Vous êtes sur la page 1sur 5

1 CULTURA E ORGANIZAES NO BRASIL

Os hbitos e comportamento de uma sociedade para outra chamado de variao cultural. O estudo dessas diferentes formas de sociedade recente, pois, no tem muito tempo que regras gerais eram aplicadas a todas as situaes de administrao.

A grande questo se refere s diferentes culturas que cada lugar ou sociedade tem. Mudando ento as crenas, as atitudes, os valores e o comportamento de cada indivduo no ambiente de trabalho de um lugar para outro. Douglas McGregor (1960) foi quem formulou a Teoria X e Y, a Teoria X aborda que os executivos no podem confiar em seus subordinados, pois para que o servio d resultado os subordinados devem trabalhar sob presso e se colocarem em seus postos. O problema que assim, os subordinados faziam apenas o mnimo do que tinha que ser feito. J a Teoria Y o contrario da Teoria X, deste modo os executivos confiam em seus subordinados e no tem um sistema de controle e superviso to cerrados. Assim os subordinados se dedicam ao trabalho.

ESTILOS ADMINISTRATIVOS E CULTURAIS NACIONAIS

Andr Laurent (1981) passou por nove pases europeus e asiticos estudando filosofia e os comportamentos empresariais, com o objetivo de dirigir-se aos executivos de cada um desses pases para saber como eles abordariam 60 situaes comuns de trabalho. Com as respostas ele apresentou padres diferentes para cada um dos executivos. Philippe dIribarne (1989) segue a tradio da Antropologia, na qual aborda que os seres humanos vivem em um Mundo de significaes e que eles decodificam sem parar, ocorrendo da mesma forma com os sentidos que assumem suas prprias aes. Essa significao est sempre relacionada a uma espcie de linguagem

particular e est distante de ser universal. dIribarne estuda trs culturas, que so culturas nacionais, e trs organizaes.

Geert Hofstede (1984) fez pesquisas com 160 mil executivos e empregados, de uma corporao multinacional norte-americana. Com isso, encontrou grandes diferenas, tanto no comportamento, quanto nas atitudes dos executivos e empregados de diferentes pases.

Individualismo so situaes em que as pessoas se definem como indivduo, o que implica redes sociais que se interligam difusamente, nas quais as pessoas olham apenas para si prprias e para as pessoas que esto mais prximas. J o coletivismo se caracteriza por redes sociais profundas, assim, as pessoas fazem distino entre seus prprios grupos, sendo eles de organizaes, famlia e muitos outros grupos.

Toda cultura um controle prprio de seus membros. Na cultura coletiva, a presso social externa a forma principal de controle. J na cultura individualista, o controle exercido por meio de presso interna, exercendo a culpa papel primordial.

A distncia do poder, segunda dimenso de Hofstede, mostra que os participantes com menor poder nas organizaes aceitam a distribuio desigual de poder.

O nvel em que se procura evitar a incerteza, terceira dimenso, mede o incmodo diante das situaes ambguas.

A quarta dimenso definida como masculinidade, referindo-se a medidas nas quais valores dominantes enfatizam tanto a assertividade quanto a aquisio de dinheiro na sociedade, sendo uma sociedade com mais rigor do que as femininas. Na feminilidade define-se como medida, que os valores dominantes na sociedade salientam os relacionamentos como pessoa, preocupao com o prximo e qualidade de vida global.

CULTURA E ORGANIZAES NO BRASIL

O Brasil para Hofstede uma sociedade coletiva e se caracteriza por ter uma distancia de poder muito grande. O Brasil uma das naes onde a busca de evitar incerteza maior, e tanto dimenso de grande distncia quanto a dimenso de elevado nvel de busca de evitar a incerteza so fortes.

No Brasil a dimenso feminina muito prxima da masculina, assim, e quase impossvel situ-lo com preciso.

Carlos Alberto Arruda (s.d.) fez a anlise de 40 decises, em 38 organizaes, sendo 17 inglesas e 16 brasileiras, com 73 executivos, dos quais 38 eram ingleses e 35 eram brasileiros. Eles foram instados a discorrer sobre processos especficos de decises estratgicas das quais teriam participado.

As amostras exibiram diferenas e similaridades. Assim podemos ver que as empresas brasileiras so marcadas por decises que se caracterizam por uma interao social intensa, envolvidos pelos dirigentes superiores geralmente autocrticos, sendo eles responsveis pela parte mais substantiva das etapas de processo. Essas caractersticas levam as decises nas empresas brasileiras a serem de forma mais rpida e contnua.

Pensando como economia de extrao, o Brasil, 500 anos depois, exibe traos de lgica que a acompanha, na explorao de recursos internos das organizaes, na explorao do consumidor, no desperdcio generalizado e do meio ambiente. O colonizador, que se apropriou da cultura indgena e da cultura negra; o capitalismo, que no pressupunha a escravatura, hoje o burgus ou o tecnocrata. No Brasil, o operrio o sucessor do escravo, segundo Caio Padro Jr. (1965).

A cultura brasileira tem como base o engenho, o binmio casa grande e a senzala. Cabia o senhor do engenho, absoluto em seu domnio, administrar suas terras, sua famlia e seus escravos.

A distncia social entre senhor e escravos era muito grande, com isso, a oposio senhor-escravo era excludente, isto , no havia lugar na sociedade colonial para quem se situasse fora dessa opinio. Existiam tambm muitos grupos como brancos pobres, os mulatos, os ndios e muitos outros que eram excludos da sociedade.

A burguesia ganha fora depois da Segunda Guerra Mundial, com base na abertura dos portos, a consolidao da economia competitiva e a entrada do pas no capitalismo monopolista, com isso, muitas empresas multinacionais se instalam no pas.

A dominao burguesa e tecnocrtica em nosso pas segue um padro de dupla articulao, sendo assim, o primeiro termo a desigualdade no desenvolvimento interno; e o segundo termo a dependncia e submisso dominao dos grandes centros, que se refere tanto esfera econmica quanto a cultura de massa, como esclarece Florestan Fernandes (1987).

No provimento de cargos ou de lugares na organizao e no mercado de trabalho em geral, a sociedade brasileira tende a ser mais nepotista. Segundo Carlos Osmar Berto (1980) os critrios de propriedade ou de pertinncia a determinado grupo social continuam da maior relevncia na luta por um espao organizacional ou social.

Uma prtica cordial que implica personalizar por meio de descobertas, como por exemplo, de um time de futebol comum ou de uma cidade natal comum, e chamado de jeitinho brasileiro. J o jeitinho est prximo da malandragem, mas ambas so diferentes.

Segundo Caligaris (1993), possvel ver um colonizador e um colono em cada brasileiro. Assim vemos que o brasileiro no fala como colonizador ou como colono, mas sim nas duas condies, ou em alguma condio intermediaria.

Atualmente, a as escravides referidas j no existe. O que est em jogo o corpo escravo em relao com o pai que s quis os corpos e desconhece os nomes, isto ,

as identidades. Assim, pode-se dizer que nosso povo anseia tanto por uma figura paterna quanto por uma figura materna.

A integrao com o capital internacional faz de nosso pas um parceiro menor dos pases industrializados centrais. Luiz C. Bresser Pereira (1985) observa que isto no impede que o Brasil permanea subdesenvolvido, dependente e marcado por desequilbrios estruturais profundos.

Vous aimerez peut-être aussi