Vous êtes sur la page 1sur 9

DIAGRAMA T-S PARA LATITUDES BAIXAS, MDIAS E ALTAS E PARA UM TRANSECTO SOBRE O BANCO DOS ABROLHOS

Caroline Firio Grilo

Uma massa de gua definida como uma grande poro de gua que tem associada uma faixa particular de valores de salinidade e temperatura. Tais caractersticas so adquiridas na superfcie e, aps a subduco, s podem ser alternadas por misturas com outras massas de guas adjacentes. Porm essas misturas ocorrem de forma muito lenta, fazendo com que as massas de gua tendam a manter suas faixas de temperaturas e salinidades adquiridas na superfcie. As guas de superfcie no se enquadram na categoria de verdadeiras massas de gua devido s grandes variaes nos parmetros temperatura e salinidade, por estarem sob constante influncia da atmosfera. As massas de gua so batizadas de acordo com a profundidade na qual se encontram (onde atingem seu equilbrio vertical de acordo com sua densidade) e com a regio geogrfica de procedncia. A identificao das massas importante pois fornece informaes de seu local de origem e circulao profunda, alm da taxa na qual guas de diferentes densidades se misturam. De maneira geral, as guas de grandes profundidades so formadas em altas latitudes, enquanto que as mais prximas da superfcies so originrias de latitudes mais baixas (Figura 1). A identificao de grandes massas de gua nos oceanos torna-se possvel atravs de uma coleo de dados oceanogrficos, principalmente de temperatura e salinidade. A densidade considerada sozinha no uma propriedade suficiente, pois vrias combinaes de temperatura e salinidade podem produzir um mesmo valor deste parmetro. A identificao de grandes massas de gua nos oceanos torna-se possvel atravs de uma coleo de dados oceanogrficos, principalmente de temperatura e salinidade. A densidade considerada sozinha no uma propriedade suficiente, pois vrias combinaes de temperatura e salinidade podem produzir um mesmo valor deste parmetro. A identificao de grandes massas de gua nos oceanos torna-se possvel atravs de uma coleo de dados oceanogrficos, principalmente de temperatura e salinidade. A densidade considerada sozinha no uma propriedade suficiente, pois vrias combinaes de temperatura e salinidade podem produzir um mesmo valor deste parmetro.

Figura 1: Sistema de circulao profunda do Oceano Atlntico

A identificao de grandes massas de gua nos oceanos torna-se possvel atravs, principalmente, das suas respectivas temperaturas e salinidades. A densidade considerada sozinha no uma propriedade suficiente para identificao pois vrias combinaes de temperatura e salinidade podem produzir um mesmo valor deste parmetro. Para o estudo da circulao profunda dos oceanos utiliza-se de diagramas T-S, nos quais plotam-se as respectivas temperaturas e salinidades de pontos amostrados ao longo da coluna de gua em um grfico de isolinhas de densidade. Tal grfico auxilia no conhecimento da origem da massa de gua estudada e como ela se comporta a medida que se move pelos oceanos e suas interaes com massas adjacentes. Por definio, um ponto no diagrama T-S representa uma gua com temperaturas e salinidades uniformes, constituindo uma gua tipo. J as massas de gua so definidas por faixas termohalinas. Em diferentes regies ocenicas so obtidas formas muito diferentes de curvas T-S. Assim, a forma da curva caracterstica das guas de uma determinada regio. No entanto padres de similaridade podem ser encontrados nas maiores profundidades (Figura 2), j que as massas de gua se distribuem ao longo do oceano (Figura 1). Na Figura 3 encontra-se o diagrama T-S para diferentes latitudes ao longo do Oceano Atlntico identificando a faixa de valores de salinidade e temperatura para as massas encontradas nas respectivas latitudes, assim como mostrado na Figura 2.
2

Figura 2: Diagramas T-S dos Oceanos ndico, Pacfico e Atlntico com as propriedades de temperatura-salinidade das principais massas de gua encontradas em cada um. A cor indica a salinidade; a informao a mesma que a dada no eixo horizontal, porm a cor auxilia na comparao entre os 3 oceanos. Todos os diagramas T-S " dispersam " desde um ponto abaixo de 0C e com salinidade de cerca de 35.6 (branco). Essa a gua Antrtica de Fundo, encontrada em todos os oceanos. Em temperaturas mais altas, a forma das curvas dependem da regio observada. Na regio Subantrtica (SAA) (ao sul de 45S) as temperaturas permanecem baixas e as salinidades aumentam. O mesmo pode ser visto nas zonas Subrticas (ao norte de 45N). A influncia das guas com alta salinidade do Mar Mediterrneo podem ser vistas pelas maiores salinidades prximas as temperaturas de 8 - 10C no Oceano Atlntico Norte. A influncia das massas de alta salinidade do Mar Vermelho aumenta a salinidade na poro norte do Oceano ndico.

Os principais processos pelos quais uma massa de gua pode ser formada pela conveco profunda e subduco, sendo estes dois ligados dinmica da camada de mistura na superfcie do oceano. A formao de massas de gua por conveco profunda ocorre em regies com pouca estratificao de densidade (regies polares e sub-polares). Quando a gua na camada de mistura se torna mais densa que a gua sob ela, esta descende a grandes profundidades. O aumento em densidade pode ser alcanado por diminuio da temperatura ou aumento da salinidade (tanto por evaporao como pelo acrscimo de sais no entorno de reas com formao de gelo rejeio salina), ou ambos. A formao de massas de gua por subduco ocorre principalmente nas regies subtropicais, onde a gua do fundo da camada de mistura bombeada para camadas mais profundas pela convergncia formada no transporte de Ekman em superfcie e descende lentamente ao longo de linhas de densidade constante. As massas de gua formadas por este processo so chamadas de gua de Termoclina
3

permanente , pois onde ocorres o processo de mistura e posterior subduco da nova massa de gua formada.

Figura 3: Diagrama T-S para diferentes latitudes do Oceano Atlntico. AT=gua Tropical; ACAS= gua Central do Atlntico Norte; AMM= gua do Mar Mediterrneo; AIA= gua Intermediria Antrtica; APAN= gua Profunda do Atlntico Norte; AAF= gua Antrtica de Fundo; ACPAN= gua Circumpolar Antrtica; ACPA= gua Circumpolar rtica. Note que as massas de gua presentes na Figura 3 tambm so encontradas aqui.

As massas de gua superficiais geralmente abrangem a camada de mistura e a parte superior da termoclina permanente. Como no equador a salinidade baixa devido alta taxa de precipitao e h grande incidncia solar resultando em altas temperaturas, a densidade das massas de gua dessa regio so baixas. Na Figura 3, assim como na Figura 2, so identificados 8 tipos de massas de gua formadas em diferentes locais por diferentes conjuntos de processos. A gua Antrtica de Fundo (AAF) formada principalmente no Mar de Ross e de Weddell por conveco profunda e preenche as bacias ocenicas abaixo dos 4000 metros de profundidade. uma massa de gua formada pela combinao de ventos polares e formao de gelos nas polneas costeiras antrticas, o que resulta em uma gua muito densa devido alta salinidade (rejeio salina na formao de gelo) e baixa temperatura (perda de calor latente) com caractersticas de temperatura e salinidade de ~0.4C e 34.66 respectivamente. A maior massa de gua do Atlntico a gua Profunda do Atlntico Norte (APAN), sendo sua formao originria a partir de conveco profunda no giro subpolar do Mar da Groelndia associada com ventos polares e formao de gelo, sendo essa massa caracterizada por baixa temperatura (2.5C) e alta salinidade (~35.03) resultando em uma gua densa.
4

As guas circumpolares da Antrtida (ACPAN) e do rtico (ACPA) so massas de gua formadas pelo processo de degelo e por serem muito densas ficam presas nas suas respectivas bacias, sendo transportadas para outros oceanos apenas por processos de mistura. A gua Intermediria da Antrtica (AIA) formada na convergncia da Frente Polar Antrtica e a massa de gua intermediria que mais abrangente dos oceanos, sendo caracterizada por temperaturas de 2 a 4C e salinidades prximas de 34.2, se encontrando em profundidades entre 800 e 1500 metros e atingindo seu limite norte at 20N. A maior parte da gua Intermediria Antrtica (AIA) formada por conveco profunda ao sul do Chile e na Argentina, enquanto que a gua Intermediria rtica, no hemisfrio norte, pode ser formada tanto por conveco como por subduco. A gua Central do Atlntico Norte (ACAN) ou Sul (ACAS), ou massa de gua da termoclina permanente, formada por subduco nas zonas de convergncia dos subtrpicos. Massas de gua formadas em giros subtropicais possuem salinidades mais altas do que as outras massas de gua de bacias ocenicas devido taxa de evaporao ser superior precipitao, porm devido influncia da gua do Mediterrneo as salinidades das guas centrais do Atlntico Norte so em mdia 0.2 mais altas do que as do Atlntico Sul. Tanto a gua do Mediterrneo (AMM) como a gua do Mar Vermelho so intruses de guas quentes e com alta salinidade dos dois mares mediterrneos. Os mares Mediterrneos so grandes corpos de gua que se caracterizam por uma troca bastante restrita de gua com as bacias ocenicas, o que resulta em uma hidrodinmica bem diferenciada do restante dos oceanos globais. Enquanto a maior parte dos oceanos dominada por correntes dirigidas pelo vento, a circulao nos mares mediterrneos dirigida por processos termohalinos. Dois tipos de circulao podem ser diferenciados, a bacia de concentrao e a bacia de diluio. As bacias de concentrao ocorrem onde a evaporao na regio excede a precipitao, sendo chamados de mares mediterrneos ridos e com salinidade muito alta. Os exemplos so o Mar Mediterrneo, o Mar Vermelho e o Golfo Prsico. As bacias de diluio ocorrem onde a precipitao e a descarga dos rios excedem a evaporao, sendo conhecidas como mares mediterrneos midos e com salinidade mais baixa. Os exemplos so o Mar Negro, o Mar Bltico e o Mar Autralianos-Asiticos (os mares do arquiplago da Indonsia). A comunicao entre o Mar Mediterrneo e o Oceano Atlntico dada atravs da passagem do Estreito de Gibraltar. Ao entrar o Oceano Atlntico atravs da passagem, a gua mais salgada (e mais densa) do Mar Mediterrneo descende at uma profundidade de cerca de 1000 metros e ento se espalha pela bacia ocenica. Um sumrio das caractersticas T-S de todas as massas de gua citadas anteriormente dado na Figura 2. A AAF est representada por um nico ponto T-S
5

(na poro branca da escala de salinidade). A AIA tambm possui seu prprio ponto T-S porm geralmente observada nos diagramas como um mnimo de salinidade na curva. J as guas Centrais esto representadas por curvas T-S e no por pontos nicos. Fazendo uma abrangncia mais regional da plataforma brasileira e suas adjacncias nota-se que o padro da distribuio das massas de gua no se difere muito do citado anteriormente. A Corrente do Brasil, principal corrente superficial brasileira que caminha sobre a plataforma ou prxima sobre a regio da borda, tambm conhecida como gua Tropical (AT). Esta corrente flui para o sul ao longo da costa leste do continente sulamericano podendo chegar at 38S, dependendo da poca do ano, onde encontra a corrente das Malvinas, conhecida como gua Subantrtica. A corrente das Malvinas, que flui sentido norte, originria de uma ramificao da corrente Circumpolar Antrtica ( ACPAN). O encontro da corrente do Brasil (gua tropical pouco densa) com a corrente das Malvinas (gua fria mais densa) ocorre na regio denominada Convergncia Subtropical do Atlntico Sul. A mistura dessas duas massas de guas tem como resultado a formao de uma outra massa de gua, a ACAS. Adentrando na regio prxima da plataforma continental brasileira, mais precisamente nos litorais sudeste e sul, pode-se encontrar quatro massas de gua (Figuras 4 e 5) dependendo da poca do ano: gua de Plataforma (AP), ACAS, gua Tropical (AT-Corrente do Brasil), gua Subantrtica (corrente das Malvinas) e a gua Costeira (AC).

Figura 4: Distribuio vertical das massas de gua na regio sudeste-sul brasileira no vero (acima) e inverno (abaixo).

Na regio ocenica prxima quebra-de-plataforma h a presena da gua Tropical at os 200 primeiros metros da coluna d'gua e da ACAS, a qual ocupa uma posio cerca de 750 metros de profundidade. Logo abaixo encontra-se a AIA, podendo ocorrer at os 1500 metros de profundidade. Sabe-se que esta massa de gua se forma em guas superficiais da Antrtica e flui para o norte ao longo da costa americana, podendo ser detectada at 25 N. Abaixo da AIA encontra-se a APAN, e em seguida a AAF. Essa estrutura oceanogrfica ao longo da costa sul-americana descrita acima, bem aceita hoje embora possam haver algumas variaes quanto aos limites de profundidade das diversas massa de gua. Na Figura 6 encontram-se as massas de gua presentes na regio do Banco dos Abrolhos dispostas em um diagrama T-S de acordo com suas respectivas faixas caractersticas de valores de temperatura e salinidade como um exemplo para a costa sul-sudeste brasileira. Durante o vero a ACAS avana sobre a plataforma continental, podendo aflorar em diversos pontos do litoral brasileiro. Alguns autores acreditam que a intruso da ACAS sobre a plataforma no um fenmeno sazonal, mas um processo associado a um tipo de ressurgncia denominada de Ressurgncia de Quebra-de-plataforma causada pela movimentao de determinadas massas de guas na costa brasileira.

Figura 5: Estrutura das massas de gua na regio sudeste-sul brasileira durante o vero.

Figura 6: Diagrama T-S sobre o Banco dos Abrolhos, onde a est. 112 a mais prxima da costa sobre a plataforma continental e a est. 103 a mais distante. AP= gua de Plataforma, AT= gua Tropical, ACAS= gua central do Atlntico Sul, AIA= gua Intermediria Antrtica, APAN= gua Profunda do Atlntico Norte, AAF= gua Antrtica de Fundo. Note que as mesmas massas de gua discutidas para as Figuras 5 e 6 so encontradas neste exemplo.

Regional Oceanography: an Introduction


This page provides access to the download version of Regional Oceanography: an Introduction. A paperback or hardbound copy of the second edition, published by Daya Publishing House, Delhi, can be ordered through bookstores or from the publisher; the details are: Tomczak, Matthias & J Stuart Godfrey: Regional Oceanography: an Introduction 2nd edn (2003), xi+390p., figs., tabls., ind., 25 cm ISBN: 8170353068 (hardcover, US$89.95), 8170353076 (paperback, US$29.95). The printed edition from Daya Publishing House is in black and white. A colour version is offered online for free download

Referncias bibliogrficas

Campos, E.J.D. Estudos da circulao ocenica no Atlntico tropical e na regio oeste do Atlntico subtropical sul. Tese de Livre-Docncia. Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo. 1995. 114p. Open University. Ocean Circulation. 2 ed. Pergamon, 2001.238 p. Signorini, S.R. Contribuio ao estudo da circulao e do transporte de voluma da corrente do Brasil emtre o cabo de So Tom e a Bacia de Guanabara. So Paulo, B. Inst. oceanogr., 1976, n.5, p. 157-330. Tomczak, M. 2000. Uma Introduo Oceanografia Fsica. Disponvel em: http://www.es.flinders.edu.au/~mattom/IntroOc/por/lecture07.html. Acesso em: 26 de maio de 2011. Tomczak, M.; J. S. Godfrey, 2003. Chapter 5 Water mass formation, subduction, and the oceanic heat budget, in Regional oceanography: an introduction, pp. 5262. (2nd edition). Daya Publishing House, New Delhi.

Vous aimerez peut-être aussi