Vous êtes sur la page 1sur 14

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p.

167-180, 2008

167

A DONA P-DE-CABRA, AGONIA E TRIUNFO DO FEMININO


Maria Lcia Wiltshire de Oliveira
RESUMO A dona-p-de-cabra provoca indagaes em torno da estigmatizao do feminino em virtude de sua liberdade excessiva e sua hipottica aliana com o diabo. Parte dessa fama se deve verso misgina de Alexandre Herculano. No entanto, o texto medieval pode representar a agonia e o triunfo do modelo matriarcal de famlia em contraste com as Crnicas breves de Santa Cruz de Coimbra, da mesma poca, que encenam a vitria do direito paterno sobre o materno. PALAVRAS-CHAVES: Gnero; narrativa; medievalidade.

esde que foi resgatada da Torre do Tombo por Alexandre Hercula no, a famosa anedota medieval da dona p-de-cabra, inserida nos Livros de Linhagens dos sculos XIII e XIV, tem provocado indagaes em torno da personagem inslita, geralmente associada a esteretipos femininos negativos por sua suposta aliana com o diabo ou pela expresso excessivamente libertria de sua feminilidade. Grande parte dessa fama se deve re-textualizao da histria pelo escritor romntico, num dilogo estilizante, nem pardico, nem parafrstico, que amplificou a narrativa primitiva, interpretando-lhe as lacunas segundo a moral misgina do sculo XIX. Efetivamente difcil ler o texto primitivo sem os ecos da verso oitocentista por onde se disseminam os efeitos da dominao simblica masculina ento em pleno vigor na sociedade ocidental. A estigmatizao do feminino que, sob os influxos iluministas, at ento decorria de impulsos malficos oriundos do demnio, encontrou

168

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

nas doenas, como a histeria e a ninfomania, a causa para o adultrio e o esfacelamento da famlia nuclear idealizada pela economia liberal da poca. Sob o risco de comprometer o funcionamento desta mquina produtiva, tornou-se necessrio reafirmar o papel da mulher dentro do lar e junto aos filhos, negando-lhe funes para alm desses limites. Sabemos que nem sempre foi assim. Segundo Philippe Aris somente a partir do sculo XIV, assistimos ao desenvolvimento da famlia moderna1, quando se inicia uma degradao paulatina dos poderes da mulher. Com base nesse fragmento do autor da Histria social da criana e da famlia, possvel revisitar o episdio medieval como um texto de fronteira que alegoriza a agonia do padro matriarcal, cujas razes clticas, fincadas na Alta Idade Mdia, disputavam com a nova ordem romnica e crist. Embora Walter Benjamin revitalize a alegoria como chave de interpretao da esttica moderna, podemos aplicar esse fecundo conceito a textos pr-modernos, j que na fbula medieval se conjugam histria e runa para a produo de sentidos. Leituras consagradas do texto primitivo acentuam a sua dimenso a-histrica e fantasiosa, baseada nas ligaes do seu imaginrio, segundo Mattoso, com o mundo ou a mentalidade cltica, pela forma com que fazem intervir o sobrenatural na vida humana e pelas concepes mgicas que pressupem2. Sabemos, no entanto, que a magia pode representar o real de uma forma oblqua, assim como o real pode provir da magia, tal como nos ensina Pessoa quando diz que a lenda se escorre / A entrar na realidade. E a fecund-la decorre3. Se, por um lado, nos documentos histricos h sempre a possibilidade de uma manipulao do material que se torna saturado de traos ficcionais4, por outro, os textos literrios, apesar de seu estatuto ficcional, podem revelar importantes transformaes culturais, revelando muitas vezes um outro esquecido da Histria como uma alegoria da passagem ou runa que acena para o Texto que se tece a cada momento no cotidiano das sociedades.
1 2

3 4

ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 214. MATTOSO, Jos (Sel. Int. e comentrios). Narrativas dos livros de linhagens. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, s.d. p. 65. PESSOA, Fernando. Obra potica. Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1972. p. 72. Mattoso diz que o genealogista preenche, talvez, lacunas de certas tradies, compe, arranja, quem sabe, at, se inventa (op. cit., p. 12).

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

169

Aproximando Histria, Antroplogia e Literatura, ousamos dizer que a tradio matriarcal agoniza na dona p-de-cabra ao mesmo tempo em que a vitria do patriarcado encenada na gesta de Afonso Henriques. Em ambos, d-se a representao da famlia de linhagem assim como a disputa de poder entre as genes de direito materno e paterno. O texto conciso da anedota medieval atribui muita ambigidade figura feminina, j que justape duas situaes opostas: o seu desterro e a celebrao dos seus poderes. Por sua vez, a gesta afonsina estabelece de vez o patriarcado e a soberania do masculino o pai e o filho sobre a me, na gnese do Estado portugus, afirmando-se a filiao patrilinear5. Num cruzamento oitocentista, a vitria deste modelo se materializa na leitura feita por Alexandre Herculano em que a dama misteriosa que conquistou o Senhor de Biscaia teria sua procedncia e origem codificadas segundo uma tbua valorativa do sculo XIX. Com interesse especial pelo lugar do feminino, passaremos em revista os cdigos culturais que se disseminam na verso de Herculano, para depois, compar-la com o texto da anedota. Fechando o ciclo, retomaremos o conflito feminino-masculino na gesta de Afonso Henriques para melhor compreender a sua permanncia na adaptao oitocentista, em contraposio feio libertria feminina da dona original.

A dama e os cdigos
Para analisar Sarrasine, novela de Balzac, Barthes adotou a metodologia estelar das lexias e dos cdigos que as atravessam. Se o cdigo uma perspectiva de citaes6, possvel investigar o arcabouo ideolgico que sustenta o texto, observando o sulco do j lido, j visto, j vivido, j feito, pois ele um reenvio ao Livro da cultura, da vida e da vida como cultura. Como fora que se apropria do texto, Barthes o articula a vozes in off que se entranam no tecido-texto, pluralizando a enunciao. Com essa categorizao barthesiana7, tambm podemos identificar no texto de Herculano vozes responsveis por forte saturao ideolgica.
5

6 7

Da para frente s homens ocuparo o trono, numa forma ibrica de ratificar lei slica, com exceo da breve regncia de D. Catarina, tia de D. Sebastio. BARTHES, Roland. S / Z. Lisboa: Edies 70, 1970. p. 23. As categorias dos cdigos so: da Empiria (aes, comportamentos), da Pessoa (os semas), da Cincia (da cultura), da Verdade (cdigo hermenutico) e do Smbolo.

170

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

Publicado inicialmente na revista O panorama e, depois, integrado ao volume Lendas e narrativas, o conto de Herculano instala na sua abertura o cdigo da tradio (ligado Cincia / Cultura), quando uma voz ancestral, semelhante a de velhos narradores, se dispe a contar uma histria antiga para seus ouvintes, na tentativa de demov-los do cepticismo moderno.
Vs os que no credes em bruxas, nem em almas penadas, nem em tropelias de Satans, assentai-vos aqui ao lar, bem junto ao p de mim, e contar-vos-ei a histria de D. Diogo Lopes, senhor de Biscaia. [...] E no me digam no fim no pode ser- [...] [pois] quem descr das tradies l ir para onde o pague.8

O pacto exige do leitor / ouvinte a crena nas tradies populares tal como acontecia na sociedade medieval, agora substitudas pela crena na Razo que combate supersties. No podemos esquecer que coube a Herculano a clebre contestao do milagre de Ourique em prol da verdade nos estudos da histria do pas. Por isso, a autoria ocupa um lugar irnico, de onde feita a desconstruo ininterrupta do relato para os leitores do sculo XIX, entronizando um narrador ancestral e um leitor crdulo, como nos contos de fada. Ao longo do texto emerge um embate entre o imaginrio cltico e cristo, iniciado com a abjurao do sinal da cruz por parte do cavaleiro em troca do amor da dama desconhecida que cantava sobre a penha. Trata-se de um caso de desobedincia do filho que renega o sinal da cruz aprendido com a me, contrariando dois cdigos, o familiar e o religioso. Mais tarde, noite, encantado pelas formas nuas da airosa dama, o senhor de Biscaia tenta eximir-se da culpa pela dupla transgresso: De que servem benzeduras? [...] Um presente ao Apstolo e duzentas cabeas de ces de Mafamede valem bem um grosso pecado9. Por sua vez o cdigo da cavalaria e os juramentos de vassalagem normatizavam as relaes feudais, reforando laos de solidariedade atra-

8 9 10

HERCULANO, Alexandre. Histrias hericas. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, s.d.. p. 69. Idem, p. 71. Ibidem, p. 70.

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

171

vs da lealdade e da fidelidade. Vemos Diogo de Biscaia prometer dama, a la f de cavaleiro, dar-lhe no uma, mas milhentas palavras10, servindo-a eternamente.Tambm a dama mantm a sua promessa por anos em boa paz e unio11. Outros cdigos atravessam o texto, regulando a descendncia, a caa, a hospitalidade, o luto, o amor corts, a guerra (sob a forma de trocas de prisioneiros e trguas) e as tradies pags (feitiarias). Mas sobretudo o cdigo matrimonial o que nos interessa mais de perto. Segundo a imaginao de Herculano, na poca dos reis godos, a dona p-de-cabra fora condenada por transgresso s normas da fidelidade conjugal. No seu enterro, o marido vestiu a grossa estamenha da penitncia, no para cumprir penitncia pelo assassinato, mas por ter sacrificado tempos atrs um onagro-fmea que amamentava as crias, contrariando os preceitos da caa e o juramento feito ao pai.12 Caar e matar um animal nessa fase significava condenar os filhotes morte, prejudicando o ciclo da natureza e, em conseqncia, pondo em risco os benefcios da atividade que era, em tempo de paz, a nica forma de divertimento da classe senhorial. Ao se desequilibrar a relao especular e totmica da classe dominante com a natureza, ficava comprometida a fora da prpria linhagem, assegurada pela descendncia. A penitncia do conde Argemiro decorre da infrao a este cdigo de proteo da natureza, cuja vingana toma a forma de desonra do adultrio, como lhe diz a estranha voz: Por ti ficaram rfos os filhinhos do onagro, mas por via do onagro ficaste, conde, desonrado. Foste cru com as pobres feras: Deus acaba de ving-las13. Quebrar um juramento - que dizem ser feio pecado14 - mais grave do que assassinar a esposa infiel. Como se nota, a transgresso da sexto mandamento No matars - no alvo de punio neste caso, talvez porque a mulher seja considerada a runa do justo no texto bblico de Isaas. Desse modo, a codificao do matrimnio faz da mulher um ser insignificante cujas culpas devem ser expiadas ad aeternum. O castigo no finda com sua morte violenta, mas, ao contrrio, persiste no p alei11 12 13 14

Ibidem, p. 71. Aqui tambm h desobedincia a dois cdigos: o da famlia e o da caa. HERCULANO, s.d.. p. 81. Idem, p. 88.

172

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

jado e no interminvel destino errante num territrio inominado entre o cu e a terra. A dvida da pecadora imperdovel e irresgatvel, como menciona o narrador referindo-se igualmente ao amante: As almas da condessa e do gardingo caram de chofre no inferno, por terem deixado a vida em adultrio, que pecado mortal15 . As razes que levaram Alexandre Herculano a introduzir o adultrio em sua verso, que no existe na fbula original, provavelmente se deve necessidade de ajustar o texto moral familiar patriarcal e crist e denegrir o carter matriarcal da cultura cltica que estava em decomposio na poca do relato original. J o detalhe do p-de-cabra, comum s duas verses, pode gerar explicaes distintas. Se na verso primitiva revela a ligao da mulher cultura pag, na verso romntica pode revelar a sua aliana com o demnio, o que, em ltima anlise, exprime a culpa do feminino, seja como bode/cabra expiatrio, seja como a descendente da pecadora Eva que Deus marcou para no perder de vista no Juzo Final. Apesar das intervenes ideologicamente conduzidas, o texto oitocentista ainda conserva muito do mistrio original. Seu autor mantm o poder do filho da dama, cujas vitrias guerreiras infindveis so obtidas graas proteo do casal adltero e em pecado, sob a forma da dona e seu cavalo Pardalo. Instala-se a o paradoxo de que a guerra santa contra os mouros ganha com a ajuda das foras do Mal e no com a ajuda dos santos cristos. Enfim, aps semear valores cristos e modernos ao longo de um texto originalmente heterodoxo, indagamo-nos sobre a moral da histria imaginada por Herculano. Teria ele a inteno de resgatar uma histria do passado para to somente valorizar a herana portuguesa segundo os preceitos romnticos de valorizao da memria nacional? Sem a pretenso de responder a esta pergunta, verificamos que o narrador escapa ao dilema hertico refugiando-se na doutrina crist para pedir ao ouvinte / leitor que faa oraes em favor daquele filho precito da dama p-de-cabra comandado pelas foras demonacas e, se no lhe aproveitar (pois Inigo, o filho, est afastado da F), que seja por ele, narrador, amm!

15

Ibidem, p. 81.

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

173

A dona em agonia
Nos Livros de Linhagens o importante a linhagem e a famlia no sentido burgus do termo, seja ela de direito materno ou paterno. Os nobilirios buscavam atender a uma necessidade social e, portanto, da vida pblica, regendo a vida privada das pessoas atravs da observao da genealogia e dos graus de parentesco. Seu objetivo idealizado era meter amor e amizade entre os nobres fidalgos16, sob a forma de uma solidariedade mtua que lhes garantisse ajuda em situao de guerra contra o inimigo. Valorizavam os laos de sangue porque nenhua amizade nom pode ser tam pura, segundo natura, come daqueles que descendem de uu sangue17. Estimulavam o servio dos nobres por serem de uu coraom18. Graas ao conhecimento dos ancestrais, os Livros serviam para evitar os casamentos pecaminosos e para definir vrios direitos da poca, sendo documentos utilssimos a reger a vida na sociedade feudal. Dizem que, para amenizar a prosa inspida das genealogias, muitas anedotas divertidas foram agregadas aos relatos, hiptese que nem sempre se sustenta por fora da pluralidade de sentidos que elas encerram, uns convergentes, outros divergentes em relao aos objetivos oficiais dos Livros. o que ocorre com a dona p-de-cabra cujo tempo da ao anterior ao sculo XIII, talvez sculo XI, pela referncia histrica a Toledo sob o poder dos rabes que a tomaram no sculo VIII. A narrativa tem um enredo seco e rpido que se pode dividir em trs seqncias. A primeira a do enamoramento do nobre pela formosa dona que ele encontra no campo, fora dos limites do castelo, com a qual se casa sob a promessa de no persignar-se. Tomado de paixo, o nobre no s no se preocupa em investigar a verdadeira linhagem da dona nos Livros de Linhagem, como faz vista grossa para o aleijo no p que no chega a comprometer a formosura do corpo. Na segunda seqncia, anos depois, a famlia est reunida mesa, a mulher ao lado da filha, o filho ao lado do pai, quando se d a cena da vitria da cadela sobre o co, fato considerado inusitado e, portanto, do domnio do demnio, o que leva o senhor de Biscaia a persignar-se e assim a romper a unio domstica. No terceiro momento, a
16 17 18

MATTOSO, s.d. Idem, p. 303. MATTOSO, s.d.

174

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

famlia est desfeita e o pai cativo dos mouros, quando o filho vai ao campo e consegue ajuda da me para libert-lo. A primeira e a ltima seqncia de aes acontecem no seio da natureza, para alm dos limites da casa. Na segunda seqncia, hora da refeio, a cena de interior, mais ou menos privada, o que segundo ries, muito rara antes do sculo XIV. Ali se observa uma famlia conjugal que, segundo Duby, voltara a vigorar no sculo XIII com o restabelecimento do poder paterno. No entanto, esse regime de dominao ainda era frgil. Se essa poca a do restabelecimento do poder paterno, cabe aventar as razes que motivaram a mudana. De forma breve, podemos apontar para o desenvolvimento do comrcio e da vida urbana que favoreceu o reaparecimento da separao entre o pblico e o privado como espaos destinados respectivamente ao masculino e ao feminino. Segundo Duby, at ento a feudalizao traduz[ia] uma privatizao do poder19, sem separao entre a casa e o ptio (cour), em que tudo estava sob a ordem crist, a res privatae, a res familiaris e a res publica. Neste momento, para alm da cerca que protegia a casa e o ptio, ficava a natureza, lugar da dissidncia, refgio da heresia, do desconhecido e dos males de todo tipo, espao habitado por foras que o homem no podia controlar. As referncias pags que reconhecemos no texto da dona p-de-cabra so remanescentes de uma ordem anterior ao feudalismo que atravessaram a cultura feudal religiosa e que entraram em colapso s portas da modernidade com a definitiva re-entronizao do modelo familiar patriarcal e do padro romano de organizao civil. A separao entre os gneros20 se manifesta no texto original da dona p-de-cabra pela disposio codificada das personagens mesa, duplicados especularmente na representao dos ces de caa. Assim a dona tem a seu lado a filha e o pai tem o filho; na sala est um alo (co fila de grande porte) que pertence ao senhor, e uma podenga (pequena cadela para caa de pequenos animais) de propriedade da senhora. No entanto,
19

20

DUBY, Georges. Advertncia; Do pblico ao privado, A vida privada nas casas aristocrticas da Frana feudal. In: ARIS, P.; DUBY, G. Histria da vida privada. Da Europa feudal Renascena, v. 2. So Paulo: Cia das Letras, 1990. p. 9-161; p. 24. DUBY, op. cit., p. 91.

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

175

na disputa do osso atirado da mesa, esta codificao masculino / feminino se corrompe com a vitria da podenga sobre o alo. O acontecido inslito, pois contraria a ordem natural e cultural do mundo, segundo a qual a cadela mais fraca e destinada derrota. Tamanho espanto causa ao Senhor de Biscaia, que toma o episdio como arte do demnio, persignando-se, como j mencionamos antes. Na expresso de Maria Lcia dal Farra, pelos vistos, no pao de Dom Diego Lopes, o territrio feminino [...]21. Ao se persignar, Dom Diego Lopes renova a sua fidelidade ao cristianismo, rompendo o pacto matrimonial anterior e, conseqentemente, liberando a mulher do compromisso, o que a leva a passar a mo na filha, escapando ambas como deus[as] ex-machina por uma fresta do teto. preciso notar que no se d a rejeio da dona p-de-cabra; ela prpria se exclui do ambiente familiar, exilando-se para alm da cerca, nos montes, na natureza onde, destituda de direitos civis, tecer sortilgios para o bem e para o mal. Da para frente exercer seu pontificado num territrio fora da ingerncia dos senhores feudais. Como se pode observar, seu comportamento desviante to somente a decorrncia do erro do marido que no cumpriu o juramento devido. Apesar de excluda da sociedade, a dona p-de-cabra conserva poderes mgicos que a colocam numa posio superior s contingncias, pois s ela capaz de salvar o prprio marido do cativeiro com a ajuda do cavalo voador (o amante). Apesar de proscrita, manter o seu compromisso com sua cria (o filho), protegendo-a como manda a lei da natureza. Por fora desta leitura que fazemos, soa irnica a omisso dos nomes femininos (da me e da sua filha), em contraste com a nomeao completa do pai, D. Diego Lopes, e do filho, Enheguez Guerra, numa situao anloga s prticas da histria oficial que em muitos casos enaltece personagens famosos em detrimento de outros que so esquecidos. A bem dizer, o texto medieval autoriza vrias leituras, a comear pela interpretao de Alexandre Herculano que introduziu, anacronicamente, os fantasmas da monogamia feudal ou oitocentista na sociedade dos godos
21

DAL FARRA, Maria Lcia. A dama, a dona e a sror. In: FILIZOLA, A. Verdade, amor, razo, merecimento; coisas do mundo e de quem nele anda. Curitiba: Editora da UFPR, 2005. p. 245.

176

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

e celtas germanizados. Uma outra leitura nos permite compreender o carter exemplar da fbula nos Livros de Linhagens como uma advertncia aos incautos que devem ser criteriosos na escolha de parceiros. Segundo Duby, a maior parte das unies se conclua na poca [..] aps madura reflexo das duas parentelas: avaliao por cada uma da honorabilidade da outra e negociao conduzida pelos chefes da casa22. Esta situao no foi acatada por Dom Diego Lopes que, movido pela paixo, infringe as normas dos homens, deixa de consultar os mais velhos e os livros e, portanto, acaba por ter muitos dissabores. Segundo tal hiptese, justificar-se-ia a insero da fbula no Livro de Linhagem como emblema do que Duby chama de ideologia de filiao 23. Uma terceira leitura, de matiz feminista, pode compreender o texto como protesto contra a reduo do poder e da posio social das mulheres na sociedade. Reage, assim, contra a conveno da separao dos gneros, j que a terceira parte da narrativa enfatiza a participao da dona p-de-cabra no resgate do marido, retratando o valor do feminino numa sociedade em vias de no mais reconhec-lo. Sob o ponto de vista narrativo, o texto simples como um conto de fadas, enquadrando-se no gnero maravilhoso em que o natural e o sobrenatural coexistem lado a lado. Neste invlucro formal, os elementos pagos (o p-de-cabra da dona, os poderes mgicos, o cavalo Pardalo, etc.) estabelecem um contraste com a cultura crist, desacreditando-a ou, no mnimo, relativizando-a. No entanto, a narrativa no uma simples fbula inventada para portar uma mensagem moral, ainda que sua primeira parte possa ter efeito exemplar. No seu desfecho, a situao volta ao equilbrio graas interveno da figura da Mulher-Me, o que acaba por justificar e potencializar a escolha apaixonada de Diego, uma vez que desta mulher lhe veio a salvao final, como antes dela viera a felicidade. Do mesmo modo, o filho beneficiado pela dona, graas ao cavalo com que colhe todas as vitrias possveis. Em suma, a dona p-de-cabra medieval, em vez de ser assimilada ao esteretipo demonaco (o diabo tem ps forcados), aproxima-se muito mais da figura da Deusa-me, mito que expressa

22 23

DUBY, 1990, p. 130. Idem, p. 97.

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

177

o poder da associao entre a Mulher e a Natureza cultuadas pelas sociedades brbaras que se seguiram derrocada de Roma. Essa concepo encontra respaldo entre os germanos, conforme informa Tcito. Havia muitos vestgios do direito materno nestes povos, entre os quais o fato de considerarem a mulher como sagrada e com dons profticos, o que lhes dava a condio de conselheiras decises importantes. Diz Engels que, no sculo XI, a monogamia ainda no tinha sido implantada de todo entre os celtas24, que a castidade era pouco recomendada e o divrcio no prejudicava os direitos das mulheres. Elas votavam em assemblias populares e o mximo que um homem podia fazer em caso de adultrio era o espancamento, nunca o desterro. Para o generoso protetor de Marx, os germanos amenizaram a antiga monogamia de influncia romana, suavizando a autoridade do homem na famlia. Deram mulher uma situao mais elevada do que ela conhecera no mundo clssico, respeitando a herana ainda viva dos tempos do direito materno. Esta posio mais privilegiada da mulher nas culturas brbaras que se assimilaram cultura romana vai se esbatendo pouco a pouco no processo de cristianizao. Como um remanescente desse hibridismo, a verso original da dona p-de-cabra simples apenas na superfcie. Os seus componentes textuais se vingam diante do declnio da posio social da mulher por meio da sua vitria no plano do maravilhoso. Tambm encenam a separao dos gneros e a condenao ao desterro daquela que vive sob a ordem pag. A rigor, a interpretao da fbula no est assegurada por um quadro de valores exclusivamente cristo ou exclusivamente pago, o que nos aproxima do conceito da alegoria benjaminiana. Desprezando-se uma interpretao mgica, o texto poderia ser lido luz da Histria como a alegoria da degradao progressiva e lenta da situao da mulher no lar que perde direitos 25. Se a cultura crist negou a igualdade da mulher e sepultou a diversidade cultural em nome da Doutrina, o texto original seria a expresso do outro esquecido da Histria, cuja runa se dissimula nas entrelinhas do discurso.
ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do estado. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. p. 147. 25 ARIS, 1978, p. 213-214.
24

178

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

Disse Mattoso que algumas narrativas dos Livros de Linhagens teriam nascido da preocupao de transmitir aos vindouros a maneira como na famlia se defende a honra [...]26. No entanto, o texto medieval analisado no segue este preceito risca, em virtude de seu carter inacabado, paradoxal e ambguo, lacunas estas que foram quase todas preenchidas na verso de Herculano.

A vitria do direito paterno


Embora Fernando Pessoa homenageie a figura de D. Tareja como me de rei e av de imprios27, sua presena na Histria de Portugal geralmente depreciada, seja porque era filha bastarda de Afonso de Leo e Castela, seja porque teria trado o filho ao se aliar ao conde galego Fernandes Peres de Trava depois de enviuvar, comprometendo as pretenses de independncia do novo reino. Na gesta de Afonso Henriques, um dos mais antigos documentos em galego-portugus onde se narram as peripcias do fundador da nacionalidade, o enredo sabidamente traumtico para os padres familiares modernos. Em nome da honra e dos interesses dos bares que habitavam a regio de Entre-o-Douro e o Minho, o filho do Conde de Borgonha, aps a morte do pai, ope-se ao padrasto e ascendncia materna e no hesita em meter cruelmente sa madre em ferros28. Na luta pela posse do condado, d-se uma disputa entre a linhagem da me e a do filho, com a vitria do ltimo, ao conjugar interesses pessoais com posies polticas na estruturao do novo reino para alm do jugo do imperador de Leo e Castela. Os bares da regio, sedentos de terras e de olho nos benefcios das relaes de feudo-vassalagem, apiam o Infante, formando uma espcie de famlia de convvio com a qual seu pai, o duque de Borgonha, se identificava. As casas de linhagem de sangue, ligadas ao rei de Leo, primo de Afonso Henriques, apiam as foras de Dona Tareja. Para dar fidedignidade ao relato sobre a criao do reino de Portugal, a crnica desse episdio est em terceira pessoa numa voz
MATTOSO, s.d., p. 12. PESSOA, 1972, p. 73. 28 MATTOSO, s.d., p. 40.
26 27

Cadernos de Letras da UFF Dossi: Literatura, lngua e identidade, no 34, p. 167-180, 2008

179

pretensamente isenta e imparcial, o que disfara a autoria monstica de Santa Cruz de Coimbra, cuja misso foi a de caucionar pelo discurso a elevao de Afonso Henriques e a independncia do condado. Mas, para alm de seu teor poltico, a narrativa representa o estabelecimento do patriarcado e a soberania do masculino o pai e o filho sobre a me, na gnese do Estado portugus, afirmando-se a filiao patrilinear que doravante dominar a sucesso dinstica, exceo do ligeiro reinado no sculo XVI de D. Catarina como regente.

Concluso
Ao contrrio da lei slica, que impede a mulher de reinar, a narrativa original de Biscaia alude a um perodo anterior fundao dos reinos ibricos em que a mulher era dotada de poderes e de liberdade. Embora tenha perdido sua importncia na sociedade, sua fora perdurou na anedota e representa a permanncia e o vigor do direito materno, cujos vestgios a civilizao crist pretendeu exterminar ou estigmatizar, como se nota na verso deliciosa, mas ideologicamente codificada, de Herculano. Por essa razo, a fbula primitiva revela simultaneamente o triunfo e a agonia do feminino nos primrdios da modernidade, apontando, ao mesmo tempo, para o fim de uma era e o incio do longo perodo de embates travados pela mulher na famlia e no mundo de lngua e cultura portuguesas. A partir deste tempo, homens e mulheres passaro a ocupar posies assimtricas e desiguais, impedidos de estabelecer acordos em igualdade de condies tal como fizeram a dona e o Senhor de Biscaia. Doravante, a mulher ser afastada do jogo social, mantendo-se til apenas no interior da casa, submetida dominao masculina e aos valores burgueses em expanso. No entanto, algumas mulheres podero encarnar o modelo de donas-p-de-cabra, ainda que tenham de pagar um alto preo pela ousadia.

180

Oliveira, Maria Lcia Wiltshire de. A dona p-de-cabra, agonia e triunfo do feminino

RSUM La dame p-de cabra est un personnage fminin trs liber qui montre une alliance avec le diable surtout dans la version misogyne dAlexandre Herculano. Cependant, le texte mdival peut reprsenter lagonie et le triomphe du modle matriarcal de famille en contraste avec les Crnicas breves de Santa Cruz de Coimbra, de la mme poque, qui mettent en scne la victoire du droit paternel sur le maternel. MOTS-CLS: Genre; rcit; mdivalit.

Vous aimerez peut-être aussi