Vous êtes sur la page 1sur 101

Esse um sistema integra, de forma simples e intuitiva: Controla Multiplas Lojas de Venda e Distribuio; Multiplos estoques; Controle de clientes,

, fornecedores e vendedores; Controle de usurios e nveis de acesso; Compras, vendas, faturamento e livros fiscais; Cotaes, pedidos, estoque, histrico de movimentaes de Estoque; Apurao de IPI, ICMS e outros relatrios oficiais ou apenas de controle; Contas a pagar e a receber, anlise de crdito, fluxo de caixas e bancos; Mdulos para a emisso em PDV (impressora fiscal - ECF) e Sistema de cartes de crdito (TEF) das empresas Credicard, Visanet, Rede Shop e AMEX, que controlam todas as marcas de Carto de Crdito e Dbito do pais, alm de algumas de saque Eletrnico, como a Rede Shop. Controle de VIPs ou acumulo de pagamento Quinzenal/Mensal; Controle de Comisso/Caixa por Frentista; Emisso e controle do Livro de Movimentao de Combustivel; No item faturamento, utilizaremos a sua nota fiscal para automatizar a impresso, sem custo extra. O nico limite o nmero de vias que uma impressora matricial consegue emitir. Normalmente so 4 ou 5 vias, dependendo do modelo e do papel da nota fiscal.

O que o CTF? O CTF um sistema de abastecimento totalmente automatizado que visa agilizar e otimizar o processo de abastecimento de frotas.

Quais os objetivos do CTF? O principal objetivo do CTF proporcionar economia, eficincia e segurana para a frota contratada.

Como funciona o sistema CTF? Todos os veculos da frota so equipados com um dispositivo (UVE - Unidade de Veculo) interligado ao hodmetro ao bocal do tanque. Os postos, por sua vez, so dotados de unidades controladoras interligadas aos bicos das bombas onde so instaladas antenas e um sistema de envio de dados. Quando um veculo credenciado posiciona-se para o abastecimento, sua UVE automaticamente se identifica com a antena do bico da bomba. No momento do abastecimento, a antena registra na unidade controladora do posto todas as informaes sobre o abastecimento (veculo, quilometragem, combustvel, litragem, valor). Quando o bico da bomba afastado, automaticamente a comunicao interrompida e o motorista pode seguir viagem sem ter que preencher ou assinar qualquer documento. Os dados coletados pela antena da bomba so armazenados na unidade computadorizada do posto que, ao final do dia, os envia, atravs da Internet, para uma central de processamento de dados. Posteriormente o posto envia por correio a nota fiscal para a frota. Todas as informaes coletadas podem ser consultadas via Internet, no site do Bradesco. O banco de dados atualizado diariamente.

Quais as informaes gerenciais so fornecidas pelo sistema CTF BR? O sistema capaz de registrar: identidade, caractersticas e quilometragem do veculo, data, hora e local do abastecimento, tipo de combustvel e quantidade abastecida.

Estas informaes so armazenadas em um banco de dados e trabalhadas em relatrios de vrios formatos. Por exemplo: Abastecimentos por veculo, abastecimentos do ms, abastecimentos por marca do veculo.

Benefcios da utilizao do CTF para a frota contratada:

O CTF evita desvios de combustveis e valores destinados ao abastecimento; Fornece dados eletronicamente coletados, sem qualquer interferncia humana; Racionaliza o controle interno da frota eliminando o excesso da burocracia e, consequentemente, de mo de obra; Evita que o motorista circule com dinheiros ou vales; O CTF facilita o gerenciamento da frota atravs das informaes constantes dos relatrios oferecidos pelo sistema; As informaes encontradas no site do Badresco da CTF esto em forma de arquivo eletrnico que permite ao frotista trabalh-las sem necessidade de nova digitao; O sistema impede automaticamente o abastecimento com combustvel incorreto; O sistema permite que as informaes cheguem ao controlador da frota no dia seguinte ao abastecimento; O sistema permite detectar eventuais desvios de rotas.

Qual a estrutura de postos da rede CTF BR? A Petrobras Distribuidora oferece o sistema CTF nas principais rotas rodovirias e em diversos centros urbanos, cobrindo todo o territrio nacional.

1 Inicio do Sistema e Menus de Sistema


Aqui o inicio do Sistema, quando ser digitado o Usurio e sua Senha:

Quando colocar os dados do usurio Mestre, que v e pode executar Todas as Opes, ver os menus abaixo:

J o usurio Consulta, que tem pouqussimos privilgios, como demonstra seus menus abaixo:

Abaixo segue todas as opes disponveis ao Usurio Mestre:

Sistema de Compras:

Sistema de Faturamento:

Sistema de Estoque:

Fluxo de Caixa e de Bancos:

TEF + Venda com Cupom Fiscal !

Pedidos, Cotaes e Oramento de Balco

Outros Programas, aonde ficam normalmente rotinas especiais e genricas a Todos os Sistemas:

Sistema de Relatrios Gerais do Sistema:

Opes Extras para Postos de Combustveis:

Opes Extras para Restaurantes, Lanchonetes e Pizzarias (Com ou sem ECF/TEF):

Note que todos os usurios e privilgios so definidos pelo usurio Mestre, atravs da opo Outros Autorizaes para Usurios e ou Outros Fornece privilgios Automaticamente. Isso ser melhor explicado no item 2 Privilgios e Usurios

3 Operao Bsica do Sistema: Pesquisas, Consultas, Alteraes e Efeitos Especiais


A tela de Pesquisa igual em qualquer Sistema da Guaru.com, at surgir algo melhor, mais simples e verstil. Logicamente os campos mudam (Cdigo Cliente, Nome do Cliente, etc...), por representam assuntos diferentes, mas a lgica a mesma.

Note que h um Boto de Rdio clicado em frente ao campo Cdigo do Cliente, e que o Boto de Seleo deste est em E (Entre), o que significa: verifique os clientes que tem cdigo ENTRE 14 e 20! Simples, no ? Note que abaixo esto TODOS os campos do cadastro de Clientes, e que Todos tem opes e local para colocar valores. Alguns campos no cabem na tela, mas voc consegue visualizar o Elevador Vertical desta parte da Janela ao lado direito das opes dos Botes de Seleo. Favor notar tambm que o Boto de Seleo tem vrios tipos de comparao, dentre elas o chamado Coringa (%) padro SQL, que o Like. Esse Like (parecido em Ingls) ser demonstrado mais tarde, mas resumindo ele permite comparar parte de campos descritivos e de nome, como segue: Se no campo Nome do Cliente pesquisarmos por %Alberto% significa que o SQL responder todos os Clientes que tem Alberto em qualquer posio do Nome e; Se no campo Nome do Cliente pesquisarmos por Carlos% significa o SQL responder todos os Clientes que tem Carlos no inicio do Nome. Fcil e verstil! Note tambm que embaixo h a escolha de ordenao dos resultados. Neste caso o campo de ordenao dos resultados o campo Cdigo do Cliente. Mais tarde veremos como modifica-lo.

Agora vamos ver o resultado desta pesquisa:

Como demonstrado, os clientes que tem cdigo dentre 14 e 20 foram selecionados e exibidos. Segue-se outras telas em que demonstramos algumas das funes que podemos fazer com os mesmos. Note que h um conjunto de 12 ferramentas com seus cones que significam, na ordem: 1- 1Incluso Permite incluir um Cliente Novo. 2- 2Alterao Permite alterar o Cliente no qual o cursor est posicionado 3- 3Excluso Permite excluir o Cliente no qual o cursor est posicionado 4- 4Consulta Permite consultar o Cliente no qual o cursor est posicionado 5- 5Pesquisa Volta a tela de pesquisa. A tela de pesquisa tambm pode ser acessada clicando-se no guia de tabulao chamado Pesquisa. 6- 6Listagem/Exportao/Excel - Impresso verstil porm mais Complexa, que permite enviar Email, geral Arquivos Excel, TXT, HTML, imprimir em impressora Matricial, Laser e Jato de Tinta. Os campos podem ser selecionados no cone 8 chamado Modifica Campos de Exibio. 7- 7Impresso Tipo Grid Impresso simples que gera um relatrio na tela, com possibilidade de impresso em qualquer impressora configurada no Windows. 8- 8Modifica campos de exibio Permite escolher que campos sero mostrados tanto nos resultados da pesquisa quanto nos dois tipos de impresso acima descritos. 9- 9Imprime Tela Simplesmente imprime a tela como est sendo vista no momento, sem mais nem menos, em qualquer impressora configurada no Windows. 10- 10- Sai Abandona a consulta e fecha essa Janela. 11- 11Escolhe e Sai Se estiver sendo consultado por outra Janela, Seleciona o item e sai. Se no, s abandona a consulta e fecha a Janela.

12- 12- Grava configurao deste Grid As modificaes de tamanho, posio dos campos e se mostra ou no os campos sero gravadas deste modo, para este micro e para este usurio.

Note que a qualquer momento pode-se clicar com o boto direito do mouse em cima da resposta chamada de Grid (Grade ou planilha) de clientes. Exemplo:

Que permite a escolha com menos movimento do Mouse, mas com as mesmas opes. Para modificar a ordem de exibio, basta clicarmos em cima de um campo, mantermos clicado e arrastarmos esse campo para trs ou para frente de outros campos. Veja o resultado de mover-se o campo Email frente do campo Fone:

Tambm pode-se modificar o tamanho do campo, apenas clicando-se no final do cabealho do campo (como no Excel), mant-lo clicado e arrastar o mouse para a direita para aumenta-lo e para a esquerda para diminui-lo. Simples, no ?

Utilizando-se a ferramenta 8 Modifica campos de exibio, podemos escolher se mostramos ou no determinados campos, como se segue:

Note que deixamos poucos campos selecionados. Todos os campos no selecionados no sero mostrados nessa nova planilha (Grid). Ufa. Quantas possibilidades em um pedao to pequeno do Sistema. E tem muito mais... Exemplo: Dentre os clientes consultados, vamos localizar um dos clientes pelo nome, digitando-se o inicio do nome no campo ao lado da Barra de Ferramentas, ou clicando-se a seta direita deste campo.

Veremos agora uma Alterao de Cliente. Para isso, escolhemos o cliente com cdigo 16 e clicamos na Ferramenta Altera, ou efetuamos um Duplo clique no mouse, que significa Altera (quando o usurio tem privilgio para isso, seno o Duplo clique significa Consulta!).

Note que, alm dos campos do cliente, h quatro botes: 1- 1- Confirma Confirma a modificao deste cliente. 2- 2- Cancela Cancela qualquer modificao feita neste cliente. 3- 3- N.F.Sada Consulta as N.F.Sada deste cliente. 4- 4- Duplicatas Consulta as Duplicatas deste Cliente. Nos campos do cliente, note que os campos tipo Data tem um cone ao lado. Ao clicar no cone, aparece um calendrio pequeno, mostrando o ms e esse dia dentro da semana e deste ms. H tambm ao lado do nico campo numrico desta tabela um cone representando uma pequena calculadora, que funciona com as funes bsicas de uma calculadora simples. H tambm um cone de mozinha, que serve para pesquisar o Representante de Vendas (Vendedor) deste cliente. Tudo isso veremos mais tarde.

Agora demonstraremos um clique no Boto N.F.Sada:

Note que surgiu uma Janela contendo apenas as N.F de Sada deste cliente! Agora faremos o mesmo com o Boto Duplicatas, clicando-o, sem fechar a outra janela!

Pode parecer uma baguna, e as vezes eu acho que uma baguna... Mas isso o poder do windows e parece que os clientes aprender a lidar com isso muito bem, depois de um tempo...

4 Operao Avanada do Sistema: Incluso de Nota Fiscal e seus relacionamentos


Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar vrias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal de Sada (Venda). Para isso clicamos em Faturamento no Menu, e clicamos em Inclui na tela de Pesquisa da Nota Fiscal de Sada, ou clicamos em Todos na Tela de Pesquisa e clicamos no cone Inclui na Barra de Ferramentas. Voc decide qual o melhor para cada situao.

Note que a numerao da Nota Fiscal j veio automaticamente. Vamos agora pesquisar o Cliente pelo nome dele, porque no lembramos do cdigo. S lembramos que o nome comea com ABRA. Para isso, digitamos ABRA no nome do cliente e efetuamos um Duplo Clique do mouse neste campo.

Aps o Duplo Click, veremos:

Note que o resultado dos clientes foi de 5 clientes que comeam com ABRA no nome! Simples, no ? Para escolher algum destes clientes, basta localiza-lo e efetuar um Duplo Clique nele, ou selecionar o cone Escolhe e Sai da Barra de Ferramentas.

Aps o Duplo Click, em cima do Cliente com cdigo 1156 e nome Abraustec Peas, temos: (Note que eu mudei o nmero do cliente para 183 e nome E.P Engenharia, pois na minha massa de testes esse cliente estava devendo e tinha pedidos em aberto...)

Note que esse cliente 183 tem duplicatas vencidas no pagas! Se escolher sim, ver as duplicatas vencidas e no pagas deste cliente. Favor verificar que isso somente massa de testes, e esse cliente timo.

Seguem as duplicatas do cliente 183 no pagas:

Ao fechar a tela, o sistema preencher o Cdigo do Cliente e por conseqncia o Nome do cliente e tambm o Estado do mesmo, como visto abaixo! Nessa tela aproveitamos e vamos para o nmero do pedido. Como ele no tem um campo de pesquisa muito fcil, vamos efetuar um clique no cone Pesquisa (uma mozinha) ao lado direito do campo nmero do pedido, e aparecer os pedidos que no esto completamente fechados do cliente 183:

Encontrando qual o pedido a ser utilizado nessa Nota Fiscal, basta efetuar Duplo Clique ou clique simples no item e outro clique simples no cone Escolhe e Sai.

Pronto. Ai est o pedido 40717 sendo preenchido!

Note que o nmero do pedido foi preenchido, e conseqentemente a data solicitada pelo cliente foi demonstrada! Agora preenchemos avanamos ao tipo de nota fiscal. Se ele tem a mozinha direita, significa que ele tem uma tabela auxiliar que pode ser consultada sempre da mesma forma. Perceba tambm: Quaisquer destas janelas permitem alterar, incluir, excluir, consultar, listar, exportar, pesquisar e fazer qualquer atividade que este usurio foi habilitado a fazer! Isso que versatilidade!

Duplo clique no campo ou clique simples no cone

mozinha:

Olhe como o tipo de nota Fiscal baseado em uma letra ou nmero! Essa letra atrelada natureza da operao e vrios outros campos de configurao, definidos pelo usurio. Esses tipos acima so apenas exemplos. Veja tambm que as linhas de preenchimento da Nota Fiscal (tem 6 linhas por Nota Fiscal) foram automaticamente preenchidos, o que foi feito ao escolher o tipo de Nota Fiscal! Agora vamos demonstrar o campo tipo de frete, que permite apenas dois valores, como visto abaixo:

Escolhemos que o frete ser pago pelo Emitente.

Aps isso iremos clicar no Boto Inclui Pedido

A primeira pergunta se voc deseja que o sistema verifique se h estoque suficiente para atender totalmente esse pedido. Se seu estoque estiver em dia, clique no sim. Se voc j checou fisicamente e sabe que tem todos os produtos deste pedido pronto para faturamento, clique em no. Se no tiver estoque suficiente e clicou em sim, aparecer uma tela com os componentes em falta:

Ao fechar essa tela, surge a prxima pergunta, que :

Inclui Produtos do Pedido ? Se confirma a incluso dos itens do pedido, mesmo checando ou no o estoque, escolha Sim.

Pronto. Voc j v vrios campos de valores da Nota Fiscal preenchidos. Os valores da Nota Fiscal, da Mercadoria, do Desconto e outros j so preenchidos pelo clculo dos itens e pelo tipo da Nota Fiscal. Aps isso, j na tela acima eu cliquei no Boto Produtos, para visualizar que produtos foram includos nessa Nota Fiscal! Fcil, no ?

Se quiser adicionar, modificar, excluir produtos, fique a vontade! O clculo ser refeito e a Nota Fiscal poder ser emitida. Alguns provavelmente alterariam antes o pedido, mas aqui quem manda o Usurio. Se quiser proibi-lo, s tirar o privilgio dele. Mas isso outra explicao.

Agora vamos incluir as Duplicatas Automaticamente, baseada no Tipo de condio de pagamento. Basta clicar no Boto Inclui Duplicatas e pronto. J foi includa uma duplicata, com data de vencimento para 11 dias.

Note que os tipos de condio de pagamento tambm so definidos pelo usurio, tanto em quantidade de pagamentos quanto aos dias de vencimento. Favor notar que tambm podem ser alteradas as Duplicatas, e essa alterao ser checada com o valor da Nota Fiscal, avisando ao usurio se a soma das Notas Fiscais no bater com o valor da Nota Fiscal. Agora, s fechar as duplicatas e

clicar no Confirma e Pronto. Sua Nota Fiscal j foi includa, e est pronta para Impresso. Parece demorado e complexo, mas depois de uns dias voc j far isso de forma muito rpida e o principal: Sem erros!

5 Consulta de Componentes
Acho importante demonstrar outra parte do Sistema, imprescindvel para qualquer Empresa Comercial ou Industrial, que Controle de Estoque de Componentes/Produtos. Ser demonstrado abaixo como o sistema est preparado para atender seu controle de Produtos e ou Componentes. Ao escolher no Menu Principal, Estoque Componentes, ver a tela de pesquisa:

Preenchemos %TEFLON% no campo Descrio do componente, clicamos no quadrado (Boto de Rdio) a esquerda do mesmo e escolhemos L de Like (Parecido em Ingls) para procurarmos os Produtos que tem TEFLON em qualquer parte do campo Descrio do Componente. Ao clicarmos o Boto Pesquisa, teremos:

Foram listados nesta Grade todos os itens que tem TEFLON no campo Descrio do Componente. A diferena para o exemplo do grid citado antes que h um campo Livre de Descrio, nica por Componente. Repetindo: a Descrio: Este anel de Teflon serve para vedar alguma coisa, mas no sei bem o que . Quem comprar deve saber! apenas do componente cujo cdigo 03.000274. Cada um dos componentes abaixo pode ter outra descrio Livre! Vamos escolher para Alterar um produto que tem como cdigo o 01.00009. Eu escolhi este Produto na massa de testes (apesar de no ter TEFLON no nome), para demonstrar os controles de Fornecedores e seus preos, alm o controle da Movimentao de Entrada e Sada do Estoque, como segue:

Os campos e seus significados: - - Quantidade de Estoque Quantidade deste item no Estoque no momento. - - Quantidade de Estoque Mnimo Quantidade de estoque escolhida a ser a mnima ideal. Se o estoque estiver abaixo deste nmero, compras ser notificado no relatrio de Itens abaixo do Mnimo. - - Valor Total do Estoque Valor total de item no Estoque no Momento. - - Custo mdio do Estoque Valor mdio de cada um deste item no Estoque. - - ltimo Preo de Compra Ultimo Preo que este item foi comprado. - - Valor Produto Venda Valor para Vender esse Produto. - - Margem de Lucro Porcentagem de lucro deste item. - - Data de Atualizao Data da modificao do Preo. - - O segundo campo Descrio do Componente o campo livre, que pode ser um Texto bem grande. - - Cdigo da Famlia e Clula so campos extras de classificao livre, escolhido o uso pelo usurio. - - Alquota de ICMS, IPI e Fator de Reduo de ICMS so definidos pelo usurio baseado nas leis vigentes que influenciam a venda deste Produto em questo. - - Local Imagem Foto aonde tem uma Imagem do Produto, para Venda, Cotao e Pedido de balco (TEF, Cupom Fiscal ou no); - - Classificao de Icms Para anexar na N.F. Descries sobre esse Item;

- - Valor do Servio e Porc. ISS Custo e ISS do servio embutido no preo do Produto/servio; - - Porc. Comisso Porcentagem de comisso para venda desse item; - - Valor Base Real e Valor Base Dlar Caso algum produto contenha Itens em dlar e itens em real, a opo do programa chamada Estoque Atualiza componentes pelo Dolar calcular o novo preo de venda em real automaticamente.

- Vamos clicar em Fornecedores e veremos a tela abaixo, que contm as ltimas compras efetuadas pelo Sistema e seus preos (ltimo Preo de Compra e Data Atualizao) por Fornecedor. Veja que h para cada um dos fornecedores outro par de campos chamados Valor Oramento e Data do Oramento. Esses campos so alterveis, e devem ser preenchidos pelo usurio quanto de uma cotao com os Fornecedores, manualmente.

Vamos fechar essa tela e clicar em Nota Fiscal de Saida movimentao de Sada deste componente:

, que mostrar a

Clicando-se em Nota Fiscal de Entrada veremos a movimentao de Entrada deste componente. Fcil, no ?

6 Cupom Fiscal e TEF (Cartes de Crdito) Essa Opo tem uma caracterstica Importante: Podem ser abertas QUANTAS vendas o usurio quiser, SIMULTANEAMENTE!
Note que isso Opcional, j que depende de tornar a impresso do Cupom integral apenas quando a venda Fechada! Logicamente a impresso uma por vez... Ao escolher a Opo PDVenda PDVenda, poder surgir a mensagem abaixo, caso o Gerenciador Padro TEF no estiver Ativo!

Essa mensagem ser tambm recebida quando, por engano, algum fechar o Gerenciador Padro TEF. Dentro de 7 segundos depois o Gerenciador Padro TEF ser ativado Automaticamente. Logo aps a tela para Venda aparecer:

Voc pode digitar o cdigo do produto, o nome (ou inicial) do produto, ou utilizar o leitor de cdigo de barras no quadrado branco aps o Produto: Note que o valor (R$ 1.500,00) e a descrio deste produto (Computador Pronto p/ Internet Guaru.com) j aparecero automaticamente!

Aps clicar em Confirma, ele ir ser impresso no Cupom Fiscal e ser includo na lista

abaixo. Aps repetirmos a incluso do Monitor LG para essa compra, se clicarmos na pasta Lista Itens teremos uma lista ampliada contendo todos os itens desta Venda.

Podemos agora Definir a condio de Pagamento. Automaticamente (definido pelo Usurio) a forma Dinheiro escolhida no valor Total da Compra.

Caso o tipo de pagamento seja outro, clique em Limpa Formas de Pagamento e escolha em Tipo de Pagamento a forma de pagamento!

Digite no Valor Pago o valor a ser pago nessa forma. Note que aparecer o valor Total automaticamente.

Aps isso clique no Inclui para confirmar essa Forma de Pagamento e seu valor.

Pronto. Agora o pagamento via Carto (TEF), no caso AMEX.

Note que o boto Confirma Emisso do Cupom Fiscal / TEF) agora est disponvel. Clique nele para Concluir a Venda e imprimir os cupons. Se tiver algum pagamento com Carto, aparecer a Tela do Gerenciador de Cartes Visa-Amex-Redecard.

Ao escolher 1 para Redecard, 2 para Visanet ou 3 para Amex (ou clicar em 1 dos trs botes), voc poder finalizar a venda seguramente, utilizando o TEF Discado destas Administradoras de Carto. Note que voc no obrigado a contratar as trs administradoras. Para utilizar esse Sistema, basta contratar uma das administradoras de Carto acima. H tambm opes administrativas, como reimpresso de TEF, relatrios, fim de lote e outros processos, que sero citados quando da compra do Sistema. Segue abaixo alguns exemplos de Cupom Fiscal com TEF do Amex e do Visa. Note que o Cupom Fiscal vem no Inicio, e os comprovantes TEF vem aps, citando o nmero do Cupom Fiscal. Note tambm que os comprovantes TEF vem em duas Vias (Uma para o Cliente e outra para o Lojista). importante notar que o Fiscal ter tambm uma cpia deste comprovante (impresso na segunda via do cupom fiscal, que feito por cpia carbono). Caso o Cupom Fiscal seja em Dinheiro ou outro tipo de pagamento sem TEF, ele termina logo aps a condio de pagamento.

7 Cotaes, Pedidos e Vendas sem Cupom Fiscal Essa Opo tem uma caracterstica Importante: Podem ser abertas QUANTAS vendas, cotaes e pedidos o usurio quiser, SIMULTANEAMENTE!
Logicamente a impresso uma por vez... Ao escolher a Opo PDV Geral (Cotao, Pedido ou Oramento de Venda), surgir a tela:

Voc pode digitar o cdigo do produto, o nome (ou inicial) do produto, ou utilizar o leitor de cdigo de barras no quadrado branco aps o Produto:

Se voc mesmo assim no souber qual item deseja, basta dar dois clique no Produto ou 1 Clique na Mozinha a direita do Produto:

Ao localizar o item desejado, d dois cliques e pronto. Ele voltar a Tela de Incluso de Pedido/Cotao,

Note que o valor (R$ 1.500,00) e a descrio deste produto (Computador Pronto p/ Internet Guaru.com) j aparecero automaticamente!

Aps clicar em Confirma ele ser includo na lista de itens, como na tela abaixo.

Aps repetirmos a incluso do Monitor LG para essa compra, se clicarmos na pasta Lista Itens teremos uma lista ampliada contendo todos os itens desta Venda.

Podemos agora Definir a condio de Pagamento. Automaticamente (definido pelo Usurio) a forma Dinheiro escolhida no valor Total da Compra.

Caso o tipo de pagamento seja outro, clique em Limpa Formas de Pagamento e escolha em Tipo de Pagamento a forma de pagamento!

Digite no Valor Pago o valor a ser pago nessa forma. Note que aparecer o valor Total automaticamente.

Aps isso clique no Inclui para confirmar essa Forma de Pagamento e seu valor. Ai Est!. Note que o Total de Pagamentos j est igual ao valor do Pedido, h a mensagem SEM TROCO, e est habilitado o boto Confirma e Emite a Cotao/Pedido, pronto para Finalizar a Venda/Pedido/Cotao!

Pronto. Agora o pagamento via Carto (POS), no caso Visa Debito. (POS = Mquina manual de Cartes de Crdito/Dbito, no controlada pelo computador)

Clique no Confirma e Emite a Cotao/Pedido para Concluir a Cotao/Pedido e imprimilos, ou para confirmar a Venda e impresso dos cupons No Fiscal! Somente permitido para empresas com faturamento Mensal menor que R$ 10.000,00! Mas ser necessrio Emisso de Nota Fiscal Manual ou Automtica! Consulte seu Contador.

8 Postos de Combustveis
Para os Postos de Combustveis h os cadastros de Funcionrios, Tanques, Turnos de Operadores, Movimentao de Combustveis alm da Gerao do L.M.C. (Livro de Movimentao de Combustvel) em Excel ou impresso diretamente na impressora, o que permite ao posto um controle total do posto e de suas documentaes legais. Veja exemplo do L.M.C. LIVRO DE MOVIMENTAO DE COMBUSTVEIS (L.M.C.)
1.Posto: TO NEM AI - KK FL. 114 2.Produto: Gasolina Comum Data: 10/12/2003 3.Estoque de Abertura: (Medio Fsica no Inicio do Dia) Tq 4 Tq 3 2210 500 3.1.Estoque Total de Abertura: 2710 4.Volume Recebido no Dia (Em Litros) 4.2 Nr Tanque Descarga 4.3 Volume Descarga Nota Fiscal Nro 444 4 300

Nota Fiscal Nro 333 4.4 Total Recebido 500 4.5 Volume Disponvel 3.210 5. Volume Vendido no Dia (Em Litros) 5.1 Tanque 5.2 Bico 5.3 Fechamento 5.4 Abertura 3 1_GA 1.538.311 1.537.105 7 2_GA 873.097 872.929 10 3_GA 3.000 3.000 13 4_GA 444 444 16 5_GA 555 555 10. Valor das Vendas (R$) 10.1 Valor das Vendas Dia x Preo Bomba: 10.2 Valor Acumulado no Ms: 11. Para Uso do Revendedor: R$ R$ 3.172,57 18.927,20

200

5.5 Aferio

5.6 Vendas no Bico 1.206 168 1.374 1.836 1.836 -

5.7 Vendas no Dia: 6. Estoque Escritural 7. Est. Fechamento 8. Perdas - Sobras ** 12.Destinado a Fiscalizao

13. Observaes:

Outros Orgos Fiscais

9. Fechamento Fsico Tq 4 2210 9.1.Total 2710 Tq 3 500

Conciliao de Estoques

**ATENO** ** - Se o resultado (8) for positivo, pode estar havendo VAZAMENTO de produto para o Meio Ambiente!

9 Restaurantes, Pizzarias, Hotis, Casas Noturnas e similares


Aos estabelecimentos como Restaurantes, h os controles de Atendentes, Quartos, Mesas, VIP (Cartes Pessoais de Consumao) e as comisses para os Atendentes para os servios e produtos vendidos. Os consumos so fechados um a um ou vrios de uma vez. H o opcional de funcionamento com os PDA compatveis com PALM! Assim, os garons iro atender seus consumidores nas mesa com um equipamento pequeno, barato, gil e leve, sem erros!

Os itens do cardpio escolhidos pelo garom no Palm ou no computador so impressos automaticamente nas impressoras da cozinha, do bar e ou do caixa, tudo configurado por voc, de forma muito simples! Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo.

Veja tambm um exemplo da Tela Grfica de visualizao das Mesas, visvel somente no Computador:

Vou explicar essa tela agora, que deve ser sua tela principal no seu computador. Note que o Layout de seu restaurante pode ser configurado por voc mesmo, mudando de forma livre o tamanho e a posio das mesas, de forma a melhor representar a disposio das mesas no seu Salo. Exemplo: Entre as mesas M023 e M024 h uma coluna! Na parte inferior da tela h uma Explicao dos desenhos que representam a situao atual da mesa. Assim: Na mesa M023 os consumidores j esto servidos, enquanto a mesa E006 (E = Externa) est Reservada. J na mesa M001 os consumidores esto aguardando a Sobremesa, e na mesa M006 esto aguardando o Caf. Enquanto isso, na mesa M009 e M010 eles pediram a Conta. Simples, no ? E para checar ou incluir itens na mesa, basta dar um clique na mesa e Pronto! J pode incluir, alterar ou ver seus Itens, alm de imprimir a conta, fechar (pagar) a conta em Dinheiro, cheque, Carto ou outra forma existente, inclusive TEF/ECF, ou

melhor Emisso de Cupom Fiscal e Transferncia Eletrnica de Fundos (Carto de Crdito Legislao Nova).

Vamos explicar passo a passo como o Garom deve proceder no Palm agora: Ao ligar o Palm, voc ver o Icone do Restaurante Faclimo, como Abaixo.

Ao clicar no cone, ver a tela principal, que a das Mesas deste Garom/Palm!

Antes de Abrir uma Mesa, o Garom tem que se identificar, seno...

Para isso, s digitar no pontilhado ao lado do Mesas, e digitar seu Nmero, como segue.

Pronto. O Garom Carlos, cujo nmero 5, receber as comisses e extras de tudo que for feito nesse Palm, at mudar de Garom.

Vamos agora clicar no Abre Mesa, para fazer um Pedido para a Mesa. Agora s digitar o nmero da Mesa (nico item obrigatrio), e a Quantidade de Pessoas na Mesa, como na figura da Direita.

Note que o MESA 003 veio do Computador, e NO foi digitado... Em seguida, clique no Itens, e poder incluir os itens pedidos pelo Cliente para a Mesa 3. Ao clicar no Inclui da tela da Esquerda, aparecer a tela da Direita, como segue:

Voc poder, na tela da Esquerda, digitar o cdigo do Item (se j o decorou), ou clicar no Itens.

Se Digitar o cdigo e ele no existir, sair a mensagem: Item no Cadastrado, como na tela da Esquerda. Aps isso, se clicarmos no Itens, aparecer a Tela da Direita, com TODOS os itens do cardpio disponvel, com pesquisa por cdigo, nome e pelo elevedor lateral.

Mudando para Ordem: Descrio, veremos o cardpio por ordem de Descrio, como na tela da Esquerda. Na tela da Direita, foi digitado apenas De e, ao clicar no Pesquisa ele localizou o cdigo 03.0011, que no caso o Produto Deliciosa seleo de queijos.

Se no encontramos o produto, e quisermos pesquisar por cdigo, basta clicar no Ordem: Cdigo, preencher o comeo do cdigo (ou o cdigo completo), e clicar em Pesquisa! A tela da Esquerda ser visvel. Se fosse utilizar o primeiro item, basta clicar no OK. Se for utilizar outro item, clique nele e este ser escolhido, retornando a tela da Direita.

Note que a observao j veio preenchida com European! As observaes Padro so configuradas pelo computador, e devem ser modificadas como o cliente quiser! Tambm deve ser checado a Qtde. No exemplo abaixo da Esquerda, foram pedidas 2 (Duas) Cervejas. Aps confirmar no Volta, aparecer a tela da Direita.

Vamos incluir outro item desta mesa, clicando novamente no Inclui

Note que estamos Incluindo o item de cdigo 03.0005, que o Amendoim Crocante. Estamos pedindo 3 unidades, o cliente que o pediu o Ve, que na nossa sugesto representa a camisa Verde do cliente, e eles pediram um Adoante Extra! No me pergunte o que o Cliente vai fazer misturando Amendoim Crocante com adoante, mas o Cliente tem sempre Razo! Desde que pague a conta... Ao clicar no Volta, confirmando mais um item pedido, aparecer a tela da Direita! Simples, no ?

Ao clicar Volta, Retornar na Mesa, e poder alterar a Situao da Mesa para Pedido. Para isso, clique na Situao Aberta, surgir a tela abaixo da Esquerda. Ao clicar no Pedido (Azul), surgir a mudana da Situao na Tela da Direita.

Pronto. Basta confirmar no Volta, e voc ter confirmado um pedido de uma Mesa. Aps repetir os procedimentos para outro pedido (mesa 4), teramos a tela da Direita!

Agora voc deve Enviar para o Computador os Pedidos. Basta clicar no Fecha e Sai, Escolher HotSync no Palm e ele ser armazenado no Servidor, imprimindo os pedidos nas impressoras do Bar, da Cozinha e, opcionalmente, numa impressora Geral para Acompanhamento.

Na Tela da Esquerda, a Transferncia ao Computador iniciou. Na tela da Direita (entre 10 a 20 segundos depois, para at 7 mesas com 5 itens cada) a operao do HotSync foi Concluda. Pronto! No mximo em 30 segundos (tempo mdio de 15 segundos) os itens estaro sendo impressos em suas impressoras na Cozinha, no Bar, e em qualquer outra impressora cadastrada por voc no sistema. Se alguma mesa pediu a impresso da conta, ela sair automaticamente na impressora do Caixa cadastrada para isso. Vamos explicar melhor essa opo: Se seu garom receber a solicitao da impresso da conta pelo cliente, e demorar 40 segundos em mdia para checar ao Caixa, a conta j estar disponvel para entregar ao cliente. Ele retorna em menos de 1 minuto em mdia!

Em Isso realmente impressiona o Cliente! O Garom vai escutar muitas vezes... J !!!???.

Agora vamos visualizar o Sistema no Computador / Servidor de seu Restaurante. A tela grfica, demonstrada na Pgina 41 provavelmente ser sua tela Principal. Nela voc centraliza TODAS as possibilidades do Sistema. At pode mudar o LayOut das mesas da casa de forma permanente ou temporria (algumas mesas foram unidas temporariamente...). Mas h outras telas importantes... Ele pode cadastrar as Mesas, os Atendentes (Garons, Maitre, BarMan, etc...), as comisses diferenciadas por Atendente, seja ele Garom/Maitre/Barman, etc..., como nas telas abaixo...

Para mudar as Mesas/Quarto/Vip (Carto de consumao), seguem as telas abaixo:

Pode-se cadastrar consumao mnima e entrada para Homem/Mulher e at os percentuais de comisso de venda e ou valor fixo de venda por item, de modo genrico (o que abrangeria apenas os atendentes e ou itens que no tem o seu percentual cadastrado).

Pode modificar o Cardpio, os itens e at em que impressora sair a solicitao deste item pelo consumidor! As telas de Controle de Mesas Abertas so as Abaixo (Que inclui a tela Vip Grfico da pgina 41). Esses so os conjuntos de Telas que no sairo de seu Computador Principal. Na tela Vip Ativos voc ver todas as Mesa / Quarto / VIP (Cartes de Consumao) ainda no fechados e ou pagos.

Note na Mensagem: Termino da Leitura dos Palm! 19:30. Ele faz a leitura automtica dos Palm a cada 30 segundos! E automaticamente atualiza TODAS as telas do Sistema! Se clicar numa Mesa qualquer, surgir a situao da Mesa, que pode ser alterada por voc, ou pelo Garom via Palm (Ideal).

Se clicar no boto ITENS, ver:

Nessa mesa j esto registrados dois itens. Voc pode incluir ou excluir (se tiver previlgio) esses itens, ou s confirmir se j foram entregues, etc... Vamos incluir um Item na mo. No lembramos o cdigo. S sei que comea com: Cerv. Preencho o campo Produto com Cerv e clicou na mozinha amarela imediatamente direita do Campo Produto. Surgir a tela de consulta a Produtos do Cardpio, apenas os itens que comeam com Cerv! H mais uma dezena de pesquisas diferentes, que foram explicadas no inicio deste manual em outros tpicos. Aqui elas tambm funcionam!

Para Escolher o item, basta dar Dois Cliques no Mesmo e Pronto!

Note que voc visualizar a foto do produto (se for cadastrado), o preo e poder modificar o Atendente e a quantidade solicitada! Aps clicar no Confirma, o item ser includo nesta Mesa.

Caso o cliente pediu a conta, voc poder clicar no PAGAR e ver a Tela:

Por definio, o pagamento em Dinheiro (ou voc no vai controlar pelo Sistema). Se a condio de pagamento outra, basta clicar no Limpar Formas de Pagamento e incluir a(s) forma(s) correta(s).

Se for s Imprimir a Conta, para o cliente ainda escolher a forma de pagamento, clique no Imprime Conta.

Aps o total de pagamentos confirmar com o Valor Total, o Boto Fecha a Conta estar disponvel para confirmar o pagamento e a impresso do Recibo de pagamento, seja ele um ECF/TEF, melhor explicando Emisso de Cupom Fiscal e ou Transferncia Eletrnica de Fundos (Carto de Crdito) ou via Comprovante simples (No Fiscal). O Comproante simples (No Fiscal), implicar que voc emita uma NF na mo ou via esse sistema, se for de sua vontade. Cheque com seu Contador sobre sua situao tributria e de como proceder. Detalhe: Se voc tiver previlgio, pode at incluir um Desconto

10 Opes Avanadas
Unidade do Componente a unidade Padro deste item no Estoque. Neste caso CT = Cento (100). Para as vendas, compras e outras movimentaes de Estoque, h uma tabela de converso que transforma PC (1) em CT (100), definida pelo usurio, como demonstrado abaixo:

Para visualizar melhor, vamos Alterar:

11 Relatrios, Listagens e Exportaes para Excel, TXT e HTML


Aqui sero exemplificados os relatrios que podem ser definidos pelo usurio. Esses Relatrios podem ser impressos em Impressora Lazer, Matricial, Jato de Tinta e outras! Alm de emitir Relatrios e Listagens simples e Complexas, pode-se efetuar Exportaes para Excel, TXT e HTML (Internet), e opcionalmente envia-los por E-mail diretamente do Sistema!

H tambm Relatrios Especiais, mas eles sero vistos no tpico 8 Relatrios Extras. Escolhemos a Grade (Grid) que tem os componentes que contem TEFLON na Descrio, e clicamos no cone Listagem/Exportao/Excel. Aparece a tela de Gerao de Relatrios verso 3:

Nela ns temos os Botes, que geram as situaes: - - Boto Impressora - envia o relatrio para a impressora Padro, se Matricial estiver em Branco. Seno pede impressora e imprime como Matricial. - - Boto Gera Excel Gera Arquivo Excel em Disco. - - Boto de Rdio Ve Planilha Excel Permite ver o ltimo Arquivo Excel gerado! - - Boto Arquivo HTML Gera Arquivo .HTM em Disco (Formato para Internet timo para E-Mail.) - - Boto Arquivo Texto Gera Arquivo Texto formatado em Disco. Se Boto de Rdio Texto para Exportar estiver em branco, gera com cabealho na primeira linha, timo para E-Mail. Seno gera arquivo para ser usado como Troca entre sistemas Opo muito avanada! - - Boto de Rdio Envia por E-Mail Permite enviar qualquer dos tipos de arquivo Excel, HTML e Txt por E-Mail, de modo fcil e simples! s clicar, preencher o email destino e escolher o Formato!

Lembre-se que voc pode aumentar e diminuir os campos, trocar a ordem dos mesmos, excluir e colocar campos, antes de mandar gerar qualquer um destas exportaes ou listagens.

11.1 Gera Planilha EXCEL Ao clicarmos no Boto de Radio Ve Planilha Excel, temos:

e se aps clicarmos em ArquivoExcel: Veja que o arquivo gerado em Disco, no sendo necessrio ver o Excel acima para criar o Arquivo Excel!

Agora ele pediu o nome do Arquivo a ser gerado! Ele tem como diretrio Padro o C:\Temp! Voc pode modificar seu nome e sua posio, salvando at para Disquete.

Aps clicar em Salvar, teremos:

O Arquivo j foi salvo, e poder ser visualizado na Tela! s clicar no OK para Continuar. Ateno: Esse arquivo pode ser enviado por E-mail Automaticamente, apenas clicando em Envia por E-mail e colocando o Endereo antes de clicar no Boto Arquivo Excel. 11.2 Gera Arquivo HTML (.HTM) ou Gera Arquivo Texto (.TXT) Gerar um Arquivo Texto (.TXT) ou um Arquivo HTML (.HTM) simples e Fcil com esse sistema. Basta clicar no Boto Arquivo TXT ou no Boto Arquivo HTML e ele ir pedir o nome do arquivo e o diretrio a ser gravado:

Aps clicar em Salvar vir a confirmao que o arquivo j foi gerado e salvo.

Ateno: Ambos podem ser enviados por E-mail Automaticamente, apenas clicando em Envia por E-mail e colocando o Endereo antes de clicar nos Botes de TXT ou HTML.

11.3 Imprime para Impressora Podemos utilizar essa opo para Impressoras Windows e para impressoras Matricial emulando a impresso via DOS. O normal que utilize a impressora como Windows, exceo feita s impressoras Matriciais, que ficaro muito lentas se imprimir tipo impressoras Windows. Se quiser Imprimir na impressora Padro, basta clicar no Boto Impressora e pronto. Ela estar sendo impressa na impressora Padro do Windows.

Parte da listagem demonstrada abaixo:

Ela uma listagem simples, para ser rpida e verstil. Lembre-se que voc pode aumentar e diminuir os campos, trocar a ordem dos mesmos, excluir e colocar campos. Veja que h Pgina e Coluna. Isso quer dizer que pode haver colunas, ou seja, continuaes laterais deste relatrio, caso no houvesse rea disponvel para colocar todos os campos escolhidos numa pgina s!

Se o Boto de Rdio Matricial estiver clicado, ser pedido ao usurio escolher a Impressora Matricial a ser utilizada.

Logo aps o relatrio ser impresso, aproveitando o formato e a velocidade de sua impressora Matricial em impresso nativa!

11.4 Envio por E-Mail Essa opo pode ser utilizada conjuntamente com as geraes de Arquivo Excel, HMTL e TXT. Simplesmente voc tem que estar conectado Internet, clicar no Boto de Rdio Envia Email como na figura abaixo:

e clicar em um dos Botes: Arquivo Excel, Arquivo HTML e Arquivo Texto. Note que o ideal gerar um Arquivo HTML, j que quem tem e-mail, pelo menos tambm tem como visualizar um arquivo HTML, sem ter que instalar nada extra, mesmo que eles utilizem outros Sistemas Operacionais!. Segue uma exibio do Arquivo tipo HTML gerado pelo sistema:

Acima est o Logotipo da Empresa, com as informaes solicitadas! Veja que o Campo Clula est em branco. Poderia ter sido eliminado pelo usurio, antes de gerar esse arquivo.

E no fim do arquivo tem seu E-mail

12 Relatrios Extras
Alm dos relatrios e listagens das Grades exemplificados no item 7, aonde podem ser definidos pelo usurio vrios Relatrios, listagens e Exportaes para Excel , TXT e HTML (Internet), tem os Relatrios Especiais, como no Menu de Abaixo:

J nesse menu foi escolhido o Relatrio de Apurao de ICMS. Ele j presume que sobre o ms corrente at hoje (esse arquivo foi feito em 09/06/2003). Vrios relatrios tem exatamente a mesma estrutura deste, portanto s este ser demonstrado.

Vamos modificar o perodo para 6 meses, de 01/06/2002 at 31/12/2002:

Agora vamos clicar em Pesquisa e Apura ICMS de Entrada, e teremos:

Aqui tem o valor total e as Notas Fiscais de Entrada individuais com seus respectivos valores de ICMS.

Voc pode emitir dois tipos de relatrios a partir desta tela (alm do Relatrio de Apurao da Tela Anterior, que contabiliza Entradas e Sadas num relatrio s, incluindo o Saldo). Os dois tipos de relatrios so os mesmos demonstrados no item 7. Ao retornar na Pesquisa e clicar em Pesquisa e Apura ICMS de Saida, e teremos:

Que Idntico, s que baseado na Sada! Simples, no ? Se clicarmos no cone Imprime Grid, teremos simplesmente a visualizao da grade, j demonstrado no tpico 7:

Vamos demonstrar outro tipo de Relatrio, aonde possvel escolher Cliente alm do perodo, para conhecermos melhor quem compra mais, o que determinado Cliente compra, como sua periodicidade de compra, etc. Embora estamos mostrando esse Notas Fiscais por Cliente (Sada), temos outros Relatrios baseados no mesmo Critrio.

Vamos considerar seis meses para melhor demonstrar nosso Exemplo:

Ai esto os clientes (ordem de cdigo) e seu total de compras nesse perodo. H um campo Mxima Data, que seria a mais recente Venda (Data de Emisso da Nota Fiscal), e outro campo Mnima Data, que seria a mais antiga Venda.

Dois cliques no Cliente e ser demonstrado item a item e Nota a Nota neste perodo deste cliente! Veja sobre o cliente 87:

Perceba novamente que os dois tipos de relatrios so os mesmos demonstrados no item 7. Se clicarmos no Listagem/Exportao/Excel, surgir a tela que permite as vrias escolhas abaixo, j demonstradas no item 7,

com todas as suas possibilidades...

Vejamos outro Relatrio Extra: Margem de Lucro!

Esse relatrio Margem de Lucro importante para verificar: - - Algum item est sendo Vendido a preo menor do que seu ltimo Custo de Compra! Isso que liquidao! Acusar uma Margem de lucro negativa! - - Barato demais, considerando-se a sua margem de lucro Padro (somados custos fixos e impostos). Normalmente entre 10 a 30%. Se h alguns produtos abaixo desta sua margem, verifique-os. - - Caros demais! Se isso estiver ocorrendo, provavelmente voc pode encalhar com seu estoque, e nem perceber! Margem de Lucro com mais de 100%. Perceba que como sabemos que h Componentes e Produtos que no so mais fabricados, vendidos ou comprados, temos as opes de no considerarmos: - - Itens que no tem Preo de Venda; - - Itens que no tem ltimo Preo de Compra; - - Itens que tem Estoque Menor ou Igual a Zero. Se no quisermos a ordem de margem de lucro, o cdigo do Componente que ser a Ordem.

13 Atualizao Via Internet


Com a atualizao via Internet, qualquer modificao de Leis, melhorias no sistema e correes de problemas fica muito mais Fcil, Prtica e Rpida de ser feita. Ao usurio basta executar o Sistema Atualiza Sistema via Internet que instalado a todos os usurios que tem contrato de manuteno e esto em dia com os pagamentos. Veja a tela a Seguir:

Parece complicado, mas ao explicar voc ver que no ! Lgico que antes de executa-lo voc deve conectar-se Internet. Primeiro clica-se no Boto Verifica Arquivos a Baixar.... Ver ento o campo Total de Partes mudar, por exemplo, para 005. Isso significa que o Sistema tem 5 partes (Todas as partes so criptografadas e Zipadas). Ele preparado em partes para permitir que o usurio que no tem Internet rpida possa baixar em partes (mximo 100K) pequenas! Se cair a conexo na parte 3, por exemplo, s o usurio preencher o campo esquerda do Boto Baixa Programada da Internet (A partir da Parte...) e clicar nesse Boto. Quando todas as partes do Sistema foram baixadas, clica-se agora no Boto Baixa SQL da Internet, que so as atualizaes necessrias ao Banco de Dados, modificando campos e tabelas de forma Automtica. Feito isso, clica-se no Boto Atualizar Programa. Ele agora ir perguntar se voc quer que ele faa um Backup! Altamente recomendado que voc clique no Sim, e espere o backup ser feito! Pronto. O Sistema est Atualizado. P.S. Os botes e campos abaixo do Ateno! S subir os Dados quando solicitado! (Motivo segurana extrema!) s sero utilizados quando houver algum problema GRAVE no Banco de Dados. Veja explicaes no final da prxima pgina como: Subir Banco de Dados para Manuteno.

Agora ir mudar sozinho de Tela, como se segue:

Nesse exemplo no h nada a ser feito. A verso corrente do Banco de Dados a 18, e a verso que voc acaba de baixar tambm a 18. Mesmo assim voc pode clicar no Boto como solicitado abaixo, sem receio. Aqui deve se apenas clicar no Boto Atualiza Verso de Banco de Dados e, dependendo em que mudanas sero feitas e a quantidade de informao que voc j tem no seu Banco de Dados ele levar alguns minutos. Opo Subir Banco de Dados para Manuteno: Isso permite que o Usurio envie para Internet uma cpia do Banco de Dados (todos os dados do Sistema) Criptografada (para segurana) e Zipada (para diminuir o tamanho e assim poder enviar mais rpido pela Internet). Ai ns podemos baixar o Banco de Dados, testar, corrigir e enviar novamente ou o Sistema corrigido ou o Banco de Dados corrigido, dependendo do caso. Para essa opo tambm possvel subir parte a parte o Banco de Dados, para evitar os problemas com conexo da Internet.

Vous aimerez peut-être aussi