Vous êtes sur la page 1sur 22

3. HIDROSTTICA 3.1.

Lei Hidrosttica de Presses


Therearenoshearstressesinfluidsatrest;henceonlynormalpressureforcesarepresent.Thereforethepressure atanypointinafluidatrestisthesameineverydirection.

Ahidrostticaocupasedoestudodefluidosemrepouso,razopelaqualaforadecontacto exercida sobre uma rea tem apenas a componente vertical (normal). Designase por pressoaforaaplicadaporunidadedesuperfcie(rea). Admitindo um corpo de volume , limitado pela superfcie A, mergulhado numa massa lquida; e considerando que dA representa um elemento de rea nessa superfcie e dF a foraperpendicularqueactuasobreareaelementar(dA),verFigura3.1,apresso(p) expressapor:

p=

dF dA

(3.1)
Ateno: a fora sempre perpendicular a superfcie, conformeilustraafiguraaolado. Quando se considera toda a rea, o efeito da presso produzirumaforaresultante(impulsooupressototal) queobtidapelaequao:

= pdA ,ouquandoapressoamesmaemtodaa

rea
A

= pA .

Figura3.1Representaodapressoexercidasobreumareaelementar. DeacordocomaleidePascal(estabelecidaporLeonardodaVinci)emqualquerponto nointeriordeumlquidoemrepouso,apressoamesmaemtodasasdireces. Vamos demonstrar a lei considerando um prisma imaginrio de dimenses elementares: comprimento dx, altura dz e espessura dy (ver Figura 3.2). O p a presso mdia em qualquerdireconoplanodepapel, pxepzso,respectivamente,aspressesmdiasnas direceshorizontalevertical.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.31de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

x=cos z=sen

= x2 + z 2

dxdzdy
(a) Presso nas faces perpendiculares ao plano do papel

= arctg

z x

(b)Revisobsicadatrigonometria

Figura3.2Prismaimaginrionointeriordeumlquidoemrepouso. Pelofactodoprismaestaremequilbrio,osomatriodasforasnulo.

Fx = 0
Destemodo,

Portanto,paradirecodeX:

p x dydz = pddy sen ,com sen = dz d

p x dydz = pddy

dz d

px dydz = pdydz

px = p
ParadirecodeZ:

Fz = 0
Destemodo,

1 dx p z dxdy = pddy cos + dxdydz ,com cos = 2 d


1 O terceiro termo dxdydz de ordem superior em relao aos outros dois termos e 2 podeserdesprezado1.
1

Nota: na demonstrao acima desprezouse o peso pelo facto do prisma ser de dimenses elementares. A fora correspondenteaopesodotringulodadapor:*readoprismatriangular*largura(i.e.*dxdz*dy).

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.32de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

p z dxdy = pddy

dx d

p z dxdy = pdxdy

pz = p
Finalmente,temseque

px = pz = p

Nota:nademonstraoacimadesprezouseopesopelofactodoprismaserdedimenseselementares.

DeacordocomaleideStevin(pressoexercidaporumacolunalquida)adiferenade pressesentredoispontosdemassadeumlquidoemequilbrioigualdiferena deprofundidademultiplicadapelopesovolmicodolquido(e.g.gua=9800N/m3). O somatrio das foras que actuam, na vertical,sobreoprismadeveser:

Fy = 0
Logo,

p1 A + hA p2 A = 0

p1 p2 = h

p1 p2

=h

Figura3.3Ilustraodapressoexercida,porumacolunalquidaemrepouso,numprismaideal. Finalmente,importareferirqueaHidrostticaestudafluidosemrepouso,considerandoa massavolmicaconstante(=constante). Portanto, de acordo com a Lei Hidrosttica de Presses, a presso num lquido em repousoser:

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.33de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

onde:

+ z = cons tan te ou

1 p + z = cons tan te g

(3.2)

ppressonumdadoponto(PascalouN/m2).Nota:1kgf/m2=9,8N/m2e 1bar=1,012*105N/m2; zcotageomtricadoponto,aqueserefereapresso,emrelaoaumplanohorizontalde referncia(m);

pesovolmico(N/m3);

+ z cota piezomtrica em relao a um plano horizontal de referncia (assume uma p

valorconstanteemtodosospontosdeumlquido)(m);e presso)(m). 3.1.1. Presses Absolutas e Relativas

alturapiezomtrica(oude

Entreapressoabsolutaerelativaexisteaseguinterelao:

pabsoluta = prelativa + patmosfrica


pressoatmosfrica). Considerandoapressoatmosfrica(verFigura3.4),temseaseguintesituao:

(3.3)

A presso exercida na superfcie de um lquido exercida pelos gases sobrejacentes (e.g.

p1 = pa + h1

p2 = p1 + h2

p2 = pa + (h1 + h2 )
Figura3.4Representaodapressonumpontonointeriordeumlquidoemrepouso. Na hidrulica, geralmente, trabalhase com presses relativas (tambm pode receber a designaodepressomanomtricaoupressoefectiva)vistoqueoqueinteressacalcular

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.34de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

oumediradiferenadepressoentreospontos.Assim,comoapressoatmosfricaactua de igual modo em todos os pontos comum no ser considerada. Ver a Figura 3.5 que correspondeumasituaoemquesepretendedeterminarapressoexercidapelamassa lquidanaparededoreservatrio.

Figura3.5Pressoexercidapelolquido,emrepouso,naparededoreservatrio. Comoapressoatmosfricaactuadeambososladosdaparede,elaanulasenoponto. Nota Importante: no caso de estudo dos gases a presso atmosfrica dever ser sempre considerada. Salientese que a presso atmosfrica normal (i.e. correspondendo ao nvel mdio do mar) assume o valor de 1,012x105 N/m2 (1,033x104 kgf/m2) que equivale uma altura de colunadeguade10,33m(i.e., Exerccio3.1(modificadodeQuintela,2005:14) Considereumreservatriodegua, comsuperfcielivrepressoatmosfricanormal,no qualmergulhamosextremosdeumtuboemUinvertido,cheiodegua(verFigura3.6).

pa

= 10,33 m).

Figura3.6ReservatriocomtuboemUinvertido(cheiodegua). a) Calcularapresso(absolutaerelativa)nopontoAnointeriordotubo,situado6,0m acimadasuperfcielivre.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.35de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

b) CalcularaalturamximahparaquenohajavaporizaodaguanopontoB(ev= 2450N/m2). Resoluo:nasaladeaulas. 3.1.2. Medio das Presses: Tubo Piezomtrico e Manmetros Atcnicamaissimplesparamediodapressoconsistenousodeumtubopiezomtrico (tambmconhecidocomopiezmetro). Para o caso de escoamento sob presso no interior de um conduto (i.e. escoamento de lquidosemsuperfcielivre),aalturapiezomtrica(

)correspondealturaaquesubiria

asuperfcielivredolquido(acimadoconduto),numtubo(geralmentevertical)depequeno dimetro (convm que o dimetro seja > 1 cm para ser desprezvel os efeitos da tenso superficialoudacapilaridade)designadoportubopiezomtrico(verFigura3.7).

Figura3.7Ilustraodotubopiezomtricoinseridonumcondutohorizontal. Manmetro um instrumento utilizado para medir a presso. Utilizase uma coluna de lquido para medir a diferena de presso entre um ponto e a atmosfera, ou entre dois pontos,dosquaisnenhumestpressoatmosfrica. O tubo piezomtrico supracitado s aplicvel em situaes em que se pretende medir pequenaspresses(manomtricas)emlquidos(verFigura3.7).Porm,quandosetratade presseselevadasprecisorecorreramanmetrosdelquido. O manmetro de coluna lquida (tcnica muito antiga) pode ser simplesmente um tubo transparente com a forma de U no qual se coloca uma certa quantidade de lquido (ver Figura3.8).Olquidointroduzidonotuboterquerespeitarsseguintescondies: i) ser imiscvel com o lquido (cuja presso se pretende medir) que se encontra no condutoourecipiente; ii) possuirdensidadesuperioradolquidoqueseencontranocondutoourecipiente.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.36de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

Osmanmetrosdecolunalquidapodemserem U(sassimserpossvelmedirpresses negativas)outerumanicacolunaquepodeserverticalouinclinada.

Figura3.8Ilustraodomanmetro(delquido)emU. Questo:ComodeterminariaaspressesemX,Yeapressop(apressonalinhamdiado conduto)dolquidoAnointeriordoconduto? ApressoemX:

p X = ha + p = A gha + p
= h b = B gh b (porqueaextremidadedotuboestemcontactocom px = p y A gha + p = B ghb

ApressoemY: p y aatmosfera)

Apressonointeriordoconduto,p:

Para aprofundar este assunto dever consultar, por exemplo Azevedo Netto et al. (1998: 2729) e Massey (2002: 8384). O ltimo autor descreve (ver p. 9091) um outro dispositivousadonamediodepresso,obarmetro.

QuandoofludoAgasosoeoBlquido,podesedesprezaroA.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.37de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

pA

z A sy + z B = pB

pB

pA

= z A z B + sy

pA

pB

= y + sy = (s 1) y

pA

pB

Figura 3.9 Manmetro. (a) Para medir diferena de presso p em lquidos ou gases. (b) Para medirpnoslquidosapenas(adaptadadeDaughertyetal.,1985:36).

3.1.3. Prensa hidrulica e o Macaco hidrulico O facto de um aumento de presso, num fludo confinado, ser transmitido uniformemente atravs do fludo, aproveitado em dispositivos hidrulicos (e.g. prensa hidrulica e o macacohidrulico)(Massey,2002:8485).

Figura3.9Prensahidrulica. AoaplicarumapequenaforaFasobreumpistodereaAa(verFigura3.9)exerceseum foraFB,sobreumpistodereaAB,sujeitandooaumapresso p = FB / AB .

A FB Fa = FB = Fa B Aa AB Aa

(3.4)

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.38de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

3.2. Impulso Hidrosttica


Por impulso hidrosttica (ou simplesmente impulso) entendese a fora aplicada sobre superfciesmergulhadas. Aspectosateremconsiderao: apressodolquidoprovocaforassobreasuperfciecomaqualcontacta; asforasdistribudassobreasuperfcietmumaresultante(estaforaresultante quenaprticainteressadeterminaragrandeza,adirecoealinhadeaco); quando a superfcie plana e horizontal, o contacto com o lquido em repouso d origem uma fora resultante (ou fora total) que corresponde ao produto da presso(p)pelareadasuperfcie(A)(verFigura3.10)

= pA = ghA

(3.5) Nessasituao:i)adirecodeactuaoda fora perpendicular ao plano (no sentido do fludo para o plano); ii) o ponto de actuaodaforaocentride(centrode gravidade)doplano.

Figura3.10Pressoeimpulsosobresuperfciehorizontal. quandoasuperfcienohorizontal,apressovariadeponto paraponto,sobrea superfcie,eoclculodaforatotal(impulso)menossimples.

Ocentridedovolume,correspondeaocentrodeimpulso,dependedaformadovolumeconsiderado.Importareferirque no exactamente o mesmo que o centro da gravidade do corpo que depende do modo como o peso est distribudo pelo corpo(verMassey,2002:116).

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.39de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

3.2.1. Impulso sobre superfcie plana


Considereumasuperfcieplana,mergulhadanumlquidoemrepouso,quefazumngulo comasuperfcielivredolquido(verFigura3.11).

Figura3.11Impulsohidrostticasobresuperfcieplanainclinada. Questo:comodeterminaraforaresultante(impulso)sobreumasuperfcieplana einclinada?

Regrasbsicas:
1. considerarqueoeixoOycoincidecomoplanoinclinado; 2. oeixoOxperpendicularaoeixoOy(i.e.Oxperpendicularaoplanoinclinado); 3. ter em ateno que qualquer rea elementar (ou poro) da superfcie submersa estsobaacodeumaforadevidopressodolquido; 4. saber que sobre qualquer poro de superfcie (superfcie elementar) dA mergulhadaaumaprofundidadehactuaumapressopquedadapor Logo,aforacorrespondentesobreaporodasuperfcieser:

p = gh .

= pA = ghA ,com h = ysen

(3.6a)

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.310de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

= gysen A
onde:

(3.6b)

a fora elementar; h a profundidade da poro da rea A que se

relacionacomacoordenadaypor h =

ysen .

5. ter presente que no so exercidas foras tangenciais sobre o plano da superfcie porque o lquido est em repouso. Logo, a fora perpendicular ao elemento (ou poro) da superfcie que por ser plana faz com que todas as foras elementares sejamparalelasentresi. Portanto,aforatotal(impulsohidrosttica)queactuanumdosladosdasuperfcieplana vemexpressadaseguintemaneira:

= gysen A = gsen yA
A A

(3.7a)

Nota: yA omomentoestticodareaerespeitaacondio
A

yA = Ay
A

(3.7b)

onde:Aareatotaley0 x , y acoordenada(ouposio)docentrodegravidade. Finalmente,

( )

= gseny0 A = g h A ,com h = seny0

(3.7c)

Alm dos aspectos supracitados, preciso conhecer a linha de aco da fora total (perpendicularaoplano)edeterminaropontonoqualalinhadeacodaforaencontrao plano.EstepontodesignaseporCentrodeImpulso(CI)ouCentrodePresso. AdistnciaqueseparaoCIdasuperfciemedidasobreoplanoinclinadoeiguala: distnciaaocentrodegravidade+umadistnciad (3.8a)

d=

I GG' Ay0

(3.8b)

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.311de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

onde: IGG o momento de inrcia2 da rea da superfcie plana em relao ao eixo 0x, A a readasuperfciee

y 0 acoordenadadocentrodegravidade(medida,desdeasuperfcie,

sobreoplanoverticalouinclinadoemqueseencontraaplaca). Quintela(2005:22)apresentaumatabelacomaposiodocentrodegravidade,reaeo momentodeinrciaparavriasfigurasplanas.


QUADRO3.1Momentodeinrcia(IGG)ereadeformasgeomtricascomuns. Designao Esquema rea(A) IGG

Rectngulo

ba

I GG ' =

a 3b 12

Tringulo

1 ba 2

I GG '

a 3b = 36

Crculo Semicrculo Parbola

I GG ' =

R 4
4

(2 R )2
8

R 4
8

2 bh 3

b 3 h 2

2Momentodeinrciamedeadistribuiodamassadeumcorpoemtornodeumeixoderotao.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.312de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

3.2.1.1. Impulso sobre superfcie plana premida em duas faces No caso de superfcies planas premidas nas duas faces (i.e. nos dois lados) pelo mesmo lquido e com superfcie livre do lquido exibindo uma diferena de nvel hs (ver Figura 3.12),aresultantedasforasdepressoser:

dF = ( p2 p1 )dA = hs dA
onde:ehssoconstantes.

(3.9)

Figura3.12Superfcieplana(a)everticalpremidasnasduasfaces. A impulso resultante, com o ponto de aplicao (centro de impulso) coincidente com o centrodegravidadedasuperfcie,expressapelaequao:

= hs A
impulsoexceptoquandosetratadeparedevertical. 3.2.2. Impulso sobre superfcie curva

(3.10)

Aequao(3.10)svalidaquandosedesprezaaespessuradasuperfcieondeexercidaa

Ao contrrio do que acontece com a superfcie plana, no caso das superfcies curvas a resultante do sistema de foras de presso no uma fora nica. Nesse caso temse: impulsovertical(v)eimpulsohorizontal(h). O clculo da impulso hidrosttica numa superfcie curva tem procedimento diferente relativamente ao caso das superfcies planas (no se trata de algo complexo como vem referido em muitos livros! apenas diferente!). O procedimento diferente devido aos seguintesfactos:

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.313de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

1) asforasqueactuamsobrereaselementares(poresdasuperfcie)nosotodas paralelas; 2) como as foras no so paralelas a simples soma algbrica das respectivas grandezasnotemsignificado; 3) apenaspodemsersomadasascomponentesdasforasactuantes,segundodireces especificadas, separadamente de modo a calcular as componentes da fora resultante; 4) necessrio determinar as componentes horizontal e vertical da fora resultante (total). Analisemos os casos ilustrados nas figuras seguintes (Figura 3.13, 3.14) para melhor compreenderasituao.

+ = 90 C L

(a)Impulsosobresuperfciecurva (b)Componenteverticale horizontaldaimpulso

Apo

ortogonaldarea(Apo)

(c) Volume vertical (L) e a projeco

Figura3.13Impulsohidrostticasobresuperfciecurva. A impulso vertical (v) A componente vertical da impulso igual ao peso do volume de lquido (L) delimitado pela superfcie premida, pelas projectantes verticais tiradas pelo contorno da superfcie e pelasuperfcielivre(videequaodevnaFigura3.13b).

v =L
A impulso horizontal (h)

(3.11)

A componente horizontal da impulso igual impulso hidrosttica exercida sobre a superfcie plana correspondente projeco ortogonal da superfcie curva num plano perpendicular(videequaodehnaFigura3.13b).
Ficheiro:Hidrostatica.doc Pg.314de322 Herlander MATA-LIMA, PhD

h = hCG A po

(3.12)

onde: hCG altura da coluna do lquido at a centro da gravidade da superfcie plana correspondenteprojecoortogonaldasuperfciecurva, Apoareadasuperfcieplana correspondenteprojecoortogonaldasuperfciecurva,conformeindicaaFigura3.13b. A impulso resultante ( fora total ou global, ) A impulso resultante, quando as componentes horizontal e vertical da fora so coplanares3,obtmseatravsdaequao:
2 = v2 + h

(3.13)

A direco da impulso determinada atravs do ngulo formado com o plano horizontal (verFigura3.13a):

tg = v ,sendo = arctg v h h

(3.14)

Ocasoanterior(representadona Figura3.13)refereseumacomportacncava.Iremos agora analisar uma situao correspondente impulso exercida sobre uma superfcie cilndricaconvexa.

Forasqueactuamnomesmoplano.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.315de322

Herlander MATA-LIMA, PhD


(a)Impulsosobresuperfciecilndrica (b)Forasactuantes

(c)Volume(L1)correspondenteaforaverticalv1

(d)Volume(L2)correspondenteaforaverticalv2

Figura3.14Impulsohidrostticasobresuperfciecurva. A impulso vertical (v) DeacordocomaFigura3.14c,d: v

= v1 v 2 ,com v1 = L1 e v 2 = L 2

(3.15)

Aimpulsohorizontal(h) DeacordocomaFigura3.14b:

h = h h
1

,com h1

= hCG1 A po1 e h 2 = hCG 2 A po 2

(3.16)

onde: hCG altura da coluna do lquido at a centro da gravidade da superfcie plana correspondenteprojecoortogonaldasuperfciecurva, Apoareadasuperfcieplana correspondenteprojecoortogonaldasuperfciecurva. Nota:resolvaosexercciosdaFichas2B.Apsaresoluopoderconsiderarseumexpert noassunto.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.316de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

3.2.3. Impulso sobre corpos mergulhados Conceitosasabersobreimpulsosobrecorposmergulhadosnumlquidoemrepouso: umcorpototalouparcialmentemergulhadonumlquidoficasobaacodeumafora globalparacima(designadaporimpulso); a impulso, para cima, exercida pelo lquido e devese ao facto da presso nas regiesinferioresdocorpo(Finf)sersuperiorpressonasregiessuperiores(Fsup) verFigura3.15b; aimpulsonotemcomponentehorizontalporqueasforasexercidaspelofludoem cadaladodocorposoiguais(equilibramse)Figura3.15b;

(a)CorpomergulhadocomcontornoABCD

(b)Forasactuantes

Figura3.15Impulsosobrecorpomergulhado. aforaparacima(representadanaFigura3.15bporFin,DAB)correspondeaopeso dovolumedolquidodelimitadopelalinhaDABXXD; a fora para baixo (exercida na superfcie DCB) corresponde ao peso do lquido na regioDCBXX; olquidoexercesobreocorpoumaforaresultanteparacimaque:
Peso lquido em ( ABCD ) = ( peso lquido (DABX ' X )) ( peso lquido (DCBX ' X ))

(3.17a) (3.17b)

ABCD = g ABCD

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.317de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

aimpulsoaresultantedaforaascendente(paracima)exercidapelolquidosobre ocorpo( =

gcorpo ).DeacordocomoprincpiodeARQUIMEDES4, aimpulso

exercidasobreumcorpomergulhadoigualaopesodovolumedolquidodeslocado. Quandoaimpulsomaiorqueopesodocorpo,esteflutua; seocorpoestiverparcialmentemergulhadoaimpulsoserigualaopesodovolume dapartemergulhada(Figura3.16);


(a)Corpoparcialmentemergulhado (b)Partemergulhada

Figura3.16Impulsosobrecorpoparcialmentemergulhado. quandoumcorpomergulhadonoestapoiado,oequilbrioapenasocorrequandoa impulsosobreocorpoforrigorosamenteequivalenteaoseupeso.Seaimpulsofor superioraopeso(e.g.ocasodobalonoar,bolhadearnagua)ocorposobeatque asuamassavolmicamdiasejaequivalenteadofludoenvolvente. 3.2.4. Equilbrio de corpos flutuantes Um corpo flutuante apresenta, necessariamente, o peso inferior ao peso do volume do lquidoquepodedeslocar. Portanto,paraqueocorpoflutueasuamassavolmicatemqueserinferioradolquido. Nesse caso,o peso total do corpo vai ser igual ao produto dovolume submerso pelo peso volmico(ouespecfico)docorpo.Aporosubmersadocorpodesignada,naliteratura brasileira,porcarenaouquerena. aindacomumdesignarseocentrodegravidadedapartesubmersaporcentrodecarena quecorrespondeaopontodeaplicaodaimpulso. Existemtrsestadospossveisdeequilbrio: i. Equilbrio estvel quando sujeito a um deslocamento o corpo retoma a posio original;

4SitecomilustraesdoprincpiodeArquimendes:http://www.grow.arizona.edu/GrowGrowResources.php?ResourceId=197

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.318de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

ii.

Equilbrioinstvelnessecasoocorponoregressaaposioinicial,afastandose cadavezmais;

iii.

Equilbrio neutro ou indiferente quando sujeito a um deslocamento e depois abandonado,permanecenanovaposio(noregressaposiooriginalenemse afasta).

Para garantir o equilbrio estvel dum corpo flutuante necessrio que se cumpram as seguintescondies: ocentrodegravidade(CG)docorpodevesituarseabaixodaposiodometacentro (MC),i.e.CG<MC;

MC =

I GG' m

(3.18)

onde: MC a posio do metacentro, IGG o momento de inrcia da rea que a superfciedolquidointercepta noflutuanterelativoaoeixo sobreoqualsesupe que o corpo possa virar, m o volume da parte submersa do corpo (volume de carena). QuandooCGeMCcoincidemoequilbrioneutro/indiferente. Nota: para ngulos pequenos (inferiores a 15, fraca inclinao do corpo) a variao da posio do metacentro no significativa podendose considerar a altura metacntrica constante (a variao da distncia entre CG e MC) (Azevedo Neto et al., 1998: 4144, Massey,2002:118131).

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.319de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

Exerccio 1
Considere umprismarectangular demadeiracom asdimensesindicadasna Figura ede densidade0,82.Verifiqueseoprismaflutuaremcondiesestveisnaposioindicada.

Figura3.17Corpoflutuante.

Resoluo:

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.320de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

Exerccio 2
Pretendese colocar uma bia cilndrica de 80 kg, com 1,50 m de altura e 1,0 m de dimetro, a flutuar com o eixo na vertical, em gua do mar com massa volmica 1026 kg/m3. Agarrado ao centro da superfcie de topo da bia est um corpo com 10 kg de massa. Pretendese mostrar que haver instabilidade inicial, com a bia a flutuar livremente.

Figura3.18Corpoflutuante.

Resoluo:

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.321de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

REFERNCIAS
AZEVEDO NETTO, J.M., FERNANDEZ Y FERNANDEZ, M., ARAUJO, R., ITO, A.E. (1998). ManualdeHidrulica.8Edio,EditoraEdgarBlcher,SoPaulo. DAUGHERTY, R.L., FRANZINI, J.B. & FINNEMORE, E.J. (1985). Fluid Mechanics with EngineeringApplications.8thEdition,McGrawHill,NewYork. MASSEY,B.S.(2002).MecnicadosFluidos.FundaoCalousteGulbenkian,Lisboa. QUINTELA,A.C.(2005).Hidrulica.9Edio,FundaoCalousteGulbenkian,Lisboa.

Ficheiro:Hidrostatica.doc

Pg.322de322

Herlander MATA-LIMA, PhD

Vous aimerez peut-être aussi