Vous êtes sur la page 1sur 18

Aula 04 Introduo Macroeconomia

Objetivos
Ao final desta aula esperamos que voc seja capaz de desenvolver em voc as seguintes habilidades: Diferenciar contabilidade social e determinao da renda nacional Demonstrar a diferena entre produto interno bruto (PIB) e produto nacional bruto. (PNB)

Pr-requisitos
importante que voc pesquise nos livros de macroeconomia, mais especificamente aos temas de contabilidade social e as contas nacionais bem como de determinao da renda. Esta pesquisa melhorar o seu entendimento sobre essa aula.

Introduo
A anlise macroeconmica estuda o comportamento dos agregados macroeconmicos. O que significa agregado? Para tentar explicar, vamos usar a varivel preo. Preo o valor pago por um bem ou servio. O ndice geral de preos se refere a uma mdia de todos os preos ao nvel nacional. Por exemplo, o ndice nacional de preos ao consumidor, o INPC, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, IBGE, um valor agregado. Os principais agregados macroeconmicos so o produto, a renda e a despesa nacional. O que determina o crescimento da renda e do produto nacional? Porque na experincia econmica das naes h perodos de crescimento, outros de estagnao e at depresso econmica? Nesta aula, veremos uma introduo contabilidade social e determinao da renda nacional. O modelo que estudaremos o keynesiano. Esse modelo utilizado para explicar o crescimento do produto e da renda nacional.

4.1 - Contabilidade Social

Contabilidade Social o registro contbil da atividade produtiva de um pas num perodo de tempo, geralmente um ano A contabilidade social define e mede os principais agregados macroeconmicos, considerando valores j realizados ( ex post). O Produto Interno Bruto (PIB) de 2005 foi de R$ 1 trilho, 938 bilhes, divulgado pelo IBGE, um exemplo. 4.1.1 - Sistemas de Contabilidade Social Os principais sistemas de contabilidade social so o sistema de contas nacionais e a matriz de relaes intersetoriais.
O sistema de contas nacionais utiliza o mtodo das partidas dobradas, discriminando as transaes entre os agentes macroeconmicos: famlias, empresas, governo e setor externo. A matriz de relaes intersetoriais (insumo-Produto ou Leontief) registra tambm as transaes intersetoriais. O sistema de contas nacionais o mais utilizado. Neste curso, ser estudado o sistema de contas nacionais. ( VASCONCELLOS, 2004, P. 97)

4.1.2 - Princpios Bsicos das Contas Nacionais No levantamento de dados e clculo dos agregados macroeconmicos, devem ser observadas algumas normas: Segundo Vasconcellos, ( 2004, p. 98) So consideradas apenas as transaes com bens e servios finais. No entram no clculo bens e servios intermedirios, como matria-prima e outros componentes da produo S calculada a produo corrente do prprio perodo. As transaes com bens produzidos em perodos anteriores no so consideradas; A moeda a unidade de medida, permitindo a agregar o valor de bens e servios diferentes; Os valores das transaes financeiras no so registrados. A movimentao financeira de depsitos, financiamentos, negcios em Bolsa de Valores etc. so considerados apenas transferncias e no acrscimo no produto. 4.1.3 - Economia Fechada sem Governo: Famlias e Empresas

Conforme Vasconcellos, (2004, p.203), sobre uma economia fechada sem governo:
Numa economia fechada, sem governo, supe-se que as famlias e empresas so os agentes econmicos. Quais as relaes econmicas entre famlias e empresas? O conjunto das relaes econmicas entre famlias e empresas denominado fluxo circular da renda, descrito em seguida.

FLUXO CIRCULAR DA RENDA ECONOMIA FECHADA SEM GOVERNO


FLUXO REAL
FATORES DE PRODUO FAMLIAS SALRIOS, ALUGUIS, JUROS E LUCROS EMPRESAS

FLUXO MONETARIO
FAMLIAS PAGAMENTOS DE BENS E SERVIOS BENS E SERVIOS EMPRESAS

FLUXO REAL Fonte: Vasconcellos, ( 2002, p.204) As famlias ofertam s empresas os recursos produtivos trabalho e capital - e recebem a remunerao pelos recursos fornecidos na forma de salrios, lucros, juros e aluguel. As empresas demandam os recursos de produo trabalho e capital - e pagam pelos servios na forma de salrios, lucros, juros e aluguel. Na continuao das relaes econmicas, as empresas produzem e ofertam para as famlias bens e servios. As famlias compram os bens e servios e pagam o preo da aquisio. Podemos observar que h dois fluxos econmicos distintos. O primeiro o fluxo real da economia representado pela oferta de fatores de produo trabalho e capital - pelas famlias e a oferta de bens e servios pelas empresas.

O segundo fluxo monetrio, em que as empresas pagam s famlias salrios, lucros, juros e aluguel, e as famlias pagam s empresas pela compra de bens e servios. Analisando esses fluxos econmicos que so os resultados da atividade econmica, podemos perceber que h trs possibilidades para calcular os agregados macroeconmicos: pela tica da produo, pela tica da despesa e pela tica da renda.

4.1.3.1 - tica do Produto Nacional (PN) De acordo com Vasconcellos, (2004, p. 101) Produto nacional o valor de todos os bens e servios finais, medidos a preo de mercado, produzidos em determinado num dado perodo de tempo O valor permite agregar bens e servios diferentes. So considerados apenas os bens e servios finais. Os bens Intermedirios, como matria-prima, no so includos na mensurao. Esse procedimento evita a dupla contagem. Por exemplo, s o po, bem final, somado. No se soma trigo e farinha de trigo que so bens intermedirios. Para calcular o produto, a frmula : PN = pi.qi PN produto nacional Pi preo unitrio de bens e servios finais Qi = quantidade produzida dos bens e servios finais = smbolo de somatrio, soma. Aplicando os elementos da frmula e desenvolvendo-a, temos: PN = pi.qi = P automvel x Q automveis + P televisor x Q televisores + P calados x Q calados 4.1.3.2 - tica da Despesa Nacional (DN) Despesa Nacional o valor dos gastos dos agentes econmicos. Para calcular a despesa nacional, a frmula :

DN = C + I + G + (X-M) DN = Despesa Nacional C = despesas das famlias com bens de consumo I = despesas das empresas com investimentos G = despesas do governo; gastos de custeio e de investimento X-M = despesas lquidas do setor externo (X exportaes; M importaes) Ento a despesa nacional representa os gastos das famlias, das empresas, do governo e setor externo na compra dos bens e servios, que o produto nacional. 4.1.3.3 - tica da Renda Nacional (RN) Segundo Vasconcellos, ( 2004, p. 103) Renda Nacional a soma dos rendimentos pagos s famlias pela utilizao dos servios de fatores produtivos. Quem paga esses rendimentos so as empresas. Os rendimentos so classificados em salrios, lucros, juros e aluguel. A frmula para calcular a renda nacional :

RN = w + j + a + l W = salrios (em ingls wages) J = juros A = aluguel L = lucros Como podemos saber o valor agregado de salrios, juros, aluguel e lucros? Para isso, o IBGE tem um banco de dados, usando informaes do setor privado e do setor pblico. Identidade Bsica das Contas Nacionais PN = DN = RN (Produto Nacional = Despesa Nacional = Renda Nacional) 4.1..3.4 - Valor Adicionado ou Valor Agregado (VA)

Conforme Vasconcellos, ( 2004, p.103) Valor adicionado ou valor agregado o valor que se adiciona ao produto em cada estgio da produo, ou seja, e a renda adicionada por setor produtivo . Estgio da produo so as etapas do processo produtivo. O valor adicionado a diferena entre vendas e o custo dos bens intermedirios. Tabela 01 Valor adicionado Estgio da Vendas no perodo Custo bens Valor adicionado produo (VP) intermedirios (VA) (1) (2) (1-2) Empresa A Trigo 140 0 140 Empresa B Farinha de Trigo 245 140 105 Empresa C Po 390 245 145 775 385 390 Fonte: (VASCONCELLOS, 2004, p. 103) Observando a tabela, cada linha representa um estgio da produo. No caso da tabela 7.1, so trs estgios, trigo, farinha de trigo e o po. Em cada estgio, temos o valor bruto da produo (VBP) e o custo dos bens intermedirios. A diferena o valor adicionado. 4.1.3.5 - Formao de Capital Na economia de dois setores, supomos que as famlias apenas consomem, e as empresas produzem bens de consumo. Entretanto, as famlias fazem poupana, e as empresas investem. Poupana agregada ( S ) Segundo Vasconcellos, (2004, p.104) , Poupana agregada (S) a parcela da renda nacional (RN) que no consumida no mesmo perodo. Portanto, a parte dos salrios, lucros, juros e aluguel no gastos em consumo ( C ) . S = RN C S -saving em ingls; RN = Renda Nacional; C = Consumo

Investimento agregado ( I ) .

Investimento agregado o gasto com bens produzidos e no consumidos no perodo. O investimento agregado, conhecido como taxa de acumulao de capital, formado pelo investimento em bens de capital e pela variao de estoques.( VASCONCELLOS, 2004, p. 105).

Portanto, o investimento total na economia igual a: Investimento total = Investimento em bens de capital + variao de estoques. 4.1.4 - Economia Fechada com Governo: Setor Pblico Agora vamos trabalhar com uma economia fechada com governo. O governo inclui Unio, Estados e Municpios. So consideradas as transaes financeiras dos tesouros federal, estadual e municipal. As operaes do Banco Central, como emprstimos, depsitos, taxa de juros e taxa de cmbio, no so includos. Com a entrada do setor pblico, vamos incluir,em nossos registros, a receita fiscal, os gastos e o supervit ou dficit do governo.

FLUXO CIRCULAR D A REND A ECONOMIA FECH AD A COM GOVERNO ECONOM IA

TRIBUTOS EMPRESAS SUBS DIOS FATORES DE PRODU O TRANSFERNCIAS GOVERNO

REM UNERA O DOS FATORES

FAMLIAS

TRIBUTOS

Fonte: Vasconcellos, (2002, p. 214) A receita fiscal do governo compreende: Impostos indiretos que incidem sobre transaes com bens e servios, como IPI, ICMS, ISS; Impostos diretos que incidem sobre a renda e a propriedade das pessoas fsicas e jurdicas, como Imposto de renda, IPTU, IPVA; Contribuies empregadores; Outras receitas, como taxas, multas, pedgios. previdncia tanto dos empregados como dos

Os gastos do governo so classificados em: Gastos dos ministrios e autarquias que total de despesas correntes ou de custeio e despesas de capital; Gastos das empresas pblicas e sociedades de economia mista. Como a receita dessas organizaes resulta da venda de bens e servios ,como as empresas privadas, nas contas nacionais, so consideradas

no setor privado e no no setor pblico. A Caixa Econmica Federal considerada uma empresa pblica e a Petrobrs, de economia mista; Gastos com transferncias e subsdios. Transferncias e subsdios no so computados como parte da renda nacional. So apenas transferncias do setor pblico para o setor privado. As transferncias so aposentadorias, penses, bolsa de estudo, programas sociais, como bolsa-famlia, seguro desemprego. Subsdios so benefcios s pessoas jurdicas, como reduo ou iseno de impostos indiretos. Tm o objetivo de incentivar a produo de determinados bens e servios. Se o total da arrecadao superior aos gastos do governo, temos uma situao de supervit. Quando a arrecadao inferior aos gastos, ento h dficit. O dficit conhecido como necessidade de financiamento do setor pblico. O Supervit ou Dficit classificado em: Supervit ou dficit primrio quando se calcula a diferena entre arrecadao e gastos no perodo, excluindo os juros das dvidas interna e externa. O perodo considerado de um ano. Nos ltimos anos, o Brasil tem registrado supervit primrio; Supervit ou dficit operacional quando se calcula a diferena entre arrecadao e gastos no perodo incluindo o gasto com juros reais (sem correo monetria ou cambial); Supervit ou dficit nominal quando a diferena entre arrecadao e gastos inclui os juros nominais (com correo monetria ou cambial). No conceito nominal, o Brasil tm dficit, pois os juros da dvida interna e externa so elevados. A dvida total do Brasil superou R$ 1 trilho

Renda Pessoal Disponvel Renda pessoal disponvel a parte da renda nacional que fica em poder das famlias. De forma prtica, subtrado da renda nacional liquida a

custo de fatores (RNLcf), o que fica retido nas empresas, os impostos e contribuies que incidem sobre a renda e adicionado as transferncias do setor pblico para o setor privado. Renda Pessoal Disponvel = RNLcf lucros retidos pelas empresas impostos diretos contribuies previdencirias outras receitas de governo + transferncias de governo

Economia Aberta com Governo: Setor Externo Com a economia a quatro setores, temos uma economia aberta com governo. Novas variveis sero includas, como exportao, importao e renda lquida externa. As exportaes representam os bens e servios produzidos no pas e vendidos a outros pases. As importaes so os bens e servios comprados no exterior. A renda lquida externa a diferena entre rendas recebidas e remetidas para o exterior. As rendas recebidas do exterior e remetidas para o exterior referem-se a lucros das empresas, renda do trabalho, entre outras.

FLUXO CIRCULAR DA RENDA ECONOMIA ABERTA


RENDA ENVIADA AO RESTO DO MUNDO TRIBUTOS EMPRESAS SUBSDIOS TRANSFERNCIAS TRIBUTOS RENDA RECEBIDA DO RESTO DO MUNDO
O A ES ER OR N U FAT EM R OS D

GOVERNO

MUNDO

Fonte: Vasconcellos, (2002, p. 218)

E D ES O R TO DU FA RO P

FAMLIAS

Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB) O que diferencia o PIB do PNB a renda lquida de fatores externos (RLFE). A RLFE a remunerao dos capitais estrangeiros. Compreende: Renda enviada ao exterior (RE). Representa a remunerao do capital e da tecnologia de propriedade de no residentes na forma de remessa de lucros, royalties, juros, assistncia tcnica; Renda recebida do exterior (RR). Significa a remunerao do capital e tecnologia de empresas nacionais que operam em outros pases. Essa remunerao pode ser lucros, royalties, juros, assistncia tcnica. Agora estamos com todos os dados para calcular o PIB e o PNB. Ento: PIB = somatrio de todos os bens e servios produzidos no territrio nacional com capital de residentes e no residentes. PNB = PIB + RR RE RLE = RR - RE PNB = PIB + RLE

4.2 - Determinao da Renda e do Produto Nacional


4.2.1 - Modelo Keynesiano Bsico O modelo keynesiano bsico utiliza a demanda agregada, a oferta agregada e o princpio da demanda efetiva. Demanda Agregada (DA) De acordo com Rizzieri ( 2006,p.296)
A demanda agregada a demanda total dos agentes econmicos: demanda de consumo das famlias (C), demanda de investimento das empresas (I ), demanda do governo (G) e demanda lquida do setor externo (exportaes X importaes M).

DA = C + I + G + X M

Oferta Agregada (OA) De acordo com Rizzieri , ( 2006, p. 295) A oferta agregada a quantidade de bens e servios disponvel para ser vendida no mercado. Ento, a oferta agregada o mesmo que o produto nacional e a renda nacional . Oferta Agregada = Produto Nacional = Renda Nacional A oferta agregada pode ser potencial ou efetiva. A oferta agregada potencial corresponde ao pleno emprego dos recursos de produo. A oferta agregada efetiva o total de bens e servios colocados no mercado. Pode ocorrer com capacidade ociosa, ou seja, com a utilizao dos recursos de produo abaixo do nvel de pleno emprego. Princpio da Demanda Efetiva
A curto prazo, a oferta agregada potencial fixada, pois h pleno emprego dos recursos. Na oferta agregada efetiva, h capacidade ociosa e mo de obra desempregada. Nesse caso, possvel aumentar o crescimento da produo estimulando a demanda. Portanto, o crescimento da demanda agregada explica a variao do produto e da renda nacional. o princpio da demanda efetiva. ( VASCONCELLO, 2004,P.124-125)

Havendo desemprego de recursos, a funo da poltica econmica elevar a demanda agregada, aumentando o nvel de emprego. Essas polticas devem estimular o consumo, os investimentos e as exportaes. Keynes enfatizou o papel do governo, aumentando os gastos pblicos. O Equilbrio Macroeconmico Qual a diferena entre renda de pleno emprego e renda de equilbrio? Qual a importncia dessa diferena no equilbrio macroeconmico? A renda de pleno emprego ocorre quando a economia est utilizando toda sua capacidade de produo. Significa que todos os recursos produtivos, trabalho e capital esto plenamente empregados. A renda de equilbrio ou renda efetiva ocorre quando a oferta agregada iguala a demanda agregada de bens e servios. A renda de equilbrio pode acontecer abaixo do pleno emprego. Quando h renda de equilbrio, significa

que a oferta agregada atende s necessidades da demanda agregada. o equilbrio econmico com desemprego ou abaixo do pleno emprego.
O objetivo da poltica econmica encontrar o equilbrio a pleno emprego. Sendo a oferta agregada fixada no curto prazo, a poltica econmica deve atuar sobre a elevao do consumo das famlias, do investimento das empresas, dos gastos do governo e das exportaes lquidas. Havendo crescimento dos elementos da demanda agregada, significa crescimento do nvel do produto e da renda nacional. ( VASCONCELLOS, 2004, p. 125-126) .

4.2.2 - Comportamento dos Agregados Macroeconmicos


O crescimento da demanda agregada explica a variao do produto e da renda nacional. Quais so as variveis da demanda agregada e como se comportam? Voc est lembrando que j estudamos o comportamento da oferta e da demanda em funo dos preos, da renda e das preferncias do consumidor? No comportamento da demanda agregada, as variveis so consumo, poupana, investimento, gastos do governo, exportaes e importaes. Consumo Agregado (C) De acordo com Vasconcellos, ( 2004,p. 128)
Os fatores que influenciam o nvel de consumo so a renda nacional, o estoque de riqueza, a taxa de juros, disponibilidade de crdito, expectativa sobre as rendas futuras e rentabilidade das aplicaes financeiras. Mas o fator principal a renda nacional disponvel. A relao entre consumo e renda nacional disponvel expressa pela funo:

C = f (RND), sendo: C = consumo agregado RND = renda nacional disponvel Qual a proporo da renda nacional disponvel gasta em consumo? Keynes criou o conceito de propenso marginal a consumir (PMgc) para explicar a parcela da renda disponvel gasta em consumo. A propenso marginal a consumir a variao esperada do consumo quando varia a renda disponvel, logo: PMgC = variao de C / variao de RND

Vamos supor que a PMgC das famlias seja de 90% da renda nacional disponvel. Suponhamos tambm que a RND seja de $ 200 bilhes. Ento: PMgc = $ 200 bilhes X 0,90 = $ 180 bilhes E os $ 20 bilhes da renda no consumida. Qual seu destino? Poupana Agregada (S) Voc percebeu que sobraram $ 20 bilhes no consumidos no exemplo anterior. Esse valor se refere poupana agregada que a parte da RND no gasta em consumo. A funo poupana expressa por: S = f(RND), sendo: S ( de saving) = poupana agregada RND = renda nacional disponvel. Keynes chamou de propenso marginal a poupar (PMgS) a relao entre a variao da poupana e a variao da RND. Logo: PMgS = variao de S / variao de RN Agora vamos supor que a RND a mesma, $ 200 bilhes. Tambm que a PMgS de 10%. Ento: PMgS = $ 200 bilhes X 0,10 = $ 20 bilhes Observe que nos exemplos a RND foi de $ 200 bilhes e PMgC e PMgS de 90% e 10%.

Investimento Agregado (I)


Qual a funo do investimento agregado no crescimento da demanda agregada? Sem dvida a varivel principal para explicar o crescimento da demanda agregada. O que investimento agregado?
Investimento agregado pode ser definido como o acrscimo ao estoque de capital existente. So as instalaes novas como prdios, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, mquinas e equipamentos incorporados ao parque de produo. ( VASCONCELLOS, 2004,p.129)

No curto prazo, amplia a demanda agregada como gastos necessrios para aumentar a capacidade produtiva. No longo prazo, a oferta agregada de bens e servios aumentada com o aumento da produo. Quais os fatores que determinam o aumento dos investimentos? Na economia capitalista, os fatores que mais influenciam os investimentos so: taxa de rentabilidade esperada e taxa de juros de mercado. A taxa de rentabilidade esperada ou taxa de retorno calculada com base na estimativa do retorno lquido pelas instalaes novas ou mquinas e equipamentos adquiridos. Keynes denominou a taxa de retorno como eficincia marginal do capital. O clculo feito com a utilizao da matemtica financeira. Nesse curso, no vamos trabalhar esse clculo. A taxa de juros de mercado o custo do dinheiro para o investidor. No Brasil, a taxa de juros mais utilizada para investimento a taxa de juros de longo prazo (TJLP). Os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) utilizam a TJLP. A relao da taxa de juros e o investimento inversamente proporcional. Significa que quando a taxa de juros elevada, a tendncia a reduo dos investimentos. Mas quando a taxa de juros baixa, a tendncia aumentar os investimentos. Quando o investidor toma deciso sobre investimentos, com base na rentabilidade e na taxa de juros, adota o critrio a seguir: Se a taxa de retorno for maior que a taxa de juros, realiza o investimento; Se a taxa de retorno for menor que a taxa de juros, no realiza o investimento. Gastos do Governo (G) Vasconcellos, ( 2004, p.106) Os gastos do Governo em despesas correntes e despesa de capital influenciam o crescimento da demanda agregada Se o governo expande os gastos pblicos, esses gastos refletem no crescimento da demanda. Mas se o governo reduz seus gastos,principalmente de investimentos, a demanda agregada diminui.

No modelo de Keynes, a expanso dos gastos do governo necessria para aumentar o nvel da renda e do emprego.

Sntese do tema
O tema tratou da Contabilidade Social. O desenvolvimento dos conceitos e modelos de clculo seguiu o sistema de contas nacionais. Foram conceituados produto, renda e despesa nacional. Tambm, foi apresentado o mtodo de clculo. Ainda foi demonstrada a diferena entre PIB e PNB. Foram descritos o supervit e o dficit nas contas do governo. Ainda foi apresentada a diferena entre supervit ou dficit primrio, operacional e nominal. O tema abordou a diferena entre o modelo clssico e o modelo keynesiano para determinao da renda e do produto nacional. O modelo clssico se baseava na afirmativa de que a oferta gera sua prpria demanda. O modelo de Keynes inverteu essa proposio e a demanda efetiva que determina a renda e o produto nacional. Os elementos da demanda efetiva so o consumo agregado, o investimento agregado, os gastos do governo e as exportaes lquidas (exportaes importaes). O equilbrio da economia pode ocorrer com desemprego de recursos e no apenas com o pleno emprego. O governo pode estimular a demanda efetiva, utilizando a poltica fiscal. .

Atividades
1-Um pas com economia aberta com governo apresenta os dados abaixo na sua Contabilidade Social: Produto interno bruto a custo de fatores (PIBcf) = $ 900 bilhes; Tributos indiretos (Ti) = $ 90 bilhes; Tributos diretos (Td) = $ 70 bilhes; Outras receitas (Or) = $ 20 bilhes; Transferncias = $ 45 bilhes; Subsdios - $ 5 bilhes; Renda recebida do exterior = $ 10 bilhes;

Renda remetida para o exterior = $ 15 bilhes

Calcule: a) Produto interno Bruto ( PIB); b) Produto nacional bruto (PNB); c) Renda pessoal disponvel; d) Carga tributria lquida; e) Qual maior PIB ou PNB? 2 - Leia as afirmaes abaixo Sobre Contabilidade Social, assinale verdadeiro (V) ou Falso (F) e aps marque a alternativa ( ) A contabilidade social o registro contbil da atividade produtiva de um pas num perodo de tempo geralmente um ano. Os principais agregados so definidos e medidos a partir de valores j realizados. ( )O Sistema de contas Nacional utiliza o mtodo das partidas dobradas, as transaes entre agentes macronomicos: famlias, discriminando

empresas, governo e setor externo. ( )Produto Nacional (PN) a soma dos rendimentos pagos s famlias pela utilizao de servios produtivos. ( )Carga tributria bruta a soma de todos os tributos diretos e indiretos, contribuies e outras receitas de governo. a) b) c) d) V, F, V, F F, V, V, V V, V, F, V F, V, F, F

3 -A contabilidade social a parte da macroeconomia que mede os agregados econmicos nacionais. Sobre este conceito incorreto afirmar que:
a) O objeto da contabilidade social o registro contbil da atividade produtiva

de um pas ao longo de um dado perodo de tempo.


b) Os principais agregados so definidos e medidos a partir de valores j

realizados.
c) Os sistemas da contabilidade social, adotados pela maioria dos pases so:

o sistema de contas nacionais e a matriz de relaes intersetoriais.

d) A matriz de relaes intersetoriais utiliza o mtodo das partidas dobradas

para a contabilizao. 4) No caso especfico do Brasil, qual o maior valor. PIB ou PNB?

Referncias VASCONCELLOS, Marco A. S. Fundamentos de Economia , So Paulo, Saraiva. 2004.

Vous aimerez peut-être aussi