Vous êtes sur la page 1sur 5

PUBLIEDITORIAL

Anncio

PUBLIEDITORIAL
Publieditorial, a estratgia que afronta a tica
A imprensa brasileira tem, gradativamente, incorporado uma prtica danosa, infelizmente muito festejada por agncias de comunicao e organizaes: o publieditorial. Constitui-se numa mensagem publicitria, portanto paga, que tem a cara de reportagem, matria jornalstica. Ele tem como objetivo integrar -se perfeitamente ao veculo em que est inserido, de modo a no ser percebido como publicidade e, portanto, agregar a credibilidade que os textos jornalsticos (evidentemente, publicados em veculos de prestgio) costumam ter. Implicitamente, o publieditorial visa "passar a perna" no leitor que, desavisado, pode "comer gato por lebre", ou seja, ver uma matria onde, na verdade, existe publicidade.
WilsonBueno, Jornalista, professor, palestrante e escritor

PUBLIEDITORIAL
O que , o que : tem cara de jornal, mas no jornal? desenhado como um jornal, mas no jornal; tem textos que parecem reportagens, mas no jornal; tem aspecto grfico de jornal, mas no jornal? Para os leitores comuns e, portanto, a maioria, essas perguntas so difceis de responder. No para menos, pois so coisas feitas exatamente para que os consumidores achem que esto lendo um jornal.

PUBLIEDITORIAL
Um publieditorial pode ser considerado marketing de contedo? Na minha viso sim. Um programa de TV de uma marca pode entrar nesse conceito? Acredito que sim tambm, afinal, esse conceito nada mais do que gerar contedo relevante da marca e expor ao consumidor de forma diferente a propaganda. Publieditorial, por exemplo, muito usado em revistas como Informe Publicitrio que na minha viso trata-se de uma propaganda com cara de informativo, de matria jornalstica.
Felipe Morais, publicitrio, professor, palestrante e escritor.

Redao de Publieditorial
A tcnica da pirmide invertida ajuda a ordenar os vrios elementos do texto por ordem decrescente de importncia ao longo quer do "lead", quer do corpo do texto. Esta uma tcnica de redao de textos jornalsticos Ao contrrio das narrativas literrias ou cinematogrficas, nos textos jornalsticos o clmax no se guarda para o fim. Logo no incio, o leitor deve ter o essencial da informao.

Redao de Publieditorial

Redao de Publieditorial
Normas prticas: -O "lead" de um texto no deve ultrapassar, em princpio, os 300 caracteres, podendo comportar mais do que um perodo. -Pargrafos ou perodos demasiado longos provocam disperso e cansao no leitor. - Um "lead" deve ser sempre claro, preciso e correto: no deve comear com uma negativa nem em forma de dvida. - O "lead" determina sempre a construo do texto e o ttulo da pea. Por isso, a sua escolha nunca pode ser obra do acaso. Seja qual for o ngulo que o redator privilegie no texto, a partir da que o leitor deve captar o sentido global da narrativa.

Redao de Publieditorial

Redao de Publieditorial

Exemplo:
O que? pizza sem queijo Quem? 3 jovens empreendedores Como? Culinria gourmet Tema principal? Inovao pizza sem queijo Elementos em destaque

Adequao ao meio e ao veculo -O publieditorial deve ser planejado para ter forma e contedo adequado ao meio, mas principalmente ao veculo. -Ele tem que usar tcnicas de camuflagem, deve ser como um camaleo, ou seja, apresentar-se de forma similar ao projeto visual grfico do veculo. -Mas no s o visual importante, o contedo tambm deve estar em sintonia. -No planejamento de veiculao de publieditorial deve haver total sincronia entre cliente, atendimento, criao e principalmente o mdia.

Vous aimerez peut-être aussi