Vous êtes sur la page 1sur 35

1

CURSO AUTOCAD 2009


CONTEDO AUTOCAD MDULO 2D
PROFESSORA: RENALLY RODRIGUES CARGA HORRIA: 36 HORAS

AULAS 01 E 02 (4 horas) Histria do AutoCAD / Apresentao da interface do programa / Teclas de funes / Menus / Comandos Iniciais de desenho e modificao AULAS 03 E 04 (4 horas) Exerccio 01 Bandeiras -- Comandos bsicos e intermedirios de desenho e modificao / Introduo a Layers / Insero hachuras AULAS 05 E 06 (4 horas) Exerccio 02 Alfabeto -- Comandos bsicos e intermedirios de desenho e modificao / Layers AULA 07 E 08 (4 horas) Exerccio 02 Alfabeto -- Criao e edio de polilinhas / Hachuras / Criao e edio de blocos (Blocks e Block Editor) AULA 09 (2 horas) Exerccio 03 Caleidoscpio Cpias mltiplas (Array) circulares AULA 10 (2 horas) Exerccio 04 Painis cermica Cpias mltiplas (Array) retangulares AULA 11 (2 horas) Exerccio 05 Desenho Planta Baixa Fcil / Gerenciamento de Layers / Criao de Textos AULA 12 (2 horas) Criao e Formatao de Cotas (Dimensions) AULA 13 (2 horas) Criao de Tabelas de Plotagem (Plot Styles) e Impresso em escala (Print / Zoom Scale) AULAS 14 E 15 (4 horas) Exerccio 06 Planta Baixa Residncia Desenhos com layers, cotas, hachuras, textos, reas e blocos AULA 16 E 17 (4 horas) Exerccio 06 Planta Baixa Residncia -- Desenhos com layers, cotas, hachuras, textos, reas e blocos AULA 18 (2 horas) Formatao de pranchas / Tabelas de Plotagem (Plot Styles) / Impresso em escala (Print / Zoom Scale)
Professora: Renally Rodrigues e-mail: renallyr@gmail.com

INTRODUO AO AUTOCAD
O que o AutoCAD? O AutoCAD um software de CADD (Computer Aided Draft and Design - Desenho e Projeto Auxiliado por Computador - ou somente CAD). A AutoDesk Inc. apresentou a Verso 1.0 do AutoCAD na COMDEX em Las Vegas em novembro de 1982. Por sua arquitetura aberta, torna-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de aplicativos por terceiros, permitindo a utilizao em praticamente qualquer rea de desenho e projeto, tanto como engenharia, arquitetura, agrimensura, indstria, cientfico, design ou qualquer outra aplicao que necessite de desenho e projeto auxiliado por computador. Um pouco da histria do AutoCAD O desenho e projeto auxiliado por computador tiveram incio com a indstria aeroespacial e automobilstica, nos fins da dcada de 60. At ento, os projetos eram limitados a desenhos manuais, sujeitos a impreciso humana. Com a evoluo dos computadores, sistemas complexos de CAD eram desenvolvidos, mas limitados s grandes empresas. Com o advento dos computadores PCs, uma revoluo teve incio, basicamente pelo baixo custo dos equipamentos, e muitas opes de programas. Um destes programas o AutoCAD, criado pela AutoDesk Inc., nos EUA. Inicialmente o programa era destinado a desenhos mecnicos. Devido a sua arquitetura aberta, logo se tornou um padro para desenvolvedores de sistemas, contando hoje com milhares de desenvolvedores por todo o mundo. Carregando o AutoCAD Ligue o computador, e dentro do Windows, escolha no menu INICIAR a opo PROGRAMAS e depois a opo AutoDesk /AutoCAD e depois o cone do programa (tambm est escrito AutoCAD), e d um click com o boto esquerdo do mouse, iniciando o programa (tambm se pode utilizar o duplo clique no atalho que est sobre a rea de Trabalho).

CONE DO AUTOCAD 2009

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

INTERFACE DO AutoCAD 2009

Menu Browser -- o menu superior esquerdo, que contm todos os menus principais para acessar comandos do AutoCAD (File, Edit, View, Insert, Draw... entre outros). Tabs So as categorias onde esto localizadas as barras de ferramentas. Ribbon Na verso 2009, corresponde a uma fita onde se localizam as barras de ferramentas e corresponde os comandos, de acordo com as categorias dos Tabs. Eixos -- cone UCS (Universal Coordinate System) Sistema Universal de Coordenadas -System) Utilizado para mostrar as coordenadas e os eixos de trabalho: X, Y e Z. rea grfica -- a rea a ser utilizada para visualizar e utilizar todos os comandos de construo e modificaes de um desenho. Esta rea tem dimenses infinitas infinitas. Cursor de tela -- Permite mostrar a posio exata em que voc se encontra dentro da rea grfica. Pode assumir outras formas quando selecionamos um objeto. Linha de comando -- a rea que mostra qual o comando que est sendo utilizado e as informaes que este comando nos pede. Quando seu status COMMAND: (sem nada escrito na frente) significa que no h nenhum comando ativo, que o AutoCAD est esperando por um comando.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

4 Contador de Coordenadas -- o valor numrico da posio do cursor na rea grfica. composto de trs valores: X, Y e Z, sendo que neste curso, assumiremos a terceira dimenso (Z) como sendo igual a zero, uma vez que estamos trabalhando com o AutoCAD em duas dimenses (2D). Teclas de funo Com vrias categorias disponveis, essas teclas facilitam o desenho no AutoCAD em duas ou trs dimenses, marcando tabulaes, mostrando malhas como em um papel milimetrado, marcando ngulos, alinhando o cursor do mouse em coordenadas X e Y, deixando acessveis os pontos de preciso no desenho, entre outros. Para ajustar qualquer uma dessas configuraes, basta clicar com o boto direito do mouse sobre a funo que deseja, e logo em seguida escolher a opo Settings (configuraes). Ver Botes de funes auxiliares. Espao de MODELAGEM / IMPRESSO (Model / Paper Layout) -- O AutoCAD dividido em dois ambientes de trabalho: o MODEL space, que permite a construo e edio do desenho, correspondente rea grfica e o PAPER space, ou Layout , que permite a criao dos Layouts de impresso, configurao do papel, escalas, etc. cones de atalho -- So os botes das barras de ferramentas, que facilitam a criao e modificao dos desenhos no CAD, uma vez que nos poupam de digitar um comando na linha de comando ou entrarmos no menu de barras para ativ-lo. Dynamic Input Interface similar linha de comando, s que mostrada dentro da rea grfica, prximo ao cursor. Pode ser usada para substituir a linha de comando quando esta for desativada, mantendo a ateno do usurio dentro da rea de trabalho. MOUSE -- Boto esquerdo -- ativa comandos e seleciona objetos / Boto direito mesma funo do ENTER e abre menus secundrios /Boto de rolagem Permite Zoom IN (para frente); Zoom OUT (para trs) e Pan (move a tela, com um clique e arrastando o mouse pela rea grfica).

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

DENTRO DO MENU BROWSER

O menu BROWSER formado por vrias menus, cada uma deles contendo comandos do AutoCAD. Os menus existentes no BROWSER e suas funes so: File dentro dele existem os comandos para criar, fechar, importar e exportar arquivos. Possui tambm os comandos para imprimir desenhos e para configurar a impresso. Edit Possui comandos de edio e tabulao dos desenhos, assim como copiar e colar com pontos de referncia, que veremos posteriormente. View Possui os comandos de visualizao do desenho, de zoom, de perspectivas, de renderizao, entre outros. Insert possui comandos de insero de entidades do AutoCAD ou de objetos criados em outros softwares. Format Configura parmetros de comandos do AutoCAD, como estilos de pontos, camadas, texto, estilo de linhas, estilo de cotas, entre outros.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

6 Tools possui ferramentas do AutoCAD, como medidores de reas, distncias, editor de blocos, entre outros. Draw Possui comandos para desenhar as mais variadas formas, como linhas, elipses, retngulos, crculos, tabelas, pontos, hachuras, regies, contornos, etc. no AutoCAD. Dimension possui variados comandos de dimensionamento (criao de cotas) linear, angular, circular, com pontos de referncia, cotas rpidas, entre outros. Modify possui comandos que modificam as entidades existentes. Tambm controlam a edio de slidos. Window alterna entre janelas (arquivos) dentro do AutoCAD, posiciona as janelas destes arquivos de acordo com a necessidade de visualizao do usurio. Help o menu de ajuda do AutoCAD. Encontra-se em ingls.

ALTERNANDO ENTRE INTERFACES E CONFIGURANDO BARRAS DE FERRAMENTAS


WORKSPACE SWITCHING (WORKSPACE) Voc pode alternar entre interfaces dentro do AutoCad 2009. Para isto basta clicar no boto acima e escolher a opo AutoCAD Classic. As barras de ferramentas nesta opo vo aparecer na vertical e horizontal, da maneira clssica. Para adicionar ou retirar da visualizao qualquer barra de ferramentas, clique com o boto direito do mouse sobre qualquer uma das barras dispostas nas laterais da tela. Em seguida, ative ou desative-as clicando sobre seu nome.

MUDANDO AS CONFIGURAES DA REA DE TRABALHO


Para alterar configuraes do AutoCad, digite o comando OPTIONS (OP) e em seguida escolha a barra Drafting e depois acesse o boto Colors. Para deixar a rea grfica do AutoCad com a cor clssica (preto), marque 2D model space / Uniform background / Black.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

BOTES DE FUNES AUXILIARES (localizados abaixo da linha de comando)


CONE DESCRIO / AO CONTADOR DE COORDENADAS Mostra a posio exata do cursor na rea grfica, em coordenadas (X, Y, Z). SNAP (F9) ativa e desativa a tabulao da movimentao do cursor na tela. Ao digitar SNAP, voc define a tabulao. GRID (F7) Ativa e desativa uma grade pontilhada para ser utilizada como referncia ao desenhar. Ao digitar GRID voc define o espaamento dessa grade. ORTHO (F8) Ativa e desativa as coordenadas ortogonais para facilitar o desenho de objetos e sua movimentao. POLAR (F10) Ativa e desativa as coordenadas polares para facilitar o desenho de objetos e sua movimentao. OSNAP (F3) Ativa e desativa os pontos de preciso do desenho. Ao digitar OSNAP, voc define os pontos de preciso que sero mostrados na rea grfica. OTRACK (F11) Ativa e desativa o Object Snap Tracking, mostrando uma linha pontilhada de referncia com pontos ou ngulos de acordo com outras entidades. DUCS (F6) ativa e desativa o Dynamic UCS (eixos do sistema de coordenadas universal , com X,Y,Z). digitando UCS voc pode alterar os eixos de coordenadas. DYN (F12) ativa e desativa o Dynamic Input, que funciona como linha de comandos dentro da rea grfica. LWT -- ativa e desativa o Line Weight, que mostra a espessura de linhas de acordo com as camadas na rea grfica. QUICK PROPERTIES ativa e desativa uma caixa de dilogo contendo as propriedades dos objetos selecionados. OU MODEL / PAPER alterna entre os dois ambientes. MODEL o ambiente onde criamos o desenho e o PAPER o ambiente onde visualizamos e configuramos a impresso do desenho. QUICK VIEW LAYOUTS permite a visualizao rpida de todos os layouts existentes no desenho. QUICK VIEW DRAWINGS permite a visualizao rpida de todos os desenhos abertos no AutoCAD.

OU

OU

OU

OU

OU

OU

OU

OU

OU

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

8 PAN permite a visualizao e movimentao na rea grfica. ZOOM permite ampliar ou diminuir o Zoom dentro da rea grfica. STERING WHEEL mais utilizado para modelos em 3D, permite a visualizao das vistas (lateral, frontal, vista de topo, etc.). WORKSPACES permite alternar entre as de reas de trabalho (AutoCAD Classic, 3D Modeling e 2D Drafting and Annotation)

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

BARRA DRAW (DESENHO)

LINE (L) Cria segmentos contnuos de linhas retas, que so entidades individuais e podem ser editadas separadamente. Para a criao de uma linha, basta inserir seu comando (Line ou L) e clicar num ponto de incio. Logo em seguida clique num ponto final ou digite ou valor do comprimento da linha, apontando o mouse na direo desejada (horizontal, vertical ou angular). As linhas so criadas consecutivamente quando voc continua clicando em mais pontos ou digitando valores para o comprimento das mesmas. Para sair do comando use a tecla ESC (isso serve para todos os comandos do AutoCAD).

ARC (A) Cria arcos a partir de trs pontos: incio, centro e fim. Existem outras maneiras de desenhar um arco, escolhendo os pontos que serviro de parmetro para o desenho: incio, final, tangente, direo, raio, comprimento do arco, entre outros valores. Para alterar a forma de criar um arco, clique na setinha para baixo ao lado do cone de ARC e escolha outra opo.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

10

POLYGON (POL) Cria polgonos, indicando o nmero de lados e se eles so inscritos ou circunscritos num determinado raio de circunferncia. Para criar um polgono, digite o comando ou clique no cone correspondente e logo em seguida indique quantos lados o polgono ter. O prximo passo indicar o centro do polgono, depois definir se ele inscrito (figura da esquerda) ou circunscrito (figura da direita) num crculo. O ltimo passo indicar qual o valor do raio dessa circunferncia.

RECTANGLE (REC) Cria retngulos. Existem vrias formas de criar um retngulo, uma delas clicando num ponto inicial e logo em seguida num ponto final. A direo em que voc apontou o mouse vai indicar a posio do retngulo na sua rea grfica. Outra forma de criar retngulos clicando num ponto inicial (isso no muda em nenhuma das opes) e logo em seguida escolhendo Dimensions (D), na opo mostrada pela linha de comando. A primeira dimenso a ser inserida o valor do retngulo no eixo de X (horizontal). A segunda dimenso o valor no eixo de Y (vertical). Para finalizar o retngulo necessrio clicar numa posio escolhida em relao ao ponto inicial (so quatro quadrantes: superior esquerdo e direito, inferior esquerdo e direito).

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

11

CIRCLE (C) Cria crculos. Existem vrias formas de criar um crculo. Vamos aprender a cri-lo definindo um raio ou um dimetro. O primeiro clique j dentro do comando do crculo para definir o centro deste. Depois, pela definio padro voc vai indicar o valor do raio ou Radius e finalizar com Enter. Se desejar, voc pode escolher a opo do Diameter (D) dentro da linha de comando, indicar seu valor e confirmar com um Enter.

ELLIPSE (EL) Cria elipses. Existem vrias formas de criar uma elipse. Vamos aprender a cri-la definindo o seu centro e os valores nos eixos X e Y. O primeiro clique j dentro do comando de elipse para definir o centro deste, ativando a opo Center (C ). Depois, voc vai indicar a distncia do centro at tangenciar a elipse no eixo de X, e posteriormente a distncia do centro at tangenciar o arco da elipse no eixo de Y e finalizar com Enter.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

12

POINT (PO) Cria pontos. Para desenh-los, basta acessar o comando e clicar no local onde voc quer inserir o ponto. Para formatar o estilo de ponto, acesse o menu Format e escolha a opo Point Style (ou digite na linha de comando DDPTYPE). Escolha o tipo de marcao de ponto que voc deseja ver na rea grfica e ajuste seu tamanho em relao tela (Set size relative to Screen) ou seu tamanho em unidades absolutas (Absolute Units). Finalize com OK.

HATCH (H) Cria hachuras, que so padres de preenchimento j prontos dentro do AutoCAD. Para fazer uma hachura necessrio ter um contorno fechado, do contrrio o AutoCAD no reconhece a rea a ser hachurada. Selecione um ponto interno dentro do contorno que deseja hachurar, ou um objeto de contornos fechados e escolha o tipo de hachura, a cor da mesma, altere sua escala, mude sua origem, sua posio em relao ao contorno, entre outras opes disponveis. Para editar uma hachura basta clicar sobre ela duas vezes. Dentro da janela de hachuras tambm possvel criar Gradients (GR) ou degrads com as mais variadas cores e posies.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

13

Caixa de dilogo das hachuras e gradientes, onde possvel configurar o padro, a cor, a escala, a angulao, a origem, entre outros dados.

MULTILINE TEXT (MT) Cria textos com vrias linhas dentro de um retngulo definido como caixa de texto, e podem ser formatados em fonte, tamanho, pargrafo, marcadores, cores, entre outros. Para finalizar o texto, clique em OK. Para formatar o texto, clique duas vezes sobre o mesmo.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

14

BARRA MODIFY (MODIFICAO)

ERASE (E) Deleta entidades selecionadas ou pede para voc selecion-las, finalizando com Enter. Voc tambm pode deletar as entidades selecionando-as anteriormente e acessando a tecla DELETE.

COPY (C ) Copia entidades selecionadas anteriormente ou pede para que voc selecione-as e confirme com um Enter. Para copiar entidades, necessrio que voc indique um ponto de origem ou Base Point e depois um ponto de destino, ou digite o valor da distncia entre o ponto de origem e o ponto de destino.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

15

MIRROR (MI) Espelha entidades a partir de uma linha de eixo em qualquer direo. Selecione as entidades , confirmando com um enter e especifique o primeiro e segundo pontos da linha que vai servir de eixo para o espelhamento (horizontal, vertical ou inclinado). O AutoCad ir perguntar se voc deseja deletar o objeto fonte e voc deve responder a esta questo com Yes ou No para que o comando seja completado.

OFFSET (O) Cria cpias paralelas. Ao digitar o comando, especifique a distncia entre as cpias paralelas e selecione o objeto que deseja copiar. Logo em seguida indique para que direo voc deseja que ele crie a cpia paralela (para cima, para baixo, esquerda ou direita). Ele continua com o comando e distancias ativos at que voc saia do comando de OFFSET com ESC ou pressione ENTER.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

16

ARRAY (AR) Faz cpias mltiplas em matriz (RECTANGULAR ARRAY) ou circulares (POLAR ARRAY). Selecione os objetos, no ARRAY Retangular voc deve indicar o nmero de linhas e de colunas, o espaamento entre eles e ver a pr-visualizao em PREVIEW. Se concordar com os dados fornecidos, clique em OK. Do contrrio, ajuste-os e faa outra pr-visualizao. No ARRAY Circular ou Polar, selecione os objetos, marque no desenho o ponto que vai servir de eixo para a rotao em PICK CENTER POINT, escolha o mtodo em METHOD (ex.: nmero total de itens e ngulo a preencher), indique os valores de acordo com a opo que voc escolheu e verifique se a opo ROTATE ITEMS AS COPIED est ativa (ela permite que os cones sejam copiados e rotacionados ao mesmo tempo) e faa uma pr-visualizao ou Preview, finalizando com OK.

MOVE (M) Move entidades selecionadas entre um ponto de origem (BASE POINT) e um ponto de destino ou um valor numrico e direo para a movimentao. Semelhante ao comando COPY.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

17

ROTATE (RO) Rotaciona entidades selecionadas. necessrio especificar um ponto que vai servir de eixo para a rotao (BASE POINT) e logo em seguida um ngulo para a rotao, digitando o valor numrico ou apontando a direo com o cursor do mouse.

SCALE (SC) Altera a escala dos objetos. Para escalonar uma entidade selecionada, clique num ponto de referncia (BASE POINT) e indique o fator de escala. Ex.: 0.5 para a metade do valor original, 2.5 para duas vezes e meia o valor original, 0.10 para um dcimo do tamanho do valor original, etc. STRETCH (S) Estica extremidades de entidades. Para usar o Stretch, selecione somente as extremidades que deseja esticar, e em seguida indique um ponto de origem (BASE POINT) e um ponto de destino ou um valor numrico para a distncia a ser esticada. EXTEND (EX) Estende uma entidade. Para usar o Extend, selecione com o mouse at onde voc deseja que as entidades sejam estendidas (limite) ou d mais um Enter para que o AutoCad selecione tudo para voc. Em seguida, clique apenas nas entidades que voc deseja estender at aquele limite pr-definido. TRIM (TR) Apara arestas nas entidades. Para utilizar o Trim, selecione com o mouse a rea a ser aparada ou d mais um Enter para que o AutoCad selecione tudo para voc. Em seguida, clique apenas nas entidades que voc deseja aparar at aquela rea pr-selecionada.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

18

CHANFER (CHA) Cria cantos chanfrados no encontro de entidades. Para utilizar o Chanfer, selecione se quer fazer o chanfrado baseado nas distncias (Distance) dos eixos X e Y, respectivamente, ou se quer fazer o chanfrado baseado na angulao (Angle), fornecendo assim os dados necessrios e finalizando com Enter.

FILLET (F) Cria cantos arredondados nas entidades selecionadas, a partir de um raio para a circunferncia. Para utilizar o Fillet, indique o raio da circunferncia (Radius) e em seguida selecione as extremidades das arestas dos objetos que deseja arredondar.

EXPLODE (X) Explode entidades selecionadas, separando suas arestas ou curvas em entidades independentes.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

19

BARRA INQUIRY (INQUISITOR)

DISTANCE / DIST (DI) Verifica as distncias linear e angular entre dois pontos especificados. AREA (AA) Calcula a rea e informa permetro de entidades. Voc pode especificar um contorno com o mouse clicando em pontos distintos na tela, at fechar a figura ou simplesmente escolher a opo Object e clicar sobre o objeto selecionado (este objeto tem que ter um contorno fechado).

BARRA LAYERS (CAMADAS)

As camadas so criadas para um melhor gerenciamento do desenho, permitindo a visualizao, bloqueio, impresso de determinadas hierarquias no modelo. LAYER (LA) Abre o menu de gerenciamento de camadas, permitindo criar uma nova camada (NEW LAYER), deletar uma camada existente (DELETE LAYER), tornar uma camada ativa (CURRENT LAYER), alterar as cores (COLOR), tipo de linha (LINETYPE), espessura de linha (LINE WEIGHT), cor na impresso (PLOT STYLE) e se esta camada vai ser impressa ou no (PLOT). Este menu de Layer no AutoCad 2009 possui alteraes imediatas, no sendo necessrio clicar num boto de OK para validar suas configuraes. Existem outros comandos para gerenciar camadas, mas veremos mais detalhadamente em aula, utilizando exerccios especficos. Para visualizar os layers existe uma janela que pode ser aberta e onde voc pode escolher o layer no qual vai desenhar cada etapa do projeto.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

20

BLOCKS (BLOCOS)
Os blocos so figuras j prontas, em duas ou trs dimenses, que podem ser inseridas pelo usurio, diminuindo o tempo gasto na criao e edio dos mesmos. Existem blocos com desenhos de mobilirio, circuitos eltricos, vegetao, e os mais variados tipos de objetos.

BLOCK (B) Cria blocos a partis de entidades contidas no seu desenho. Para criar um bloco, digite Block e observe a janela de criao de blocos. Selecione as entidades que se tornaro o bloco, indique um nome do bloco e o ponto de base (BASE POINT), que o ponto a partir do qual ele ser inserido na sua rea de trabalho. Marque a opo Convert to Block para converter as entidades selecionadas no bloco, certifique-se de que ele est sendo criado na unidade correta (Milimeters) e marque a opo Allow Exploding para permitir a exploso posterior do bloco, caso seja necessrio. Finalize com OK.

BEDIT (BE) o editor de blocos, que permite selecionar qualquer bloco existente no desenho e edit-lo, modificando suas caractersticas, tamanho, layers, pontos de insero (BASE POINT), ETC. possvel salvar essas modificaes por cima do bloco existente, com a opo SAVE BLOCK DEFINITION ou salv-lo como um bloco novo, diferente do que j existe no desenho, com a opo SAVE BLOCK AS.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

21

INSERT (I) Insere blocos no seu desenho a partir de uma lista de blocos existentes ou pesquisando outros blocos salvos em seu computador, com a opo BROWSE. Indique o bloco a ser inserido e seu fator de escala (se deseja manter o tamanho original, deixe o nmero 1 indicado em coordenadas de X e de Y ou altere o fator de escala para a insero do bloco). O bloco ser inserido a partir do BASE POINT definido no momento de criao do bloco ou em sua edio no Editor de Blocos (BLOCK EDITOR ou BEDIT).

DCENTER (DC ou CTRL+2) o Design Center, ou centro de design, de onde voc pode ver e carregar em seu desenho blocos, estilos de texto, estilos de cotas, hachuras, layers e tipos de linhas de qualquer outro desenho salvo em seu computador, sem precisar abrir arquivos e fazer os comandos de copiar /colar (CTRL+C / CTRL+V). Ao abrir o Design Center, examine a pasta que contm o arquivo do qual voc deseja importar informaes e em seguida escolha a categoria da informao que voc deseja importar. Clique duas vezes com o mouse sobre a informao ou bloco a ser importado e o AutoCAD carregar esta entidade direto no seu modelo.

No caso dos blocos, ele abrir a janela do comando INSERT, para que voc configure unidades e fatores de escala antes de inserir o Bloco.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

22

BARRA DIMENSION (COTAS)

Cotas so os valores numricos para as distncias entre pontos do projeto. Vamos aprender a criar e configurar um estilo de cota com o comando DimStyle (DST). DIMSTYLE (DST) Cria novos estilos, ativa o estilo corrente (ativo), modifica estilos, configura atualizaes nos estilos correntes (ativos) e compara estilos de cotas. As cotas (dimensions) tm vrios elementos distintos:

Dimension text uma linha de texto que geralmente indica o valor numrico da cota. Ela tambm pode incluir prefixos, sufixos e tolerncias. Dimension line -- indica a direo e a extenso da dimenso (cota). Nas cotas angulares, a linha de dimenso representada por um arco. Arrowheads tambm conhecidos como smbolos de finalizao. So mostrados no final de cada extremidade das dimension lines. Voc pode escolher entre diferentes tamanhos e formas para represent-los. Extension lines tambm chamadas de linhas de projeo, so perpendiculares s dimension lines. Se extendem do ponto clicado at a dimension line. Center mark representado por uma pequena cruz que marca o centro dos crculos e arcos. Centerlines so linhas cortadas que marcam o centro dos crculos e arcos. LINE tab Dimension Lines (linhas de cota) A partir da aba de modificadores de linhas, voc pode configurar as cores (color), tipo de linha (linetype), espessura da linha (lineweight), entre outros.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

23 Extend beyond ticks especifica qual o tamanho da extenso das linhas de cota (dimension lines) que deve ultrapassar as marcas de finalizao (arrowheads).

Baseline spacing configura o espaamento entre as linhas de cota (dimension lines) quando se utiliza a opo baseline dimension.

Supress suprime ou mostra a primeira (1) e/ou a segunda (2) linha de cota (dimension lines).

Extension lines (linhas de extenso) Configura as cores (color), tipo de linha (linetype ext 1 e linetype ext 2), espessura da linha (lineweight), entre outros. Supress suprime ou mostra a primeira e/ou a segunda linhas de extenso.

Extend beyond dimlines especifica a distncia a ser extendida acima da linha de cota (dimline).

Offset from origin configura o valor do offset do ponto clicado para o incio das linhas de extenso (extension lines).

Fixed lenght extension lines permite configurar um cumprimento fixo para as linhas de extenso (extension lines). Lenght configura o cumprimento total das linhas de extenso (Extension lines) a partir da linha de cota (dimension lines) at o ponto de origem da cota.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

24

SYMBOLS AND ARROWS tab Configura o formato e a disposio das marcas de finalizao (arrowheads), marcas de centro (center marks), smbolos de cumprimento do arco (arc lenght), entre outros. Arrowhead (marcas de finalizao) First e second configura o tipo de marca de finalizao (arrowheads) para a primeira e a segunda extremidades da linha de cota (dimline). Leader configura o tipo de marca de finalizao (arrowheads) para a cota com o leader. Arrow size configura o tamanho das marcas de finalizao (arrowheads). Center marks (marcas de centro) Controla a aparncia das marcas de centro e das linhas de marca de centro para cotas em raio, dimetro ou em arcos. None no cria marcas de centro (centermarks) ou linhas de centro (centerlines). O valor configurado 0. Mark cria uma marca de centro (centermark) e configura o tamanho desta marca com um valor positivo. Line cria uma linha de centro (centerline) e configura o tamanho desta linha com um valor negativo. Size configura o tamanho das marcas de centro (centermarks) e das linhas de centro (centerlines).

TEXT tab Configura o tamanho e o formato do texto de cota (dimension text). Text Appearance (aparncia do texto) Text Style configura o estilo do texto (fonte) da cota. Para configurar outras opes, acione o boto [ ... ] ao lado da janela. Text Color configura a cor do texto de cota (dimension text). Fill Color configura o texto da cota para aparecer com um preenchimento colorido ao fundo.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

25 Text Height configura o tamanho do texto da cota (dimension text). Quando for utilizado o boto [ ... ], certifique-se que o text height l 0. Draw Frame Around Text desenha uma moldura ao redor do texto da cota. Text Placement (posicionamento do texto) Vertical controla o alinhamento vertical do texto em relao linha de cota (dimline). As opes so: Centered / Above / Outside / JIS sigla para padro industrial japons.

Horizontal controla o alinhamento horizontal do texto, atravs da linha de cota (dimline), em relao s linhas de extenso (extension lines). As opes so : Centered / At Extension Line 1 / At Extension Line 2 / Over Extension Line 1 / Over Extension Line 2.

Offset from Dimline configura a distncia do offset entre a linha de cota e o texto da cota, quando este est centralizado entre as linhas de cota (dimlines).

Text Alignment (alinhamento do texto) Horizontal posiciona todos os textos de cota na posio horizontal. Aligned alinha o texto da cota (dimtext) de acordo com a linha de cota (dimline).

FIT tab Fit options controla o posicionamento do texto e das marcas de finalizao (arrowheads) baseado no espao disponvel entre as linhas de extenso (extension lines). Always keep text between extension lines esta opo manter sempre o texto entre as linhas de extenso (recomendvel).

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

26 Text Placement (posicionamento do texto)

Beside the dimension line ao lado da linha de cota

Over the dimension line with leader acima da linha de cota, com leader

Over the dimension line without leader acima da linha de cota, sem leader

PRIMARY UNITS tab Linear dimensions (cotas lineares) Unit Format configura formato da unidade (Decimal). Precision configura o nmero de casas decimais aps o separador decimal (2). Decimal Separator configura o separador decimal (vrgula). Round Off configura o arredondamento a cada valor especificado no campo (0). Prefix e Suffix configura os formatos do prefixo ou sufixo para os textos das cotas.

prefixo

sufixo

Zero Supression configura a supresso de zeros, onde Leading o zero antes do separador decimal e Trailing o zero depois do separador decimal. Angular dimensions (cotas angulares) Configura os mesmos parmetros, s que para as cotas em ngulos.

ALTERNATE UNITS tab Configura e mostra unidades alternativas, como as medidas em metros e em polegadas. No ser utilizado neste mdulo.

TOLERANCES tab Configura o formato das tolerncias do texto da cota. No ser visto neste mdulo.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

27

DIMLINEAR (DLI) Cria cotas lineares (eixos X e Y) em relao a dois pontos selecionados.

DIMALIGNED (DAL) Cria cotas diagonais, alinhadas em relao a dois pontos selecionados.

DIMARC (DAR) Cria cotas de comprimentos de arcos.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

28

DIMORDINATE (DOR) Cria cotas de pontos em relao s coordenadas do plano cartesiano, nos eixos X e Y.

DIMRADIUS (DRA) Cria cotas de raio em arcos ou crculos.

DIMDIAMETER (DDI) Cria cotas de dimetro em arcos ou drculos.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

29

DIMANGULAR (DAN) Cria cotas de ngulos entre entidades selecionadas.

DIMBASE (DBA) Cria cotas em relao a um ponto de base.

DIMCONTINUE (DCO) Cria cotas contnuas, a partir da ltima cota criada ou qualquer outra cota.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

30

QDIM Cria cotas rpidas de entidades selecionadas, nos eixos de X ou de Y.

PLOT (IMPRESSO DE DESENHOS)


PLOT Abre a janela de configuraes de impresso, onde voc pode ajustar a impressora, o tamanho e a orientao do papel, o que deseja plotar, unidades, escala, nmero de cpias, estilo de plotagem, entre outros. O comando PLOT permite a impresso dos arquivos gerados no ambiente de trabalho Model. Para visualizar ou configurar a pgina a ser impressa, necessrio alterar o ambiente de trabalho para o Paper, dando um clique na aba Layout.

Model/Layout O AutoCAD ir mostrar uma folha de papel com uma janela de visualizao (Viewport). Dando dois cliques dentro da janela, voc alterna para o ambiente Model, s que dentro do ambiente de Layout, o que permite a modificao do desenho criado e o ajuste da escala. Clique com o boto direito do mouse sobre a aba Layout e escolha a opo Page Setup Manager (Gerenciador das configuraes da pgina). Aparecer uma nova janela, onde voc deve escolher o Layout desejado e clicar em Modify para alterar as configuraes da pgina.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

31 Surgir uma nova janela e nela que voc vai escolher a impressora/plotter no campo Printer/Plotter. Configure o tamanho do papel em Paper Size (esta opo mostra apenas os tamanhos de papel compatveis com a impressora/plotter escolhidos). Configure a rea a ser plotada, escolhendo a opo Window e clicando no boto Window< para selecionar a janela de plotagem (selecione toda a viewport). Configure as margens da rea a ser plotada em Plot Offset, ou simplesmente escolha a opo Center Plot, que centraliza a sua janela de plotagem no papel escolhido. No campo Plot Scale, se voc ativar a opo Fit to Paper, o AutoCAD vai imprimir o seu desenho de modo a se ajustar ao tamanho do papel, sem escala. Para ajustar a escala no campo Scale, certifique-se das unidades do seu desenho, que devem estar em mm, e no em outro formato. O Default do AutoCAD mostra 1mm = 1unit. De acordo com a configurao Scale/Units 1mm = 1unit, voc teria que digitar a escala em 1000/escala desejada em XP. Quando alterado para 1000mm = 1unit, voc pode entrar com a escala de 1/100 XP na barra de comandos. No campo Plot Style Table voc escolhe a tabela de plotagem ou cria a sua prpria Plot Style. Para cria um estilo novo, abra a janela correspondende e escolha a opo New. Uma srie de informaes ser necessria para criar seu prprio estilo de plotagem. Para isso, escolha Start From Scratch (comear do rascunho) e clique em avanar. Logo em seguida, escolha o nome do Plot Style (de preferncia coloque seu nome e/ou a escala em que ser impresso) e novamente clique em avanar. Para configurar cores e espessuras, acione o boto Plot Style Table Editor. Na aba Form View voc pode configurar as espessuras e tipos de linhas de acordo com as cores correspondentes s camadas que voc criou. Os campos bsicos a serem alterados so Color (cor), Linetype (tipo de linha) e Lineweight (espessura da linha). Ao terminar, escolha Save and Close (salvar e fechar). O AutoCAD volta para a janela anterior, onde voc escolhe se quer utilizar este Plot Style apenas no desenho atual ou em qualquer arquivo gerado pelo AutoCAD. Clique em Concluir para finalizar. Certifique-se de que seu estilo de plotagem est ativo e prossiga. Em Shaded Viewport Options voc pode alterar a qualidade da impresso (normal, rascunho, entre outros). No campo Plot Options escolha Plot With Plot Styles se voc quiser configurar seu desenho de acordo com a tabela de plotagem (Plot Style Table) ou escolha a opo Plot Object Lineweights se voc quiser configurar as espessuras das linhas de acordo com o prprio objeto. Em Drawing Orientation ajuste a orientao do papel (Retrato/ Portrait Paisagem/Landscape). ou

Clique em Preview para visualizar o desenho da forma como ele vai ser impresso. Depois clique em OK e em seguida feche o Page Setup Manager.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

32 Voltando para o modo de visualizao Layout, entre com o comando Zoom (Z) e escolha a opo Scale (S). Logo em seguida informe o valor da escala, em unidades XP, por exemplo, para colocar o desenho numa escala de 1/100, digite 1000/100 XP na barra de comandos se voc configurou as unidades 1mm = 1unit ou digite 1/100XP na barra de comandos se voc configurou as unidades 1000mm = 1 unit. Com a escala ajustada, clique com o boto direito do mouse sobre o Layout correspondente e escolha a opo Plot. Confirme as alteraes feitas e se o seu Plot Style est ativo e faa um Preview para se certificar de que est tudo certo antes de finalizar com OK.

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

33

RESUMO PRINCIPAIS COMANDOS, SEUS ATALHOS E CONES


CONE COMANDO (ATALHO) Line (L) Circle (C ) Ellipse (EL) Point (PO) Arc (A) Rectangle (REC ) Polygon (POL) DESCRIO / AO

Desenha uma linha a partir de dois pontos ou um valor numrico. Desenha um crculo a partir do raio ou dimetro. Desenha elipses a partir de um centro e das distncias dos eixos X e Y em relao ao centro. Cria pontos auxiliares no desenho, com diferentes estilos e tamanhos. Desenha um arco com trs pontos. Desenha um retngulo a partir de dois pontos ou de valores numricos. Desenha polgonos com qualquer quantidade de lados, inscritos ou circunscritos de acordo com o raio de uma circunferncia. Cria uma polilinha em 2D, ou seja, linhas consecutivas ligadas umas s outras. Hachura contornos fechados em diversos padres e escalas. Cria padres em degrad com variadas cores e direes. Multiline Text cria e formata textos multilinha, organiza fontes, pargrafos, tabulaes e efeitos especiais nas letras. Move um objeto a partir de um ponto base at um ponto de destino. Copia um objeto a partir de um ponto base at um ponto de destino ou valor numrico. Faz cpias mltiplas em linhas e colunas ou em crculos. Faz cpias paralelas a partir de um ponto ou de um valor numrico. Apaga um objeto. Espelha um objeto a partir de um ponto de referncia. Rotaciona um objeto a partir de um eixo e de um ngulo de referncia.

Poliline (PL) Hatch (H) Gradient (GD) MText (MT) Move (M) Copy (CO) Array (AR) Offset Erase (E) Mirror (MI) Rotate (RO)

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

34 Estica um objeto a partir de um ponto de origem at outro ponto ou valor numrico. Estende um objeto at um ponto de destino. Apara arestas de um objeto. Altera a escala de objetos a partir de fatores de escala (2 para o dobro, 1.5 para uma vez e meia, 0.10 para um dcimo do tamanho original, etc.) Explode entidades, separando suas linhas, arcos e outras formas. Finaliza o encontro de duas entidades com um arco de raio a ser definido. Finaliza o encontro de duas entidades com um chanfro de acordo com a distncia ou angulao entre arestas. Quebra entidades em dois pontos, criando com esta quebra uma nova entidade independente. Permite um Zoom total de tudo que foi desenhado na rea grfica. Desfaz uma ao. Refaz uma ao. Mede a distncia entre dois pontos. Calcula a rea de um contorno ou objeto. Abre uma calculadora no AutoCAD, sem a necessidade de sair do programa Cria blocos a partir de um ponto de base e unidades especficas. Block Editor --- permite editar e modificar os blocos criados ou inseridos, salvando-os como bloco padro ou com outro nome. Insere blocos existentes no desenho ou salvos em no computador. Design Center importa informaes (layers, hachuras, estilos de texto e ou cotas, tabelas de plotagem, tipos de linhas) ou blocos de outros arquivos existentes salvos em seu computador, sem precisar abri-los ou fazer copiar/colar.

Stretch (S) Extend (EX) Trim (TR) Scale (SC)

Explode (X) Fillet (F) Chanfer (CHA)

Break (BR)

Zoom Extents (Z)(E) Undo (U) Redo Distance (DI) Area (AA) QuickCalc (QC) Block (B)

Bedit (BE)

Insert (I)

Dcenter CTRL+2)

(DC

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

35 Edita as polilinhas, permitindo operaes de juno, abrir, fechar, espessura, entre outros. Abre as propriedades de camada, permitindo criar, editar, deletar e modificar grupos de layers no desenho. Text Style -- Permite a criao e modificao de estilos de texto, fontes, tamanhos e efeitos especiais. Dimension Style -- Permite a criao e modificao de parmetros de configurao de cotas, estilos, fontes, tamanhos espaamentos, casas decimais, entre outros. Abre a janela para configuraes de impresso. Configuraes de impresso da pgina, tamanho, orientao, etc.

Pedit (PE)

Layer (LA)

Style (ST)

DimStyle (DST)

Plot PageSetup

Professora: Renally Rodrigues

e-mail: renallyr@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi