Vous êtes sur la page 1sur 24

Mdulo 1

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1.1 Conceito de Solo
1.2 Evoluo do Conhecimento sobre o Solo 1.3 Conceitos Bsicos de Geologia Geral 1.4 Composio Geral do Solo

PEDOLOGIA
PEDON solo em grego

Estuda a origem dos solos, suas

caractersticas morfolgicas, genticas, alm de suas classificaes naturais e tcnicas

(Ldice, RJ)

(So Jos do Ub, RJ)

Funes do Solo

1.1 CONCEITO DE SOLO

Uma definio rigorosa de solo possui pouco mrito

O SOLO possui diferentes significados para diferentes usurios


(Ldice, RJ)

1.1 CONCEITO DE SOLO (Cont.)

Geologia sinnimo de regolito (ou manto de alterao); Engenharia camada removida nas escavaes Hidrologia reservatrio afetando o balano hdrico Agricultor tem um conceito mais prtico; meio onde as culturas crescem (20-30cm de profundidade) Pedologia ???????

1.1 CONCEITO DE SOLO (Cont.)


Pedologia

Material que sofreu PEDOGNESE (conjunto de processos de formao dos solos)

formao de um perfil de solo composto por horizontes e ou camadas

(Penedo, RJ)

1.1 CONCEITO DE SOLO (Cont.)


Corpos naturais independentes, formados por horizontes, cada um com morfologia distinta, resultantes de uma combinao especfica de clima, relevo, organismos vivos, material de origem e tempo

(Volta Redonda, RJ)

1.2 EVOLUO DO CONHECIMENTO SOBRE O SOLO


Pode ser dividido em 3 fases:

Solo como Meio para o Crescimento das Plantas


Solo como Manto de Rocha Alterada Solos como Corpos Naturais Organizados

1a Fase: Solo como Meio para o Crescimento das Plantas

Tem incio quando o homem comea a cultivar seu alimento (8000-7000 a.C. Perodo Neoltico da Pr-Histria Revoluo Agrcola)

[no estgio de caador e coletor no havia razo para se preocupar com a natureza do solo Pr-Histria Perodo Paleoltico >8000 a.C.]

As Primeiras Civilizaes do Velho Mundo (Antiguidade)


O homem Neoltico, e sua agricultura primitiva, se espalhou em direo s terras frteis da Mesopotmia e alcanou a China e a Amrica em poucos milhares de anos. As plancies de boa fertilidade e os vales inundados pelos rios Tigre e Eufrates (Crescente Frtil) constituam na Antigidade a regio com maior potencial agrcola juntamente com as dos rios Indo (ndia), Nilo (Egito) e Amarelo (Huang He China).

H vrios registros do conhecimento do solo nas primeiras civilizaes, por ex.:


China (3000-2200 a.C. /Dinastia Chang) - desenvolveram a 1a classificao de solos, a qual era baseada na fertilidade do solo e era usada como uma base para o nivelamento das taxas sobre os proprietrios de terra (grandes reas ocupadas ao longo das plancies dos rios Yang-tse e Huang he) Norte da Europa (3000 a.C.) - vilas de agricultores j reconheciam diferenas nos solos e preferiam cultivar solos siltosos, originados de loess (sedimento elico) Homero (~1000 a.C.) - na sua Odissia faz meno ao uso de estrume na terra Grcia Antiga (~400-300 a.C.) os filsofos gregos j travavam discusses a respeito dos solos; Plato (360 a.C.) em particular, testemunhou a eroso nas encostas ao redor de Atenas e fez advertncias sobre tais perigos. Gregos e Romanos (~400 a.C. 400) h vasta literatura descrevendo sistemas agrcolas refinados, empregando leguminosas (fixao do N) e utilizando cinza e enxofre (S) como aditivos para o solo, alm de sistemas de irrigao.

Ou seja, nos primrdios da Civilizao Romana vrios dos princpios que regulam a agricultura moderna, inclusive a melhoria dos solos, j tinham sido descobertos e postos em prtica.

IDADE MDIA Idade Mdia (476/Queda do Imp. Romano 1453/Tomada de Constantinopla pelos Turcos)
os conhecimentos adquiridos na poca dos Romanos foram passados ao longo do tempo com poucas inovaes. Foi um perodo de clara ESTAGNAO, ou seja, a evoluo foi suspensa aps as invases brbaras de Roma. As prticas eram repassadas de gerao para gerao, embora os lavradores ignorassem as razes que as tornavam necessrias. Isso foi uma conseqncia natural da expanso do Cristianismo, uma vez que no havia necessidade de se buscar explicaes para os fenmenos, pois tudo era explicado por Deus.

Renascimento (a partir do sc. XV)


quando do renascimento da atividade intelectual, diversas pesquisas foram realizadas visando a melhoria dos sistemas agrcolas, ou seja, o aumento da produo das culturas

Grandes Avanos na Fsica e na Qumica


TEORIA HMICA afirmava que o hmus era a base da nutrio das plantas (nutrio exclusivamente orgnica). Este trabalho criou uma abordagem completamente nova para o problema da nutrio vegetal; LEI DO MNIMO (Liebig) desbancou a Teoria Hmica ao mostrar que os rendimentos das culturas dependiam diretamente dos montantes de MINERAIS, ou elementos inorgnicos, aplicados ao solo.

As plantas retiram do solo 15 elementos essenciais vida Macronutrientes & Micronutrientes (dependendo da quantidade em que so absorvidos)

MACRONUTRIENTES Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre

MICRONUTRIENTES
Boro
Cloro Cobre

Ferro
Mangans Molibdnio

Nquel
Cobalto Zinco

Origem desses nutrientes?

Lei do Mnimo (Liebig)

LEI DO MNIMO

O mximo da produo depende do fator de crescimento que se encontra disposio da planta em menor quantidade

Os conceitos de Leibig dominaram totalmente o pensamento dos cientistas de solo no fim do sculo XIX. A grande maioria das pesquisas era efetuada em laboratrio e em estufa, no considerando o solo como um ambiente dinmico para o crescimento das culturas. Ou seja, o SOLO era considerado apenas como um reservatrio, como um meio relativamente inerte, provedor de gua, ons minerais e suporte fsico para o crescimento das plantas

Conceito de Solo como uma Caixa de Nutrientes


No se dava importncia s mudanas nas caractersticas dos solos em funo do terreno onde ele se encontrava, ou mesmo em funo do clima.

2a Fase: Solo como Manto de Rocha Alterada


At aqui o solo era visto meramente como um meio no qual as reaes qumicas e bioqumicas ocorriam; ou seja, no se considerava o solo como parte de uma paisagem, moldado por foras naturais atuando na crosta terrestre.

Grandes contribuies foram feitas, sobre o nosso conhecimento atual do solo in situ, pela aplicao dos mtodos de estudo de campo utilizados pela nova cincia que surgia no final do sc. XVIII (James Hutton, 17261797) e incio do sc. XIX, a Geologia, a qual foi a primeira cincia a desenvolver mtodos de campo que pudessem ser aplicados ao estudo dos solos.
Para a Geologia o solo era considerado como produto do intemperismo das rochas subjacentes, ou seja,

Solo = rocha (manto) intemperizada = regolito


conceito este muito utilizado no sc. XIX.

3a Fase: Solos como Corpos Naturais Organizados


O crescente acmulo de conhecimento sobre os solos durante o sc. XIX levou necessidade da procura por um conceito de solo que acomodasse os novos fatos. E. W. Hilgard (1860) apresentou diversos estudos que mostravam as relaes entre:

Vegetao + Clima + Rocha => Tipo de Solo Resultante

Para ele, os solos no eram apenas um meio para o crescimento da plantas, mas sim formas sujeitas a estudo e classificao no prprio terreno; No entanto, suas colocaes ficaram meio que esquecidas, mostrando que ele encontrava-se avanado em relao ao seu tempo; foi necessrio que muitos dos conceitos fossem redescobertos para serem aceitos.

V. V. Dokuchaev (1870+)
na Rssia no final do sc. XIX, a produo agrcola no era limitada pela fertilidade do solo, mas sim pelos mtodos primitivos de agricultura; logo, a Escola Russa no estava voltada para estudos de fertilidade do solo (como por ex. a americana, a alem, a francesa, etc.), mas sim para a observao dos solos no campo e para o estudo das relaes entre as propriedades do solo e o ambiente no qual ele foi formado.

ou seja, o solo era PRODUTO DA EVOLUO, e se modificava ao longo do tempo.

Combinao especfica dos fatores de formao processos pedogenticos caractersticos determinada seqncia de horizontes (com propriedades especficas).

Perfil de Solo

Considera-se hoje o solo como um corpo natural, tridimensional, claramente distinguido do material rochoso inerte pela:
presena de vida (vegetal e animal) existncia de uma organizao estrutural, a qual reflete a ao dos processos pedogenticos capacidade de responder a mudanas ambientais (clima, tectnica, cobertura vegetal, etc.), as quais podem alterar o balano entre ganhos e perdas dentro do perfil, determinando a formao de um tipo diferente de solo, em equilbrio com as novas condies ambientais

ou seja, o solo um corpo tridimensional continuamente varivel, tanto no espao quanto no tempo

Vous aimerez peut-être aussi