Vous êtes sur la page 1sur 13

19

CONHECIMENTO: REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA GEOLOGIA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA Questes Pontos 1 a 10 1,0 -

LNGUA INGLESA Questes Pontos 11 a 20 0,8 -

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO Questes Pontos 21 a 30 0,7 -

CONHECIMENTO ESPECFICO Questes 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 1,5 Questes 51 a 60 61 a 70 Pontos 2,0 3,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, ao candidato somente ser permitido levar seu CADERNO DE QUESTES faltando 1 (uma) hora ou menos para o trmino das provas.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

JANEIRO / 2010

2
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

LNGUA PORTUGUESA
Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 1 a 4. Texto I TITANIC NEGREIRO O Brasil um navio negreiro em direo ao futuro. Um negreiro, com milhes de pobres excludos nos pores sem comida, educao, sade e uma elite no convs, usufruindo de elevado padro de consumo em direo a um futuro desastroso. O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. [...] Durante toda nossa histria, o convs jogou restos para os pores, na tentativa de manter uma mo de obra viva e evitar a violncia. Fizemos uma economia para poucos e uma assistncia para enganar os outros. [...] O sistema escravocrata acabou, mas continuamos nos tempos da assistncia, no lugar da abolio. A economia brasileira, ao longo de nossa histria, desde 1888 e sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. No mximo incentiva a assistncia. Assistimos meninos de rua, mas no nos propomos a abolir a infncia abandonada; assistimos prostitutas infantis, mas nem ao menos acreditamos ser possvel abolir a prostituio de crianas; anunciamos com orgulho que diminumos o nmero de meninos trabalhando, mas no fazemos o esforo necessrio para abolir o trabalho infantil; dizemos ter 95% das crianas matriculadas, esquecendo de pedir desculpas s 5% abandonadas, tanto quanto se dizia, em 1870, que apenas 70% dos negros eram escravos. [...]Na poca da escravido, muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. Outros diziam que a abolio desorganizaria o processo produtivo. Hoje dizemos o mesmo em relao aos gastos com educao, sade, alimentao do nosso povo. Os compromissos do setor pblico com direitos adquiridos no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico.

40

45

Uma economia da abolio tem a obrigao de zelar pela estabilidade monetria, porque a inflao pesa sobretudo nos pores do barco Brasil; no possvel tampouco aumentar a enorme carga fiscal que j pesa sobre todo o pas; nem podemos ignorar a fora dos credores. Mas uma nao com a nossa renda nacional, com o poder de arrecadao do nosso setor pblico, tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, a servio do povo, garantindo educao, sade, alimentao para todos. [...]
BUARQUE, Cristovam. O Globo. 03 abr. 03.

1
A ideia central do artigo baseia-se na viso de que preciso estabelecer uma economia da abolio, dando acesso a todos, evitando, assim, uma poltica assistencialista e excludente. Qual dos trechos do artigo transcritos a seguir NO apresenta o argumento de consistncia compatvel com essa tese? (A) Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. (l. 6-8) (B) A economia brasileira, [...] sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18) (C) muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. (l. 30-33) (D) Os compromissos do setor pblico [...] no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico. (l. 36-39) (E) ...uma nao com a nossa renda nacional, [...]tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, (l. 45-48)

10

15

20

25

2
O articulista parte de uma associao que explicitada pelo ttulo do texto. Tal associao, envolvendo o Titanic e o perodo histrico brasileiro escravocrata, revela uma estratgia discursiva que visa a provocar no leitor uma reao de (A) revolta. (B) descaso. (C) conscientizao. (D) complacncia. (E) acomodao.

30

35

3
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

3
O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. (l. 5-6) A relao de sentido que os dois pontos estabelecem, ligando as duas partes, visa a introduzir uma (A) ideia de alternncia entre as duas partes da frase. (B) ideia que se ope quela dada anteriormente. (C) adio ao que foi sugerido na primeira parte da frase. (D) concluso acerca do que foi mencionado antes. (E) explicao para a viso assumida na primeira parte da frase. 4 A economia brasileira [...], em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18). Nos dicionrios, a palavra abolio assume o sentido de extino, de supresso. No texto, essa palavra alarga seu sentido e ganha o valor de (A) excluso. (B) legitimao. (C) regulamentao. (D) incluso. (E) abonao. Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 5 e 6. Texto II CANDIDATOS PRESIDNCIA DA OAB/RJ ESTO VIOLANDO REGRAS DE PROPAGANDA Campanha das duas chapas causa poluio visual em vrias cidades Os dois principais candidatos presidncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seo Rio de Janeiro, esto violando as regras de propaganda eleitoral em vigor. Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. O material pode ser visto preso em passarelas, fincado nos jardins do Aterro do Flamengo, em vrios pontos da orla martima e na esquina das Avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, entre outros locais. [...] O prprio presidente da Comisso eleitoral da OAB/RJ disse ontem que a propaganda tem que ser mvel: Faixas e cartazes so permitidos desde que estejam sendo segurados por pessoas. Esse material no pode ser fixo disse ele [...]
O Globo. 11 nov. 09. (Adaptado)

5
Analise as afirmaes a seguir. H uma inadequao quanto concordncia nominal em relao ao termo seguradas, no ltimo pargrafo do texto.

PORQUE O termo com valor de adjetivo, posposto, quando se refere a substantivos de gneros diferentes, deve concordar ou no masculino ou com o mais prximo, portanto a concordncia adequada seria segurados. A esse respeito conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

6
Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (l. 4-6). A segunda orao do perodo pode ser substituda, sem a alterao de sentido, por Ambos vm promovendo poluio visual... (A) caso instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (B) uma vez que instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (C) logo instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (D) entretanto instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (E) ainda que instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado.

10

15

4
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 7 a 9.

7
A crnica se inicia negando a tese da Teoria da Evoluo. Essa estratgia tem como objetivo (A) atrair a ateno do leitor, pois apresenta sua tese logo no comeo. (B) contrastar de maneira ldica o incio do texto e o seu final. (C) ironizar a postura do cientista britnico em suas pesquisas. (D) apresentar o argumento de outrem para contestar em seguida. (E) revelar outras tendncias sobre o assunto teoria da evoluo.

Texto III OS VENENOSOS


O veneno um furo na teoria da evoluo. De acordo com o darwinismo clssico os bichos desenvolvem, por seleo natural, as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. Adquirem seus mecanismos de defesa e ataque num longo processo em que o acaso tem papel importante: a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores ou facilita o assdio a suas presas reproduzido na sua descendncia, ou na descendncia dos que sobrevivem, e lentamente incorporado espcie. Mas a teoria darwiniana de progressivo aparelhamento das espcies para a sobrevivncia no explica o veneno. O veneno no evoluiu. O veneno esteve sempre l. Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. O veneno sugere que existe, sim, o mal-intencionado nato. O ruim desde o princpio. E o que vale para serpentes vale para o ser humano. Sem querer entrar na velha discusso sobre o valor relativo da gentica e da cultura na formao da personalidade, o fato que no d para evitar a constatao de que h pessoas venenosas, naturalmente venenosas, assim como h pessoas desafinadas. A comparao no descabida. Acredito que a mente um produto cultural, e que descontadas coisas inexplicveis como um gosto congnito por couve-flor ou pelo Bolero de Ravel, somos todos dotados de basicamente o mesmo material ceflico, pronto para ser moldado pelas nossas circunstncias. Mas ento como que ningum aprende a ser afinado? Quem desafinado no tem remdio. Nasce e est condenado a morrer desafinado. No peito de um desafinado tambm bate um corao, certo, e o desafinado no tem culpa de ser um desafio s teses psicolgicas mais simpticas. Mas . Matemtica se aprende, at alemo se aprende, mas desafinado nunca fica afinado. Como venenoso de nascena. O que explica no apenas o crime patolgico como as pequenas vilanias que nos cercam. A pura maldade inerente a tanto que se v, ouve ou l por a. O insulto gratuito, a mentira infamante, a busca da notoriedade pela ofensa aos outros. Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica.
VERISSIMO, Luis Fernando. O Globo. 24 fev. 05.

10

8
Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. (l. 14-17) No trecho acima, o cronista faz uso do termo que, repetidamente. A passagem na qual o termo que apresenta a mesma classificao gramatical daquela desempenhada no trecho destacado (A) as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. (l. 3-4) (B) a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores. (l. 6-7) (C) E o que vale para serpentes vale para o ser humano. (l. 19-20) (D) o fato que no d para evitar a constatao. (l. 22-23) (E) A pura maldade inerente a tanto que se v. (l. 41-42)

15

20

25

30

35

9
Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica. O final da crnica evidencia atitude de (A) desprezo. (B) denncia. (C) conivncia. (D) curiosidade. (E) ironia.

40

45

5
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

10

LNGUA INGLESA
An 18-Minute Plan for Managing Your Day Yesterday started with the best of intentions. I walked into my office in the morning with a vague sense of what I wanted to accomplish. Then I sat down, turned on my computer, and checked my email. Two hours later, after fighting several fires, solving other peoples problems, and dealing with whatever happened to be thrown at me through my computer and phone, I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. Id been ambushed. And I know better. That means we start every day knowing were not going to get it all done. So how we spend our time is a key strategic decision. Thats why its a good idea to create a to do list and an ignore list. The hardest attention to focus is our own. But even with those lists, the challenge, as always, is execution. How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? Managing our time needs to become a ritual too. Not simply a list or a vague sense of our priorities. Thats not consistent or deliberate. It needs to be an ongoing process we follow no matter what to keep us focused on our priorities throughout the day. I think we can do it in three steps that take less than 18 minutes over an eight-hour workday. STEP 1 (5 Minutes) Before turning on your computer, sit down with a blank piece of paper and decide what will make this day highly successful. What can you realistically carry out that will further your goals and allow you to leave at the end of the day feeling like youve been productive and successful? Write those things down. Now, most importantly, take your calendar and schedule those things into time slots, placing the hardest and most important items at the beginning of the day. And by the beginning of the day I mean, if possible, before even checking your email. There is tremendous power in deciding when and where you are going to do something. If you want to get something done, decide when and where youre going to do it. Otherwise, take it off your list. STEP 2 (1 minute every hour) Set your watch, phone, or computer to ring every hour. When it rings, take a deep breath, look at your list and ask yourself if you spent your last hour productively. Then look at your calendar and deliberately recommit to how you are going to use the next hour. STEP 3 (5 minutes) Shut off your computer and review your day. What worked? Where did you focus? Where did you get distracted?

10

15

20

HENFIL. O Globo, maio 2005.

Na tira acima, observa-se um desvio no emprego da norma culta da Lngua Portuguesa. Com base no entendimento da mensagem e considerando o ltimo quadrinho, o uso de tal variao pode ser explicado pelo fato de (A) criticar o emprego excessivo de lnguas estrangeiras no Brasil. (B) abolir uma marca da oralidade na escrita. (C) ironizar a forma como os brasileiros utilizam a Lngua Portuguesa. (D) exemplificar como a lngua falada se diferencia da lngua escrita. (E) valorizar o idioma nacional por meio do status da Lngua Estrangeira.

25

30

35

40

45

50

6
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

55

60

The power of rituals is their predictability. You do the same thing in the same way over and over again. And so the outcome of a ritual is predictable too. If you choose your focus deliberately and wisely, and consistently remind yourself of that focus, you will stay focused. Its simple. This particular ritual may not help you swim the English Channel. But it may just help you leave the office feeling productive and successful. And, at the end of the day, isnt that a higher priority?
Extracted from: http://blogs.harvardbusiness.org/bregman/2009/07/an18minute-plan-for-managing.html

15
According to STEP 3, (A) success on the job depends on predicting the right outcomes. (B) it is important to analyze if you have met your goals of the day. (C) one should never shut off the computer before the end of the day. (D) focusing on the right distractions may help us be more productive. (E) distractions are essential to help one go through the responsibilities of the day.

11
The main purpose of the text is to (A) convince the reader that no one can fight against busy schedules. (B) justify why employees never focus on their most important tasks. (C) criticize the overload of activities people have to accomplish at work. (D) explain the importance of following rituals when working from home. (E) teach office workers how to make the best use of their daily business schedule.

16
Check the option that contains a correct correspondence of meaning. (A) ...threaten... (line 18) and menace express contradictory ideas. (B) ...ongoing... (line 21) means the same as occasional. (C) ...further... (line 29) and spoil have similar meanings. (D) ...outcome... (line 54) and results are synonyms. (E) ...wisely, (line 55) and prudently are antonyms.

12
According to paragraph 1, the author had problems at work because he (A) had to fight for two hours against a fire in the office. (B) was asked to answer phone calls and reply to e-mails. (C) did not define his priorities before starting his working day. (D) could not remember everything he was supposed to do early in the morning. (E) decided to solve his co-workers computer problems before solving his own.

17
Check the only alternative in which the expression in bold type has the same meaning as the item given. (A) I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. (lines 7-9) intended (B) How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? (lines 17-18) abandon (C) to keep us focused on our priorities throughout the day. (line 22-23) distant from (D) What can you realistically carry out that will further your goals? (lines 28-29) eliminate (E) Shut off your computer and review your day. (lines 49-50) start

13
The only adequate title to refer to STEP 1 is (A) Set a Plan for the Day. (B) Refocus Your Attention. (C) Review Your Weekly Schedule . (D) Avoid Hard Decisions Early in the Day. (E) Make Good Use of Watch, Phone and Computer.

18
Otherwise in the sentence Otherwise, take it off your list. (lines 41-42) can be substituted, without changing the meaning of the sentence, by (A) Unless. (B) Or else. (C) Despite. (D) However. (E) Therefore.

14
The only advice that is in line with STEP 2 is (A) Plan deliberate actions to redo the finished tasks. (B) Focus your attention on a different important activity every day. (C) Manage your day hour by hour. Dont let the hours manage you. (D) Teach yourself to breathe deeply to be more productive tomorrow. (E) If your entire list does not fit into your calendar, reprioritize your phone calls.

19
In But it may just help you leave the office feeling productive and successful. (lines 59-60) may just help could be correctly replaced, by (A) can only aid. (B) will probably help. (C) should never help. (D) might never assist. (E) couldnt simply support.

7
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

20
Which option correctly indicates the referent of that in ...isnt that a higher priority? (line 61)? (A) leave the office. (B) keep things simple. (C) get to the end of the day. (D) swim the English Channel. (E) feel productive and successful.

24
Considerando-se verdadeira a proposio composta Se x par, ento y positivo, conclui-se que (A) se x mpar, ento y negativo. (B) se x mpar, ento y no positivo. (C) se y positivo, ento x par. (D) se y negativo, ento x par. (E) se y nulo, ento x mpar.

25

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO


21
Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoo: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contm 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade mxima, em litros, que pode ser consumida (A) 13 (B) 14 (C) 15 (D) 16 (E) 17 Leia o texto a seguir para responder s questes de nos 22 e 23. A tabela abaixo apresenta a distribuio de frequncias das idades de um grupo de crianas.
Classes (em anos) 0 2 2 4 4 6 6 8 8 10 fi 5 2 4 2 7

A tabela abaixo apresenta as quantidades e os preos unitrios de 4 produtos vendidos, em uma mercearia, durante o 1o trimestre de 2009. JANEIRO PREO QUANTIDADE Arroz 2,50 5 Feijo 3,00 4 Macarro 2,00 3 Acar 1,25 2 FEVEREIRO MARO PREO QUANTIDADE PREO QUANTIDADE 2,00 6 2,50 4 3,50 3 4,00 3 2,50 4 2,75 2 4 1,50 3 2,00

Para o conjunto dos 4 produtos apresentados, o ndice de preos de Laspeyres referente ao ms de maro, tendo como base o ms de janeiro, vale, aproximadamente, (A) 79 (B) 81 (C) 108 (D) 123 (E) 127

26
No ltimo ms, Alpio fez apenas 8 ligaes de seu telefone celular cujas duraes, em minutos, esto apresentadas no rol abaixo. 5 2 11 8 3 8 7 4

22
A mdia das idades dessas crianas, em anos, (A) 5,0 (B) 5,2 (C) 5,4 (D) 5,6 (E) 5,8

O valor aproximado do desvio padro desse conjunto de tempos, em minutos, (A) 3,1 (B) 2,8 (C) 2,5 (D) 2,2 (E) 2,0

27
Seja H a varivel aleatria que representa as alturas dos cidados de certo pas. Sabe-se que H tem distribuio normal com mdia 1,70 m e desvio padro 0,04 m. A probabilidade de que um cidado desse pas tenha mais do que 1,75 m de altura , aproximadamente, (A) 9,9% (B) 10,6% (C) 22,2% (D) 39,4% (E) 40,6%

23
A mediana da distribuio de frequncias apresentada (A) 5,5 (B) 5,6 (C) 5,7 (D) 5,8 (E) 5,9

8
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

28
Considere a proposio composta A prova estava difcil e menos do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. Sua negao (A) A prova estava difcil ou mais do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. (B) A prova estava difcil e mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (C) A prova no estava difcil ou menos do que 20% dos candidatos foram reprovados no concurso. (D) A prova no estava difcil ou mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (E) A prova no estava fcil ou 20% dos candidatos foram reprovados no concurso.

29
O salrio mdio nacional dos trabalhadores de certa categoria igual a 4 salrios mnimos, com desvio padro de 0,8 salrios mnimos. Uma amostra de 25 trabalhadores dessa categoria escolhida ao acaso em um mesmo estado da Unio. O salrio mdio da amostra de salrios mnimos. Deseja-se testar com nvel de significncia igual a 10% H 0: = 4 contra H 1:
4

Considerando esses dados, analise as afirmativas. I O teste rejeitar H0 se for igual a 4,30. II O teste rejeitar H0 se for igual a 4,20. III O teste no rejeitar H0 se for igual a 3,75. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

O H N U C S A R

30
Trs dados comuns e honestos sero lanados. A probabilidade de que o nmero 6 seja obtido mais de uma vez (A) 5/216 (B) 6/216 (C) 15/216 (D) 16/216 (E) 91/216

Co n t i nu a

9
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

CONHECIMENTO ESPECFICO
31
Qual o mineral mais estvel face ao intemperismo ou com menor velocidade de intemperismo? (A) Calcita (B) Biotita (C) Olivina (D) Quartzo (E) Anortita

37
No mapa regional de anomalias Bouguer do Brasil e reas adjacentes (intervalos de contorno 20 mGal), as mais expressivas anomalias positivas, em territrio brasileiro, ocorrem (A) em terra, no Escudo Brasileiro como um todo. (B) em terra, na Regio Nordeste. (C) em terra, na Regio Sudeste e na Regio Sul. (D) na Regio Centro-Oeste. (E) no mar, na Margem Continental e, em terra, na Bacia do Amazonas.

32
De acordo com a Escala de Mohs, qual o mineral de maior dureza? (A) Gipsita (B) Talco (C) Fluorita (D) Calcita (E) Ortoclsio

38
Qual rocha apresenta maior velocidade ssmica, em km/s? (A) Granito (B) Gabro (C) Folhelho (D) Arenito (E) Peridotito

33
De acordo com a classificao mais usada dos sedimentos, segundo a granulometria, um gro de areia areia muito grossa a muito fina fica dentro do intervalo 2,0 a 0,062 mm. J o intervalo de granulometria 64,0 a 4,0 mm corresponde ao do (A) seixo. (B) bloco. (C) calhau. (D) grnulo. (E) mataco.

39
O limite divergente a leste da Placa Sul-Americana, entre esta e a Placa Africana, encontra-se, hoje, coincidindo com (A) o limite da crosta continental, na Margem Continental Brasileira. (B) o limite fisiogrfico da Plataforma Continental Brasileira. (C) a dorsal Meso-Atlntica. (D) a linha de costa ou o litoral brasileiro. (E) as charneiras das bacias martimas da Margem Continental Brasileira.

34
Diamante, granada e espinlio so minerais do sistema cristalino (A) cbico. (B) monoclnico. (C) hexagonal. (D) trigonal. (E) ortorrmbico.

40
Dentre as mudanas relativas diagnese dos sedimentos, deve-se registrar a reduo da porosidade pelo fechamento do empacotamento. Teoricamente, um arenito com gros esfricos, em empacotamento cbico, teria uma porosidade da ordem de 47%. Esses mesmos gros, em empacotamento rombodrico, teriam sua porosidade reduzida para (A) 6% (B) 12% (C) 18% (D) 26% (E) 38%

35
Em relao ao raio da Terra, da ordem de 6.400 km, a espessura mdia da crosta continental representa apenas cerca de (A) 10% (B) 6% (C) 3% (D) 1% (E) 0,1%

36
Nos sedimentos, as trs principais faixas granulomtricas, de acordo com termos de origem latina, so a dos rudceos, a dos arenceos e a dos lutceos. O termo de origem grega correspondente a arenceo (A) psamtico. (B) peltico. (C) pseftico. (D) lmnico. (E) cristalino.

41
Os terremotos, sismos frequentes no limite convergente situado a oeste da Placa Sul-Americana, como na regio da Cordilheira dos Andes, antes de desaparecerem em direo ao Brasil, mostram a tendncia de (A) maior intensidade. (B) epicentros horizontais. (C) epicentros mais profundos. (D) epicentros mais rasos. (E) associao a vulcanismo.

10
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

42
Dentre as Sries de Reao de Bowen, na srie descontnua, qual o mineral de menor temperatura de cristalizao? (A) Olivina (B) Feldspato potssico (ortoclsio) (C) Anfiblio (D) Clinopiroxnio (E) Biotita

47
Apesar de a Petrobras ter divulgado que a principal rea martima para explorao do pr-sal se estende, na Margem Continental Brasileira, entre os estados de Santa Catarina e Esprito Santo, geologicamente, a camada de sal dessa mesma idade mostra vrias ocorrncias tambm mais para o norte, pelo menos at o Estado (A) da Bahia. (B) de Alagoas. (C) de Sergipe. (D) de Pernambuco. (E) do Rio Grande do Norte.

43
Em boa parte da Bacia do Paran, os sedimentos mais antigos acham-se recobertos por derrames de lava, alimentados atravs de uma intrincada rede de diques e com a presena de mltiplas soleiras, intrudidas segundo os planos de estratificao preexistentes. Esses basaltos toleticos e andesitos baslticos, secundariamente riolitos e riodacitos, so frutos do Magmatismo Serra Geral que, de acordo com as dataes radiomtricas, teria ocorrido no incio do processo de abertura do Atlntico Sul, no Perodo (A) Permiano. (B) Trissico. (C) Carbonfero. (D) Cretceo. (E) Jurssico.

48
Nas rochas metamrficas, os minerais albita, epidoto, clorita, fengita e actinolita (anfiblio) so caractersticos da Fcies (A) Xisto Verde. (B) Xisto Azul. (C) Grau Incipiente. (D) Piroxnio Hornfels. (E) Granulito.

49
Quartzitos, em mrmores, so rochas metamrficas (A) cidas. (B) mficas. (C) carbonticas. (D) monominerlicas. (E) pelticas.

44
As Bacias do Solimes, do Amazonas e do Parnaba foram afetadas por intruses e, eventualmente, por derrames de rochas gneas, num evento denominado Magmatismo Panatecaua, possivelmente relacionado abertura do Atlntico Norte e Central, o que, de acordo com radiaes radiomtricas, teria ocorrido no Perodo (A) Permiano. (B) Devoniano. (C) Trissico. (D) Cretceo. (E) Jurssico.

50
Situada na fronteira do Estado de Roraima e tambm denominada North Savannas, no pas vizinho, a Bacia de Tacutu preenchida, predominantemente, por sedimentos (A) permocarbonferos. (B) trissicos e cretceos. (C) ordovicianos e silurianos. (D) silurianos e devonianos. (E) jurssicos e cretceos.

45
Na Bacia Martima de Santos, a Sequncia k20-k34, composta por derrames baslticos subjacentes ao preenchimento sedimentar da bacia, corresponde, litoestratigraficamente, Formao (A) Barra Velha. (B) Cambori. (C) Guaruj. (D) Itaja-Au. (E) Marambaia.

51
Considerando a capa (ou teto), a lapa (ou muro) e a escarpa (ou plano de falha) como elementos geomtricos bsicos de uma falha, no caso de uma falha normal, observa-se que (A) capa e lapa deslocam-se horizontalmente. (B) a capa desce em relao lapa. (C) a capa sobe em relao lapa. (D) o deslocamento da capa oblquo em relao lapa. (E) no h deslocamento vertical da capa em relao lapa.

46
Quando os gros de um conglomerado so sustentados pela matriz, num arcabouo como que flutuante, essa rocha denomina-se (A) conglomerado arcoseano. (B) conglomerado ltico. (C) conglomerado lamoso. (D) ortoconglomerado. (E) paraconglomerado.

52
A falha considerada lstrica (em forma de marca de p ou de colher) quando o seu perfil da escarpa (A) mostra-se invariavelmente plano. (B) vertical a subvertical. (C) curvo e diminui de ngulo com a profundidade (chegando a ser horizontal). (D) curvo e aumenta de ngulo com a profundidade (chegando a ser vertical). (E) alterna trechos planos e curvos com ngulos variveis.

11
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

53
Falhas normais ou de gravidade so comuns nas bacias costeiras e da Margem Continental Brasileira. J falhas de empurro, ou reversas, so caractersticas e se relacionam a estruturas portadoras de petrleo e gs, na Bacia de(o) (A) Tucano. (B) Paran. (C) Amazonas. (D) Solimes. (E) Pantanal.

59
No espectro eletromagntico, a banda muito estreita do visvel a olho humano, denominada espectro visvel, fica compreendida entre (A) Raios gama e ondas de rdio. (B) ultravioleta e infravermelho. (C) infravermelho e micro-ondas. (D) infravermelho e Raios X. (E) infravermelho e Raios gama.

54
A fragmentao e a moagem, tpicas das zonas de falha, produzem rochas caractersticas. As mais profundas, formadas onde j predominam condies de deformao dctil, com recristalizao, denominam-se (A) cataclasitos. (B) brechas tectnicas. (C) milonitos. (D) conglomerados. (E) gnaisses.

60
Apesar de todos os progressos cientficos e tecnolgicos, em funo do uso dos satlites artificiais, das cincias da computao e de outras tecnologias, at a dcada de 70 do sculo passado, o uso do sensoriamento remoto praticamente limitava-se ao(s) (A) radar. (B) infravermelho. (C) Raio X. (D) micro-ondas. (E) fotografias areas.

55
Na Regio Nordeste do Brasil, importantes falhas de grande extenso, como as de Pernambuco, Patos e Sobral-Pedro II, so consideradas falhas (A) transcorrentes. (B) normais. (C) reversas. (D) lstricas. (E) oblquas.

61
Apesar do estilo caracterstico de tectnica extensional da Bacia do Recncavo Baiano, a importante Falha de Mata-Catu, que praticamente atravessa toda a bacia, em sua poro central com orientao NO-SE, vem sendo interpretada como falha (A) transcorrente. (B) normal. (C) reversa. (D) oblqua. (E) de crescimento.

56
Quando uma falha apresenta mergulho do seu plano em direo oposta ao mergulho dos horizontes deslocados, ou na direo oposta do mergulho regional, geralmente dentro de um graben, denomina-se (A) sinttica. (B) de arrasto. (C) contrria. (D) de crescimento. (E) antittica.

57
Uma falha transcorrente pode ser considerada como megacisalhamento quando, em termos quantitativos, seu deslocamento horizontal (A) se iguala ao da crosta terrestre. (B) se iguala espessura dos sedimentos. (C) se mantm constante ao longo da falha. (D) da ordem da largura da placa. (E) supera significativamente a espessura da crosta terrestre.

62
Uma dobra que se fecha para cima, ou convexa para cima, cujo ncleo contm rochas mais antigas, denomina-se (A) sinclinal. (B) homoclinal. (C) anticlinal. (D) sinforme. (E) horst.

58
Boa parte das imagens de sensoriamento remoto sofre os importantes efeitos derivados da presena da atmosfera terrestre. As duas zonas (esferas) inferiores da atmosfera que contam com 99% de sua massa, at a altura de cerca de 50 km, constituem a (A) mesosfera e a termosfera. (B) troposfera e a termosfera. (C) troposfera e a estratosfera. (D) estratosfera e a termosfera. (E) estratosfera e a mesosfera.

63
Diferentes padres de drenagem podem indicar feies existentes em subsuperfcie a serem investigadas. Por exemplo, anomalias localizadas com padres bem definidos de drenagem radial, anular ou centrpeta indicam (A) juntas e falhas retangulares. (B) anomalia dmica localizada. (C) conjunto de dobras paralelas. (D) estrutura homoclinal. (E) relativa homogeneidade estrutural.

12
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

64
O Sistema de Informaes Geogrficas, constitudo em meio digital com equipamentos (hardware), aplicativos (software) e outros procedimentos, destina-se, fundamentalmente, a (A) atuar como uma mapoteca. (B) atuar como sistema de informaes de poo ou de subsuperfcie. (C) atuar como banco de dados exploratrios de geologia e de geofsica. (D) servir como biblioteca de endereos em todo o mundo. (E) capturar, armazenar, manipular e analisar dados georreferenciados.

69
Passando do visvel para o infravermelho, a percentagem de refletncia de um solo arenoso tende a (A) aumentar. (B) aumentar para depois decrescer. (C) se manter constante. (D) decrescer para depois aumentar. (E) decrescer.

70
Muitas imagens de sensoriamento remoto so constitudas por um arranjo de elementos sob a forma de malha ou grid, cuja localizao definida num sistema de coordenadas do tipo linha e coluna (x e y). Cada cela, assim definida, representa sempre uma rea de mesma dimenso na superfcie da Terra, comumente denominada (A) z. (B) pixel. (C) banda. (D) nvel de cinza. (E) DN (digital number).

65
Quais as siglas, com iniciais em ingls, para designar, respectivamente, infravermelho prximo, infravermelho mdio e infravermelho termal? (A) NIR, MWIR e TIR (B) NIR, TIR e MWIR (C) MWIR, NIR e TIR (D) TIR, MWIR e NIR (E) SWIR, NIR e MVIR

66
Na atmosfera, considerando a radiao solar que volta para o espao sideral refletida pelas nuvens, a radiao solar, que sofre disperso pelas partculas presentes, e a radiao absorvida atravs dos gases e do vapor dgua, estima-se que, do total que atinge o seu topo, cheguem superfcie terrestre (A) menos de 10%. (B) 10 a 20%. (C) 20 a 30%. (D) 30 a 40%. (E) 40 a 50%.

67
Para se determinar a resoluo espacial de um sensor, ser importante verificar o(a) (A) nmero de bandas. (B) nmero digital. (C) intervalo de comprimento de onda. (D) campo de visada instantneo (IFOV). (E) anlise espectral.

68
So exemplos de sensores ativos: (A) radar (SAR), cmera monocromtica e sensor magntico. (B) radar (RAR), cmera colorida e thermopoint. (C) radar (RAR), radar (SAR) e laser medidor de distncia. (D) laser medidor de distncia, cmera infravermelha e cmera de TV. (E) cmera monocromtica, cmera de TV e sensor magntico.

13
REA DE CONHECIMENTO: GEOLOGIA

Vous aimerez peut-être aussi