Vous êtes sur la page 1sur 13

1

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 11 Outubro de 2006 Pg. 01-13

BAUMAN E A IMPOSSIBILIDADE DA COMUNIDADE1 Vamberto Spinelli Jnior2


Resumo Com este texto buscamos uma apreenso da forma como Bauman intervem no debate terico sobre a noo de comunidade nas sociedades contempornea, destacando sua afirmativa da impossibilidade de manuteno dos parmetros clssicos para definir uma sociabilidade comunitria em tempos de modernidade lquida. Palavras-chave: Bauman; Comunidade; Sociedade Contempornea; Segurana; Liberdade.

Introduo: A Comunidade como Problema A idia de comunidade continua a desafiar a anlise sociolgica. Como vrias outras noes das cincias sociais, a noo de comunidade polissmica, ou seja, comporta uma diversidade de sentidos; alm de evocar contedos emotivos que lhe imprimem certa peculiaridade em relao a outras palavras. A palavra comunidade pode ser usada para descrever desde aldeias, clubes e subrbios at grupos tnicos e naes. No obstante esse largo espectro conceitual, a definio de comunidade tem passado sobretudo pela afirmao de sua dimenso subjetiva: a comunidade se estrutura a partir de um sentimento de comunidade, de um senso de pertena a determinada coletividade. A dimenso subjetiva se coloca, assim, como mais significativa do que outras dimenses, como a da espacialidade, tambm bastante associada a idia de comunidade. A comunidade pode ser tida como uma entidade simblica, como prope Anthony Cohen, comportando um sistemas de valores e um cdigo de moral, atravs dos quais se definem as modalidades de pertena. Por isso mesmo, a anlise da comunidade torna-se algo problemtico do ponto de vista sociolgico, na medida em que exige sempre um tipo de fixao pouco condizente com os processos de construo de identidades nas sociedades contemporneas. Podemos dizer que a comunidade em seu sentido mais original, tal qual definido na teoria social, passa a perder importncia sociolgica em decorrncia da plasticidade que as identidades comunitrias assumem no mundo atual.

Este texto constitui o trabalho de concluso da disciplina Modernidade, Modernidades: novos sujeitos contemporneos, ministrada pelo professor Adriano de Lon junto ao Programa de Ps-graduao em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraba (UFPB), no segundo semestre de 2004.

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraba e graduando no curso de Cincias Sociais da UFPB. (vspinellij@yahoo.com.br)

2 Todavia, a comunidade pode, em certo sentido, ser visualizada sociologicamente no mundo atual, na medida em que, imaginada ou no, ela continua a ter expresso na realidade cotidiana das pessoas, o que algo apreendido de maneira incisiva e bastante peculiar pelo socilogo polons Zygmunt Bauman. Tal expresso vai reverberar inclusive na querela entre liberalismo e comunitarismo. A participao de Bauman no debate sobre a controversa questo da comunidade nas sociedades contemporneas, se d a partir de um fio condutor que, talvez possamos dizer, lhe uma marca registrada: a dade pendular constituda pelos valores segurana e liberdade. Vamos tentar nesse breve texto apreender aspectos centrais da leitura que Bauman faz da questo da comunidade nas sociedades contemporneas, localizando premissas que o faz afirmar a sua impossibilidade.

Da comunidade Real Comunidade Postulada

A comunidade real ou a verdadeira comunidade, que aquela que no foi produzida artificialmente ou meramente imaginada, tal qual cunhada na teoria social por Ferdinand Tnnies e Robert Redfield, j no se sustenta. Ambos os autores analisam a comunidade cuja a pertinncia s pode ser pensada num momento pr-moderno, ou de transio para a modernidade slida; os tempos atuais, de modernidade lquida (para iniciarmos a nossa incurso no universo terminolgico de Bauman), exigem um olhar revisado para o apelo comunitrio. A comunidade real baseia-se no entendimento compartilhado por todos os membros (definio de Tnnies). Esse entendimento no o mesmo que consenso. O consenso implica a construo de um acordo alcanado por pessoas com opinies essencialmente diferentes, um produto de negociaes e compromissos difceis, de muita disputa e contrariedade. O entendimento do tipo comunitrio no precisa ser construdo, j est dado, completo e pronto para ser usado e precede todos os acordos e desacordos. um entendimento natural e evidente, dado de antemo, e que confere organicidade a coletividade; que mantm as pessoas unidas a despeito de todos os fatores a que as separam (Bauman, 2003: 15). Isso acontece porque o contedo do entendimento mtuo no pode ser expresso, determinado, nem compreendido, caso contrrio seria um acordo artificialmente produzido. O entendimento comunitrio garante a imerso ingnua na vida humana. A comunidade um ambiente de lealdade e de conforto; de acolhimento inquestionvel, assim como tambm inquestionvel o sistema de valores que define essa condio. Pelo fato de o entendimento ser do tipo natural, a comunidade no resiste ao momento em que o entendimento se torna autoconsciente, quando submetido ao exame e contemplao. A comunidade que fala de si, seria

3 ento, uma contradio em termos. Para Tnnies, numa verdadeira comunidade no h motivao para a reflexo, a crtica ou a experimentao (Bauman, 2003:17). Robert Redfield define trs atributos principais das comunidades reais. Nos termos de Bauman, so eles: Distino; Pequenez e Auto-suficincia.

Distino significa: a diviso entre ns e eles tanto exaustiva quanto disjuntiva, no h casos intermedirios a excluir... no h problema nem motivo para confuso nenhuma ambigidade cognitiva e, portanto, nenhuma ambivalncia comportamental. Pequenez significa: a comunicao entre os de dentro densa e alcana tudo, e assim coloca os sinais que esporadicamente chegam de fora em desvantagem, em razo de sua relativa raridade, superficialidade e transitoriedade. E autosuficincia significa: o isolamento em relao a eles quase completo, as ocasies para romp-los so poucas e espaas (Bauman, 2003: 17-18).

Esses trs atributos se unem e conferem proteo aos membros da comunidade em relao s ameaas a seus modos habituais, tornando pouco provvel que surjam motivaes para a reflexo, a crtica e a experimentao (Bauman, 2003). A unidade e homogeneidade da comunidade dependem do bloqueio do fluxo de comunicao que por ventura possa ser estabelecido entre os membros da comunidade e os outros, entre os de dentro e os de fora. Essa unidade comea a encontrar dificuldade de sustentao quando o equilbrio entre a comunicao de dentro e de fora, antes inclinado para o interior, comea a mudar, embaando a distino entre ns e eles. (Bauman, 2003: 18). As condies para a existncia da comunidade passam a ser erodidas quando a comunicao entre os de dentro e o mundo externo passa a ter maior peso do que as trocas mtuas internas. Essa fissura nos aparatos de proteo da comunidade se tornou possvel com o aparecimento dos meios mecnicos de transporte e conseqente dinamizao do fluxo de informao entre pessoas participantes de coletividades diversas situadas distantes umas das outras. Esse fluxo de informao termina por tensionar o conhecimento internamente disponvel e o repertrio de cdigos de reconhecimento mtuo que definiam o entendimento natural. Essas informaes alternativas podem circular to rpido quanto as mensagens orais originrias do crculo de mobilidade humana natural. Diz Bauman: a distncia, outrora a mais formidvel das defesas da comunidade, perdeu muito de sua significao (Bauman, 2003: 18). A ampliao da velocidade e a emancipao dos fluxos de informao proveniente do transporte dos corpos, situao presente e acirrada a cada passo nas sociedades contemporneas, implica a impossibilidade da manuteno de fronteiras rgidas entre os de dentro e os de fora. A partir de agora toda unidade deve ser construda com base em critrios de seleo, separao e excluso de possibilidades. O acordo artificialmente construdo a nica forma disponvel de unidade (Bauman, 2003: 18), comprometendo para sempre o estatuto original da comunidade.

4 O abalo das referncias dadas pela Tradio, com o embotamento de suas reas fronteirias, levou a emergncia de um modelo cultural cujo o alicerce a valorizao da individualidade, que deve ser construda pelo prprio indivduo. Temos a emergncia do individualismo moderno que viria a ser a marca registrada da modernidade. De acordo com Bauman, a individualizao, no que diz respeito aos valores humanos, envolveu uma troca. Os bens trocados foram a segurana e a liberdade: a liberdade oferecida em troca da segurana de fazer parte da comunidade. Jean-Paul Fitoussi e Pierre Rosanvallon refletem sobre a ambivalncia do individualismo moderno: Ele , ao mesmo tempo, um vetor de emancipao dos indivduos, que estimula sua autonomia e os torna portadores de direitos, e um fator de insegurana crescente, fazendo com que todos sejam responsveis pelo futuro e obrigado a dar vida um sentido no predeterminado a partir de fora (citao de Bauman, 2003: 26). Como veremos ao longo do texto, as formaes sociais que se sucederam no curso da histria (capitalismo pesado, capitalismo leve) representam momentos nos quais ocorreram oscilaes no pndulo dos valores da liberdade e da segurana, porm a inclinao tem pendido sobremaneira para o plo da liberdade.

Do Capitalismo Pesado ao Capitalismo Leve

O capitalismo pesado foi o capitalismo do modelo fordista, onde ocupava centralidade a preocupao com o ordenamento social, preocupao que extrapolou os muros das fbricas enquanto modelo de industrializao, de acumulao e regulao, alcanando a totalidade da experincia vivida. Para Bauman: O fordismo era a auto-conscincia da sociedade moderna em sua fase pesada, volumosa, ou imovl e raizada, slida. Ordem, Bauman nos diz, significa monotonia, regularidade, repetio e previsibilidade. Dizemos que uma situao est em ordem se e somente se alguns eventos tem maior probabilidade de acontecer do que suas alternativas, enquanto outros eventos so altamente improvveis ou esto inteiramente fora de questo (Bauman, 2001: 66). A manuteno da ordem exige um controle rgido e a reiterao da unidade de propsitos. Nesse sentido, por pelo menos 200 anos o mundo foi dominado por administradores das empresas capitalistas. Eles separaram o factvel do implausvel, o racional do irracional, o sensato do insano, e de outras formas ainda determinaram e circunscreveram a gama de alternativas dentro das quais confinam as trajetrias da vida humana (Bauman, 2001: 66). O capitalismo pesado representa um estgio em que capital, administradores e trabalho estavam amarrados, engajados numa trama de interdependncias que no poderia ser desfeita sob pena de interromper o esforo comum de modernizao. Aqui importante ressaltar a relao entre o modelo de regulao focado na produo e modelos de regulao focados no discurso da cultura nacional. O que acontece que o modelo

5 fordista foi experimentado nas raias dos Estados-nao. Seria mais apropriado pensar uma concomitncia na definio das culturas nacionais e do modelo fordista. Ora, a construo das culturas nacionais sustentou-se a partir de um discurso modernizador. A formao do que Stuart Hall chama de cultura nacional implicou a criao de uma cultura homognea e manteve instituies culturais normatizadoras; por isso, a cultura nacional se tornou uma caracterstica chave de industrializao e um dispositivo da modernidade (Hall, 2002: 50). De acordo com Nstor Canclini (1997) as culturas nacionais se configuraram por meio de uma poltica de homogeneizao modernizadora, que subjugou a diversidade cultural e a variedade de modalidades de produo e consumo a instncias modeladoras do formato nacional. Podemos dizer que o capitalismo pesado e as narrativas baseadas na etnia e na nao compartilham um fundamento comum: estruturam-se mediante dispositivos ordenadores indispensveis na configurao da modernidade pesada. O modelo fordista que substancia o capitalismo pesado, se articula, dessa forma, com o Estado-nao. Ambas as entidades, em sua associao ntima embora tambm dispersiva, possibilitaram aos membros da nao certa segurana seja num nvel material, seja num nvel simblico. De um lado, o Estado sempre acionado em sua face provedora, de outro, o setor produtivo industrial ainda muito dependente dos trabalhadores e disposto a fix-los ao cho da fbrica atravs de medidas anti-dispersivas. Esse um cenrio onde projetar a longo prazo aparenta ser possvel, o progresso atravs da modernizao est na ordem do dia, e a mobilidade social parece (quase) certa para todos. Embora haja uma pluralidade de referncias identitrias disponveis (ainda que de forma desigual) em circulao, corroendo a possibilidade das comunidades num sentido tradicional, as estruturas normatizadoras funcionam como uma espcie de filtro catalisador dessas referncias, visando a manuteno do formato nacional e do funcionamento da economia sem maiores desavenas. A inteno ltima a manuteno da unidade, da ordem. De acordo com Bauman o Estado-nao foi o nico caso de sucesso da comunidade nos tempos modernos. O Estado apostou no estatuto da comunidade com algum grau de convico e efeito. Isso porque o investimento na identidade tnica ou nacional superaria todas as outras lealdades residuais. Aqui uma questo importante pode ser colocada e tem relao direta com os discursos comunitrios atuais ligados etnia. Stuart Hall vai nos dizer que o discurso da cultura nacional no assim to moderno como aparenta ser. As identidades nacionais se situam ambiguamente entre o passado e o futuro. A cultura nacional possuiria assim uma dimenso anacrnica, definida pela disposio nostlgica a um retorno ao tempo em que a nao era grande; h, no caso, uma tentao de restaurar as identidades passadas. Mas freqentemente esse mesmo retorno ao passado oculta uma luta para mobilizar as pessoas para que purifiquem suas fileiras,

6 para que expulsem os outros que ameaam sua identidade e para que se preparem para uma nova marcha para frente (Hall, 2002:56). Embora seja possvel encontrarmos um relevante sentido comunitrio na constituio das identidades nacionais, no h uma coincidncia completa entre as realizaes do Estado-nao e as ambies comunitrias. Como dissemos antes, o Estado operacionalizou uma poltica de homogeneizao modernizadora, o que implica a supresso de uma diversidade tida como incmoda. Podemos dizer que a cultura nacional tende a unificar a diversidade cultural (seja em termos de classe, gnero, raa ou outro) numa identidade cultural. No obstante, concordamos com Bauman quando diz que nesse contexto no h supresso real da diferena, o que ocorre uma situao na qual o aspecto em que somos semelhantes decididamente mais significativo que o que nos separa; significativo bastante para superar o impacto das diferenas quando se trata de tomar posies (Bauman, 2001: 202). Stuart Hall lembra que uma cultura nacional nunca foi um simples ponto de lealdade, unio e identificao simblica, ela tambm uma estrutura de poder cultural (Hall, 2002: 59). Se, como diz Canclini (1997), as culturas nacionais pareciam sistemas razoveis para preservar, dentro da homogeneidade industrial certas diferenas e certo enraizamento territorial, que mais ou menos coincidem com os espaos de produo e circulao de bens (p. 16), ou seja, constituram um cenrio de relativa unidade, calcada em discursos que pronunciavam veredictos sem apelao sobre objetivos dignos de perseguio (Bauman, 2002: 72), a nova configurao do capitalismo o capitalismo leve se define no curso dos processos que abalaram e instabilizaram as instituies que foram indispensveis e centrais na manuteno do discurso da ordem presente na verso pesada do capitalismo. O discurso da ordem o discurso racionalizador preocupado em aprimorar os meios para o alcance de fins j definidos, o mesmo que define o que deve ser tido como necessrio e desejvel. O novo cenrio, definido por rpidas e permanentes transformaes nas tecnologias de produo, na esttica das coisas/objetos, e na comunicao extensiva e intensiva entre sociedades, faz gerar uma ampliao de desejos e expectativas, descentrando os ncleos ordenadores e as orientaes culturais locais numa pluralidade de possibilidades, fazendo com que qualquer hierarquia de orientaes seja sempre passvel de se rearranjada. um cenrio que pode, ao nosso ver, a despeito do enfado que essa denominao possa despertar em muitos, ser chamada de globalizao (ou, ainda mais especificamente, globalizao neoliberal, pela sua diretividade hegemnica e pelo reordenamento global de poderes). no capitalismo leve de Bauman, o mundo da era da globalizao, que as orientaes e os objetos perdem a fidelidade com seus territrios simblicos e geogrficos originrios. Se, de acordo com Nstor Canclini, o processo de internacionalizao (que, podemos dizer nos voltando para

7 Bauman, corresponde a uma caracterstica do capitalismo pesado) foi uma abertura de fronteiras geogrficas de cada sociedade para incorporar bens materiais e simblicos de outras, ainda que a maioria das mensagens e dos bens consumidos fossem gerados na prpria sociedade e que houvessem leis alfandegrias protetoras da produo interna; a globalizao supe uma interao funcional de atividades econmicas e culturais dispersas, bens e servios gerados por um sistema com muitos centros, no qual mais importante a velocidade com que se percorre o mundo do que as posies geogrficas a partir das quais esta se agindo (Canclini, 1997: 17). O processo de eroso das instituies normatizadoras e dos centros promotores de segurana e certeza, recoloca a questo das finalidades e dos objetivos a serem perseguidos, gerando uma sensao enervante de incerteza e, portanto, um estado de ansiedade perptua (Bauman, 2001: 72). Isso vlido, sobretudo, quando temos no foco a desestruturao da capacidade do Estado em responder as suas responsabilidades de provedor maior de segurana, certeza e garantias, especialmente em pases que no completaram a tortuosa trajetria do estabelecimento do Estadonao. De maneira sucinta e com estilo prprio, Csar Benjamin expe uma mirade de fatores envolvidos na conformao do estado de ansiedade que marca caracterstica do cotidiano no capitalismo leve, sobretudo, das populaes mais vulnerveis dos pases ditos em desenvolvimento, como o Brasil:

A possibilidade do desemprego, a insegurana diante da violncia onipresente, a preocupao com o desamparo em caso de doena ou a chegada da velhice, as dvidas sobre o futuro dos filhos tudo isso forma um cotidiano de misria material e moral que a todos atinge. Desaparece a idia de que a vida pode e deve ter um horizonte slido, amplo e aberto. Em seu lugar, predomina a sensao, psicologicamente desestruturante de desgoverno das expectativas. Tudo se torna precrio. Um sentimento do provisrio, do frgil, do especulativo, a todos domina, e a incerteza se torna pano de fundo que preside as aes (Benjamin et al, 1998:14).

A desestruturao do Estado condio indispensvel para que se possa dar vazo sem interrupes que cessem o fluxo ao trnsito de informaes, mensagens e produtos por uma malha virtual que trana todo (ou quase todo) mundo. Por sua vez, se configura, no obstante a metfora da fluidez (que concordamos ser adequada para uma aproximao de muitos dos processos em curso nas sociedades contemporneas), uma nova hierarquia mundial e uma nova dinmica de dominao exercida pelo que Bauman chama de foras friamente mercenrias do capital global (Bauman, 2001: 212). H um novo arranjo do poder que debilita o poder decisrio de esferas locais submetendo-as a dinmica dos fluxos do capital global. Nos diz Bauman: A liberdade da poltica do Estado incansavelmente erodida pelos novos poderes globais providos das terrveis armas da

8 extraterritorialidade, velocidade de movimento e capacidade de evaso e fuga (Bauman, 2001: 212). A recusa de participar do jogo definido nas novas regras globais punida impiedosamente. E a punio pode ser de vrias modalidades que vo desde medidas econmicas at intervenes militares. Em resumo temos ento um cenrio no qual se estabelece uma nova hierarquia global, com uma elite global composta por empresas globais, instituies internacionais e um significativo nmero de governos, bem como novas regras do jogo, reconfigurando a dinmica da dominao que no mais um jogo jogado entre o maior e o menor, mas entre o mais rpido e o mais lento (Bauman, 2001: 214-215). So as foras globais de mercado que ocupam o vazio deixado pelo debilitado Estadonao. O Estado perde poder e sua fora coercitiva. E h uma instabilizao do que ou foi tido como prpria ou autenticamente nacional. O princpio de soberania desacreditado. A nao deixa de ter o mesmo potencial mobilizador com o afastamento da capacidade decisria e consequentemente de projetar-se. O mundo se torna extremamente precrio para que muitos garantam condies minimamente razoveis de existncia material, ao mesmo tempo em que o mundo se torna uma coleo infinita de possibilidades (Bauman, 2001). A questo deixa de ser o clculo dos meios em relao a fins pr-determinados, definidos a partir do formato nacional. O que passa a ser colocado em pauta a questo de considerar e decidir, em face de todos os riscos conhecidos ou meramente adivinhados, quais dos muitos flutuantes e sedutores fins ao alcance devem ter prioridade dada a quantidade de meios disponveis e levando em considerao as nfimas chances de sua utilidade duradoura (Bauman, 2001: 73). Nesse cenrio as pessoas esto em busca de objetivos ou fins e no de meios. Os indivduos escolhem em liberdade, no h mais uma instncia reguladora exclusivista. Tudo depende da iniciativa do indivduo. Cabe a ele descobrir o que capaz de fazer, esticar essa capacidade ao mximo e escolher os fins a que essa capacidade poderia melhor servir isto , com a mxima satisfao concebvel (Bauman, 2001: 74). Essa uma realidade que se define sob o signo da incerteza e da contingncia, e que, se por um lado, pode ser uma experincia divertida tendo em vista que poucas coisas so predeterminadas, e menos ainda irrevogveis; por outro, nenhuma vitria tampouco final (Bauman, 2001: 74). No h um porto seguro a encontrar no fim da caminhada. A caminhada se refaz no pretenso ponto final, que abre-se numa multiplicidade de novos caminhos. A ambigidade da experincia humana no se resolve em nenhum momento, uma vez que, se a conscincia de um horizonte aberto de possibilidades a serem experimentadas soa agradvel, a suspeita de que o que j foi testado no chegou a completar um plataforma minimamente estvel, traz conflito e ansiedade.

9 O capitalismo pesado era tambm o mundo das autoridades que ocupavam um papel relativamente fixo responsvel pela manuteno da integridade social ou pela diretividade da transformao social. O capitalismo leve no fez desaparecer as autoridades, na verdade permitiu que elas se proliferassem de tal maneira que impossibilitou qualquer orientao exclusivista. Dessa forma, por cortesia de quem escolhe que a autoridade se torna autoridade. As autoridades no mais ordenam; elas se tornam agradveis a quem escolhe (Bauman, 2001: 76). As autoridades agora so selecionadas e consumidas e a qualquer momento podem ser questionadas e refutadas. O mesmo vlido para a infinidade de outros referentes identitrios. Nas sociedades contemporneas os indivduos esto envolvidos primariamente no papel de consumidor e no no de produtor. A vida organizada em torno do papel de produtor tende a ser normativamente regulada; j a vida organizada em torno do consumo... deve se bastar sem normas: ela orientada pela seduo, por desejos sempre crescentes e quereres volteis no mais por regulaes normativas (Bauman, 2001: 90). Num mundo de possibilidades abundantes o mais importante permanecer aberto experimentao, escolha. Bauman sustenta uma afirmao forte em relao a natureza do mundo atual, nos diz: Tudo numa sociedade de consumo uma questo de escolha, exceto a compulso da escolha a compulso que evolui at se tornar um vcio e assim no mais percebida como compulso. Essa compulso expressa atravs da atividade de compra que para Bauman pode ser estendida para toda experincia vivida. Ele nos diz: o que quer que faamos e qualquer que seja o nome que atribuamos a nossa atividade, como ir s compras, uma atividade feita nos padres de ir s compras. O cdigo em que nossa poltica vida est inscrito deriva da pragmtica do comprar (Bauman, 2001: 87). No contexto do capitalismo leve e da sociedade de consumo, as identidades s podem ser percebidas como fludas. A imagem de consistncia e fixidez que se associa a identidade logo se esvai, basta que ela seja avaliada ao longo do fluxo da experincia biogrfica. A construo ou a busca da identidade um esforo incessante para reter ou tornar mais lento o fluxo. E esse sempre um exerccio malogrado, porque qualquer estabilidade, menor que seja, impe a desagradvel sensao de deixar de escolher, de se abster da possibilidade de experimentar sempre. Os indivduos esto livres para escolher no supermercado das identidades a que melhor lhe convm, ainda que ela j venha com o prazo de validade vencido. Bauman nos dir: Em vista da volatilidade e instabilidade intrnseca de todas ou quase todas identidade,... o grau de liberdade genuna ou supostamente genuna de selecionar a prpria identidade e mant-la enquanto desejado,... se torna o verdadeiro caminho para a realizao das fantasias de identidade. Com essa capacidade, somos livres para fazer e desfazer identidades vontade. Ou assim parece (Bauman, 2001: 98).

10 Mas essa liberdade est baseada na escolha de consumidor, especialmente a liberdade de auto-identificao pelo uso de objetos produzidos e comercializados em massa... Essa liberdade no funciona sem dispositivos e substncias disponveis no mercado (Bauman, 2001: 99). A liberdade de escolha do consumidor tida por Bauman como um valor em si mesmo. O mercado ou o supermercado produz em abundncia, de forma nunca antes vista, delineando um modelo cultural alicerado no efmero, onde as coisas j so produzidas para se tornar obsoletas. Bauman nos diz que as coisas so os ornamentos simblicos das identidades e as ferramentas dos esforos de identificao, os referentes identitrios fugidios. E num mundo em que coisas deliberadamente instveis so matrias-primas das identidades, que so necessariamente instveis, preciso estar constantemente em alerta; mas antes de tudo preciso manter a prpria flexibilidade e a velocidade de reajuste em relao ao padres cambiante do mundo l fora (Bauman, 2001: 100). So essas coisas que circulam rapidamente num universo aparentemente sem fronteiras, tensionando as narrativas de pureza das identidades nacionais pretensamente estveis. Embora todos estejam instalados num mesmo mundo, compartilhando a mesma disposio de ir s compras, nem todas as escolhas disposio so realistas, e a proporo de escolhas realistas no funo do nmero de itens disposio, mas do volume de recursos disposio de quem escolhe (Bauman, 2001: 103). Isso vulneraliza e precariza ainda mais um contigente

expressivo da populao. A sensao desestruturante de insegurana se torna mais premente entre os subalternos globais. Quando os recursos so abundantes sempre possvel acompanhar a velocidade dos fluxos, pode-se mesmo est inclinado a subestimar os riscos e a insegurana e supor que a profuso de escolhas compensa de sobra o desconforto de viver no escuro, de nunca estar seguro sobre quando e onde termina a luta, se que termina (Bauman, 2001: 104). Todavia os pobres, aqueles portadores de parcos recursos materiais, no so imunes ao desejo de experimentar, ainda que por um momento fugaz, o xtase da escolha. Bauman nos diz que quanto mais escolhas parecem ter os ricos, tanto mais a vida sem escolha parece insuportvel para todos (Bauman, 2001: 104).

A Dade Pendular e a Impossibilidade da Comunidade

Podemos dizer que a idia de uma dade pendular dos valores humanos fundamentais um aspecto central nos argumentos elaborados por Bauman sobre a dinmica das sociedades contemporneas. No o caso de ser apenas um fio condutor analtico conjuntural; algo que marca profundamente a histria humana. Os indivduo sempre estiveram enredados nas oscilaes

11 pendulares entre os plos da liberdade e da segurana. E , como vimos, a partir desse prisma que Bauman discute a questo da comunidade no mundo atual. Talvez possamos dizer que Bauman recoloca a comunidade enquanto noo vlida do ponto de vista da anlise sociolgica, todavia no recuperando a idia de uma entidade em si mesma resguardada e purificada, mas muito mais enquanto uma intencionalidade, elaborada no cotidiano de precariedade e risco que a todos atinge. A comunidade para o autor em apreo seria, ento, o pouso do plo da segurana que, ambiguamente, s vsperas de sua afirmao j se prepara para ser negada. Eric Hobsbawm observa que a palavra comunidade nunca foi utilizada to indiscriminadamente quanto nas dcadas em que as comunidades no sentido sociolgico se tornaram difceis de encontrar na vida real, e que: Homens e mulheres procuram grupos de que possam fazer parte, com certeza e para sempre, num mundo em que tudo o mais se desloca e muda, em que nada certo (Hobsbawm citado por Bauman, 2001: 196). A comunidade em seu sentido restrito cunhado pela teoria social, em decorrncia da pluralidade de referentes identitrios disponveis a cada um, vem sendo substituda pela identidade, ou (para sermos mais especficos ressaltando as dimenses que a fazem confundir com a comunidade) identidade comunitria. Nesse caso, embora as pessoas possam escolher em uma mirade de possibilidades identitrias, sua escolha implica a forte crena de que quem escolhe no tem opo a no ser o grupo especfico a que pertena (Bauman, 2001: 197). A filiao a determinada comunidade com a certeza de que outra situao seria improvvel, leva a configurao de um mundo total, que oferece tudo do que se pode precisar para levar uma vida significativa e compensadora (Bauman, 2001: 197). A comunidade se basta, completa. Porm o resto, as outras possibilidades recusadas, apesar de serem afirmadas enquanto irrelevantes e serem continuamente hostilizadas, esto sempre a ameaar insinuando sua face mais sedutora. Podemos dizer que a identidade comunitria com seus pontos de aproximao com a natureza essencialista da comunidade em seu sentido estrito, uma identidade compartilhada que garante aos de dentro a segurana desejada com a aparente eliminao dos riscos decorrentes do fluxo contnuo e rpido das coisas e orientaes no mundo atual; o que pressupe a recusa de outras tantas possibilidades, violentamente se for o caso. Aqui importante ter em mente que existem vrias modalidades de apelo comunitrio, inclusive aqueles reconhecidamente pontuais, ou seja, que no se propem a contemplar a totalidade da experincia vivida por cada pessoa. Mas aqui estamos, certamente, seguindo a linha argumentativa de Bauman, nos referindo a apelos comunitrios que preservam uma viso essencialista e exclusivista. exatamente essa comunidade calcada num ideal de pureza, que uma impossibilidade. A questo que por mais que os indivduos se lancem na tarefa de construo de sua identidade

12 comunitria, e por mais que incorra na certeza do xito, essa sensao sempre muito provisria. Ningum est imune aos referentes identitrios produzidos em abundncia no mundo atual. Na sociedade de consumo as mensagens e produtos circulam sem obstrues alfandegrias por todo ou quase todo o globo numa velocidade tremenda, comprimindo espao e tempo. Emerge uma cultura do efmero, como nos diz Canclini: As manifestaes culturais [so] submetidas aos valores que dinamizam o mercado e a moda: consumo incessantemente renovado, surpresa e divertimento. Um modelo cultural que segue as regras da inovao e obsolescncia peridica (Canclini, 1997:18). A fixidez exigida pelo ideal da identidade comunitria torna-se um engodo (pelo menos no sentido clssico de comunidade), e qualquer iniciativa que vise balizar um sistema de valores exige um tremendo esforo interno para eliminar as impurezas e prontido permanente para evitar desvios. Recorrendo inclusive a uma cumplicidade nos crimes. A instabilidade endmica dos fundamentos, que se processa mediante os fluxos contnuos, precisa ser compensada, e provavelmente compensada por uma sociabilidade explosiva, por manifestaes explosivas e por uma cumplicidade ativa nos crimes contra os quais no h punio no interior da comunidade explosiva Bauman vai dizer que esse tipo de comunidade precisa de violncia para nascer e para continuar vivendo (Bauman, 2001: 221). Necessita-se de inimigos a espreita, ameaadores e concretos para que sejam perseguidos e assim seja acionada a cumplicidade entre os membros da comunidade. O apelo a violncia uma maneira de desenhar as fronteiras da comunidade e reforar a predisposio de seus membros em mant-las. A violncia a maneira pela qual se afirma a pretensa fixidez e coerncia identitria diante das incertezas e contestaes que devem ser veladas e desqualificadas, ainda que seja impossvel extirp-las por definitivo. Bauman prope que o termo comunidade cabide capta bem alguns dos traos mais caractersticos das comunidades em tempos de modernidade lquida. Esse termos, incomum no Brasil, ressalta duas dimenses centrais da pretensa unidade comunal: o carter de espetculo das comunidades e sua brevidade, e no extremo sua excepcionalidade. Nos termos do prprio de Bauman:

Os freqentadores de um espetculo se vestem para a ocasio, obedecendo a um cdigo distinto do que seguem diariamente o ato que simultaneamente separa a visita como uma ocasio especial e faz com que os freqentadores paream enquanto durar o evento, mais uniformes do que na vida fora do teatro. a apresentao noturna que leva todos ao lugar por diferentes que sejam seus interesses e passatempos durante o dia. Antes de entrar no auditrio, deixam os sobretudo ou capas que vestiram nas ruas no cloakroom da casa de espetculos... Durante a apresentao, todos os olhos esto no palco; e tambm a ateno de todos. Alegria e tristeza, risos e silncios, ondas de aplauso, gritos de aprovao e exclamaes de surpresa so sincronizados como se cuidadosamente planejados e dirigidos. Depois que as cortinas se fecham, porm, os espectadores recolhem seus pertences do cloakroom e, ao vestirem suas roupas de rua outra vez, retornam a seus papis mundanos, originrios e diferentes, dissolvendo-se poucos momentos depois na variada multido que

13
enche as ruas da cidade e da qual haviam emergido algumas horas antes. Cloakroom communities [comunidades cabide] precisam de um espetculo que apele a interesses semelhantes em indivduos diferentes e que os rena durante certo tempo em que outros interesses que os separam em vez de uni-los so temporariamente postos de lado, deixados em fogo brando ou inteiramente silenciados (Bauman, 2001: 228).

Os espetculos substituem a causa comum da modernidade slida, retirando o sentido de engajamento coletivo e duradouro (seno permanente), e dando vazo ao indivduo solitrio que precisa despender pouco tempo para dizer-se comunitrio, voltando logo para sua atmosfera individual de escolhas. Essa modalidade de expresso comunitria deixa, de forma variada e dependendo do caso em questo, uma abertura que impede que a comunidade solape completamente qualquer margem de trnsito do indivduo por outros territrios, mesmo que de forma desconfiada e muito pouco auto-deliberada. Essas comunidades, diz Bauman, mais dispersam do que fazem confluir a energia dos impulsos de sociabilidade; e, por fim, no fazem seno, afirmar o esforo essencialmente solitrio e sempre malogrado dos indivduos de jure em elevar-se a indivduos de facto. Bibliografia Bauman, Zygmunt. (2001). Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Bauman, Zygmunt. (2003). Comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Benjamin, Csar, et. al. (1998). A Opo Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto. Canclini, Nstor Garcia. Consumidores e Cidados. (1997). 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. Hall, Stuart. Identidade Cultural na Ps-modernidade. (2002). 7. ed. Rio de Janeiro: DP & A.

Vous aimerez peut-être aussi