Vous êtes sur la page 1sur 3

A Liderana Segundo Maquiavel

sobre Carreira Por Ari Lima jari_limaj@yahoo.com.br

Publicidade
Apresentar uma tese sobre liderana gera, em todos os sentidos que se queira analisar, um grande desafio. Em primeiro lugar existem diversas escolas de liderana pregando mtodos diferentes, todos buscando alcanar o mesmo objetivo. Existem as escolas mais humanistas, outras democrticas, j algumas defendem uma forma mais autoritria de conduzir a liderana, e tantas outras formas de abordar o mesmo tema. Escolhemos apresentar uma tese de liderana especfica, influenciada na teoria de Nicolau Maquiavel sobre o assunto, fazendo as adaptaes necessrias e, claro, incluindo conceitos modernos que estejam de acordo com as idias citadas. No temos a presuno de estar apresentando a teoria definitiva sobre liderana, at porque no acreditamos que esta teoria possa existir. Apenas queremos apresentar uma forma de liderana que possa, de alguma forma e em determinadas circunstancias ser til s organizaes e s pessoas que ocupem cargos de chefia. Gostaramos de fazer dois alertas iniciais a todos que se ocuparem de conhecer as idias aqui apresentadas. O primeiro, sobre o termo Maquiavelismo, que tem conotao negativa, quando se fala em utilizar mtodos escusos para obter determinados resultados. Os fins justificam os meios, e, por isto, vale tudo para atingir os fins almejados, pensam algumas pessoas. Neste caso podemos dizer que, assim como o bisturi um instrumento que pode ser utilizado para salvar vidas, mas tambm pode tir-las, muitas das idias aqui apresentadas podem ser usadas de uma forma positiva e til nas organizaes, como tambm de maneira negativa e danosa nas mesmas. Vai depender tica e das intenes das pessoas que iro utiliz-las. Outra advertncia que gostaramos de mencionar sobre a natureza do comportamento humano. Seria ideal que pudssemos desenvolver uma teoria puramente humanista levando-se em conta que essencialmente as pessoas so boas e tm sempre comportamentos louvveis e previsveis. No entanto, como nos alerta Maquiavel, devemos esquecer a fantasia ou a imaginao e tratar apenas da realidade, indo atrs da verdade efetiva das coisas. Por isto, necessrio levar em conta um conjunto de fatores sobre o comportamento dos profissionais dentro das organizaes que no so necessariamente dignos de elogios, mas que so a expresso da realidade em muitos casos. Seria desejvel que as pessoas tivessem apenas virtudes como: generosidade, fidelidade, piedade, coragem, franqueza, benevolncia, bom humor, entusiasmo, disposio fsica e

mental, entre outras boas qualidades. Mas a verdade que encontramos tambm avareza, crueldade, covardia, pusilanimidade, truculncia, superficialidade, inveja, cobia, ambio desmedida, perversidade, intrigas e muitos outros desvios de personalidade. Desta forma, o lder precisar levar em conta todas estas possibilidades de comportamentos. Muitas pessoas dentro das organizaes chegam mesmo a precisar de algum tipo de tratamento e, no entanto, continuam trabalhando normalmente e desta forma prejudicando seus colegas de trabalho e os objetivos da organizao. Por isto, s vezes ser necessrio tomar decises duras e difceis que desagradaro alguns, mas que sero benficas para muitos. Na obra O Prncipe, escrita no incio do sculo XVI, Maquiavel desenvolve um estudo sobre a natureza das aes dos prncipes, termo que utilizava para designar todo mandatrio que dirigia um pas, regio ou provncia independente, e do comportamento de seus liderados. O autor elaborou um verdadeiro tratado sobre como chegar ao poder e, mais importante, manter-se nele, de maneira eficaz. A partir da anlise do comportamento humano, mostrou como um lder pode utilizar o conhecimento da natureza humana para influenciar as aes de seus liderados. Atravs do conhecimento de obras clssicas cujos princpios sobreviveram atravs dos sculos possvel obter muita sabedoria e aplica-las nos dias atuais. Este o caso dos consultores americanos, Al Ries e Jack Trout, que lanaram em 1986 o livro Marketing de Guerra, onde desenvolveram a tese do posicionamento ttico estratgico das empresas frente concorrncia. Suas idias foram baseadas nas teses do General Prussiano Karl Von Clausewitz, em seu tratado On War (1832), texto obrigatrio nas principais academias militares do mundo. Neste livro, os autores demonstram de forma inteligente como possvel s organizaes utilizarem os mesmos princpios da guerra convencional para alcanarem sucesso frente concorrncia. Assim como o estudo das teses de Clausewitz permitiu que seus princpios fossem utilizados com sucesso pelas organizaes a partir da analogia entre a guerra convencional e a batalha entre as empresas, tambm entendemos que muitas das idias de Maquiavel, nesta obra, podero ser teis aos lideres nas corporaes. Tanto em empresas pblicas como nas privadas, e em diversas outras instituies, a difcil misso de liderar pessoas e obter o melhor resultado do trabalho delas poder ser facilitada pela utilizao das idias aqui apresentadas. Existem muitas questes sobre liderana, analisadas por Maquiavel em sua obra, que continuam incomodando executivos, diretores, gerentes e demais lideres empresarias na maioria das corporaes atuais. Muitos dos conceitos abordados em sua obra casam como uma luva nas organizaes, atualmente. Outros precisam de certas adaptaes. Para exemplificar podemos citar os ttulos de alguns dos captulos da obra O Prncipe:

As qualidades pelas quais os homens, sobretudo os prncipes, so louvados ou censurados. A generosidade e parcimnia.

A crueldade e a clemncia: se melhor ser amado do que temido, ou o contrrio. Como evitar o desprezo e o dio. Como um prncipe deve agir para ser estimado. Como evitar os aduladores.

O desafio de adaptar muitos destes conceitos realidade das organizaes atual, , em parte, facilitado por ser a obra de Maquiavel um texto universal o suficiente para ter atravessado cinco sculos de histria mantendo-se vlido para uma grande gama de situaes polticas e sociais. No entanto, no contexto em que apresentamos foi necessrio fazer a adaptao para a rea organizacional. Nesta obra Maquiavel nos apresenta um estudo sobre a natureza humana isento de preconceitos e tica, o que nos obriga a tambm realizar uma anlise sobre estes aspectos para melhor contextualiza-los em nossa realidade atual e utiliz-los de maneira til para as pessoas e organizaes. Nos prximos captulos estaremos fazendo exatamente isto: analisando passo a passo a obra O Prncipe, e extraindo as idias que podero ser utilizadas de maneira eficaz pelos lideres organizacionais, ou seja, diretores, executivos, chefes, gerentes, supervisores e demais cargos de chefia dentro das organizaes para conseguir uma melhor produtividade de seus colaboradores. Acreditamos que este estudo poder contribuir de maneira efetiva e gerar um impacto positivo no resultado almejado pelos lideres organizacionais. No entanto fica um sinal de alerta: Maquiavel se isentou de consideraes ticas na defesa de muitas de suas teses, por isto, solicitamos a todos que faro uso destas poderosas idias, que possam guiar-se pelas melhores intenes para o bem das organizaes e das pessoas que nelas trabalham, tendo como juiz sua prpria conscincia.

Vous aimerez peut-être aussi