Vous êtes sur la page 1sur 11

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO -ADMINISTRATIVO


EDITAL N. 1 CEPS/UFPA, de 26 de fevereiro de 2009. CARGO NVEL D: TCNICO

DE LABORATRIO DE BIOLOGIA

______________________________________________________ NOME DO(A) CANDIDATO(A) ________________________ N. DE INSCRIO

(17 de maio de 2009)

BOLETIM DE QUESTES PROVA OBJETIVA


LEIA COM MUITA ATENO AS INSTRUES SEGUINTES. 1 Este BOLETIM DE QUESTES contm 40 questes objetivas (10 de Lngua Portuguesa, 10 de

Matemtica, 5 de Noes de Informtica e 15 de Conhecimentos Especficos). Cada questo 5 apresenta cinco alternativas, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma correta.
2 necessrio conferir se, alm deste boletim, o seguinte material foi entregue a) BOLETIM DE entregue: INSTRUES DA PROVA DE REDAO; b) CARTO CARTO-RESPOSTA; c) FORMULRIO DE REDAO. ; 3 Esta prova est redigida conforme o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990). Para a redao, sero aceitas como corretas ambas as ortografias, isto , a forma de grafar e acentuar as palavras vigente at 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009. 4 necessrio conferir se a prova est completa e sem falhas, bem como se o seu nome, nmero

de inscrio e cargo conferem com os dados contidos em todo o material recebido. Caso exista ial algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala. o
5 A marcao do CARTO-RESPOSTA deve ser feita com caneta esferogrfica de tinta preta. Siga RESPOSTA rigorosamente as instrues contidas no prprio carto. 6 O CARTO-RESPOSTA no pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. No permitida a utilizao de qualquer espcie de corretivo. O CARTO-RESPOSTA s ser substitudo se contiver falha de impresso. RESPOSTA 7 O CARTO-RESPOSTA ser o nico documento considerado para a correo da Prova Objetiva. Este RESPOSTA boletim deve ser usado apenas como rascunho e no valer, sob hiptese alguma, para efeito d de correo. 8 O tempo disponvel para a prova, incl includo o de elaborao da redao, de cinco horas com incio s 8 horas, horas e trmino s 13 horas, observado o horrio de Belm PA. O(a) candidato(a) PNEE tem direito a 1 Belm-PA. (uma) hora alm do tempo determinado para a prova, desde que, previamente, tenha solicitado esse que, tempo adicional ao CEPS. 9 O(a) candidato(a) somente poder deixar o local de prova aps decorridas 2 (duas) horas do incio da aplicao da prova. 10 Ao trmino da prova, todo o material relacionado no item 2 acima dever ser devolvido ao fiscal de sala. A assinatura na LISTA DE PRESENA obrigatria e deve corresponder quela que consta no seu A documento de identificao.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

MARQUE A NICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES DE 1 A 40.


LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 10.

Mania de aprender e fazer bem feito 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Eficincia, determinao, aplicao, seriedade, vontade de aprender e mania de fazer bem feito estes parecem ser os seis segredos dos japoneses, que explicam como eles passaram to rapidamente, em quatro dcadas, da trgica situao de um pas destroado por uma guerra longa e cara, e abalado fsica e moralmente por duas bombas atmicas, para o atual estgio de uma das naes mais avanadas do mundo. Dizem que o japons trabalha demais e talvez seja verdade. Mas, na prtica, h pases em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos. A entra ento a eficincia: ter capacidade para render mais com esforo menor. Um povo sadio e bem alimentado rende mais. Os japoneses so muito inteligentes, sim e isso vem preocupando os Estados Unidos em anos recentes, procura da razo por que eles se desenvolveram tanto em to pouco tempo. Mas a inteligncia deles no dispersiva, no se envolve em coisas suprfluas aquilo que a gente chama de prolas da cultura geral intil. uma inteligncia disciplinada, objetiva e produtiva. Visa criatividade. Os japoneses so, seguramente, o povo mais criativo do mundo, capaz de inventar mquinas maravilhosas, fantsticas. No h analfabetos no Japo e a educao compulsria para todas as crianas em idade escolar. O sistema de ensino japons conhecido como 6-3-3-4: seis anos de Ensino Fundamental; trs anos de Ensino Mdio (para todos); depois, trs anos que equivalem ao nosso cientfico, ou preparao para o vestibular; e no mais de quatro anos na universidade, para todos os cursos. Desde cedo, o sistema de ensino no Japo desperta nas crianas a vontade de aprender, de pesquisar, de fazer experincias, de dar asas sua imaginao. Assim, enquanto nas escolas do Ocidente as crianas de 4 ou 5 anos podem estar brincando com quebra-cabeas ou colorindo seus bichinhos, nas escolas do Japo elas j esto batendo nas teclas do computador. As crianas aprendem a conviver com a tecnologia avanada desde os primeiros anos. Nas excurses, as crianas perguntam e anotam. Elas pensam. Agem como adultos. Desenvolvem o seu raciocnio. Melhoram sua capacidade de julgamento. Talvez no tenham tempo de ser simplesmente crianas. O Japo tambm um pas que l muito e l sobre tudo. No metr, nas escolas, de trem, nos aeroportos, as pessoas esto lendo sempre, atentas, srias, prestando ateno, anotando, tirando concluses. Por isso, o Japo um dos mais fortes mercados editoriais do mundo: 4,7 bilhes de livros e jornais so impressos no pas, por ano.
FRAGA, Hlio. Andanas. Belo Horizonte: Ed. L. 1987. (Texto adaptado)

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

Em relao ao texto Mania de aprender e fazer bem feito, correto afirmar que um de seus propsitos (A) (B) (C) (D) (E) descrever a rotina do povo japons. valorizar as virtudes do povo japons. justificar a superioridade do povo japons. comparar o povo japons ao povo brasileiro. narrar as vitrias do povo japons aps a guerra.

No trecho No h analfabetos no Japo e a educao compulsria para todas as crianas em idade escolar. (linhas 15 e 16), a palavra em destaque poderia ser substituda sem prejuzo de sentido por (A) (B) (C) (D) (E) imediata. requerida. particular. obrigatria. automtica.

2 Conforme a leitura do texto, correto afirmar que a capacidade intelectual dos japoneses 5
(A) (B) (C) (D) (E) uma tendncia natural. resultado de dedicao e disciplina. inigualvel em relao de outros povos. herana das experincias trgicas da guerra. consequncia sobretudo de sua vontade de aprender. (A) Dizem que o japons trabalha demais e talvez seja verdade. Mas, na prtica, h pases em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos. A entra ento a eficincia: ter capacidade para render mais com esforo menor. Um povo sadio e bem alimentado rende mais. (linhas 06 a 08) Os japoneses so muito inteligentes, sim e isso vem preocupando os Estados Unidos em anos recentes, procura da razo por que eles se desenvolveram tanto em to pouco tempo. (linhas 09 e 10) O sistema de ensino japons conhecido como 6-3-3-4: seis anos de Ensino Fundamental; trs anos de Ensino Mdio (para todos); depois, trs anos que equivalem ao nosso cientfico, ou preparao para o vestibular; e no mais de quatro anos na universidade, para todos os cursos. (linhas 16 a 18) [...] enquanto nas escolas do Ocidente as crianas de 4 ou 5 anos podem estar brincando com quebra-cabeas ou colorindo seus bichinhos, nas escolas do Japo elas j esto batendo nas teclas do computador. (linhas 20 a 22) Nas excurses, as crianas perguntam e anotam. Elas pensam. Agem como adultos. Desenvolvem o seu raciocnio. Melhoram sua capacidade de julgamento. Talvez no tenham tempo de ser simplesmente crianas. (linhas 24 a 26) O trecho destacado que se apresenta como uma explicao do enunciado anterior

Do trecho em destaque (B)

Dizem que o japons trabalha demais e talvez seja verdade. Mas, na prtica, h pases em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos. A entra ento a eficincia: ter capacidade para render mais com esforo menor. Um povo sadio e bem alimentado rende mais. (linhas 06 a 08), pode-se inferir que I. II. III. deve haver bons programas sociais, em favor da sade, no Japo. os japoneses se alimentam enquanto trabalham, por isso rendem mais. a capacidade de produo , possivelmente, menor em outros pases em razo tambm dos problemas relacionados com a m qualidade da alimentao e com a sade pblica. as formas de alimentao interferem na capacidade de produo dos indivduos.

(C)

(D)

IV.

(E)

Esto corretas as afirmativas (A) (B) (C) (D) (E) I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

6 O segmento em que o artigo, na forma singular, expressa a idia de pluralidade


(A) [...] de um pas destroado por uma guerra longa e cara, [...], para o atual estgio de uma das naes mais avanadas do mundo. (linhas 03 a 05). Dizem que o japons trabalha demais [...] (linha 06). A entra ento a eficincia: (linha 07). Mas a inteligncia deles no dispersiva, no se envolve em coisas suprfluas [...] (linhas 10 e 11). Desde cedo, o sistema de ensino no Japo desperta [...] (linha 19).

Considerando-se a relao de ideias no texto, Considerando-se a relao de ideias no texto, correto afirmar que o trecho em destaque, [...] na prtica, h pases em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos. (linhas 06 e 07), expressa , em relao ao segmento anterior, a ideia de (A) (B) (C) (D) (E) causa. adio. oposio. finalidade. consequncia.

(B) (C) (D)

(E)

No trecho

Os japoneses so muito inteligentes, sim e isso vem preocupando os Estados Unidos em anos recentes, procura da razo por que eles se desenvolveram tanto em to pouco tempo. Mas a inteligncia deles no dispersiva, no se envolve em coisas suprfluas aquilo que a gente chama de prolas da cultura geral intil. (linhas 09 a 12), a palavra em destaque introduz uma ressalva quanto (A) ao tipo de inteligncia dos americanos. (B) superioridade da inteligncia dos japoneses. (C) capacidade de produo dos americanos. (D) semelhana entre a inteligncia dos japoneses e dos americanos. (E) ao modo como os japoneses usam a inteligncia.

10 Quanto aos fatos relacionados organizao textual, avalie as afirmaes abaixo.


I. No trecho [...] as crianas perguntam e anotam. Elas pensam. Agem como adultos. Desenvolvem o seu raciocnio. Melhoram sua capacidade de julgamento. (linhas 24 e 25), a elipse empregada como recurso de coeso textual. No trecho Dizem que o japons trabalha demais e talvez seja verdade. (linha 06), o autor constri a orao em destaque com o sujeito indeterminado para no se responsabilizar pela informao que apresenta. No trecho [...] aquilo que a gente chama de prolas da cultura geral intil (linha 11 e 12), o autor emprega a expresso a gente para se incluir entre os japoneses. No trecho Os japoneses so muito inteligentes, sim [...] (linha 09), o autor emprega o vocbulo sim para enfatizar ao expressa pelo verbo.

II.

III.

8 O trecho em que se recorre hiprbole, com o propsito de exaltar a inteligncia japonesa


(A) Dizem que o japons trabalha demais e talvez seja verdade. (linha 06). (B) Os japoneses so muito inteligentes, sim [...] (linha 09). (C) uma inteligncia disciplinada, objetiva e produtiva. (linha 12). (D) Os japoneses so, seguramente, o povo mais criativo do mundo, capaz de inventar mquinas maravilhosas, fantsticas. (linhas 13 e 14). (E) No h analfabetos no Japo e a educao compulsria para todas as crianas em idade escolar. (linhas15 e 16).

IV.

Esto corretas as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) I e II. I e IV. III e IV. I, II e III. II, III e IV.

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

MATEMTICA

11 O oramento de um projeto foi dividido em 1/3 para capital, 40% para despesa de pessoal, 1/12 para bolsas e o restante em passagens e dirias. correto afirmar que a parte do oramento disponvel para passagens e dirias de
(A) (B) (C) (D) (E) 11/60 do total. 18% do total. 1/5 da parte disponvel para passagens e dirias. maior que a parte disponvel para capital. menor que a diferena entre o disponvel para despesa de pessoal e capital.

Um tanque tratado com produtos qumicos, para reduzir o nmero de algas. Sabendo-se que a quantidade N de algas, em milhes por metro cbico, variou no tempo t, em nmero de dias, de 2 acordo com a funo N(t) = t -8t+36, conclui-se que o nmero de algas o menor possvel no (A) (B) (C) (D) (E) primeiro dia. segundo dia. terceiro dia. quarto dia. quinto dia.

15

12 Para organizar um arquivo em cinco dias foram contratadas cinco pessoas. Aps trs dias de trabalho, verificou-se que haviam sido organizados apenas 50% do arquivo. Para finalizar o trabalho no tempo proposto, ser necessrio contratar um adicional mnimo de
(A) (B) (C) (D) (E) uma pessoa. duas pessoas. trs pessoas. quatro pessoas. cinco pessoas.

Uma cultura de fungos tem forma de um disco, cujo raio R, em centmetros, cresce com o tempo t, em segundos, de acordo com a funo t R = (0,001) 2 . O raio do disco ser de 1 cm (um centmetro) no seguinte intervalo de tempo, em segundos: (A) (B) (C) (D) (E) 5<t6. 6<t7. 7<t8. 8<t9. 9<t10.

16

13 Uma soluo est na proporo de 40% de lcool e 60% de gua. Para obter um litro de soluo de gua e lcool na proporo de 30% de lcool, deve-se adicionar gua a
(A) (B) (C) (D) (E) 75 cl da soluo original. 90 cl da soluo original. 60 cl da soluo original. 70 cl da soluo original. 82 cl da soluo original. Ao analisar a tabela abaixo X 2 4 6 8 Y 200 360 520 680

17 Um curso de Ingls custa R$ 1000,00. Financiado em trs prestaes fixas, com juros compostos a uma taxa mensal de 10%, cada prestao ser de
(A) (B) (C) (D) R$ 351,12. R$ 372,20. R$ 383,50. R$ 394,00. R$ 402,11.

14

(E)

18 Utilizando 23 letras do alfabeto e algarismos de 0 a 9, podemos formar sequncias diferentes de duas letras e dois algarismos, nesta ordem, em nmero de
(A) (B) (C) (D) (E) 45540. 52900. 10000. 50600. 46000.

verifica-se que est descrita a funo (A) (B) (C) (D) (E) Y = 160(1+2 X). Y = 440(X-1)-240. Y = 40(1+2 X). Y = 50(X+2). Y = 60+70 X.

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

A tabela abaixo fornece a taxa de sucesso dos alunos de graduao, segundo o Relatrio de Gesto de 2007 da UFPA, nos ltimos 5 anos.

19

(D)
0.8

Ano Taxa de sucesso

2003 0,93

2004 0,84

2005 0,82

2006 0,77

2007 0,86

0.6 0.4

O grfico que representa esta tabela


0.2

(A)
2003
0.8 0.6 0.4 0.2

2004

2005

2006

2007

(E)
0.8 0.6 0.4
2003 2004 2005 2006 2007

0.2

(B)
2003 0.8 0.6 0.4 0.2 2004 2005 2006 2007

20 Uma dvida de R$1000,00 cresce taxa mensal de juros compostos de 2%. Aps um ano, o valor da dvida em reais de
(A) (B)
2003 2004 2005 2006 2007

1000(1,02 ). 1000(1,02 ). 1000(1,2 ). 1000(1,2 ). 1000(0,02)12.


12 12 12

11

(C) (D)

(C)
0.8 0.6 0.4 0.2

(E)

2003

2004

2005

2006

2007

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

NOES DE INFORMTICA

24

So aplicativos de correio eletrnico:

21 Considere o aplicativo Microsoft Word 2003 em portugus com suas configuraes padres. Qual ferramenta se utiliza para copiar uma formatao?
(A) (B) (C) (D) (E) Pincel. Negrito. Smbolo. Desenho. Estilos e Formatao.

(A) Mozilla Firefox, Windows Explorer. (B) Microsoft Excel, Google Chrome. (C) Eudora, Microsoft PowerPoint. (D) Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook Express. (E) Netscape Communicator, MS Access.

22 Considerando a excluso/movimentao de itens no ambiente Windows, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmativa:
( ) Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira no so armazenados na Lixeira. A restaurao de um item que se encontra na Lixeira faz com que ele retorne ao seu local de origem. Todo arquivo excludo sempre armazenado na Lixeira. Ao mover um arquivo de uma pasta para outra, esse no excludo do seu local de origem.

25 Sobre software, considere as afirmativas a seguir:


I. Sistema Operacional o software responsvel por "gerenciar" o computador, criando um ambiente de comunicao entre usurio e mquina. No Windows Explorer, s possvel excluir uma pasta (diretrio) se ela estiver vazia. No Sistema Operacional Windows XP, uma possvel forma de iniciar aplicativos por meio de atalhos que aparecem na rea de trabalho.

II. III.

( (

) )

A sequncia correta, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) (E) V, F, V, V. V, V, F, V. V, V, F, F. F, F, V, V. F, V, F, V.

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) I, somente. II, somente. I e II. I e III. II e III.

Considere a seguinte planilha em Microsoft Excel 2003.

23

(E)

A frmula que deve ser inserida na clula E2 para obter-se a mdia aritmtica das notas do aluno Pedro (A) (B) (C) (D) (E) MDIA(B2;D2). SOMA(B2;C2;D2). MDIA(B2,C2,D2). SOMA(B2:D2). MDIA(B2:D2).

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

26 As estruturas que fazem parte do sistema ptico de um microscpio de luz so:


(A) diafragma de campo, prisma ptico, lentes objetivas e platina. (B) lente condensadora, lentes objetivas, prisma ptico e lentes oculares. (C) lmpada de halognio, platina, micromtrico e boto macromtrico. boto

Considerando a rotina de atividades de um laboratrio de histologia, uma soluo tampo pode ser utilizada para (A) a fixao de tecidos e neutralizao de corantes bsicos. (B) o preparo de srie etanlica de desidratao e de solues fixadoras. (C) a lavagem de fragmentos de tecidos antes e aps a fixao qumica e para o preparo de solues fixadoras. (D) a diluio de solues estoques da srie etanlica crescente, de fixadores qumicos e de corantes neutros. (E) o transporte de amostras biolgicas, para a diluio de resinas hidroflicas antes da incluso e formao de blocos de tecidos e para o preparo de corantes cidos.

28

(D) lmpada de halognio, lente condensadora, coluna, diafragma de campo e prisma ptico. (E) lente condensadora, lmpada de halognio, platina, boto macromtrico e boto micromtrico.

27 Durante o processamento de amostras biolgicas para histologia, as etapas de fixao, desidratao e microtomia possuem as respectivas finalidades:
(A) aderir a clula numa lmina; retirar toda a gua; deixar a clula rgida suficiente para realizar cortes ultrafinos no micrtomo. (B) aderir clulas em resinas hidrofbicas; retirar a gua das clulas com xileno para a infiltrao de parafina; submeter a amostra de tecido a cortes com lminas de ao adaptada em micrtomo rotativo. (C) interromper os movimentos das organelas celulares; reduzir o tamanho das clulas com a retirada da gua com lcool etlico; realizar cortes pequenos para anlise ao microscpio. (D) submet-las ao micrtomo, aparelho que retira seces do tecido biolgico; retirar a gua para torn-la resistente; utilizar fixadores qumicos para causar a morte celular. (E) interromper a vida da clula no momento fisiolgico da coleta; retirar toda a gua, preparar a clula para a infiltrao de resinas hidrofbicas; obter seces de espessura ideal passagem da luz.

29 So diferenas entre estereomicroscpio e microscpio de luz:


(A) Ambos utilizam luz transmitida na formao da imagem da amostra, contudo o estereomicroscpio utilizado para analisar amostras espessas e o microscpio amostras semi-finas. (B) O estereomicroscpio apresenta lente condensadora, boto do Charriot, diafragma de campo e prisma ptico. O microscpio alm de apresentar estas partes mecnicas difere pela presena de platina. (C) O estereomicroscpio necessita de que a amostra biolgica seja seccionada em cortes ultrafinos para visualizao interna das estruturas teciduais. O microscpio forma imagens das estruturas celulares por meio de luz refletida na superfcie celular. (D) O estereomicroscpio utilizado para anlise de amostras biolgicas vivas, gerando imagem por meio da estimulao da fluorescncia natural das amostras biolgicas. O microscpio gera imagens por meio de luz artificial, transmitida atravs de seces de amostras biolgicas. (E) O estereomicroscpio gera imagem por meio de luz refletida, possibilitando visualizao de detalhes de superfcie de amostras biolgicas no seccionadas. O microscpio gera imagens por meio de luz transmitida, produzindo visualizao de detalhes internos de seces de amostras biolgicas.

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

So caractersticas e finalidades dos corantes bsicos: (A) apresentar metacromasia; corar fortemente o citoplasma e a matriz extracelular. (B) ter afinidade por cromossomos, lisossomos, citoesqueleto e membrana plasmtica; destacar as estruturas membranosas da clula. (C) possuir pH bsico que neutraliza a ao de enzimas cidas na clula; destacar organelas, como os lisossomos. (D) apresentar afinidade por reas e estruturas celulares ricas em cargas positivas, como os grupamentos amina ionizados de protenas; destacar o citoplasma das clulas. (E) apresentar afinidade por reas e estruturas celulares ricas em cargas negativas, como os grupamentos fosfatos ionizados do DNA; destacar o ncleo das clulas e regies citoplasmticas ricas em ribossomos.

30

33

uso

de

Equipamentos

de

Proteo

Individual (EPI), nos diferentes tipos de laboratrios, varia de acordo com as operaes de natureza diversa, considerando-se os riscos exposio de agentes qumicos, fsicos e biolgicos. Desse modo, alm do jaleco de mangas compridas, um exemplo de EPI adequado a um laboratrio de processamento histolgico:

(A) culos de segurana para proteo dos olhos contra respingos de produtos qumicos. (B) cala de segurana para proteo das pernas contra agentes trmicos e luz ultravioleta. (C) creme protetor facial de segurana para proteo dos olhos contra luminosidade intensa. (D) luva e dedeiras de segurana para proteo das mos contra agentes biolgicos. (E) respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra partculas e gases emanados de produtos qumicos com tubo de oxignio acoplado.

31 So exemplos de finalidades da utilizao do autoclave, do deionizador e da estufa de esterilizao, respectivamente:


(A) destilar gua potvel; esterilizar vidrarias e instrumentais cirrgicos; cultivar as clulas. (B) extrair ons de meios de cultura; bidestilar gua potvel; esterilizar meios de cultura de clulas. (C) esterilizar vidrarias e meios de cultura de clulas; extrair ons metlicos da gua; esterilizar vidrarias. (D) esterilizar vidrarias e instrumentais cirrgicos; extrair ons metlicos de solues tampes; esterilizar meios de cultura de clulas. (E) eliminar microorganismos de meio de cultura celular; esterilizar agulhas e instrumentais cirrgicos por meio de gases; cultivar as clulas. A tcnica de preparo de exsicatas envolve as seguintes etapas consecutivas: (A) coleta, prensagem, secagem e montagem. (B) coleta, secagem, identificao e montagem. (C) coleta, secagem, prensagem e identificao. (D) secagem, montagem, secagem e prensagem. (E) identificao, coleta, prensagem e montagem.

34 As solues tampo so mais eficientes quando os valores de Ph correspondem ao ()


(A) (B) (C) (D) (E) acoplamento energtico. concentrao do sal formado. energia de ativao do processo. potencial de xido-reduo do cido. valor da constante de ionizao do cido.

35 Em caso de um incndio classe C devem ser usados


(A) (B) (C) (D) (E) extintores de espuma e CO2. extintores de p qumico e CO2. extintores de p qumico e espuma. extintores de espuma e gua pressurizada. extintores de pressurizada. p qumico e gua

32

Concurso Pblico UFPA/2009

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

36

Na figura abaixo, est representado um microscpio com destaque para as peas que o constituem.

3 4

As peas indicadas de 1 a 5 correspondem, respectivamente, ao que se descreve na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) 1- lente ocular, 2- platina, 3- revolver, 4- lente objetiva, 5- espelho. 1- lente objetiva, 2- base, 3- revolver, 4- lente ocular, 5- parafuso macromtrico. 1- lente objetiva, 2- brao, 3- revolver, 4- lente ocular, 5- parafuso macromtrico. 1- lente ocular, 2- brao, 3- revolver, 4- lente objetiva, 5- parafuso macromtrico. 1- lente ocular, 2- brao, 3- diafragma, 4- lente objetiva, 5- parafuso macromtrico.

37 Considerando-se os pesos atmicos do Na=11 e do Cl=17, a maneira correta de preparar uma soluo de cloreto de sdio 0,1N a que se descreve na alternativa:
(A) (B) (C) (D) (E) diluir 2,8 gramas de cloreto de sdio em 500ml de gua. diluir 28 gramas de cloreto de sdio em 250 ml de gua. diluir 1,4 gramas de cloreto de sdio em 500 ml de gua. diluir 28 gramas de cloreto de sdio em 1000 ml de gua. diluir 100 gramas de cloreto de sdio em 100 ml de gua.

38
da (A) (B) (C) (D) (E)

O valor do pH de uma soluo uma medida

concentrao de ons da soluo. concentrao de ctions da soluo. concentrao de ons de hidrognio da soluo. constante de dissociao de prtons da soluo. concentrao de sais ricos em hidrognio da soluo.

Concurso Pblico UFPA/2009

10

Tcnico de Laboratrio de Biologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONCURSO PBLICO DA CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO EDITAL N. 1-CEPS/UFPA TCNICO DE LABORATRIO DE BIOLOGIA.

39

Considerando que as vidrarias representadas abaixo so comumente usadas em laboratrios de biologia, relacione, corretamente, as figuras da esquerda com a coluna da direita.

(1)

(4)

( ) erlenmeyer. ( ) proveta. ( ) balo volumtrico.

(2)

(5)

(7)

( ) becker. ( ) funil de separao.


(3) (6)

( ) tubo de ensaio. ( ) pipeta.

A sequncia correta, de cima para baixo, a da alternativa (A) (B) (C) (D) (E) 5, 6, 1, 4, 2, 7, 3. 5, 7, 6, 4, 2, 1, 3. 5, 3, 1, 4, 2, 6, 7. 3, 6, 1, 5, 7, 4, 2. 3, 6, 5, 1, 7, 4, 2.

40
(A) (B) (C) (D) (E)

So corantes indicados para DNA, ncleo e citoplasma: orange G, hematoxilina, eosina. eosina, verde janus, azul de metileno. violeta de cresil, fucsina bsica, lugol. fucsina cida, orceina actica, vermelho neutro. safranina cida, verde malaquita, prata coloidal.

Concurso Pblico UFPA/2009

11

Tcnico de Laboratrio de Biologia

Vous aimerez peut-être aussi