Vous êtes sur la page 1sur 4

Ministrio da Previdncia (WWW.previdencia.gov.

br)

O Conselho Nacional de Previdncia Social - CNPS, rgo superior de deliberao colegiada, tem como principal objetivo estabelecer o carter democrtico e descentralizado da administrao, em cumprimento ao disposto no art. 194 da Constituio, com a redao dada pela Emenda Constitucional n 20, que preconiza uma gesto quadripartite, com a participao do Governo, dos trabalhadores em atividade, dos empregadores e dos aposentados. Criado pela Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, o Conselho de Previdncia, ao longo do tempo vem aperfeioando sua atuao no acompanhamento e na avaliao dos planos e programas que so realizados pela administrao, na busca de melhor desempenho dos servios prestados clientela previdenciria.

O que Previdncia Social


A Previdncia Social um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua famlia, em casos de doena, acidente, gravidez, priso, morte e velhice. Oferece vrios benefcios que juntos garantem tranqilidade quanto ao presente e em relao ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteo, necessrio se inscrever e contribuir todos os meses. A Previdncia Social o seguro social para a pessoa que contribui. uma instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdncia Social utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, ou mesmo a maternidade e a recluso.

Legislao
Constituio Federal de 1988 - Art.194 - alterado pela Emenda Constitucional n 20 de 1998 Art. 194. (*) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Pargrafo nico. Compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. Lei n 8.212/1991 - Art. 3 Art. 3. A Previdncia Social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

Salrio-de-benefcio consiste: I para os benefcios de aposentadoria por idade e por tempo de contribuio, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, corrigidos, correspondentes a oitenta por cento de todo perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio; e II para os benefcios de aposentadoria por invalidez e especial, auxlio-doena e auxlioacidente, na mdia

aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, corrigidos, correspondentes a oitenta por cento de todo perodo contributivo.

Previdencirios
Os benefcios previdencirios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, em sua maioria, dependem de perodo de carncia. Abrangem as aposentadorias, as penses por morte, os auxlios, o salrio-famlia e o salrio-maternidade.

Aposentadoria por Invalidez


Tem direito aposentadoria por invalidez o segurado que, estando ou no em gozo de auxliodoena, considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. O aposentado por invalidez tem cancelada a aposentadoria se voltar voluntariamente atividade, aocontrrio dos outros tipos de aposentadorias, que so vitalcias.

Aposentadoria por Invalidez


Tem direito aposentadoria por invalidez o segurado que, estando ou no em gozo de auxliodoena, considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. O aposentado por invalidez tem cancelada a aposentadoria se voltar voluntariamente atividade, ao contrrio dos outros tipos de aposentadorias, que so vitalcias.

Auxlios
Os auxlios previdencirios so classificados em auxlio-doena, auxlio-recluso e auxlioacidente. Salrio-Famlia O salrio-famlia devido ao segurado empregado, exceto o domstico, e ao trabalhador avulso, tanto na condio de ativo como na de aposentado por idade ou por invalidez e aos demais aposentados aos 65 anos de idade, se do sexo masculino, e aos 60 anos de idade, se do sexo feminino, ou, ainda, em gozo de auxlio-doena, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, de at 14 anos de idade, ou de qualquer idade se invlido. Salrio-Maternidade O salrio-maternidade devido a todas as seguradas da Previdncia Social durante 28 (vinte e oito) dias antes do parto e 91 (noventa e um) dias depois, pago diretamente pelo INSS no caso das seguradas trabalhadora avulsa, empregada domstica, contribuinte individual, especial e facultativa

Acidentrios
O benefcio acidentrio devido ao segurado acidentado, ou ao(s) seu(s) dependente(s), quando o acidente ocorre no exerccio do trabalho a servio da empresa, equiparando-se a este a doena profissional ou do trabalho ou, ainda, quando sofrido no percurso entre a residncia e o local de trabalho, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause

a morte ou a reduo da capacidade para o trabalho. Os benefcios acidentrios classificam-se em aposentadoria, penso por morte, auxlio-doena e auxlio acidente.

Assistenciais
Os benefcios assistenciais so aqueles concedidos independentemente de contribuies efetuadas. So eles: renda mensal vitalcia, amparos assistenciais e penso mensal vitalcia. A renda mensal vitalcia foi criada pela Lei no 6.179/74. Era devida ao maior de 70 anos ou ao invlido que no exercia atividade remunerada e que comprovasse no possuir meios de prover sua prpria subsistncia ou de t-la provida por sua famlia.

QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS: - Pessoa Idosa - IDOSO: dever comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que no recebe nenhum benefcio previdencirio, ou de outro regime de previdncia e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo vigente. - Pessoa com Deficincia - PcD: dever comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo, dever tambm ser avaliado se a sua deficincia o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliao realizada pelo Servio Social e pela Pericia Mdica do INSS.

No ano de 2010, a Previdncia Social concedeu 4,6 milhes de benefcios, dos quais 84,3% eram previdencirios, 7,6% acidentrios e 8,1% assistenciais. Comparando com o ano de 2009, a quantidade de benefcios concedidos cresceu 3,7%, com aumento de 5,2% nos benefcios urbanos e queda de 0,9% nos benefcios rurais. Os benefcios concedidos clientela urbana atingiram 76,8% e os concedidos clientela rural somaram 23,2% do total. As espcies mais concedidas foram o auxlio-doena previdencirio, o salrio-maternidade e a aposentadoria por idade, com, respectivamente, 41,0%, 12,3% e 12,2% do total.

Vous aimerez peut-être aussi