Vous êtes sur la page 1sur 4

Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas

no caminho de uma governana compartilhada, em prol da sade e do bem-estar


Cuidar da sade significa ter um governo mais efetivo Ter um governo mais efetivo significa ter uma sade melhor
Relatrio do Encontro Internacional sobre a Sade em Todas as Polticas, Adelaide 2010 0
O objetivo da Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas engajar lderes e formuladores de polticas de todos os nveis de governo: o local, o regional, o nacional e o internacional. Ela enfatiza que mais fcil alcanar os objetivos do governo quando todos os setores incorporam a sade e o bem-estar como componentes centrais no desenvolvimento de polticas. Isso se d porque as bases da sade e do bem-estar se encontram fora do setor sade, sendo formadas social e economicamente. Apesar de muitos setores j contriburem para a melhoria das condies de sade, lacunas significativas ainda existem. A Declarao de Adelaide expressa a necessidade de que seja estabelecido um novo contrato social entre todos os setores para ampliar o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a eqidade, assim como melhorar as condies de sade. Isso demanda novas formas de governana que incluam uma liderana compartilhada nos governos, atravs dos setores e entre os seus diversos nveis. A Declarao sublinha a contribuio do setor sade para a soluo de problemas complexos do governo.

Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas


no caminho de uma governana compartilhada, em prol da sade e do bem-estar

Ampliando o desenvolvimento social, econmico e ambiental


Populaes saudveis so componentes chave para que os objetivos de qualquer sociedade sejam alcanados. A reduo das desigualdades e do gradiente social traz melhorias sade de todos. Uma boa sade melhora a qualidade de vida, amplia a produtividade da fora de trabalho, aumenta a capacidade de aprendizado, fortalece famlias e comunidades, incentiva habitats e ambientes sustentveis, amplia os nveis de segurana, assim como contribui para a incluso social e a reduo da pobreza. Apesar disso, o preo cada vez mais alto de tratamentos e da ateno mdica est colocando uma carga insustentvel sobre os recursos de instncias de nvel nacional e local, de tal modo que possvel que um desenvolvimento mais amplo no seja levado a cabo. Essa interface entre a sade, o bem-estar e o desenvolvimento econmico tem sido inserida na agenda poltica de todos os pases. Cada vez mais, comunidades, empregadores e indstrias esperam e demandam aes governamentais coordenadas e incisivas de combate aos determinantes da sade e do bem-estar, evitando a duplicao e a fragmentao das aes.

A necessidade de aes governamentais coordenadas


A interdependncia das polticas pblicas demanda uma outra abordagem questo da governana. Os governos podem coordenar a formulao de polticas desenvolvendo planos estratgicos que possuam objetivos comuns, respostas integradas e uma distribuio da responsabilidade pelos diferentes setores do governo. Para isso, ser necessria uma parceria entre a sociedade civil e o setor privado. Boas condies de sade so facilitadores e ms condies de sade so obstculos para todas as politicas de governo. Desta forma, o setor sade deve sistematicamente comprometer-se com outros setores em todos os nveis do governo para apoiar todas as dimenses das atividades destes setores relacionadas com a sade e bem estar. O setor sade pode apoiar outras esferas do governo colaborando ativamente na formulao de politicas para alcanar os objetivos destes setores. Para melhorar as condies de sade e o bem-estar, os governos precisam de processos institucionalizados que valorizem solues multisetoriais e que ataquem desigualdades de poder. Para isso, preciso fornecer liderana, o mandato legal, o compromisso oramentrio e mecanismos sustentveis que facultem as agncias governamentais a trabalhar de forma colaborativa em solues integradas.

A abordagem da Sade em Todas as Polticas


A abordagem descrita acima chamada de Sade em Todas as Polticas e foi desenvolvida e testada em um certo nmero de pases. Ela ajuda lderes e formuladores de polticas a integrar esforos ligados sade, ao bem-estar e eqidade durante a formulao, a implementao e a avaliao de polticas e servios. A Sade em Todas as Polticas funciona melhor quando: um mandato claro faz com que um governo integrado seja imperativo; processos sistemticos levam interaes multisetoriais em considerao; a mediao se d levando em conta todo o espectro de interesses; responsabilidade, transparncia e participao esto presentes; existe engajamento com atores extra-governamentais; iniciativas multisetoriais constroem parcerias e confiana. Entre as ferramentas e instrumentos que se mostraram teis em estgios diferentes do ciclo poltico esto: comits interministeriais e interdepartamentais equipes de ao multisetoriais oramentos e contabilidade integrados informaes e sistemas de avaliao transversais desenvolvimento integrado da fora de trabalho consultas comunidade e os Juris Cidados (Citizens Juries)1 plataformas de parceria Anlise pelo vis da sade (Health Lens Analysis)2 estudo de impacto quadros legislativos

Fatores ligados ao sucesso da estratgia de Sade em Todas as Polticas


A construo de um processo para o Sade em Todas as Polticas demanda que janelas de oportunidade sejam usadas no sentido de mudar a forma de pensar dos agentes e a cultura da formulao de polticas, alm de fomentar aes. Os principais fatores so especficos de cada contexto e incluem: criar alianas e parcerias fortes, reconhecer interesses mtuos e compartilhar objetivos; fomentar o comprometimento do governo como um todo engajando o chefe de governo, o chefe de gabinete e o lder dos parlamentos, assim como as lideranas administrativas; desenvolver processos politicos de alto nvel;
1 2 Citizens Juries - www.jefferson-center.org/ Health Lens Analysis - www.health.sa.gov.au/pehs/HiAP/health-lens.htm

Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas

no caminho de uma governana compartilhada, em prol da sade e do bem-estar

incluir responsabilidades no corpo de estratgias, objetivos e METAS gerais do governo; assegurar que o processo decisrio o compromisso e a responsabilidade sejam compartilhados e que os resultados sejam acompanhados; facultar maior abertura e abordagens consultivas de modo a obter o apoio das partes interessadas e incentiv-las a promover a questo; incentivar a experimentao e a inovao para que surjam novos modelos que integrem objetivos sociais, econmicos e ambientais; utilizar conjuntamente recursos intelectuais, integrando a pesquisa e compartilhando o conhecimento adquirido no campo; oferecer mecanismos de feedback de modo que o desenvolvimento seja avaliado e monitorado nos nveis mais elevados. Visto que possvel que conflitos de valor e de interesses ocorram, no seria incomum que surjam tenses no governo. Solues podem ser encontradas por meio do engajamento persistente e sistemtico com os processos polticos e tomadores de deciso chave.

Um novo papel para o setor sade


Para que a estratgia sade em todas as polticas avance, o setor sade precisa aprender a trabalhar em parceria com outros setores. Ser imperativo explorar inovaes no universo das polticas, novos mecanismos e instrumentos, assim como promover melhorias ao quadro regulatrio. Isso demanda um setor sade que pensa para fora, que seja aberto para os outros e que possua o conhecimento e as habilidades necessrias, assim como a mandato, para tal. Isso tambm significa melhorar a capacidade de coordenao e dar apoio aos defensores da causa no bojo do setor sade. Os ministrios ou departamentos de sade, ao adotar a estratgia Sade em Todas as Polticas, tero novas responsabilidades, que devero incluir os itens abaixo: compreender a agenda poltica e os imperativos administrativos de outros setores; construir o conhecimento e a base de evidncias relativas s polticas e estratgias; avaliar comparativamente as conseqncias sobre a sade de cada opo relativa ao processo de desenvolvimento das polticas; criar plataformas regulares para o dilogo e soluo de problemas com outros setores; avaliar a eficincia do trabalho intersetorial e da formulao intersetorial de polticas; desenvolvimento de capacidades atravs da instituio de melhores mecanismos e recursos, assim como de um maior apoio por parte da agncia e atravs de recursos humanos mais preparados e dedicados; trabalhar com outros setores do governo no cumprimento de SUAS metas e, assim, melhorar as condies de sade e ampliar o bem-estar.

Prximos passos no processo de desenvolvimento


A Declarao de Adelaide parte de um processo global cujo objetivo dar mais vigor, pelo vis da eqidade, estratgia de Sade em Todas as Polticas. Ela colabora com um debate que atualmente se d entre os EstadosMembro e as Regies da Organizao Mundial da Sade (OMS). A Declarao reflete a experincia de alguns pases na implementao dessa abordagem. A declarao faz contribuies de grande valor Conferncia Mundial sobre Determinantes Sociais da Sade, que acontecer no Brasil, em 2011; 8a Conferncia Global sobre Promoo de Sade, que ter lugar na Finlndia, em 2013; assim como ao futuro das Metas de Desenvolvimento do Milnio (MDMs) aps 2015.

Antecedentes e crditos
Sade um conceito positivo, que enfatiza no s recursos sociais e pessoais, como tambm capacidades fsicas. Portanto, a promoo da sade no est relacionada somente s responsabilidades do setor sade, e vai muito alm dos estilos de vida saudveis, passando pelo bem-estar e por ambientes que incentivem a sade. A Declarao de Adelaide foi elaborada pelos participantes do Encontro Internacional da Sade em Todas as Polticas, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de abril de 2010. O Governo do estado da Austrlia Meridional, juntamente com a OMS, convidou 100 especialistas de um amplo espectro de setores e pases para discutir a implementao do Sade em Todas as Polticas. O objetivo principal do encontro foi no s levar adiante a agenda atravs da identificao dos principais princpios e caminhos que contribuam com aes multisetoriais do governo em prol da sade, como tambm engajar o setor sade para que colabore com o cumprimento das metas de outros setores. O encontro de 2010 se baseou no relatrio de 2008 da Comisso sobre Determinantes Sociais da Sade da OMS, assim como em outros documentos significativos da Organizao Internacional do Trabalho, da OCDE, do PNUD, do ECOSOC, da UNESCO, do UNICEF do Banco Mundial e do Frum Econmico Mundial. Tambm conseguiu dar seqncia a trabalhos , anteriores da OMS, incluindo a Declarao de Alma-Ata sobre Cuidados de Sade Primrios, de 1978; a Carta de Ottawa para a Promoo da Sade, de 1986; as Recomendaes de Adelaide sobre Polticas Pblicas Saudveis, de 1988, e as subseqentes conferncias sobre promoo da sade; o documento do Consenso de Gotemburgo sobre Estudo de Impacto sobre a Sade, de 1999; e a Declarao sobre Sade em Todas as Polticas, formulado em Roma, em 2007 .
3

Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas


no caminho de uma governana compartilhada, em prol da sade e do bem-estar

Desde 2007 o Governo do estado da Austrlia Meridional tem desempenhado um papel de relevo na promoo , do intercmbio de conhecimentos relativos Sade em Todas as Polticas, tanto no mbito da Austrlia quanto internacionalmente. Entre as iniciativas esto a organizao de uma conferncia sobre o tema em 2007 para o , lanamento do trabalho; o apoio constante a agncias centrais e outras agncias de todo o espectro do governo estadual; a publicao de material sobre os mtodos por eles empregados na estratgia de Sade em Todas as Polticas; e a organizao de um Encontro Internacional sobre Sade em Todas as Polticas, co-patrocinado pela OMS, em abril de 2010.

Exemplos de aes governamentais coordenadas


Setores e questes Economia e emprego Interrelaes entre a sade e o bem-estar

Economias slidas, assim como o crescimento econmico, so estimulados por uma populao saudvel. Pessoas
saudveis so capazes de aumentar o nvel de poupana do lar, so mais produtivas no trabalho, so capazes de se adaptar mais facilmente a mudanas ocorridas no mercado de trabalho, e trabalhar por mais tempo.

Oportunidades de trabalho e empregos estveis podem melhorar as condies de sade de todos em diferentes grupos sociais.
Segurana e justia

Em populaes onde o acesso aos alimentos, gua, habitao, a oportunidades de trabalho e a um sistema
de justia justo, as taxas de violncia so mais altas, as condies de sade so piores e acidentes ocorrem mais freqentemente. Como resultado disso, os sistemas de justia das sociedades so obrigados a lidar com as conseqncias do acesso limitado a essas necessidades bsicas.

A prevalncia de doenas mentais (e os problemas ligados ao consumo de drogas e lcool, associados s doenas
mentais) est relacionada ao aumento da violncia, do crime e do encarceramento. Educao e primeira infncia

Problemas de sade em crianas ou membros da famlia prejudicam o desempenho escolar, reduzindo o potencial
educativo e a capacidade de enfrentar os desafios postos pela vida, assim como de perseguir oportunidades.

O sucesso educacional de mulheres e homens est diretamente relacionado a melhores condies de sade, a uma maior
capacidade do indivduo de participar plenamente de uma sociedade produtiva, assim como gera cidados engajados. Agricultura e alimentao

A segurana alimentar pode ser ampliada considerando-se a sade durante a produo, o processamento, a venda e a distribuio
dos alimentos, assim como atravs da promoo da autoconfiana do consumidor e de prticas agrcolas mais sustentveis.

Alimentos saudveis so cruciais para a sade. Alm disso, bons alimentos e boas prticas de segurana alimentar no
s ajudam a reduzir a transmisso de doenas de animais para humanos, como tambm apiam prticas agrcolas que gerem impactos positivos na sade dos agricultores e comunidades rurais. Infra-estrutura, planejamento e transportes

Considerando a sade durante o planejamento de estradas, meios de transporte e ncleos habitacionais, possvel
reduzir emisses altamente custosas para o meio-ambiente, alm de ampliar a capacidade das redes de transporte e sua eficincia no transporte de pessoas, bens e servios.

Melhores oportunidades ligadas ao transporte (como caminhar ou pedalar) ajudam a construir comunidades onde o
convvio mais agradvel, alm de reduzir a degradao ambiental e melhorar as condies de sade. Meio-ambiente e sustentabilidade Habitao e servios comunitrios

A otimizao do uso de recursos naturais e a promoo da sustentabilidade podem ser melhor atingidas atravs de
polticas que influenciem o padro de consumo das populaes, alm de melhorar a sade humana.

Em todo o mundo, um quarto de todas as doenas preveneis so conseqncia do ambiente onde as pessoas vivem. Quando o planejamento da infra-estrutura e o desenho arquitetnico das habitaes levam a sade em considerao
(por exemplo, ao lidar com a insolao e a ventilao, ou com os espaos pblicos e a coleta de resduos, etc.) e incluem a participao da comunidade, possvel ampliar a coeso social e o apoio a projetos de desenvolvimento.

Habitaes de bom desenho arquitetnico e servios comunitrios adequados atacam um dos mais fundamentais
determinantes da sade quando se trata de indivduos e comunidades pobres. Terra e cultura

Um acesso mais amplo terra pode gerar uma melhoria sade e ao bem estar de populaes indgenas, visto que a sade e o
bem-estar dessas populaes est ligado espiritual e culturalmente a um sentimento profundo de pertencimento terra e ao pas.

Melhorias na sade de populaes indgenas podem fortalecer comunidades e suas identidades culturais, alm de
ampliar a participao dos cidados e o apoio manuteno da biodiversidade. Citao Sugerida: Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas. OMS, Governo da Austrlia Meridional, Adelaide, 2010. Catalogao-na-fonte: Biblioteca da OMS: Declarao de Adelaide sobre a Sade em Todas as Polticas: no caminho de uma governana compartilhada, em prol da sade e do bem-estar. 1.Poltica de sade. 2.Sade pblica. 3.Formulao de polticas. 4.Promoo da sade - organizao e administrao. 5.Programas nacionais de sade. I.Organizao Mundial da Sade. II.Ttulo: Relatrio do encontro internacional sobre a Sade em Todas as Polticas, Adelaide 2010. ISBN 978 92 4 859972 9 (Classificao NLM: WA 540.1)

Organizao Mundial da Sade 2010 Todos os direitos reservados. As publicaes da Organizao Mundial da Sade podem ser pedidas a: Publicaes da OMS, Organizao Mundial da Sade, 20 Avenue Appia, 1211 Genebra 27 Sua (Tel: +41 22 791 3264; fax: +41 , 22 791 4857; e-mail: bookorder@who.int). Os pedidos de autorizao para reproduzir ou traduzir as publicaes da OMS seja para venda ou para distribuio sem fins comerciais - devem ser endereados a Publicaes da OMS, no endereo anteriormente indicado (fax: : +41 22 791 4806; e-mail: permissions@who.int). Essa publicao contm as opinies coletivas de um grupo internacional de especialistas que compareceram ao Encontro Internacional sobre Sade em Todas as Polticas, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de abril de 2010 em Adelaide; e no necessariamente representa as decises ou as polticas da Organizao Mundial da Sade ou o Governo da Austrlia Meridional. Printed in Switzerland

Vous aimerez peut-être aussi