Vous êtes sur la page 1sur 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CIENCIAS E TCNOLOGIA DE RONDONIA

QUMICA NALITICA
Pratica: 1 Alunos:Alini Morais Lailiane dos Sontos, Marcos Olivera Nadya fernades Rafael kister Professor:Vonivaldo Leo

Ji-Parna(RO) 26 de maro de 12

INTRODUO o mtodo pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substncia particular, mediante a adio de um reativo-padro que reage com ela em proporo definida e conhecida. A adio de um reativo-padro (um reativo de concentrao conhecida e freqentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um mtodo de indicao para saber quando a quantidade do reativo normal juntado precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substncia que se determina. Por conseguinte, conhecendo a proporo em que reagem as substncias e tendo determinado a quantidade de uma substncia (o reativo titulado) necessria para reagir nesta proporo, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substncia presente no frasco da reao. Em uma titulao, o ponto em que a quantidade de reativo titulado adicionado exatamente a suficiente para que se combine em uma proporo estequiomtrica, ou empiricamente reproduzvel com a substncia que se determina , chama-se ponto de equivalncia. O ponto final de uma titulao deve coincidir com o ponto de equivalncia ou estar muito prximo dele. A diferena entre os pontos de equivalncia e final se chama intervalo do indicador. As titulaes se realizam quase sempre com solues ou dissolues, porm tambm fcil realiz-las com substncias nos estados gasoso, slido e de fuso, se se dispe de um equipamento adequado.

Tipos de Titulao cido-base (acidimetria-alcalimetria): Se uma soluo de cido titulada com uma soluo alcalina (ou seja na acidimetria) as hidroxilas da soluo alcalina combinam-se com os hidrognios ionizveis do cido, aumentando o pH da soluo; em determinado pH o ponto de equivalncia atingido e a reao terminada. O mesmo raciocnio se aplica as solues alcalinas tituladas por cidos (isto , a alcalimetria): o pH no ponto de equivalncia depende da natureza e da concentrao dos reagentes. oxidao-reduo (redox): Baseiam-se nos processos em que h transferncia de eltrons (isto , nas reaes de oxirreduo. Os agentes oxidantes ou redutores apresentam diferentes atividades quimicas. Oxidantes fortes tm pronunciada tendncia para ganhar eltrons, que so capazes de remover de grande nmero de redutores. O mesmo acontece na perda de eltrons em relao aos redutores. Sendo a intensidade da ao oxidante ou redutora de um sistema determinada pelo seu potencial de de oxidao. precipitao: Uma reao com formao de precipitado pode ser utilizada para titulao, desde que processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalncia foi alcanado. Na prtica essas condies limitam seriamente o nmero de reaes de

precipitao utilizveis. Muitas reaes de precipitao precisam de tempo relativamente longo para serem consideradas quantitativas. formao de complexos: As titulaes complexomtricas baseiam-se na formao de um complexo solvel. So reaes extremamente comuns, mas poucas satisfazem as condies para serem usadas em qumica analtica: na sua maioria, os complexos no so estveis bastante para permitir uma titulao. Os complexos que podem ser usados so quase sempre agentes quelatantes, sendo o reagente mais comum o sal dissdico do cido etilenodiaminotetractico (EDTA). Quase todos os metais podem ser titulados pelo EDTA ou reagentes semelhantes, e essas titulaes representam um dos maiores desenvolvimentos da qumica analtica clssica nos ltimos anos. Titulao sem indicador: O ponto de equivalncia indicado pelo aparecimento de uma turbidez. Esse um dos mtodos mais precisos de anlise volumtrica para a determinao da prata. A determinao feita pela adio de uma soluo-titulada de NaCl ou NaBr, e a suspenso agitada at que haja coagulao do AgBr ou AgCl formado. A velocidade de coagulao uma indicao da proximidade do ponto de equivalncia, pois quanto menor a concentrao de ons prata na soluo, menor a carga positiva nas partculas do precipitado. O precipitado deixado em repouso para depositar e, ento, um pequeno volume da soluo-titulada, diluida dez vezes, adicionada soluo, cuja fase lquida estar perfeitamente lmpida. Qualquer resto de on prata na soluo dar turbidez. Se essa turbidez for forte, a soluo ser novamente agitada para coagulao, e o processo repetido at que se tenha fraca ou nenhuma turbidez.

Objetivo Preparao de 100 ml de HCl 0,1N para posterior padronizao com o seu padro primario correspondente. E tambem preparar 100 ml de NaOH para padronizao com o seu padro primario correspondente.

Parte Experimental:

Materiais Pipeta graduada10ml Balo volumtrico 1000ml Frasco ambar Becker 100ml Funil Suporte universal Bureta 50ml Erlenmeyer 250ml Basto de vidro Espatula Vidro de relgio Balana analtica Pisseta

Reagentes HCl cido cloridrico H2O gua destilada Na2CO3 carbonato de clcio Alaranjado de metila Fenofitaleina

Titulo: Soluo padro acida utilizando um padro primario 1 enxagou-se 3 vezes todos equipamentos com auxilio de uma pisseta com agua destilada, 2 medir em uma pipeta graduada aquantidade necessaria de HCl (d: 1,19 g/ml, conc: 37%) verificar a densidade e concentrao no frasco se possvel, 3 colocar 150ml de agua destilada no balo volumtrico, 4 adicionar 8,3ml de HCl depois completar de agua at a marca de aferio do balo e agitar 10 vezes at homogenizar bem depois tranferilo para um frasco ambar, 5 fazer a padronizao do Na2CO3. Segunda parte foi feita o mesmo pracedimento s que com a soluo de NaOH (0.1) e feita a padronizaao do biftalanato de potssio.

Caractersticas dos reagentes

Reagentes HCl

Densidade (g/cm3) 1,18

P. F. 27,32 C

P.E 40 C

Solubilidade Em gua, ater etlico, etanol e metanol Substancias polares Em gua Em gua Insolvel gua Em gua em

H2O

0 C 270 C 300 C 262,5 C 295 C

100 C ---------------------------------------------------------------------

Na2CO3 2,159 Alaranjado de 1,28 metila Fenolftalena 1,277 Biftalato potssio de 1.64

Resultado e discusso Foram realizados dois procedimentos no primeiro foi feito a padronizao do acido HCl . Foi feto em triplicata para que no houvesse erros. Naprimeira foi pesado 0,1323g de Na2CO3no mesmo para que ocorresse a mudana foi adicionado 25,5ml de HCl, no segundo foi pesado 0,1330deNa2CO3e adicionado 25,0 ml de HClpara ocorrer a mudana e por fim na ultima foi pesado 0,1331 de Na2CO3e para ocorrer andana foi acrescentado 26,4mlHCl, e em todos a mudana que ocorreu foi na mudana da cor de incolor para laranjada. No segundo procedimento foi feito a padronizao biftalanato de potssio que tambm foi feito em triplicata,na primeira foi pesado 0,5159g de biftalanato de potassiopara que ocorresse a mudana foi adicionada 25,7 ml da soluo deNaOH,no segundo foi pesado 0,5112g debiftalanato de potssio e para que ocorresse a mudana foi adicionado 25,8ml da soluo deNaOH ,e na terceira foi pesado 0,5104 g de biftalanato de potssio e adicionado 24,4ml da soluo de NaOH,e em todos ocorreu mudana de cor de incolor para roxo. A mdia dos volumes foi de 25,3 ml e a mdia das massas foi de 0,5125. Np Fc =

Concluso Concluimos que ambas as solusoes usadas nas duas padronizaoes foram boas pois as duas se aproximaram de um que era o nosso objetivo principalpara se ter um bom agente de padronisaao, no primeiro caso de HCl e no segundo NaOH.

Vous aimerez peut-être aussi