Vous êtes sur la page 1sur 12

Mantendo sua empresa em movimento.

A empresa
Histria
Em 1996, fundamentada na experincia de seus atuais diretores, nasceu a Torkflex, distribuidora de Acionamentos Mecnicos. Uma empresa nacional com o propsito de tornar-se a melhor soluo de Tecnologias em Acionamentos Mecnicos. Baseada em fortes valores ticos e morais e motivada em proporcionar solues para o desenvolvimento dos seus colaboradores, parceiros e clientes, sempre valorizou a capacidade humana, o comprometimento e o estabelecimento de parcerias estratgicas. Sediada em Ribeiro Preto, com atuao em todo territrio nacional, a Torkflex possui agilidade e credibilidade no mercado com excelentes nveis de qualidade dos servios prestados.

Atuao
Com 15 anos de experincia em acionamentos e aplicaes diversas, juntamente com grandes parceiros e fornecedores de produtos de alta qualidade, a Torkflex buscou aplicar seus produtos, garantindo sempre confiabilidade e durabilidade, estudando por completo as caractersticas das aplicaes que envolviam seus produtos na busca do equilbrio entre eficincia energtica de processo e durabilidade. Com isso, detectou-se grande carncia na construo e aplicao de acionamentos para sistemas de agitao de fludos em usinas de acar e lcool e indstrias qumicas e alimentcias. A Torkflex, dispondo de toda tecnologia e engenharia aplicada na medio e anlise do torque, desenvolveu solues para sistemas de agitao. Contratou profissionais altamente qualificados, munidos de equipamentos e softwares de ltima gerao, laboratrio e planta piloto e inovou, mais uma vez, criando o Torkmix, um equipamento moderno e capaz de proporcionar o melhor rendimento no processo de agitao.

Pesquisa & Desenvolvimento


Especificaes
Para o levantamento de dados e anlise de sistemas de agitao, a Torkflex estudou por completo os processos que envolvem a agitao de fludos, identificou em laboratrio atravs de anlise das caractersticas fsico-qumicas, os fludos e condies exigidas para a melhor agitao e desenvolveu com simulao computacional e em plantas piloto, o desenvolvimento de impelidores adequados para cada tipo de processo, sempre buscando a melhor condio de agitao com a menor potncia consumida. O P&D da Torkflex conta com softwares de anlise de CFD (Fludo- Dinmica Computacional na Anlise de Processamento de Fludos) e FEA (Anlise de Elementos Finitos), lanando mo de mais uma ferramenta tecnolgica para garantir a qualidade do projeto e evitar possveis problemas mecnicos ou deficincias no processo por falta de agitao. Com todos esses estudos possvel determinar a economia gerada atravs do uso do Torkmix com exatido, obtendo em casos de maiores sucesso, economia financeira na ordem de 80%.

TORKMIX
cido Fosfrico Cal Dissolvido Polmero Dissoluo de Acar Magma Mel Rico/Pobre Caldo Tratado Cuba de Fermento Lodo

Agitao na medida exata.

Aplicaes em Tanques

Tanque cido Fosfrico

Tanque de Cal Hidratada

Tanque de Polmero

Benefcios do Torkmix

A Torkflex criou o sistema Torkmix para garantir produtividade e gerar economia em suas aplicaes. Para isso, desenvolveu atravs de sua engenharia, um projeto otimizado de acordo com a necessidade de agitao de cada aplicao, sempre buscando a melhor agitao com durabilidade dos equipamentos com o mnimo de manuteno possvel e com economia de energia. Confira abaixo os benefcios mais relevantes do Torkmix.

Utilizam redutores Sumitomo com qualidade garantida e alta confiabilidade. So concntricos, evitando peso em balano, suportam at 500% de sobrecarga, baixo consumo de lubrificantes, excelente vedao e baixa temperatura de trabalho.

Diversos tipos de impelidores, garantindo a melhor e mais eficiente opo para sua aplicao, tratamento de superfcies e variedade de materiais.

Opo de construo com mancais que minimizam os efeitos da carga radial gerada pela fora hidrulica criada pelos impelidores. Elimina totalmente cargas axiais, prolonga vida til dos componentes mecnicos, evitando possveis vazamentos de leo e facilita a lubrificao.

Fcil manuteno: os componentes so construdos em partes desmontveis com encaixes inteligentes, garantindo sempre a correta montagem. Eixos e componentes construdos conforme norma DIN. Parafusos mtricos, no necessitam de ferramentas especiais.

Impelidores
Consumo de Potncia x Nvel de Agitao.
Kw Consumo de Potncia x Tipo de Hlices
60

TKFPB: Impelidor de ps retas inclinadas a 45 com quatro ps.


Cantoneiras

50

40

TKFPR: Impelidor de ps retas 90, construdos com 4 ou 6 ps.


Vigas

30

TKFPB
20

TKFPR
10

TKFWB: Impelidor de alta eficincia, so os mais eficientes para gerar fluxo axial. TKFAE: Impelidor de alta eficincia desenvolvido com 3 ou 4 ps inclinadas, variam o ngulo de inclinao de acordo com a aplicao.

TKFWB
TKFAE
0 2 4 6 8 10

Nvel de Agitao

TORKMIX

para Cozedores a vcuo.


Acelere significativamente o seu processo de cozimento com os circuladores mecnicos da Torkflex, ganhando tempo, eficincia e produtividade.

A Torkflex tem a melhor soluo para reduzir o tempo de cozimento, chegando mais rpido ao brix desejvel.

Benefcios do Torkmix
Os redutores cicloidais Sumitomo so capazes de suportar at 500% de sobrecarga momentnea, ideais para a aplicao nos cozedores a vcuo, onde ocorrem grandes variaes do torque durante o processo, sua compacta forma construtiva e concntrica, diminui o consumo de lubrificante quando comparado aos redutores convencionais, gerando economia e baixo impacto ao meio ambiente.

O projeto dos circuladores mecnicos Torkmix contempla vedao convencional (gaxetas) e opcionalmente pode ser construdo com selo mecnico seco, auto-lubrificado, especialmente projetado para cozedores a vcuo, garantindo uma perfeita vedao e menor tempo de parada para troca de gaxetas.

Os circuladores mecnicos Torkmix so projetados para melhorar a eficincia do processo e o consumo de energia, pois otimizam o fluxo da massa, trabalhando na velocidade ideal. Os mesmos so dimensionados de acordo com o projeto do tanque e tipo de massa para garantir o melhor desempenho com o menor tempo de cozimento.

O mancal guia pode ser construdo acima ou abaixo do circulador mecnico, buscando melhorar o fluxo da massa e facilitar a manuteno. Pode ser construdo em bronze, bronze grafitado ou UHMW, de acordo com o projeto. Possui camisa de proteo contra desgastes para o eixo do circulador, garantindo durabilidade e confiabilidade.

Sistema i-Tork de Monitoramento


Sistema i-Tork de Monitoramento, incorporado ao Motoredutor de velocidade capaz de fornecer informaes em tempo real sobre esforos mecnicos decorrentes das variaes nos processos industriais. Pode ser utilizado como parmetro de controle do processo e sistema de segurana.

Especificaes
Torque Mx Erro Combinado - % Sada Nominal Temperatura de Trabalho til Mx. Sobrecarga Grau de Proteo ( i-Tork ) Sinal de Sada
AJUSTVEL 5% -5 a + 60C 150% Ip67 4 ~ 20mA ou 0 ~ 10V

Acessrios Inclusos
Clula de Torque Indicador / Transmissor Quadro Eltrico (Opcional)

O Sistema i-Tork de Monitoramento fornece informaes em tempo real sobre esforos mecnicos decorrentes de variaes nos processos industriais. Os benefcios so a segurana e proteo do acionamento, controle do processo e reduo da possibilidade de eventuais quebras.

Caractersticas e Benefcios
Sistema de segurana e proteo do acionamento Controle de processo Diminuir quebras e falhas de operao

Acoplamento com Pinos Calibrados


Aumenta a segurana do conjunto, limitando o torque mximo aplicvel atravs de pinos precisamente calibrados. Evita eventuais danos ao acionamento e ao decantador, ocasionados por sobrecarga, facilitando a substituio dos pinos e evitando longo tempo de parada.

Aplicaes

Mancal Axial 601


Decantadores Clarificadores Aplicaes especiais mediante estudo.
O Mancal Axial 601 indicado para aplicaes de extrema carga axial. totalmente desmontvel e de fcil lubrificao. Seu benefcio o alvio das cargas sobre o acionamento, prolongando a sua vida til. O eixo pode ser adequado com o projeto do cliente.

Paramax 9000
Configurao Paralela

Carcaa tipo universal padro com superfcies usinadas para suporte universal

26 tamanhos padro de carcaa para uma seleo ideal

Material do eixo de baixa velocidade de alta resistncia trao

Eixos de alta velocidade com luvas de desgaste para operaes prolongadas em ambientes agressivos Porta de inspeo grande do cliente com gaxeta de fibra vegetal

A mesma carcaa para as opes paralela e angular

Especificaes
Redues: 6,3:1 a 500:1 (Modelo Standard) Redues ilimitadas com uso combinado ao Cyclo Drive 6000 Eixos disponveis (slidos/vazados): 48 mm a 165 mm Lubrificao: a leo Carcaa: modelo Standard: ferro fundido; opcional: ao Configuraes: Horizontal, Vertical e Montagem de Parede Posio dos Eixos: Ortogonais ou paralelos Fixao: Vazado com chaveta; disco de contrao (Shrink Disk) ou eixo slido Fixao no motor: direta ou por adaptadores ou acoplamentos T orque: de 2,6 KNm a 552 KNm T amanhos: 26

Configurao Angular
Descrio do Produto
Os acionamentos Paramax so construdos com base em 6 dcadas de excelncia da engenharia Sumitomo de transmisso de potncia. Alguns dos maiores e mais durveis sistemas de transmisso de potncia operados no mundo so projetados e fabricados pela Sumitomo. A linha de produtos Paramax inclui a normalizada srie 9000 e as sries de aplicaes especiais, que atendem a torres de resfriamento e condensao e extrusoras. Com 26 tamanhos, a aplicao do Paramax 9000 pode ser otimizada pelo exato dimensionamento de potncia, torque, velocidade e ciclo de trabalho, otimizando sua vida til, aumentando o custo-benefcio e a eficincia de sua operao. So 26 tamanhos que permitem o selecionamento econmico, preciso e otimizado de qualquer sistema.

Aplicaes
Torres de resfriamento e condensao Extrusoras Transportadores Indstria de Papel e Celulose Esteiras em geral

Cyclo 6000
Moto-Redutor de Velocidade Tipo Cicloidal
Caractersticas e Benefcios
Absorvem 500% de sobrecarga momentnea. Diferentemente de engrenagens dentadas, no h problemas com dissipao trmica. Ideal para aplicaes severas, de alto choque e de alta reduo. Lubrificao permanente graxa para redues com capacidade de at 510 Nm ou de alta reduo. Alta capacidade de torque, toda a reduo contida na caixa de engrenagem. Todos os componentes rotativos so de ao de rolamento temperado e desgaseificado a vcuo, para desempenho consistente e confivel.

Carcaa em ferro fundido, robusta e resistente a choques. Tambm disponvel em ferro malevel, como opcional.

Projeto de vedao superior, com luvas de desgaste e vedaes de presso. Visor de nvel de leo exclusivo para indicao de lubrificao simples e visvel

Especificaes
Redues: 6 a 119 (simples) 88 a 7.569 (duplo) 216 a 658.503 (triplo) 0,12 a 159 KW 38

Aplicaes
Setor de Acar e lcool Indstrias de Papel e Celulose Minerao Siderurgia Construo Civil Plantas automotivas Estaes de tratamento de efluentes Equipamentos para indstria avcola

Potncia: Tamanhos:

Descrio do Produto
O redutor Cyclo Drive Sumitomo a sntese da melhor tecnologia mundial de redutores e motoredutores. Coloca-se como insupervel em qualidade e excelncia em suas aplicaes. O design exclusivo do Sistema Cyclo oferece larga vantagem diante dos redutores convencionais, com engrenagens dentadas. Este produto composto de engrenagens cicloidais (no h dentes) que operam por compresso, com carga distribuda. Assim, esse design permite enfrentar cargas de choque que excedem 500% de sua capacidade de sua faixa de utilizao.

Antares
A misso da Antares oferecer a seus clientes solues de problemas na rea de elementos de transmisso de torque. Nossos acoplamentos so utilizados nos mais exigentes setores da indstria brasileira: petrleo, sucro-alcooleiro, papel e celulose, mquinas e equipamentos, qumica e farmacutica, minerao e siderurgia, entre outros.

LINHA AT
Acoplamentos torcinalmente flexveis, apresentando grandes benefcios de absoro de desalinhamentos, choques mecnicos, reduo de rudos e vibraes. Faixa de Torque 84.400 Nm Garantia 2 anos a partir da data de instalao

LINHA AT BIPARTIDO
Acoplamentos torcinalmente flexveis com centro bipartido. Permitem a substituio do centro elstico com facilidade, sem a necessidade de afastamento dos equipamentos, inclusive quando as pontas de eixos esto muito prximas. Faixa de Torque 58.500 Nm Garantia 2 anos a partir da data de instalao

LINHA H
Acoplamentos torcinalmente flexveis com alta capacidade de torque, dispensam lubrificao e a movimentao dos equipamentos para a troca dos elementos elsticos. Faixa de Torque 1.304.000 Nm Garantia 1 ano a partir da data de instalao

LINHA WRAP

Acoplamentos torcinalmente flexveis. Proporcionam otimizao do processo de instalao e manuteno dos acoplamentos: dispensam movimentao dos equipamentos para substituio do elemento elstico e possuem apenas 3 ou 5 parafu de acordo com o modelo. Faixa de Torque 12.350 Nm Garantia 1 ano a partir da data de instalao

LINHA RGD
Acoplamentos torcinalmente rgidos. Compensam desalinhamentos axiais, radiais e angulares. Possuem alta capacidade de torque, so fabricados de acordo com a norma AGMA 516.01. Faixa de Torque 147.000 Nm Garantia 2 anos a partir da data de instalao

Linha AT/BP
Capacidade de absorso de vibraes, choques mecnicos e flutuaes de torque. Tolerncia a desalinhamentos Flexibilidade torcional Durabilidade Relao torque / tamanho Alta Alta Alta Alta Mdia

Linha WRAP Linha RGD


Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Alta Baixa Baixa Torcionalmente rgido Alta Muito Alta Jogo de parafusos, 2 cubos de engrenagens, 2 tampas dentadas, 2 anis de vedao e 1 guarnio

Linha H
Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Muito Alta Jogo de parafusos, 2 cubos metlicos, 1 conjunto de elastrmeros, 1 tampa metlica e 2 porta-elementos (forma HR) Cubos e portaselementos em ferro nodular, elementos elsticos em Hytrel e tampa em ao Sim (apenas durante a vida til dos elastmeros) Dispensa lubrificao

Componentes principais

Jogo de parafusos, 2 cubos metlicos e 1 centro elstico

3 ou 5 parafusos, 2 cubos metlicos, 1 elemento elstico e 1 tampa metlica

Principais materiais empregados

Cubos em ao, centro elstico em borracha natural

Cubos em ferro fundido, elemento e lstico em poliuretano (linha convencional) ou em Hytrel (linha UK), tampa em ao Sim (apenas durante a vida til do elastmero) Dispensa lubrificao

Cubos de engrenagens e tampas dentadas em ao

Isolao eltrica

Sim Dispensa lubrificao

No Acoplamento lubrificado Recomenda-se que o intervalo entre lubrificaes no exceda o perodo de 6 meses No

Lubrificao

Manuteno

Troca do elemento elstico

Troca do elemento elstico Sim (necessria apenas a remoo da tampa) 95C (linha convencional, 121C linha UK) Sim

Troca do elemento elstico Sim

Inspeo visual Temperaturas mximas suportadas Possibilidade de montagem axial

Sim 80C (centro elstico normal), e 120C (centro elstico verso Antac T) No, com exceo da verso AX

120C

121C

No

No

TorqueTrak Revolution
Sistema de Monitoramento de Torque e Fora
Dados Contnuos de Torque e Potncia (HP ou kW) a partir do Eixo Rotativo. O TorqueTrak Revolution um sistema de monitoramento e controle de torque e potncia com caractersticas indutivas (sem contato) para alimentao do sistema e transmisso de dados para operaes contnuas. Projetado para aplicaes que necessitam de monitoramento contnuo de torque e horsepower (hp), o TorqueTrak Revolution personalizado para eixos de at 40 polegadas (1016 mm). No necessria a desmontagem da mquina. O sistema baseado em microprocessador possui um processamento de sinal de 14-bits, fornecendo dados precisos e confiveis em tempo real durante a operao da mquina.
Indutor Esttico de Potncia Disco Rotativo

Quatro sinais de sada independentes so padronizadas:


1. Torque: 4 20mA (12 8mA), em escala 2. Power: 4 20mA (12 8mA), em escala 3. Rotao do eixo/RPM: Indicador de frequncia de pulso base, mA 4. Direo da rotao do eixo: Indicador binrio, mA Caractersticas
Fcil Instalao: Colar rotativo e o anel esttico de alimentao so presos e parafusados ao redor do eixo. No necessrio modificaes no eixo. Calibrao Conveniente: Utiliza configuraes de fbrica ou permite um dimensionamento fcil e ferramentas de ajuste. No preciso calibrao. Operao Confivel: Alimentao e transferncia de dados por induo, com espao generoso entre a parte esttica e a parte rotativa. Sem desgaste entre as superfcies.

Controlador

Transmisso de Dados Digital: Fornece sinal de dados com resoluo de 14-bits de resoluo, limpo e livre de rudo. Construo Robusta: Hardware e eletrnica robusta, construdo para exigentes condies ambientais. Inteligncia Integrada: Sistema indicador de condio de funcionamento e auxlio em problemas. Suporte Tcnico: Produzido pela Binsfeld Engineering e representado pela TorkFlex Transmisses Industriais, que fornece suporte tcnico ao cliente, antes e depois da venda e instalao.

10

TorqueTrak 10K
Monitoramento de Torque por Telemetria
Transmite Dados em Tempo Real a partir do Eixo Rotativo.

Monitorar o torque em tempo real mais fcil do que nunca com o novo TorqueTrak 10k Telemetry System, da fabricante Binsfeld Engineering. Converte virtualmente qualquer movimento rotativo do eixo em torque, simplesmente montando o transmissor, a bateria e um strain gage sensvel ao torque junto ao eixo. Atravs do controle remoto possvel ajustar o ganho, ativar a calibrao remota e colocar o transmissor em modo stand by. No receptor, o display LCD e as teclas permitem um ajuste do sistema de maneira simples. O baixo consumo de energia do transmissor permite uma vida longa bateria enquanto uma sofisticada eletrnica garante uma sada de torque exata e confivel.
Caractersticas Fcil de usar: Suporta qualquer tamanho de eixo, qualquer nvel de torque. No necessrio desmontagem ou modificao no eixo. A calibrao feita fora do eixo. O Display LCD e o teclado permitem uma interface com o usurio bastante amigvel; Controle Remoto Infravermelho: Controle das operaes do transmissor, incluindo seleo do canal a ser utilizado, ganho, calibrao e modo standby; Transmisso de Dados Confivel: Sinal de dados livre de rudos e limpo, atravs da sada analgica de tenso ou sada digital via RS-232; Modo Standby: Aumenta a vida da bateria do transmissor sem a necessidade de desconectar a bateria; 16 Canais, Frequncia de Resposta de 500HZ: Monitore mltiplos sistemas simultaneamente; Ganho Ajustvel: Amplifica o sinal de torque para um nvel mais usual; Maleta do Equipamento Incluso: Maleta prtica e robusta a prova dagua;

BINSFELD ENGINEERING INC.

11

Acesse nosso site:

www.

torkflex.com.br

16 3211.2181
Rua Coimbra, 632 Ribeiro Preto SP CEP 14.075-450

Vous aimerez peut-être aussi