vez s. Assista os crditos do jogo, em seguida o jogo ir salvar automaticamente e poderemos continuar nossa jornada.

PROCURA DOS SBIOS DA EQUIPE PLASMA Voc estar em seu quarto em Nuvema Town. Desa as escadas e ver duas mames! Porm uma delas no sua verdadeira me, Looker disfarado. Looker um detetive da polcia internacional que j chegou a desvendar os planos da Team Galactic em Sinnoh no passado. Enquanto Ghetsis havia sido levado por Cheren e Alder, os outros 6 sbios escaparam e esto espalhados pela regio de Unova, Looker pedir sua ajuda para encontr-los e te dar uma Super Rod, com essa vara finalmente poderemos pescar. Saia

de casa e encontre Cheren e Bianca te esperando do lado de fora. Cedric aparecer em seguida e far uma atualizao nas Pokdex de vocs. Agora voc possui a National Dex, que guarda informaes de todos os 649 pokmons existentes! Bem, Looker nos deu uma misso e temos coisas interessantes a fazer, agora que derrotamos a elite 4 e portamos a National Dex. A partir daqui no h uma ordem ou sequncia do que deve ser feito primeiro, visto que terminamos com o enredo principal do jogo, porm acredito que a sequncia de coisas a fazer que apresento a seguir nesse detonado seja a mais conveniente. Deixo avisado desde j que os treinadores que enfrentaremos daqui por diante possuem pokmons acima do lv.60.

Voc pode ir atrs dos 6 sbios remanescentes na ordem que quiser. Vamos aproveitar que estamos em Nuvema, um dos sbios pode ser encontrado aqui perto. Saia pelo norte de sua cidade natal e use surf esquerda da 1 rota do jogo. Por aqui, se voc usar a Super Rod nas guas que borbulham, capaz de aparecer Feebas. Continue seguindo at a rota martima e atravesse as correntezas. Por aqui, possvel pescar Finneon e Horsea. Continue seguindo esquerda, passando pela casa onde pegamos o ovo de Larvesta. Ao sul tem uma praia, voc encontrar um dos sbios aqui, no local prximo quele onde encontramos o HM05 - Waterfall. Este Rood, aquele que encontramos em Castelia City quando roubaram o Munna de Bianca. Receba dele o TM32. Looker aparecer para levlo embora.

Voe at Driftveil City. Aproveite que est aqui e d uma checada na tenda do Driftveil Market. Tem um membro da Team Plasma vendendo os itens de incenso por aqui. Podemos pescar naquele local direita da cidade, por aqui pescamos Krabby e Chinchou, alm de Luvdisc, pescando na gua que borbulha. Enfim, recorda-se de termos encontrado um dos sbios no Cold Storage? Pois bem, saia pelo sul da cidade e entre no frigorfico, o sbio Zinzolin estar no continer daqui novamente. Ele ir te dar o TM01. Looker surgir em seguida para peg-lo.

Existe mais um sbio de localizao fcil, use Fly at Mistralton e saia pelo sul, entrando na Chagestone Cave. Ao entrar na caverna, vire esquerda e depois ao norte, descendo as escadas. Desa mais um andar abaixo e siga para o sul. Voc encontrar Bronius, o outro sbio que encontramos em Castelia City, quando o Munna de Bianca foi roubado. Porm, desta vez, viro dois capangas da Equipe Plasma para defender Bronius, esteja preparado para enfrent-los. Aps a batalha, receba do sbio o TM69. Eis que chega Looker e tambm leva este sbio. MUSHARNA DOS SONHOS & VOLCARONA DO CASTELO Existe alguns locais onde encontraremos no apenas os sbios, como tambm alguns pokmons especiais do jogo. Prepare suas pokbolas para capturar Musharna e Volcarona. Vamos primeiramente ao Dreamyard. Para quem no lembra, este local fica direita de Striaton City, a cidade do 1 ginsio. Venha aqui numa sexta-feira, pois Musharna, assim como Lapras e Drifloon das verses anteriores, s aparecer aqui de sexta. No Dreamyard, voc ver que a passagem que existe direita (que antes era bloqueada por um cone) agora est liberada. Nos matinhos de batalhas em dupla poderemos encontrar pokmons como Raticate, Venomoth, Ledian, Ariados e Kricketune. Desa as escadas

que h por aqui, no andar de baixo, encontraremos alguns treinadores para batalhar, alguns fugiro ao te avistar, basta ir falar diretamente com eles para batalhar. Passe por esses treinadores e suba as escadas que h no fim da sala. Gorm, o sbio que vimos na Pinwheel Forest quando roubaram a cabea do esqueleto de Dragonite, estar escondido por aqui e tentar te assustar. Retire com ele o TM75. Looker vir logo aps para capturar este sbio, levando-o daqui. Continue pela esquerda at achar outras escadas (h uma pedra que podemos empurrar com Strength aqui para sairmos mais facilmente depois). Desa as escadas. No andar de baixo haver uns poucos matinhos, e se for sexta-feira, ser possvel batalhar com um Musharna lv.50 que aparece por aqui.

Nossa prxima parada naquele deserto. Adivinha onde? Relic Castle! Siga para aquelas runas que esto rodeadas de esttuas de Darmanitan no Zen Mode. Ao tentar entrar, a prof Juniper sair de l e te entregar uma RageCandyBar. Se quiser, use-a para despertar uma das esttuas e enfrentar o Darmanitan. Entre no Relic Castle e siga caminho descendo at quele poro de areia, onde encontramos Ghetsis da ltima vez que estivemos aqui. Agora haver bem mais areia aqui, alm de ter aberto uma nova passagem. Entre aqui e ver um dos capangas da Equipe Plasma, que fujir ao te avistar. Corra atrs dele e derrote-o numa batalha. Por aqui, podero aparecer pokmons como Sandslash e Onix.

A seguir, ter de passar por algumas salas, siga pelas portas de baixo, da esquerda, de baixo, da esquerda e esquerda novamente, voc deve encontrar o prximo sbio aqui. Este Ryoku, o mesmo que encontramos aqui no Relic Castle da outra vez. Consiga o TM04 com ele e espere que Looker chegue aqui e leve este sbio tambm. Voc est numa sala com 3 portas, a da direita foi por onde voc entrou, a da esquerda te leva sada, e a de cima te leva at Volcarona. Na catacumba de Volcarona aparecem alguns Claydol enquanto est andando. Sugiro que salve antes de batalhar com Volcarona, pois ele estar no lv.70 e, diferente de Musharna, no aparecer aqui na prxima sexta caso no consiga captur-lo. Aps a batalha, retorne e passe pela porta que te leva sada. V passando pelas portas da esquerda, esquerda, de cima, da esquerda, de cima e esquerda novamente. Prossiga subindo as escadas at no poder mais. No final, encontrar o TM26 Earthquake! VISITANDO O ROYAL UNOVA E A CHALLENGERS CAVE Antes de prosseguir para encontrarmos o ltimo sbio, d uma espiada no mapa de Unova. Repare que metade do mapa ainda no foi explorado, h um caminho entre as cidades Opelucid e Nimbasa do lado direito do mapa, e o nosso ltimo sbio estar nele. Antes de comearmos a explorar esse pedao do mapa, h dois lugares interessantes para visitarmos e creio que este seja um bom momento para irmos at eles. Voe at Castelia City. Existe um cruzeiro chamado Royal Unova, ele, assim como o S.S.Anne, S.S.Aqua e S.S.Tidal das verses anteriores, possui alguns treinadores para batalharmos. O navio encontra-se na plataforma imediatamente ao sul do Centro Pokmon. Ele aparecer aqui todos os dias, nos fins de tarde, porm em horrios diferentes, dependendo da estao do ano. Na primavera ele fica das 17:00 s 19:59, no vero das 19:00 s 20:59, no outono das 17:00 s 19:59 e no inverno das 16:00 s 18:59. preciso pagar $1000 para entrar. Aps derrotar todos os treinadores do navio, ser recompensado com um item, que varia conforme o dia da semana. De segunda, quarta e

sexta ser um Lava Cookie, de tera Berry Juice, de quinta ser Old Gateau, de sbado RageCandyBar e de domingo uma Rare Candy.

Voe para Opelucid City. Traga um pokmon que saiba usar Flash e saia pela esquerda da cidade. Ah, uma coisa que voc precisa saber: nestas cabinas que atravessamos que possuem um telo com um letreiro digital temos algo importante. Agora que voc possui a National Dex, esses letreiros podem anunciar que algum pokmon de Kanto, Johto, Hoenn ou Sinnoh estar rondando uma das rotas de Unova! O pokmon mudar todos os dias, portanto, sempre leia esses letreiros e v at o local onde esto informando que tal pokmon est aparecendo para poder encontr-lo. Enfim, saindo pela esquerda de Opelucid estar naquela rota onde se localiza o Shopping Mall Nine. Ao sul desta rota tem uma caverna que antes um homem bloqueava sua entrada. Agora ela j est acessvel e ser preciso o uso de Flash para iluminar o caminho. um bom lugar para treinar um pouco, caso esteja precisando. Dentro da Challengers Cave aparecem pokmons como Graveler, Lickitung, Sableye, Mawile, e com um pouco de sorte aparece tambm Riolu. Pescando podem vir alguns Poliwags, mas se pescar nas guas que borbulham podem vir Poliwhirl. Pelo caminho encontraremos treinadores e alguns itens. Aps explorar toda a caverna, volte para Opelucid, recupere seus pokmons e vamos sair pela direita da cidade, para finalmente explorar aquela outra metade do mapa.

VILLAGE BRIGDE E LACUNOSA TOWN Nesta rota podemos encontrar Gligar, Golduck, Zangoose e Seviper nos matinos comuns. Nos matinhos de batalhas em dupla podem aparecer Mandibuzz (Black) ou Braviary (White). Nos matinhos que chacoalham com bastante sorte pode aparecer Gliscor. Surfando aparecem alguns Buizel e pescando, Goldeen. Caso ainda no tenha ensinado a tnica Waterfall para um de seus pokmons, j est mais do que na hora de ensinar, pois precisaremos dela para subir as cachoeiras que encontrarmos pelo caminho. Apenas atravesse a rota, enfrentando os treinadores e recolhendo os itens que encontrar. Chegar em mais uma das diversas pontes que temos nesse jogo, esta chama-se Village Bridge. Ela bem diferente das demais. Por aqui tem alguns matinhos onde encontramos Bibarel, alm de pokmons que j vimos. Surfando por aqui nas guas que borbulham h uma chance bem pequena de aparecer Lapras, porm muito difcil ele aparecer. Pescando podemos fisgar Carvanha. H itens para encontrarmos, algumas casas pela ponte, alm de um ou outro treinador. Fale com todo mundo daqui. Tem um lugar, perto do rio, que tem um lixo onde achamos Leftovers. Perto desse lixo tem uma pessoa que comea a cantar, e permanecer cantando junto com a msica de fundo. Em uma casa, um cara pergunta por um pokmon de gua todos os dias, mostre o pokmon que ele quer (precisa ser pescado) e receba dele uma Dive Ball. Em outra casa ver uma garota e alguns Patrat, fale com ela e ela sair da casa, levando com ela seus Patrat, ns iremos encontr-la posteriormente no jogo. Numa outra casa temos tambm uma pessoa que cura os seus pokmons.

Atravessando a ponte estar em outra rota, por onde aparecem Combee, Sunkern, Rapidash, Cherrim, Kakuna (em Black), Metapod (em White), Heracross, Pinsir e Dunsparce. Nos matinhos que sacodem s vezes aparecem Beedrill (Black), Butterfree (White), Vespiquen e Sunflora. V pegando os itens e os treinadores e logo chegar em Lacunosa Town. No h muito o que fazer nesta cidade. O povo daqui fica dentro de suas casas durante a noite, eles contam um pouco da histria da cidade. V recuperar seus pokmons no Centro. Aqui encontramos uma pessoa que te diz quais pokmons voc usou contra determinado lder de ginsio. H tambm uma mulher que te d um Gracidea caso voc tenha na equipe algum Shaymin que fora distribudo por evento. Com esse item voc pode mudar a forma de Shaymin. Enfim, importante que agora voc esteja portando algumas Dusk Balls, pois teremos um lendrio que encontraremos a seguir. Traga pokmons que saibam usar Cut e Strength. Saia pela direita da cidade. EM BUSCA DO GIANT CHASM Estamos numa rota onde encontramos nos matinhos Tangela, Swellow, Golbat, Lunatone, Solrock, Drifblim e Absol. Nos matinhos que se mexem talvez apaream Crobat e

Tangrowth. Surfando temos Staryu, Wingull e Pelipper. Na gua borbulhante pode aparecer Corsola e Starmie. Pescando podem vir Shellder. Voc ver vrios treinadores nesta rota, mas antes de explorarmos, recomendo irmos primeiro ao Giant Chasm. Ao descer uma escadaria que h por aqui voc chega numa praia. V seguindo pela direita at achar uma passagem ao norte por onde podemos atravessar usando surf. V seguindo ao norte dessa passagem e chegar ao Giant Chasm. Tem uma pedra aqui que voc pode empurrar com strength para facilitar o acesso a esta rea caso precise retornar aqui. Entre na caverna que avistar logo adiante.

Pela caverna podem aparecer Piloswine, Sneasel, Jynx e Delibird, alm de Seel enquanto estiver surfando. Voc poder alcanar alguns itens desta caverna empurrando as pedras com Strength. Quando sair, estar num tipo de floresta, onde aparecem Ditto, Clefairy e Metang. Nos matinhos que se mexem podem aparecer Clefable, Mamoswine e Metagross (sem contar que os Audinos daqui so os de level mais alto do jogo, timos para ganhar experincia). Recolha os itens que achar pelo caminho, entre eles estar o TM13 - Ice Beam, um grande golpe de gelo. Em certo momento ver uma pequena lagoa. Ao se aproximar, ouvir um grande rugido e cair uma nevasca que cobrir todo o local de neve. Se seguir para o norte, ter acesso fcil a uma caverna, e nela estar o nosso lendrio, Kyurem, o drago de gelo! Salve o jogo antes de enfrent-lo.

Kyurem estar no lv.75, boa sorte para captur-lo!

Quando sair, ver que toda aquela neve que tinha encoberto o lugar sumiu. Agora j podemos voltar para explorar aquela rota. Voe de volta a Lacunosa (recupere seus pokmons se precisar) e saia novamente pela direita. Antes de descer aquela escadaria, repare que tem uma ponte onde encontramos uma moa com um Wingull. Ela dir para que voc encontre 3 cartas que esto perdidas nessa rota. Ento, trate de recolher todos os itens que encontrar pelo caminho, e fale com todas as pessoas dessa rota, assim que conseguir juntar essas 3 cartas retorne-as para a moa e o Wingull deixar cair o TM89. Siga caminho por esta rota, enfrentando todos os treinadores. Entre esses treinadores, estar aquele velho pescador que possui 6 Magikarps na equipe ( meu amigo, nem no continente restrito aos novos pokmons escapamos do treinador de 6 Magikarps que vemos em todas as verses), acredito que seja o mais forte de todos os tempos, pois usa 6 Magikarps de lv.60.

Ainda nesta rota voc encontrar uma casa onde ensinam para um inicial totalmente evoludo os golpes imperiais: Frenzy Plant para os iniciais de planta, Blast Burn para os de fogo e Hydro Cannon para os de gua. Do lado de fora desta casa tem um cara de culos escuros que te dar um item diferente todos os dias. Ele pode te dar um dos seguintes itens: Big Pearl, Black Flute, Blue Flute, DeepSeaScale, DeepSeaTooth, Dragon Scale, Dubious Disc, Electrizer, Heart Scale, King's Rock, Lucky Egg, Lucky Punch, Magmarizer, Metal Coat, Metal Powder, Protector, Razor Claw, Razor Fang, Reaper Cloth, Red Flute, Shoal Salt, Shoal Shell, Stick, Thick Club, Up-Grade, White Flute ou Yellow Flute. Por aqui, surfando ao norte desta casa, h uma outra casa onde voc recebe 2 dos plates de Arceus. Enfim, depois de explorar cada cantinho desta rota, saia pelo sul e entre na prxima cidade. UNDELLA TOWN E ABYSSAL RUINS V restaurar seus pokmons no PokCenter. Tem uma pessoa aqui dentro que te d um Prism Scale, item que faz Feebas evoluir quando trocado. Do lado de fora, logo esquerda do Centro tem uma menina olhando para o mar. Receba dela o HM06 - Dive, tcnica que serve para mergulharmos debaixo dgua. Daqui a pouco iremos us-lo. Atrs dela h uma casa onde encontramos Cynthia, a campe da elite 4 da regio de Sinnoh. Se entrar ela ir querer batalhar com voc. Recomendo que no batalhe contra Cynthia ainda, pois ela usa pokmons muito fortes (lv.75-77), mais adiante no detonado voltaremos aqui para batalhar com ela.

Voc ver uma manso direita da cidade, aqui moram os The Riches, uma famlia contra a qual voc batalha, tal como a Winstrate Family de R/S/E. Voc ver o filho da famlia do lado de fora, derrote-o e ele te chamar para entrar. Ele dir para que venha batalhar com ele mais vezes. Venha no dia seguinte e batalhe contra o filho e a filha. Venha no prximo dia e enfrente o filho, a filha e a av. No outro dia lute contra filho, filha, av e av. Venha mais um dia e a me vir batalhar com eles tambm. No ltimo dia chega o pai e voc batalha com toda a famlia. Voc consegue um bocadinho bom de experincia e dinheiro s enfrentando essa famlia. Ainda na manso deles voc encontra um carateca que compra, pagando muito bem, artefatos antigos que so encontrados nas runas subaquticas (Abyssal Ruins).

Ensine a tcnica Dive para um de seus pokmons, pois iremos precisar dela. Traga pokmons com Flash e Strength tambm. Use surf na praia daqui e v seguindo pela direita, enfrentando alguns treinadores. Pela gua aparecem Mantyke, e nos meses de inverno, Spheal. Nas guas borbulhantes aparecem Wailmer, Wailord e Mantine (alm de Sealeo e Walrein em meses de inverno). Pescando podemos fisgar Remoraid, e nas guas borbulhantes podemos fisgar Octillery e Cloyster com um pouco de sorte. Voc ir notar algumas manchas escuras na gua, esses lugares indicam guas profundas, significa que nessas manchas onde voc pode mergulhar. Faa seu pokmon usar Dive nelas. Voc estar nas Abyssal Ruins, por aqui que podemos encontrar todos os plates de Arceus (com exceo daqueles dois que voc recebeu na ltima rota em que estivemos), alm de itens de artefatos antigos que podem ser vendidos ao carateca da manso dos The Riches. Voc ver que alguns blocos ("paredes") das runas podem ser removidos do caminho ao utilizar Flash ou Strength. Use Dive quando precisar emergir. Enquanto estiver nas runas, conseguir dar 500 passos at acontecer um tremor que far voc sair, voltando ao lugar onde voc mergulhou quando entrou. Abaixo seguem alguns mapas para voc se orientar.

O LTIMO SBIO E O ABUNDANT SHRINE Volte para Undella e saia pelo sul, portando um pokmon que saiba usar Waterfall. Na rota a seguir, encontramos pelos matinhos Jigglypuff, Tropius, Altaria, Shuckle e Beheeyem. Pode aparecer Mienshao nos matinhos de batalhas em dupla e Wigglytuff nos matinhos que se mexem. Fique esperto, pois alguns treinadores desta rota usam pokmons lv.68. V subindo as cachoeiras dessa rota com Waterfall para explorar melhor a rea. Em certo ponto, ver o ltimo sbio que ainda nos faltava encontrar. Este Giallo, aquele que vimos na Dragonspiral Tower. Obtenha o TM08 com ele. Looker vir busc-lo como todos os outros sbios, levando-o do local e finalizando sua misso com os sbios.

Num local um pouco mais esquerda de onde encontramos o sbio iremos chegar no Abundant Shrine. Neste lugar encontramos Vulpix, Noctowl, Stantler, Murkrow, Misdreavus, Chimecho e Bronzong. Nos matinhos que se mexem podem aparecer Ninetales, Mismagius e Honchkrow. Surfando surgem Slowpokes. H treinadores por aqui tambm. Entre os itens que achamos neste lugar, estar o TM35 - Flamethrower, um grande golpe de fogo. Ao norte deste local h uma pequena casinha de madeira. aqui onde encontramos Landorus, porm o lendrio no estar aqui te esperando para batalhar. Tornadus s pode ser encontrado em Black, enquanto Thundurus apenas em White. Voc precisa possuir os dois para que Landorus aparea aqui. Quando voc puder, transfira o lendrio de sua verso oposta para a verso que estiver jogando e volte aqui com ambos Tornadus e Thundurus - em sua equipe, alm de, claro, estar preparado para capturar Landorus. Com Tornadus e Thundurus em sua equipe, basta interagir com a casinha de madeira que Landorus aparecer. Salve antes de fazer isso!

Landorus estar no lv.70, boa sorte para captur-lo! Depois de ter explorado o local, retone rota das cachoeiras. Continue seguindo caminho por ela at a sada, que fica no sul da rota, esquerda. BLACK CITY & WHITE FOREST Estas so reas exclusivas das duas verses. Em Black voc chegar na Black City, um

lugar formado por altos prdios negros com um visual bem moderno, enquanto em White teremos a White Forest, composta por altas rvores e uma aparncia bem natural. Na Black City teremos alguns treinadores para batalhar como tambm um local onde so vendidos itens. J na White Forest encontramos alguns matinhos e pequenas lagoas onde aparecem pokmons que no so nativos de Unova. Quando voc entrar nesta rea pela primeira vez tavez encontre um local completamente vazio ou com algumas poucas pessoas. Isso ir depender de quantos dias se passaram antes de entrar aqui.

Para fazer aparecer mais treinadores, itens e pokmons (dependendo de sua rea exclusiva), voc vai precisar utilizar o recurso do Entralink para se conectar ao game de um amigo e visitar a Black City ou White Forest na verso dele ( preciso que seja necessariamente a rea exclusiva da verso oposta a sua). Uma vez que voc estiver l, converse com os treinadores (na Black City) ou encontre alguns pokmons selvagens (na White Forest) no jogo de seu amigo, eles aparecero em seu prprio jogo. O Entralink s pode ser usado via wireless, ou seja, voc deve estar no mesmo local com seu amigo que joga Black/White para que ele funcione. Ainda na Black City/White Forest ser possvel fazer duas batalhas 33, sendo rotacional em Black e em trio na verso White. MARVELOUS BRIDGE, A LTIMA PONTE Saindo pela esquerda da Black City/White Forest, teremos mais uma rota. Por aqui, achamos Marowak, Fearow, Kangaskhan e Pupitar. possvel achar Tyranitar nos matinhos que se mexem, porm raro. No h muito o que fazer, a no ser enfrentar os treinadores e encontrar itens (alguns deles acessveis via Strength). A grande atrao desta rota o PokTransfer. Os cientistas daqui ficaro surpresos ao ver que voc tem 8 insgnias. neste lugar que poder transferir seus pokmons de D/P/P e HG/SS para B/W. Para poder transferir um pokmon de um game da 4 gerao, ele no poder estar segurando nenhum item, ou conhecer algum golpe de HM (se tiver, dever lev-lo ao Move Deleter para apagar esse golpe de HM, seno no d para transferi-lo para B/W). Quando voc tiver selecionado qual pokmon quer transferir, voc jogar um mini-game em B/W onde voc deve capturar o pokmon que estiver transferindo. Diferente do Pal Park existente na 4 gerao, no h limite de quantos pokmons voc pode transferir por dia. Lembrando sempre que essas transferncias de games de geraes diferentes so irreversveis, isto , voc no pode mandar o pokmon que voc transferiu de volta para a verso de onde ele veio.

Do lado de fora, continue seguindo esquerda. Tem um trailer aqui onde uma pessoa oferece um Rotom em troca de um Ditto. Dittos podem ser encontrados no Giant Chasm. Troque o seu Ditto com essa pessoa e receba o Rotom. Diferente dos games da 4 gerao, o Rotom agora pode mudar de tipo quando muda de forma (antes ele permanecia sempre sendo do tipo fantasma). Para mudar a forma de Rotom em B/W, voc dever ir quele MegaMart (Shopping Mall Nine) que fica na rota esquerda de Opelucid. L tem um quartinho com vrias caixas que podem mudar a forma de Rotom. Enfim, certifique-se de ter explorado toda a rota para ento sairmos pela esquerda. Voc estar num lugar com um elevador que te leva para a ponte. Antes de seguir por ele, fale com a garota de cabelo azul que est por aqui. Ela far uma batalha muito especial. Em todas as batalhas 33 do jogo, os jogadores de Black sempre experimentaram as batalhas rotacionais, enquanto os jogadores de White, as batalhas em trio. Esta garota ser a nica que far uma batalha 33 no estilo da verso oposta a sua. Em outras palavras, a nica chance no jogo dos jogadores de Black fazerem uma batalha em trio e os jogadores de White uma batalha rotacional, portanto, aproveitem essa oportunidade para ver como .

Finalmente podemos atravessar a Marvelous Bridge. Nesta ponte podemos encontrar Swanna nas sombras que aparecem no cho. Aqui veremos aquela garota dos Patrat que encontramos na Village Bridge. Ela far o velho joguinho com voc. Ela esconder um Big Mushroom com um dos Patrat e te mostrar qual Patrat est segurando esse item. Ento ela ir embaralhar os Patrats e voc deve descobrir qual deles est com o item. Se voc apontar o Patrat certo poder ficar com o Big Mushroom. Voc poder vir jogar este joguinho todos os dias. Quando chegar na metade da ponte voc ser cercado pela Trade das Sombras! Uh, esses caras ainda esto soltos por a... eles iro contar que so servos leais de Ghetsis pois tiveram suas vidas salvas por ele no passado. Eles diro tambm que resgataram Ghetsis quando voc havia o derrotado naquele castelo de N, ou seja, Ghetsis ainda est solto. Porm, por algum motivo, Ghetsis enviou a Trade das Sombras para lhe entregar itens muito especiais: Adamant Orb, Lustrous Orb e Griseous Orb! Contudo, aps esse encontro eles sumiro para sempre. Ainda nesta ponte encontramos um cara que vende Magikarp por $500, a nica forma de conseguir um futuro Gyarados nesse jogo, portanto, caso tenha interesse, volte aqui com um espao vago na equipe e compre o Magikarp. Saia da ponte, continue seguindo pela esquerda at chegar Nimbasa City. BATTLE INSTITUTE E BATTLE SUBWAY Vamos aproveitar que estamos em Nimbasa para dar uma passadinha no Big Stadium e no Small Court. Voc ver que agora temos alguns torcedores pelos campos, o que implica mais gente para batalhar, com pokmons acima do lv.60, claro. Procure batalhar com treinadores diferentes vindo nos dias que jogam esportes diferentes. Em Nimbasa, num local esquerda do PokCenter, tem um Battle Institute. Ele s se torna acessvel aps a Elite 4. Este local tem uma estrutura de batalha similar ao Battle Subway, um bom lugar para virmos "treinar" antes de participar das batalhas do Battle Subway propriamente ditas. Aqui poderemos batalhar em batalhas individuais ou de dupla, precisando enfrentar 5 treinadores consecutivamente, porm, diferente do Battle Subway, voc s sai aps enfrentar todos os treinadores, independente de ter perdido para algum deles. Aqui voc avaliado pela quantidade de pokmons que voc derrotou, quantos pokmons seus foram derrotados e o xito de suas estratgias.

Vamos ento ao Battle Subway, entrando no prdio direita do Centro Pokmon. Este local tem um sistema de batalha similar a uma Battle Tower que possuamos nas verses anteriores, s que, em vez de batalhar numa torre, batalhamos em trens de metr. Existem 8 linhas do metr, em 7 delas temos batalhas. Assim como nas Battle Towers, possvel participar de batalhas no modo single (individuais), double (batalhas em dupla), multi (ao lado de outro jogador) e batalhas via Wi-Fi. Em cada modo, voc dever ir avanando os vages do metr ganhando um round de 7 batalhas consecutivas (podendo ter seus pokmons recuperados entre as batalhas), com uma batalha a cada vago, e assim conquistar BP (Battle Points). Os BPs podem ser usados para comprar alguns itens que so vendidos por certos balconistas que encontramos por aqui. Voc pode ver os seus BPs atravs de seu Vs. Recorder. Os seguintes pokmons esto banidos de serem utilizados no Battle Subway. Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys (todas as formas), Dialga, Palkia, Giratina (ambas as formas), Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin (ambas as formas), Arceus, Victini, Reshiram, Zekrom, Kyurem, Keldeo, Meloetta (ambas as formas) e Genesect. Demais lendrios esto liberados.

As batalhas individuais, em dupla e no modo multi battle possuem dois nveis: normal e super. No nvel normal seus adversrios usaro apenas pokmons da 5 gerao. No nvel super os adversrios utilizam pokmons de todas as 5 geraes. Ao participar das batalhas, todos os seus pokmons sero colocados temporariamente no lv.50. Diferente das Battle Tower e Battle Frontier das verses anteriores, voc no ser eliminado caso empate com o adversrio tendo seus ltimos pokmons derrotados simultaneamente (numa mesma rodada). O Battle Subway tambm dispe de dois lderes (chefes do metr), similares aos crebros da fronteira, que aparecero para lutar com voc aps um certo nmero de batalhas. Porm, diferente das verses anteriores onde os "lderes" s apareciam no modo Single Battle, os chefes de metr podero aparecer tambm no modo Double Battle e Multi Battle. Ao chegar na estao de metr, voc estar numa sala circular que possui vrias entradas. Cada uma delas representa uma linha do metr: Linha verde: local das batalhas individuais (11) de nvel normal (Single Battle) Linha verde-escuro: local das batalhas individuais (11) de nvel super (Super Single Battle) Linha vermelha: local das batalhas em dupla (22) de nvel normal (Double Battle) Linha rosa: local das batalhas em dupla (22) de nvel super (Super Double Battle) Linha laranja: local de batalhas de 22 treinadores, de nvel normal (Multi Battle) Linha amarela: local de batalhas de 22 treinadores, de nvel super (Super Multi Battle) Linha azul-claro: local onde possvel batalhar com um amigo via Wi-Fi (Wi-Fi Battle) Linha marrom: local onde se encontra o trem que te leva para Anville Town, cidade acessada somente via metr As linhas do nvel super s estaro acessveis assim que voc derrotar o chefe de metr no nvel normal. Feito isso, voc poder rebatalhar com os chefes de metr no nvel super. Batalhas Individuais (Single Battle & Super Single Battle): As batalhas individuais so encontradas nas linhas verde e verde-escuro. Aqui, voc dever escolher 3 pokmons e ir derrotando os 3 pokmons dos treinadores que encontrar pelos vages, em batalhas de 11 pokmon. Aps passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitrias consecutivas), Ingo aparecer para voc na 21 batalha (sendo o ltimo treinador do 3 round).

Subway Boss Ingo usa:

Crustle lv.50

Klinklang lv.50

Garbodor lv.50 Aps passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitrias consecutivas), Ingo aparecer para voc na 49 batalha (sendo o ltimo treinador do 7 round).

Subway Boss Ingo usa:

Excadrill lv.50

Haxorus lv.50

Chandelure lv.50 Batalhas em Dupla (Double Battle & Super Double Battle): As batalhas em dupla so encontradas nas linhas vermelha e rosa. Aqui, voc dever

escolher 4 pokmons e ir derrotando os 4 pokmons dos treinadores que encontrar pelos vages, em batalhas de 22 pokmons. Aps passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitrias consecutivas), Emmet aparecer para voc na 21 batalha (sendo o ltimo treinador do 3 round).

Subway Boss Emmet usa:

Crustle lv.50

Klinklang lv.50

Garbodor lv.50

Durant lv.50 Aps passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitrias consecutivas), Emmet aparecer para voc na 49 batalha (sendo o ltimo treinador do 7 round).

Subway Boss Emmet usa:

Excadrill lv.50

Haxorus lv.50

Chandelure lv.50

Eelektross lv.50 Batalhas Multi (Multi Battle & Super Multi Battle): As batalhas multi so encontradas nas linhas amarela e laranja. Aqui, voc poder fazer batalhas ao lado de seu amigo via wireless ou infravermelho. Caso contrrio, voc poder batalhar ao lado do protagonista de sexo oposto ao seu. Se estiver jogando como menino, Hilda vir para fazer batalhas ao seu lado. Se estiver jogando como menina, Hilbert quem vir. Voc e seu amigo devero escolher 2 pokmons cada um e ir derrotando os 4 pokmons dos treinadores que encontrarem pelos vages, em batalhas de 22 pokmons. Se voc escolheu batalhar ao lado de Hilbert/Hilda, voc poder escolher 2 de seus pokmons para batalhar, enquanto Hilbert/Hilda pergunta se voc quer que ele(a) use pokmons ofensivos, defensivos ou balanceado. Escolha a estratgia de batalha que prefirir e o jogo sortear 2 pokmons quaisquer que Hilbert/Hilda ir usar. Vocs devero ir derrotando os treinadores da mesma forma.

Hilbert/Hilda podem usar dois destes pokmons: Pokmons escolhidos na estratgia ofensiva e balanceada:

Pokmons escolhidos na estratgia defensiva e balanceada:

Aps passar por 3 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 21 vitrias consecutivas), Ingo e Emmet aparecero para vocs na 21 batalha (sendo os ltimos treinadores do 3 round).

Subway Boss Ingo & Subway Boss Emmet usam:

Klinklang lv.50

Garbodor lv.50

Durant lv.50

Galvantula lv.50 Aps passar por 7 rounds de 7 batalhas consecutivas (totalizando 49 vitrias consecutivas), Ingo e Emmet aparecero para vocs na 49 batalha (sendo o ltimos treinadores do 7 round).

Subway Boss Ingo & Subway Boss Emmet usam:

Excadrill lv.50

Haxorus lv.50

Eelektross lv.50

Archeops lv.50 Batalhas Wi-Fi (Wi-Fi Battle): As batalhas de Wi-Fi so encontradas na linha azul-claro. Voc deve fazer conexo Wi-Fi para batalhar com outras pessoas no Battle Subway. Neste modo Ingo e Emmet no aparecem para batalhar. Aqui, voc dever escolher 3 pokmons e fazer batalhas de 11 pokmon. COISAS QUE VOC DEVE SABER Existem mais algumas coisinhas em Unova disponveis agora no fim do jogo que bom que voc tenha conhecimento:

- Caso voc tenha conseguido o item Liberty Pass via wi-fi, v at Castelia City e entre na primeira plataforma de barcos e entre no barco, ele ir te levar at a Liberty Garden. Enfrente alguns membros da Equipe Plasma l at encontrar Victini, no lv.15. Ele o primeiro lendrio acessvel no jogo ( possvel captur-lo antes mesmo de ter sua 3 insgnia), porm necessrio possuir o Liberty Pass para chegar at ele. o nico lendrio de evento capturvel no jogo (Keldeo, Melloetta e Genesect apenas so distribudos).

- Na Twist Mountain tem uma pessoa que lhe d um dos fsseis de Kanto, Hoenn e Sinnoh diariamente, voc pode reviv-los no museu de Nacrene, o pokmon fssil vir no lv.25. - No museu de Nacrene h um meteorito capaz de alternar as formas de Deoxys, basta ter um Deoxys em sua equipe e interagir com o meteorito. - possvel batalhar com alguns treinadores que voc trocou pokmons durante o jogo. Em Nacrene, se voc trocou Cottonee por Petilil ou Petilil por Cottonee, a treinadora ter evoludo o pokmon que voc trocou com ela e usar contra voc numa batalha. Em Driftveil, o treinador evoluiu o Minccino que voc havia trocado por Basculin e usar o Cinccino na batalha. - Se voc for at a casa de Drayden em Opelucid com um pokmon drago, Drayden/Iris poder ensinar o golpe Draco Meteor. - Caso voc tenha recebido Keldeo de algum evento, traga-o em sua equipe juntamente com Cobalion, Terrakion e Virizion e leve-os at o Moor of Icirrus. Chegando l, um homem vir e os lendrios sairo de suas pokbolas. Com isso, Keldeo poder aprender o golpe Secret Sword. - Caso voc tenha recebido Meloetta de algum evento, v at aquele beco de Castelia City e entre no bar. Fale com o cara do violo, ele tocar uma msica e Meloetta sair da pokbola. Com isso, Meloetta poder aprender o golpe Relic Song. Esse golpe, quando usado em batalha, muda a forma de Meloetta. - Caso voc tenha recebido Genesect de algum evento, siga at aquele local onde voc recebe o ovo de Larvesta, d a volta surfando nas correntezas at chegar ao P2 Laboratory. Se Genesect estiver em sua equipe, haver um cientista na casa daqui que batalhar com voc. Ele o criador de Genesect e dar a voc os Drive itens, que mudam o tipo do golpe Techno Blast de Genesect. Em Black ele d Burn e Shock Drive, em White, Douse e Chill Drive. OS TREINADORES MAIS FORTES DO JOGO Existem alguns treinadores bem fortes no jogo que podemos enfrentar. Como usam pokmons muito fortes, achei melhor deix-los no fim do detonado para voc ter um tempo de subir alguns levels. recomendvel ter pokmons em lv.80+ para essas batalhas. Todos eles possuem uma equipe de 6 pokmons e podem ser enfrentados mais de uma vez. A BATALHA COM BIANCA Dentre os treinadores mais fortes, Bianca a que possui os pokmons "mais fracos". Ela estar no laboratrio da Prof Juniper e aceitar batalhar com voc todos os sbados no finalzinho da tarde (o horrio exato ir depender da estao, pois no vero anoitece mais tarde e no inverno anoitece mais cedo, mas gira em torno das 18:00-20:00).

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Stoutlan d lv.63 Bianc a usa: Mushar na lv.63 na lv.63 d lv.63

Stoutlan

Stoutlan d lv.63

Mushar

Musharn a lv.63

Simisea r lv.63 r lv.63

Simipou

Simisage lv.63

Miensha o lv.63 o lv.63

Miensha

Miensha o lv.63

Chandel ure lv.63 ure lv.63

Chandel

Chandel ure lv.63

Samurot t lv.65

Serperior lv.65 lv.65

Emboar

A BATALHA COM CHEREN Cheren um pouco mais forte que Bianca. Antes de poder batalha com ele, voc deve ir encontr-lo na rota que fica esquerda de Nimbasa City. Foi neste lugar que voc e Cheren encontraram Alder pela primeira vez. Daqui por diante, Cheren resolver treinar na Victory Road. Use fly at o prdio da liga pokmon e saia pelo sul. No v derrapar pelo desfiladeiro, apenas entre na caverninha direita e Cheren estar aqui.

Se a sua escolha foi : Snivy Tepig Oshawott

Unfez ant lv.65

Unfez ant lv.65 nt lv.65

Unfeza

Cheren usa: d lv.65 Liepar Liepar d lv.65 d lv.65 Liepar

Simisa ge lv.65

Simise ar lv.65 ur lv.65

Simipo

Gigali th lv.65

Gigali th lv.65 h lv.65

Gigalit

Haxor us lv.65

Haxor us lv.65 s lv.65

Haxoru

Emboa r lv.67 ott lv.67

Samur

Serperio r lv.67

A BATALHA COM CYNTHIA Se recorda de quando estivemos em Undella Town e pedi para deixar para batalhar com Cynthia depois? Agora uma boa hora de enfrent-la. Para quem no lembra, a campe de Sinnoh se encontra na casa esquerda do PokCenter. Aps a primeira batalha, voc pode vir batalhar novamente com ela uma vez por dia, nos meses de primavera e vero.

Algumas lderes de ginsio e membros da elite 4 mulheres viro visitar Cynthia de vez em quando.

Cynthia usa:

Spiritomb lv.75

Eelektross lv.75

Milotic lv.75

Braviary lv.75

Lucario lv.75

Garchomp lv.77 A BATALHA COM MORIMOTO Huh, quem esse cara? Este personagem foi baseado numa pessoa da vida real, Shigeki Morimoto, um dos desenvolvedores dos games da Gamefreak. Para chegar at ele, voe at Castelia City e entre na rua direita do Centro Pokmon. Entre no prdio da GameFreak que existe do lado direito desta rua. Suba no elevador e ele estar entre as pessoas desse andar. Voc poder batalhar com ele uma vez por dia. Haver uma pessoa aqui tambm que muda a msica de fundo para o tema da Equipe Rocket, caso queira ouvir.

Morimoto usa:

Liepard lv.75

Simisage lv.75

Simisear lv.75

Simipour lv.75

Swoobat lv.75

Zebstraika lv.77 A BATALHA FINAL: DERRUBANDO A ELITE 4 Por fim vamos ao retorno da elite 4. Voe de volta ao prdio da liga pokmon e prepare-se para as batalhas sucessivas. Os membros da elite agora dispem de alguns pokmons que no so nativos de Unova, alm de, claro, estarem mais fortes.

Shauntal usa:

Grimsl ey usa:

Caitlin usa:

Marshal usa:

Cofagri gus lv.71 rpedo lv.71

Sha lv.71

Reuniclus m lv.71

Breloo

Golurk lv.71 fty lv.71

Scra lv.71

Sigilyph lv.71

Throh

Froslass lv.71 pard lv.71

Lie lv.71

Bronzong lv.71

Sawk

Drifbli m lv.71 pion lv.71

Dra lv.71

Musharna oak lv.71

Toxicr

Jellicent lv.71 okodile lv.71

Kro lv.71

Gothitelle hao lv.71

Miens

Chandel ure lv.73

Bisharp lv.73

Metag ross lv.73 keldurr lv.73

Con

Shauntal, embora treine fantasmas, conseguiu formar um time com pokmons de gua, fogo, gelo, terra e voador, graas entrada de Froslass e Drifblim. Tenha um time equilibrado para enfrent-la. Um golpe eltrico para Sharpedo e do tipo terra para Drapion podem ajudar a derrotar os novos pokmons de Grimsley. O Metagross e o Bronzong de

Caitlin so parte tipo metlicos, prefervel um tipo fogo contra eles, evite os lutadores. Quanto a Marshal, ele ganhou Breloom que tem dupla fraqueza a voador, alm de Toxicroak, com dupla fraqueza a psquico, no deve ser muito difcil derrotar os novos pokmons dele. Aps derrot-los, siga at a esttua da sala principal e desa at a sala de Alder. Da outra vez que estivemos aqui no pudemos enfrent-lo pois N havia o derrotado e destrudo o local. Porm agora ele est disponvel para batalha!

Alder usa:

Accelgor lv.75

Bouffalant lv.75

Druddigon lv.75

Vanilluxe lv.75

Escavalier lv.75

Volcarona lv.77 Trs dos pokmons de Alder so insetos, mas no se deixe enganar por eles. Os outros trs so pokmons que Drayden/Iris, N e Ghetsis j usaram contra voc antes, j deve saber como derrot-los. No o subestime, ele possui pokmons to fortes quanto aos de

Cynthia e Morimoto. Assim que conseguir derrot-lo finalmente se tornar o campeo e seus pokmons sero colocados no Hall of Fame. Parabns, voc conseguiu completar o jogo! Agora j no h muitas coisas para fazer caso j tenha visitado todos os lugares do jogo. Fique sempre atento quando houver eventos que distribuem pokmons e seja um grande jogador, pois agora temos 649 pokmons para nos divertir!

Vous aimerez peut-être aussi