Vous êtes sur la page 1sur 5

Art. 252. Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou.

Via de regra, a escolha sobre o que dar para cumprir a obrigao do devedor. A obrigao alternativa tambm no deve ser confundida com a obrigao cumulativa. Na primeira, os objetos esto ligados pela conjuno ou e na segunda, a conjuno aditiva: Dever de entregar o objeto A e o objeto B. Exemplo: Maria se obriga a entregar uma caneta ou um pincel Ana como forma de cumprir a prestao. Maria pode escolher qual dos dois objetos quer dar Ana, j que as partes no se manifestaram e nem entraram em acordo quanto deciso de escolher, ento, via de regra, o devedor quem escolhe. 1. No pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestao e parte em outra. O devedor no pode exigir que o credor receba o objeto de forma fragmentada, como se fosse divisvel. A natureza da obrigao alternativa de que ela imaterial, logo, ela no pode ser dividida e aos poucos cumprida. Ela tem de ser cumprida integralmente e no ato, ela como se fosse instantnea. Exemplo: Joana foi uma doceria de renome para contratar algum cozinheiro para preparar o seu bolo de casamento. A empresa selecionou Louis, dentre outros cozinheiros, para prestar esse servio. Joana informou que o bolo deveria ser entregue daqui a 3 meses. A empresa contatou Joana e tentou obrig-la a receber o objeto de forma fragmentada. Isso, pela prpria natureza do objeto, impossvel. No tem como entregar um bolo a cada semana de pedao em pedao. O bolo deve ser entregue inteiro. 2. Quando a obrigao for de prestaes peridicas, a faculdade de opo poder ser exercida em cada perodo. Essa obrigao tambm chamada de obrigao de execuo continuada ou de trato sucessivo. Nesse tipo, a obrigao pode ser exercida de forma no instantnea. preciso ter cuidado com esse tipo de prestao, para que no ocorra o enriquecimento sem causa. Aqui, pode-se fazer a escolha periodicamente, segundo o tempo informado no contrato celebrado entre as partes.

Exemplo: Teodora comprou 100kg de sementes variadas na barraca de feira do Antonico. Por ser uma quantidade muito grande e pesada e por essas sementes no serem todas necessrias naquele momento, Teodora firmou contrato com Antonico dizendo que ele deveria lhe entregar 10kg de sementes a cada semana. Antonico tem o poder de escolher quais sementes dar Teodora, respeitando o princpio da razoabilidade, ou seja, no sendo obrigado a dar as melhores sementes e nem podendo dar as piores. A cada semana, Antonico dever escolher quais sementes entregar Teodora, at que a obrigao, a de entregar 100kg, seja cumprida. 3. No caso de pluralidade de optantes, no havendo acordo unnime entre eles, decidir o juz, findo o prazo por este assinado para a deliberao. Neste pargrafo entende-se que caso as partes no entrem em acordo a respeito de quem vai poder escolher, o juiz quem ter essa prerrogativa. Portanto, cabe a ele estipular quem vai escolher o que dar. Aqui cabe o princpio da operabilidade, onde expressa que o juiz quem deve ser chamado pela prpria lei a resolver e preencher lacunas que tenham se formado. Esse princpio acaba por oferecer uma maior efetividade por parte do sistema jurdico. Exemplo: Gabriel se obrigou a entregar um livro ou um DVD Joo. Na hora da escolha, tanto Gabriel quanto Joo queria ter este poder de deciso e no conseguiam entrar em um acordo. De forma que Gabriel queria dar o livro, mas Joo queria receber o DVD. O poder de escolha caberia Gabriel, que o devedor, mas como o credo se pronunciou, ento uma acordo entre eles tinha de existir. Esse problema foi levado juza Bianca e ela quem teve o dever de escolher o que ser entregue como forma de cumprimento da prestao. 4. Se o ttulo deferir a opo a terceiro, e este no quiser, ou no puder exerce-la, caber ao juiz a escolha se no houver acordo entre as partes. Nesse Paragrafo a determina-se que quando houver a presena de um terceiro e este no quiser ou no poder exercer a escolha, caber ao juiz realizar a escolha se as partes fizerem acordos.

Exemplo: Joo Carlos contratou com a seu amigo Erlindo e com o devedor Marcio, de que Erlindo iria realizar a adimplemento da prestao. Porm Erlindo por motivo de sade no pode realiza-lo. J que Erlindo no pode realizar a escolha, Joo Carlos e Mrcio tentaram um acordo, porm sem resultado. Ento, o juiz mediante a est situao realizou a escolha.

Art. 253. Se uma das duas prestaes no puder ser objeto de obrigao ou se tornada inexequvel, subsistir o dbito enquanto outra. Em uma obrigao alternativa, os objetos ligam-se entre si pela conjuno ou, portanto, existem dois objetos possveis e cabe, via de regra, ao devedor escolher o objeto pelo qual se cumprir a obrigao. No sendo o primeiro possvel, recai sobre o segundo o cumprimento da prestao. Portanto Um carro ou um cavalo, no sendo o carro possvel de ser entregue. Assim, em caso de impossibilidade de cumprimento da obrigao por falta do objeto, esta no se extinguir, a obrigao persistir agora quanto ao objeto alternativo, como se este fosse uma segunda opo. Exemplo: Fernanda dona de uma loja de informtica e obriga-se a entregar Flvia um computador totalmente montado ou um notebook de ltima gerao. Flvia deixa que Fernanda escolha o que lhe entregar, j que so irms e Flvia confia em Fernanda. Fernanda opta por entregar o notebook, acontece que, por negligncia de Fernanda, o objeto se perde por completo, sendo impossvel de cumprir com ele a obrigao. Ento, recai sobre o computador o adimplemento da prestao. Logo, Fernanda deve entregar Flvia o computador totalmente montado.

Art. 254. Se, por culpa do devedor, no se puder cumprir nenhuma das prestaes, no competindo ao credor a escolha, ficar aquele obrigado a pagar o valor da que por ltimo se impossibilitou, mais as perdas e danos que o caso determinar. O artigo 254 do cdigo civil um artigo que passou por mudana desde sua primeira redao no cdigo civil de 1916, no art. 886. O artigo trata de obrigao alternativa em que se tem por objetivo duas ou mais prestaes sendo que o exime de realizar apenas uma delas. No artigo em questo, que

mediante a culpa do devedor houve a impossibilidade de cumprir com

todas as

prestaes, o devedor deve pagar a ultima prestao que deixou de realizar, alm de pagar perdas e danos. Ou seja, a quando o devedor que tinha o direito de escolha perde porque houve a extino da primeira, e por algum modo segunda tambm, levando assim a impossibilidade. Logo, pagasse a ltima prestao e tambm perdas e danos ao credor. Exemplo: A dona Noelle Franco obriga-se a entregar a Flvia Costa um anel ou um broche, escolha dela, pois so muito amigas e j se conhecem h muito tempo. Por negligencia Noelle Franco danifica o anel, fazendo com que ele fique amassado sem poder se recuperado e, em seguida, deixa o broche sem nenhum cuidado sobre a exposio de material corrosivo, levando ele a se danificar. O juiz ao julgar percebeu que o ato de Noelle Franco foi realizado com culpa, por negligncia. Logo ela foi julgada a pagar pelo o ltimo alm de perdas e danos.

Art. 255. Quando a escolha couber ao credor e uma das prestaes tronar-se impossvel por culpa do devedor, o credor ter direito de exigir a prestao subsistente ou o valor da outra, com perdas e danos; se, por culpa do devedor, ambas as prestaes se tornarem inexequveis, poder o credor reclamar o valor de qualquer das duas, alm da indenizao por perdas e danos. Se o credor escolher a prestao e esta tornar-se impossvel, sendo culpa do devedor; o credor ter direito de cobrar esta prestao acrescentando - a perdas e danos, ou seja, o credor possui alternativa e a partir de sua escolha, torna-se impossvel o cumprimento dessa obrigao, por culpa do devedor, assim, tem direito o credor de exigir a prestao subsistente ou o valor da outra e mais perdas e danos. Seguindo o art. 255 afirma, que caso todas as prestaes se tornarem irrealizveis, por culpa do devedor, poder tambm o credor exigir as prestaes e mais por perdas e danos. Exemplo: H trs meses antes da festa de 15 anos de Carolina, sua me contratou um buffet da Empresa X e a melhor decorao de Belm da Empresa Z, que por sua escolha optou pelos melhores e mais caros pratos, sendo expressamente includo no contrato todas as comidas, sobremesas, bolo e bebidas. E uma decorao, incluindo rosas vermelhas, quadros, cortinas, jogos de luzes, etc.

No dia de sua festa, sua famlia obteve a triste notcia de que a empresa Z, deixaria de cumprir com as rosas vermelhas que haviam sido acordados, ficando o local sem rosas vermelhas e somente com a outra parte da decorao que sua me havia pedido, pois o decorador havia esquecido de providenciar as rosas vermelhas. E quanto a empresa X, nenhuma das comidas, bolo, sobremesa e bebidas, no iriam chegar, pois o dono e chef de cozinha da empresa X havia tido, na noite passada, uma terrvel discurso com sua esposa, causando a separao deles. E por conta disso, dispensou todos os seus ajudantes e no abrir sua empresa no dia seguinte. Aps a festa sem comida e sem rosas vermelhas, a me de Carolina pleiteou uma ao com o pedido do valor da prestao que no foi cumprida e mais perdas e danos da Empresa Z e o valor de qualquer das prestaes e mais indenizao por perdas e danos da Empresa X.

Art. 256. Se todas as prestaes se tornarem impossveis sem culpa do devedor, extinguir-se- a obrigao. O artigo 256 uma obrigao alternativa. Sua redao houve apenas algumas melhorias desde sua publicao no Cdigo Civil de 1916. Nesse artigo, o legislador afirma que quando se exaure o objeto da obrigao, sem culpa do devedor, ou seja, sem que o devedor cause nenhum dano por negligencia, imprudncia ou impercia, a obrigao extingue-se s cabendo ao devedor o pagamento de uma das prestaes, pois o credor no pode ser prejudicado com desfalque de seu patrimnio. Exemplo: Antnio Carlos Honrio estava obrigado a entregar a Carolina Ferraz um carro, porm no dia da entrega o houve uma grande e grave tempestade que fez com que a rvore que estava perto do carro desabasse, quebrando totalmente o carro. Sem culpa, o devedor Antnio Carlos Honrio somente teve que devolver a prestao que j tinha sido paga por Carolina Ferraz, ao patrimnio.

Vous aimerez peut-être aussi