Vous êtes sur la page 1sur 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 31 VARA DE REGISTROS PBLICOS DO DISTRITO FEDERAL, DF.

COOPERATIVA HABITACIONAL E ECONMICA DO GUAR LTDA - COOPERGUAR, pessoa jurdica inscrita regularmente no CNPJ/MF sob o n 26.973.891/0001-56, com sede do na QI-04, s/n, bloco B, salo social GUAR BRASLIA, DF, representada por seu presidente senhor ULISSES NOGUEIRA DA SILVA, brasileiro, casado, brigadista, portador da cdula de identidade RG. n 1.894.518 SSP/DF e CPF/MF n 713.360.951-72, por sua bastante procuradora e advogada, Sila Coutinho Camargo OAB/GO 23.494, com escritrio praa Gilson Ribeiro de Macedo, n 23 loja 3 centro, na cidade de Caldas Novas GO (telefone 64-3454-4680), instrumento de procurao incluso (doc. 1 ), vem, respeitosamente perante Vossa Excelncia, acatando deciso prolatada no processo acima identificado, para requerer

DESBLOQUEIO DA MATRCULA N R-3.681

inscrita no dia 25/05/1993 no

5 Ofcio do Registro Imobilirio do Distrito Federal


sediado na Projeo 12 7 andar salas 704-706 e 711-713 no Centro Empresarial Correia setor Central Comrcio GAMA, DF (CEP 72.404-904)

o fazendo pelos fatos e razes de direito a seguir aduzidas: DA COMPETNCIA: O requerimento ora formulado, decorre de deciso judicial em processo administrativo visando sanear a questo de irregularidades de matrculas imobilirias ocorridas no Distrito Federal, sendo, portanto, competente, este Juzo para conhecer do presente requerimento.

DOS FATOS QUE ENSEJAM O PEDIDO:

No dia 25/05/1993 a requerente adquiriu das pessoas de MILTON LOURENO LUIZ e sua mulher ADRIANA MOTA LOURENO, uma gleba de terras de 21 hectares. Conforme se verifica na escritura pblica datada de 26/05/1993 (fls. 108 do lv 243 do 2 Ofcio de Notas de Luzinia GO), a gleba de terras de 21,00.00 hectares adquirida de forma legal, est localizada dentro da rea maior objeto da matrcula R-3.681 (medindo 250,19.15 hectares) conforme registro realizado em 16 de junho de 1993. Apesar de comprovadamente proprietria da rea, a requerente no consegue dela tomar posse, pois, sempre que demarca seus 21 hectares dentro da rea maior da Fazenda Ponte Alta, encontra barreiras intransponveis impostas pelo poder pblico ou ameaas de particulares os quais detm a posse das referidas reas. Nos ltimos anos a Requerente vem presenciando a destinao de grandes reas da Fazenda Ponte Alta para edificao de obras ligadas ao poder pblico, verbi gratia, o campus da UNB, situado na DF-480, perto do Monumento do Periquito o qual tem uma rea de mais de 30 hectares e tambm a construo do campus do INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA, situado na entrada do GAMA pela mesma DF-480, conforme recorte copiado da internet, abaixo transcrito e outros de menor impacto.
Campus Gama O Campus Gama do IFB foi criado em 2008 por meio da Lei 11.892. Esta unidade oferece

formao nas reas de Logstica, Agronegcio e Cooperativismo. A vocao do Campus foi definida atravs de consultas sociedade e tendo como base dados socioeconmicos da regio. So oferecidos cursos Tcnicos, Formao Inicial e Continuada (FIC) que so cursos 'profissionalizantes' de curta durao - projetos de extenso e cursos de idiomas. O Campus conta com professores especialistas, mestres e doutores e possui Laboratrio de informtica. Atualmente as aulas ocorrem na sede localizada na Praa II, Setor Central antiga Biblioteca Pblica do Gama, em frente Rodoviria. Est em construo um novo prdio na DF 480, Lote 01, Setor de Mltiplas Atividades. Nesse novo local sero instalados mais laboratrios e ampliados os cursos. A implantao dessa unidade no Gama atende, alm dessa cidade, as localidades do seu entorno como Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Pedregal, Cu Azul, Lago Azul, Novo Gama, Pedregal e Vaparaso de Gois. (grifei)

Ocorre Excelncia, que conforme comprova certido da matricula 681, anexa, estas reas foram doadas pelo poder pblico de forma irregular, e sem registrar tais atos perante a matrcula do imvel, desta forma seguindo este tipo de ocupao, dentro de pouco tempo no restar aos que detm justo titulo reas onde possam exercer seu direito de propriedade garantido constitucionalmente. Da mesma forma de conhecimento pblico, que muitas reas em Braslia foram ocupadas de forma desordenada e muitas vezes ilegal, por pessoas que no detinham qualquer ttulo de propriedade (o que no o caso da requerente), fato que levou a decises administrativas e judiciais buscando ordenar a ocupao do solo. Fato que, apesar de comprovadamente proprietria da rea, a requerente ainda no tomou posse de seu imvel, a despeito de tentar, desde 2004, a demarcao da rea. O ttulo da requerente legtimo e no h qualquer questionamento em relao a isso. Em razo das ocupaes ilegtimas, conforme dito houve deciso judicial de bloqueio de matrculas, como tambm, posteriormente,

a edio e publicao do Provimento n 2 de 2010, o que enseja o presente requerimento. O bloqueio da matrcula averbado sob nmero Av.56.681 deu-se nos autos do processo administrativo n 2007.01.1.053282-6, as folhas 132/133, com amparo no artigo 214, 3 e 4 da Lei 6.015/73:
Av.56-681 BLOQUEIO DE MATRCULA Por fora de Mandado expedido pelo Juzo de Direito da Vara de Registros Pblicos de Braslia DF, nas folhas 132/133, dos autos do processo Administrativo n 2007.01.1.053282-6, assinado pelo MM Juiz de Registros Pblicos, Doutor Carlos D. V. Rodrigues, nos termos do artigo 214, pargrafos 3 e 4, da Lei 6.015/73, procede-se averbao do BLOQUEIO da presente matrcula, no se podendo mais praticar qualquer ato de registro, salvo com autorizao do citado Juzo, permitindo-se, todavia, aos interessados a prenotao de seus ttulos , que ficaro com o prazo prorrogado at a soluo do bloqueio, que se dar pela insero dos limites e confrontaes do imvel, instrudo com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotao de responsabilidade tcnica no competente Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA e com notificao dos confrontantes, nos termos do artigo 213, II, da Lei 6.015/73, com a nova redao que foi lhe dada pela Lei 10.931/04 . Gama DF., 12 de dezembro de 2007. (grifei)

A requerente, para obter o desbloqueio de sua matrcula, cumpriu todas as exigncias formuladas, e, dessa forma, no pode ser prejudicada por decises genricas, vez que, com o cumprimento das exigncias legais, est apta para exercer seu direito de propriedade. Ora, a requerente comprou o imvel, pagou, efetuou a transferncia atravs de escritura pblica e registrou tal documento, atendendo aos preceitos do artigo 1.245 e 1.246 do Cdigo Civil Brasileiro, e, aps o bloqueio da matrcula e decises, cumpriu integralmente as exigncias estabelecidas, conforme demonstra por documentos.

O inciso II do artigo 213, da Lei 6.015/73 impe que o requerimento de insero ou alterao perimetral de rea ser instrudo com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotao de responsabilidade tcnica no competente Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA e com notificao dos confrontantes. A requerente apresenta seu ttulo de propriedade, planta com memorial descritivo com os pontos marcados por GPS, assinado e registrado no CREA, certides de notificao dos confrontantes realizadas via cartrio e, ainda, a certido de nus do imvel, onde consta a averbao do bloqueio. Desta forma no existe mais justa razo para impedir o desbloqueio da matrcula , devendo esta ser liberada para que a requerente, finalmente, tome posse de seu imvel para exercer seu direito de propriedade garantido constitucionalmente. Consta, na ilustre deciso judicial apontada que o bloqueio ser resolvido com a insero dos limites e confrontaes do imvel, instrudo com planta e memorial descrito, assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotao de responsabilidade tcnica junto ao CREA e com NOTIFICAO dos confrontantes. V-se, Excelncia, que a requerente tem legitimidade para pretender e obter a posse imediata de sua propriedade, razo pela qual vem diante deste r. Juzo requerer o desbloqueio da matrcula para averbao da localizao demonstrada pelo mapa e memorial descritivo no R-3.681, como medida garantidora da efetiva posse. Fato que h urgncia na prestao jurisdicional, porque como demonstrado anteriormente, existe fundada receio que inexistindo a posse efetiva do imvel, a rea acabe em mos de invasores, impossibilitando-a de usufruir de uma propriedade legalmente adquirida. Tambm cedio que o acesso Justia o mais elementar dos direitos do cidado, conquanto vivemos em um efetivo Estado Democrtico de Direito, pressuposto bsico de todo aparato de leis.

POR TODO O EXPOSTO, cumpridas as exigncias, mediante prova documental de propriedade, saneada est qualquer eventual dvida de que a requerente tem o direito de exercer as faculdades de proprietria do imvel em questo, razo pela qual requer a Vossa Excelncia que seja determinado ao Cartrio do 5

Ofcio do Registro Imobilirio do Distrito Federal que proceda a AVERBAO NO REGISTRO NMERO R-03-681
DA LOCALIZAO DO IMVEL, conforme planta e memorial descritivo anexo, e, a seguir, desbloqueie a matrcula correspondente ao imvel demarcado, liberando-o para posse imediata da Requerente, por ser essa a medida mais justa para o caso em comento. Termos em que pede e espera deferimento.

Sila Coutinho Camargo OAB/GO 23.494

Vous aimerez peut-être aussi