Vous êtes sur la page 1sur 8

Oficina de Armazenamento Domstico

Pronta, Sempre Pronta.


21 de Fevereiro de 2009.
Material Organizado por Karen Torres Andrade Retirados da Internet.

Obrigada pelo Apoio!


Mtodos de acondicionar Frutas e Legumes
1. Mtodo frio: Este mtodo o que exatamente o que o nome diz. Voc prepara frutas ou vegetais descascando, desencaroando e cortando. Coloca-os dentro dos vidros, crus e ento os cobre com lquido quente. Para frutas, o lquido pode ser xarope ou suco; Para vegetais, geralmente usada a gua. J que a comida crua vai murchar um pouco ao ser processada, voc pode acondicion-las firmemente nos vidros. 2. Mtodo quente: Neste mtodo a comida vai pr-cozida para o vidro. A comida pr-cozida pode ser arrumada mais separada no vidro, pois no iro murchar muito. O processamento igualmente melhor para a comida embalada quente, j que ela foi aquecida antes de ir para os vidros. Processamento: Vamos chamar de processamento todas as vezes que aquecemos os vidros a alta temperatura por tempo especfico. O processamento necessrio para todos os vegetais e frutas, assim como, para picles, gelias e condimentos. O processamento mata os microorganismos que causam a deteriorao. As frutas so processadas em uma panela, bem funda, de gua quente, temperatura de 100C Vegetais, carnes e sopas so processadas em panela de presso temperatura de 115C. No tente diminuir o tempo de nenhum destes mtodos, s lhe trar problemas e comida estragada. Equipamentos bsicos:
Uma panela de presso grande Uma panela grande, pelo menos, 18 a 24 cm de altura com tampa. Vidros prprios para conservas. Um funil de boca larga, (coador Melita para garrafa trmica) Chaleira ou panela grande. Coador ou peneira Colheres: Use colheres de pau, para mexer e colheres pequenas para encher os recipientes. (plstico) Facas bem afiadas so essenciais. Colheres e xcaras de medidas. Escorredor de macarro. Guardanapos limpos ou toalhas de papel ou perflex, etc. Uma esptula de plstico ou madeira. Concha plstica

Equipamentos adicionais:

Conservando frutas
Xaropes ou suco e gua, so os nicos ingredientes usados na preservao de frutas. Fazendo o Xarope para Conservar Frutas
Para fazer o xarope, combine gua e acar (ou parte de acar, karo ou mel claro) nas propores discriminadas. A seguir deixar ferver por 5 minutos, se a gua for filtrada, caso contrrio, ferver por 15 a 20 minutos. Mantenha o xarope quente, mas sem deix-lo ferver novamente. Faa-o em banho-maria. Cada vidro de 1 litro leva mais ou menos 1 ou xcara de xarope. O xarope que sobrar poder ser guardado na geladeira para ser usado noutra ocasio. Tipo de xarope Fino Mdio Grosso Xcaras de acar Ou karo 2 3 4,3/4 Xcaras de gua 4 4 4 Xcaras de xarope 5 5 1/2 6 1/2

Cuidados para prevenir o escurecimento das frutas: Mas, pssegos e pras precisam ser
descascadas, e ento tratados para prevenir que no fiquem escuros. Assim que forem descascadas as frutas, jogue-as numa soluo de gua salgada e vinagre, assim:

2 COLHERES DE SOPA DE SAL E 2 COLHERES DE SOPA DE VINAGRE EM 4 LITROS DE GUA FRIA. Adoando as frutas para conservar: A maioria das frutas pode ser conservada em xarope. Alguns
sucos de frutas so muito mais saborosos se forem adoados com acar cristal. Para aucarar o suco, basta levar ao fogo cada litro de suco preparado com xcara de acar. Traga o lquido fervura e adicione as frutas no suco que restou. Se voc no tem suco ou xarope suficiente para completar o vidro, use gua fervente. Voc pode trocar parte do aucar por karo ou mel claro.

NO USE ACCAR MASCAVO, MELAO, KARO ESCURO, OU MEL DE SABOR FORTE, DESSA FORMA VOC TIRAR O DELICADO SABOR DAS FRUTAS. Frutas semi doces: No h necessidade do uso do acar se voc estiver pensando em calorias ou tem
uma dieta especial na famlia. Use adoante sem calorias, segundo instrues do fabricante ou adicione as frutas em seu prprio suco ou no suco de outras frutas (sem acar) ou simplesmente com gua.

PARA EXTRAIR O SUCO, PIQUE AS FRUTAS MAIS MADURAS, LEVE-AS AO FOGO AT FERVER COM GUA SUFICIENTE PARA NO PEGAR NO FUNDO DA PANELA. COE A FRUTA COZIDA ATRAVS DE UM PANO FINO, USE O SUCO PARA O ARMAZENAMENTO E CONSUMA O RESTO.

Passos Bsicos na Conservao de Frutas


1. Selecione as frutas que esto perfeitas livres de manchas ou apodrecimentos e bem maduras. Selecione por tamanho, amadurecimento e ponha as iguais juntas. 2. Ponha sobre a mesa ou pia todos os utenslios e ingredientes necessrios. Lave e enxugue todos os utenslios, as superfcies de trabalho e mos. Lave e enxugue todos os vidros, esterilize-os e mantenha-os quente na gua ou forno baixo. 3. Lave as frutas rigorosamente com bastante gua, seque as frutas cuidadosamente para evitar que se machuquem. Esfregue as frutas com uma escova, mas no ensaboe. 4. Ponha a panela para encher de gua, at uns 18 cm. Comece a aquecer a gua. Ao mesmo tempo coloque outra panela grande com gua para aquecer. 5. Prepare o tipo de xarope requerido, dependendo da receita. 6. Prepare as frutas como determina a receita da fruta que ir usar.

7. Acondicione as frutas nos vidros at 1 cm da superfcie. 8. Despeje o xarope nas frutas at 1 cm da superfcie do vidro. 9. Corra uma esptula de madeira ou plstico pelos lados do vidro para liberar qualquer bolha de ar. Se necessrio adicione mais xarope, suco ou gua quente, para que o nvel seja sempre 1 cm da borda do vidro. 10. Limpe as bordas do vidro com um pano ou guardanapo de papel. 11. Tampe. 12. Cuidadosamente coloque os vidros na panela com gua quente. Arrume os vidros para que no toquem uns nos outros ou batam nas laterais da panela. Se necessrio, adicione mais gua quente tendo o cuidado de colocar gua nas laterais da panela e no em cima dos vidros, at que esta os cubra com pelo menos 2 cm de gua. 13. Depois dos vidros estarem cobertos de gua, quando a gua comear a ferver, comea o tempo de processamento indicado na receita. 14. Quando terminar o tempo de processamento, desligue o fogo e retire os vidros cuidadosamente da panela. Ponha-os separadamente uns dos outros cuidadosamente sobre uma toalha dobrada, num lugar livre que no ser usado, pelo menos por 12 horas. 15. Deixe os vidros esfriarem, pelo menos 12 horas antes de remov-lo do lugar. Ento os rotule com o nome do produto e a data. 16. Quando a comida do vidro estiver completamente fria, veja se esto bem fechados e se algum estiver com avaria, abra-o e guarde na geladeira para ser usado. 17. Antes de usar qualquer vidro, procure por sinais de deteriorao, tampas mal fechada, lquidos escorrendo ou cheiro ruim. Jogue fora qualquer vidro que tenha estes sinais.

Receitas para Cada FRUTA. Pras


Use o xarope fino ou mdio, dependendo do quanto a fruta esteja doce. Voc vai precisar de todo o equipamento bsico. As pras podem ser conservadas usando tanto o MTODO FRIO ou QUENTE. 1.500 gramas = 1 vidro de 1 litro de conserva 1. Escolha pras maduras, mas firmes. 2. Descasque-as, corte-as pelo meio e tire as sementes. Jogue as metades numa soluo de sal e vinagre (2 colheres de cada para cada 4 litros de gua). Deixe-as ali at ter frutas suficientes para uma carga de vidros. 3. Prepare o xarope fino ou mdio. 4. Escorra e enxge as metades das pras.

Mas
As mas devem ser feitas SOMENTE PELO MTODO QUENTE, em suco de frutas, xarope fino ou gua. 1 kg a 1,5 kg de mas = 1 vidro de 1 litro de conserva. 1. Escorra a ma e enxugue. Ento as coloque numa panela e cubra-as com xarope, suco ou gua. Ferver por 5 minutos. 2.Processe em gua fervente por 20 minutos para 1 litro e por 15 minutos para litro.

Pssegos
Os pssegos podem ser conservados por qualquer um dos MTODOS, QUENTE ou FRIO. O xarope fino ou mdio. Ser preciso todos os utenslios. 1 kg a 1 kg = 1 vidro de conserva 1. Jogue os pssegos por a 1 minuto em gua quente para que percam a casca. 2. Jogue-os em gua fria; escorra-os e descasque-os. 3. Corte-os pela metade e remova os caroos. Jogue as metades na soluo de sal e vinagre para no escurecer

Abacaxis

Use um xarope fino ou prprio suco do abacaxi. Voc precisar de todos os equipamentos bsicos. Os abacaxis podem ser considerados usando os MTODOS FRIO ou QUENTE. 2 abacaxis mdios = 1 vidro de 1 litro de conserva 1. Descasque os abacaxis, corte-os em fatias, tire o centro dos abacaxis e remova os olhinhos. Corte as rodelas em quadradinhos ou pedaos 2. Preparar o xarope fino, ou aquea o suco do abacaxi. 3. MTODO FRIO: Ponha os pedaos de abacaxis dentro dos vidros quentes at 1 cm da superfcie. Jogue por cima o xarope fervente ou suco at 1 cm da superfcie do vidro. 4.Processe na panela de gua quente por 30 minutos para e 1 litro.

Uvas
As uvas verdes sem sementes, so as melhores para conservar. Voc vai precisar preparar um xarope fino ou mdio. S use o MTODO QUENTE. Todos os utenslios bsicos sero usados, menos facas. kg = cerca de 1 litro em conserva 1. Aquea as uvas no xarope somente at ferver. 2. Processe na panela de gua quente por 15 minutos.

Manga
Use xarope fino ou mdio. Voc precisar de todo o equipamento bsico. As mangas podem ser conservadas usando qualquer um dos mtodos. Somente mangas que no contenham fios, do tipo ADEM servem para fazer compota. Os outros tipos servem para sucos. 5 mangas ADEM grandes correspondem a 1 vidro de 1 litro de conserva 1. Escolha mangas firmes, mas maduras e perfeitas. 2. Organize e prepare a rea de trabalho e os utenslios. 3. Descasque as mangas, corteas em pedaos grandes. 4. Comece a aquecer a gua na panela, e ferva a gua em outra chaleira. 5. Prepare um xarope fino ou mdio. 6. Mtodo Frio: Ponha os pedaos de manga nos vidros quentes at 1 cm da superfcie. Jogue por cima xarope fervente at 1 cm da superfcie. Jogue por cima xarope fervente at 1 cm da superfcie. 7. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para libertar todas as bolhas de ar. 8. Se necessrio , adicione mais xarope, para encher o vidro at 1 cm da superfcie do vidro. 9. Limpe as bordas dos vidros com um pano limpo. 10. Tampe. 11. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13. Processe na panela de gua quente por 30 minutos tanto para vidros de litro como para vidros de 1 litro. 12. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 14 a 17.

Amoras
Use xarope fino ou mdio. Voc precisar de todo o equipamento bsico. As amoras podem ser conservadas usando qualquer um dos mtodos. kg de amoras correspondem a 1 vidro de 1 litro de compota 1. Escolha as amoras com cuidado para no machuclas. 2. Organize e prepare a rea de trabalho e os utenslios. 3. Comece a aquecer a gua na panela, e tambm na chaleira 4. Prepare um xarope fino ou mdio. 5. Mtodo Frio: Escorra bem a gua das amoras, e ponha nos vidros aquentes at um cm da superfcie. Jogue por cima o xarope fervente, at 1 cm da superfcie. 6. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para libertar toda bolha de ar. 7. Se necessrio adicione mais xarope, para encher o vidro at 1 cm da superfcie do vidro. 8. Limpe as bordas dos vidros com um pano limpo. 9. Tampe.

10. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13. Processe em panela de gua quente por 20 minutos tanto para vidros de litro como vidros de 1 litro. 11. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 14 a 17.

Goiaba
Use xarope fino ou mdio. Voc precisar de todo o equipamento bsico. As goiabas podem ser conservadas usando qualquer um dos mtodos. 10 goiabas grandes correspondem a 1 vidro de 1 litro de conserva 1. Escolha goiabas maduras e firmes. Laveas descasqueas e corteas ao meio, tire as sementes, Na compota voc vai usar somente as metades das goiabas, mais deve aproveitar as sementes para dar mais gosto no xarope. Ferva por 5 minutos as sementes com um pouco de gua, passe por uma peneira e reserve. 2. Organize a rea de trabalho e os utenslios. 3. Comece a aquecer a gua na panela, e tambm na chaleira. 4. Prepare um xarope fino ou mdio, junte o caldo reservado das sementes. 5. Mtodo Frio: Ponha as metades das goiabas nos vidros quentes at 1 cm da superfcie. Jogue o xarope fervente por cima, at 1 cm da superfcie. 6. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para libertar toda bolha de ar. 7. Se necessrio, adicione mais xarope, para encher o vidro at 1 cm da superfcie de vidro. 8. Lime as bordas dos vidros com um pano limpo. 9. Tampe. 10. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13. Processe em panela de gua quente por 30 minutos tanto para vidros de litro como para vidros de 1 litro. 11. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 14 a 17.

Mamo Verde
Para fazer bem simples. 1. Descasque o mamo e corteo em fatias bem finas. 2. Enroleas em forma de caracis e prenda com um palito. 3. Prepare uma vasilha de plstico, uma gua com mal virgem. 4. Deixe os rolinhos de molho nessa mistura nesta mistura por 1 hora. 5. Prepare um xarope mdio ou grosso. 6. Escorra os rolinhos de mamo, enxge. 7. Coloque os rolinhos no xarope, deixe ferver por 20 minutos. Tire os palitos. Conserve quente. 8. Coloque os rolinhos nos vidros quentes ate 1 cm da superfcie do vidro. 9. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para liberar toda bolha de ar. 10. Se necessrio adicione mais xarope, para encher o vidro ate 1 cm da superfcie. 11. Limpe a borda do vidro com um pano limpo. 12. Tampe. 13. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13. Processe em panela de gua quente por 30 minutos tanto para vidros de como para vidros de 1 litro. 14. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 14 a 17.

Laranja Azeda
A laranja em compota, sendo bem feita deliciosa, o segredo preparar bem as cascas das laranjas. Voc deve ralar as cascas das laranjas, cortaas em 4 retirar os bagaos e lavar bem. As laranjas devem ser colocadas em uma vasilha e num local onde possa ficar em gua corrente por no mnimo uma semana, ou ate que o amargo saia completamente. (Dizem que colocando um pano durante esse tempo o amargo sai mais rpido). 1. Escolha laranjas perfeitas no muito maduras. Laveas e raleas. 2. Corteas em 4, retire o miolo, e coloqueas de molho. 3. Quando o amargo sair, laveas e reserve. 4. Organize a rea de trabalho e os utenslios.

5. Comece a aquecer a gua na panela, e tambm na chaleira. 6. Prepare um xarope meio ou grosso, conforme o gosto. 7. Mtodo quente: Ponha os pedaos de laranja nesse xarope e leve a fervura durante uns 30 minutos em fogo baixo. 8. Acondicione os pedaos de laranja nos vidros quentes ate 1cm da superfcie. Jogue por cima a calda, fervente ate 1cm da superfcie. 9. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para liberar toda bolha de ar. 10. Se necessrio adicione mais xarope, para encher o vidro ate 1cm da superfcie. 11. Limpe as bordas dos vidros com um pano limpo. 12. Tampe. 13. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13. Processe em panela de gua quente por 30 minutos tanto para vidros de litros como para vidros de 1 litro. 14. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 14 a 17.

Figo Verde
O figo alem de ficar muito gostoso em forma de doce, fica muito bonito dentro dos vidros.para isso acontecer necessrio que voc faa o seguinte: Lave os figos e leveos a cozinhar em panela de presso por hora. Escorraos e coloqueos em uma assadeira, estando frio, leve ao congelador por 24 horas. Lave os figos um de cada vez, a casca de figo nessa operao, pois eles se desmancham com facilidade. Deixoos congelado mole um por vez. Reserve. 1. Organize a rea de trabalho, e os utenslios. 2. Comece a aquecer a gua na panela e tambm na chaleira. 3. Prepare um xarope mdio ou grosso, conforme o seu gosto. 4. Mtodo quente: Coloque os pssegos no xarope e leve a ferver por 30 minutos, em fogo fraco. 5. Adicione os figos nos vidros quentes at 1cm da superfcie do vidro. 6. Corra uma esptula de plstico pelos lados dos vidros para libertar as bolhas de ar. 7. Se necessrio adicione mais xarope para encher o vidro ate 1cm da superfcie da borda do vidro. 8. Limpe a borda do vidro com um pano limpo. 9. Tampe. 10. Siga os passos bsicos para conservar frutas de 12 a 13 Processe em panela de gua quente por 30 minutos tanto para vidros de litro ou vidro de 1 litro.

Conservando Tomates
Tomates Pelados
1,5 a 2,5 kg = 1 litro de tomates enlatados. 15 kg = 10 litros de tomates enlatados 1. Escolha tomates maduros, mas firmes. Veja que no tenha nenhum estragado. No use tomates que parecem maduros demais, eles podem depositar nos bons microorganismos que podero estragar sua conserva. 2. Organize e prepare os utenslios e a rea de trabalho. 3. Jogue os tomates em gua quente por alguns minutos para perder a pele. Ento, jogue-os em gua fria. Tire as peles. 4. Corte o cabo. Deixe-os inteiros, ou corte-os no meio ou em quatro. 5. Comece a aquecer a gua da panela 6. Mtodo frio: Acondicione os tomates com delicadeza, mas bem firmes em vidros de ou 1 litro at 1 cm da borda, pressionando para preencher o espao. No adicione gua. Se quiser adicione como tempero cc de sal por vidro de litro, 1 cc de sal para os de 1 litro, ou 2 cc da mistura sal acar. No se esquea de adicionar 2 cc de vinagre para cada litro. Mtodo quente: Corte os tomates em quatro. Leve-os ao fogo at levantar fervura. Mexa para no grudar. Adicione em vidros aquecidos at 1 cm da borda. Tempere como o mtodo frio. Adicione cido.

7. Corra uma esptula de plstico ao redor do vidro para liberar as bolhas de ar. Adicione lquido quente para ambos os mtodos se precisar encher os vidros at 1 cm da borda, mas evite colocar gua. 8. Limpe a boca dos vidros com pano limpo. Tampe. 9. Processe na panela por 45 minutos para o mtodo frio, tanto vidros de ou 1 litro e 30 minutos para o mtodo quente. 10. Siga os passos bsicos para frutas de 12 a 17.

1. Adicionando cidos
Existem tomates com alto ou baixo teor de acidez. Os tomates com baixo teor de acidez devem ser processados em panelas de presso ou adicionar aos mesmos, determinada quantidade de cido. Faz-se isso da seguinte forma: Para cada litro de tomate ou suco de tomate, adicione qualquer um dos seguintes cidos: cc de cido cristalino 2 cc de suco de limo engarrafado, no fresco 2 cc de vinagre bom

2. Tempo de Processamento: (Para tomates pelados, suco de tomate) O Tempo de processamento para tomates de 45 minutos para vidros de litro do MTODO FRIO. No MTODO QUENTE 30 minutos pra vidros de e 1 litro no Banho Maria ou na Panela de Presso por 10 minutos para ou 1 litro 3. Temperando:
O sal e o acar requeridos nas receitas so somente para dar sabor. Voc poder omiti-los se quiser. A mistura de sal e acar uma combinao de 2 partes: sal e acar.

2 colheres de sopa de acar para uma colher de sopa de sal. Misturar. 4. Passos bsicos:
Siga os mesmos passos que para enlatar frutas. Voc precisar de todos os utenslios como se fossem enlatar frutas. No se esquea de lavar, esterilizar os vidros e mant-los quentes.

NOTA: Voc no poder fazer em casa o pur de tomate, nem pur de tomates temperados, nem massa de tomates, a menos que tenha uma panela de presso de 12 litros.

No tente fazer estes tipos s na panela de gua quente. perigoso.

Conservando vegetais
Processamento: Na presso a maioria dos vegetais so acondicionados quentes. O mtodo frio neste caso s foi provado para os seguintes vegetais: aspargo, cenouras, milho verde, ervilhas, abobrinhas, vagens, mandioca, mandioquinha e nabo. Passos bsicos:
1.Para os vegetais acondicionados crus, MTODO FRIO, simplesmente coloque-os preparados em vidros limpos e esterilizados e cubra-os com gua fervente. 2.Para os vegetais acondicionados quentes, MTODO QUENTE, cozinhe-os primeiramente em gua fervente o tempo necessrio para estar somente pr-cozidos. Cada vegetal tem seu tempo. Siga as receitas. 3.Acondicione ento os vegetais pr- cozidos e cubra-os com gua fervente. Quando o possvel o lquido usado para cozinhar os vegetais, estes devem ser usados para cobri-los, depois de acondicionados nos vidros.

Existem poucos vegetais, como as verduras e algumas vezes os aspargos que tornam a gua escura e imprpria para uso. 4.Ao acondicionar os vegetais, deixe sempre 2 cm de espao da superfcie do vidro. No esquea de correr uma esptula, que no seja de metal pelos lados do vidro para libertar qualquer bolha de ar. Se necessrio adicione mais lquido, para que o nvel seja sempre 2 cm da borda do vidro. NOTA: A panela deve esfriar novamente, no se deve tirar do lugar para esfriar.

SAL: Os alimentos podem ser processados com ou sem sal. Se o sal for desejado, use colher de ch de sal
para vidros de litro e 1 colher de sal par cada litro. Cada vegetal possui uma receita especfica, portanto siga-a.

Beterrabas
De 1 a 1 kg = 1 litro em conserva Lave-as muito bem. Corte o talo deixando 2 cm e no descasque. Leve-as para cozinhar at que a casca possa ser retirada com facilidade. Remova ento as cascas. As beterrabas podem ficar inteiras, cortadas em rodelas ou em quatro. Acondicione-as quente, nos vidros quentes, deixando 2 cm de espao da borda. Adicione sal se desejar. Cubra com gua fervente, deixando 2 cm da borda. Corra a esptula de plstico. Processamento: litro 30 minutos - 1 litro 35 minutos.

Cenouras
1 a 1 kg 1 litro de conserva Escolha as cenouras bem tenras e frescas. Lave-as bem e raspe-as. Acondicione-as inteiras, em fatias ou em cubos. Mtodo frio Acondicione-as cruas, bem juntas em vidros esterilizados, deixando 1 cm da borda. Mtodo quente Cubra as cenouras com gua fervente e ferva-as por 3 minutos. Acondicione-as quentes em vidros quentes, deixando 1 cm da borda. Adicione sal, se desejar. Cubra-as com gua fervente deixando 1 cm da borda. Corra a esptula de plstico para libertar as bolhas de ar. Feche o vidro. Processamento: litro 25 minutos - 1 litro 30 minutos.

Milho verde
1 a 3 kg de espigas 1 litro de conserva Escolha as espigas frescas e tenras. Descasque-as e tire os fios. Lave-as bem e corte o gro mais ou menos 2/3 de profundidade Mtodo frio Acondicione o milho livremente nos vidros esterilizados, deixando 2 cm de espao da borda do vidro. Mtodo quente Para cada litro de milho, adicione xcara de gua fervente e traga fervura. Adicione o milho livremente nos vidros quentes, deixando 2 cm de espao da borda. Adicione sal, se desejar. Cubra o milho com gua fervente at 2 cm da borda. Corra a esptula de plstico. Feche o vidro. Processamento: litro 55 minutos - 1 litro 85 minutos.( 1 hora e 25 min)

Batatinha
Escolha batatas novas, de 2 a 5 cm de dimetro. Lave-as bem, descasque-as e lave-as novamente. Mtodo frio S pode ser processada presso. Acondicione-as cruas nos vidros esterilizados, deixando 1 cm da borda. Mtodo quente Cubra-as com gua fervente e ferva-as por 10 minutos. Acondicione-as quentes nos vidros quentes, deixando 1 cm de espao da borda. Adicione sal, se desejar. Cubra-as com gua fervente, deixando 1 cm da borda. Corra uma esptula de plstico. Feche o vidro Processamento: litro 30 minutos - 1 litro- 40 minutos.

Vous aimerez peut-être aussi