Vous êtes sur la page 1sur 13

Instituto de Sade So Judas Tadeu

Tema: Exames para porte Flio de Imunologia

Salvador 2011

INSSJT - Tcnico em Anlises Clnicas Aluno: Rafael Santos Cerqueira Turma: AC-21 Professora: Marineide

ANTIESTREOTOLISINA O (ASLO) Este teste mede as concentraes sricas relativas de anticorpos para estreptolisina-O. A amostra srica diluda com uma preparao comercial de estreptolisina O e incubada. Aps a adio de hemcias de coelho ou humanas o tubo reincubado e examinado visualmente. Se no ocorrer hemlise, isso indica infeco estreptoccica beta-hemoltica recente. Objetivo Confirmar infeco recente ou em andamento por estreptococo betahemoltico. Preparao do paciente Jejum de 4 horas. Valores de referncia Menores ou iguais a 200 Ul/ml. Mtodo Nefelometria. Achados anormais Altas titulaes ASLO geralmente ocorrem somente aps infeces prolongadas ou recorrentes. De maneira geral, 15 a 20% dos pacientes psdoena estreptoccica no tem titulaes ASLO elevadas. Titulaes de 250 unidades Todd podem indicar febre reumtica inativa. Titulaes mais altas entre 500 a 5.000 unidades Todd sugerem febre reumtica aguda ou glomerulonefrite ps-estreptoccica aguda. Titulaes seriais, realizadas a intervalos de 10 a 14 dias, fornecem informao mais confivel do que uma titulao nica. Uma elevao na titulao , 2 a 5 semanas aps a infeco aguda, formando um pico entre 4 e 6 semanas aps a elevao inicial, confirma a doena ps-estreptoccica. Exames correlatos Protena C reativa(PCR), velocidade de hemossedimentao(VHS).

MACHADO GUERREIRO Teste til no diagnstico da infeco pelo Tripanossoma cruzi, que pode corresponder doena de Chagas ou a quadros de infeco latente, sem

qualquer expresso clnica. Reaes falso positivas ocorrem com frequncia em pacientes com leishmaniose. Objetivo Diagnstico do Trypanosoma Cruzi. Preparao do paciente Jejum de 8 horas. Valores de referncia 1,8 a 2,4 mg/dl Mtodo So reativadas de rotina: reao de fixao do complemento (Machado Guerreiro), imunofluorescncia indireta com conjugado anti-IgG (IgM pesquisado apenas nos casos de Chagas agudo), reao de Hemaglutinao com antgenos de Tripanossoma cruzi. Exames correlatos Xenodiagnstico, pesquisa de Tripanossorna.

FTA ABS As reaes com antigenos no treponmicos so teis para diagnstico e seguimento teraputico, desde que os ttulos encontrados sejam superiores a 1/32. Ttulos menores podem ser decorrentes, de reaes falso-positivas. Para afastar esta possibilidade utiliza-se a reao com antgeno treponmico (FTAABS); se esta reao positiva, confirma a presena de anticorpo especfico; se negativa, com as reaes de Kofmer ou VDRL positivas, estas podem ser consideradas como falso-positivas. Isto ocorre em certos processos crnicos, incluindo infeces e doenas auto-imunes. Aps a teraputica especfica da sfilis os pacientes . podem apresentar ttulos baixos nos testes de Kotmer e VDRL e FTA-ABS positivo por longos perodos, o que conhecido como cicatriz sorolgica. Objetivo Diagnstico da Sfilis. Preparao do paciente Jejum de 8 horas.

Valores de referncia Reagente, Reativo e No reativo Mtodo Inmunofluor Exames correlatos

IMUNOFLOURESCENCIA CHLAMYDIA Teste til no diagnstico das infeces causadas por patgenos do grupo clamdia. A deteco de anticorpos IgM pela tcnica de imunofluorescncia indireta caracteriza infeco recente. Um aumento de titulo de 4 vezes entre duas amostras colhidas com intervalo de 15 dias tambm sugestivo de infeco ou reinfeco. Objetivo Diagnstico de infeco aguda ou recente por chlamydia. Preparao do paciente Jejum de 8 horas Valores de referncia Chlamydia IgG: Negativo igual ou inferior a 1:16; Positivo superior 1:32 Chlamydia IgA: Negativo 1:8 Mtodo Fixao do complemento, imunofluorescncia (IgG e IgM). Exames correlatos Isolamento de clamdia em secrees: conjuntival, uretral, etc.

INTRADERMOREAO DE MONTOUX O teste de Mantoux dado usando uma agulha e seringa para injetar 0,1 ml de 5 unidades de tuberculina de tuberculina lquido entre as camadas da pele (intradrmica), normalmente no antebrao. Uma unidade de tuberculina uma fora padro de tuberculina.

Objetivo Confirmar infeco ao Mycobacterium tuberculosis e da imunidade celular. Preparao do paciente No precisa de jejum. Valores de referncia considerado positivo se aparecer uma zona avermelhada, medida com uma rgua na zona mais dura, e que deve ser superior a 1 cm. Mtodo Intradermoreao

SOROLOGIA PARA EPSTEIN BARR IgG, IgM Indicado na suspeita de mononucleose infecciosa, patologia causada pelo vrus Epstein-Barr (EBV), um herpesvrus ubquo que infecta tanto clulas epiteliais como linfcitos B, altamente prevalente - infectando mais de 90% da populao. Objetivo Diagnstico de infeco por Epstein Baar e Mononucleose Preparao do paciente Jejum de 8 horas Valores de referncia Menor que 20 Ul/ml: negativo Maior ou igual a 20 Ul/ml: reagente Mtodo Quimioluminescencia Exames correlatos Sorologia para EBV-IgG, reao de Paul-Bunnell-Davidsohn, anticorposa antiEBNA, PCR para EBV.

PAUL BUNNELL Teste til no diagnstico da mononucleose infecciosa (MI), na qual ocorrem anticorpos heterofilos da classe IgM. Objetivo Comprovar o diagnstico Mononucleose Infecciosa. Preparao do paciente Jejum obrigatrio de 8 horas. Valores de referncia Ttulo < que 1:56 Mtodo Aglutinao e Absoro. Exames correlatos Epstein-Barr anti-VCA, Mononucleose e PCR Epstein-Barr.

IMUNOGLOBULINA A, E, G, M IgA - Teste til no diagnstico de dficit congnitos ou adquiridos de IgA. Nveis elevados podem ser encontrados em pacientes portadores de mietorna de IgA. A deficincia congnita de IgA a imunodeficincia mais comum. IgE - A IgE uma Imunoglobulina produzida principalmente na mucosa do trato gastrointestinal, do trato respiratrio e nos lintonodos. Valores aumentados so encontrados em pacientes atpicos, que apresentam fenmenos alrgicos tais como: rinite alrgica, asma, urticria e eczema atpico. Outras causas de aumento de IgE incluem: doenas parasitrias, mieloma de IgE, doena celaca, aspergilose e tabagismo. IgG - Teste til na avaliao dos dficits de imunidade humoral, congnitos, transitrios ou adquiridos. Nveis elevados de IgG podem ser encontrados em pacientes portadores de mieloma mltiplo ou em infeces crnicas. IgM - Teste til na avaliao da imunidade humoral. Na macroglobulinemia de Waldenstron a dosagem de IgM til no diagnstico e no seguimento teraputico. A tcnica de imunodifuso radial pode fornecer, resultados espuriamente elevados nos casos da existncia de paraprotena.

Objetivo Produzir anticorpos contras bactrias, vrus e toxinas. Preparao do paciente Jejum no necessrio Valores de referncia IgA 76-390 mg / dL IgE 0-380 Ul / mL IgG 650-1500 mg / dL IgM 40-345 mg / dL Mtodo IgA Imunodifuso radial IgE Ensaio imunoenzimtico IgG Imunodifuso radial IgM Imunodifuso radial Exames correlatos IgA Imunoeletroforese, IgA salivar, IgG, IgM, IgE. IgE Imunoeletroforese, IgA salivar, IgG, IgM, IgE. IgG Imunoglohulinas, Imunoeletroforese. IgM - Imunoeletroforese, eletroforese de protenas, crioglobulinas.

SOROLOGIA PARA CITOMEGALOVRUS IgG, IgM um teste imunoensaio enzimtico baseado no prncipio de captura de anticorpos IgM. Objetivo Diagnstico de infeco primria e aguda por CMV.

Preparao do paciente Jejum de 8 horas. Valores de referncia IgM negativo (no reagente) e IgG positivo (reagente): imune: voc j entrou em contato com esse bicho, e j criou defesa contra ele. Portanto, voc no tem mais que se preocupar com esse problema. IgM positivo (reagente) e IgG negativo (no reagente): infeco aguda: voc est com uma infeco por esse bicho, ou seja, voc est entrando em contato com ele pela primeira vez. Converse com seu obstetra sobre quais medidas devem ser tomadas. IgM e IgG positivos (reagente): indeterminado: no possvel saber h quanto tempo voc entrou em contato com esse bicho pela primeira vez. Pode ser h pouco tempo, ou h muito tempo. Converse com seu obstetra sobre quais medidas devem ser tomadas. IgM e IgG negativos (no reagente): susceptvel: voc nunca entrou em contato com esse bicho. Portanto, deve se prevenir para que esse contato no ocorra pela primeira vez durante a gravidez. Mtodo Quimioluminescencia Exames correlatos IgG para CMV; Teste de avidez de anticorpos IgG contra CMV; Pesquisa de CMV por captura hbrida ; Pesquisa de CMV por PCR, antigenemia para CMV.

SOROLOGIA PARA HEPATITE A, B, C Ensaios sorolgicos sensveis e especficos permitem ao clnico identificar o determinante antignico envolvido, distinguir a fase aguda da crnica, avaliar infectividade, prognstico e ter acesso ao estado imune do paciente. Objetivo Usado para diagnstico diferencial de hepatites. Preparao do paciente Jejum de 8 horas.

Valores de referencia Hepatite A Reagente (presena de anticorpos) No reagente (ausncia de anticorpos). Hepatite B No Reagente: inferior a 10 Ul/L Reagente: superior ou igual a 10Ul/L. Hepatite C No Reagente, em caso de Reagente, a critrio clnico, sugere-se realizao de exame confirmatrio por Biologia Molecular (HCV RNA). Mtodo Hepatite A Quimioluminescncia. Hepatite B Quimioluminescncia. Hepatite C Imunocromatografia.

REAO DE WIDAL Teste de soroaglutinao til no diagnstico da febre tifide e febre paratifide. Objetivo Auxilia o diagnstico da febre tifide e paratifoide. Preparao do paciente Jejum de 8 horas. Valores de referncia Se houver aglutinao: Positivo. Se no houver aglutinao: Negativo. Mtodo Aglutinao. Exames correlatos Hemograma e Hemocultura.

PSA um teste muito importante para a deteco precoce do cncer de prstata, mas a combinao com o toque retal, biopsia ou rebiopsia de prstata muito importante, pois alguns pacientes com tumores podem registrar um PSA menor que 4,0 ng/ml. Objetivo Deteco de tumor prosttico e no seguimento de seu tratamento. Preparao do paciente Jejum de 4 horas Valores de referncia PSA Livre at 0,720 ng/mL PSA Total at 2,50 ng/mL Mtodo Imunofluorimetria Exames correlatos Fosfatase cida total e prosttica.

COOMBS DIRETO / INDIRETO O teste de Coombs direto, tambm chamado de teste direto da antiglobulina humana, o principal teste utilizado na investigao das anemias hemolticas auto-imunes. O teste de Coombs indireto, tambm chamado de pesquisa de anticorpos irregulares detecta, no soro, imunoglobulinas IgG ou fraes do complemento ligadas s hemcias. Objetivo Detectar hemcias sensibilizadas com imunoglobulinas IgG e complemento. Preparao do paciente Jejum no necessrio Valores de referncia Negativo

Mtodo Teste em gel (Micro Typing System) Exames correlatos Teste de Coombs indireto, haptoglobina, reticulcitos, LDH, bilirrubina.

PROTENA C REATIVA (PCR) uma globulina pentamrica com mobilidade eletrofortica na zona gama. A PCR considerada uma protena de fase aguda encontrada no soro em estados inflamatrios especficos ou no. Objetivo Detectar determinao qualitativa e quantitativa da Protena C Reativa no soro. Preparao do paciente Jejum de 8-12 horas Valores de referncia At 6,5 mg/dL Mtodo Aglutinao Exames correlatos ASLO, Ltex, Fator reumatide, VHS, alfa-1 glicoprotena cida, eletroforese de protenas.

WALLER ROSE O teste de fator reumatide (FR) o mais til dos testes imunolgicos para confirmao de artrite reumatide. Nessa doena, os anticorpos IgG produzidos pelos linfcitos nas articulaos sinoviais reagem com outros anticorpos IgG ou IgM, produzindo complexos imunes, ativao do complemento e destruio tecidual. Ainda no se sabe como as molculas de IgG tornam-se antignicas, porm elas podem ser alteradas pela agregao com vrus ou outros antgenos. As tcnicas para deteco de FR incluem o teste de aglutinao de clula de ovelha (Waaler-Rose), o teste de fixao de ltex e a nefelometria.

Objetivo Confirmar artrite reumatide, especialmente quando o diagnstico clnico duvidoso. Preparao do paciente Jejum de 4 horas. Valores de referncia 0 a 29 Ul/ml: no reagente. 30 a 79 Ul/ml: fracamente reagente. Maior ou igual a 80 Ul/ml: reagente. Mtodo Nefelometria Achados anormais Titulaes FR positivas so encontradas em 80% dos pacientes com artrite reumatide. As titulaes acima de 1:80 so usualmente consideradas diagnsticas para artrite reumatide; as titulaes entre 1:20 e 1:80 so difceis de interpretar pois ocorrem em muitas outras doenas como, por exemplo, lpus eritematoso sistmico, esclerodermia, polimiosite, tuberculose, mononucleose infecciosa, lepra, sfilis, sarcoidose, doena heptica crnica, endocardite bacteriana e fibrose intersticial pulmonar crnica. Adicionalmente, 5% da populao em geral, incluindo at 25% da populao mais idosa, apresentam titulaes de FR positivas. De maneira inversa, uma titulao FR negativa no descarta artrite reumatide; 20 a 25% dos pacientes com artrite reumatide no apresentam titulaes FR reativas, e o FR propriamente dito no reativo at os 6 meses aps a instalao da doena ativa. A repetio do teste s vezes til. Todavia, a correlao entre FR e artrite reumatide inconclusiva, e um diagnstico positivo sempre necessita de correlao com o estado clnico. Exames correlatos Fator antincleo (FAN), protena C reativa (PCR), velocidade de hemossedimentao (VHS), antiestreptolisina O (ASLO).

Vous aimerez peut-être aussi