Vous êtes sur la page 1sur 9

Resumo: O Monge e o Executivo

Aluno: Lucas Martins Amigo Turma: 2010119 Professor: Bruno

Prlogo
John Daily, aparentemente levava uma vida perfeita, tinha um excelente emprego, era gerente geral de uma fabrica com mais de quinhentos funcionrios, tinha um timo salrio, era casado com Rachel, uma linda mulher que conhecera na universidade, tinha dois filhos, John e Sara. Enfim, a vida era boa, cheia de muitas satisfaes. Mas nem tudo era como parecia, Rachel reclamava que era infeliz no casamento. O relacionamento com os filhos tambm no ia bem. A nica rea onde ele estava seguro de seu sucesso era o trabalho, mas os funcionrios queriam que um sindicato os representasse, e durante a campanha ouve muito atrito e desgaste, o que no agradou muito seu chefe, que o culpou por um problema de gerenciamento de sua responsabilidade. As coisas no iam bem, John estava inquieto, irritado e aborrecido. Rachel sugeriu que conversasse com o pastor da igreja, o pastor sugeriu que se afastasse durante alguns dias e recomendou que participasse de um retiro num mosteiro. O pastor tambm disse que Leonard Hoffmam, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos estados unidos era um dos frades. Aquilo chamou sua ateno, sua esposa tambm o incentivou e um pouco relutante ele aceitou ir.

Capitulo um:
As definies
No captulo um, o autor nos mostra a definio de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo que est trabalhando com o Simeo, personagem criado para ser o responsvel pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construindo, a partir do dilogo, suas prprias apreenses sobre os temas. Ouvir, estar atento ao que se passa um dos aspectos principais do lder, alm dos aspectos morais e ticos. Ao exerccio da liderana preciso tomar decises pessoais e aplicar princpios, pois existe uma diferena entre liderana e gerncia: apenas coisas so gerenciadas. Pessoas so lideradas. O lder influencia os outros, faz com que a energia se mova e que encontro entre pessoas acontea de fato. Para o autor, a qualidade de carter de cada pessoa que faz a importncia dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos. Conclumos ento que, liderana executar as tarefas enquanto se constri em relacionamentos, que sejam frutos de relaes saudveis, onde as necessidades legtimas sejam trabalhadas como princpio de qualidade de carter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforo de relacionamento que, para ser bem sucedido, obtido a partir da confiana. Pensamentos e emoes, aes e responsabilidades caminham juntas quando se busca uma maior qualidade nas relaes.

Captulo dois:
O velho paradigma
No captulo dois, a discusso inicia-se sobre a importncia de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio de uma frase enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabea ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita ateno no que o outro diz. O autor chama a nossa ateno para o fato de que se no se ouve realmente, no se valoriza a opinio alheia. Ressalta que os sentimentos de respeito so essenciais para que se lidere um determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas. Simeo nos relembra que no so as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vida so totalmente grtis. Aps isto Simeo nos demonstra o que paradigma, percebido com um filtro atravs do qual o nosso pensar chega s decises. Demonstra a necessidade de desafiarmos nossos paradigmas compreenso do mundo exterior e de suas noes sobre o que progresso. Para tanto, tambm demonstra na pgina 47 o estilo piramidal de administrao, concebido com um velho paradigma, que precisa ser modificado para a melhoria dos processos de liderana. No novo paradigma, a tarefa maior remover obstculos enquanto no velho paradigma, que precisa ser modificado para a melhoria dos processos de liderana. No novo paradigma, a tarefa maior remover obstculos enquanto no velho paradigma colocar obstculos parecia ser o essencial. Para o autor, um lder algum que identifica e satisfaz as necessidades legtimas de seus liderados e, para tanto, necessrio saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar preciso servir, com limites, responsabilidades e estmulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenas entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade. Na voz de outra personagem, o autor trs a hierarquia das necessidades humanas de Abrahan Maslow, psiclogo experimental e professor de psicoliga na universidade de Brandeis, que apresenta os cinco nveis de necessidades. Aps discutir com o grupo sobre a questo, Simeo resume a discusso do dia afirmando que auto-realizar-se tornar-se melhor que voc pode ser ou capaz de ser, alcanar a prpria excelncia.

Captulo trs:

O modelo
No captulo trs, os temas voltam-se para a percepo primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre so como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamento rpidos. Destaca tambm a importncia de opinio contrria, o cuidado antes de argumentarmos e a necessidade de manter o equilbrio, colocando que em muitos momentos precisamos ativar nossas capacidades de obedincia que, em alguns momentos serve para quebrar o falso ego e o orgulho. Destaca Jesus Cristo como o maior lder de todos os tempos, pois ser lder servir, colocar a liderana a servio e, com isso, influencias pessoas. Modelo de liderana Liderana e autoridades Servio e sacrifcio Amor Vontade

Com a frmula Intenes aes = nada, chama nossa ateno para o fato de que sem as devidas aes, nossos objetivos no podero ser alcanados. As intenes de liderar devem ser percebidas nas aes, pois a liderana exercese ao longo do tempo e deve ser construda sobre a autoridade. Para tal, os relacionamentos devem ser percebidos como exerccio e aceitao da influncia, que na verdade a capacidade de levar as pessoas a realizarem suas vontades por conta de sua influncia pessoal, resultada do envolvimento e comprometimento, do servio e do sacrifcio. Jesus, segundo o autor, foi maior lder neste sentido, mas so citados outros exemplos de lideres que se enquadram no modelo proposto: Gandhi e Martin Luther King, por exemplo. Com a mxima voc colhe o que planta, enfatiza que servio e sacrifcio so aes para realizar as intenes e que se o amor fundamentado na vontade, a liderana comea com a vontade. O captulo termina afirmando, atravs da fala de um dos personagens que a liderana a identificao e satisfao das necessidades.

Captulo quatro:

O verbo
No captulo quatro, a grande ideia desenvolvida a de que facilitar discusses e extrair pensamentos interessantes de cada participante uma possibilidade interessante do lder atuar. Falar com algum que presta ateno a cada palavra nos faz sentirmos valorizados e importantes. E se desafiado, ficar numa posio segura, expor claramente as suas posies a respeito das coisas. Simeo pergunta para John o que ele estava aprendendo ali. E a resposta o modelo de liderana de Simeo, que explica que o modelo de liderana no dele, e sim de Jesus. Religio crena e respeito, um paradigma que nos auxilia nas questes existenciais. Mais uma vez, Simeo fala a respeito dos relacionamentos, que para crescerem e amadurecerem precisam ser cuidadosamente desenvolvidos alimentados. Adiante, quando terminam a conversa antes da aula, Simeo diz: perguntar e buscar a verdade faz com que se encontre o que se procura. Comea a aula sobre um novo tpico, o amor, definido inicialmente por afeio, ligao calorosa, atrao baseada e, sentimentos sexuais. As palavras gregas Eros, Storg, Philo, Agape/Agap so colocadas para frisar o que esta palavra amor pode significar. Aqui fica claro que o amor traduzido pelo comportamento e pela escolha. Dizer e fazer no so a mesma coisa, pois amor e liderana precisam na unio destas duas dimenses humanas: o falar e o fazer. No texto, o autor lembra o trecho da Bblia presente na Epstola aos Corntios, captulo treze. Comparam o amor deste trecho bblico com a lista de qualidades de liderana que elaboram anteriormente, definindo significados s palavras.

Autoridade e Liderana: Amor Agap:


Pacincia: Mostrar autocontrole. Bondade: Dar ateno, apreciao, incentiva. Humildade: Ser autntico, sem pretenso, orgulho ou arrogncia. Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes. Abnegao: Satisfazer as necessidades dos outros. Perdo: Desistir de ressentimento quando enganado, prejudicado. Honestidade: Ser livre de engano.

Compromisso: Ater-se s suas escolhas. Resultados: Servios e sacrifcios; pr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Captulo cinco:
O ambiente
No captulo seis, Jhon, em sua conversa matinal com Simeo, fala sobre suas dificuldades de amar a si mesmo e aos outros. Simeo, com sua sabedoria e experincia, fala sobre o amor, sobre Deus e sobre a f, mostrando-nos o como complexo viver. Ressalta que comportamentos positivos acabam por produzir sentimentos positivos. Na aula, Simeo comea o dia falando sobre a importncia da criao de um ambiente saudvel, para as pessoas crescerem enquanto seres humanos e terem sucesso. Usa, para exemplificar, a metfora do jardim. Criando as condies adequadas podemos fazer com que o crescimento acontea. Para ns, seres humanos, este princpio especialmente verdadeiro. O cuidado essencial, a ateno fundamental, pois o lder responsvel pelo ambiente que existe em sua rea de influencia. Para isso, preciso estabelecer as normas e de comportamento, ou seja, o que possvel e o que no . A elaborao de polticas e procedimentos que todos devem seguir. O papel da motivao para a mudana essencial e motivao deve ser vista como qualquer comunicao que influencie escolhas. A elaborao de polticas e procedimentos que todos devem seguir. O papel da motivao para a mudana essencial e motivao deve ser vista como qualquer comunicao que influencie escolhas.

Captulo seis:
A escolha
No captulo seis, o tema central o comportamento, compreendido como sendo apenas um sintoma do problema real, tanto na empresa como na famlia. Quando a crise se apresenta podemos notar que o problema est no topo: quem lidera exerce influencia sobre os liderados, ento, se cada lder souber liderar para o sucesso, eles conseguiro chegar l. No h pelotes

fracos, mas lderes fracos. O nosso comportamento influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Para Simeo, prxis o nosso comportamento que influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar ateno, tempo, esforo e outros recursos em algum ou algo durante certo tempo, comeamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa ateno, ou, em outras palavras, nos tornamos ligados a ele. Assumir responsabilidades diante dos relacionamentos, sejam eles de que tipo for, importante e necessrio. Se a liderana comea com uma escolha, isso requer que tenhamos responsabilidades em assumir as aes de acordo com nossas intenes; assumir nossos atos, assumir a responsabilidade adequada por nossos atos. preciso ter habilidades em escolher as respostas para os desafios que vivenciamos cotidianamente em nossas vidas, com responsabilidade, percebida como resposta e habilidade. O estimulo sempre vem at a ns, mas nos cabe fazer a escolha: eu posso escolher a resposta. Ainda neste captulo temos a definio de que a disciplina tem por objetivo ensinar-nos a fazer o que no natural. Atravs da disciplina podemos fazer com que o natural se torne natural, se torne um hbito. Somos criatura de hbitos e para tal alguns estgios so necessrios para adquirir novos hbitos ou habilidades, pois os hbitos e as habilidades geram comportamentos aplicados a liderana. Assim, o autor elenca os quatro estgios, a saber: Estgio um, Inconsciente e sem habilidade; Estgio dois, Consciente e sem Habilidade; Estgio trs, Consciente e habilidoso e Estgio quatro, Inconsciente e Habilidoso.

Captulo sete:
A recompensa
No captulo sete, o tema central o resultado do esforo. F, esperana e amor so os motes principais e o autor cita o apstolo Paulo para poder pregar aonde for e usar a palavra quando for necessrio. Ressalta que as coisas no so o que parecem ser, pois no vemos o mundo como ele : nos vemos o mundo como ns somos. Ressalta ainda neste captulo que misso, objetivo, viso so fatores determinantes para o sucesso de todo e qualquer empreendimento humano. Nossas vontades e nossos desejos e podero ser satisfeitas a partir do momento que nos colocarmos em movimento de crescimento pessoal, evoluindo para a maturidade psicolgica e espiritual. Um trecho a destacar

neste captulo Amar aos outros nos faz sair de ns mesmos. Amar aos outros nos fora a crescer.

Concluso:
Fascinante, o livro aborda coisas simples e at mesmo obvias sobre liderana, como por exemplo, a questo entre autoridade e poder, certo que para liderar, preciso exercer autoridade,e no impor vontades atravs do poder. Tenho observado a liderana na empresa onde trabalho, e claro como a maioria prefere impor poder, enquanto poucos exercem autoridade e influncia. O livro realmente mudou meu modo de pensar, pois ao assumir papis de liderana, seja na vida profissional, ou at mesmo na vida social, com certeza serei influenciado por essa leitura, e com certeza, serei um lder melhor.

Vous aimerez peut-être aussi