Vous êtes sur la page 1sur 9

Provas de carga horizontal em estacas escavadas a trado mecnico em solo colapsvel da regio de Londrina, Estado do Paran

Miriam Gonalves Miguel1*, Antnio Belincanta2, Carlos Jos Marques da Costa Branco1 e Raquel Souza Teixeira1
Departamento da Construo Civil, Universidade Estadual de Londrina, Campus Universitrio, Rodovia Celso Garcia (Pr 445), km380, 86051-990, Londrina, Paran, Brasil. 2Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maring, Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maring, Paran, Brasil. *Author for correspondence.
1

RESUMO. No Campo Experimental de Engenharia Geotcnica (CEEG) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Estado do Paran, onde o perfil do subsolo se apresenta com uma camada superficial de solo argiloso, poroso e colapsvel, com consistncia de mole a mdia, foram realizadas e analisadas quatro provas de carga horizontal em pares de estacas escavadas a trado mecnico, com a finalidade de se obter o coeficiente de reao horizontal do solo (nh) e sua variao quanto ao efeito da colapsibilidade. Os resultados das provas de carga horizontal so apresentados atravs das curvas carga versus deslocamento horizontal do solo, em duas condies: sem inundao e com pr-inundao por 48 horas. O efeito da colapsibilidade do solo analisado pela reduo da capacidade de carga horizontal, determinada pela comparao entre as cargas de ruptura e de colapso obtidas nessas provas de carga. Os resultados das provas de carga permitiram tambm determinar as curvas do coeficiente de reao horizontal (nh) versus o deslocamento horizontal junto superfcie do terreno (yo), considerando a rigidez flexo da estaca constante com a fissurao do concreto. Na determinao dos valores mdios de (nh), foram considerados os intervalos de (yo) de 6 a 12 mm (solo no inundado) e de 12 a 18 mm (solo inundado).
Palavras-chave: prova de carga horizontal, reao horizontal do subsolo, fundaes por estacas.

ABSTRACT. Horizontal load tests on auger piles in collapsible soil of Londrina PR. The behavior of horizontally loaded bored piles in a collapsible soil was studied. Experimental investigation comprised four horizontal load tests performed on two piles at each time, located at the Experimental Foundation Field at the State University of Londrina, Paran, where the soil profile shows a superficial layer of collapsible clay. Horizontal load tests were performed for two soil conditions: natural (not wetted) and 48 hours pre-wetted. Ultimate and collapse loads, obtained in these conditions, produced a better understanding of the influence of soil collapsibility in the reduction of the piles' bearing capacity. Load test data also produced curves of horizontal coefficient subgrade reaction (nh) versus ground horizontal displacement (yo), when a constant pile flexural rigidity with concrete cracking was taken into account. Average value of (nh) was determined by these curves for yo, ranging from 6 to 12 mm (natural soil) or 12 to 18 mm (wetted soil).
Key words: horizontal load test, horizontal subgrade reaction, pile foundation.

Este trabalho tem como objetivo fornecer subsdios aplicao na prtica da engenharia dos mtodos da teoria de reao horizontal do solo, visto que o estudo de estacas carregadas horizontalmente engloba um problema terico tridimensional de difcil modelagem matemtica. A maioria dos mtodos existentes leva em considerao a reao do solo, por unidade de comprimento do elemento de fundao, como sendo proporcional ao respectivo deslocamento horizontal. Esta proporcionalidade

caracterizada pelo denominado Mdulo de Reao Horizontal (K), com unidades de FL-2. Nas argilas pr-adensadas, o mdulo (K) constante com a profundidade (z), mas nas areias e argilas normalmente adensadas, varia linearmente com a profundidade, de acordo com a expresso (K = nh x z). O coeficiente angular dessa reta (nh) denominado de coeficiente de reao horizontal do solo, sendo de unidades FL-3, de acordo com Cintra (1981). Os parmetros (K) e (nh) podem ser obtidos experimentalmente, atravs de provas de carga.
Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Acta Scientiarum

1580

Miguel et al.

A estimativa de (nh), para o solo da cidade de Londrina, Estado do Paran, foi feita mediante provas de carga horizontal em estacas escavadas com trado mecnico, executadas no Campo Experimental de Engenharia Geotcnica Prof. Saburo Morimoto (CEEG) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), cujo subsolo representativo no s da cidade de Londrina, mas tambm de uma vasta regio do Norte do Estado do Paran. No CEEG, o subsolo se apresenta com uma camada superficial de 10 m de espessura, composta por argila siltosa, porosa e laterizada, com consistncia variando de mole a mdia, pr-adensada e colapsvel. Em funo da necessidade de analisar a influncia da colapsibilidade do solo na capacidade de carga horizontal, as provas de carga foram realizadas com o solo sob duas condies: sem inundao (umidade natural) e com pr-inundao por 48 h. A aplicao do mtodo de Van der Veen (1953) nas curvas carga versus deslocamento horizontal, obtidas nas provas de carga realizadas na condio de umidade natural (sem pr-inundao), permitiu a determinao das cargas de ruptura. No entanto, as cargas de colapso foram estimadas atravs da simples observao da evoluo das curvas carga versus deslocamento horizontal, provenientes das provas de carga realizadas na condio de pr-inundao por 48 horas, sem a utilizao do mtodo de Van der Veen (1953). Da comparao da carga de colapso com a carga de ruptura, obteve-se a reduo na capacidade de carga, em porcentagem. Na avaliao dos valores do coeficiente de reao horizontal (nh), nas duas condies do solo, foi adaptada a proposta de Alizadeh e Davisson (1970), generalizada por Cintra (1981), a qual considera as curvas (nh) versus deslocamento horizontal (yo), que ocorre junto superfcie do terreno. O Campo Experimental de Engenharia Geotcnica (CEEG) As sondagens realizadas no Campo Experimental de Engenharia Geotcnica (CEEG) da UEL indicam uma camada superficial de solo evoludo, com espessura de 10 m, representada por uma argila siltosa, de consistncia variando de mole a mdia, laterizada, porosa, pr-adensada e colapsvel (Lopes et al., 2000), assente sobre uma camada composta de solo residual, no latertico, representado por uma argila siltosa, de consistncia variando de rija a dura. Estas duas camadas de solo so provenientes da decomposio do basalto. O nvel de gua foi encontrado a 24 m de profundidade, na poca de
Acta Scientiarum

estiagem. O perfil tpico do subsolo do CEEG apresentado na Figura 1, pelo furo de sondagem prximo s estacas ensaiadas. O solo da camada superficial da cidade de Londrina se apresenta com: slidos de massa especfica elevada (s = 30,1 kN/m3); porosidade de 60 %, em mdia; teor de umidade variando de 30 % a 45 %; e limites de liquidez e de plasticidade na ordem de 60 % e 45 %, respectivamente. Esses valores foram determinados por Vargas (1953) e Morimoto (1982) e confirmados por Branco et al. (1998).

Figura 1. Perfil tpico do subsolo do CEEG/UEL.

Material e mtodos Para as provas de carga, foram executadas no CEEG quatro estacas escavadas com trado mecnico, de comprimento unitrio de 12 m (10 m de fuste embutido em solo evoludo e 2 m em solo residual) e dimetro de 0,30 m. Para a confeco dos fustes, utilizou-se concreto de resistncia caracterstica compresso de 15 MPa. A armadura das estacas se constituiu de barras longitudinais de 16 mm (oito barras em cada estaca) armadas com estribos quadrados de 6,3 mm (um estribo a cada 10 cm), alm de uma barra Dywidag (ao de ST85/105) centrada em cada estaca, com 6m de comprimento e 32 mm de dimetro. A Figura 2
Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Provas de carga horizontal em estacas escavadas

1581

apresenta, esquematicamente, a locao dos dois pares de estacas ensaiados. O sistema de aplicao de carga utilizado proposto por Miguel (1996) foi composto basicamente por uma clula de carga vazada, com capacidade nominal mxima de 200 kN, um indicador de deformaes, um macaco hidrulico manual vazado com capacidade mxima de 500 kN, duas rtulas de ao vazadas, perfis metlicos, uma barra de ao Dywidag ST 85/105 com 32 mm de dimetro e dois extensmetros mecnicos com sensibilidade de 0,01 mm e curso total de 50 mm.

nvel de instalao dos extensmetros, referente a cada estgio de carga, foi realizada nos tempos de zero, 1, 2, 3, 6, 9, 12 e 15 min.

Figura 3. Esquema de aplicao da carga

Figura 2. Locao dos dois pares de estacas ensaiadas

Em cada prova de carga, os equipamentos acima mencionados foram distribudos entre as duas estacas de interesse, a serem ensaiadas simultaneamente, sendo os mesmos apoiados no solo, conforme ilustra a Figura 3. Uma barra de ao transpassava os equipamentos bsicos de aplicao de carga, com as extremidades adequadamente conectadas nos fustes das estacas, permitindo liberdade ao deslocamento horizontal. Esta barra sempre foi utilizada objetivando a estabilidade do conjunto de aplicao de carga. Os deslocamentos horizontais de cada estaca foram observados com a utilizao de dois extensmetros analgicos, devidamente instalados em vigas de referncia, fixados com auxlio de bases magnticas, em conformidade com o esquema da Figura 3. As provas de carga horizontal foram executadas nos dois pares de estacas escavadas com trado mecnico, sendo o espaamento, face a face dos fustes do mesmo par de estacas, de 2,53 m. Em cada par de estacas, realizou-se, primeiramente, uma prova de carga sem inundao do solo (condio de umidade natural) e, aps pr-inundao do solo por 48 h, uma nova prova de carga. O processo de inundao do solo, em cada estaca, foi efetuado atravs de uma cava na superfcie do terreno. Optouse pela pr-inundao, adotando uma sugesto de Cintra (1998). As provas de carga horizontal realizadas foram do tipo rpido, de acordo com o NBR 12131, utilizando-se o tempo de incremento de carga de 15 min (Fellenius, 1975). A leitura do deslocamento, ao
Acta Scientiarum

De modo a no comprometer o comportamento estrutural das estacas no reensaio, as provas de carga, sem a inundao do solo, foram conduzidas com acompanhamento da curva carga versus deslocamento horizontal em campo, de modo a no permitir deslocamentos excessivos. Os ensaios com pr-inundao do solo por 48 h procederam-se at se atingir um deslocamento mnimo de 25 mm e no mximo de 50 mm, sendo este ltimo correspondente ao fundo de escala dos extensmetros instalados. Resultados e discusso A Tabela 1 apresenta a nomenclatura das quatro provas de carga realizadas, bem como os valores mximos de carga horizontal aplicada e de deslocamento horizontal, observados em cada estaca dos pares ensaiados.
Tabela 1. Caractersticas das provas de carga horizontal
Prova de carga Pr-inundao 1PC 2PC 3PC 4EPC Sem Com Sem Com Estacas E1S E1E E1S E1E E2W E2S E2W E2S Hmx (kN) 25,0 27,0 33,0 27,0

yt,mx (mm)
16,26 15,48 35,72 26,54 35,77 26,56 48,59 28,41

As curvas carga (H) versus deslocamento horizontal (yt) esto apresentadas nas Figuras 4 e 5. As duas figuras apresentam os resultados das provas de carga sem inundao e os das provas de carga com pr-inundao para as estacas E1S, E1E, E2W e E2S.

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

1582
Carga Horizontal H (kN)
0 0 5 5 10 15 20 25 30

Miguel et al.
Carga Horizontal H (kN)
0 5 10 0 5

15

20

25

30

35

Deslocamento horizontal Yt ( mm)

10 15 20 25 30 35 40 45 50 E1S - S/ P.I. E1E - S/ P.I E1S - C/ P.I. E1E -C/ P.I.

Deslocamento horizontal Yt (mm)

10 15 20 25 30 35 40 45 50

E2W - S/ P.I. E2S - S/ P.I. E2W - C/ P.I. E2S - C/ P.I.

Figura 4. Curva carga versus deslocamento horizontal. Prova de carga sem inundao (S/P.I.) e reensaio com pr-inundao (C/P.I.), para o par de estacas E1S e E1E

Alizadeh e Davisson (1970) apresentaram os resultados de prova de carga horizontal, atravs de curvas (nh) versus deslocamento horizontal ao nvel da superfcie do terreno (y0). Nesse caso, (y0) pode ser estimado atravs das expresses matemticas de Matlock e Reese (1961), cujo desenvolvimento matemtico foi discutido por Miguel e Cintra (1996), sendo em forma de resumo apresentado a seguir:
y o = 2, 435 H T =5 EI nh T 3 EI

Figura 5. Curva carga versus deslocamento horizontal. Prova de carga sem inundao (S/P.I.) e reensaio com pr-inundao (C/P.I.) para o par de estacas E2W e E2S

(1) (2)

onde, com relao estaca, (E) o mdulo de elasticidade, (I) o momento de inrcia da seo transversal e (T), a rigidez estaca-solo. Substituindo (2) na equao (1) e isolando o valor de (nh), resulta:
nh = 5/3 4, 42 ( H ) 5/3 2/3 ( yo ) ( EI )

(3)

No caso de atuao conjunta de carga horizontal e de momento fletor, so empregadas para o clculo do deslocamento horizontal (yo) e rotao (So), a serem observados junto superfcie do terreno, as equaes de Matlock e Reese (1961): 3 2 T T y o = 2, 435 H + 1,623 M (4) EI EI 2 T T 1,750 M S o = 1,623 H (5) EI EI Para o caso em que a carga horizontal (H) aplicada no topo da estaca, a uma distncia vertical (e) acima da superfcie do terreno, com leitura do deslocamento horizontal (yt), neste mesmo nvel de aplicao da carga, o deslocamento (yo) ao nvel da superfcie do terreno, pode ser calculado pelas expresses de Cintra (1981) e Kocsis (1971), isto , conforme as expresses 4 a 8 e ilustrao da Figura 6, sendo o momento (M=H.e): yt = yo + y1 + y2 (6) y1 = S o e (7)
y2 = H e
3

3 EI

(8)

Acta Scientiarum

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Provas de carga horizontal em estacas escavadas

1583

H Fundo da cava

Figura 7. Decomposio do deslocamento yt (apud Miguel e Cintra, 1996)

Figura 6. Decomposio do Deslocamento (yt) (Kocsis, 1971)

Mas, no caso deste trabalho, a altura (e) representada pela distncia entre o fundo da cava, aberta e utilizada na inundao, e o ponto de aplicao da carga horizontal. Ento, (yo) passa a ser o deslocamento horizontal da estaca no nvel do fundo da cava. Alm disso, os extensmetros para a leitura do deslocamento horizontal (yt) foram instalados a uma distncia vertical (e) acima do ponto de aplicao da carga horizontal, conforme ilustra a Figura 7. necessrio, portanto, acrescentar uma nova parcela (y3) composio do valor de (yt), dada pela inclinao do eixo da estaca na altura do ponto de aplicao da carga horizontal, que igual (tg), multiplicada pela excentricidade (e'), sendo os valores de (e') apresentados na Tabela 2:
y3

Quanto ao valor de (EI), este foi considerado constante, ou seja, no variando com a fissurao do concreto. O valor do Mdulo de Elasticidade do concreto (E), adotado para estas estacas escavadas com trado mecnico, foi o de 20.000 MPa. O Momento de Inrcia Flexo (I) foi calculado pelas formulaes correntes considerando a seo transversal circular das estacas. Cintra (1981) calcula o valor de (T) por tentativas, obtendo-se, em seguida, o par (nh ; yo) para cada estgio da prova de carga. Portanto, neste trabalho, utilizando as equaes 4 a 10, determina-se (T), por tentativa, de modo a satisfazer a igualdade com o deslocamento (yt), medido em cada estgio das provas de carga. Na seqncia, tem-se (nh) determinado atravs da equao (2), e (y0) atravs da equao (4). Pode-se, ento, construir a curva (nh) versus (yo) para todas as provas de carga. Estas curvas so representadas nas Figuras 8 e 9.
160000 140000 120000 nh (kN/m3) 100000 80000 60000 40000 20000 0 0 10 20 30 40 Deslocamento horizontal Yo (mm)
E1S E1E E2W E2S

H (e) 2 = tg e = 2 EI

+ S o e

(9) (10)

yt = y0+y1+y2+y3
Tabela 2. Distncia (e) e rigidez flexo (EI) das estacas
Prova de carga 1PC 2PC 3PC 4PC Estacas E1S E1E E1S E1E E2W E2S E2W E2S e (cm) 12 12 12 12 13 13 13 13 e (cm) 15 15 15 15 12 12 12 12

EI (kN.cm2) 79.522.000 79.522.000 79.522.000 79.522.000 79.522.000 79.522.000 79.522.000 79.522.000

Figura 8. Curva (nh) versus deslocamento horizontal na superfcie do terreno(yo). Provas de carga na condio sem inundao do solo

Acta Scientiarum

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

1584
18000 16000 14000 nh (kN/m3) 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 0 10 20 30 40 50 Deslocamento horizontal Yo (mm)

Miguel et al.

diminuio da tenso de suco no solo inundado, o que implica um aumento da deformabilidade.


E1S - Reensaio C/ P.I. E1E - Reensaio C/ P.I. E2W - Reensaio C/ P.I. E2S - Reensaio C/ P.I.

Tabela 4. Carga de colapso (provas de carga na condio de prinundao)


Prova de carga 2PC 4PC Estaca EIS E1E E2W E2S Carga de colapso (kN) 19,0 19,0 21,0 26,0

Tabela 5. Reduo da capacidade de carga causada pela prinundao do solo


Prova de carga 1PC e 2PC 3PC e 4PC Estaca EIS E1E E2W E2S Reduo de carga (%) 29,6 29,6 39,1 24,6

Figura 9. Curva (nh) versus deslocamento horizontal na superfcie do terreno (yo). Provas de carga com pr-inundao por 48 horas

Cargas de ruptura e de colapso A carga horizontal de ruptura das estacas foi estimada pelo mtodo de Van der Veen (1953). A Tabela 3 apresenta os valores da carga de ruptura obtidos para cada estaca dos pares ensaiados na condio sem inundao do solo.
Tabela 3. Carga de ruptura (provas de carga na condio de sem pr-inundao)
Prova de carga 1PC 3PC Estaca EIS E1E E2W E2S Carga de ruptura (kN) 27,0 27,0 34,5 34,5

Carga admissvel A Tabela 6 apresenta os valores mdios de carga admissvel obtidos utilizando fatores de segurana propostos por Cintra (1998), isto , 2 para a carga de ruptura (condio de sem inundao) e 1,5 para a carga de colapso (condio de pr-inundao).
Tabela 6. Carga admissvel horizontal (kN)
Carga admissvel horizontal (kN) Sem pr-inundao (umidade natural) 15,5 Com pr-inundao 15,0

Os deslocamentos horizontais obtidos nas provas de carga com pr-inundao do solo foram pronunciados, se comparados com aqueles obtidos nas provas de carga sem inundao; sendo esta condio caracterstica de colapso. A Tabela 4 apresenta os valores obtidos para a carga referente ao colapso. A reduo na capacidade de carga horizontal, por influncia da colapsibilidade do terreno, est quantificada na Tabela 5. Observando as curvas (H) versus (yt) apresentadas nas Figuras 4 e 5, nota-se que no solo previamente inundado os deslocamentos so maiores desde os primeiros nveis de carregamento, comparativamente ao ensaio com solo sem inundao. Isso ocorre devido, provavelmente,

A Tabela 7 apresenta os deslocamentos horizontais medidos nas estacas referentes carga admissvel. Pelo fato de essas estacas reensaiadas na condio com pr-inundao terem tido maiores deslocamentos, quantificou-se esse aumento atravs dos valores apresentados na Tabela 8. Esse aumento nos deslocamentos proveniente tanto do efeito do recarregamento quanto da influncia da prinundao.
Tabela 7. Deslocamentos horizontais relativos carga admissvel
Prova de carga 1PC 2PC 3PC 4PC Pr-inundao Sem Com Sem Com Estaca E1S E1E E1S E1E E2W E2S E2W E2S yt (mm) 3,64 3,90 6,99 6,26 4,22 3,20 12,82 10,26

Tabela 8. Aumento dos deslocamentos correspondentes carga admissvel


Prova de carga 1PC e 2PC Estaca EIS E1E

horizontais

(yt)

Aumento de (yt) em % 92 61

Acta Scientiarum

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Provas de carga horizontal em estacas escavadas


3PC e 4PC E2W E2S 200 220

1585

Valores de (nh) As curvas (nh) versus (yo) apresentadas nas Figuras 8 e 9 ilustram a diminuio de (nh), medida que (yo) aumenta, tendendo a um valor assinttico, o que coerente com a constatao de Alizadeh e Davisson (1970). Como fizeram esses autores, foi definido um intervalo de (yo) para adoo do valor de (nh). Optou-se pelos mesmos intervalos escolhidos por Miguel e Cintra (1996), para os ensaios realizados sem inundao do solo (yo de 6 a 12 mm) e para os ensaios com pr-inundao (yo de 12 a 18 mm), embora Jardim e Cunha (1998) sugiram que os valores de (nh) devam ser obtidos para os deslocamentos referentes carga admissvel. J Alizadeh e Davisson (1970) adotaram o intervalo de 6,35 mm a 12,70 mm e Cintra (1981) de 4 mm a 8 mm para o solo sem inundao. Considerando esses intervalos, os valores mdios de (nh), para as duas condies de ensaios (sem e com pr-inundao), so apresentados na Tabela 9. A inundao do solo acarreta uma reduo de 69 %, em mdia, no valor de (nh).
Tabela 9. Valores de (nh) em kN/m3
Prova de carga 1PC, 2PC, 3PC e 4PC Sem pr-inundao (Umidade natural) 6800 Com pr-inundao 2100

As estacas carregadas horizontalmente podem ser classificadas em funo do comprimento relativo (L/T), de acordo com Davisson (1970) e outros autores, como indicado na Tabela 10, onde (L) o comprimento da estaca e (T) a rigidez estaca-solo.
Tabela 10. Classificao das estacas (Davisson, 1970)
Classificao Estaca Flexvel Estaca Intermediria Estaca Rgida L/T L/T > 4 2 < L/T < 4 L/T < 2

Considerando os valores de (EI) e (nh), para a condio de sem inundao e com pr-inundao, apresentados nas Tabelas 2 e 9, respectivamente, tem-se o intervalo: 9 < (L/T) < 12 que classifica as estacas utilizadas neste trabalho como flexveis. Em funo desta classificao, utilizou-se o mesmo procedimento de Miguel e Cintra (1996) a fim de constatar a espessura da camada superficial do solo que tem influncia no comportamento das estacas carregadas horizontalmente. O mtodo de Davisson e Robinson (1965) foi novamente utilizado para determinao do comprimento de engastamento (Lf), determinado a partir da superfcie do terreno. Do mesmo modo, para cada valor de (nh) adotado, determinou-se o adimensional (JT) e, do grfico proposto pelos autores, encontrou-se o outro adimensional (GT), sendo esses adimensionais definidos como:
JT = e T GT = Lf T

Esses valores encontrados de (nh) so compatveis com aqueles sugeridos por Terzaghi (1955), Davisson (1970) e U.S Navy (1962), que no consideram o tipo de estaca, e com aqueles obtidos por Miguel e Cintra (1996) para estacas tipo Raiz, e por Miguel (1996) para estacas do tipo Strauss. Entretanto, esses mesmos valores de (nh) se apresentam superiores aos de Fanton (1982) para estacas metlicas, na mesma ordem de grandeza do valor de Remy et al. (1979) para tubules e bem inferiores aos de Cintra (1981) para estacas Franki, e aos de Alonso (1986) para estacas Franki e escavadas. Considerando os valores de (nh) referentes aos deslocamentos superfcie, obtidos na carga admissvel, para o solo sem e com pr-inundao, observou-se que so cerca de 55 % e 64 %, respectivamente, menores do que os obtidos por Jardim e Cunha (1998) em estacas escavadas com trado mecnico em solo argiloso colapsvel de Braslia/DF. Comprimento de engastamento das estacas
Acta Scientiarum

(11)

onde Lf - comprimento de engastamento; T - rigidez estaca-solo; e - excentricidade entre a aplicao da carga horizontal e a superfcie do terreno. O valor de (Lf) apresentado na Tabela 11, juntamente com os valores de (JT), (GT), para as condies de umidade natural e de inundao do solo. Observando-se os valores do comprimento de engastamento (Lf), bem inferiores a 10 m, confirmase que o comportamento das estacas escavadas com trado mecnico ensaiadas neste trabalho governado exclusivamente pela camada superficial de espessura de 10 m, no havendo nenhuma influncia da segunda camada.
Tabela 11. Valores dos adimensionais (JT) e (GT) e do comprimento de engastamento (Lf). Davisson e Robinson (1965)
Sem pr-inundao (Umidade Natural) Com pr-inundao

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

1586
JT 0,13 GT 1.92 Lf (m) 2,03 JT 0,10 GT 1.93 Lf (m) 2,60

Miguel et al.

Comprimento de Engastamento Lf (m

Utilizando-se a mesma verificao de Miguel e Cintra (1996), so apresentadas as curvas (T) versus (yo) e (Lf) versus (yo), nas Figuras 10 e 11, para as estacas na condio de pr-inundao. Observa-se que, medida que os valores de (yo) aumentam, os valores da rigidez estaca-solo (T) e do comprimento de engastamento (Lf) tambm aumentam. Os valores mximos (Lf) estimados no ultrapassam a espessura da camada superficial de 10 m. Consideraes gerais Os valores mdios de carga de ruptura, determinados pelo mtodo de Van der Veen (1953), atravs das provas de carga realizadas na condio sem inundao do solo, com referncia s estacas escavadas com trado mecnico, so de 30,8 kN.
200 180 160 Rigidez Estaca-Solo T (cm) 140 120 100 80 60 40 20 0 0 10 20 30 40 50 Deslocamento horizontal Yo (mm)

natural, foi de 15,5 kN. A carga admissvel horizontal, na condio de pr-inundao, considerando um fator de segurana igual a 1,5, foi de 15 kN.
4

3,5

2,5

1,5

E1S - Reesaio C/ P.I. E1E - Reensaio C/ P.I. E2W - Reensaio C/ P.I.

0,5

E2S - Reensaio C/ P.I.

0 0 10 20 30 40 Deslocamento horizontal Yo (mm) 50

Figura 11. Curva (Lf) versus deslocamento horizontal na superfcie (yo). Provas de carga na condio de pr-inundao

E1S - Reensaio C/ P.I. E1E - Reensaio C/ P.I. E2W - Reensaio C/ P.I. E2S - Reensaio C/ P.I.

Figura 10. Curva (T) versus deslocamento horizontal na superfcie (yo). Provas de carga na condio de pr-inundao

As curvas carga horizontal versus deslocamento horizontal encontradas nas provas de carga, realizadas na condio de pr-inundao do solo por 48 horas, apresentaram maiores deslocamentos. Os valores obtidos de carga de colapso nas estacas escavadas com trado mecnico foram, em mdia, 21,3 kN. A reduo na capacidade de carga horizontal das estacas escavadas ensaiadas, em funo da colapsibilidade do solo, foi de 30,8%. A carga admissvel horizontal, obtida com fator de segurana igual a 2,0 (dois), nas provas de carga na condio sem pr-inundao, isto , na umidade
Acta Scientiarum

Adotando-se o valor de (nh), referente ao intervalo de deslocamento horizontal de 6 a 12 mm, para a condio no inundada, e de 12 a 18 mm para a condio inundada, determinou-se o valor mdio de (nh) para as provas de carga nas duas condies. No caso das estacas reensaiadas, foram obtidos os seguintes valores de (nh), respectivamente para a condio de sem e com pr- inundao: 6800 e 2100 kN/m3. Nota-se que a colapsibilidade do solo fortemente evidenciada pela reduo mdia de 69 % no valor de (nh) quando o solo inundado. Os valores de (nh) obtidos para as estacas ensaiadas se situaram dentro da faixa dos valores sugeridos por Terzaghi (1955), Davisson (1970), U.S. Navy (1962), que no consideram o tipo de fundao, e com aqueles obtidos por Miguel e Cintra (1996) para estacas tipo Raiz e por Miguel (1996) para estacas do tipo Strauss. Porm, foram superiores aos encontrados por Fanton (1982), para estacas metlicas, mas da mesma ordem de grandeza dos encontrados por Remy et al. (1979), para tubules, e bem inferiores aos obtidos por Cintra (1982), para estacas Franki, e aos de Alonso (1986), para estacas Franki e escavadas. Comparando os valores de (nh) referentes aos deslocamentos na carga admissvel, para as condies
Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Provas de carga horizontal em estacas escavadas

1587 FELLENIUS, B.H. Tests load piles and new proof testing procedure. J. Geotech. Eng. Div., ASCE, Reston, v.101, n. 9, p. 855, 1975. KOCSIS, P. Discussion of lateral load tests on piles Arkansas River Project. J. Soil Mech. Found. Div., ASCE, Reston, v. 97, n. SM6, p. 932-935, 1971. JARDIM, N. A.; CUNHA, R. P. Clculo do coeficiente de reao horizontal da argila porosa de Braslia por retroanlise de provas de carga. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTCNICA, 9, 1998, Braslia. Anais... So Paulo: ABMS, 1998. v. 3, p.1631-1638. LOPES, F. F. et al. Avaliao do potencial colapsvel da camada superficial porosa da regio de Londrina. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAO CIENTFICA, 9, 2000, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2000. v. 1. p.419-420. MATLOCK, H.; REESE, L. C. Foundation analysis of offshore pile supported structures. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERS, 5, 1961. Paris. Proceeding... ISSMFE, 1961. v.2, p. 91-97. MIGUEL, M. G. Execuo e anlise de provas de carga horizontal em estacas em solo colapsvel. 1996. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 1996. MIGUEL, M. G.; CINTRA, J. C.A. Provas de carga horizontal em estacas do tipo Raiz em solo colapsvel. Solos e Rochas, So Paulo, n. 19, v. 3, p. 217-229, 1996. MORIMOTO, S. Parmetros geotcnicos de solos de Londrina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAES, 7, 1982, Olinda/Recife. Anais... So Paulo, ABMS, 1982 RMY, J. P. et al. Determinao do mdulo de reao horizontal a partir de provas de carga horizontal em tubules de 1.80 m de dimetro e sua aplicao no projeto dos piers do Porto de Sepetiba. Solos e Rochas, So Paulo, v. 2, n.1, p. 5-24, 1979. TERZAGHI, K. Evaluation of coefficients of subgrade reaction. Geotech. Inst. Civ. Eng., London, v.5, n. 4, p.297326, 1955. U. S. NAVY. Design manual: soil mechanics, foundations and earth structures. 2. ed. Washington: NAVFAC DM-7, 1971. VAN DER VEEN, C. The bearing capacity of a pile. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERS, 3, Zurich, 1953. Proceeding... ISSMFE, 1953. v.2, p.84-90. VARGAS, M. Some engineering properties of residual clay soils occurring in southern Brazil. In: CONFERENCE SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERING, 3, 1953, Zurich.. Proceeding... ISSMFE, 1953.
Received on September 25, 2001. Accepted on November 05, 2001.

sem e com pr-inundao, com aqueles obtidos, respectivamente, por Jardim e Cunha (1998), em estacas escavadas com trado mecnico em solo argiloso colapsvel de Braslia/DF, nota-se que so menores cerca de 55 % e 64 %, respectivamente. Agradecimentos Geofix, Dywidag, Constroeste, Plaenge, Basestac, Engemix, Belgo-Dedini, Construtora Construblok Ltda, Monfer Ferramentas, Montasa Engenharia Indstria e Comrcio Ltda, Pedro Cndido de Souza (laboratorista/UEL), Prefeitura do Campus Universitrio, Laboratrio de Materiais/UEL e Laboratrio de Topografia do Departamento de Geocincias/UEL. Referncias
ALIZADEH, M.; DAVISSON, M. T. Lateral loaded tests on piles-Arkansas River Project. J. Soil Mech. Found. Eng. Div., ASCE, Reston, v.96, n. SM5, p. 1583-1604, 1970. ALONSO, U. R. Recomendao para realizao de prova de carga horizontal em estacas de concreto armado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAES, 7, 1986, Porto Alegre. Anais... So Paulo: ABMS, 1986. v.7, p.261276. BRANCO, C. J. M. C. et al. Implantao do campo experimental de engenharia geotcnica no campus da UEL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTCNICA, 11., 1998, Braslia. Anais... So Paulo: ABMS, 1998, v.2, p.1015-1022. CINTRA, J. C. A. Uma anlise de provas de carga lateral em estacas e comparao com os mtodos da teoria de reao horizontal do solo. 1981. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos-USP, So Carlos, 1981. CINTRA, J. C. A. Fundaes em solos colapsveis. So Carlos: Projeto Reenge/ Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, 1998. DAVISSON, M. T. Lateral load capacity of piles. Highway Research Record, Pile Foundations, Washington, D.C., National Research Council, n.333, p.104-112, 1970. DAVISSON, M. T.; ROBINSON, K. E. Bending and buckling of partially embedded piles. In: CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERS, 6., 1965, Montreal. Proceeding... ISSMFE, 1965. v. 2, p. 243-246. FANTON, J. V. Correlao entre as tenses resultantes de ensaios triaxiais e de provas de carga horizontal em estacas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAES, 7, 1982, Olinda/Recife. Anais... So Paulo: ABMS, 1982. v.2, p. 190-207.

Acta Scientiarum

Maring, v. 23, n. 6, p. 1579-1587, 2001

Vous aimerez peut-être aussi