Vous êtes sur la page 1sur 8

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY

uma cerimnia aberta emitida pelo

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY


O cerimonial abaixo uma sugesto do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil, para servir como base para a Abertura e o Encerramento dos Congressos da Ordem DeMolay. Vale a pena ressaltar que os movimentos de solo e os postos dos Oficiais devem ser adaptados da maneira mais adequada ao local da Cerimnia. Oficiais requeridos: Oficial Presidente: O.P. Primeiro Dicono: 1D. Primeiro Mordomo: 1M. Mestre de Cerimnias: MCer. Capelo: Cap. Cerimonialista: Cer. Acessrios Requeridos: Malhete no posto do O.P.; Bblia Sagrada fechada no Altar; livros escolares no posto do O.P.; Bandeira Nacional padro em um local definido pela organizao; sete candelabros com velas arrumados como indicado no Diagrama Um; NOTA: A Bandeira Nacional deve estar sempre disposta direita da mesa diretora dos trabalhos.

ENTRADA DOS OFICIAIS


O Cerimonialista do Congresso, ou outra pessoa designada para este fim, dever fazer as consideraes escolhidas pela Comisso Organizadora e ento anunciar: Cer. Todos de p para a entrada dos Oficiais deste Congresso. Os Oficiais do congresso formam uma fila simples na porta nesta ordem: MCer. 1D. 1M. Cap. O.P.. O MCer., liderando a fila, se move da porta para ponto S V U T. Ao passar por seu posto cada Oficial dever nele permanecer, fitando o Leste. Ao chegar em seu posto o MCer. fica e, o O.P., sem escolta se dirige ao seu posto. Todos se viram simultaneamente para o Oeste. O.P. * (uma batida)

Todos, exceto o O.P. se sentam. Neste momento o O.P. ou o Cer. dever montar a mesa diretora do Congresso. Aps a mesa estar montada e todos em seus lugares:
O.P. * (uma batida)

BOAS VINDAS DO MESTRE CONSELHEIRO


O.P. Amigos, em nome do (Regio, Estado, Pas) ........, ns lhes damos as boas vindas, muito cordialmente, a esta cerimnia de Abertura do Congresso ........, (Regional, Estadual, Nacional). Pode no ser fora de propsito, explicar agora, brevemente, as finalidades gerais de nossa ordem, para a qual, somente jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos so elegveis a ingressar. Embora ns tenhamos sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, ns no temos segredos para o mundo no que se refere a nossa causa e objetivos centrais. Ns estamos ligados por uma melhoria mtua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, varonil, ntegra e patritica que nos dar crdito com nossos pais e amigos, e que merecer o apreo de todos os homens de bem. Em nossas reunies ns ensinamos somente princpios que esto em harmonia com este elevado propsito e em nossas vidas dirias tentamos pratic-los. Sentimos que podemos contar verdadeiramente com nossa Ordem em nossas vidas e em particular com a calorosa ajuda de todos os homens e mulheres de bem.

PREPARAO DO ALTAR
O.P. Irmo Primeiro Dicono, voc comparecer ao Altar.

Sugesto de msica. 1D. se move para o candelabro 1, acende-o e acende os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, o O.P. comea o seguinte discurso assim que o 1D. ascende o candelabro 1. O.P. e 1D. coordenam a fala e a ao de modo que o candelabro 7 seja aceso quando o O.P. concluir seu discurso.
O.P. Nossos antepassados bem sabiam que a liberdade religiosa, representada pela Bblia Sagrada, que a liberdade civil, representada pela bandeira de nossa ptria, e a liberdade intelectual, representada pelos livros escolares, deviam sempre caminhar lado a lado e em ordem para serem efetivas. Em torno destes baluartes, a Ordem DeMolay coloca sete velas, simbolizando as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay - amor filial, reverncia pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Como a luz destas velas ilumina este local, possa sua luz brilhar diante dos homens, afim de que eles possam ver os seus bons trabalhos e glorificar o seu Pai que est no cu.

1D. se move do candelabro 7 para o seu posto e ento fita o Oeste.


O.P. * (uma batida)

1D. se senta.

APRESENTAO DA BBLIA SAGRADA

O.P. O.P.

Irmo Primeiro Mordomo, voc abrir a Bblia Sagrada no Altar. *** (trs batida)

Todos se levantam. 1M. se move o lado Oeste do Altar, fitando o Leste, ajoelha-se sem tocar o Altar, abre a Bblia lenta e reverenciadamente, se levanta sem tocar o Altar e d um passo para trs.
1M. Abrimos a Bblia Sagrada, o alicerce de nossa f em dias eternos, sobre o Altar como um smbolo da liberdade religiosa que um direito inalienvel de todas as pessoas. Sobre este Altar no est o emblema de um credo ou o depsito de qualquer sistema de teologia, mas a palavra de um Deus vivo e verdadeiro, cuja Paternidade universal ensina a inevitvel lio da fraternidade de todos os Seus filhos. Sem a oportunidade de adorar a Deus de acordo com os ditames da nossa prpria conscincia, nossa liberdade seria falsa e, por isso, como alicerce de todas as outras liberdades, ns colocamos a palavra de Deus sobre nosso Altar e eu, solenemente recomendo a todos os presentes que sempre caminhem a luz de seus ensinamentos e nunca se mantenham longe de suas pginas abertas.

1M. se move para o seu posto e se vira para o Leste.

APRESENTAO DAS BANDEIRAS


Nos casos em que a Comisso Organizadora decidir apresentar bandeiras de estados ou municpios ela dever estar ciente que a Bandeira Nacional dever ser a ltima a ser conduzida. Se a bandeira da Ordem DeMolay for conduzida ela dever entrar antes da Bandeira Nacional e o Hino da Ordem DeMolay dever ser cantado com a Bandeira a Oeste do Altar, tal como feito com a Bandeira Nacional. Textos podero ser lidos enquanto as bandeiras so conduzidas aos locais prestabelecidos.
O.P. Irmo Primeiro Dicono, voc apresentar a bandeira de nossa ptria no Altar.

1D. se movimenta diretamente para a Bandeira.


O.P. Irmos e amigos, vocs permanecero de p em ateno e saudao nossa Bandeira.

Permanecer em ateno e saudao significa estar de p com a cabea e o corpo eretos, os ombros para trs, as mos sobre as laterais das pernas, dedos para baixo, estando os indicadores sobre a risca da costura lateral da cala. proporo em que a Bandeira se move, a cabea e o corpo se movem juntos de modo que a pessoa sempre esteja sempre olhando para a Bandeira. O Primeiro Dicono segura o mastro da Bandeira com as duas mos. Poder usar luvas brancas. No Brasil, o 1D. a retira com ambas as mos, e coloca o mastro apoiado em seu ombro direito. Ao chegar em sua posio diante do Altar, coloca o mastro na posio vertical, segurando-o com a mo direita, ficando o pano desfraldado, porm sem tocar o cho. Quando o 1D. pegar a Bandeira, todas as pessoas permanecem em ateno, at

que os Hinos tenham terminado e voltam a essa posio quando o 1D. se dirige com a Bandeira para o seu posto. O 1D. no canta os hinos. Sugesto de msica. 1D. se move com a bandeira para o lado Oeste do Altar.
O.P. Cantemos o Hino Bandeira.

Executa-se o Hino Bandeira.


O.P. Cantemos o Hino Nacional.

Executa-se o Hino Nacional.


O.P. Apresentamos a bandeira no Altar, como um smbolo da liberdade civil, sem a qual no poderia haver liberdade religiosa. oportuno que esta bandeira seja entregue a guarda desses jovens rapazes que logo se tornaro cidados e que por sua honra devero defender esta bandeira, ou nos campos de batalha ou na perptua luta dos bons cidados contra o mau. Em todas as crises da histria desta nao ns temos chamado nossos jovens e agradecemos a Deus, que nunca nos deixou de responder. O verde, o amarelo, o azul e o branco em nossa bandeira representam as riquezas e a grandiosidade de nossa ptria que devemos aos nossos antepassados que lutaram para que pudssemos desfrutar de liberdade. Ns, por isso, a apresentamos em nosso Altar como uma sentinela a nos guardar enquanto a adoramos e eu, solenemente, recomendo a todos os presentes que nunca a deixem de proteg-la, e fora das paredes deste Captulo, sempre viver de maneira digna desta sagrada bandeira.

1D. se move para colocar a Bandeira em seu pedestal, e depois se move para o seu posto e fita o Oeste.
O.P. * (uma batida)

Todos, exceto o M.C. se sentam.

APRESENTAO DOS LIVROS ESCOLARES


O.P. Irmo Mestre de Cerimnias, voc colocar os livros escolares no Altar.

O MCer. carregando os livros escolares, se move para o lado Oeste do Altar e coloca os livros escolares no canto Nordeste e d um passo para trs.
MCer. Colocamos os livros escolares no Altar como um smbolo da liberdade intelectual, sem a qual no poderamos ter liberdade civil nem religiosa. Eles so especialmente o smbolo do grande sistema de escolas pblicas de nosso pas, a fundao daquele esclarecimento universal que a glria coroada de nossas instituies. O apoio devotado as nossas escolas pblicas um ensinamento cardial da Ordem DeMolay. Ns nos opomos inalteravelmente que um mesmo prdio comporte uma escola, uma igreja e uma sede do governo civil. Liberdade civil, religiosa e intelectual so trs fontes da grandeza de nosso pas, mas elas devem permanecer a ss, sob diferentes fundaes e debaixo de tetos separados. Estes

livros, representando aqueles que so levados para as escolas pblicas por milhes de meninas e meninos todos os dias, so os smbolos vitais de nossas liberdades, como a Bblia Sagrada, que a regra e guia de nossa f, ou a bandeira que protege a igreja, a escola e o poder civil. Ns, por isso, colocamos estes livros sobre o Altar e eu, solenemente, recomendo a todos os presentes, sempre lutarem pela proteo, permanncia e existncia livre das escolas pblicas, a cidadela de nossa segurana e a fonte nica e verdadeira da liberdade em um governo do povo, pelo povo e para o povo.

O MCer. se move para o seu posto e se vira para o Oeste.

ORAO DA ABERTURA
Nos casos em que o espao permitir que os membros ativos se ajoelhem o O.P. dever pedir que todos se ajoelhem. Caso o espao no seja suficiente o O.P. dever pedir que todos curvem suas cabeas.
O.P. O.P. Como nenhum grande empreendimento deve comear sem pedir a beno do Onipotente Deus, dirijam sua ateno ao Capelo que nos guiar em orao. *** (trs batida)

Todos se levantam.
O.P. Irmo Capelo, voc nos guiar em orao.

As luzes so diminudas. Cap., conduzido pelo MCer., se move para o lado Oeste do Altar. MCer. e Cap. param em frente ao Altar. MCer. d um passo frente, em direo ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap. d um passo frente em direo ao Altar e o MCer. d um passo para trs.
O.P. Curvemos as nossas cabea em sinal de respeito e gratido.

Todos os presentes curvam suas cabeas em unssono com o ajoelhar do Cap.


Cap. Onipotente Deus, nosso Pai celestial, ns o agradecemos pelas muitas oportunidades que tivemos para mostrar os mltiplos dons de vossa graa. Ns vos agradecemos pelo privilgio de trabalhar e pelo conhecimento de vosso eterno amor. Pedimos vossa beno especial sobre esses Congressistas. D-lhes vossa orientao contnua e cuidado protetor. D a todos a vontade de compreender, a coragem para fazer aquilo que justo e a fora para colocar em prtica os Vossos ensinamentos. Amm. Amm.

TODOS

Cap. d um passo para trs, simultaneamente MCer. d um passo frente em direo ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap. d um passo frente, ficando do lado do MCer. Cap. conduzido pelo MCer. se move para seu posto. Cap. cruza frente do MCer. e vai para o posto permanecendo virado de frente para ele. MCer se move para o seu posto. MCer. e Cap. se viram para o Oeste simultaneamente.

ABERTURA DO CONGRESSO
Por solicitao da Comisso Organizadora o O.P. (ou o Cer.) dever fazer os avisos para o bom andamento do evento.
O.P. O.P. Eu agora declaro o Congresso ........, (Regional, Estadual, Nacional) aberto. * (uma batida)

Todos, exceto o O.P., se sentam. O uso da palavra poder ser cedido a critrio da Comisso Organizadora ou pelo O.P..

ENCERRAMENTO DO CONGRESSO
Nos Congressos em que representantes regionais, estaduais ou nacionais forem eleitos as cerimnias de posse devero acontecer antes do encerramento. O uso da palavra poder ser cedido a critrio da Comisso Organizadora ou pelo O.P..

ORAO DO ENCERRAMENTO
O.P. O.P. Irmos e amigos, antes de encerrarmos o nosso Congresso, unamo-nos em orao. *** (trs batida)

Todos se levantam.
O.P. Irmo Capelo, voc nos guiar em orao.

As luzes so diminudas. Cap., conduzido pelo MCer., se move para o lado Oeste do Altar. MCer e Cap param em frente ao Altar. MCer. d um passo frente, em direo ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap. d um passo frente em direo ao Altar e MCer d um passo para trs.
O.P. Curvemos as nossas cabea em sinal de respeito e gratido.

Todos os presentes curvam suas cabeas em unssono com o ajoelhar do Cap..


Cap. Nosso pai do Cu, ns que estamos prestes a deixar este lugar pedimos vossa santa bno. Inspirai-nos em todos os elevados propsitos que aqui ouvimos. Abenoai todos os que se dedicam causa da virtude, de vida pura e varonil, de vidas honradas ao vosso sagrado nome. Abenoai a vida dos jovens que tm trabalhado por nossa Ordem, para que ela tenha o poder de fazer o bem nesta comunidade e em todo a nosso pas. Amm.

TODOS

Amm.

Cap. d um passo para trs, simultaneamente MCer. d um passo frente em direo ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap. d um passo frente, ficando do lado do MCer. Cap. conduzido pelo MCer. se move para seu posto. Cap. cruza frente do MCer. e vai para o posto permanecendo virado de frente para ele. MCer se move para o seu posto. MCer. e Cap. se viram para o Oeste simultaneamente.
O.P. Irmo Primeiro Dicono, voc comparecer ao Altar.

Sugesto de msica. 1D. se move para o lado Oeste do Altar se vira para o Leste, se ajoelha sem tocar o Altar e lenta e reverenciadamente fecha Bblia, se levanta sem tocar o Altar, e se dirige para o candelabro 1, apaga-o e apaga os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, depois se dirige ao Altar, retira os livros escolares sem se ajoelhar e se movimenta para o seu posto e ento vira para o Oeste.
O.P. O.P. Eu agora declaro o Congresso ........, (Regional, Estadual, Nacional) encerrado. * (uma batida)

Vous aimerez peut-être aussi