Vous êtes sur la page 1sur 5

Plano de ensino

Escola: E. E. E. F. Joo Bastos Professores: Clssia de Castro Costa Eliana de Lima Leite Geandre Elton Ilcileide Pinheiro da Silva Lase de Ftima dos Santos Furtado Manuella de Andrade Silva Maria Lucimere dos Santos Rafael Jos Bernardo da Fonseca Braga Samy de Sousa Loureno Disciplina: Matemtica Srie/Ano: 8/9 Turma: 2001 Turno: Manh Ano: 2012

ANO 2012

EMENTA

CONTEUDO 1.Estudando as potncias e suas propriedades 1.1.Potncia de um nmero real com expoente natural 1.2.Potncia de um nmero real com expoente inteiro negativo 1.3.Multiplicao e diviso por potncia de base 10 1.4.Notao cientfica 2.Calculando com radicais 2.1.Raiz ensima de um nmero real 2.2.Radical aritmtico e suas propriedades 2.3.Adicionando, algebricamente, dois ou mais radicais 2.4.Multiplicando expresses com radicais de mesmo ndice 2.5.Dividindo expresses com radicais 2.6.Simplificando radicais: extrao de fatores do radicando 2.7.Potenciao de uma expresso com radicais 2.8.Potncias com expoente racional 2.9.Racionalizao de denominadores de uma expresso fracionria 2.10. Simplificando expresses com radicais 3.Equaes do 2 grau 3.1.Equao de 2 grau com uma incgnita 3.2.Resolvendo equaes incompletas de 2 grau 3.3.Resolvendo uma equao completa de 2 grau com uma incgnita 3.4.Estudando as razes da equao de 2 grau 3.5.Relacionando as razes e os coeficientes da equao ax2 + bx + c

OBJETIVOS Proporcionar ao aluno condies para que o mesmo possa compreender os conceitos matemticos que sero trabalhados no decorrer do ano letivo; Identificar e solucionar problemas que possam dificultar a compreenso do aluno em relao aos assuntos abordados em sala; Calcular potncias de base real e expoente inteiro; Reconhecer e aplicar propriedades das potncias de base real e expoente inteiro; Saber transformar radical em potncia; Efetuar operaes com radicais; Resolver equaes do 2 grau incompletas; Aplicar a frmula de Bhskara na resoluo de equaes do 2 grau; Resolver situaesproblema que envolva as equaes estudadas.

METODOLOGIA

RECURSOS PEDAGGICOS

AVALIAO

Potncia e razes; 1 Equaes BIMESTRE do segundo grau.

Ser utilizada a metodologia de grupos de aprendizagem cooperativa, estimulando o desenvolvimento social dos alunos; de resoluo de problemas propostos, devendo estes Lista de serem exerccios; fundamentados Livro Didtico; em situaes Dados cotidianas dos relacionados a alunos. produo de A partir de dados tijolos em obtidos em olarias de So olarias sero Miguel do elaborados Guam. problemas par que, assim, sejam trabalhados os processos para a resoluo de equaes do 2 grau

Formao da nota trimestral do aluno: Simulados, trabalhos em classe e extraclasse e demais atividades aplicadas pelo professor. (4,0) Prova Objetiva Bimestral, correspondentes a 60% da nota. (6,0)

ANO 2012

EMENTA

CONTEUDO 3.6.Equao biquadrada 3.7.Resolvendo equaes irracionais 3.8.Resolvendo sistemas de equaes de 2 grau 4. Conceito de funo 4.1.A noo de funo 4.2.Estudo do grfico de uma funo 5. Funo polinomial de 1 grau 5.1.Noes preliminares 5.2.Estudo do grfico da funo polinomial de 1 grau 5.3.Zero da funo polinomial de 1 grau 5.4.Estudo do sinal de uma funo polinomial de 1 grau 6. Funo polinomial do 2 grau (ou funo quadrtica) 6.1.Noes preliminares 6.2.Estudo do grfico da funo quadrtica no plano cartesiano 6.3.Zeros da funo polinomial de 2 grau 6.4.Coordenadas do vrtice da parbola 6.5.Estudando a concavidade da parbola 6.6.Valor mnimo ou valor mximo da parbola 6.7.Analisando o sinal da funo quadrtica

OBJETIVOS Proporcionar ao aluno condies para que o mesmo possa compreender os conceitos matemticos que sero trabalhados no decorrer do ano letivo; Preparar o discente para que o mesmo seja capaz de absorver os contedos matemticos transmitidos dentro do mbito escolar atravs dos Temas Transversais; Desenvolver procedimentos para resolver equaes biquadradas; Obter o conceito de funo; Interpretar grficos simples e tabelas; Reconhecer quando uma correspondncia entre duas grandezas caracteriza uma funo; Identificar uma funo do primeiro grau; Elaborar o grfico de um a funo de 1 grau dada por uma tabela ou por uma frmula; Reconhecer uma funo quadrtica; Identificar o grfico de uma funo do 2 grau como uma parbola; Construir o grfico de uma funo quadrtica; Reconhecer o valor mximo ou mnimo da funo quadrtica.

METODOLOGIA

RECURSOS PEDAGGICOS

AVALIAO

Equaes do segundo 2 grau; BIMESTRE Estudo das funes.

Em sala de aula sero propostas atividades em dupla/grupo, ou individual favorecendo inclusive a sociabilizao. Projetos interdisciplinares envolvendo a Matemtica e os Lista de exerccios; temas da atualidade. Livro Didtico; Sero valorizados Dados nas aulas a relacionados a compreenso e produo de interpretao de tijolos em tabelas e grficos, olarias de So relacionados a Miguel do produo de Guam. telhas e tijolos em olarias de So Miguel do Guam.

Formao da nota trimestral do aluno: Simulados, trabalhos em classe e extraclasse e demais atividades aplicadas pelo professor. (4,0) Prova Objetiva Bimestral, correspondentes a 60% da nota. (6,0)

ANO 2012

EMENTA

CONTEUDO 7. Segmentos proporcionais 7.1.Razo e proporo 7.2.Razo entre dois segmentos 7.3.Segmentos proporcionais 7.4.Feixe de retas paralelas 7.5.Teorema de Tales 8. Semelhana 8.1.Figuras semelhantes 8.2.Polgonos semelhantes 8.3.Tringulos semelhantes 9. Tringulo retngulo 9.1.Elementos de um tringulo retngulo 9.2.O teorema de Pitgoras 9.3.As relaes mtricas no tringulo retngulo 10. Estudo das razes trigonomtricas nos tringulos retngulos 10.1. Razes trigonomtricas no tringulo retngulo 10.2. ngulos notveis

OBJETIVOS Proporcionar ao aluno condies para que o mesmo possa compreender os conceitos matemticos que sero trabalhados no decorrer do ano letivo; Elaborar situaes que desenvolvam a capacidade cognitiva do aluno atravs de atividades em grupo e de pesquisa; Determinar a razo de dois segmentos dados; Determinar a razo de semelhana entre dois tringulos; Reconhecer e aplicar os casos de semelhana de tringulos. Reconhecer, deduzir e aplicar as relaes mtricas no triangulo retngulo; Identificar o Teorema de Pitgoras; Utilizar quebra-cabeas para a demonstrao do teorema de Pitgoras; Reconhecer o seno, o cosseno e a tangente como razes trigonomtricas de um ngulo; Obter os valores do seno, cosseno e tangente de 30, 45 e 60. Resolver situaes-problema que envolva o clculo do seno, cosseno ou tangente.

METODOLOGIA No laboratrio de informtica sero propostas atividades de geometria dinmica relacionadas com o contedo trabalhado deste bimestre utilizando o Programa Geogebra.

RECURSOS PEDAGGICOS

AVALIAO

Proporcionalidade, semelhana e geometria; Tringulos 3 retngulos; BIMESTRE Razes trigonomtricas nos tringulo retngulo

Lista de exerccios; Livro Didtico; Laboratrio de informtica; Software Geogebra.

Formao da nota trimestral do aluno: Simulados, trabalhos em classe e extraclasse e demais atividades aplicadas pelo professor. (4,0) Prova Objetiva Bimestral, correspondentes a 60% da nota. (6,0)

ANO 2012

EMENTA

CONTEUDO

OBJETIVOS Proporcionar ao aluno condies para que o mesmo possa compreender os conceitos matemticos que sero trabalhados no decorrer do ano letivo; Identificar e solucionar problemas que possam dificultar a compreenso do aluno em relao aos assuntos abordados em sala; Compreender o conceito e como calcular o comprimento de uma circunferncia; Saber identificar um polgono regular; Compreender o processo para calcular a rea dos polgonos regulares; Compreender o processo para calcular a rea dos crculos e setores circulares; Compreender o conceito de frequncia relativa, moda, mdia aritmtica, mdia aritmtica ponderada e mediana; Identificar e solucionar alguns problemas bsicos de probabilidades.

METODOLOGIA No laboratrio de informtica sero propostas atividades de geometria dinmica relacionadas com o contedo trabalhado deste bimestre utilizando os programas Cabri e Geogebra. Sero tambm utilizados no laboratrio alguns jogos que exigem algumas noes de probabilidade e estatstica.

RECURSOS PEDAGGICOS

AVALIAO

11. Circunferncia, arco e relaes mtricas 11.1. Circunferncia 11.2. Comprimento de uma circunferncia 11.3. Arco de circunferncia 11.4. Propriedade entre arcos e cordas de uma circunferncia 11.5. Relaes mtricas na circunferncia 12. Polgonos regulares e reas Circunferncia, 12.1. Elementos de um arcos e polgono regular relaes 12.2. Propriedade dos mtricas; polgonos regulares 4 12.3. Relaes mtricas nos Polgonos BIMESTRE polgonos regulares regulares e 12.4. rea de um polgono reas; regular Estatstica e probabilidade. 12.5. rea de um crculo 12.5.1. rea de um setor circular 12.5.2. rea de uma coroa circular 13. Noes de estatstica 13.1. Organizao os dados 13.2. Frequncia relativa 13.3. Moda 13.4. Mdia aritmtica 13.5. Mdia aritmtica ponderada 13.6. Mediana 14. Noes de probabilidade

Lista de exerccios; Livro Didtico; Laboratrio de informtica; Software Geogebra; Software Cabri; Jogos Educativos.

Formao da nota trimestral do aluno: Simulados, trabalhos em classe e extraclasse e demais atividades aplicadas pelo professor. (4,0) Prova Objetiva Bimestral, correspondentes a 60% da nota. (6,0)

Vous aimerez peut-être aussi