Vous êtes sur la page 1sur 3

A TRANSMISSO VERTICAL DO HIV.

Luiz Ferraz de Sampaio Neto


Professor Titular de Ginecologia - CCMB - PUCSP

A epidemia da Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS) tornou-se assunto mais habitual para os mdicos e para a populao geral a partir da dcada de 1980. Doena cuja etiologia o vrus HIV (vrus da imunodeficincia adquirida humana) se manifesta clinicamente comprometendo a defesa do indivduo, por produzir incapacidade de elaborar a resposta de anticorpos frente aos mltiplos microorganismos que nos deparamos cotidianamente; assim, deixa os infectados merc de quadros graves mesmo quando so expostos a microorganismos que habitualmente convivem pacificamente com pessoas no infectadas. Por exemplo, o contato com o citomegalovirus, microorganismo que determina infeco virtica banal semelhante a um resfriado em pessoas saudveis, nos indivduos com AIDS poder causar intensas infeces nos pulmes ou no sistema nervoso central, que vo induzir importantes seqelas e, at mesmo, a morte. Esse vrus tem na transmisso sexual sua mais importante maneira de contgio, mas pode atingir as pessoas por sangue e derivados contaminados, alm de passar da mulher para seu concepto. A epidemia de AIDS iniciou-se na populao masculina e tinha relevante importncia nos homossexuais masculinos. Contudo, a observao de prticas de sexo seguro, modificaram suas peculiaridades epidemiolgicas de tal forma que, aps alguns anos da ocorrncia da epidemia, a maior parte dos casos novos infectados pelo HIV passaram a ser de mulheres. De fato, em nosso meio, a tendncia do maior nmero de casos na populao feminina uma constatao de alguns anos: em 1985 a razo de homens/mulheres infectados pelo HIV era de 28 para1, em 2000 atingiu 2 para1. A feminilizao dessa epidemia compromete principalmente a faixa etria de 25 a 39 anos, denotando a associao com a via de contgio heterossexual. Quando a mulher encontra-se contaminada, especialmente, pela coincidncia de ser a faixa etria

reprodutiva da mulher, h a possvel repercusso na contaminao intra-tero dos fetos entre gestantes, surgindo ento outra forma de transmisso do vrus HIV. Esta via de contgio denominada de contaminao vertical e a principal causa do contgio peditrico pelo HIV. Sem nenhuma forma de cuidado na gestao, mes HIV positivas tero at 40% de seus filhos contaminados pelo vrus HIV ! Em todo o mundo, verificada uma contaminao diria de, aproximadamente, 1.600 crianas por dia, ou seja, cerca de 600.000 recm-nascidos em um ano adquirem AIDS por essa via. As evidncias cientficas sugerem que a maior possibilidade de contaminao do recm-nascido acontecer no momento do parto, pois nessa ocasio que o sangue materno contaminado entra em contato com o feto. Contudo durante a gravidez tambm poder existir o contgio, especialmente se ocorrerem intercorrncias como concomitncia de outros processos infecciosos, elevada quantidade de vrus HIV circulante no sangue, baixa imunidade da gestante ou problemas obsttricos (placenta prvia, insuficincia placentria, etc.). Tambm foi isolado o vrus HIV no leite materno de mulheres HIV positivas e foram descritos casos em que ocorreu o contgio em recmnascidos de mes saudveis que foram amamentadas por nutrizes HIV+. O desenvolvimento de drogas contra o vrus HIV (medicamentos anti-retrovirais), assim como o melhor conhecimento de seu uso e dos baixos efeitos teratognicos potenciais permitiram usar algumas drogas dessa classe no perodo gestacional, imprimindo notvel reduo na eficcia da transmisso vertical do HIV. O modelo considerado o melhor para reduzir a possibilidade do contgio vertical prev uso de drogas antiretrovirais a partir do primeiro trimestre da gestao e no momento do parto, bem como indicao de cesrea eletiva com cuidados especiais para minimizar o sangramento intra-operatrio. O recm-nascido no ter leite materno, devendo ser substitudo por frmulas lcteas e tambm receber anti-retroviral durante as primeiras seis semanas de vida.

Desde 1994 est sendo disponibilizado pelo Ministrio da Sade o AZT via oral para gestantes infectadas pelo HIV, em 1996 passou-se a usar tambm o AZT intravenoso e a soluo oral para o neonato. Essas medicaes, associadas com o aprimoramento dos cuidados obsttricos no pr-natal e no parto, alm de racional manejo do recm-nascido, permitiram chegar a taxas de transmisso vertical menores do que 3%. Contudo, o estabelecimento dos cuidados gestante HIV + somente podero ser propostos se houver o diagnstico de que a mulher soropositiva para esse vrus. Por isso mesmo fundamental incluir a triagem sorolgica para o HIV nos exames de rotina de pr-natal. Mais recentemente tem sido preconizado que se faam novos exames, inclusive a pesquisa de sorologia para o HIV, novamente durante o pr-natal, mais especificamente no terceiro trimestre da gravidez, pois a mulher pode ter se contaminado durante o perodo da gravidez. No Brasil um dos maiores problemas em obstetrcia a baixa abrangncia dos programas de pr-natal de um modo geral, isso particularmente agravado de um modo especfico para as gestantes soropositivas para o HIV. Estima-se que apenas 17% das gestantes HIV+ tenham a oportunidade de fazer uso dos protocolos oficiais do Ministrio da Sade. Ou seja, ainda teremos que conviver com muitos casos de crianas HIV+ que poderiam ter sido evitados se as mulheres durante a gestao tivessem tido o acesso aos cuidados de um pr-natal. Aumentar a abrangncia do atendimento pr-natal parece ser mais afeito s polticas de sade oficiais. Contudo o reforo s prticas de sexo seguro (uso de preservativos e reduo do nmero de parceiros) e a orientao da no exposio a sangue potencialmente contaminado (compartilhar de seringas) so aes que devem ser praticadas e divulgadas por todos ns cujas atividades profissionais so diretamente ligadas educao.

Vous aimerez peut-être aussi