Vous êtes sur la page 1sur 20

XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS 6 a 11 de setembro de 2011, UFPE, Recife-PE

Grupo de Trabalho Sociedade Civil: protestos e movimentos sociais.

MIDIAS SOCIAIS E CIDADANIA: DO APOIO MOBILIZAO DO CIBERATIVISMO EM TORNO DO #25JAN #EGYPT

Flvio Santos da Silva (UFAL) Claudionor Gomes da Silveira Filho (UFAL) Ronaldo Ferreira de Arajo (UFAL)

MIDIAS SOCIAIS E CIDADANIA: DO APOIO MOBILIZAO DO CIBERATIVISMO EM TORNO DO #25JAN #EGYPT

Claudionor Gomes da Silveira Filho1 Flvio Santos da Silva2 Ronaldo Ferreira de Arajo3

RESUMO
As mdias sociais podem ser compreendidas como sistemas online que permitem a interao social a partir do compartilhamento de informao. Desta forma, este trabalho apresenta uma breve discusso acerca das caractersticas das mdias sociais presentes na Internet, com foco no seu uso como meio de organizao e compartilhamento de informaes por redes de movimentos sociais (SCHERERWARREN, 2003) engajados no ciberativismo (VEGH, 2003) pela ciberdemocracia (LVY, 1999). Analisa aspectos das manifestaes do Egito contra a ditadura de Hosni Mubarak mediante as dinmicas da repercusso dos protestos egpcios em mdias sociais e os apoios de usurios da rede. Considerando expresses de apoio aos protestos encontradas no Twitter e no Facebook, discute as possibilidades para criao de uma cidadania virtual global, calcada no ciberativismo, e quais as potencialidades para o seu exercimento no mundo fsico.

PALAVRAS-CHAVE: Mdias Sociais, Novos Movimentos Sociais, Internet, Egito, Cidadania Universal

Graduando no curso de Cincias Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador nas reas de Ativismo Online, Cibercultura, Mdias Sociais. 2 Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador nas reas de Cultura Poltica, Identidade e Cidadania, Estratgias de Consumo e Identidades Culturais e Mdia. 3 Mestre em Cincia da Informao pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador nas reas de Informao, Tecnologia e Cultura Digital. Atualmente ocupa prtica docente na Universidade Federal de Alagoas.

Introduo

A complexidade da sociedade contempornea e a dinmica de organizao de movimentos sociais na atualidade tm sido pautadas, entre outras coisas, pela relao da tecnologia e seu uso pelos seres humanos. O desenvolvimento tecnolgico em direo produo de mdias sociais e a dimenso espacial fornecida pela internet para lidar com uma sociedade de carter global traz uma srie de novas reflexes, dentre as quais o plano da reivindicao e lutas em torno de um determinado objetivo se faz presente com caractersticas especficas de organizao e ao. compreendendo esta realidade que o presente artigo busca discutir acerca das caractersticas das mdias sociais presentes na internet, tendo como foco seu uso enquanto meio de organizao e compartilhamento de informaes por redes de movimentos sociais (SCHERER-WARREN, 2003) engajados no ciberativismo (VEGH, 2003) em direo conquista cada vez mais de cidadanias universais (BRYM et al, 2010) e abrindo uma discusso acerca das possibilidades da ciberdemocracia (LVY, 2009). Tem-se como objeto de anlise a mobilizao de usurios de mdias sociais em torno do apoio aos manifestantes do Egito pela retirada do poder do ento ditador Hosni Mubarak, os quais utilizaram nas mdias sociais a hashtag4 #Jan255 para identificar a prtica de ciberativismo. Dessa forma, a partir da discusso envolvendo os conceitos de mdias sociais, ciberativismo e redes de movimentos sociais, busca-se refletir sobre uma perspectiva de movimentos sociais que se utilizam da internet para sua otimizao.

1. Algumas Caractersticas da sociedade globalizada e usuria da Internet A globalizao surge no como um simples fenmeno de

desenvolvimento econmico. Ela envolve fatores polticos, sociais, culturais e econmicos que se convergem e determinam as condies pelas quais a vida
4 5

Smbolo utilizado na mdia social Twitter para colocar uma determinada palavra em evidncia Este smbolo utilizado no Twitter representa o dia 25 de Janeiro, data do primeiro dia de manifestaes por todo o pas contra o ditador.

humana passa a fazer parte. A globalizao emerge durante da derrocada do bloco socialista no final da segunda metade do sculo XX e diante da exploso de inovaes tecnolgicas que inauguram uma nova era para as

telecomunicaes com o advento da internet. Giddens (2003, p.61) apresenta o termo como se referindo queles processos que esto intensificando as relaes e a interdependncia sociais globais. Alm disso, o autor argumenta que a globalizao est mudando a forma como percebemos o mundo e nos percebendo, pois,
ao adotar uma perspectiva global, tornamo-nos mais conscientes de nossas ligaes com os povos de outras cidades. Tornamo-nos tambm mais conscientes dos diversos problemas que o mundo enfrenta no incio do sculo XXI (GIDDENS, 2003, p.61).

Dessa forma, a concepo de uma sociedade global tem se fortalecido, no qual se v uma ampliao do debates em torno de assuntos de interesses sociais que se colocam alm da determinao de sociedades locais. Diante desta reorganizao de proporo mundial, novas formas relaes humanas so desenvolvidas, onde os indivduos esto agora mais conscientes de sua interconectividade com os outros e mais propensos a se identificarem com questes e processos globais do que no passado. (Idem, p. 64-65) Paralela globalizao, surge a Internet. Ambas inclusive possuem uma relao que se caracteriza como interdependente. Enquanto a globalizao foi um processo de desenvolvimento econmico, poltico e social de abrangncia alargada para vrias partes do mundo, a Internet se desenvolveu como um meio de comunicao entre as massas, diferente do sentido limtrofe do telefone convencional, por exemplo. Segundo Castells (2003, p. 8) A Internet um meio de comunicao que permite, pela primeira vez, a comunicao de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala global. Essa forma de comunicao se combina com o carter da globalizao em permitir uma ampliao de viso de mundo dos indivduos no que se refere s suas responsabilidades sociais para alm de sua territorialidade, conforme afirma Giddens:
Essa mudana para uma perspectiva global tem duas dimenses significativas. Primeiro, como membros de uma comunidade global,

as pessoas cada vez mais percebem que a responsabilidade social no pra nas fronteiras nacionais, mas se estende alm delas. (....) Em segundo lugar, a perspectiva global significa que as pessoas esto cada vez mais buscando outras fontes, que no o estadonao, ao formular seu prprio senso de identidade. (GIDDENS, 2005, p.65)

A Internet tem se desenvolvido como um dos principais meios de comunicao do mundo contemporneo, dada sua engenharia que permite a criao de um espao virtual infinito e suas formas de uso dentre as quais o compartilhamento de informaes e a criao de redes sociais - se destacam. A adeso a este recente meio de comunicao tem crescido expressivamente nos ltimos anos. Segundo Castells (2003), no final de 1995, havia cerca de 16 milhes de usurios da rede de comunicao por computador no mundo. No incio de 2001, eles eram mais de 400 milhes. (p.8) Em janeiro de 2011, este nmero alcana os 2 bilhes de usurios. 6 Entretanto, no apenas o nmero de usurios que destacam a Internet como um dos principais meios de comunicao. De acordo com Castells, os tipos de uso e de usurios da rede tambm so cruciais para a compreenso da relevncia da Internet.
A influncia das redes baseadas na Internet vai alm do nmero de seus usurios: diz respeito tambm qualidade do uso. Atividades econmicas, sociais, polticas, e culturais essenciais por todo o planeta esto sendo estruturadas pela Internet e em torno dela, como por outras redes de computadores. De fato, ser excludo dessas redes sofrer uma das formas mais danosas de excluso em nossa economia e em nossa cultura. (CASTELLS, 2003, p.8)

Conforme o autor aponta, o uso da Internet tem se mostrado cada vez mais importante e fundamental, de tal maneira que a ausncia de conexo com a rede pode at se tornar perigosa. A tecnologia informacional tem se desenvolvido a tal ponto que pe o computador conectado internet como o meio mais democrtico do que o rdio e da televiso como formas de obteno da informao, na medida em que o usurio-consumidor detm um amplo espao virtual - de busca de informao, pesquisando e adquirindo
6

Dados anunciados pelo ento chefe da Unio Internacional de Telecomunicaes (UIT), Hamadun Tour. Notcia veiculada em <http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/afp/2011/01/26/numero-deusuarios-de-internet-no-mundo-alcanca-os-2-bilhoes-onu.jhtm> no dia 26 de janeiro de 2011.

conhecimento sobre o que lhe de interesse, com maior autonomia do que os outros meios, os quais ainda possuem como filtro de informao os interesses das empresas transmissoras, e no o consumidor. Tal transformao proveniente do desenvolvimento das tecnologias de informao e seu uso global fizeram com que Castells reconhecesse7 a atual poca como uma forma de revoluo tal qual as revolues provenientes de outros desenvolvimentos tecnolgicos, como as Revolues Industriais, e chamasse nossa atual poca de sociedade informacional, por entender que as mudanas sociais so to drsticas quanto os processos de transformao tecnolgica e econmica (1999). Ora, se a sociedade estivesse se desenvolvendo tecnologicamente, suas relaes em alguma medida tambm haveriam de se transformar. As caractersticas especficas de compartilhamento de informao que a Internet tem possibilitado, no entanto, no o nico motivo que a torna revolucionria (para parafrasear CASTELLS, 2003) A criao de um espao virtual de interao dentro de um processo de reorganizao poltica, econmica e social orientado pelo processo de globalizao permitiu a emergncia de novas formas de relacionamento entre as pessoas, de maneira que possvel criar e manter novos relacionamentos e produzir formas de sociabilidade dentro de espaos virtuais especficos.

2. O Ciberespao e as redes sociais O espao virtual caracterstico Lvy,


o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. (LEVY, 1999, p.17)

da Internet conhecido como

Ciberespao ou rede, e significa, de acordo com o filsofo da informao Pierre

Para verificar as consideraes de Manuel Castells sobre a revoluo informacional, conferir A Galxia da Internet e A Sociedade em Rede Volume I

O ciberespao , portanto, uma regio virtual artificial possibilitada por uma engenharia tecnolgica onde possvel haver construes de

relacionamentos humanos, compartilhamento de informaes, dentre outros usos. O ciberespao tanto um produto dos criadores dessa infra-estrutura, quanto dos usurios que o mantm, ou seja, os indivduos interligados. Sem a existncia da vida humana na rede, o ciberespao perderia o seu sentido, pois alimentado pelas interaes sociais. Para que tais interaes fossem possibilitadas, foram desenvolvidos por empresas privadas vrios sites de redes sociais com estruturas delimitadas para fornecer a conversao entre indivduos usurios da Internet. Para que se compreenda a funcionalidade destes sites, necessrio explicar o conceito de rede social. Segundo Recuero
Rede social gente, interao, troca social. um grupo de pessoas, compreendido atravs de uma metfora de estrutura, a estrutura de rede. Os ns da rede representam cada indivduo e suas conexes, os laos sociais que compem os grupos. Esses laos so ampliados complexificados e modificados a cada nova pessoa que conhecemos e interagimos. (RECUERO, 2009, p.25)

Podemos compreender o conceito de rede social, portanto, como um conjunto de pessoas organizadas num determinado espao (fsico ou virtual), em razo de algum motivo que os mantenham em contato. Os sites de rede social, portanto, so os espaos estruturados prprios para a construo dessas redes sociais no ciberespao. Dos mais rudimentares aos mais ricos em ferramentas de compartilhamento, esses sites existem praticamente desde a origem da internet (enquanto fruns e chats) e tem se desenvolvido sob diversas formas. O Youtube, por exemplo, permite o compartilhamento de vdeos. O Twitter um microblog que serve como site de rede social ao permitir conversaes dinmicas e em tempo real, utilizando frases de at 140 caracteres. O Facebook um site de rede social que amplia a experincia da interao on-line no sentido de reunir e compartilhar fotos, vdeos, organizar eventos, utilizar outros aplicativos de redes sociais como jogos on-line, alm da conversao em tempo real. So diversos os sites de redes sociais, e a forma do exercimento de seu uso o que caracteriza-os enquanto mdias sociais. Entre outras palavras, o que caracteriza um site de rede social na condio de

mdia social no o simples fato de o site existir, mas por ser efetivamente utilizado por seus usurios.8 Muitas pessoas utilizam as mdias sociais para diversos fins seja para manter contato com parentes distantes, encontrar novas amizades, em busca de emprego, entretenimento, fama, conhecer pessoas que compartilham gostos comuns ou organizar-se em torno de causas sociais. Existem vrios estudos que buscam compreender os tipos de usurios de cada mdia social, o que contribui para compreender aspectos da cibercultura dentro do ciberespao. Para Lvy (1999, p.17), a cibercultura pode ser compreendida como o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao. Essas prticas que so criadas no ciberespao comumente carregam consigo as prticas dos indivduos fora da Internet, o que feito as mdias sociais como pontos de anlise do comportamento dos indivduos. No entanto, prticas e valores desenvolvidos dentro das mdias sociais tambm ajudam a desenvolver o comportamento social dos indivduos no mundo prtico. Seguindo esta direo, nosso estudo busca compreender, portanto, como algumas mdias sociais foram utilizadas enquanto meios de mobilizao dos indivduos em torno movimento social no Egito pela renncia do presidente egpcio Hosni Mubarak, que ocorreu em 11 de fevereiro de 2011. Para tanto, necessrio discorrer antes sobre as dinmicas dos novos movimentos sociais e do ativismo on-line, tambm conhecido por ciberativismo.

3. Os novos movimentos sociais e o ciberativismo

Os movimentos sociais se desenvolveram de acordo com as caractersticas de organizao poltica e social da sociedade do qual faziam parte. Para compreender o processo de transformao dos movimentos
8

Para compreender mais sobre as mdias sociais, ver Para Entender as Mdias Sociais, disponvel em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com, e a postagem no blog de Raquel Recuero Mdia x Rede social, disponvel em http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/midia_x_rede_social.html

sociais, resgataremos um breve histrico dos mesmos no perodo do sculo XVIII ao sculo XXI.
Em 1700, os movimentos sociais eram geralmente pequenos, localizados e violentos. Na Europa, os moradores pobres das cidades podiam se revoltar contra funcionrios pblicos em reao a um aumento no preo do po ou dos impostos. (BRYM et al, 2010, p.520)

Robert Brym destaca no excerto acima que os movimentos sociais mais rudimentares possuam uma racionalidade organizacional pequena e se utilizavam da violncia para tentar obter algumas conquistas. Alm disso, o grupo motivado por se mobilizar era reduzido.
Quando o Estado passou a englobar a maioria dos aspectos da vida, os movimentos sociais mudaram de trs maneiras. Primeiro, tornaram-se nacionais em seu escopo, isto , em geral se dirigiam a governos centrais, deixando de lado alvos locais. Segundo, o nmero de adeptos cresceu, em parte porque os membros em potencial eram agora alfabetizados e podiam se comunicar por meio da palavra escrita, em parte porque novos ambientes sociais fbricas, escritrios, vizinhanas urbanas densamente povoadas podiam servir como base de recrutamento. Terceiro, os movimentos sociais se tornaram menos violentos, isto , seu tamanho e sua organizao tornavam possvel que eles se burocratizassem, estabilizassem e se tornassem poderosos o suficiente para que no precisassem recorrer constantemente a medidas extremas. (BRYM et al, 2010, p.520-1)

O autor mostra que, a partir do momento que o Estado centraliza o poder e passa a ter um maior controle da vida social, os movimentos sociais organizados tomaram corpo ao passo que se identificavam com qual instituio deveriam dialogar e fazer reivindicaes, se tornando menos violentos e buscando vias mais racionais e estratgicas em busca de alcanar os objetivos que os tornaram mobilizados. Alm disso, o desenvolvimento da sociedade permitiu a existncia de espaos de conversao e mobilizao, o que agregou um maior nmero de membros. Muitas das reivindicaes desses movimentos sociais estiveram circulando em torno da garantia de uma cidadania civil, poltica e social em relao aos indivduos ou grupos sociais por quais os movimentos sociais se mobilizaram.
A cidadania civil reconhece os direitos liberdade de expresso, do culto religioso e de justia perante a lei. (...) A cidadania poltica diz respeito ao direito de votar e de ser votado. (...) A cidadania social

refere-se ao direito a certo nvel de segurana econmica e participao integral na vida social com a ajuda do estado de bemestar social. (BRYM et al, 2010, p.521)

A mobilizao e reivindicao de direitos como estes frente ao Estado se mantm at os dias de hoje. No entanto, as caractersticas da globalizao na sociedade contempornea apontam para um novo tipo de organizao de movimentos sociais, voltados para a promoo da cidadania universal, entendida como a extenso dos direitos de cidadania para todos os membros adultos da sociedade e para a sociedade como um todo (idem, p.522). Essas novas demandas, voltada agora para alm dos Estados, amplia seu grau de embates no somente para os grupos territoriais dos quais o movimento faz parte, mas tambm para eventos reivindicativos a nvel global. Dessa forma, foi necessria uma nova teorizao para se compreender as lgicas de organizaes sobre os movimentos sociais contemporneos tambm chamados de novos movimentos sociais - voltados para reivindicaes de interesse global face ao surgimento de novos atores sociais e de novas formas de organizao e articulao, que satisfizesse a considerao das caractersticas da globalizao em detrimento de outras conjunturas sob as quais se encaixam as teorias tradicionais dos movimentos sociais (SCHERERWARREN, s.d.). Como vimos com Giddens (2003), ao passo que nos damos conta de que fazemos parte de uma sociedade global e cada vez mais interdependente, estamos nos tornando mais conscientes e reflexivos em relao aos diversos problemas que o mundo enfrenta no incio do sculo XXI. dentro dessa nova condio de percepo da vida que os novos movimentos sociais emergem e se desenvolvem. O mesmo se nota a partir de Melucci, quando o autor diz que
nas sociedades contemporneas e da informao, devido ao grau de autorreflexividade dos sujeitos e das organizaes, h uma maior circulao de indivduos, ideias e circuitos de solidariedade interorganizacional, flexibilizando os modelos organizacionais tradicionais, dando origem a aes sob forma de redes sociais e coletivas (MELUCCI, 1996 apud SCHERER-WARREN, s.d, p.2).

Ao acompanhar a dinmica e complexidade da sociedade globalizada, os novos movimentos sociais tendem a se utilizar tambm das novas ferramentas tecnolgicas desenvolvidas junto globalizao - como a Internet
9

e suas implicaes na sociedade para o desenvolvimento de suas prticas. De acordo com Brym et al (2010, p. 521), a novidade desses (novos) movimentos sociais o escopo de seus objetivos, os tipos de pessoas que eles atraem e seu potencial de globalizao. Dessa forma, do ponto de vista dos objetivos, o surgimento de movimentos em prol da conquista de questes ampliadas a nvel internacional como a paz, o meio ambiente e direitos humanos, por exemplo, demonstra haver um direcionamento para cidadania universal, reconhecendo o direito cidadania de uma grupos

marginalizados por outras partes do globo, alm dos direitos da humanidade como um todo. No que se refere afiliao aos novos movimentos sociais, nota-se a participao de pessoas com elevado grau de escolaridade como professores, jornalistas, artistas, escritores e acadmicos (idem). Por fim, em relao ao potencial de globalizao dos novos movimentos sociais, o aumento de trfego de indivduos entre os pases e o barateamento de meios de comunicaes, alm do desenvolvimento das tecnologias de informao e outras tecnologias
tornaram mais fcil a unio internacional de ativistas de diversos movimentos nacionais com ideias semelhantes. Na era da TV a cabo, das passagens de avio mais baratas, dos aparelhos de fax, da internet e do correio eletrnico, tornou-se possvel no apenas perceber a conexo entre problemas aparentemente locais e suas fontes globais mas tambm o desejo de se agir tanto local quanto globalmente (p.523).

Essas foram algumas caractersticas sob as quais os novos movimentos sociais esto propensos a se organizar para corresponder altura da complexidade da sociedade globalizada. Para sua anlise cientfica, no entanto, Scherer-Warren acredita que esses movimentos socais na sociedade contempornea podem ser mais amplamente explicados quando os atores sociais ou formas de coletividade que os compem forem tratados a partir de uma perspectiva de anlise de redes sociais e organizacionais (SCHERERWARREN, s.d., p.3). Para tanto, desenvolve conceitualmente trs nveis de relaes da interao em rede: redes sociais, coletivos em rede e rede de movimentos sociais, considerando a teorizao de Melucci (1989, p. 57) acerca da definio do movimento social enquanto o tipo de ao coletiva a) baseada
10

na solidariedade, (b) desenvolvendo um conflito, (c) rompendo os limites do sistema em que ocorre a ao. Para a autora, as redes sociais se definem enquanto uma comunidade de sentido em que os atores so ns que se ligam em torno de afinidades/identificaes entre os membros ou objetivos comuns em torno de uma causa. (idem) So tidos como exemplos as redes de parentesco, redes de amizade ou redes comunitrias variadas, portanto, podendo conter ou no uma organizao formal. Coletivos em rede, ainda segundo a autora, so organizaes formais com conexes entre organizaes localizadas, exemplificadas pelas

articulaes entre ONGs que compartilham de um mesmo eixo temtico, podendo ainda vir a ser segmentos (ns) de uma rede mais ampla de movimentos sociais, que se carateriza por ser uma rede de redes (p.3). Os movimentos sociais, por fim, se distinguem dos coletivos por transcenderem organizaes empiricamente delimitadas, conectando
de forma simblica, solidarstica e estratgica, sujeitos individuais e atores coletivos em torno de uma identidade ou identificaes comuns, de uma definio de um campo de conflito e de seus principais adversrios polticos ou sistmicos e de um projeto de utopia ou transformao social (SCHERER-WARREN, s.d., p.3).

De acordo com o que foi teorizado pela autora, portanto, podemos sintetizar para nosso estudo o conceito de movimento social na sociedade contempornea enquanto um nvel de relao interativa em rede sob uma organizao formal cujas caractersticas transcendem organizaes

localizadas, constituindo-se, portanto, em redes de redes que envolvem vrios atores ou organizaes sociais que se mobilizam em diversos nveis organizacionais em torno de uma mesma causa por compartilharem objetivos, valores ou projetos de mudana em comum. Dentro dessa compreenso, podemos abordar o uso de mdias sociais para a mobilizao e participao em movimentos sociais em torno de um dado objetivo. O ciberespao permite que seja utilizado de diversas formas, com diversos objetivos, por diversos indivduos e grupos sociais. Conforme afirma Castells (2003, p.115), o ciberespao tornou-se uma gora eletrnica global
11

em que a diversidade da divergncia humana explode numa cacofonia de sotaques. Dessa forma, no ciberespao que indivduos podem se relacionar e interagir desconsiderando fatores como as limitaes espaciais. Dentro das possibilidades do ciberespao, alguns grupos tm se direcionado produo de uma prtica voltada ao ativismo social em rede, ou ciberativismo. Esta prtica foi analisada por Vegh (2003). Para o autor, o ciberativismo o uso da internet por movimentos politicamente motivados. Dessa forma, categorizou em trs tipos as formas de prticas ciberativistas existentes: a primeira categoria diz respeito conscientizao e apoio, onde a internet passa a funcionar como uma fonte alternativa de informao, de maneira que indivduos e organizaes podem difundir informaes e eventos no relatados ou relatados de forma imprpria pela mdia de massa (VEGH, 2003 apud RIGITANO, 2003, p. 3). A segunda categoria diz respeito organizao e mobilizao, onde parte-se da Internet para uma determinada ao. Neste momento, Vegh divide o uso da Internet para uma determinada ao em trs tipos distintos:

1) A rede pode ser usada para convidar pessoas para uma ao offline, a partir do envio de e-mails e sites com data, local e horrio de uma determinada mobilizao (p.74) (...) 2) possvel usar a Internet para uma ao que normalmente acontece off-line, mas que pode ser mais eficiente se executada on-line, como mobilizar pessoas para contatar um representante do congresso via e-mail (...) 3) A Internet tambm pode ser usada para organizar e mobilizar pessoas para uma ao que s pode ser efetuada on-line, como a coordenao de uma campanha massiva de envio de spams com objetivo de saturar um servidor. (VEGH, 2003 apud RIGITANO, 2003, p. 4)

Por fim, a terceira categoria formada pelas iniciativas de ao e reao, tambm conhecidas por hacktivismo. Segundo Rigitano, O chamado hacktivismo envolve diversos tipos de atos, como apoio on-line, invaso e/ou congestionamento de sites e, at mesmo cibercrimes ou ciberterrorismo (RIGITANO, 2003, p.5). Essas foram as principais caractersticas do ciberativismo apontadas por Sandor Vegh, que ser considerado para discutir sobre os usos das mdias sociais em torno do movimento egpcio em Janeiro de 2011. Para a anlise do ciberativismo dentro da lgica da rede de movimentos sociais (SCHERERWARREN), no entanto, podemos consider-lo tambm enquanto um nvel

12

organizao social existente no ciberespao que contribui para a viabilidade da rede de movimentos sociais.

De acordo com Rigitano,


A partir da incorporao da Internet, os ativistas expandem suas atividades tradicionais e/ou desenvolvem outras. A utilizao da rede por parte desses grupos visa, dentre outras coisas, poder difundir informaes e reivindicaes sem mediao, com o objetivo de buscar apoio e mobilizao para uma causa; criar espaos de discusso e troca de informao; organizar e mobilizar indivduos para aes e protestos on-line e off-line. (RIGITANO, 2003, p.3)

Segundo a autora, a utilizao da rede pelos movimentos ciberativistas possui dentre seus usos a busca de apoio e mobilizao para uma determinada causa. Veremos a seguir como o uso das mdias sociais pelo ciberativismo contribuiu para as manifestaes no Egito e o sucesso do movimento social que retirou um governo autoritrio do poder e recolocou nas mos da populao egpcia o processo de transio para a democracia.

4. Do Apoio Mobilizao em torno do #Jan25 #Egypt No foi uma revoluo na Internet, mas sem Internet esta revoluo no teria ocorrido9 Esta frase de Castells em fevereiro de 2011 se tornou um importante ponto de referncia para estudos sobre o ciberativismo praticado em apoio s manifestaes do Oriente Mdio, sobretudo no Egito. As manifestaes no Oriente Mdio tem se mostrado intensas, diante de fortes conflitos violentos entre governos autoritrios repressores e parte da populao que reivindica o fim de injustias sociais, alm de criticas a impostos, corrupo e em busca de democracia. Para se compreender algumas caractersticas da onda de protestos no Oriente Mdio, precisamos abordar alguns antecendentes. Para Castells (2011),

Frase de Manuel Castells ao escrever para o jornal espanhol La Vanguardia sobre as manifestaes no Oriente Mdio, principalmente no Egito, quando do uso da Internet para buscar apoio de pessoas de outras partes do mundo. Matria disponvel em: <http://www.eagora.org.br/arquivo/anatomia-deuma-revolucao>

13

Talvez tudo tenha comeado em 6 de abril de 2008 em El Mahalla el 10 Kubra, cidade operria no norte do pas , onde dezenas de milhares de trabalhadores txteis entraram em greve, fizeram manifestaes e ocuparam a cidade at serem dispersados a tiros. Ali surgiu o movimento da juventude de 6 de abril, atuante na convocao pela internet das recentes manifestaes.

Posteriormente, na Tunsia, a populao organizou por meio da Internet manifestaes nas ruas contra a inflao, o desemprego, a corrupo e a represso do governo de Zine El Abidine Ben Ali, que foi perdendo fora ao passo que o movimento social crescia. As reaes do governo contra a manifestao foram fortemente violentas, o que fez com que aliados de Ben Ali, como o at ento embaixador da Tunsia na Unesco Mezri Hadad, renunciasse ao cargo. A queda do ento presidente tunisiano deu-se em 14 de janeiro de 2011.11 Onze dias depois, a prxima manifestao da onda de protestos no Oriente Mdio contra governos autoritrios iria ocorrer no Egito. Um dia antes, a Internet foi utilizada por ciberativistas para convocar a manifestao na cidade do Cairo. De acordo com o que descreve Castells,
Estimulado pela revoluo na Tunsia, um desses ativistas, Asmar Mafhuz, postou um vdeo no YouTube em 24 de janeiro e seus colegas distriburam milhares de panfletos em bairros pobres do Cairo chamando a se manifestar. Simultaneamente, Ganim, um jovem executivo do Google, criou um grupo no Facebook chamado Todo somos Jalid Khalid, o jovem de Alexandria que em junho de 2010 foi espancado pela polcia at a morte num cibercaf por subir um vdeo mostrando a polcia traficando drogas. Ele logo teve 70.000 amigos. No Facebook e Twitter encontraram-se veteranos da luta contra a represso e milhares de jovens indignados com a injustia e inspirados por Tnis.12 (CASTELLS, 2011)

A manifestao ocorreu no dia 25 de janeiro com a participao massiva da populao egpcia. Os confrontos se deram em vrios lugares do Cairo, principalmente na praa Tahrir, no centro da capital. Os protestos duraram um
10 11

El Mahalla el Kubra uma cidade egpcia. Para mais informaes acerca do abandono do cargo de Zine El Abidine Ben Ali, acessar <http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/presidente-tunisiano-dissolve-governo-em-meio-a-ondade-protestos-e-violencia> 12 Para mais detalhes sobre as manifestaes do dia 25 de janeiro no Egito, acessar <http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/egipcios-protestam-contra-governo-em-mobilizacaobatizada-como-%E2%80%98dia-da-revolta%E2%80%99>

14

total de 18 dias at a renncia do presidente Hosni Mubarak, depois de tentar resistir com assassinatos, seqestro de jornalistas e ter cortado o acesso Internet no pas. Este ltimo fato, inclusive, tornou-se emblemtico para a importncia do ciberativismo. A convocao para os protestos no Cairo a partir do uso de mdias sociais no s atingiu a populao local, mas fez com que a informao chegasse a pessoas conectadas em vrias partes do mundo, os quais acompanharam pela mdia de massas e pelos vdeos compartilhados no Youtube, hospedados por manifestantes localizados no Cairo. Alm disso, o Twitter serviu como forma de informar em tempo real o que estava de fato acontecendo, no intuito de evitar eventuais distores por parte da mdia de massa. O Facebook, por sua vez, permitiu a organizao de campanhas em apoio aos manifestantes do Egito, principalmente pela realidade acompanhada nos vdeos e nas mensagens rpidas do Twitter. Durante os 18 dias de manifestao, o mundo estivera de certa forma apreensivo pela soluo do conflito. Em 11 de Fevereiro de 2011, Mubarak deixa o poder depois de quase 30 anos de um governo marcado por represses 13. Os movimentos sociais no Oriente Mdio amparados pelo uso das mdias sociais mostram a fora da mobilizao via Internet contra violaes de direitos humanos. Os indivduos conectados mas dispersos, distantes do ponto de conflito, passaram a apoiar as manifestaes por ocasio da identificao com os manifestantes no sentido de desejarem a garantia de direitos humanos, desejando tambm a sada do presidente egpcio por conta de suas prticas violentas contra os manifestantes. Assim, percebemos a caracterizao de um movimento social segundo as condies bsicas de Melucci, que a produo de solidariedade, o desenvolvimento de um conflito e a existncia de um projeto comum de mudana social. Dessa formal, a participao ciberativista no movimento egpcio em questo passou do apoio mobilizao dos usurios de mdias sociais e assuntos pertinentes s manifestao no Cairo mantiveram-se em pauta diria das principais conversas de sites de redes sociais. A todo momento novos vdeos da manifestao eram publicados no Youtube e os

13

Para detalhes sobre o abandono do cargo de Hosni Mubarak, acessar <http://g1.globo.com/crise-noegito/noticia/2011/02/em-meio-protestos-presidente-do-egito-deixa-o-cairo.html>

15

usurios do Twitter lanaram mo da campanha pr-democracia no Egito a partir das hashtags #Egypt e #Jan25.

Consideraes ciberativistas

Finais:

uma

reflexo

acerca

dos

movimentos

O fato de os movimentos sociais contemporneos se articularem dentro de vrias organizaes e com diversos atores sociais em nome de um projeto de mudana social refora a idia de que as temticas de reivindicaes se tornam ampliadas, no s pela concepo de mundo em que os indivduos passam a ter cada vez mais dentro do processo reflexivo de reconhecimento da diversidade social e cultural engendrado pela realidade da globalizao, mas tambm pelo fato de que as eventuais conquistas tendem a ser compartilhadas por todos que a buscaram. No caso da derrocada do expresidente egpcio Hosni Mubarak, se o grande beneficiado do movimento social foi a populao egpcia, para o resto do mundo o que houve foi uma sensao de dever cumprido por ser visto garantido o exercimento de direitos humanos e o processo de instaurao de um novo regime poltico aceitvel pela vontade popular. A Internet tem se mostrado o meio cada vez mais comum de disseminao de ideias, convocatrias para eventos ciberativistas limitados rede ou transcendente para as ruas, alm de compartilhar informaes para alm da mdia convencional, o que torna o ciberespao um local de prticas de valores libertrios e de cidadania em relao s discusses polticas de interesse global, servindo, alm disso, de meio de expresso da populao em relao s prticas governamentais. A expectativa que cada vez mais as decises polticas estejam pautadas no somente na capacidade do governante, mas nas consultas opinio pblica da sociedade civil engajada via internet, numa idia de democracia on-line cunhada pelo filsofo da informao Pierre Lvy (sob o conceito de ciberdemocracia. Para isso, um espao de aproximao entre as instituies polticas e os locais de expresso poltica pela sociedade deve ser criado, alm de que governos se tornem cada vez mais transparentes.

16

Uma crtica a essa expectativa, por sua vez, pode ser a durabilidade das mobilizaes. Nos debates que envolvem a ps-modernidade e modernidade lquida14, muito se diz que a durao e a intensidade das relaes esto enfraquecidas. De fato, na Internet vemos tambm a banalizao de relaes sociais ao passo que so adicionados um nmero massivo de pessoas aos crculos de amigos, muitas vezes sem critrio para a cooptao. Nesse aspecto, posta em questo do tempo de resistncia de um movimento social dentro da dinmica fluida da rede. De fato, vrios estudos de medio de durabilidade da articulao de movimentos sociais devem ainda ser feitos para trabalhar essa problemtica, e no cabe aqui prolongar esta anlise. A ns, neste trabalho, coube apenas a funo de sistematizar as caractersticas dos novos movimentos sociais e discuti-las aplicando ao momento histrico por qual passou o Egito pelas manifestaes de 25 de janeiro de 2011, contribuindo para o debate acerca da importncia do ciberativismo enquanto uma forma possvel de mobilizao dentro da lgica dos movimentos sociais na sociedade contempornea.

14

Para entender o conceito de modernidade lquida, ver BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

17

REFERNCIAS

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BRAMBILLA, Ana. Para entender as mdias em: <http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/> 12/05/2011

sociais. acesso

2011. em:

BRYM, Robert. LIE, John. [et. al.] Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Centage Learning, 2010.

CASTELLS, Manuel. A Galxia da Internet: reflexes sobre a Internet, os negcios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. ____________. A Sociedade em Rede. Volume I. 9. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. _______________ . A Anatomia de uma Revoluo. 2011. Traduo de Eduardo Graeff. Em: <http://www.eagora.org.br/arquivo/anatomia-de-umarevolucao> acesso em: 26/02/2011 GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34, 1999 __________. Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003 RECUERO, Raquel. Rede Social. IN: SPYER, Juliano (org). Para Entender A Internet: noes, prticas e desafios da comunicao em rede. 2009. Em: <http://paraentenderainternet.blogspot.com> Acesso em: 12/05/2011

MARTINS, Francisco Andr Silva. Juventude, Grmio Estudantil e Ao Coletiva: consideraes em torno dos movimentos sociais na contemporaneidade. [s.d.] Em: <http://www.looris.com/clientes/ufmg/fae/upload/acervo/6d6dc46f168d5070792 be1cafec96a45.Juventude,%20gremio%20estudantil%20e%20acao%20coletiv a%20%20consideracoes%20em%20torno%20dos%20movimentos%20sociais%20na %20contemporaneid.pdf> Acesso em: 30/06/2011

18

MELUCCI, Alberto. Um Objetivo para os Movimentos Sociais? Revista Lua Nova. So Paulo: 1989. Em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n17/a04n17.pdf> Acesso em: 28/07/2011 RIGITANO, Maria Eugnia Cavalcanti. Redes e ciberativismo: notas para uma anlise do centro de mdia independente. 2003. Em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/rigitano-eugenia-redes-e-ciberativismo.pdf> Acesso em: 15/07/11 SCHERER-WARREN, Ilse. Das Aes Coletivas s Redes de Movimentos Sociais. [s.d.] Em: < http://xa.yimg.com/kq/groups/25175575/653286761/name/Das+A%C3%A7% C3%B5es+Coletivas+%C3%A0s+Redes+de+Movimentos+Sociais.pdf > Acesso em: 30/06/2011

VEGH, S. Classifying forms of online activism: the case of cyberprotests against the World Bank. In: MCCAUGHEY, M., AYERS, M.D. (ed.). Cyberactivism: online activism in theory and practice. London: Routledge, 2003.

19

Vous aimerez peut-être aussi