Vous êtes sur la page 1sur 4

Auto Avaliao(Histologia) 1)Procariontes:constituem as bactrias, so clulas menores, no apresenta envoltrio nuclear nem histonas.

Eucariontes:constituem os seres vivos, apresentam envoltrio nuclear, organelas envoltas por membrana e possuem histonas ligadas ao DNA. 2) Citoplasma e Ncleo. 3)Organelas: Mitocndrias(respirao celular) Ribossomos(sntese de protenas) Reticulo Endoplasmtico:liso/lipdios e carboidratos complexos Rugoso/protenas Complexo de Golgi(armazenamento de substancias produzidas pelas clulas) Lisossomos(digesto intracelular) Peroxissomos(molculas orgnicas degradadas) 4)Clulas, Matriz extracelular e Fluidos corporais. 5)Tecido Epitelial; Tecido Conjuntivo; Tecido Muscular;Tecido Nervoso.

*TECIDO EPITELIAL 1)Lminas Basais/componentes: colgeno IV; Fibronectina; Laminina; Entactina; Heparansulfato. Funes: papel estrutural, filtra as molculas, influenciam a polaridade das clulas, regulam a proliferao, diferenciao celular, metabolismo, crescimento celular, organizao das protenas, condutor para migrao de clulas.

Membranas Basais: so formadas pela associao de uma lmina basal e uma lmina reticular. 2)Fazem ligao entre clulas vizinhas ou entre clulas e a matriz extracelular. Tipos:junes de adeso, junes de vedao, junes de comunicao. 3)Diferentes partes dessas clulas podem ter diferentes funes. Polo Basal e Polo Aplical. 4)Nutrio: difudem pela lmina basal e entram nas clulas epiteliais atravs da superfcie basal e lateral, dependente de energia. Inervao: so inervadas por terminaes nervosas provenientes de plexos nervosos da lmina prpria. 5)Microvilosidades: intensa absoro Esteriocilios: facilitam a movimentao das molculas para dentro e para fora da clula. Cilios: movimento de vaivm, fonte de energia(ATP) 6)Revestimento: quanto forma e quantidade de camadas. Glandular: Glndulas endcrinas e Glndulas excrinas. 7)Funes: revestem as cavidades do corpo e organizam em damadas.ex:epitlio da cavidade do Estmago. 8)Diviso: Forma(pavimentoso, cbico, prismtico) Camadas(simples e estratificado)

*TECIDO EPITELIAL GLANDULAR 1) constitudo por um conjunto de clulas especializadas cuja funo a produo de secrees.

2)Prenquima. Conjunto de clulas que so responsveis pela funo deum determinado rgo, formado por clulas vivas e parede celular primaria delgada. 3)Quanto ao numero de clulas(unicelular/multicelular) Quanto a secreo (endcrina e excrina) 4)Elas se originam dos epitlios de revestimento, pela proliferao de suas clulas, com invaso do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciao. 5)Hormnios e Excretas. 6)Endcrinas: no possuem ductos e suas secrees ganham a corrente sangunea. Excrinas: possuem ductos excretor que transportam a secreo produzida pela glndula para o meio externo, seja a superfcie do corpo ou para o interior. 7)Podem ser classificadas quanto ao numero de ductos(simples/composto), a forma dos Adenmeros(tbuloso, acinoso, tbulo-acinoso), ao produto de secreo(mucosa, serosa e mucosaserosa), ao modo de liberao de secreo(mercrina, holcrina e apcrina). 8)Mercrina: a secreao liberada pela clula por meio de exocitose, sem perda de material celular(ex.pancras) Apcrina: produto de secreo descarregado junto com pores do citoplasma aplical(ex.glndula mamria) Holcrina: o produto de secreo eliminado juntamente com toda clula(ex.glndula sebcea) 9)Sem ductos a secreo liberada no sangue ou vasos linfticos e transportada para o seu local de ao pela circulao sangunea.ex:glndula tireide.

10)Cordal: cordes celulares, margeados por vasos sanguneos(ex.adrenal, hipfise anterior, clulas de Leydig) Folicular: clulas que formam folculos e armazenam o hormnio aser secretado no espao delimitado pelas clulas(ex. tireide) 11) uma glndula tanto Endcrina como Excrina. Ex. pncreas, fgado, testculos. 12)Clulas do Pancras: alfa/secretam glucagon; beta/secretam insulina e amilina; delta/produzem somatostatina; PP/contm um poplipeptdeo pancretico. 13)Sntese de tireoglobulina: liberado de vesculas existentes na poro aplical da clula para o lmem do folculo. Captao de iodeto circulante: transporta dois ons simultaneamente/sdio e iodeto. Oxidao do iodeto: transporte de nions, chamado pendrina. Iodao dos radicais de tirosila: produo de T3 e T4. 14)Paratiroide: eleva o nvel de clcio no sangue e estimula a liberao de clcio dos ossos/paratormnio. Supra-renal ou Adrenal: aumenta o acar no sangue, causa vasoconstrio na pele, mucosas, rins/epinefrina. Hipfise: estimula a contrao das musculaturas do tero e glndulas mamrias/oxitocina. Ovrios: estimula o crescimento da mucosa uterina/estrognio. Testculos: estimula a espermatognese/andrgenas. Pinel:est envolvida no ritmo circadiano/melatonina

Vous aimerez peut-être aussi