Vous êtes sur la page 1sur 5

Milton Jr.

Neckel

PEDIATRIA

Medicina - FAG

Aleitamento Materno
Introduo
A alimentao ao seio constitui umas das maiores questes para a sade humana, principalmente nos primeiros anos de vida, j que atende s necessidades nutricionais e metablicas, alm de conferir proteo imunolgica ao lactente. O leite materno considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional, j que possui protenas, lipdeos, carboidratos, minerais e vitaminas; alm disso contm 88% de gua, refora a imunidade do recm-nascido e refora a ligao binmio me e filho. A necessidade calrica/kg de peso chega a 120 kcal/kg de peso no recm-nascido, superando em trs vezes a do adulto. No primeiro ano de vida, 40% das calorias ingeridas utilizada para o crescimento e desenvolvimento, caindo para 20% no segundo ano, por isso um aporte inadequado nesse perodo de alta velocidade de crescimento levar desnutrio proteica-energtica e atraso no desenvolvimento. Aps a 2 guerra, com o movimento feminista, as mulheres dos pases desenvolvidos deixaram de amamentar os seus filhos, tendncia essa que seguiu para os pases em desenvolvimento; com esse acontecimento viu-se o aumento da incidncia da obesidade e alergias nas crianas dos pases desenvolvidos; e de diarria e desnutrio nos pases em desenvolvimento.

Quando deve ser iniciado?


O aleitamento materno deve ser iniciado imediatamente aps o nascimento, de preferncia nas primeiras 4 horas de vida.

Recomendaes da OMS e Ministrio da Sade


1. Aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida; portanto no

necessrio oferecer criana gua, chs, sucos ou qualquer outro alimento nesse perodo. Caso oferecido outro alimento criana nesses 6 meses, o processo de desmame ter sido iniciado. 2. A partir dos 6 meses de vida, o leite materno como nico alimento torna-se insuficiente, e deve ter inicio a introduo de alimentao complementar, no sendo recomendado nenhum outro tipo de leite. 3. O leite materno deve ser mantido, no mnimo, at os 2 anos de vida.

Tipos de aleitamento materno


Aleitamento materno exclusivo: quando a criana recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte; Aleitamento materno predominante: quando a criana recebe, alm do leite materno, gua ou bebidas base de gua (gua adocicada, chs, infuses), sucos de frutas; Aleitamento materno complementado: quando a criana recebe, alm do leite materno, qualquer alimento slido ou semi-slido com a finalidade de complement-lo, e no de substitu-lo. Nessa categoria a criana pode receber, alm do leite materno, outro tipo de leite, mas este no considerado alimento complementar. Aleitamento materno misto ou parcial: quando a criana recebe leite materno e outros tipos de leite.
1

Milton Jr. Neckel

PEDIATRIA

Medicina - FAG

Caracterstica do leite humano


O leite humano caracteriza-se por no apresentar uniformidade em sua concentrao, fatores como poca da gestao, horrio do dia e incio e fim da mamada modificam alguns componentes do leite, por isso a concluso que melhor que o leite humano o leite materno que cada me produz em especial para o seu filho. 80-90% do leite materno sugado nos primeiros 4 minutos da suco e o contedo de gordura proporcionalmente maior no final da mamada. Fatores Especficos So representados pelas imunoglobulinas: IgA, IgM e IgG; IgA: encontrada no leite na sua forma dimrica (IgA secretria), que por possuir um alto peso molecular no digerida pelas secrees gstrica e intestinal, portanto no absorvida; ela reveste a mucosa intestinal do recm-nascido, impedindo a agresso por bactrias, toxinas ou antgenos estranhos. Fatores no especficos Fator bfido: um carboidrato nitrogenado, substrato para o crescimento do Lactobacillus bifidus, que um bacilo anaerbio que compem a flora intestinal predominante de crianas amamentadas exclusivamente ao peito; constitui uma flora saprfita que impede a proliferao de microrganismos patognicos; Lisozima: produzida por neutrfilos e macrfagos e age atravs da lise da parede celular de bactrias gram-positivas e negativas; Lactoferrina: uma protena carreadora de ferro que, por quelao, diminui a biodisponibilidade do ferro para patgenos como: Staphylococcus sp, E. coli e Candida sp, e aumenta a biodisponibilidade para o lactente; Fator anti-estafiloccico: evita a enterocolite necrotizante; Lactoperoxidase - inibe E. coli.

Caractersticas Bioqumicas Protenas: a concentrao proteica menor que a do leite de vaca, o que adequado para o crescimento normal do lactente e no provoca sobrecarga renal, a qualidade da protena tambm difere entre os dois leites. No leite materno a relao da albumina/casena maior de albumina, fazendo com que o coalho do leite humano seja mais macio, facilitando a digesto; no leite de vaca a relao da albumina/casena maior de casena, favorecendo a formao de um coalho mais duro, dificultando a digesto e aumentando o tempo de esvaziamento gstrico. Gorduras: a concentrao de gorduras maior no final da mamada e no final do dia, os lipdios presente em maior quantidade e de maior importncia no leite humano so os de cadeia longa insaturado e o colesterol; o alto teor de colesterol facilita o desenvolvimento de sistemas enzimticos que regulam o seu metabolismo na vida adulta, transformando o lactente num adulto bom metabolizador de colesterol, os cidos graxos de cadeia longa (cido linoleico e alfalinolnico) tem ao primordial no desenvolvimento neuropsicomotor e na formao da retina.

Milton Jr. Neckel

PEDIATRIA

Medicina - FAG

Lactose: o carboidrato predominante no leite humano, por hidrolise fornece glicose e galactose, e por ser um acar no completamente digerido facilita o amolecimento das fezes. A galactose essencial para a formao dos cerebrosdeos. Eletrlitos: A menor concentrao de sdio no leite humano impede a sobrecarga renal e diminui o risco de desidratao hipertnica frente a qualquer agravo. Ferro: esta em baixa concentrao tanto no leite materno como no leite de vaca, porm enquanto a biodisponibilidade do ferro no leite humano alcana 50%, no leite de vaca apenas 10% do ferro absorvido.

Fases da produo lctea


1. Colostro Secretado do 3 trimestre de gestao at a 1 semana de vida; Tem menor concentrao de gordura, lactose e vitaminas hidrossolveis; Tem maior concentrao proteica e salina, destacando-se a alta concentrao de IgA e lactoferrina; Possui poder laxativo, facilitando a eliminao do mecnio nos primeiros dias diminuindo a ictercia e permitindo a proliferao do Lactobacillus bifidus na luz intestinal. 2. Leite de transio Perodo de produo esta entre o 7 dia at a segunda semana do ps-parto; A concentrao de imunoglobulinas torna-se progressivamente menor, assim como o teor de vitaminas lipossolveis; Ocorre aumento das vitaminas hidrossolveis, lipdeos e lactose. 3. Leite maduro Produzido a partir da 2 quinzena ps-parto; Tem maior concentrao de lipdios e de lactose; Fases do leite maduro: Leite anterior (soluo): ralo e doce, com predomnio de protena do leite e lactose; Meio da mamada (suspeno): a quantidade de casena maior; Leite posterior (emulso): a quantidade de gordura maior, necessria para saciar o lactente.

Tcnica de amamentao
A amamentao considerado um ato aprendido, o seu inicio deve ocorrer ainda na sala de parto nas primeiras 4 horas de vida como j foi dito anteriormente, para que o mecanismo de lactao se desencadeie de forma mais rpida; importante que seja nesse perodo porque o recm-nascido permanece acordado e em alerta por cerca de 6 horas aps o nascimento, aps esse perodo ele entra em sono profundo (sono reparador), por cerca de 12 horas.

Milton Jr. Neckel

PEDIATRIA

Medicina - FAG

Frequncia O esvaziamento gstrico do recm-nascido varia de 1-4 hrs ao longo do dia, portanto as necessidades de mamadas variam na mesma proporo, obedecendo o tempo de esvaziamento gstrico. Por isso, o leite materno deve ser oferecido em livre demanda, ou seja, sempre que ele tiver fome, devendo o mesmo sugar a mama at esvazi-la. O leite materno posterior, fruto da ejeo lctea, 2-3 vezes mais rico em lipdeos que o primeiro leite (mamada anterior), o que permite que ele fique mais nutrido, ganhe mais peso e aumente o intervalo das mamadas, por consequncia chorando menos por estar mais saciado. Com o crescimento da criana, o intervalo das mamadas aumenta, no final da primeira semana os recm-nascidos estaro tomando um volume de leite de 60-90 ml/mamada e tero uma frequncia mdia de 6-9 mamadas por dia. Um bom parmetro para avaliar a progresso de mamadas, a baixa perda de peso no final da primeira semana e o ganho de peso no final da 2 semana. Mamas As duas mamas so oferecidas em todas as mamadas, como a criana suga mais a primeira mama, termina no esvaziando a segunda mama, dessa forma na prxima mamada essa mama que no foi completamente esvaziada deve ser oferecida em primeiro lugar, entre a alternncia das mamas deve ser feito uma pausa para a eructao. Posies Existem vrias posies para amamentar, porm o mais importante o conforto materno e a execuo da tcnica adequada. Ao oferecer o seio, o recm-nascido deve abocanhar toda arola, com a boca bem aberta e o lbio inferior evertido, com o queixo tocando a mama, isso evita o aparecimento de fissuras e permite o esvaziamento dos seios lactferos situados sob a arola. Padro de evacuaes O beb costuma evacuar toda vez que mama, podendo ter fezes lquidas, amareladas, explosivas ou at esverdeadas que se traduz em um reflexo gastroclico exacerbado. Em outros momentos alguns podem ficar de 5 a 7 dias sem evacuar, todas as situaes citadas so normais.

Fisiologia da amamentao
Na gravidez o estrognio e progesterona atuam para que as glndulas mamarias fiquem prontas para lactar; a progesterona estimula o crescimento dos alvolos e o estrognio a proliferao dos ductos lactferos, porm somente aps o nascimento com a sada da placenta que o efeito inibitrio desses hormnios sobre a prolactina cessa. O que vai promover a produo lctea a suco do lactente e o esvaziamento regular das mamas, por dois reflexos: 1. Suco do mamilo (reflexo da prolactina - hipfise anterior): produo lctea pelos alvolos mamrios.

Milton Jr. Neckel

PEDIATRIA

Medicina - FAG

2. Reflexo de ejeo: os estmulos de suco chegam hipfise posterior que libera

ocitocina que atua sobre as clulas mioepiteliais dos alvolos lactferos promovendo a descida do leite; esse reflexo bloqueado pelo estresse, ansiedade, dor. Essa inibio mediada pela adrenalina na clula mioepitelial e pela noradrenalina no eixo hipotlamo-hipofisrio. 3. A ocitocina tambm produz contrao da musculatura lisa uterina (reflexo de Ferguson), por isso o estimulo do aleitamento materno na sala de parto diminui a incidncia de hemorragias ps-parto.

Sucesso no Aleitamento Materno


Abordar o assunto na gestao (>exito); Preparao das mamas (sol); Evitar sabonete; Expresso manual; Exerccios de Hoffmann(horizontal/vertical).

Dificuldades para aleitamento materno


Mamilos achatados, pseudo invertidos e invertidos; Mamas ingurgitadas e dolorosas; Fissuras do mamilo (dolorosos, esvaziar, sangue, uso temporrio de protetor) Mastite: profilaxia, evitar estase de leite; no mistura leite com a infeco; aleitamento facilita a cura; antibioticoterapia; Hipogalactia - leite fraco- pesagem - complementao= desmame; Doena do recm-nascido: suco dbil.

Contra indicao ao aleitamento materno


Doena materna grave: ICC, eclampsia, psicose, Aids (aleitamento cruzado); Medicamentos: ciclofosfamida, cloranfenicol, ltio, hormnios tireodianos, antitireoidianos; Fumo e lcool; Doena da criana: galactosemia, lactose.

Vous aimerez peut-être aussi