Vous êtes sur la page 1sur 42

Um Estudo Sobre o Vinho na Bblia Lc 7.

33,34: "Porque veio Joo Batista, que no comia po nem bebia vinho, e dizeis: Tem demnio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis a um homem comilo e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.

VINHO: FERMENTADO OU NO FERMENTADO? Segue-se um exame da palavra bblica mais comumente usada para vinho. A palavra grega para "vinho", em Lc 7.33, oinos. Oinos pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva: (1) suco no fermentado, e (2) vinho fermentado ou embriagante. Esta definio apia-se nos dados abaixo. (1) A palavra grega oinos era usada pelos autores seculares e religiosos, antes da era crist e nos tempos da igreja primitiva, em referncia ao suco fresco da uva (ver Aristteles, Metereologica, 387.b.9-13). (a) Anacreontes (c. de 500 a.C.) escreve: "Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]" (Ode 5). (b) Nicandro (sculo II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de oinos o suco dai produzido (Georgica, fragmento 86). (c) Papias (60-130 d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas so espremidas produzem "jarros de vinho [oinos]" (citado por Ireneu, Contra as Heresias, 5.33.3 - 4). (d) Uma carta em grego escrita em papiro (P. Oxy.729; 137 d.C.), fala de "vinho [oinos] fresco, do tanque de espremer" (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament, p. 10). (e) Ateneu (200 d.C.) fala de um "vinho [oinos] doce", que "no deixa pesada a cabea" (Ateneu, Banquete, 1.54). Noutro lugar, escreve a respeito de um homem que colhia uvas "acima e abaixo, pegando vinho [oinos] no campo"(1.54). Para consideraes mais pormenorizadas sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout: "0 Emprego da palavra 'Vinho' no Antigo Testamento". (Dissertao de Th.D. no Seminrio Teolgico de Dallas,1979). (2) Os eruditos judeus que traduziram o AT do hebraico para o grego c. de 200 a.C. empregaram a palavra oinos para traduzir varias palavras hebraicas que significam vinho. Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos pode referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentao. (3) Quanto a literatura grega secular e religiosa, um exame de trechos do NT tambm revela que oinos pode significar vinho fermentado, ou no fermentado. Em Ef 5.18, o mandamento: "no vos embriagueis com vinho [oinos]" refere-se ao vinho alcolico. Por outro lado, em Ap 19.15 Cristo descrito pisando o lagar. 0 texto grego diz: "Ele pisa o lagar do vinho [oinos]" ; o oinos que sai do lagar suco de uva (ver Is 16.10 nota; Jr 48.32,33 nota). Em Ap 6.6, oinos refere-se as uvas da videira como uma safra que no deve ser destruda. Logo, para os crentes dos tempos do NT, "vinho" (oinos) era uma palavra genrica que podia ser usada para duas bebidas distintivamente diferentes, extradas da uva: o vinho fermentado e o no fermentado. (4) Finalmente, os escritores romanos antigos explicam com detalhes vrios processos usados para tratar o suco de uva recm-espremido, especialmente as maneiras de evitar sua fermentao. (a) Columela (Da Agricultura, 12.29), sabendo que o suco de uva no fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e livre de oxignio, escreve da seguinte maneira:

"Para que o suco de uva sempre permanea to doce como quando produzido, siga estas instrues: Depois de aplicar a prensa as uvas, separe o mosto mais novo [i.e., suco fresco], coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e revista-o muito cuidadosamente com piche para no deixar a mnima gota de gua entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de gua fria, e no deixe nenhuma parte da nfora ficar acima da superfcie. Tire a nfora depois de quarenta dias. 0 suco permanecera doce durante um ano" (ver tambm Columela: Agricultura e Arvores; Cato: Da Agricultura). 0 escritor romano Plinio (sculo I d.C.) escreve: "To logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em tonis, deixam estes submersos na gua at passar a primeira metade do inverno, quando o tempo frio se instala" (Plnio, Historia Natural, 14.11.83). Este mtodo deve ter funcionado bem na terra de Israel (ver Dt 8.7; 11.11,12; SI 65.9-13). (b) Outro mtodo de impedir a fermentao das uvas ferve-las e fazer um xarope (para mais detalhes, ver a parte 2 deste estudo. Historiadores antigos chamavam esse produto de "vinho" (oinos). 0 Conego Farrar (Smith 's Bible Dictionary, p. 747) declara que "os vinhos assemelhavam-se mais a xarope; muitos deles no eram embriagantes". Ainda, 0 Novo Dicionrio da Bblia (p. 1665), observa que "sempre havia meios de conservar doce o vinho durante o ano inteiro".

O USO DO VINHO NA CEIA DO SENHOR.

Jesus usou uma bebida fermentada ou no fermentada de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1 Co 11.23-26)? Os dados abaixo levam a concluso de que Jesus e seus discpulos beberam no dito ato suco de uva no fermentado. (1) Nem Lucas nem qualquer outro escritor bblico emprega a palavra "vinho" (gr. oinos) no tocante a Ceia do Senhor. Os escritores dos trs primeiros Evangelhos empregam a expresso "fruto da vide" (Mt 26.29; Mc 14.25; Lc 22.18). 0 vinho no fermentado o nico "fruto da vide" verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de acar e nenhum lcool. A fermentao destri boa parte do acar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado no produzido pela videira. (2) Jesus instituiu a Ceia do Senhor quando Ele e seus discpulos estavam celebrando a Pscoa. A lei da Pscoa em Ex 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presena de seor (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqentemente obtido da espuma espessa da superfcie do vinho quando em fermentao. Alm disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Ex 12.19; 13.7). Deus dera essas leis porque a fermentao simbolizava a corrupo e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1 Co S.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigncias (Mt 5.17). Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Pscoa, e no teria usado vinho fermentado. (3) Um intenso debate perpassa os sculos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibio ou no dos derivados fermentados da videira durante a Pscoa. Aqueles que sustentam urna interpretao mais rigorosa e literal das Escrituras hebraicas, especialmente Ex 13.7, declaram que nenhum vinho fermentado devia ser usado nessa ocasio. (4) Certos documentos judaicos afirmam que o uso do vinho no fermentado na Pscoa era comum nos tempos do NT. Por exemplo: "Segundo os Evangelhos Sinticos, parece que no entardecer da quinta-feira da ltima semana de vida aqui, Jesus entrou com seus discpulos em Jerusalm, para com eles comer a Pscoa na cidade santa; neste caso, o

po e o vinho do culto de Santa Ceia institudo naquela ocasio por Ele, como memorial, seria o po asmo e o vinho no fermentado do culto Seder" (ver "Jesus". The Jewish Encyclopedia, edio de 1904. V.165). (5) No AT, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote no podia chegar-se a Deus em adorao se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9 nota). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb 3.1; 5.110). (6) 0 valor de um smbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Logo, assim como o po representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser po asmo (i.e., sem a corrupo da fermentao), o fruto da vide, representando o sangue incorruptvel de Cristo, seria melhor representado por suco de uva no fermentado (cf. 1 Pe 1.18,19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e sangue de Cristo no experimentaram corrupo (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois elementos so corretamente simbolizados por aquilo que no corrompido nem fermentado. (7) Paulo determinou que os corntios tirassem dentre eles o fermento espiritual, i.e., o agente fermentador "da maldade e da malcia", porque Cristo a nossa Pscoa (1 Co 5.6-E). Seria contraditrio usar na Ceia do Senhor um smbolo da maldade. i.e., algo contendo levedura ou fermento, se considerarmos os objetivos dessa ordenana do Senhor. Bem como as exigncias bblicas para dela participarmos. Jo 2.11: "Jesus principiou assim os seus sinais em Cana da Galilia e manifestou a sua glria, e os seus discpulos creram nele. "

O VINHO: MISTURADO OU INTEGRAL?

Os dados histricos sobre o preparo e uso do vinho pelos judeus e por outras naes no mundo bblico mostram que o vinho era: (a) freqentemente no fermentado; (b) em geral misturado com gua. 0 captulo anterior, aborda um dos processos usados para manter o suco da uva fresco em estado doce e sem fermentao. 0 presente estudo menciona dois outros processos de preparao da uva para posteriormente ser misturada com gua. (1) Um dos mtodos era desidratar as uvas, borrifa-las com azeite para mante-las midas e guard-las em jarras de cermica (Enciclopdia Bblica Ilustrada de Zondervan, V. 882; ver tambm Columella, Sobre a Agricultura 12.44.1-8). Em qualquer ocasio, podia-se fazer uma bebida muito doce de uvas assim conservadas. Punha-se-lhes gua e deixava-as de molho ou na fervura. Polibio afirmou que as mulheres romanas podiam beber desse tipo de refresco de uva, mas que eram proibidas de beber vinho fermentado (ver Polibio, Fragmentos, 6.4; cf. Plnio, Histria Natural, 14.11.81). (2) Outro mtodo era ferver suco de uva fresco at se tornar em pasta ou xarope grosso (mel de uvas); este processo deixava-o em condies de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante por causa da alta concentrao de acar, e conservava a sua doura (ver Colurnella, Sobre a Agricultura, 12.19.1-6; 20.1-8; Plnio, Historia Natural, 14.11.80). Essa pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como gelia para passar no po, ou dissolvida em gua para voltar ao estado de suco de uva (Enciclopdia Bblica Ilustrada, de Zondervan, V. 882-884). provvel que a uva fosse muito cultivada para produo de acar.

0 suco extrado no lagar era engrossado pela fervura at tornar-se em liquido conhecido como "mel de uvas" (Enciclopdia Geral Internacional da Bblia, V. 3050). Referencias ao mel na Bblia freqentemente indicam o mel de uva (chamado debash pelos judeus), em vez do mel de abelha. (3) A gua, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho fermentado. Autores gregos e romanos citavam varias propores de mistura adotadas. Homero (Odissia, IX 208ss.) menciona uma proporo de vinte partes de gua para uma parte de vinho. Plutarco (Symposiacas, III.ix) declara: "Chamamos vinho diludo, embora o maior componente seja a gua". Plnio (Historia Natural, XIV.6.54) menciona uma proporo de oito partes de gua para uma de vinho. (4) Entre os judeus dos tempos bblicos, os costumes sociais e religiosos no permitiam o uso de vinho puro, fermentado ou no. 0 Talmude (uma obra judaica que trata das tradies do judasmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vrios trechos, da mistura de gua com vinho (e.g., Shabbath 77; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado no fosse misturado com trs partes de gua, no podia ser abenoado e contaminaria quem o bebesse. Outros rabinos exigiam dez partes de gua no vinho fermentado para poder ser consumido. (5) Um texto interessante temos no livro de Apocalipse, quando um anjo, falando do "vinho da ira de Deus", declara que ele ser "no misturado", i.e., totalmente puro (Ap 14.10). Foi assim expresso porque os leitores da poca entendiam que as bebidas derivadas de uvas eram misturadas com gua (ver Jo 2.3 notas). Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bblia no era idntico ao de hoje. Tratava-se de: (a) suco de uva recm-espremido; (b) suco de uva assim conservado; (c) suco obtido de uva tipo passas; (d) vinho de uva feito do seu xarope, misturado com gua; e (e) vinho velho, fermentado ou no, diludo em gua, numa proporo de at 20 para 1. Se o vinho fermentado fosse servido no diludo, isso era considerado indelicadeza, contaminao e no podia ser abenoado pelos rabinos. A luz desses fatos, ilcita a pratica corrente de ingesto de bebidas alcolicas com base no uso do "vinho" pelos judeus dos tempos bblicos. Alm disso, os cristos dos dias bblicos eram mais cautelosos do que os judeus quanto ao uso do vinho (ver Rm 14.21 nota; 1 Ts 5.6 nota; 1 Tm 3.3 nota; Tt 2.2 nota).

GLRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVS DO VINHO.

Em J 2, vemos que Jesus transformou gua em "vinho" nas bodas de Can. Que tipo de vinho era esse? Conforme j vimos, podia ser fermentado ou no, concentrado ou diludo. A resposta deve ser determinada pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. A posio desta Bblia e Estudo que Jesus fez vinho (oinos) suco de uva integral e sem fermentao. Os dados que se seguem apresentam fortes razoes para rejeio da opinio de que Jesus fez vinho embriagante. (1) 0 objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua gloria (2.11), de modo a despertar f pessoal e a confiana em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (2.11; cf. Mt 1.21).

Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como o Filho Unignito do Pai (1.14), mediante a criao milagrosa de inmeros litros de vinho embriagante para uma festa de bebedeiras (2.10 nota; onde subentende-se que os convidados j tinham bebido muito), e que tal milagre era extremamente importante para sua misso messinica, requer um grau de desrespeito, e poucos se atreveriam a tanto. Ser, porm, um estemunho da honra de Deus, e da honra e glria de Cristo, crer que Ele criou sobrenaturalmente o mesmo suco de uva que Deus produz anualmente atravs da ordem natural criada (ver 2.3 nota). Portanto, esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural, tornando-se um smbolo de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus (3.1-15). Devido a esse milagre, vemos a glria de Cristo "como a glria do Unignito do Pai" (1.14; cf. 2.11). (2) Contraria a revelao bblica quanto a perfeita obedincia de Cristo a seu Pai celestial (cf. 4.34; Fp 2.8,9) supor que Ele desobedeceu ao mandamento moral do Pai: "No olhes para o vinho, quando se mostra vermelho... e se escoa suavemente", i.e., quando fermentado (Pv 23.31). Cristo por certo sancionou os textos bblicos que condenam o vinho embriagante como escarnecedor e alvoroador (Pv 20.1), bem como as palavras de Hc 2.15: "Ai daquele que da de beber ao seu companheiro!... e o embebedas" (cf. Lv 10.8-11; Pv 31.4-7; Is 25.7; Rm 14.21). (3) Note, ainda, o seguinte testemunho da medicina moderna. (a) Os maiores mdicos especialistas atuais em defeitos congnitos citam evidencias comprovadas de que o consumo moderado de lcool danifica o sistema reprodutivo das mulheres jovens, provocando abortos e nascimentos de bebes com defeitos mentais e fsicos incurveis. Autoridades mundialmente conhecidas em embriologia precoce afirmam que as mulheres que bebem at mesmo quantidades moderadas de lcool, prximo ao tempo da concepo (c. 48 horas), podem lesar os cromossomos de um vulo em fase de liberao, e dai causar srios distrbios no desenvolvimento mental e fsico do beb. (b)Seria teologicamente absurdo afirmar que Jesus haja servido bebidas alcolicas, contribuindo para o seu uso. Afirmar que Ele no sabia dos terrveis efeitos em potencial que as bebidas inebriantes tem sobre os nascituros questionar sua divindade, sabedoria e discernimento entre o bem e o mal. Afirmar que Ele sabia dos danos em potencial e dos resultados deformadores do lcool, e que, mesmo assim, promoveu e fomentou seu uso, lanar duvidas sobre a sua bondade, compaixo e seu amor. A nica concluso racional, bblica e teolgica acertada que o vinho que Cristo fez nas bodas, a fim de manifestar a sua glria, foi o suco puro e doce de uva, e no fermentado.

Pr. Nilton Bernini www.bibliotecagospel.hpg.com.br

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB-1948, no a SBB-1995) so as nicas Bblias impressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta pgina de http://solascriptura-tt.org)

A Bebida Divina

Abenoado por deuses, o vinho atravessa a histria com um lugar de destaque no altar de vrias religies. Acompanhe sua trajetria sagrada por Marcelo Copello

Em poca de festas crists, como o Natal, lembramos da densa carga religiosa do vinho, acumulada atravs de sua longa e rica histria. O nobre fermentado teve papel importante na evoluo das tradies, valores intelectuais, morais e espirituais do homem. No h religio sem culto, e toda liturgia necessita de gestos e de smbolos. A videira e o vinho estiveram presentes nos principais rituais, sagrados ou profanos, e em quase todas as celebraes, desde os primrdios da civilizao. Dos deuses egpcios e greco-romanos ao extremo oriente; da Bblia dos judeus e cristos ao Islamismo; do protestantismo Santa Inquisio; da Revoluo Francesa Lei Seca, o vinho sempre esteve em evidncia quando o assunto foi religio. Mas como e por que este suco de uva fermentado se transformou em smbolo messinico para alguns, em instrumento de Sat para outros, ou at, em alguns casos, em uma crena em si? Para entender a raiz deste fenmeno preciso analisar o ciclo da videira, a elaborao do vinho e como eles eram vistos pelos antigos. A cada inverno as vinhas minguam, perdem suas folhas e aparentemente morrem, para renascer esplendorosamente na primavera, enquanto o vinho sobrevive a aparente morte da rvore que lhe deu origem. No Egito, este fato era reforado pela cheia anual do Nilo, quando suas guas ficavam avermelhadas (como vinho), por causa do aluvio ferroso que corria por um de seus afluentes. Tais fatos tornaram a videira e o vinho smbolos da imortalidade e da ressurreio. Outro aspecto a fermentao. O mosto da uva passava por um processo totalmente desconhecido, s definido por Louis Pasteur no sculo XIX. A fermentao alcolica aparentemente violenta, exala calor e o lquido borbulha, como se estivesse possudo por algo de outro mundo. Para completar, o fator mais importante, to inexplicvel quanto surpreendente, era o efeito psicotrpico do fermentado. Esperava-se, no xtase provocado pelo vinho, aproximar-se dos deuses. O vinho tambm o smbolo da revelao, da verdade. A embriaguez era considerada, ao mesmo tempo, um delrio inebriante que paradoxalmente trazia lucidez. No por acaso, o dramaturgo grego Aristfanes disse: "Rpido! Tragamme vinho para que eu umedea a minha mente e diga algo inteligente". A mxima enfila in vino veritas (no vinho, a verdade), ilustra esta crena e a de que, ao beber do clice de outra pessoa, descobrimos seus segredos, a verdade. Outra conotao, mais mundana, assumida pelo vinho foi a fertilidade. Como afrodisaco, relaxando as barreiras morais, a ligao entre vinho e sexo acabou tornando- se uma associao entre vinho e fertilidade. A mitologia egpcia conta, por exemplo, que a deusa sis teria engravidado simplesmente por ter comido uma uva. Em algumas civilizaes da Antigidade, moas, ao namorar, ofereciam ao futuro marido uma taa de vinho, considerandose, a partir da, firmemente comprometidas. reproduo do original de Caravaggio O deus romano do vinho, Baco, retratado por Caravaggio

Outras plantas tm ciclos semelhantes ao da videira, assim como outras bebidas provocam igual embriaguez. No est claro o porqu do fermentado de uvas ter recebido maior status. Talvez por seu teor alcolico, superior ao da cerveja e de outras bebidas da poca, ou por suas qualidades como bebida, ou, ainda, por suas propriedades teraputicas, j reconhecidas desde ento. O vinho tornou-se, assim, um dos principais smbolos de quase todas as religies pags da era pr-crist. Era o sangue da terra, o elixir da vida e a bebida da imortalidade. Foram erguidos templos, criadas festas e cunhadas moedas com imagens de uvas ou parras. Sacrifcios, libaes e oferendas em vinho incorporaram-se cultura. Algumas das principais divindades da Antigidade eram deuses do vinho. O cultivo da vinha era uma atividade sagrada. Muitos dos vinhateiros eram os prprios sacerdotes, que determinavam, todos os anos, o dia sagrado da colheita e o dia em que se poderia beber o vinho novo. Juramentos feitos com uma taa na mo tinham carter divino. Bebia-se vinho sade dos amigos ou ao xito nos combates. Ao sorver a bebida sagrada com um inimigo, ele se tornava inatacvel. Na China antiga, o vinho era usado como

remdio, assim como em rituais de sacrifcio durante as dinastias Chang e Chou, cerca de 1100 anos a.C. Os chineses conheciam o fermentado da uva antes do saqu. No taosmo, o elixir da imortalidade levava, entre outras coisas, ouro e vinho. Escritos ancestrais da ndia, de 2000 a.C., mencionam que o vinho era louvado como deus e remdio. reproduo do original de Leonardo da Vinci Na ltima Ceia, Jesus Cristo escolheu o vinho como smbolo de seu sangue A primeira civilizao de grandes vinicultores foi, contudo, a egpcia. H 6 mil anos este povo j considerava divino o fermentado, uma ddiva de Osris, deus da vida, da morte e do vinho.

Manual de Casamento Judaico Tipo: WebSite Owned By: Anonymous Hacker Group / Autor: Redao do Portal Atos Dois 36 Introduo: importante entendermos que o casamento uma ordenana de Deus, e, Ele cobra isso do homem que foi feito Sua imagem e semelhana. A Bblia nos ensina que a instituio familiar um projeto de Deus (Gn 2:18; 21-25 Disse mais o SENHOR Deus: No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea... Ento, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e no se envergonhavam). O casamento passou por algumas alteraes no decorrer dos tempos, muita coisa mudou. Coisas como valores morais, princpios e deveres, que so os papeis desempenhados pela famlia, inclusive a prpria cerimnia do casamento em si, mudou. Hoje as igrejas evanglicas adotaram o modelo institudo por Roma e adotado pela igreja catlica. Onde o noivo entra primeiro e espera a noiva no altar O QUE DEUS CONSIDERA COMO CASAMENTO BBLICO. 1- Deus apenas enxerga como casamento quando o casal casado legalmente pelas leis civis do pas. 2- Um casal casado aos olhos de Deus quando eles tiverem algum tipo de cerimnia religiosa de casamento, efetuado por um sacerdote ordenado e autorizado para isso, inclusive pelas leis civis. 3- Deus considera um casal como casados, quando h a consumao da relao sexual aps a celebrao legal da cerimnia. 4- O casamento bblico deve ser o chamado casamento civil-religioso. Onde os noivos do entrada no cartrio de registros civis e pedem a certido de habilitao do cartrio para ser celebrado na igreja por um sacerdote. O cartrio deve liberar uma certido chamada de certido de habilitao que deve ficar em posse da igreja e arquivada como documento legal de prova do casamento, e, a igreja deve passar os dados da certido para um livro chamado de termo de casamento religioso que contm duas vias iguais. Uma destacvel e aps ser assinada no ato da cerimnia pelos: sacerdote celebrante, os noivos e as testemunhas, deve ser levada ao cartrio onde se deu entrada, para ser legitimada e substituda pela certido de casamento. bom lembrar que os noivos tm at trinta dias (30) aps a data da celebrao religiosa para apresentar ao cartrio o termo de casamento religioso, aps esta data, o casamento religioso ser anulado seno for apresentado o termo de casamento religioso. 5- O casamento que no for antes registrado, reconhecido e liberado pelo juiz de direito para ser celebrado por um sacerdote, no ser considerado um casamento bblico. Porque Deus respalda as leis de uma nao. S a cerimnia religiosa, sem o reconhecimento civil no tem validade para Deus. Portanto, em nosso ministrio no celebraremos. 6- Quando estes princpios so respeitados pelo marido e esposa em boa harmonia como crentes nascidos de novo, tem-se um casamento bblico. 7- O conceito bblico de casamento o de unidade entre dois indivduos, essa unidade uma representao da unidade do relacionamento de Cristo com Sua igreja.

TENDA (SUK= Hebraico). Os noivos devem se casar em baixo de uma tenda, que pode ser armada dentro da igreja e enfeitada com as cores da ornamentao. De preferncia com duas cores apenas. A origem da Suk: Este era um costume nos tempos antigos. Plantava-se um pinheiro quando nascia uma menina, e um cedro quando nascia um menino. Quando eles se casavam, fazia-se a suk (uma espcie de tenda de ramos) entrelaando os galhos dessas duas rvores. Era smbolo de dois seres que cresceram separadamente, e, pelo casamento, unem-se num s. O USO DO VU PELA NOIVA. A noiva pode usar um vu durante a cerimnia. A tradio tem origem na histria de Rebeca que se cobriu com um vu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaac. (Gnesis 24:65) A CERIMNIA RELIGIOSA. 1- PALAVRA PASTORAL DE BOAS VINDAS AOS CONVIDADOS. O pastor deve saudar a igreja e desejar boas vindas a todos os presentes. Dizer que esto ali no apenas para assistirem a uma cerimnia de casamento, mas para abenoarem aos noivos (deve falar os nomes). 2- ENTRADA DOS PAIS E PADRINOS (MSICA DE FUNDO). Os pais e padrinhos devem entrar primeiro, trazendo os elementos simblicos em vasilhas especificas preparadas para este fim. Devem ir at o altar e entregar ao sacerdote que j estar no altar para cumpriment-los e receber os elementos e lev-los a mesa que estar preparada para isso. Assim que o sacerdote pegar cada elemento em suas mos, deve falar sobre o significado de cada um. - O SIGNIFICADO DO PO: (Trazido pelos pais do noivo). 1- O po e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Jesus Cristo ao instituir a Santa Ceia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presena constante entre as pessoas e em especial em um lar. 2- A instituio da Santa Ceia foi feita por Jesus, quando ofereceu o po e o vinho aos seus discpulos dizendo: "Tomai e comei, isto o meu corpo... Isto o meu sangue...". 3- O po e o vinho so mais que um smbolo. a presena real e verdadeira de Cristo junto ao seu povo, para perdo vida e salvao. Sendo assim, ele representa a presena constante de Jesus nesta nova famlia que est sendo formada. 4- Simbolicamente ao oferecer o po, os pais esto entregando como herana eterna, aos noivos, a presena de Jesus sempre em seu novo lar. 5- Na santa ceia, Jesus ensinou que os seus discpulos estivessem em comunho constante, e em estreita amizade com Ele e com o Pai. Portanto esse ato celebrava o inicio de uma Nova Aliana entre o homem e Deus. 6- No casamento o po tambm representa o estabelecimento de uma nova aliana entre as duas famlias (a do noivo e a da noiva), que esto sendo unidas pelo casamento dos seus filhos e a aliana entre os noivos e Deus. - O SIGNIFICADO DO VINHO: (Trazido pelos pais da noiva). 1- O vinho uma simbologia de liberdade, alegria e redeno mencionadas na Tor (livro que contm o Pentateuco, que composto pelos cinco primeiros livros da Bblia. Entre os judeus chamado de Tor, uma palavra da lngua hebraica que significa ensinamento, instruo, ou especialmente Lei). 2- O vinho dentro do casamento significa regenerao, perdo e restaurao da famlia, caso algo desagradvel venha atingi-la. Ele representa o amor e o perdo de Deus atravs do sacrifcio de Cristo dentro do casamento. - O SIGNIFICADO DO AZEITE: (Trazido por um casal de padrinhos). 1- O Azeite um smbolo de fora espiritual e luz (provvel analogia pelo fator combustvel do azeite nas lmpadas e por ser uma das mais importantes fontes nutritivas do passado). 2- Na Bblia, o azeite utilizado como o smbolo da presena de Deus e do Esprito Santo 3- No casamento um smbolo de santidade e pureza entre o casal. "Ento Moiss tomou o azeite da uno, e ungiu o tabernculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;" Levtico 8:10. Um lar cristo deve ser santo. - O SIGNIFICADO DO LEITE: (Trazido por um casal de padrinhos).

1- O leite um alimento que aparece simultaneamente ao nascimento de cada mamfero incluindo o homem. Em cada fase da vida o leite essencial, porque ele possui propriedades nicas e naturais, importantssimas para atender s necessidades especficas do organismo humano. 2- Biblicamente conclui-se que o leite, desde os primrdios, representa bem mais que um alimento, sendo o primeiro contato do ser humano com o mundo e uma das principais fontes de alimentao para o seu desenvolvimento. 3- Neste momento da vida dos noivos, o leite representa esse comeo de vida nova a dois. Onde ambos estaro iniciando em um novo mundo (o casamento), mas, assim como as novas crias crescem e se fortalecem sendo alimentados pelo leite materno, o casal crescer e se fortalecer como famlia, criando seus filhos com sade, beleza e vigor. - O SIGNIFICADO DO MEL: (Trazido por um casal de padrinhos). 1- O mel um smbolo de coisas doces e agradveis na vida. o contrrio do amargor, do dissabor que muitas vezes tem sido experimentado pelo ser humano. Portanto o mel tem esse ato proftico de representar apenas os momentos prazerosos na vida da famlia. 2- O mel representa mais do que doura por si s. um dos atributos da terra de Israel que descrita na Bblia como: a terra do leite e mel. Deste modo, o mel na mesa de uma famlia crist, uma simbologia do amor e suprimento de Deus. 3- O significado do mel neste momento da vida dos noivos o simbolismo de um "novo tempo doce". Doce significa bom, precioso, agradvel, satisfatrio, sereno, seguro e que traga coisas prazerosas para o casal. - O SIGNIFICADO DO SAL: (Trazido por um casal de padrinhos). ATENO: O significado do sal s deve ser dito depois dos votos dos noivos, na hora do pacto do sal. 1- O sal est presente em rituais religiosos de diversas pocas e civilizaes. Foi usado por gregos, romanos, asiticos e rabes. Nas crenas populares, ele um ingrediente obrigatrio para afastar energias negativas e mau-olhado. Em vrias culturas, acredita-se que o sal tem o poder de afastar espritos malignos e as energias negativas. Por essa razo, era oferecido aos deuses para afastar os demnios e muitos sacerdotes utilizavam-no nos rituais e nas cerimnias religiosas. Entre os gregos, hebreus e rabes o sal smbolo da amizade e da hospitalidade porque compartilhado e da palavra dada porque o sabor indestrutvel. 2- O sal como smbolo de incorruptibilidade, a aliana de sal descrita na bblia, designa uma aliana entre Deus e o homem que no pode se romper ou corromper (Lev 2:13). 3- Simbolicamente na Bblia, quando diz que o sal bom, o contexto referese s qualidades boas do sal que de: conservao, temperar, dar sabor, sarar feridas, impedir de putrificar. Tambm representa comunho amigvel e boa hospitalidade, limpeza e fertilidade. 4- A aliana que Deus lembra em Levtico 2:13, quela que foi confirmada com sal com os sacerdotes em Nmeros 25.12, 13. Quando o povo dava as ofertas e, quando os sacerdotes receberam tais ofertas, o sal junto s ofertas significava que Deus lembrava a Sua aliana do sacerdcio perptuo. Tambm lembrava os sacerdotes da benignidade de Deus de estabelecer tal aliana de paz com eles. O sal no casamento representa a aliana de Deus com o sacerdcio da famlia. Onde o marido o sacerdote do lar. 5- A Bblia exorta-nos a ter sal nas palavras (Colossenses. 4.6) ou nas nossas vidas (Marcos 9.49,50). O ensino para nos restringirmos quilo que preserva boas maneiras, morais e virtudes na sociedade e nos relacionamentos. Devemos ter sempre boas palavras para dizer ao nosso cnjuge, aos nossos filhos. 6- Devemos ser vigilantes para no deixar as influncias externas extrair de ns essas belas qualidades virtuosas de sermos bons cristos. O casal deve ter sempre sal em seu relacionamento conjugal e nunca perder o sabor um do outro. 7- O sal tambm significa unidade entre o casal. Agora eles so uma s carne. Um pertence ao outro. Significa que o corpo do homem pertence mulher e o corpo da mulher pertence ao homem e que no podem negar- se um ao outro, salvo por consentimento mtuo. - O SIGNIFICADO DA MENORA (CANDELABRO): (Trazida pela dama ou casal). 1- No s para os Judeus como para algumas religies crists. Cada vela da menor simboliza um dos espritos de Deus descritos em Isaas 11.2,3 os quais so: o esprito de sabedoria, de entendimento, de conselho, de fortaleza, de conhecimento, de temor ao Senhor e de prazer no Senhor. 2- Tanto no Judasmo quanto no Cristianismo, o nmero sete representa a perfeio de Deus. 3- A luz da Menor representa o Esprito Santo e a sua uno de consolador. (Joo 16: 7) e a presena constante da glria de Deus (no hebraico Shekinah) na casa.

4- Yeshua (Jesus) o candeeiro, pois Ele a luz do mundo. E o nmero sete indica a perfeio do seu ofcio de iluminador do mundo. (Joo 1: 9) A luz verdadeira que ilumina a todos os homens, estava vindo ao mundo. 5- Na famlia no podem faltar a presena dos sete espritos de Deus; a presena do Esprito Santo e a luz da presena de Jesus. - O SIGNIFICADO DO TRIGO: (Trazido por um casal de padrinhos). 1- Na bblia o trigo smbolo da prosperidade, da abundncia, da fertilidade e da riqueza. 2- O trigo tambm indica sucesso no trabalho e conquistas na vida; representa autoridade e governo; colheita farta. 3- A famlia foi instituda por Deus para abenoar e ser abenoada na terra (Gn 12:3). Portanto o trigo presente no ato do casamento um smbolo proftico importante. 3- LOUVOR (2 MSICAS CONGREGACIONAL). Deve se cantar no mximo duas msicas congregacionais, para no estender muito a cerimnia. 4- ENTRADA DA DAMA COM A MENOR (caso tenha-usar uma msica de fundo). A dama dever entrar com a menor frente da noiva. A dama pode entrar s ou com um par. E ambos devem ir at ao altar, cumprimentar o sacerdote entregar a menor e assentar-se em cadeiras antes reservadas para eles. A menor dever estar com as velas acesas. 5- ENTRADA DA NOIVA (MSICA DE FUNDO). 1- A noiva deve entrar s e caminhar at ao altar e cumprimentar o sacerdote. Ela representa a igreja e na bblia, a igreja que se atavia para esperar o noivo e no o noivo que se prepara para receber a noiva. Por isso a nova vem antes do noivo. 2- Quando a menor levada pela dama, entra na frente da noiva at ao altar, isso representa a plenitude de Deus, um sinal proftico de que a noiva est sendo conduzida ao altar pelo Esprito Santo de Deus para receber o noivo escolhido por Ele para ela. 6- EXPLICAO: O PORQU DA ENTRADA DA NOIVA ANTES DO NOIVO. O sacerdote deve explicar aos convidados, a razo porque a noiva entra antes do noivo, uma vez que eles esto acostumados com o modelo de casamento tradicional romano. 7- ENTRADA DO NOIVO (Deve ser com o toque do Shofar anunciando a chegada do noivo). 1- A entrada do noivo deve ser triunfal porque ele representa a pessoa do Senhor Jesus Cristo que vem buscar a sua noiva- a igreja. Ao ouvir o toque do Shofar, a igreja deve aplaudir e dar brados de jubilo ao ver o noivo entrando e caminhando at ao altar. 2- Quando o noivo estiver mais ou menos no centro da igreja ou salo, a noiva que est no altar, sai ao encontro do noivo (Mt 25:6), simbolizando o encontro da igreja com Jesus nos ares. Ao se encontrarem a noiva beija o rosto do noivo e este beija-lhe a mo e olhando para a noiva, o noivo d trs voltas em redor da noiva. 8- O SIGNIFICADO DAS TRS VOLTAS 1- O sacerdote deve explicar o que significa as trs voltas. Para cada volta que noivo der em redor da noiva, o sacerdote deve explicar o significado uma por uma. O noivo deve esperar o sinal do sacerdote para ento dar a prxima volta. 2- Aps as trs voltas os noivos seguem at ao altar, a noiva direita do noivo (Sl 45:9;13-15). Isso significa que assim como a igreja legitima em sua autoridade e governo na terra, assim a esposa legtima em sua autoridade e autenticidade como esposa. Ela passa a ser nica na vida do noivo. 3- Os noivos devem se sentar em cadeiras ao lado do altar direita do sacerdote e de frente para o publico. 1- A VOLTA DO AMOR A- Significa que o amor deve ser o vinculo maior entre o casal. Assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela (Ef 5:25), assim o marido deve amar a sua esposa e cuidar dela. O marido deve envolv-la com o seu amor, com o seu carinho e afeto. 2- A VOLTA DA FIDELIDADE A- A fidelidade entre o casal deve ser um pacto inviolvel. Assim como Cristo fiel a Deus e a sua igreja, o marido deve ser fiel a sua esposa em todos os aspectos. A fidelidade envolve sinceridade, transparncia, compromisso, verdade, honestidade e firmeza de carter. Se existe isso na famlia, esta estar protegida e consolidada.

3- A VOLTA DA PROTEO E CUMPLICIDADE A- A famlia precisa estar coberta e bem protegida. Deus protege a igreja como a menina dos Seus olhos, assim tambm o marido deve proteger a sua esposa. Mas a proteo dentro do casamento deve ser mtua, ambos tem a responsabilidade de proteger um ao outro, isso cumplicidade entre o casal. Os cnjuges no devem descobrir o seu lar por nada. 9- A DANA DOS NOIVOS (opcional um casal pode danar ou mesmo uma ou duas moas). importante que haja este momento, embora no seja uma obrigao na cerimnia. Mas nos casamentos judeus sempre h a dana dos noivos, feita pelos prprios noivos. 10- MENSAGEM (opcional porque as explicaes de cada smbolo j uma boa mensagem) 11- ENTRADA DAS ALIANAS (uma pessoa ou casal pode entrar com as alianas -msica de fundo), As alianas devem ser entregues ao sacerdote, que dever ungi-las com o leo da uno. 12- DECLARAES E VOTOS DOS NOIVOS. 1- Aps a entrada das alianas, o sacerdote chamar os noivos a ficarem em p diante dele, tomar as alianas e entregar a aliana da noiva na mo do noivo e perguntar noiva se ela est disposta a receber o noivo por seu legtimo esposo? 2- Ento o sacerdote pedir para que o noivo repita com ele as seguintes palavras: Este anel o smbolo da minha aliana, do meu amor e fidelidade para com voc (dever dizer o nome da noiva). Ele o meu penhor diante de Deus, do sacerdote e das testemunhas presentes. Atravs dele eu a tomo por minha legtima esposa para viver com voc segundo o que foi ordenado por Deus na santa instituio do casamento, e, prometo am-la, honr-la, consolla e proteg-la na enfermidade ou na sade, na prosperidade ou na adversidade e me manterei fiel a voc, enquanto ns dois vivermos e colocar a aliana no dedo esquerdo da noiva. 3- Em seguida o sacerdote entregar a aliana do noivo noiva e perguntar ao noivo se ele est disposto a receber a noiva por sua legtima esposa? 4- Ento o sacerdote pedir para que a noiva repita com ele as seguintes palavras: Este anel o smbolo da minha aliana, do meu amor e fidelidade para com voc (dever dizer o nome do noivo). Ele o meu penhor diante de Deus, do sacerdote e das testemunhas presentes. Atravs dele eu o tomo por meu legtimo esposo para viver com voc segundo o que foi ordenado por Deus na santa instituio do casamento, e, prometo am-lo, honr-lo, ajudlo, respeit-lo e cuidar de voc na enfermidade ou na sade, na prosperidade ou na adversidade e me manterei fiel a voc, enquanto ns dois vivermos e colocar a aliana no dedo esquerdo do noivo. 5- Ento o sacerdote pode pedir que o noivo beije a noiva, como um smbolo do selo desta unio. 13- PACTO DO SAL (LV 2:13) 1- Este o momento em que o sacerdote chamar os noivos e colocar um pouco de sal em duas vasilhas pequenas e transparentes de preferncia, e entregar uma para cada um dos noivos. Ento pedir que juntem as pores em uma s. Isso significa que ambos agora, so uma s carne, e, ento explicar o significado do sal. 14- CEIA E QUEBRA DA TAA. 1- Depois do pacto do sal, o sacerdote ministrar a ceia para o casal e seguir a ordem seguinte: Primeiro o noivo d o po e o vinho para a noiva e depois ela faz o mesmo com ele. 2- Durante a ceia os noivos bebem da mesma taa de vinho e o noivo esmaga a taa com o p (ou quebra com um porrete) aps beber o vinho, enquanto os convidados desejam felicidades e podem aplaudir. 3- A interpretao deste ato que a quebra da taa simboliza um rompimento com a vida passada dos noivos. O casal ingressa no casamento sem quaisquer sentimentos de culpa que poderiam prejudicar seu relacionamento. Esquecimento de qualquer outro relacionamento que porventura tenham tido antes de se conhecerem e decidirem unir-se pelos laos do casamento. 4- Este ato de quebrar a taa, significa fechar as brechas na vida do casal e em sua aliana, que nenhuma outra pessoa poder beber naquela taa (nenhum outro homem e nenhuma outra mulher poder entrar neste relacionamento para desfaz-lo). 15- ORAO E BENO SACERDOTAL SELANDO O CASAMENTO. 1- Ento o sacerdote pedir para que os noivos se ajoelhem um de frente para o outro e ministrar sobre eles com imposio de mos, ungindo-os com o leo da uno. Abenoar e selar a unio diante de Deus.

2- Ele poder chamar tambm outros sacerdotes presentes para abenoarem a unio do casal. 3- O sacerdote deve chamar os pais dos noivos tambm para liberarem palavras de bnos e o sacerdote pode falar e eles repetirem palavras anulando toda e qualquer maldio, que porventura existam sobre os seus filhos. Pois muito importante que neste momento, os pais liberem a vida e abenoem seus filhos publicamente para a nova vida que eles estaro iniciando. 16- ASSINATURA DO LIVRO. 1- Depois da orao, o sacerdote pedir que os noivos se levantem e assinem o livro do contrato do casamento, pois eles s sero considerados casados legalmente diante da lei, quando assinarem o livro de contrato do casamento. 2- Aps a assinatura de todos, ento o sacerdote se voltar para os noivos e congregao e dir: com a autoridade que me concedida por Deus, pela lei do nosso pas e pela igreja do Senhor Jesus Cristo: Eu os declaro marido e mulher, casados para sempre! 3- O sacerdote dir aos convidados que fiquem de p porque os noivos sairo e recebero os cumprimentos deles aps o trmino da cerimnia. 17- A OFERTA COMO SEMENTE PARA A NOVA FAMLIA 1- costume entre os judeus darem uma oferta como semeadura para a nova famlia que est iniciando. Eles acreditam que quando ofertam como semeadura para uma famlia que se inicia, a beno do Deus que criou a famlia vir sobre eles (Gn 12:3). Eles traziam seus presentes para a nova famlia. 2- Antes de sarem, os noivos devem estar com uma cesta na mo e cada convidado que quiser semear e receber a beno da nova famlia, deve vir a frente e deixar a sua oferta dizendo: Eu os abeno! E os Noivos devem dizer: Ns o abenoamos com a beno do Deus de Abrao! 3- Depois que recolherem a oferta os noivos devem entregar para uma pessoa de sua confiana que dever contar o dinheiro e entregar-lhes no momento oportuno. Isso substitui a simpatia do pedao da gravata que no tem nada de beno. 18- SADA DOS NOIVOS E BENO FINAL. Quando os noivos estiverem depois do meio da igreja, o sacerdote dever cham-los pelos nomes e dir: AQUILO QUE O SENHOR UNIU HOMEM NENHUM O SEPARE VO NA PAZ DO NOSSO BOM DEUS! 19- OS NOIVOS RECEBEM OS CUMPRIMENTOS DOS CONVIDADOS. Os noivos podem cumprimentar os convidados nas mesas para no tumultuar o ambiente, uma vez que todos querem falar e tirar fotos etc.com os noivos

ROTEIRO DE CASAMENTO BBLICO (JUDICO) 1- ENTRADA DOS PAIS E PADRINOS (MSICA DE FUNDO) - PO: os pais do noivo - VINHO: Os pais da noiva - AZEITE: Padrinhos - LEITE: Padrinhos - MEL: Padrinhos - SAL: Padrinhos 2- PALAVRA PASTORAL DE BOAS VINDAS AOS CONVIDADOS. 3- LOUVOR (2 MSICAS CONGREGACIONAL) 4- ENTRADA DA DAMA COM AS PTALAS DE ROSA (caso tenha- msica de fundo) 5- ENTRADA DA NOIVA (MSICA DE FUNDO) 6- EXPLICAO: O PORQU DA ENTRADA DA NOIVA ANTES DO NOIVO

7- ENTRADA DO NOIVO (MSICA DE FUNDO) 8- EXPLICAO SOBRE O PORQU DAS TRS VOLTAS 1- A VOLTA DO AMOR 2- A VOLTA DA FIDELIDADE 3- A VOLTA DA PROTEO E CUMPLICIDADE 9- A DANA DOS NOIVOS (opcional um casal pode danar ou mesmo uma ou duas moas) 10- MENSAGEM (opcional porque as explicaes de cada smbolo j uma boa mensagem) 11- ENTRADA DAS ALIANAS (uma pessoa ou casal pode entrar com as alianas -msica de fundo) 12- DECLARAES E VOTOS DOS NOIVOS 13- PACTO DO SAL (LV 2:13) 14- CEIA E QUEBRA DA TAA 15- ORAO E BENO SACERDOTAL SELANDO O CASAMENTO 16- ASSINATURA DO LIVRO 17- A OFERTA COMO SEMENTE PARA A NOVA FAMLIA 18- SADA DOS NOIVOS E BENO FINAL (AQUILO QUE O SENHOR UNIU, HOMEM NENHUM O SEPARE) 19- OS NOIVOS RECEBEM OS CUMPRIMENTOS DOS CONVIDADOS

PROVIDENCIAR: 1- VINHO 2- UMA TAA VIRGEM 3- UMA TOLHINHA PARA ENVOLVER A TAA 4- UM PORRETE DE MADEIRA (PARA QUEBRAR A TAA) 5- 2 VASINHOS E UM POUCO DE SAL 4- CD COM AS MSICAS 6- MENORAH (CANDELABRO OPICIONAL) 7- TRIGO 8- PO 9- UMA MESA PARA COLOCAR ESSAS COISAS NO ALTAR 10- LIVRO DE TERMO DE CASAMENTO 11- UMA CANETA ESFEROGRFICA PARA A ASSINATURA DO LIVRO 12- PROVIDENCIAR UMA TENDA (SUK)

O Cristo e o Vinho Autor: Walter Andrade Campelo "Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de Deus. Portai-vos de modo que no deis escndalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem igreja de Deus." (I Corntios 10:31-32 ACF1) Introduo

Muito se tem falado sobre o uso de bebidas alcolicas por parte dos cristos. Alguns tm defendido ardorosamente que "um pouco" de lcool de modo algum prejudicial, e que beber com moderao recomendado pelas escrituras. J outros se posicionam em campo oposto, rejeitando completamente o uso de bebidas alcolicas, mas por vezes ficam desarmados frente a vrias passagens bblicas que, frente a um exame superficial, autorizariam o uso do vinho. Este grave problema que se pe, a aparente contradio das escrituras que ora repudiam e ora enaltecem o uso do vinho, faz com que passagens bblicas possam ser interpretadas de acordo com propsitos colocados nos coraes daqueles que as lem, no levando em conta o propsito divino com que foram escritas, propsito este que deve ser devidamente obtido atravs do contexto teolgico, histrico, gramatical, usando-se assim de perfeita exegese bblica. Frente a esta catica situao vem este estudo se propor a analisar profundamente a questo do vinho nas escrituras sagradas e sua influncia na vida dos cristos. Os problemas causados pela ingesto de bebidas alcolicas Inmeros so os problemas causados na vida das pessoas pela ingesto de bebidas alcolicas. Estes problemas afetam desde o convvio social do indivduo at a manuteno de sua vida e de pessoas prximas. Existem estatsticas alarmantes sobre o desastre causado na vida das pessoas pelo consumo do lcool, que o tornam o inimigo pblico nmero um, chegando a matar 25 vezes mais que todas as drogas ilegais juntas! O lcool pode atingir todos os tecidos do organismo clula por clula, pelo fato de ser completamente miscvel em gua, causando com isto inmeras desordens fsicas e psquicas. O uso do lcool pode provocar aumento de peso, dependncia qumica, impotncia sexual, vrios tipos de cncer e pode estimular o surgimento de outras doenas fsicas graves, como por exemplo, lceras, cirrose heptica, hepatite alcolica e a esteatose heptica. Foi comprovada uma relao direta entre o aumento do nmero de homicdios e o aumento do consumo de bebidas alcolicas no Brasil. Segundo o IBGE, o consumo de cerveja passou de 25 litros por habitante para 48,4 litros por habitante entre 1979 e 1999, havendo um aumento do nmero de homicdios por 100.000 habitantes em quantidade proporcionalmente equivalente. Segundo o Ncleo de Estudos da Violncia da USP a receita mais comum para um assassinato uma arma na mo e alguns goles de qualquer bebida alcolica na cabea. Segundo o mesmo estudo, 40% dos assassinatos ocorrem sob a influncia de bebidas alcolicas. Alm disto, o lcool est envolvido em 65% dos afogamentos, 22% dos acidentes domsticos, 77% das quedas, 40% dos assaltos, 35% dos crimes sexuais e em 30% dos suicdios. O uso de lcool est tambm estreitamente ligado s mortes por acidentes de trnsito. Segundo estudos feitos a partir de dados obtidos no Instituto Mdico Legal do Estado de So Paulo no ano de 1999, foi constatada alcoolemia positiva em 47% das vtimas fatais de trnsito, e deste total, 96,8% estavam com um teor alcolico em seu sangue acima de 0,6 g/litro (limite mximo estabelecido pelo Cdigo Nacional de Trnsito). Nos Estados Unidos, os custos financeiros causados por acidentes envolvendo indivduos alcoolizados somaram em 1994 a exorbitante quantia de 45 bilhes de dlares, havendo mais de 13.560 mortos e 1,73 milhes de feridos! Dados indicam tambm que uma em cada quatro famlias tem em seu seio problemas relacionados ao uso do lcool, como crianas com deficincias mentais, divrcios, violncia no lar, doenas, crimes e mortes. So nmeros impressionantes, e levam concluso que a ingesto de bebidas alcolicas um dos mais srios problemas da humanidade e tem causado o infortnio e a derrota de milhes de pessoas. Origem e significado da palavra vinho Hoje a palavra vinho passou a ter um nico significado, qual seja o lquido resultante da fermentao etlica da uva, ou de outras frutas, conforme pode-se observar pela definio encontrada no dicionrio Michaelis: Lquido alcolico, resultante da fermentao do sumo da uva ou ainda de outros frutos. Licor fermentado que se extrai dos vegetais.

Mas, cabe aqui uma anlise mais profunda sobre a origem da palavra "vinho", isto porque esta palavra no teve sempre este nico significado, como fazem supor alguns. A palavra vinho origina-se da palavra latina vinum, que por sua vez tem origem na palavra grega oinos. Retirando-se os sufixos tem-se os radicais de cada palavra: oin(os) = oin vin(um) = vin vin(ho) = vin Nota-se assim a clara ascendncia etimolgica da palavra vinho, e fica patente sua origem na palavra latina vinum que tem o mesmo significado da palavra grega que a originou: oinos. Segundo o lxico de latim de Lewis & Short, os significados da palavra "vinum" so: Uvas. Vinum pendens (vinho pendente), conforme encontrado na obra de Mrcio Plauto, Trinummus Videira, vinha Vinho feito de uvas, vinho frutado. A primeira e a segunda definies fazem a prpria fruta, a uva, e a planta, a videira, serem tambm vinho. No Thesaurus Linguae Latinae tem-se as definies da palavra "vinum" suportadas pelo contedo das obras de diversos autores clssicos. Entre estas definies duas chamam ateno: Aigleuces vinum ("vinho doce") e Defrutum vinum ("vinho fervido"), ambas so descritas como vinhos no fermentados (no alcolicos). J o Phraseologia Generalis define a palavra latina "mustum" (mosto) como "vinho novo", e a frase vinum pendens como "vinho ainda no p". Vale aqui ressaltar a definio atual da palavra mosto, conforme o dicionrio Michaelis, qual seja: Sumo da uva, antes de se completar a fermentao. Suco, em fermentao, de qualquer fruta que contenha acar. Mosto virgem: sumo que corre das uvas e outras frutas, antes de serem pisadas. Tambm se nota na palavra mosto a perda do significado original que seria "o suco fresco de uvas". Aristteles em seu livro Metereologica informa o sentido da palavra oinos (vinho) ao definir glukus, um suco de uvas adocicado, da seguinte forma: "embora chamado vinho (oinos), ele no tem os efeitos do vinho, apesar de ter o sabor do vinho ele no intoxica como o vinho comum". Em outra passagem Aristteles diz o seguinte: - "Alguns tipos de vinho (oinos), como por exemplo o mosto (gleukos), se solidificam quando fervidos". Na Septuaginta, traduo do Velho Testamento do hebraico para o grego, os tradutores com grande freqncia traduziram a palavra hebraica "tirosh" que significa suco de uvas fresco como oinos (vinho) sem qualquer adjetivao, mesmo havendo uma palavra que alguns poderiam afirmar ser "uma melhor traduo" para o suco de uvas fresco, no caso gleukos (mosto). Estes fatos indicam de forma inequvoca a qualquer que se proponha a estudar de forma sria esta questo que a melhor traduo para "suco de uvas recm espremido" em grego mesmo oinos (vinho). Assim temos demonstrado que as palavras que deram origem palavra "vinho" devem ser interpretadas tanto como suco de uvas no fermentado, quanto como suco de uvas fermentado. Sob esta tica, a palavra "vinho" deveria ter este mesmo significado. Mas, o que se observa a palavra vinho significando somente o suco de uvas com fermentao etlica. Deduz-se desta forma que em algum ponto do nosso passado houve uma mudana no significado original da palavra. O Dicionrio luso-brasileiro Lello Universal traz vrias definies para o vinho, sendo uma delas a do "vinho abafado" como sendo: "o vinho doce proveniente de uma fermentao parcial do mosto, sustada pelo calor, ou pelo anidrido sulfuroso ou por outro processo que no

altere o valor higinico do vinho, mas em que no intervenha a alcoolizao." Este dicionrio apesar de indicar o vinho como sendo "bebida alcolica que se obtm da fermentao, total ou parcial, do sumo de uvas frescas (mosto)" traz uma exceo, o vinho abafado, que um vinho no alcolico, bem como resgata o significado original de mosto: "sumo de uvas frescas". No dicionrio Melhoramentos de 1970 e no dicionrio Globo de 1956 tem-se basicamente a mesma definio de vinho encontrada hoje no dicionrio Michaelis, o que indica a necessidade de posicionamento da pesquisa ainda mais no passado: O Dicionrio Prtico da Lngua Nacional (J. Mesquita de Carvalho) de 1945 incrivelmente no traz a descrio da palavra vinho, to somente a da palavra vinha, indicando contudo o vinho como sendo seu cognato. O Dicionrio Etimolgico da Lngua Portuguesa por Antenor Nascentes de 1932, indica a origem da palavra vinho na palavra latina vinum, e indica vinho como sendo, entre outros, sinnimo de videira. No Diccionario da Lingua Portugueza de Jos da Fonseca (por J. I. Roquete) de 1848 encontra-se a seguinte definio de vinho: "liquor extrahido da uva". Procurando-se no mesmo dicionrio a definio da palavra liquor temse as seguintes definies: "1. Substncia fluida e lquida; 2. Bebida espirituosa". Desta forma a definio original da palavra vinho na lngua portuguesa : Substncia fluida e lquida extrada da uva. Bebida espirituosa extrada da uva. Significado da palavra hebraica yayin A palavra hebraica yayin tem rigorosamente o mesmo significado da palavra latina vinum e da palavra grega oinos, como pode ser visto pelos seus radicais: (ya)yin oin(os) vin(um) yin = oin = vin A Encyclopaedia Judaica de 1971 apresenta uma descrio dos diversos usos da palavra yayin, entre eles cabe destaque a alguns que permitem que seus diversos significados fiquem claros: yayin mi-gat O vinho recm espremido antes da sua fermentao (vinho novo) yayin yashan O vinho fermentado do ano anterior (vinho velho) yashan noshan O vinho fermentado com trs anos ou mais (vinho muito velho) Tem-se que a palavra yayin a exemplo de oinos e vinum tanto pode ser utilizada para referenciar vinho com fermentao etlica quanto vinho no fermentado. Tradues da Bblia A traduo da Bblia de Joo Ferreira de Almeida foi desenvolvida no decorrer do sculo XVII, e a este tempo a palavra vinho ainda mantinha o seu significado original, ou seja, suco de uvas fermentado ou no, tal qual as palavras que estavam sendo traduzidas do grego e do hebraico, oinos e yayin, respectivamente. No cabe, portanto, qualquer argumentao sobre a palavra vinho significar, na Bblia, somente o suco de uvas fermentado, pois como ficou demonstrado, esta palavra utilizada para definir todos os lquidos obtidos a partir da uva. O Vinho no Velho Testamento Neste ponto importante verificar como o Velho Testamento trata a questo do vinho, tanto com relao ao vinho fermentado quanto ao no fermentado. O vinho fermentado

No h dvida que com grande freqncia a palavra yayin utilizada referindo-se ao vinho fermentado no Velho Testamento. Mas invariavelmente, quando ocorre com este significado, diz respeito aos efeitos malficos resultantes do uso do vinho e sua conseqente condenao divina. A primeira referncia aos efeitos causados pelo uso do vinho fermentado est em Gnesis 9:20-21 (ACF): "E comeou No a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda." Um pouco mais adiante na histria da humanidade a Bblia relata o caso das filhas de L quando aps a destruio de Sodoma e Gomorra embebedaram o pai para deitarem-se com ele: "Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendncia de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primognita e deitou-se com seu pai, e no sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primognita disse menor: Vs aqui, eu j ontem noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho tambm esta noite, e ento entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendncia de nosso pai...E deram de beber vinho a seu pai tambm naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e no sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou" (Gnesis 19:32-33,35 ACF) J a passagem a seguir mostra a completa desaprovao de Deus ao uso do vinho, claramente referindo-se ao vinho fermentado com sua colorao resplandecente e suave escoar: "Para quem so os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. No olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picar como a cobra, e como o basilisco morder. Os teus olhos olharo para as mulheres estranhas, e o teu corao falar perversidades. E sers como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirs: Espancaram-me e no me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? a ento beberei outra vez." (Provrbios 23:29-35 ACF) O Rei Salomo, inspirado por Deus, apresentou acima vrios resultados ruins decorrentes do uso do vinho, mas faz especial meno ao vcio, pois apesar da pessoa saber que sofreu graves conseqncias devidas embriaguez, torna a ter o firme propsito de repetir a carraspana. Vrios so os alertas sobre os resultados do uso do vinho fermentado no Velho Testamento: O vinho causa excitao: "Ento, o Senhor despertou como de um sono, como um valente que o vinho excitasse." (Salmo 78:65 ACF) O vinho faz cambalear: "Andam e cambaleiam como brios, e perderam todo o tino." (Salmo 107:27 ACF) O vinho zombador: "O vinho escarnecedor, a bebida forte alvoroadora; e todo aquele que neles errar nunca ser sbio." (Provrbios 20:1 ACF) O vinho leva indigncia: "O que ama os prazeres padecer necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecer." (Provrbios 21:17 ACF) O vinho faz com que o que bebe se fira: "Como o espinho que entra na mo do bbado, assim o provrbio na boca dos tolos." (Provrbios 26:9 ACF) O vinho faz com que se rejeite a obra de Deus:

"Ai dos que se levantam pela manh, e seguem a bebedice; e continuam at noite, at que o vinho os esquente! E harpas e alades, tamboris e gaitas, e vinho h nos seus banquetes; e no olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mos. Portanto o meu povo ser levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres tero fome, e a sua multido se secar de sede." (Isaas 5:11-13 ACF) O vinho faz errar: "Mas tambm estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; at o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; so absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na viso e tropeam no juzo." (Isaas 28:7 ACF) Em todos os casos fica patente o alerta divino sobre os malefcios causados pelo vinho etlico, vemos que a Palavra de Deus d claras ordens com relao no utilizao deste tipo de vinho, cabe ento ao homem obedecer ou no vontade de Deus. O vinho no fermentado Referncias ao vinho no fermentado no so to claramente documentadas na Bblia quanto as condenaes ao intoxicante vinho fermentado. Mas, sempre possvel chegar-se ao verdadeiro significado das palavras utilizadas atravs do contexto em que se encontram. Nas passagens a seguir a palavra "vinho" tem o significado bvio de "vinho no fermentado", vejamos: "Ele amarrar o seu jumentinho vide, e o filho da sua jumenta cepa mais excelente; ele lavar a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas." (Gnesis 49:11 ACF) Apesar desta ser uma passagem proftica, as figuras apresentadas so verdicas. Nesta passagem Jac est abenoando a seus filhos e Jud ir amarrar o seu jumentinho vide e lavar a sua roupa no vinho. Fica claro que no haveria como Jud extrair vinho fermentado diretamente da vide. E mais, a construo "sangue de uvas", em hebraico, sinnima de vinho, e sangue de uvas sim suco de uvas recm espremido, ou em outras palavras, vinho no fermentado. "Ento Abigail se apressou, e tomou duzentos pes, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os ps sobre jumentos." (I Samuel 25:18 ACF) Nesta passagem Abigail preparou grandes provises para entregar a Davi que vinha para vingar a afronta recebida de Nabal, marido de Abigail. O que chama a ateno na passagem acima a disparidade entre as quantidades de mantimentos e os dois odres de vinho. Esta grande diferena de quantidade surge como clara indicao de que o vinho estava em forma de suco de uva concentrado (fervido), o qual para ser bebido deveria ser reconstitudo com gua. Este era um mtodo muito comum de preservao do suco de uvas na antigidade. Pode-se ver a mesma discrepncia de quantidades na passagem a seguir: "E passando Davi um pouco mais adiante do cume, eis que Ziba, o servo de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pes, com cem cachos de passas, e cem de frutas de vero e um odre de vinho." (II Samuel 16:1 ACF) "Naquele dia haver uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ningum lhe faa dano, de noite e de dia a guardarei." (Isaas 27:2-3 ACF) Esta outra passagem proftica, sobre uma vinha cuidada diretamente pelo Senhor. A palavra hebraica traduzida aqui como vinho tinto rmx (chemer) que significa literalmente vinho puro ou vinho ainda por ser fervido, clara referncia ao suco fresco de uvas. "J se consumiram os meus olhos com lgrimas, turbadas esto as minhas entranhas, o meu fgado se derramou pela terra por causa do quebrantamento da filha do meu povo; pois desfalecem o menino e a criana de peito pelas ruas da cidade. Ao desfalecerem, como feridos, pelas ruas da cidade, ao exalarem as suas almas no regao de suas mes, perguntam a elas: Onde est o trigo e o vinho?" (Lamentaes de Jeremias 2:11-12 ACF)

Nesta passagem o menino e a criana de peito desfalecendo no regao de suas mes perguntam pelo seu alimento costumeiro, qual seja, po e vinho. No se pode de maneira alguma aceitar que este vinho seja o intoxicante vinho com fermentao etlica, mas sim, e sem qualquer dvida, o puro suco da vide. Na passagem que se segue o vinho claramente um produto da terra e uma beno dada queles que servem a Deus. interessante notar que os lagares, que so tanques nos quais se espremem e reduzem a lquido as uvas, venham a transbordar de vinho, que sendo suco de uvas recm espremidas por conseguinte vinho no fermentado: "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se enchero os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares." (Provrbios 3:9-10 ACF) O Velho Testamento coloca o vinho no fermentado, seja o suco concentrado de uvas, seja o suco fresco de uvas, como uma bno aos que temem a Deus e fazem a Sua vontade. O Vinho no Novo Testamento A crena popular de que Jesus Cristo, apesar de no ter sido um beberro, tinha o hbito de beber moderadamente vinho alcolico, e no s isto, mas que tenha tambm produzido deste vinho em grande quantidade nas bodas de Can, tem moldado a opinio e a forma de agir de muitos cristos quanto ao hbito de tomar bebidas fermentadas ou destiladas. A posio esta: - "Se Cristo fez, recomendou e tomou vinho alcolico, os cristos devem seguir o Seu exemplo". As bodas de Can (Joo 2) Ao analisar esta passagem importante ter em mente qual o objetivo de Jesus ao realizar o milagre da transformao de gua em vinho, qual fosse manifestar a Sua glria como Filho de Deus e despertar a confiana dos seus discpulos na Sua capacidade de salvar o seu povo do pecado: "Jesus principiou assim os seus sinais em Can da Galilia, e manifestou a sua glria; e os seus discpulos creram nele." (Joo 2:11 ACF) Partindo deste princpio, crer que Jesus, sabendo que os convidados j "haviam bebido muito" (v.10), criou vrios litros de vinho alcolico (entre 383,28 e 574,92 litros) desrespeitando desta forma a clara vontade de Deus, algo alm da mais desvairada imaginao: "No bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregao, para que no morrais; estatuto perptuo ser isso entre as vossas geraes; e para fazer diferena entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moiss." (Levtico 10:9-11 ACF) "O vinho escarnecedor, a bebida forte alvoroadora; e todo aquele que neles errar nunca ser sbio." (Provrbios 20:1 ACF) "No olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente" (Provrbios 23:31 ACF) inimaginvel o Senhor Jesus iniciar seu ministrio contrariando de tal forma a vontade do Pai, e contribuindo decisivamente para a embriaguez das pessoas presentes quela festa: "Ai daquele que d de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!" (Habacuque 2:15 ACF) Os modernos pesquisadores esto alertando a respeito da sndrome fetal do lcool, que um grupo de defeitos fsicos e mentais no nascimento, resultantes do consumo de lcool durante a gravidez. Estes defeitos incluem atraso mental, dficit de crescimento, mau funcionamento do sistema nervoso, anomalias cranianas e desajustes de comportamento.

Segundo a OMS2, a cada ano, no mundo, nascem 12.000 bebs com a sndrome fetal do lcool. Alguns sintomas podem no tornarem-se bvios at que o beb atinja uma idade entre 3 e 4 anos, contudo, seus efeitos so irreversveis. E sendo Jesus Cristo o Filho de Deus, no seria questionar sua divindade, sabedoria e discernimento entre o bem e o mal afirmar que Ele teria servido vinho intoxicante em uma festa de casamento? Fica claro aqui que o que Cristo fez foi sim o bom e puro vinho, isto , o natural e saudvel suco de uvas. Os odres novos "E ningum deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romper os odres, e entornar-se- o vinho, e os odres se estragaro; mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservaro. E ningum tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor o velho." (Lucas 5:37-39 ACF) Esta passagem, bem como suas correlatas em Mateus 9:17) e em Marcos 2:22), trazem em si um grande problema de interpretao. Um problema no s teolgico, mas tambm tcnico. Uma interpretao comum a de que somente odres novos suportariam a presso causada pelos gases gerados pela recm iniciada fermentao do vinho novo. Isto seria devido ao fato dos odres velhos no terem mais a necessria elasticidade, rompendo-se sob presso. Seguindo esta linha de raciocnio, Jesus estaria sugerindo com veemncia o consumo do vinho velho (com fermentao completa) por ser este melhor que o vinho novo (com fermentao incompleta), o que concorda com a maioria dos modernos enlogos. Porm o fato que nenhum odre, seja novo ou velho, suportaria a enorme presso causada pelos gases gerados durante o processo de fermentao do vinho. Para este fim eram utilizados grandes jarros cermicos. Uma aproximao tecnicamente correta do problema a da utilizao de vinho no fermentado. Neste caso, deveriam ser utilizados odres novos besuntados com mel para o armazenamento do vinho novo, filtrado ou fervido, sendo hermeticamente lacrados logo a seguir. Considerando se tratar de vinho novo no fermentado, caso fossem utilizados odres velhos, por mais limpos que estivessem, sempre haveria em suas paredes pequenas quantidades de matria orgnica em decomposio, e isto seria o suficiente para iniciar um violento processo de fermentao do vinho o que com certeza romperia o odre devido grande gerao de gases. Outra teoria a de que o vinho novo a que Jesus se referiu seria o vinho em que o processo de fermentao estaria prximo do final, o que permitiria ao odre novo suportar a presso gerada. Mas, neste caso, tambm o odre velho poderia ser utilizado pois da mesma forma suportaria a pequena presso gerada neste ponto da fermentao. Fica tecnicamente provado que Jesus estava falando de vinho no fermentado. Mas, se este o caso, o que o Mestre estava tentando dizer (v.37 e 38)? Os discpulos de Cristo so como o vinho novo e, claro, no fermentado; Sendo assim necessitam de um odre novo. No pode haver renovao sem que sejam abandonados as tradies e procedimentos fermentados praticados at ento pelos judeus. Uma nova formulao necessita ser implantada, e Cristo veio ao mundo precisamente com este objetivo. Assim para que haja renascimento espiritual necessrio arrependimento dos pecados, entrega total da sua vida ao Senhor e a conseqente mudana na vida do pecador. Assim, para um novo vinho (novo esprito) necessrio um novo odre (novo homem). O versculo 39 traz um problema ainda maior. Este verso, se analisado de forma precipitada, traz uma aparente contradio com relao aos versos anteriores, alm de aparentar estar completamente fora de contexto. Esta idia ainda mais reforada quando se v que nos textos encontrados em Mateus e Marcos no h referncia alguma a esta passagem. Porm na Palavra de Deus nada est escrito por acaso, nada est fora de contexto e no h qualquer contradio. O primeiro ponto a ser analisado quem est dizendo que "Melhor o velho". Jesus? - No. Quem diz "melhor o velho" aquele que j tenha bebido do vinho envelhecido. Isto se deve ao fato do ser humano ao experimentar o

vinho fermentado querer mais dele. Este o princpio bsico do vcio, pois, mesmo tendo cincia dos efeitos negativos do uso da substncia que vicia, a pessoa quer mais. Mas, sendo o texto uma parbola, tem um sentido alm do seu sentido imediato e direto j apresentado. Qual seja: Jesus, como profundo conhecedor da natureza humana, sabe que um processo trabalhoso ao homem a aceitao de mudanas. Os fariseus, a quem Jesus estava falando, tinham grande dificuldade em deixar suas velhas tradies fermentadas e desprovidas de f, e aceitar a nova proposta feita por Cristo. Preferiam eles permanecer em seus rituais e tradies, a procurar experimentar um novo nascimento, um nascimento espiritual, o que lhes faria novos homens, vinho novo em odres novos. Da dizerem: - melhor o velho. A Santa Ceia do Senhor "Porque a vida da carne est no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas; porquanto o sangue que far expiao pela alma." (Levtico 17:11 ACF) No Velho Testamento os pecados do povo de Israel eram expiados atravs de um sistema de sacrifcios onde o sangue de animais era vertido com esta finalidade. Porm, ao contrrio do que muitos pensam, o sistema de sacrifcios no foi abolido no Novo Testamento, o que ocorreu foi uma alterao neste sistema. Ao invs do sacrifcio de animais, tem-se agora um sacrifcio muito mais excelente, um sacrifcio definitivo, um sacrifcio capaz de remir os pecados no apenas do povo de Israel, mas de toda a humanidade: O sacrifcio de Jesus, o Cordeiro sem mcula, o Filho de Deus, que verteu o seu sangue como expiao pelos pecados do mundo. A Santa Ceia foi instituda por Jesus Cristo como um memorial a este sacrifcio definitivo, e neste cerimonial foram institudas as figuras do po e do clice. Na instituio do cerimonial, Jesus nos informa que o contedo do clice o fruto da vide: "E, tomando o clice, e dando graas, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto o meu sangue; o sangue do novo testamento, que derramado por muitos, para remisso dos pecados. E digo-vos que, desde agora, no beberei deste fruto da vide, at aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai." (Mateus 26:27-29 ACF) O problema posto aqui : Qual na verdade o fruto da vide ao qual Jesus se referiu? Vinho fermentado ou vinho no fermentado? Pesquisas no Velho Testamento no nos ajudam a responder a esta questo, pois nada dito sobre qual bebida deve ser utilizada para libao nas instrues sobre a ceia de Pscoa. Tem-se referncias ao cordeiro, ao po no fermentado (zimo) e s ervas amargas, mas, nenhuma referncia bebida utilizada como acompanhamento desta refeio. Porm, a Palavra de Deus nos d as indicaes necessrias para que saibamos, sem sombra de dvidas, qual foi a bebida utilizada por Jesus na ltima ceia: Moiss, sobre a comemorao da Pscoa, instrui o seguinte: "Sete dias comereis pes zimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer po levedado, desde o primeiro at ao stimo dia, aquela alma ser cortada de Israel." (xodo 12:15 ACF) O fermento, nas escrituras, est associado ao pecado e s falsas doutrinas3: "No boa a vossa jactncia. No sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns." (I Corntios 5:6-7 ACF) "E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus." (Mateus 16:6 ACF)

"Ento compreenderam que no dissera que se guardassem do fermento do po, mas da doutrina dos fariseus." (Mateus 16:12 ACF) O vinho fermentado, sempre alcolico e intoxicante4, no condiz com o po zimo (no fermentado), e no condiz com a instruo de Moiss sobre o fermento, e no condiz com a pureza necessria para que simbolizasse o sangue de Cristo. O vinho fermentado no um fruto da vide. um subproduto obtido atravs de um processo qumico de fermentao5 que atua sobre as molculas de acar do suco, alterando suas propriedades e gerando lcool etlico e dixido de carbono. Assim o vinho fermentado no mais o fruto da vide, agora o fruto modificado em algo diferente, um subproduto. E como smbolo do puro e incorrupto sangue de Cristo um subproduto modificado no seria a melhor escolha, e certamente no foi a opo de Jesus em momento algum. Desta forma chega-se seguinte concluso: - O puro e natural suco de uvas, este sim um fruto da vide, foi o lquido utilizado para representar o sangue do Nosso Senhor na instituio da Santa Ceia. O apstolo Paulo ao dar instrues sobre a ceia do Senhor Igreja em Corinto, alerta: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste po e beba deste clice." (I Corntios 11:28 ACF) Paulo deixa claro que a ceia do Senhor no um momento festivo, mas um momento de sria reflexo, um momento solene no qual se faz necessria sbria introspeco. No cabem nesta hora a glutonaria e a bebedice que estavam ocorrendo naquela igreja. Por esta razo o apstolo Paulo coloca a ceia do Senhor em sua real perspectiva, qual seja, um memorial em que cada pessoa deve examinar-se frente ao sacrifcio que o Filho de Deus fez na cruz como paga por nossos pecados. Em um momento como este o vinho fermentado, intoxicante e alucingeno no uma opo aceitvel. Por todas estas inequvocas indicaes dadas pela Palavra de Deus, tem-se que o fruto da vide ao qual o Senhor se referiu o prprio fruto espremido, o puro suco de uvas, o vinho no fermentado. Este o clice da ceia do Senhor. Paulo instrui Timteo a tomar um pouco de vinho "A ningum imponhas precipitadamente as mos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. No bebas mais gua s, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estmago e das tuas freqentes enfermidades." (I Timteo 5:22-23 ACF) Paulo instrui a Timteo que no beba somente gua, mas acrescente um pouco de vinho, por razes de sade. Alguns pontos devem chamar a ateno: Timteo era abstmio, pois tomava somente gua. Paulo o instrui no verso 22 a conservar-se puro. A palavra "vinho" pode significar tanto o vinho alcolico como o vinho no fermentado (suco de uvas). Paulo em I Timteo 3:3, diz que o bispo (Timteo era bispo), deve ser sbrio. Somando-se todas estas informaes a concluso direta: - O vinho recomendado por Paulo a Timteo era o vinho no fermentado. E como pode ser visto abaixo no item "Valor medicinal do vinho no fermentado", este tem mais valor medicinal que o vinho alcolico. Beber vinho permitido desde que no escandalize um irmo "Bom no comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmo tropece, ou se escandalize, ou se enfraquea." (Romanos 14:21 ACF)6 Este captulo de Romanos trata das liberdades do cristo, no das instrues e proibies encontradas em outras passagens. E dentro do que livre temos o beber moderadamente vinho no fermentado. Mas, se a passagem trata de vinho no fermentado, por que algum se escandalizaria com o fato de algum beblo? Deve-se ter em mente a poca em que foi escrita esta epstola, e o destinatrio da mesma. Em Roma nesta poca era muito comum o oferecimento de comida aos dolos, da a recomendao para o no comer, e da mesma forma era comum em cultos pagos beber-se muito vinho no fermentado, em verdadeiras odes de glutonaria. Da a

recomendao para no beber o vinho no fermentado, evitando assim ser confundido com os que praticavam o paganismo. Instrues sobre a bebida alcolica A palavra de Deus d instrues especficas quanto ao uso de bebidas que contenham lcool. Porm antes de analisar as instrues bblicas, seria conveniente apresentar alguns parmetros seculares de modo a ilustrar e a tornar mais fcil a anlise da palavra de Deus. Ponto de embriaguez A partir de que ponto uma pessoa pode ser considerada como estando embriagada? A taxa de lcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condies fsicas de cada indivduo. Porm a tabela a seguir pode ser utilizada como um parmetro mdio: Quantidade de lcool por litro de sangue (em gramas)* Efeitos 0,2 a 0,3 g/l - equivalente a um copo de cerveja, um clice pequeno de vinho, uma dose de usque ou outra bebida destilada. As funes mentais comeam a ficar comprometidas. A percepo da distncia e da velocidade so prejudicadas. 0,3 a 0,5 g/l - dois copos de cerveja, um clice grande de vinho, duas doses de bebidas destiladas. O grau de vigilncia diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando sensao de calma e satisfao. 0,51 a 0,8 g/l - trs ou quatro copos de cerveja, trs copos de vinho, trs doses de usque. Reflexos retardados, dificuldades de adaptao da viso a diferenas de luminosidade, superestimao das possibilidades e minimizao de riscos e tendncia agressividade. 0,8 a 1,5 g/l - a partir dessa taxa, as quantidades so muito grandes e variam de acordo com o metabolismo, com o grau de absoro e com as funes hepticas de cada indivduo. Dificuldades de controlar automveis, incapacidade de concentrao e falhas na coordenao neuromuscular. 1,5 a 2,0 g/l Torpor alcolico, dupla viso. 2,0 a 5,0 g/l Embriaguez profunda 5,0 g/l Coma alcolica * Fontes: Secretaria Municipal de Transportes de So Paulo e mdicos. O mais importante a se notar nesta tabela que mesmo um pequeno clice de vinho j compromete as funes mentais, com prejuzo para a percepo. Valor medicinal do vinho no fermentado Dois estudos separados, um sobre os mecanismos de ao e outro sobre resultados clnicos, recentemente publicados em jornais de pesquisas cardiovasculares, mostram os benefcios de se tomar o suco de uvas. Na edio de 12 de junho de 2001 do jornal Circulation, rgo oficial da Associao Americana de Cardiologia, os pesquisadores mostraram que beber o suco de uvas no somente tem um efeito direto em importantes funes biolgicas como a coagulao sangnea, mas tambm aparenta aumentar o nvel de antioxidantes enquanto diminui a produo de radicais livres. "Este estudo nos d uma nova viso sobre como o suco de uvas pode melhorar a funo cardiovascular", explica a Dra. Jane E. Freedman, M.D., professora assistente de medicina e farmacologia na Georgetown University e uma das lderes do estudo. "O que ns estamos vendo pela primeira vez que a substncia ativa do suco de uvas age de duas formas relacionadas: Primeiro, ela tem um efeito protetor sobre a vitamina E e sobre outros antioxidantes, permitindo que eles permaneam ativos por mais tempo, enquanto que ao mesmo tempo diminui a produo do radical livre superxido-a. Segundo, esta substncia ativa tambm parece ter um efeito direto, positivo em um grande nmero de funes biolgicas como a produo de xido ntrico e a inibio de plaquetas, ou clulas que causam cogulos, ambos tambm importantes fatores de proteo." Na edio de maio de 2001 do Atherosclerosis, pesquisadores compararam os efeitos de beber suco de uvas, vinho tinto e vinho tinto desalcoolizado em ratos de laboratrio. Eles descobriram que o suco de uvas, quando comparado com o vinho tinto e com o vinho tinto desalcoolizado, foi no mnimo to efetivo quanto estes ao: Baixar o colesterol total

Diminuir a taxa de lipoprotenas de baixa densidade (tipo de colesterol danoso) Reduzir a arteriosclerose Aumentar os tempos de defasagem das lipoprotenas de baixa densidade "Este estudo nos diz algumas coisas importantes", explica Joe A. Vinson, Ph.D., professor de qumica da Universidade de Scranton, e lder do estudo. "Primeiro, que o suco de uvas ofereceu um significativo benefcio de proteo cardiovascular nos animais testados, incluindo o combate instalao da arteriosclerose, um efeito que ns no havamos visto antes. Segundo, ele sugere que o papel desempenhado pelo lcool na melhora de funes cardiovasculares pode no ser to significativo quanto se pensava antes." Outro estudo conduzido pelo Dr. John D. Folts, Ph.D., F.A.C.C., trata dos mecanismos que aumentam ou diminuem a atividade de plaquetas e da incidncia da trombose coronria mediada por plaquetas. Em estudos preliminares nos anos 70 ele desenvolveu um modelo de estudos, ao vivo, da formao da trombose em constrio de artrias com danos ao endotlio. Em 1974 ele primeiro demonstrou que a aspirina podia reduzir a incidncia de trombose coronria de modo significativo. Atualmente, ele est estudando a propriedades anti-plaquetas e antioxidantes dos componentes encontrados no vinho tinto, em sucos de frutas e no ch. Estes componentes parecem ser melhores inibidores de plaquetas que a aspirina. O foco atual na funcionalidade de alimentos como o suco de uvas e a cebola, os quais tem propriedades anti-plaquetas e antioxidantes, e melhoram a funo do endotlio permitindo uma melhor dilatao arterial. Os estudos foram feitos tanto em animais quanto em voluntrios humanos, estes, tanto com fatores de risco quanto pacientes com comprovadas molstias cardiovasculares. Os estudos com voluntrios humanos demonstraram que tanto a aspirina quanto o vinho tinto reduzem as plaquetas em 45%, enquanto que o suco de uvas as reduz em 75%. Isto mostra que os benefcios do vinho no se encontram no lcool, mas na uva, e que os resultados so potencializados quando se utiliza diretamente o suco de uvas. A dosagem diria recomendada foi determinada como estando entre 220 e 280 gramas (aproximadamente, um copo). "Seus dados so extremamente convincentes", diz o Dr. Arthur L. Kastsky do Centro Mdico Permanente de Oakland, CA. sobre o estudo do Dr. Folts. O Dr. Kastsky tem se dedicado a estudar se h benefcios para o corao na ingesto de lcool. Todos os estudos at agora realizados demonstraram que o suco de uvas, o vinho no fermentado, superior ao vinho alcolico em suas funes medicinais, e sem conter qualquer toxidade. Significado de embriaguez A palavra embriagado vem do latim brus que significa intoxicado, bbado, saturado. O sinnimo mais importante nesta anlise intoxicado. Intoxicao, conforme o dicionrio Michaelis, a introduo de uma substncia txica no organismo. Assim, passa-se a estar embriagado no momento em que ocorre a introduo de uma substncia txica no organismo. O lcool uma substncia txica que pode at causar a morte imediata do indivduo, dependendo da quantidade que for ingerida e das caractersticas especficas do lcool ingerido. Desta forma o estado de embriaguez se estabelece no exato momento em que se ingere a primeira dose de qualquer bebida que contenha lcool. Alguns alegam que partindo-se deste princpio, a primeira garfada de alimento constituir-se-ia em glutonaria. Cabe aqui, uma anlise com bom senso desta alegao. Faz-se antes de mais nada necessrio se distinguir o alimento, algo necessrio para a vida, do txico lcool, tomado sem qualquer objetivo vital. Mas, vamos entender exatamente o que glutonaria. Conforme o dicionrio Michaelis, glutonaria : Qualidade ou vcio de gluto. Esta definio nos leva necessidade de saber o significado da palavra gluto, que conforme o mesmo dicionrio :

Que, ou o que come muito e com voracidade. Sem qualquer dificuldade v-se que o gluto (o que comete a glutonaria) algum que come alm do necessrio para sua subsistncia, com voracidade e por vcio. Sendo pecado claramente condenado pelas Escrituras, bem como assim tambm o , o pecado da bebedice. (ver Glatas 5:21) Passagens bblicas que instruem sobre a ingesto de bebidas alcolicas "Para quem so os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? (30) Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. (31) No olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. (32) No fim, picar como a cobra, e como o basilisco morder. (33) Os teus olhos olharo para as mulheres estranhas, e o teu corao falar perversidades. (34) E sers como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. (35) E dirs: Espancaram-me e no me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? a ento beberei outra vez." (Provrbios 23:29-35 ACF) Este texto direto e incisivo: No olhes, e obviamente no bebas, o vinho quando se mostra vermelho, resplandecente no copo e escoando-se suavemente. "Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus." (Glatas 5:19-21) A bebedice condenada como uma obra da carne e quem a comete vai para o inferno. Muitos entendem como bebedice, que sinnimo de embriaguez, somente com o estado de depravao completa causado pelo lcool, mas, como ficou demonstrado acima no tpico "Significado de embriaguez", o primeiro gole de qualquer bebida alcolica bebedice. "E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito;" (Efsios 5:18 ACF) A passagem translcida: No vos embriagueis com vinho. E novamente entra aqui o que se entende por embriaguez, e que como apresentado, no so somente os abjetos estados finais de intoxicao com lcool, mas todo o processo, iniciando-se pelo o primeiro gole. (Embriaguez o nome dado ao torpor e intoxicao causados pelo consumo excessivo de algumas drogas, sobretudo o lcool.) "Convm, pois, que o bispo seja irrepreensvel, marido de uma mulher, vigilante, sbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; no dado ao vinho, no espancador, no cobioso de torpe ganncia, mas moderado, no contencioso, no avarento; que governe bem a sua prpria casa, tendo seus filhos em sujeio, com toda a modstia" (I Timteo 3:2-4 ACF) Nesta passagem a expresso "dado ao vinho", quer dizer no obcecado pelo vinho, que no o procura com insistncia. Como j foi demonstrado existem dois tipos de vinho, o fermentado e intoxicante e o no fermentado. Como no texto a palavra sbrio foi traduzida da palavra grega nephaleos que tem dois significados: comedido e em ausncia de lcool, fica claro que o pastor (que deve ser exemplo para o rebanho) no deve tomar qualquer quantidade de bebida alcolica e ainda procurar ser comedido, no dado ao vinho no fermentado, evitando assim a glutonaria. Apesar do texto ser especfico ao referir-se diretamente ao pastor, as caractersticas expostas so esperadas de qualquer cristo. Seria de se admitir que um cristo fosse repreensvel, polgamo, desatento, desonesto, inspito, inapto para ensinar, espancador e cobioso de torpe ganncia? A resposta no. E porque ento a resposta seria sim ao se tratar a questo da bebida e de ser dado ao vinho? A resposta continua sendo no. O cristo deve ser sbrio e no deve ser dado ao vinho, assim como o pastor. "Os velhos, que sejam sbrios, graves, prudentes, sos na f, no amor, e na pacincia;" (Tito 2:2 ACF)

Nesta passagem (como na passagem anterior em I Timteo 3:2), a palavra sbrio foi traduzida da palavra grega nephaleos. Desta maneira, o idoso instrudo para que se mantenha ausente do lcool (sbrio). E isto tambm vale para os jovens. Pois, pode o jovem cristo estar embriagado? Esta instruo para que os idosos sirvam de exemplo aos mais novos, e para que nenhum deles se utilize do lcool! "Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar;" (I Pedro 5:8 ACF) Esta passagem a exemplo da anterior instrui o cristo a ser sbrio. Mas, alm disto instrui o cristo a vigiar, porque o diabo est atento e pronto a tragar a quem possa. No tpico "Ponto de embriaguez" acima, ficou estabelecido que o primeiro gole de uma bebida alcolica j compromete as funes mentais. Como, pois manter-se vigilante com as funes mentais comprometidas? "Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus." (I Corntios 6:19-20 ACF) Cada um mordomo de seu prprio corpo, no o dono, mas simplesmente o mordomo. Deve-se ento grande cuidado para com sua manuteno. J que este corpo pertence a Deus aquele que o intoxica contrrio instruo divina. No est, portanto, sendo um mordomo fiel deste valioso bem que Deus lhe confiou. Concluso quele que foi resgatado pelo sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo exigido que no se intoxique com nenhuma substncia alcolica, mesmo que em muito pequena quantidade. A tolerncia da palavra de Deus para este tipo de bebida nenhuma, nenhuma mesmo. As pessoas que tentam encontrar base bblica para a ingesto de bebidas alcolicas, seja em que quantidade for, esto apenas tentando encontrar base para a satisfao de seu desejo carnal ou de seu vcio, e de forma alguma esto fazendo a verdadeira vontade de Deus. E a vontade de Deus : Nenhuma bebida alcolica. No h seno e no h talvez..

---------------------------------------------------------------------

Bendito o fruto da vinha e o vinho da fruta

Breno Lerner * Muito temos escrito aqui no Papo de Cozinha sobre comida e sobre o passado. Hoje vamos escrever sobre bebida e sobre o presente, porque precisamos, urgentemente, corrigir uma injustia grave que h anos cometida. Crescemos, todos ns, atribuindo a pecha de vinho sem qualidade, sem cepa, sem categoria, ao vinho casher. Que grande injustia cometemos! Que grande confuso fizemos! No apenas ns aqui no Brasil, mas os judeus de quase o mundo inteiro, exceo de Israel, cometeram esta mesma injustia, fizeram esta mesma confuso. Com minha proverbial mania de contar histrias vou tentar explicar este imbrglio: A histria do vinho quase que se confunde com a histria do povo judeu e, com a terra de Israel. A primeira citao bblica na passagem de No, que no s fala do vinho como da embriaguez. Da em diante o vinho citado em todos os livros da Bblia por mais de uma vez com exceo do Livro de Jonas. Apenas na Tor so mais de 250 citaes entre vinho e vinhas. A vinha, como base da economia juntamente com o leo e o cereal citada 16 vezes. A cano de Isaias (Isaias 5:1,2) uma verdadeira ode e manual de como plantar videiras. J naquela poca, sabia-se que a localizao do vinhedo numa encosta de altitude com grandes mudanas de temperatura entre o dia e a noite,

fazia a uva amadurecer mais lentamente e, portanto produzir vinhos mais finos. J Ezequiel (Ezequiel 17:6,8) nos ensina a plantar videiras em trelias e aumentar sua produtividade. Arquelogos tm encontrado prensas de vinho por toda Israel da Galilia ao Negev. nforas e jarras de transporte de vinho esto entre os achados mais comuns no pas. Curiosamente, nota-se que as nforas costumavam registrar detalhes como onde o vinho foi fabricado, por quem foi fabricado e at o ano em que foi fabricado, obviamente indicando que, j na antiguidade, a origem do vinho era importante para o consumidor. Sabemos que faras do Egito costumavam importar os afamados vinhos de Cana. A produo de vinho era uma importante indstria durante o perodo do primeiro e segundo templos e os reis de Jud e Israel tinham vastos vinhedos e monoplio de lojas de vinho. O rei David chegou a ter um ministro para os vinhedos e um outro para as caves. A colheita, em pocas bblicas, era uma estao de festas. O amassamento das uvas era feito no gat ou no arevah; gat era um pequeno cubo feito de pedra escavada e o arevah era um mesmo cubo, porem mvel, feito de madeira polida. O mais usado era o gat, que era fixo no local. De um ou de outro, o mosto (a uva pisada, o suco) era coletada para o yekev, uma espcie de barril para transporte. Era depois filtrado e levado s cisternas de pedra ou barro. Era ento guardado em nforas que eram seladas com rolhas de madeira, pedra ou barro. Para transporte mais longe, as rolhas eram ainda envolvidas em pano e embebidas em barro. Uma vez que as nforas recm fabricadas tendiam a absorver at 20% do vinho, havia uma enorme valorizao do vasilhame usado. Um grande avano foi a descoberta da cortia. Estes vinhos tinham teores alcolicos altssimos e nenhuma estabilizao. Assim, era quase impossvel uma nfora ser igual outra. Misturava-se gua, ou ervas, e at uvas cozidas por longo tempo (uma espcie de mel), para tornlos mais apetecveis. Embora consumido largamente pela populao, havia (e ainda h) regras claras sobre o que deve ser reservado do bom vinho para as libaes no Templo: um quarto de hin (um hin aproximadamente 6 litros) com um cordeiro, um tero com um carneiro, meio hin com uma vaca (Num15:3,10). Tambm o dzimo j era estabelecido sobre o vinho novo (Deut 12:17). Plantadores de vinhedos tinham iseno do servio militar e a vinha, as uvas e suas folhas eram ilustraes freqentes de frisas, selos, brases e moedas. Com a destruio do Templo, o vinho foi integrando-se s cerimnias do dia-a-dia, Brit Mil, casamentos, Shabat, festas, especialmente o Pssach onde tomamos 4 copos de vinho. Durante a dominao romana a indstria vincola expandiu-se para o sul da Palestina para aproximar-se dos portos de Ashkelon e Gaza para serem exportados por todo Mediterrneo, norte da frica e parte da Europa. A conquista muulmana eliminou a indstria vincola, permitindo apenas pequenas produes de vinho sacramental. Durante os sculos XII e XIII os cruzados ainda tentaram reviver a indstria do vinho em Jerusalm, mas chegaram concluso que seria mais fcil e mais barato import-lo da Europa. No sculo XIX, Sir Moses Montefiori (cuja esposa, Lady Judith, escreveu em 1846 o fantstico Jewish Manual, um completo manual de culinria e higiene para os primeiros desbravadores da Palestina) e iniciou um projeto com os primeiros pioneiros para o plantio dos vinhedos. O primeiro novo vinhedo surgiu em Jerusalm em 1848 e pertencia ao Rabi Itzhak Schorr. J o Rabi Tepperberg fundou o vinhedo Efrat, em Jerusalm Velha, em 1870, assim como a Escola Agrcola de Jaffa, que comeou experincias com plantio de uvas europias na Palestina. Tambm nesta poca, o baro Rothschild, proprietrio do famoso Chateau Lafite, comea um projeto em Rishon le Tzion visando produzir vinho casher para exportao em escala mundial. Fez experincias com uvas Bouchet, Clairete, Grenache, Muscat e Semillon nos vinhedos de Rishon le Tzion (1882) e Zichron Ya akov (1890) no Monte Carmel. Infelizmente, ambas as colheitas foram destrudas pela phyloxera, a praga que o terror dos plantadores de uvas. A revoluo russa, a proibio nos EUA e o banimento de bebidas importadas no Egito restringiram os grandes mercados visados por Rothschild, fazendo-o desinteressar-se pelo projeto e doar as terras aos empregados formados na cooperativa Carmel Mizrachi em 1906. Somente na dcada de 70, com tecnologia vinda da Califrnia, ocorre a grande revoluo do vinho em Israel. Centralizada nas colinas de Golan, uma srie de boas vincolas comeam a produzir vinhos de qualidade internacional, culminando com a safra de 2003, considerada a melhor de todos os tempos e premiadssima no mundo inteiro. Os vinhos de Israel comeam a ser cotados, com excelentes notas por guias respeitveis como Robert Parker, Wine Spectator e outros. Daniel Rogov, o mais respeitado crtico enolgico de Israel lista as 5 melhores vincolas de Israel: Golan Heights Winery, Castel, Flam, Amphorae e Margalit. Assim como os vinhos que, em diversas degustaes ganharam acima de 95 pontos em 100 possveis (2004): Golan Heights Winery, Cabernet Sauvignon, Elrom Vineyard, Yarden, 2001; Castel, Grand Vin Castel, 2001; Margalit, Cabernet Sauvignon, Special Reserve, 2002; Margalit, Cabernet Franc, 2002; Recanati, Special Reserve, 2001; Zauberman, Cabernet Sauvignon, Limited Edition, 2001.

Estes, so vinhos que j so bastante conhecidos na Europa e Estados Unidos, de qualidade muito alta, alguns deles casher e j com preo bastante alto. E agora falemos das injustias e das confuses. Por anos, quem dominou o mercado de vinhos casher foram os gigantes americanos Royal Wine (Kedem e Baron Herzog) e Manischewitz e a israelense Carmel tambm conhecida como Palwin Palestinian Wine Company (no Brasil temos a Guefen). As trs empresas utilizavam (ainda utilizam) para seu vinho de kidush, as uvas Concorde e Labrusca, uvas extremamente cidas, que exigiam a adio de acar ou mosto, formando a conhecida mistelle, para tornar o vinho palatvel. O resultado que passamos a associar vinho casher com vinho ruim, como associamos, em nossa infncia, disco de m qualidade com disco colorido (aqueles de histrias), quando ns mesmos estragvamos o disco. Na verdade, o vinho casher tem tudo para ser um timo vinho. Casher quer dizer puro e, nada melhor que pureza para um bom vinho. Vejamos: 1- Shomer Shabat: apenas judeus observantes, principalmente do Shabat, podem ter contato com a fabricao do vinho. 2- Apenas utenslios e ingredientes casher podem ser utilizados. E aqui terminam as obrigaes para o produtor de vinho casher fora de Israel (Eretez H Kodesh) a Terra Santa . Em Israel ainda h que: 3 - Orlah: S colher as uvas no quarto ano de produo, durante os trs primeiros as inflorescncias so removidas para no frutificar. 4 - Schmittah: O descanso do ano sabtico a cada sete anos a terra deveria descansar. Por motivos econmicos, uma licena especial dada ao produtor que vende sua terra por um ano a um no judeu. 5 - Kilai H Kerem: Proibio bblica de plantao de 2 espcies numa mesma rea. Por questes de qualidade, os produtores srios j no fazem isto h anos. 6 - Terumot e Maaserot Uma certa poro da produo jogada nos campos na presena de rabinos e crianas para lembrar o dzimo pago na poca do templo. H ainda a observncia de Casher para Pssach, quando o vinho no pode ter contato com nenhum tipo de fermento ou produto fermentado e Casher le Mehadrin que seria uma total e restrita observncia das regras da Cashrut. Um ltimo costume ortodoxo, este potencialmente prejudicial qualidade o Yayin Mevushal, ou seja, vinho cozido ou pasteurizado. A idia que, levando-o temperatura de 80C, isto o tornaria imune e poderia, por exemplo, ser manuseado por um no observante, sem deixar de ser casher. Obviamente esta temperatura pode alterar algumas propriedades organolpticas do vinho, assim alguns produtores desenvolveram uma pasteurizao extrarpida, aprovada pelos rabinos. Nem todos os produtores de Israel fazem vinhos mevushal, embora, se quiserem entrar nas grandes redes de supermercados, o vinho tem de ser casher. Bem, esta a reparada a injustia. O vinho casher pode ser e de excelente qualidade. Algumas importadoras comeam a trazer parcas e boas amostras de excelentes produtos israelenses, americanos e franceses para o Brasil. Se voc tiver dvidas consulte guias e sites especializados ou escreva para esta coluna e desfrute do bom vinho que comeou a ser produzido por No e nos acompanha at hoje. * Breno Lerner editor e gourmand, especializado em culinria judaica. Escreve para revistas, sites e jornais. D regularmente cursos e workshops. Tem trs livros publicados, dois deles sobre culinria judaica.

O Vinho na Bblia 21:54

Introduo

A finalidade deste estudo pesquisar no Livro Santo para saber o que ele tem a nos dizer sobre o uso do vinho. Se a Bblia no se pode contradizer em seus ensinos, como iremos harmonizar declaraes aparentemente contraditrias como estas: o uso da vinho uma maldio, o uso do vinho uma bno. Essa aparente contradio escriturstica levou os editores de O Novo Dicionrio da Bblia a afirmarem: "Esses dois aspectos do vinho, seu emprego e seu abuso, seus benefcios e sua aceitao aos olhos de Deus e sua maldio esto entrelaados na trama do Antigo Testamento de tal modo que o vinho pode alegrar o corao do homem (Sal. 104:15) ou pode fazer a

mente errar (Isa. 28:7). O vinho pode ser associado ao regozijo (Ecl. 10:19) ou ira (Isa. 5:11); pode ser usado para descobrir as vergonhas de No (Gn. 9:21) ou, nas mos de Melquisedeque pode ser usado para honrar a Abrao (Gn. 14:18)." Se estas duas possibilidades antagnicas provm do vinho fcil concluir que a Bblia apresenta duas espcies distintas de vinho. A primeira espcie seria o vinho no fermentado, o puro suco de uva que pode ser uma bno. A outra espcie o vinho fermentado, intoxicante, causador de muitos problemas sociais como discrdia, misria, destruio da vida, por isso vrios escritores bblicos o condenaram com veemncia. O que diz a Bblia? O que dizem os exegetas e os comentaristas sobre este problema?

O Vinho no Velho Testamento

Trs vocbulos distintos so empregados no Antigo Testamento para designar trs espcies de vinho. 1) Yayin Gn. 9:21. o mais usado, porque aparece nada menos de 140 vezes. Esta palavra empregada indistintamente sem considerar se o vinho fermentado ou no. 2) O segundo vocbulo Tirsh, empregado 38 vezes. Ao contrrio da palavra anterior, esta indica que o vinho no fermentado! Algumas vezes traduzido como vinho novo ou "mosto". Deut. 12:17. 3) Shekar a terceira palavra usada. Tem a conotao negativa, normalmente traduzida por bebida forte. Os escritores do Velho Testamento a empregam 23 vezes. Prov. 31:6 "Dai bebida forte (shekar) aos que perecem, e vinho (yayin) aos amargurados de esprito." Seria interessante saber que na Septuaginta (traduo do hebraico para o grego, feita por setenta sbios judeus) a palavra "oinos" foi empregada para traduzir as hebraicas Yayin e Tirsh, mas nunca para shekar ou bebida forte. O Seventh-day Adventist Bible Dictionary, pg, 1.150 declara com muita propriedade: "Aro e seus filhos, os sacerdotes, foram estritamente proibidos de beber vinho ou bebida forte ao entrarem no tabernculo para ministrar diante do Senhor (Lev. 10:9). Os nazireus eram igualmente proibidos de unir vinho enquanto estivessem debaixo do voto (Nm. 6:3, 20; confira Juzes 13:4-7). Os recabitas viveram um exemplo digno de nota de abstinncia permanente do vinho, aderindo estritamente ao mandamento de seu ancestral, Jonadabe, para abster-se dele (Jer. 35:2, 5, 8, 14). O livro de Provrbios est repleto de advertncias contra indulgncia com o vinho e bebida forte (veja captulos 20:1; 21:17; 23:30, 31; 31:4 etc.). O vinho zomba daqueles que o usam (cap. 20:1), e os recompensa com ais, dores, lutas e feridas sem causa (cap. 23:29, 30). 'No seu fim morder como uma serpente, e picar como um basilisco' (v. 32). O profeta Isaas declarou: 'Ai dos que do heris para beber vinho, e valentes para misturar bebida (Isa. 5:22). Daniel e seus compatriotas deram um digno exemplo pela recusa de beber o vinho do rei (Dan. 1:5, 8, 10-16). Ao jejuar posteriormente, Daniel absteve-se de carne e vinho (cap. 10:3)." No possvel terminar esta parte do comentrio, sem enfatizar mais uma vez: existem no Velho Testamento as mais variadas advertncias dos grandes perigos advindos do uso do vinho e bebidas fortes. Dentre estas advertncias as que mais se agigantam so as apresentadas por Salomo no livro de Provrbios (20:1; 20, 21 e 30).

Vinho no Novo Testamento As referncias ao vinho nesta segunda parte da Bblia so mais escassas do que as encontradas no Velho Testamento.

Os escritores do Novo Testamento tambm empregaram trs vocbulos gregos, que podem ser traduzidos para a nossa lngua por vinho: oinos; sikera; gleulos . Destas trs a mais usada oinos (aparece 36 vezes), tendo o mesmo sentido de Yayin no hebraico, e que na Septuaginta, como j vimos traduz tambm o hebraico Tirsh. A palavra sikera aparece apenas uma vez em Luc. 1:15 "Joo Batista no bebia vinho (oinos) nem bebida forte (sikera)." De modo idntico o vocbulo glukos s foi usado uma vez em Atos 2:13. Outros zombando diziam: "Esto cheios de mosto (glukos)." O principal problema no estudo do vinho este: embora a 1ngua grega seja especialista em empregar palavras distintas para idias diferentes, ela no possui uma palavra para vinho com lcool e outra para vinho sem lcool. O Novo Testamento emprega oinos tanto para o vinho fermentado como no fermentado.

O Vinho Usado por Jesus na ltima Ceia Podemos afirmar com certeza que o vinho usado por Jesus nesta ocasio no era fermentado. Esta afirmao conclusiva da Bblia pelo seguinte: Na cerimnia da pscoa no devia haver fermento em nenhum compartimento da casa, desde que este o smbolo do pecado. Se os pos asmos no continham fermento como o prprio nome indica, fcil concluir que o vinho tambm no podia conter fermento. A leitura das seguintes passagens nos levam a esta concluso: Gn. 19:3; xodo 13:6-7; Lev. 23:5-8; Luc. 22:1. Tanto o vinho da ceia como o das bodas em Can da Galilia no era fermentado, porque Jesus jamais aceitaria partilhar daquilo que to fortemente condenado na Bblia. Todas as igrejas crists tradicionais conservam o costume de usar o vinho sem fermento para simbolizar o sangue de Cristo, oferecido por ns na cruz, para remisso de nossos pecados.

Estudo de Duas Passagens I. I Tim. 3: 8. "No inclinados a muito vinho." Embora este conselho de Paulo seja difcil de ser explicado, se pensarmos bem sobre ele, e se o pesquisarmos em fontes sadias, concluiremos o seguinte: O termo grego usado oinos, empregado em O Novo Testamento, como j vimos, para o vinho fermentado e no fermentado. Se Paulo aqui se refere ao vinho fermentado, ele est em contradio com suas prprias declaraes quanto ao cuidado do corpo (I Cor. 6:19 e 10: 31) e em oposio orientao geral da Bblia no tocante a bebidas intoxicantes (Prov. 20:1; 23:29-32; Joo 2:9). Como bem pondera o Comentrio Adventista, se sua referncia era ao uso do suco de uva no havia necessidade desta advertncia. Neste conselho Paulo adverte aqueles que exercem liderana dentro da comunidade crist para no incorrerem neste vcio, porque este os incapacitaria para o correto desempenho de sua tarefa. Estas e outras passagens correlatas seriam bem compreendidas quando se pondera no seguinte: Deus deseja o nosso afastamento das bebidas com lcool, mas o ser humano, muitas vezes, se afasta desta orientao, da a constante advertncia dos mensageiros de Deus para que os seus filhos o evitem. II. A Problemtica Passagem de I Tim. 5:23. Os defensores da abstinncia total tm se preocupado muito com esta passagem. Se o verso de I Tim. 5:23 for analisado no seu contexto ele jamais dever ser usado para liberar o uso do vinho fermentado. The Interpreter's Bible, vol. XI, pg. 445 comentando este verso declara:

"Sendo que na ocasio o vinho era considerado como til na medicina indicado na cura de uma variedade de doenas, a prtica da abstinncia total significa renncia ao vinho no apenas como uma bebida, mas tambm como um remdio. Esta prtica prejudicial, diz o autor: Tendo Timteo um estmago fraco ou por causa de suas freqentes enfermidades, ele no devia hesitar em usar um pouco de vinho." "O verso ilustra muito bem o senso comum, o ponto de vista moderado do autor. Ele no defende nenhum vinho como prazer. A religio demasiado sria para isto. Mas quando ela chega a recusar remdio, ele traa-lhe um limite.'' O SDABC apresenta sobre esta passagem os seguintes esclarecimentos: "Alguns comentaristas crem que Paulo aqui defende o uso moderado de vinho fermentado para propsito medicinais. Chamam a ateno para o fato de que aquele vinho assim tem sido usado atravs dos sculos. Outros sustentam que Paulo se refere ao suco de uvas no fermentado, arrazoando que ele no daria conselho inconsistente com o resto das Escrituras, que advertem contra o uso de bebidas intoxicantes (veja Prov. 20: 1; 23: 29-32)." vol. VII, pg. 314. O estudo da passagem de 1 Tim. 5: 23 nos leva concluso de que neste caso Paulo est tratando de um caso isolado e especial um problema de doena. Em suas demais epstolas ele sempre defendeu total abstinncia do vinho, como nos comprovam Rom. 14:21 ". . . bom no beber vinho..." Efsios 5:18 "... No vos embriagueis com vinho. . ." No justo algum apoiar-se nesta passagem para defender o uso do vinho com lcool. Do excelente folheto "Vinho", de autoria de Walter G. Borchers, destacamos estas judiciosas palavras concernentes a este verso: "Os que querem beber vinho que contm lcool, no obstante a proibio bblica, no seu desespero lanam mo, por ltimo, de um s texto (eu diria dois, sendo o outro I Tim. 3:8), a saber, I Tim. 5:23. Mas, vamos ao texto. Descobriremos logo que o jovem pregador Timteo, que conhecia as Sagradas Escrituras desde a sua infncia, era um consciencioso e rigoroso abstmio; tambm, que ele tinha a infelicidade de no andar bem de sade, tendo estmago fraco e sofrendo freqentes indisposies; e que S. Paulo lhe aconselhou o uso de um pouco de vinho, como remdio, por causa dessas suas enfermidades. "Se olhssemos para o texto pelo prisma dos apologistas do vinho, diramos: parece que Paulo, como algumas pessoas de hoje, que no acompanham a cincia moderna, pensava que o uso de 'um pouco de vinho', como remdio, embora fermentado, talvez fizesse bem. "Notemos, porm, que o termo 'oinos', usado neste texto, sendo empregado, s vezes, no sentido de vinho doce, no diz com clareza se era vinho novo e doce ou fermentado, o que Timteo devia usar; mas mesmo que fosse vinho fermentado, existe muita diferena entre o uso de um pouco, no caso de doena, e o beber vinho fermentado de preferncia ao novo e doce, sob uma infinidade de pretextos fteis, desprezando assim a Palavra de Deus, que, no Velho Testamento, probe, em 134 textos diferentes, o uso do vinho fermentado, e, no Novo Testamento, coloca na categoria de libertinos, idlatras, maldizentes, adlteros, ladres e assassinos, os bebedores de vinho dessa qualidade (I Cor. 6:9 e 10; Gl. 5:19-21; etc., etc.), deixando bem claro que os bbados no herdaro o reino de Deus." pgs. 9 e 10.

Quais Seriam as Razes Fundamentais Indicadas pela Palavra de Deus para que Seus Filhos se Abstenham de Bebidas Alcolicas? Uma resposta segura e abalizada se encontra no artigo O Consumo de Vinho do Ponto de Vista Bblico de L. E. Froom, de onde extramos os seguintes passos: "Transportando agora todos os tipos e figuras, que alguns poderiam minimizar, passamos plena admoestao de Deus sobre o cuidado e a proteo que devemos dedicar ao nosso corpo, e razo relativa disso. Descobrimos que

de nosso corpo declarado ser o 'templo de Deus' trs vezes e a habitao do Esprito Santo. No devemos contaminar este templo com bebidas e alimentos proibidos, mas conserv-lo santo, para no sermos destrudos quando todos os maus forem exterminados. Paulo enuncia isto em 1 Corntios: 'No sabeis vs que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir'. I Cor. 3:16, 17. "No sexto captulo declara que somos 'templos do Esprito Santo', o qual no tem qualquer parentesco com o lcool e a embriaguez. Devemos glorificar a Deus com este corpo que redimido em virtude do sangue de Cristo: o nosso corpo deve ser cuidado como lugar de habitao de Deus. I Cor. 6:19, 20. "Enfim, o apstolo Paulo repete a admoestao divina afirmando que ns somos o templo de Deus vivente, no qual Ele faz morada. Por isso devemos ser separados como o eram os nazireus da antigidade. No devemos tocar aquilo que impuro, mas antes purificar-nos de toda imundcia e aperfeioarmo-nos na santidade. Agora e para sempre devemos ser possesso divina, pois o que Deus espera de ns Ver II Cor. 6:16-17." O Atalaia, Maio de 1977 pgs. 6 e 7. A sbia orientao divina consiste em advertir-nos, seriamente, para os perigos e as nefastas conseqncias das bebidas. Os apreciadores de vinho no deviam ingeri-lo, justificando este desejo com exemplos bblicos. Em vez de assim faz-lo deviam meditar bem que esta fraqueza poder lev-los embriaguez, que est arrolada na Bblia entre as obras da carne, que nos excluem do reino dos cus. (Gl. 5:21; I Cor. 6:10). As Escrituras o condenam com veemncia em muitas passagens, como os versculos 29 e 35 do captulo 23 de Provrbios, por conseguinte, tocas as bebidas alcolicas, logo ningum deve ingeri-las escudado na Palavra de Deus.

Concluso Diante da exposio feita a nica concluso a que devemos chegar deve ser esta: A sbia lio aos sacerdotes no santurio: o edificante exemplo dos nazireus; as ponderadas advertncias de Salomo; e a orientao divina no caso de Joo Batista; as oportunas exortaes do apstolo Paulo com respeito a ser o nosso corpo o templo do Esprito Santo; a moral elevada que deve ser seguida na vida dos verdadeiros cristos, tudo nos leva a afirmar: a abstinncia do vinho ou de qualquer bebida alcolica o caminho seguro e o ideal proposto por Deus para os seus filhos em todas as idades e atravs de todas as pocas. Conquanto o uso do lcool como bebida no seja condenado per si na Bblia, os princpios de sade esboados nas pginas sagradas e os horrveis exemplos, tais como os de Nabal, do autenticidade ao conselho dado por Ellen G. White de que "a nica atitude segura no tocar, no provar, no manusear". A Cincia do Bom Viver, pg, 335. Ela acrescenta que "a total abstinncia a nica plataforma sobre que o povo de Deus pode conscienciosamente firmar-se." Testimonies, vol. 7, pg. 75. Comentrio da Lio da Escola Sabatina, 21-5-1983, pg. 120.

DUAS EMBARAANTES PASSAGENS RELACIONADAS COM O VINHO

"Esse dinheiro d-lo-s por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer cousa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e te alegrars, tu e tua casa." Deut. 14:26. "Dai bebida forte aos que perecem, e vinho aos amargurados de esprito." Prov. 31:6. Limitar-nos-emos ao que diz o Comentrio Adventista e a uma ligeira aluso de Ado Clark.

O que escreveram os telogos e comentaristas adventistas sobre Deut. 14:26. "Bebida forte. O vinho e a bebida forte aqui mencionados eram ambos fermentados. Em tempos passados Deus freqentemente tolerava a grosseira ignorncia responsvel por prticas que Ele nunca pde aprovar. Mas finalmente veio o tempo quando, em cada ponto, Deus ordenou a todos os homens que se arrependessem (Atos 17:30). Ento aqueles que persistissem em suas prticas, a despeito do conselho e advertncia no mais teriam uma desculpa para seu pecado (Joo 15:22). 'Se eu no viera, nem lhes houvera falado, pecado no teriam; mas agora no tm desculpa do seu pecado.' No seu procedimento anterior eles no tinham pecado e Deus no os considerava totalmente responsveis, embora suas obras estivessem afastadas do ideal. Sua longanimidade extensiva a todo aquele que no sabe o que est fazendo (Luc. 23:34). Como Paulo que perseguia a Igreja ignorantemente na incredulidade eles podem obter misericrdia." Depois de falar que Deus suportou a escravatura e a poligamia, coisas contrrias aos princpios divinos, o SDABC assim conclui: "Assim foi com o 'vinho' e 'bebida forte'. A ningum era estritamente proibido beber, exceto os engajados em deveres religiosas e talvez tambm na administrao da justia (Lev. 10:9; Prov. 31:4). Os males do 'vinho' e da 'bebida forte' foram claramente indicados, o povo aconselhado a abster-se deles (Prov. 20:1; 23:29 a 33), e uma maldio pronunciada sobre aqueles que induzissem outros a abusar da bebida (Hab. 2:15). Mas Paulo coloca diante de ns o ideal declarando: 'Portanto, quer comais, quer bebais, ou faais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glria de Deus.' (I Cor. 10:31), e informa que Deus destruir aqueles que desonram seus corpos (I Cor. 3:16-17). Coisas intoxicantes destroem o templo de Deus e seu uso no pode ser considerado um meio de O glorificar (I Cor. 6:19-20; 10:31). Paulo abandonou o uso de cada coisa prejudicial ao seu corpo (I Cor. 9:27). No h desculpa hoje para o argumento de que no h nada intrinsecamente errado no uso de bebidas intoxicantes, baseando-se no fato de que uma vez Deus as permitiu. Como j foi notado, Ele tambm permitiu uma vez a escravatura e a poligamia. A Bblia adverte que os bbados no herdaro o reino de Deus (I Cor. 6:10)." Sobre Prov. 31:6 este mesmo Comentrio tece as seguintes consideraes: "Pronto para perecer. Sem o conhecimento de narcticos possudo pelos mdicos hoje, os antigos tinham freqentemente apenas vrias misturas de bebidas intoxicantes e preparaes de ervas narcticas com as quais insensibilizavam as dores de doenas fatais. queles que eram crucificados, no tempo de Cristo, ofereciam-lhes uma mistura de vinagre e fel. Nosso Senhor recusou beber aquela mistura. Ele desejava uma mente clara para resistir tentao de Satans e conservar forte Sua f em Deus." Ado Clark apresenta esta mesma idia sobre Provrbios 31:6, apenas usando vocabulrio diferente: "Dai bebida forte para aquele que est morrendo. J temos visto que bebidas embriagantes eram misericordiosamente dadas aos criminosos condenados, para torn-los menos sensveis s torturas que enfrentariam na morte. Isto o que foi oferecido a nosso Senhor, mas Ele recusou." Do matutino paulista "O Estado de So Paulo" de 22-1-1984, retirei a seguinte nota: "A Histria nos cientifica que no tempo de Napoleo a pobreza da farmcia no oferecia muitas possibilidades de aliviar os sofrimentos dos feridos. No lhes era oferecida seno uma esponja embebida em suco de pio para sugar." Link Fonte: Pedro Apolinrio - Explicao de Textos Difceis da Bblia

O vinho - beber ou no beber? por Flvia Hadad

Ser que o vinho faz bem sade? A ingesto de bebida alcolica, diariamente, o melhor remdio para manter, por exemplo, o colesterol em nveis normais? At hoje, no existe nenhuma pesquisa cientfica que comprove os benefcios do vinho no combate ao colesterol. O mesmo acontece com o suco de berinjela com laranja. Os resultados de novas pesquisas sobre a influncia dos alimentos no controle (ou aumento) do colesterol do origem a dvidas ainda maiores. Vamos falar do vinho que, seja tinto, branco, seco, semi-seco, rosado, espumante, suave ou fortificado, est sempre em alta, principalmente, no inverno. Alguns estudos mostram que o consumo de vinho, especialmente o tinto, protege o organismo de doenas do corao. Na Frana, onde existe o hbito de se beber uma ou duas taas de vinho por dia, a incidncia de problemas cardiovasculares pequena em relao aos pases industrializados (apesar de no apresentarem fatores de risco menores, como obesidade, nvel de colesterol no sangue, tabagismo, presso arterial e sedentarismo). A ligao entre o consumo moderado de lcool e a reduo de risco de ataque cardaco pode ser em parte explicada pela relao do lcool no aumento do nvel de HDL (colesterol bom). O efeito protetor do vinho tinto deve ser considerado, mas no devemos esquecer os seus outros efeitos como a embriaguez e as mudanas de comportamento, entre outros. Alguns pesquisadores afirmam, ainda, que o suco natural de uva, este sim, combate o colesterol, mas o vinho, por ter lcool, aumenta a presso arterial e contra-indicado para os hipertensos. A relao da uva com o corao sempre despertou curiosidade. No final da dcada de 70, um estudo feito em vrios pases relacionou a mortalidade por doenas nas artrias coronrias, que irrigam o corao, com o vinho tinto. No entanto, os grandes amigos do corao so os flavanides - substncias que agem diretamente no fgado, inibindo a sntese de colesterol. Estes flavanides atuam tambm como agentes antioxidantes, que diminuem a oxidao das molculas do organismo, desacelerando os processos de envelhecimento. Segundo a American Heart Association (Associao Americana do Corao), para quem deseja prevenir doenas cardacas, no existe nada melhor do que ter uma dieta saudvel, fazer exerccios fsicos regularmente e ter o peso adequado. Portanto, no h motivo para se recomendar uma bebida alcolica para diminuir os riscos dessas patologias. Ateno: As informaes contidas nesta matria tm carter informativo e no devem ser utilizadas para realizar autotratamento ou automedicao. Em caso de dvidas, consulte o seu mdico.

Para que voc fique melhor informado, entrevistamos o Dr. Carlos Eduardo Domingues, cardiologista e mestre em sade pblica, um defensor da medicina baseada em evidncias. O consumo de duas taas de vinho ao dia diminui os riscos para as doenas do corao? O consumo moderado de vinho pode realmente reduzir a incidncia de doenas coronarianas, como tem sido demonstrado por diversos estudos nos ltimos 30 anos. Podemos considerar a ingesto de duas taas de vinho como um exemplo de consumo moderado. Mas temos que ter muito cuidado ao abordar o assunto. Ainda no h justificativas concretas para a recomendao do uso de vinhos como estratgia de cardioproteo. A American Heart Association, por exemplo, recomenda que a ingesto de bebidas alcolicas seja um item de discusso particular entre o paciente e seu mdico.

O vinho pode ajudar uma pessoa com problemas de colesterol alto? As doenas cardiovasculares esto diretamente relacionadas aos fatores de risco, como hipertenso arterial, tabagismo, diabetes mellitus e dislipidemias (alteraes do colesterol). Entre esses fatores de risco o vinho tem seu principal efeito nos nveis de colesterol, em particular na elevao do colesterol HDL, conhecido como colesterol "bom".

Qualquer tipo de vinho combate o colesterol? Quais so os vinhos indicados? Dr. Carlos Eduardo: Devemos destacar que ainda no est definido de forma clara se o efeito cardioprotetor do vinho decorre de substncias existentes somente nos vinhos ou se decorre da presena do etanol (lcool), o que transferiria a todas as bebidas alcolicas esse possvel efeito. Mas os vinhos provavelmente tem lugar de destaque entre as bebidas alcolicas. Durante a produo dos vinhos tintos centenas de produtos qumicos so extrados das

cascas das uvas. Muitos autores associam os benefcios do vinho a algumas dessas substncias. Vale a pena lembrar que na produo dos vinhos brancos as cascas das uvas so desprezadas, portanto esse tipo de vinho no teria o mesmo efeito que o vinho tinto.

E quanto ao suco natural de uva? Provavelmente o suco de uva tambm tem o mesmo efeito cardioprotetor que o vinho tinto, j que o mesmo tambm utiliza as cascas das uvas na sua elaborao.

Existe alguma pesquisa cientfica que comprove os benefcios do suco de berinjela com laranja? No que eu conhea. Qual o melhor remdio para manter o colesterol bom (HDL)? E para manter o colesterol ruim (LDL)? As estatinas, drogas inibidoras de uma enzima conhecida como HMG-CoA Redutase, so os medicamentos mais indicados para o controle dos nveis de colesterol, tanto para o colesterol HDL como para o colesterol LDL. Entre as estatinas existem pequenas variaes em suas caracterrsticas, mas nenhum estudo demonstrou superioridade absoluta de qualquer uma delas. Por outro lado, uma estatina utilizada em vrios pases do mundo, como Brasil e Estados Unidos, a ceruvastatina, foi retirada recentemente do mercado devido aos seus efeitos colaterais. Portanto, mais uma vez devemos ter cautela. Novos medicamentos devem ser suficientemente avaliados, laboratorial e clinicamente, antes de se tornarem uma indicao definitiva. Eu, particularmente, sigo os conceitos da medicina baseada em evidncias e prefiro esperar estudos mais completos e bem elaborados antes de indicar uma nova droga.

Referncias Bibliogrficas: Castelli WP. How many drinks a day? JAMA, 1979. Friedman GD & Klatsky AL. Is alcohol good for your health? N.Engl. J. Med. 1993. Penteado de Castro CE. Vinho...alimento e remdio. Revista do Vinho, 1993. Saint Leger AS, Cochrane AL, Moore F. Factors associated with cardiac mortality in developed countries with particular reference to the consumption of wine. Lancet, 1979. Santos, Paula. O paradoxo francs. Revista do Vinho, 1992. Santos, Paula. Vinho e Sade. In: Vinho e Cultura. Ed. So Paulo: Melhoramentos, 1989. Schoereder OB. Vinho, alcoolismo, medicina - Iniciao ao vinho. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1985.

O Cristo pode beber vinho? Este um assunto muito polmico, pois a maioria dos cristos acham que quem defende o ingesto de vinho, est querendo mesmo beber cerveja, queridos no estou aqui para defender ou no o ato de se beber vinho, mas para esclarecermos este assunto pois vivemos em meio a uma sociedade e devemos estar sempre prontos para responder aos questionamentos desta sociedade. Antes de mais nada vejamos alguns versculos Mateus, 11:19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis a um comilo e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria justificada pelas suas obras. Lucas, 7:34 veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis a um comilo e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Estas passagens mostram que Jesus bebeu vinho, mas no que ele se embriagasse de vinho, naquela poca era costume geral se beber vinho em festividades e ceia. e no h passagem bblica que condene o ato de se beber vinho exceto em dois casos que veremos abaixo. Romanos, 14:21 Bom no comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmo tropece.

O primeiro o que vemos nessa passagem. Mesmo sabendo que o fato de beber vinho no influencia em nada na minha, somos aconselhados a no fazer quando isso implica em escndalo a algum, ai cabe o bom senso para os cristos, sempre bom se abster para no entrar em contenda com os outros irmos, sempre que possvel ser o pacificador na discusso Efsios, 5:18 E no vos embriagueis com vinho, no qual h devassido, mas enchei-vos do Esprito, O segundo ponto este. A pessoa beber no intuito de embriagar-se considerado como pecado assim com exagerar ao comer (gula), no versculo acima podemos ver que na embriagus com vinho que h devassido, quando evitamos a embriagus evitamos a devassido e assim evitamos o pecado 1 Timteo, 3:8 Da mesma forma os diconos sejam srios, no de lngua dobre, no dados a muito vinho, no cobiosos de torpe ganncia, Aqui nos podemos ver que era costume mesmo daquela poca o beber vinho. Paulo citando as caractersticas dos que virem a exercer o Diaconato deixa claro quando diz no dados a muito vinho que o exagero condenado principalmente aos que exercem cargos na igreja pois devam ser exemplo dos fiis, mas note que ele no diz para no beber, mas para no usar de exagero pois sabe que o exagero o deixar embriagado e pecado. 1 Timteo, 5:23 No bebas mais gua s, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estmago e das tuas freqentes enfermidades. Aqui Paulo diz a Timteo para que beba um pouco de vinho por causa de sua enfermidade. Naquela poca o vinho por ser fermentado era usado at mesmo em ferimentos para lavar e livrar de se ter uma infeco. Concluso: Beber vinho no pecado. Eu no bebo, (nem estou escrevendo isso para justificar um futuro alcoolismo, rsrsrs), mas fiz questo de escrever isso para esclarecer o assunto, pois conheo muita gente que leva a dois extremos , os que chamam os que bebem vinho de Cachaceiros (lembrem se Jesus bebia vinho) e arrumam at teorias que o vinho que Jesus bebia no era alcolico, e o que ele multiplicou no era alcolico, sinto muito decepcion-los, era alcolico sim E outros que defendem o vinho, pois a coisa mais fcil de comprar no mercado e de se embriagar em casa, longe dos olhos preconceituosos dos irmos. Cuidado queridos, esta pode ser uma porta para que venham outras bebidas, e no precisamos ser Cristos para saber que bebida alcolica pode matar. pouco fiquei sabendo que um irmo que considero muito como um homem trabalhador na obra de Cristo, comeou a beber vinho, e hoje ele e seus filhos esto dominados pelo vcio do alcoolismo. Sejamos de pouco vinho e se formos de nenhum vinho no faz diferena nenhuma.obrigado Daniel DF pelos versculos

Qualificaes dos Presbteros: No Dado ao Vinho


Juliano Heyse (editor)

necessrio, portanto, que o bispo seja irrepreensvel, esposo de uma s mulher, temperante, sbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; no dado ao vinho 1 Tm 3:2-3 Porque indispensvel que o bispo seja irrepreensvel como despenseiro de Deus, no arrogante, no irascvel, no dado ao vinho Tt 1:7

Introduo
Esta qualificao aparece nas duas listas. O termo grego um s e identifica uma pessoa que tem uma relao especial, idoltrica e de dependncia com o vinho. Vejamos os comentaristas.

Grego
Em 1 Timteo e Tito - paroinos Strongs - dado ao vinho, bbado Rienecker e Rogers - algum que senta-se por muito tempo com o seu vinho, escravo da bebida, dado ao vinho

Outras verses
Outras tradues do mesmo termo em portugus: Almeida Revista e Atualizada (ARA) Nova Verso Internacional(NVI) Almeida Revista e Corrigida(ARC) no dado ao vinho / no dado ao vinho no deve ser apegado ao vinho / no apegado ao vinho no dado ao vinho / no dado ao vinho

Nova Traduo na Linguagem de Hoje(NTLH) Traduo Brasileira(TB)

no pode ser chegado ao vinho / no deve ser chegado ao vinho no dado ao vinho / no dado ao vinho

Comentrios
Broadman (-) D. A. Carson Ento, versculo trs, "no dado a muito vinho". Isso no significa s estar livre de embriaguez mas tambm livre da dependncia. O servo de Jesus Cristo no deve ser escravo de qualquer outra coisa. Jamieson, Fausset e Brown (Tm) O grego inclui alm disso, "no dado violncia", conduta violenta em relao a outros, que provm de ser dado ao vinho. Joo Calvino Pela palavra que usada aqui, os gregos denotam no somente a embriaguez, mas qualquer intemperana em beber vinho avidamente. E, realmente, beber vinho excessivamente no s muito imprprio em um pastor, mas geralmente traz consigo muitas coisas ainda piores; como brigas, atitudes tolas, conduta imoral e outras coisas que no necessrio descrever. (...) A interpretao correta a de Crisstomo de que homens com uma disposio de bebedice e ferocida deveria ser excludos do ofcio de bispo. John Gill Algum que no senta para beber, ou que est continuamente bebendo e imoderado no uso da bebida; caso contrrio permitido que pessoas em tal ofcio bebam vinho, e s vezes absolutamente necessrio; veja 1 Tm 5:23. Significa algum que no dado a muito vinho, como em 1 Tm 3:8; no viciado ou um seguidor do vinho; a verso siraca diz: "que no transgride em funo do vinho", ou vai alm dos limites devidos no seu uso, que no imoderado nisso; a verso arbica diz: "no insolente por causa do vinho", j que algum que est aquecido com ele feroz e furioso e encrenqueiro e briguento, e freqentemente muito perverso e ofensivo; e este sentido seguido por alguns. John MacArthur (Tm) mais do que uma mera proibio contra a bebedice. Um presbtero no pode ter uma reputao como um bebedor; seu julgamento nunca pode ser enevoado pelo lcool (cf. Pv 31:4,5; 1 Co 6:12), seu estilo de vida deve ser radicalmente diferente do mundo e levar outros santidade, no ao pecado (Rm 14:21). (Tt) Aplica-se a beber qualquer bebida alcolica em qualquer forma que embote a mente ou subjugue inibies (cf. Pv 23:29-35; 31:4-7). Por aplicao, tambm indicia qualquer outra substncia (por ex., drogas) que obscurea a mente. Matthew Henry (Tm) Os sacerdotes no deveriam beber vinho quando iam ministrar (Lv 10:8-9), a fim de que no pervertessem a lei. (Tt) no h maior reprovao a um ministro do que ser um bebedor de vinho, algum que ama isso e se concede, desta forma, liberdade imprpria que continua com o vinho ou a bebida forte at que o inflame. O uso apropriado e moderado, como em outras boas criaturas de Deus, no irregular. Usa um pouco de vinho, por causa do teu estmago e das tuas freqentes enfermidades, disse Paulo a Timteo, 1 Tm 5:23. Mas o excesso nisso vergonhoso em todos, especialmente em um ministro. O vinho arrebata o corao, transforma o homem em um selvagem. Aqui o mais apropriado aquela exortao do apstolo (Ef 5:18), E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo; mas enchei-vos do Esprito. Aqui no h excesso, mas no com o anterior muito facilmente pode haver. Tome cuidado, portanto,para no ir muito perto da borda. New American Commentary (Tm) A primeira qualificao negativa exige do lder eclesistico controle sobre sua sede dele por lcool. A palavra descreve algum que viciado em vinho. No proibe uso medicinal de lcool (1 Tim 5:23). Em nossa sociedade americana saciada da sede por lcool, a prtica de abstinncia total pelos cristos poderia restringir os efeitos destrutivos que o alcoolismo trouxe a ns. (Tt) Paulo desqualifica um bbado de servir como um presbtero. O presbtero "no deve ser dado a muito vinho" (traduo do autor). At mesmo levando em conta outros comentrios de Paulo relativos ao abuso de vinho, a pessoa no pode ser dogmtica de que ele requer abstinncia total no presbtero. Porm, considerando as

qualidades viciadoras do lcool, qualquer cristo (presbtero ou no) deveria considerar seriamente as declaraes de Paulo relativas s responsabilidades do "forte" em relao ao "fraco". Permanecer inocente em qualquer situao que gera ofensa deveria ser a regra dominante com respeito a qualquer prtica questionvel permitida contudo no encorajada pela Bblia. William MacDonald (Tm) A expresso "dado ao vinho" significa viciado em bebidas alcolicas. O bispo no deve ser um homem que se entrega ao vinho e provoca brigas e escndalos. (Tt) Em nossa cultura, isso parece to elementar que dificilmente precisaria de meno. Mas devemos lembrar que a Bblia foi escrita para todas as culturas. Em pases nos quais o vinho usado pelos cristos como bebida comum, h o risco de abuso e de conduta desordeira. Destaca-se aqui a falta de autocontrole. A Bblia distingue entre o uso do vinho e o abuso dele. O uso com moderao como bebida era permitido quando Jesus transformou gua em vinho nas bodas de Can (Jo 2:1-11). O uso para propsitos medicinais receitado por Paulo a Timteo (1`Tm 5:23; cf. tb. Pv 31:6). O abuso do vinho e da bebida forte condenado em Provrbios 20:1; 23:29-35. Embora a total abstinncia no seja exigida literalmente, h uma situao na qual se requer moderao; por exemplo, quando a ingesto de vinho ofenderia um irmo mais fraco ou levaria a tropeo (Rm 14:21). Essa a principal considerao que leva muitos cristos nos Estados Unidos a se absterem completamente do lcool. Com relaco ao presbtero, a questo no a total proibio do vinho, mas seu uso excessivo, que conduz a brigas.

Concluso
O perigo do vinho e da bebida alcolica em geral est sempre presente. O seu uso no condenado pela Bblia, mas ele tem potencial para tornar-se facilmente um dolo. Em nossa sociedade altamente qumica, em que o uso de drogas corriqueiro, o uso da bebida alcolica generalizado e extremamente facilitado. Os comentaristas mais antigos, como Calvino, Gill e Henry no so to contundentes, mas o New American Commentary, MacArthur e MacDonald so mais exigentes e chegam a insinuar a importncia da abstinncia. Nenhum deles ousa dizer que a abstinncia exigida, mas usam diversos argumentos que conduzem a ela. O que podemos concluir que qualquer homem que tem problemas com bebida, ou qualquer outro tipo de substncia viciadora e/ou entorpecente (como aponta MacArthur) seja por dificuldade de se controlar ou por dependncia, no adequado para o ofcio de presbtero. Prximo Artigo: No violento, porm cordato

Fontes Comentrio Bblico Popular Novo Testamento William MacDonald Ed. Mundo Cristo The Broadman Bible Commentary Broadman Press The MacArthur Bible Commentary Thomas Nelson Publishers Bblia OnLine 3.00 SBB Definindo o que so presbteros artigo de D.A.Carson - http://www.bomcaminho.com/dac001.htm The New American Commentary Broadman Press Chave Lingustica do Novo Testamento Grego Ed. Vida Nova Traduo (onde necessrio): Juliano Heyse

PECADO OU NO TOMAR VINHO Postado por EV- ADRIANO MEIRA em 11 dezembro 2009 s 13:25 Exibir tpicos A MUITAS DENOMINAOES CADA UMA COM SUA IRARQUIA UMAS DISSE QUE PECADO OUTRAS DISSE QUE NO ????????????????????????????????????? Curtir Compartilhar Twitter Exibies: 378 Anexos www_MessenTools_com-Food-tomando-cerveza.gif www_MessenTools_com-Food-tomando-cerveza.gif, 23 KB Responder esta Respostas a este tpico Permalink Responder at Assemblia de Deus no Brasil em 13 dezembro 2009 at 13:54 Essa pergunta ai complicada , espero q tds participem e tirem as duvidas de nossos irmos, utilizando de textos biblicos se possivel ou apenas citando a palvra de DEus.. Muitas igrejas permitem o beber vinho com prudncia usando de argumentos biblicos, outras preferem ser cautelosas com medo de seus membros confundirem e voltarem aos velhos costumes, outras so radicais condenando tal ato. Mateus, 11:19 "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis a um comilo e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria justificada pelas suas obras." Lucas, 7:34 "veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis a um comilo e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores." Estas passagens mostram que Jesus beu vinho, mas no que ele se embriagasse de vinho, naquela poca era costume geral se beber vinho em festividades e seia. e no passagem biblica que condene o ato de se bber vinho exeto em dois casos que veremos abaixo. Romanos, 14:21 "Bom no comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmo tropece." O primeiro o que vemos nessa passagem. Mesmo sabendo que o fato de beber vinho no influencia em nada na minha, somos aconselhados a no fazer quando isso implica em escandalo alguem. Por motivo de considerao eu n posso fazer por saber muita gente no penssa assim e isso ir escandalizar o meu irmo. Efsios, 5:18 "E no vos embriagueis com vinho, no qual h devassido, mas enchei-vos do Esprito," O segundo ponto este. A pessoa beber no intuito de embriagar-se considerado como pecado assim com exagerar ao comer (gula), Em pequena dosagem e de forma sadia no h problema. 1 Timteo, 3:8 "Da mesma forma os diconos sejam srios, no de lngua dobre, no dados a muito vinho, no cobiosos de torpe ganncia,"

Aqu nos podemos ver que era costume mesmo daquela poca o beber vinho. Paulo cintando as caractersticas dos que virem a exercer o Diaconato deixa claro quando diz "no dados a muito vinho" que o exagero condenado principalmente aos que exercem cargos na igreja pois devam ser exemplo dos fiis, mas note que ele no diz para no beber. ms para no usar de exagero pois sabe que o exagero o deixar embriagado e pecado. 1 Timteo, 5:23 "No bebas mais gua s, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estmago e das tuas freqentes enfermidades." Aqu Paulo diz a Timteo para que beba um pouco de vinho por causa de sua enfermidade. Na quela poca o vinho por ser fermentado era usado at mesmo em ferimentos para lavar e livrar de se ter uma infeco. Concluso: Beber vinho no pecado, mas devemos fazer de forma sadia a no escandalizar e nem usar de exagero. Eu no bebo vinho, no gosto. Mas no me escandaliza saber que algum que se diz cristo bebe socialmente, pois eu sei que o fato de se tomar vinho no o deixa impuro. Afinal, 18 - Respondeu-lhes ele: Assim tambm vs estais sem entender? No compreendeis que tudo o que de fora entra no homem no o pode contaminar, 19 - porque no lhe entra no corao, mas no ventre, e lanado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. 20 - E prosseguiu: O que sai do homem , isso que o contamina. 21 - Pois do interior, do corao dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituies, os furtos, os homicdios, os adultrios, 22 - a cobia, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfmia, a soberba, a insensatez; 23 - todas estas ms coisas procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos : 7 A paz do Senhor Jesus.

Cerveja sem lcool mata a sede sem muitas calorias PDF Imprimir E-mail

Nos quentes dias de vero vale antes de tudo a regra: beber muito! Em temperaturas elevadas o corpo sua mais, e com o suor so excretados minerais importantes para a vida. J em temperaturas normais deveramos beber diariamente de 1,5 a 2 litros; no vero devem ser adicionalmente 1 a 2 litros de bebida que contenham minerais, para compensar as perdas. Quem quer se alimentar de modo saudvel e consciente das calorias, levando em conta que deve ter sabor no tem a vida fcil.

A cerveja sem lcool a bebida ideal para o vero. Ela preenche todas as exigncias dos especialistas em nutrio a cerveja (sem lcool e normal) contm substncias minerais em abundncia, que podem ser rapidamente assimiladas pelo corpo. Adicionalmente: a cerveja quase no contm acar e apresenta muito poucas calorias e, alm disso, um produto natural rico em vitaminas, produzido sem a adio de qualquer produto qumico.

Na tabela de calorias da obra "Dicionrio de valor nutricional e calorias" (*) a cerveja sem lcool est cotada como a nmero um. Com 52 quilocalorias (kcal) ela vence a limonada (84 kcal) assim como o suco de ma, que apresenta 98 kcal. Bem distante est o refrigerante sabor cola, com 122 kcal.

Teor calrico em 200 ml: Cerveja sem lcool: 52 kcal Limonada: 84 kcal Cerveja pilsen: 84 kcal Suco de ma: 98 kcal Refrigerante sabor cola: 122 kcal

(*) Dicionrio de Valor Nutricional e Calorias - Schltersche Verlagsgesellschaft, 2003

Fonte: DBB Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold

Vous aimerez peut-être aussi