Vous êtes sur la page 1sur 3

O ciclo da gua (conhecido cientificamente como o ciclo hidrolgico) refere-se troca contnua de gua na hidrosfera, entre atmosfera, a gua

a do solo, guas superficiais, subterrneas e das plantas. A gua se move perpetuamente atravs de cada uma destas regies no ciclo da gua constituindo os seguintes processos de transferncia:

Evaporao dos oceanos e outros corpos d'gua no ar e transpirao das plantas terrestres e animais para o ar. Precipitao, pela condensao do vapor de gua do ar e caindo para a terra ou no mar. Escoamento da terra geralmente atinge o mar.

A maior parte do vapor de gua sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de gua para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 Tt por ano. Sobre a terra, evaporao e transpirao contribuem com outros 71 Tt de gua por ano. A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem vrias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuio em nevoeiros e orvalho. A gua condensada no ar tambm pode refratar a luz solar para produzir um arco-ris. O escoamento das guas, muitas vezes recolhe mais de bacias hidrogrficas que correm para os rios. Um modelo matemtico utilizado para simular o fluxo do rio ou crrego e calcular os parmetros de qualidade da gua o modelo de transporte hidrolgico. Parte da gua desviada na irrigao e para a agricultura. Rios e mares so importantes para viagens e para o comrcio. Atravs da eroso, o escoamento molda o ambiente criando vales e deltasfluviais que fornecem um solo rico para o estabelecimento de centros de populao. Uma inundao ocorre quando uma rea de terra, geralmente de baixa altitude, coberta com gua. quando um rio transborda dos seus bancos ou por uma inundao do mar. A seca um perodo de meses ou anos, quando uma regio regista uma deficincia no seu abastecimento de gua. Isto ocorre quando uma regio recebe, sistematicamente, nveis abaixo da precipitao mdia.

O ciclo
A gua a nica substncia que existe, em circunstncias normais, em todos os trs estados da matria (slido, lquido e gasoso) na natureza. A coexistncia destes trs estados implica que existam transferncias contnuas de gua de um estado para outro; esta sequncia fechada de fenmenos pelos quais a gua passa do globo terrestre para a atmosfera designado por ciclo hidrolgico. A gua da evapotranspirao (nome cientifico dado ao vapor de gua obtido da transpirao e da evaporao) atinge certo nvel da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de gua condensa-se formando gotculas, que permanecem em suspenso na atmosfera. Estas gotculas, sob certas condies, agregam-se formando gotas maiores que se precipitam, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aqufero ou um lenol fretico ou pode simplesmente escoar superficialmente at chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.

Da superfcie para a atmosfera


O ciclo da gua inicia-se com a energia solar que incide na Terra. A transferncia da gua da superfcie terrestre para a atmosfera, passando do estado lquido ao estado gasoso, processa-se atravs da evaporao direta, por transpirao das plantas e dos animais e por sublimao (passagem direta da gua da fase slida para a de vapor). A vegetao tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da gua que cai absorvida pelas razes e acaba por voltar atmosfera pela transpirao ou pela simples e direta evaporao. Durante esta alterao do seu estado fsico absorve calor, armazenando energia solar na molcula de vapor de gua medida que sobe atmosfera. Dado a influncia da energia solar no processo de evaporao, a gua evapora-se em particular durante os perodos mais quentes do dia e em particular nas zonas mais quentes da Terra. A evaporao elevada nos oceanos que esto sob a influncia das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitao abundante, a evaporao menos intensa. Nos continentes, os locais onde a precipitao mais elevada existem florestas e onde a precipitao mais baixa, existem desertos. Em terra, em algumas partes dos continentes, a precipitao maior que a evaporao e em outras regies ocorre o contrrio, contudo predomina a precipitao, sendo que os oceanos cobrem o terreno evaporando mais gua que recebem pela precipitao.

Da atmosfera de volta superfcie


O vapor de gua transportado pela circulao atmosfrica e condensa-se aps percursos muito variveis, que podem ultrapassar 1000 km. Poder regressar superfcie terrestre numa das formas de precipitao (por exemplo, chuva, granizo ou neve), como voltar atmosfera mesmo antes de alcanar a superfcie terrestre (atravs de chuva mida quente). Em situaes menos vulgares, poder ainda transformar-se em neve e cair em cima de uma montanha e A

gua que atinge o solo tem diferentes destinos. Parte devolvida atmosfera atravs da evaporao, parte infiltra-se no interior do solo, alimentando os lenis freticos. O restante, escorre sobre a superfcie em direco s reas de altitudes mais baixas, alimentando diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos. A infiltrao assim importante, para regular a vazo dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundaes. Caindo sobre uma superfcie coberta com vegetao, parte da chuva fica retida nas folhas A gua interceptada evapora, voltando atmosfera na forma de vapor. O ciclo hidrolgico atua como um agente modelador da crosta terrestre devido eroso e ao transporte e deposio de sedimentos por via hidrulica, condicionando a cobertura vegetal e, de modo mais genrico, toda a vida na terra. O ciclo hidrolgico , pois, um dos pilares fundamentais do ambiente, assemelhando-se, no seu funcionamento, a um sistema de destilao global. O aquecimento das regies tropicais devido radiao solar provoca a evaporao contnua da gua dos oceanos, que transportada sob a forma de vapor pela circulao geral da atmosfera, para outras regies. Durante a transferncia, parte do vapor de gua condensa-se devido ao arrefecimento formando nuvens que originam a precipitao. O retorno s regies de origem resulta da aco conjunta da infiltrao e escoamento superficial e subterrneo proveniente dos rios e das correntes martimas. [editar]Processos

Precipitao consiste no vapor de gua condensado que cai sobre a superfcie terrestre. (Chuva) Infiltrao consiste no fluxo de gua da superfcie que se infiltra no solo. Escoamento superficial o movimento das guas na superfcie terrestre, nomeadamente do solo para os mares. Evaporao a transformao da gua no seu estado lquido para o estado gasoso medida que se desloca da superfcie para a atmosfera. Transpirao a forma como a gua existente nos organismos passa para a atmosfera. Evapotranspirao o processo conjunto pelo qual a gua que cai absorvida pelas plantas, voltando atmosfera atravs da transpirao ou evaporao directa (quando no absorvida). Condensao a transformao do vapor de gua em gua lquida, com a criao de nuvens e nevoeiro.

[editar]Composio

qumica

A gua pura (H2O) um lquido cujas molculas so formadas por dois tomos de hidrognio e um de oxignio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases - como dixido de enxofre (SO2), xidos de nitrognio (NO, NO2, N2O5) e dixido de carbono (CO2) - ocasionando chuvas cidas. [editar]Servios

ambientais prestados pela gua

Os servios ambientais so a ligao entre os ecossistemas, o bem estar humano e a economia. Na verdade, so os servios prestados pelo meio ambiente para sustentar e garantir a vida humana. Entre outros, a gua presta os seguintes servios ambientais:

regulao do clima; regulao dos fluxos hidrolgico; reciclagem de nutrientes; recreao.

A tabela seguinte apresenta a correspondncia entre alguns servios ambientais prestados pela gua substituveis por capital humano:

Servios ambientais prestados pela gua

Servios ambientais prestados pelo capital humano

Infiltrao, escoamento, reciclagem de nutrientes Sistemas de abastecimento de gua e de saneamento

Infiltrao

Sistemas de drenagem

Reciclagem de nutrientes

Sistemas de tratamento de guas residuais

Reciclagem de nutrientes, precipitao

Sistemas de rega

Curiosidades

O volume total da gua na Terra mantm-se constante, variando ao longo do tempo a sua distribuio por fases. Se fssemos dividir a gua do planeta - incluindo a congelada, salgada e potvel - daria 7 piscinas olmpicas para cada pessoa da Terra por toda a vida, mas se dividirmos s a potvel daria somente 2 litros para cada habitante do planeta por toda a vida. Os oceanos constituem cerca de 96,4% de toda a gua do planeta. Dos 3,6% restantes, aproximadamente 2,25% esto localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,75% encontrado na forma de gua subterrnea, em lagos, rios e tambm na atmosfera, como vapor d'gua. 84% da gua que evapora para a atmosfera tem origem nos oceanos, enquanto que apenas 16% so oriundos dos continentes. A gua que usamos para beber - que est nos rios, lagos e guas subterrneas - menos de 0,01% da gua existente no planeta. A quantidade total de vapor de gua na atmosfera equivalente a cerca de uma semana de precipitao em todo o globo. Num ano, a atmosfera produz uma quantidade de precipitao na Terra 32 vezes maior em volume do que a sua capacidade total de armazenamento de gua. Em mdia, cada molcula de gua evaporada fica aproximadamente 10 dias em suspenso na atmosfera antes de voltar a cair no solo. De acordo com a Organizao das Naes Unidas, no ltimo meio sculo, a disponibilidade de gua por ser humano diminuiu 60%, enquanto que a populao aumentou 50%. Devido s foras tectnicas, que agem no sentido de criar montanhas, a Terra no hoje um planeta uniformemente coberto por uma camada de 3 km de gua salgada. A gua o mais importante dos constituintes dos organismos vivos, pois cerca de 50 a 90 % da biomassa constituda por gua. O seu papel nas funes biolgicas extremamente importante e diversificado, sendo necessria, por exemplo, para o transporte de nutrientes e dos produtos da respirao celular e para a decomposio da matria orgnica, que libera a energia necessria para o metabolismo. A chuva um purificador atmosfrico. A gua da chuva carregada de bactrias.

Vous aimerez peut-être aussi