Vous êtes sur la page 1sur 55

Clculo de Riscos aplicada a atividades industriais: taxao para fins de Seguros

Utilizao de Softwares Especficos

Antonio Fernando Navarro1 www.scribd.com/antoniofernandonavarro

Um pequeno histrico sobre o Mercado Segurador

Inmeros so os critrios atualmente existentes para a taxao dos denominados riscos industriais. Sob essa denominao podem estar acobertadas refinarias siderrgicas, e outros empreendimentos de mesma grandeza. Antigamente, quando ainda existiam tarifas para a taxao de riscos nicas para todas as seguradoras, seguia-se uma rotina de taxao, que era submetida apreciao do Instituto de Resseguros do Brasil, monopolista nas atividades de resseguro e de retrocesso. Para quem no est familiarizado com a linguagem do seguro, as seguradoras possuam um Limite Tcnico para a aceitao dos riscos e um Limite Operacional. As seguradoras poderiam assumir a responsabilidade pela assuno dos riscos sozinhas, repassando o que excedesse ao seu limite de reteno ao IRB, que providenciava, antes da remessa dos excessos de riscos para as vrias seguradoras do mercado segurador brasileiro. Do que restava de riscos no assumidos, o IRB os enviava segundo contratos o que ainda excedia de riscos para o mercado internacional. Essa via era de mo dupla, ou seja, da mesma forma que se enviava riscos recebia-se riscos. O vai e vem de riscos na verdade um vai e vem de recursos, j que risco significa uma taxa, a qual aplicada ao valor segurado do bem, o risco, transformado no valor do prmio de seguros. Nesta fase ainda est se referindo aos prmios de riscos sem os carregamentos habituais devido s comisses de corretagem, despesas operacionais, impostos e encargos e taxas tcnicas ou carregamentos, que supre, eventuais desvios de taxas ou de riscos. O modelo abaixo exemplifica o limite de reteno da seguradora. Ultrapassado esse limite h um receptculo para o mesmo, em linguagem figurada, denominado aqui IRB. O que ultrapassa reteno do IRB repassado a outros resseguradores. Os limites de reteno aqui relatados so limites por riscos e no limites por carteiras de seguros.

Antonio Fernando Navarro Fsico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurana do Trabalho (da Universidade Federal Fluminense) e Mestre em Sade e Meio Ambiente, tendo atuado em atividades industriais por mais de 30 anos como Gerente de Riscos, principalmente em seguradoras e para o IRB Brasil Re, nesse, como Perito de grandes sinistros. Tambm professor da Universidade Federal Fluminense UFF do curso de Cincias Atuariais.

A moeda de negociao eram riscos, a exemplo do BBB de uma televiso, onde a moeda estalecas. Ocorre que o risco era que se segurava. Assim, o risco poderia ser uma pessoa (no seguro de vida), poderia ser uma edificao (no seguro de incndio), poderia ser um equipamento (no seguro de riscos de engenharia ou riscos diversos), poderia ser uma embarcao ou uma aeronave, nos seguros de cascos martimos ou aeronuticos, e por a segue. Uma relao importante qualquer que fosse o risco a ser oferecido a uma seguradora era de que para cada risco h uma taxa. Essa taxa aplicada sobre a importncia segurada do bem termina por se transformar no prmio de seguros. A taxa pode ser agravada ou reduzida em funo da boa experincia da seguradora e do segurado no apresentar sinistros, aqui entendidos como a efetivao do evento segurado. Em uma aplice que acoberte um edifcio como o risco de incndio, se houver o incndio, no importa a causa e desde que essa esteja contemplada como risco coberto, o incndio ocorrido o sinistro. Se no houver possibilidade de salvar-se nada diz-se que houve a perda total. Caso haja a possibilidade de se salvar algo diz-se salvados do incndio, que podem ficar de posse do segurado, reduzindo a perda da seguradora, ou ficarem com a seguradora, que indenizar o segurado da perda. Portanto, o equilbrio da operao est no correto dimensionamento da taxa em funo do risco assumido.

Risco Taxas
Havia seguradoras especializadas em seguros especficos, onde em suas carteiras de negcios, o principal era o seguro de aeronaves, por exemplo, aquelas onde a maior parte dos riscos assumidos eram seguros de automveis, enfim, havia uma especializao e toda uma forma de negociao. Os seguros industriais, pelas suas caractersticas, eram sempre seguros mais tcnicos, exigindo das seguradoras anlises de gerenciamento de riscos realizadas por engenheiros. Pelo porte das empresas quase sempre chegavam a ser seguros vultosos, aqueles onde a reteno do mercado nacional era pequena e havia um excesso de transferncia de riscos para o mercado internacional.

Pgina 2 de 55

A qualificao do mercado e de distribuio dos riscos, associada a uma contnua fiscalizao auditora, transformava as empresas em empresas com grande liquidez. Um sinistro, a efetivao do risco sobre o evento segurado, no prejudicava financeiramente a seguradora. Havia sinistros de riscos vultosos onde todo o mercado segurador participava com a sua quota de reteno de risco, na mesma proporo dos riscos aceitos. Nos seguros industriais isso tambm ocorria. Essa pequena introduo serve para alertar que os seguros industriais possuam critrios de taxao especficos e que eram vistoriados periodicamente pelos engenheiros das seguradoras e do Ressegurador (IRB), que avaliavam se o que constava dos critrios de avaliao realmente era o que existia. Assim, as visitas, dependendo do porte das empresas, poderiam durar dias, com o acionamento dos sistemas de combate a incndios e, algumas vezes, com simulados. Tudo era feito para se saber se a preo que se estava pagando para a aceitao dos riscos era justo ou no. Havia indstrias, que pelo longo histrico de seguros sem qualquer sinistro eram merecedoras de descontos nas taxas dos riscos. Um aspecto interessante que o grau de especializao das empresas ia crescendo na medido em que o mercado segurador crescia e as demandas desse mercado eram maiores. Isso normal em qualquer rea. O Mercado Londrino, considerado como referncia durante centenas de anos, comeou a se estruturar aps o grande incndio que atingiu a cidade de Londres em 1.666. A partir da descoberta do risco, a cidade e a Prefeitura comearam a impor sanes e ao mesmo tempo obrigar a existncia de dispositivos de combate a incndios, desde p a baldes de couro, enfim, a populao, preocupada com o risco e com a possibilidade de no ter como repor o que foi perdido, passou a se proteger. Na Inglaterra, logo aps o grande incndio e aps frustradas as inmeras tentativas individuais, que mais se assemelhavam a brigadas de incndio de bairros, surgiu a primeira seguradora, constituda em 1.710, sob o nome de T.

A Determinao das Taxas de Riscos


Quase sempre os critrios de determinao das taxas de riscos iniciavam com a anlise das plantas (desenhos) das instalaes da empresa. Nessas plantas eram indicados os principais riscos, os meios de proteo existentes contra o combate a riscos, as distncias entre os demais locais, os valores envolvidos, os meios de desocupao do local, a possibilidade dos sinistros (eventos) serem debelados atravs de meios prprios e em caso contrrio, as facilidades existentes que poderiam possibilitar o acesso de meios externos de apoio. Em resumo, analisavam-se todos os aspectos positivos e negativos supondo que os riscos pudessem ocorrer em qualquer ponto da indstria e alastrar-se por qualquer meio. Nessa primeira fase as tarifas do IRB e os manuais tcnicos no saiam de sobre as mesas dos taxadores, ou underwriters. Esses visitavam vrias vezes as instalaes do IRB para conversas e obteno de dados. Tambm eram iniciadas as visitas s seguradoras parceiras, para saber-se o quanto de risco poderia ser retido por essas antes de serem repassados, os excessos, ao IRB. Em uma segunda fase eram analisadas as estatsticas do mercado segurador nacional e internacional, incluindo-se a experincia dos resseguradores e brockers, aqui denominados os grandes conglomerados de corretores de seguros. Mas, Pgina 3 de 55

enfim, todas as experincias so bem vindas e aceitas, desde que representem os riscos reais a que estaro expostos os seguradores. Muitas vezes essas atividades poderiam durar de um a dois meses. Assim, a determinao de taxas para uma indstria, como um todo, sempre foi uma das tarefas menos fceis, mesmo com toda a tecnologia existente, porque, em uma mesma empresa h riscos com caractersticas de todos os tipos, com vrios nveis de gradao de perdas, enfim, h milhares de riscos, os quais, se somados para a obteno de uma nica taxa para uma indstria tornaria o processo de taxao invivel para a empresa seguradora e para a prpria indstria, essa em funo dos custos que seriam cobrados. Por exemplo, em uma nica rea, como o de processamento de uma petroqumica, pode haver riscos de exploses de quebra de equipamentos, de acidentes eltricos, de perda de produo, de derrames de materiais, enfim, muitos so os riscos. Um dos conceitos que nunca mudou foi o de se avaliar os riscos das indstrias em funo dos nveis de proteo existentes, na medida em que, quanto mais eficazes fossem os sistemas de deteco e combate aos riscos, menores seriam as perdas ocorridas. De certa maneira, a lgica bem simples. Maiores protees podem corresponder a menores riscos. Entretanto, mesmo nesses processos de simplificaes deve-se contar sempre com a possibilidade do dispositivo de segurana adotado no vir a funcionar corretamente, assim, no basta apenas possuir os equipamentos e esses serem os adequados, tambm deve estar funcionando adequadamente. Um desses exemplos o do risco de exploso de caldeiras e vasos de presso. Quando h uma exploso so formadas ondas de impacto que se irradiam do ponto onde foi formada. Essas ondas vo quanto mais distante se encontram do ponto de origem, perdendo fora. No incio podem destruir edificaes, ao final podem apenas sacolejar vidros de uma janela. Nesse caso, no h um dispositivo de proteo especfico. Os equipamentos possuem vlvulas de alvio. Os equipamentos possuem pontos onde o excesso de presso pode ser extravasado. Ou seja, os projetistas preveem que os riscos, quando ocorridos, possam ser minimizados. Nas panelas de presso caseiras, para o cozimento do feijo, h uma vlvula central cujo peso produz uma presso interna de uma atmosfera e outra vlvula de segurana. Falhando a vlvula principal acionada a vlvula complementar. O mesmo ocorre com os equipamentos de presso das indstrias, que trabalham com presses centenas de vezes maior do que a de uma simples panela de presso caseira. Entretanto, as falhas podem ocorrer. At por essa razo que houve tanto progresso dos estudos de Confiabilidade de Processos, associando-se estudos de confiabilidade a estatsticas, mecnica, instrumentao, processos, enfim, a unio de vrios conhecimentos. Nos tempos mais antigos, quando esses estudos ainda no eram to sofisticados e tcnicos, as empresas terminavam por enclausurar as reas de riscos, construindo grossas paredes de alvenaria ou de concreto, auto portantes, direcionando as ondas de exploso para cima, e no radialmente. Desta maneira protegiam-se os equipamentos nas proximidades e os custos dos seguros eram menores.

Pgina 4 de 55

Uma das seguradoras mais antigas do mercado segurador, fundada em 1866 foi The Hartford Steam Boiler Inspection & Insurance Company, conhecida como Hartford Insurance Company, notabilizou-se por possuir elevada expertise na anlise de equipamentos sujeitos presso, como caldeiras, por exemplo. Atualmente a empresa faz parte do grupo Munich Re e possui mais de 1.200 engenheiros especializados na anlise de riscos industriais. Ainda existiam situaes onde os equipamentos crticos, em termos de gerao de riscos, ficavam distantes dos demais, quase que da mesma forma que o empregado na distribuio dos paiis de plvora, onde os mesmos so construdos semi enterrados e tendo ao redor elevaes de terra formando pequenas colinas. As taxas aplicadas contemplavam a existncia dessas distncias. Ainda hoje, quando se refere ao depsito de material explosivo, o volume admitido para estocagem em um s lugar depende da distncia que o depsito se encontra das demais construes. Desta maneira, mesmo simplificando ao mximo os processos de taxao ainda assim a questo da adequada mensurao torna-se uma tarefa bem difcil. Em um simples exemplo, um sistema de combate a incndio atravs de hidrantes considerado como um bom dispositivo. Uma rede de hidrantes bem dimensionada e com os dispositivos adequados pode combater praticamente todos os tipos de incndio, inclusive os envolvendo subestaes. Nesses casos empregam-se dispositivos do tipo protector spray nas sadas, ao invs de lanar-se um jato contnuo. Contudo, para que o sistema funcione, em cada uma das sadas das canalizaes, onde h registros, devem ter mangueiras e esguichos. Alm disso, o sistema deve ter sistema de bombeamento, cuja aduo se faz atravs de reservatrios elevados que so alimentados por cisternas. Se no h gua suficiente na cisterna ou no castelo de gua, mesmo que a equipe seja muito boa e as mangueiras estejam posicionadas corretamente pode-se ter uma falha no processo. As probabilidades de falhas, processos esses que at algumas dcadas atrs no eram to importantes assim passaram a ser importantes, na medida em que cada componente de um sistema deve ter o desempenho esperado, no menor ou maior, mas sim aquele esperado para que o conjunto funcione adequadamente. Desta maneira, passamos a compreender que em uma indstria passa-se a considerar como sistemas ou blocos, tanto os riscos, quanto os processos e os sistemas de deteco e combate a incndios. Se um desses blocos falha todo o conjunto passa a apresentar um resultado que no o esperado. Uma das teorias que no especfica para o caso em questo, mas que se aplica muito bem ao que informamos a teoria dos domins. Nessa, cada pea representa uma etapa do processo ou um bloco do sistema. Se esse falha a tendncia a de todo o conjunto falhar. Na cadeia dos domins terminamos torcendo para que a pea que caia no seja a primeira, e sim, se tiver que cair, a ltima, j que a primeira tem a probabilidade de derrubar todas as demais. Desta maneira, um simples critrio de taxao de riscos abrange um enorme gama de disciplinas. Trata-se da matemtica pura, da estatstica, dos estudos de processos, da anlise de

Pgina 5 de 55

equipamentos, do conhecimento dos processos, ou seja, a viso deixa de ser apenas um achismo para uma anlise onde se consiga provar que correta, seguindo do princpio para o fim ou do fim para o comeo. O seguro, em uma descrio simplificada uma operao contratual onde o proprietrio de um bem oferece a algum, empresa, a responsabiliz-lo repondo ou reparando o bem, bastando para isso que o proprietrio pague o que se denomina de prmio de seguros. Assim, h um acordo com regras bem claras, onde se discrimina o que ser acobertado, quais os riscos que sero levados em considerao, o que ser excludo e o que no ser objeto do seguro. Ajustadas as partes assina-se a aplice de seguros. Todavia, essa a parte mais simples do processo. O quanto custar o risco assumido normalmente a grande preocupao dos Aturios e dos gerentes de Riscos das Seguradoras, j que, com seu conhecimento, compreenso do risco e experincia pessoal e do mercado poder informar o valor do custo do risco.

Anlise da Questo

Denomina-se custo do risco a parcela do preo do seguro onde o segurador passa a ser o responsvel pela indenizao. O custo na verdade uma taxa. Essa, aplicada ao valor dos bens representa o custo do risco. A esse so agregados outros custos melhor exemplificados mais adiante (despesas de comercializao, impostos e encargos financeiros, despesas operacionais, entre outras), transformando-se em custo do seguro. Em 1996, sob o ttulo: Gerenciamento de Riscos Industriais, registramos na Fundao Biblioteca Nacional - Ministrio da Cultura - Escritrio de Direitos Autorais - Certificado de Registro ou Averbao n 123.087, Livro 190, Folha 202 a publicao de onde iremos tirar alguns conceitos sobre o tema. Apesar de se tratar se material preparado em meados da dcada de 90, os conceitos tcnicos necessrios para melhor elucidao das questes. No incio de nosso interesse pelo tema do Gerenciamento de Riscos voltado rea industrial, descobrimos que quase todos os trabalhos existentes estavam direcionados para o seguro, enquanto cincia. Havia um ou outro artigo ou livro que enveredava mais para o lado da matemtica ou de estudos de Confiabilidade, e outro para seguros de Vida ou de Acidentes Pessoais. A Gesto de Riscos era tema de pouqussimos autores e quase sempre relacionados avaliao das condies do ambiente do trabalho que pudessem por em risco a segurana do trabalho dos operrios, ou condies de pudessem ampliar as condies de aumento do risco de incndio. Assim, no incio da prtica do Gerenciamento de Riscos, nos finais da dcada dos anos 70, observamos que os conceitos terminavam se mesclando, e que o seguro quase nunca era a causa e sim o efeito, ou a consequncia, para o resultado da aplicao da tcnica de gesto. Entendemos que o seguro Pgina 6 de 55

uma das formas de tratamento dos riscos. uma das maneiras de se recompor um patrimnio afetado por uma perda ou por um dano. O mercado de seguros sempre foi um dos pioneiros no incentivo ao desenvolvimentos de aes para a identificao das perdas e danos, com o objetivo da aplicao de medidas de preveno. As anlises de conduziram aos estudos que redundaram em estratificaes das principais causas dos acidentes muito semelhante ao das tcnicas de gerenciamento de riscos. Nesses trabalhos pode-se citar: A The Travelers Insurance Company contratou os servios de H. W. Heinrich e Roland P. Blake para a anlise dos acidentes que tinham a morte como causa maior. Em 1931 foi desenvolvido o primeiro e o mais conhecido modelo de causa, bem como estimativa de custo de acidentes a partir de concluses baseadas na anlise de cerca de 5.000 casos de empresas seguradas, estendendo essas anlises nas prprias empresas participantes atravs de entrevistas com membros do staff dos servios de administrao e produo. Heinrich, em 1959, j tendo consolidado suas pesquisas escreveu o livro Industrial Accident Prevention, onde aponta que os acidentes de trabalho com ou sem leses so devidos a uma srie de fatores como: personalidade do empregado; prtica de atos inseguros; existncia de condies inseguras nos locais de trabalho, entre outros. Disso resulta que as medidas preventivas devem assentar-se sobre o controle desses trs tipos de causas de acidentes, as predominantes nas anlises. As medidas preventivas a serem adotadas dependem do reconhecimento das causas que podem ser identificadas por meio da coleta de dados durante a investigao dos acidentes, como a Tcnica dos Por Qus, no nosso exemplo anterior. O uso dos quadros estatsticos (baseados nos dados coletados) pode ser considerado, portanto, como fundamental para a programao de preveno de acidentes. Ainda como mrito de Herbert William Heinrich, concluiu-se que em qualquer discusso sobre causas e modelos para estimativa de custo de acidentes, no se pode esquecer que no h uma lgica para definir a ocorrncia de um acidente, mas sim, dados estatsticos que apontam para algumas questes dominantes. Essas questes podem ser posicionadas tal qual domins, onde a queda de um termina por provocar a queda de todos. Algumas das questes pesquisadas partiam da hereditariedade e do meio, passando pela inadequao pessoal e terminando com o ato perigoso, o acidente e, finalmente, leso. H. W. Heinrich e Roland P. Blake foram os primeiros a apontar que apenas a reparao de danos no era suficiente e, sim, a necessidade de aes to ou mais importantes, que alm de assegurar o risco de leses, tendessem a prevenir os acidentes. Isso significava que 88,0% dos acidentes so provocados por atos inseguros, 10,0% por condies inseguras e 2,0% por causas fortuitas e ou imprevisveis. Em nossa histria inicial tivemos o ato inseguro, o ambiente inseguro, condies inseguras e causas fortuitas. A concluso dos estudos dos dois profissionais ficou conhecida como Pirmide de Heinrich, publicado inicialmente em 1931, onde para um acidente com leso incapacitante, correspondiam 29 acidentes com leses no incapacitantes e 300 acidentes sem leso, que no necessariamente no eram relevantes. Esses acidentes eram considerados sem leso pois Pgina 7 de 55

que no havia a cobertura de seguros para os mesmos. Heinrich teve o grande mrito de entender essa questo, que poderiam existir outras causas que muitas vezes no se dava a importncia devida porque no era indenizadas. Essa grande parcela de acidentes sem leso no vinha sendo considerada, at ento pelas seguradoras, pois que no representavam indenizaes, ou seja, no eram perdas que pudessem ser reclamadas. Entretanto, os pesquisadores notaram que havia uma lgica nos nmeros e que essa poderia ser estendida a todas s demais empresas pesquisadas. A partir de ento, a preocupao maior no era mais a reparao, mas sim a aplicao de medidas preventivas que impedissem a ocorrncia de um acidente. Certamente os custos de tais medidas preventivas seriam menores do que os custos das indenizaes promovidas.

Pirmide de Herbert William Heinrich e Roland P. Blake 1931 A evoluo da Pirmide para os Domins somente ocorreu 28 anos depois, com a evoluo de suas pesquisas, indo alm da simples preocupao para com as indenizaes pelos acidentes, mas indo alm, para o que efetivamente provocava o acidente.

Os cinco fatores na seqncia do acidente - HEINRICH, 1959. 1. personalidade; 2. falhas humanas no exerccio do trabalho; 3. causas de acidentes (Atos Inseguros e Condies Inseguras); 4. acidente; 5. leso. Uma das concluses era que, removendo uma nica pea do domin a sequncia de quedas seria interrompida, evitando, assim, a ocorrncia do acidente. Portanto, as aes de preveno deveriam se concentrar nos fatores que antecedem a ocorrncia do evento indesejvel. Assim Heinrich recomendava atuar-se na remoo das causas dos acidentes, representada por atos ou condies inseguras. Mais posteriormente, A Dupont transforma essas questes em desvios, como base de seu processo.

Pgina 8 de 55

Para Heinrich (1959), o erro humano o que apresenta a maior probabilidade de contribuir para a ocorrncia do acidente, podendo ser considerado como ponto central. O erro pode ser decorrente de modos de falha como: conhecimento, atitude, aptido e habilidade. Outra seguradora americana, dos segmentos de property, ou danos materiais, Insurance Company of North America, desenvolveu anlise semelhante a que tinha se dado h 30 anos, contando com o apoio de Frank Bird Jr., estudioso da rea prevencionista, que no princpio da dcada de 50, tomando por base a indstria de seu pas, verificou que a preveno contra acidentes estivesse limitada somente preveno contra leses incapacitantes. Julgava que, para haver algum progresso, no se poderia esperar a morte do trabalhador para reconhecer o acidente. J naquela poca a Pirmide de Heinrich que apresentava uma relao de 1 para cada 29 e para cada 300, j estava sendo aceita no meio industrial como uma das formas de preveno dos riscos. Assim, passou a se preocupar tambm com os acidentes que provocavam leses sem perda de tempo e com os acidentes sem leso. Em 1954, Bird deu um notvel passo no desenvolvimento prevencionista, quando iniciou, na companhia siderrgica Luckens Steel Company, com mais de 5.000 empregados, da Filadlfia, um programa de controle de danos propriedade. Nesse programa havia a necessidade de se buscar a identificao, registro e investigao dos acidentes com danos propriedade, e a determinao de seus custos para a empresa, para, em seguida, serem tomadas as devidas aes preventivas. De 1959 a 1966, a Luckens Steel Company estabeleceu um programa de controle de todos os acidentes, envolvendo uma anlise de 75.000 envolvendo danos patrimoniais e 15.000 acidentes pessoais, com leses, dos quais 145 se classificaram com incapacitantes, durante um perodo de sete anos. Atravs dessas investigaes Bird props um programa de Controle de Perdas e Danos. Essa estratgia tinha como finalidade principal reduzir ou eliminar as perdas dos acidentes com danos materiais, sem descuidar dos acidentes com danos pessoais. Os resultados prticos dessas anlises nunca foram efetivamente discutidos, para que se pudesse evidenciar estarem os nmeros apresentados correspondentes ao que existia na prtica. Da mesma forma que seu antecessor, definiu quatro aspectos principais em que se baseava para o desenvolvimento de programas de controle de perdas: informao, investigao, anlise e reviso do processo. O resultado de seu trabalho foi publicado em 1966 sob o ttulo de Pirmide de Bird. Nessa verifica-se que para cada acidente com leso incapacitante, ocorriam 100 acidentes com leses no incapacitantes e outros 500 acidentes com danos propriedade. Bird (1966) estabeleceu tambm em seu trabalho a proporo entre os custos indiretos (no segurados) e os custos diretos (segurados). Tais custos tm por objetivo dar uma idia de como cada empresa pode estimar os seus custos individuais em seus programas de Gerenciamento de Riscos. Na dcada de 70 foram implantados os programas baseados em conceitos de Taylor e Fayol. Em 1969, ou seja, trs anos aps ter concludo a srie de pesquisa na Luckens Steel Company, Bird, estando agora a servio do Instituto Internacional de Controle de Perdas, contribuiu com sua experincia para o estudo sobre acidentes industriais que a Insurance Company of North America realizou. Foram analisados 1.753.498 acidentes, informados por 297 empresas que representavam 21 grupos Pgina 9 de 55

industriais, com 1.750.000 empregados que trabalharam mais de trs bilhes de horas-homem, durante o perodo de exposio analisada. Pelos nmeros apresentados, praticamente todos os trabalhadores expostos sofreram algum tipo de acidente ou se envolveram, direta ou indiretamente para com o surgimento de um acidente. Foi uma amostra consideravelmente maior, que propiciou chegar a uma relao mais precisa que a que Bird apresentou e, 1954. Nesse estudo, foi introduzida tambm a anlise do quase-acidente, ou seja, acidentes sem leso ou danos visveis, pois eles revelam potenciais enormes de 69 acidentes, situaes com risco potencial de ocorrncia sem que tenha havido ainda a perda pessoal ou no pessoal. O resultado final desse estudo indicou que para cada acidente com leso incapacitante (leso grave), ocorriam 10 acidentes sem perda de tempo (leses leves), 30 com danos propriedade e 600 acidentes que no representavam leses ou danos visveis (quase-acidente). Em conseqncia dos resultados das diversas experincias em que Bird atuou ou orientou, criou-se interesse para que muitos especialistas viessem a conhecer sua obra dentro de vrios pases. Com isso, numerosos programas de controle de danos foram implantados e novas experincias realizadas.

Pirmide de resultados de Frank Bird (1969) da Insurance Company of North America No final da dcada de 90 a DUPONT (Du Pont du Neymors) com base em sua experincia em mais de 200 anos de existncia, e apoiando-se nos estudos anteriores criou uma Pirmide de Desvios, acrescentando um nvel a mais do que o acrescentado por Bird, em relao ao trabalho original de Heinrich. Pode ser destacado que os dois primeiros trabalhos voltavam-se a aes de reduo dos nveis de perdas indenizadas seja envolvendo pessoas quanto o patrimnio, trabalho esse bastante enfatizado por Bird. A viso da DUPONT foi a de unificar os conceitos de preveno de perdas, migrando para o conceito de preveno de Riscos. Em programa de capacitao em setembro de 2006, relatava-se que, de cada 100 ocorrncias 96% deviam-se a atos praticados pelos prprios trabalhadores e o restante a fatores externos ou do ambiente do trabalho. No desenvolvimento das explicaes, ressaltava, sem exposio de nmeros, os seguintes resultados:

Pgina 10 de 55

Apenas o mau posicionamento das pessoas e o emprego de ferramentas e equipamentos fora de padres ou com algum tipo de comprometimento eram responsveis por mais da metades dos desvios observados. Isoladamente, o trabalhador tinha uma grande expresso nesse cenrio por cometer os desvios intencionalmente ou no, e at por isso a principal vtima do processo de fabricao de acidentes, Baseando-se em sua prpria experincia a empresa chegou a nmeros como os apresentados a seguir.

Pirmide definida por Du Pont du Neymors Uma questo que deve ser destacada a que em todas as trs pirmides os valores crescem decuplicados. Tambm em todas h um evento topo, ou evento indesejado. Talvez por isso essas pirmides possam ser aplicadas a outras reas como a de Meio Ambiente e a de Sade, como poderemos observar mais adiante. Durante o perodo entre 1978 a 2000 atuamos como gerente de riscos de empresas seguradoras. Nesse perodo tivemos a oportunidade de aplicar os conceitos de gerenciamento de riscos em mais de 500 empresas. Seguramente nessas tambm ocorriam problemas semelhantes aos encontrados por Heinrich e por Bird. A tcnica de Gerenciamento de Riscos voltava-se identificao das origens de eventuais sinistros, os quais, reclamados pelos segurados transformavam-se em perdas indenizadas. Ao longo de todo esse perodo de mais de 30 anos, avaliamos no s as questes de property (danos ao patrimnio), como casualty (danos de responsabilidade), marine (danos a embarcaes e todo o meio flutuante), engeneering

Pgina 11 de 55

risks (riscos de engenharia, com construo e montagem, obras civis e equipamentos), e personal lines (riscos a pessoas). Utilizando todo o material coletado, os resultados de nossas pesquisas e os relatrios elaborados definimos tambm uma Pirmide de Desvios, que resolvemos denominar de Matriz de Desvios, pois que os resultados prticos dessas anlises so muito mais de gesto e preveno. O resultado a que chegamos foi que, antes mesmo que os desvios possam se manifestar, h questes envolvendo o conhecimento (cultura) das pessoas e a vontade. Relembrando nossa histria inicial, um visitante cego entra em uma empresa cuja secretria encontra-se com muitas outras atividades e que at mesmo em funo da distrao orienta o visitante como se fosse uma pessoa que no tivesse uma necessidade especial. Essa pessoa, em um ambiente desconhecido a ela e sem ter a menor percepo do risco que a rondava tropea em um balde deixado por uma pessoa que poderia ter solicitado amiga que anotasse o nmero do telefone, para que, assim que conclusse seu trabalho retornaria a ligao. O outro obstculo, a escada, poderia ter sido removida pelo funcionrio da manuteno e deixada nas proximidades, em uma rea onde no viesse a representar riscos. Em uma anlise global, houve uma falha gerencial que possibilitou que algum entrasse na empresa sem ser informada pessoa que seria visitada. Houve uma falha da secretria, que no preparada para a funo, quis fazer tudo ao mesmo tempo, no se apercebendo que em sua distrao poderia cometer riscos. Tambm erraram os profissionais de limpeza e de manuteno. Ou seja, tivemos uma srie de domins enfileirados, onde o ponto dominante foi a falta de uma estruturao gerencial das pessoas. Assim, entendemos que o desvio no o ltimo degrau do processo. Aqui o desvio o descumprimento a uma norma ou procedimento, formal ou no. Nos anos de 2000 a 2008 fomos multiplicadores do programa de Auditoria Comportamental, de importante empresa nacional do segmento de leo e Gs. Nesse perodo capacitamos pessoas, gerencivamos os lanamentos das informaes no sistema, acompanhvamos os profissionais, enfim, estvamos acompanhando o tempo todo no s o resultado de seus trabalhos como tambm dos progressos em relao reduo dos acidentes. Nos primeiros trs anos os auditores tinham que ir ao campo diariamente e auditar pelo menos uma empresa, ou seja, despendia no mnimo 45 minutos. Nos dois anos seguintes a obrigao passou a ser de trs idas ao campo para a elaborao de suas auditorias comportamentais. Nos anos subsequentes havia a obrigatoriedade da elaborao de uma auditoria comportamental. Como o nome indica, trata-se de uma auditoria, ou avaliao, do comportamento do trabalhador que possa estar conduzindo-o a um acidente. Assim, eram avaliados os seguintes aspectos: 1. Emprego correto dos EPIs conforme atividades desenvolvidas 2. Utilizao correta e adequada de Ferramentas e Equipamentos 3. Identificao da posio das pessoas quanto a possibilidade de sofrerem acidentes 4. Atendimento aos procedimentos adotados para a execuo das atividades 5. Reao comportamental das pessoas com a aproximao dos membros da equipe auditora

Pgina 12 de 55

6. Organizao e limpeza da rea de Trabalho De posse dos resultados dessas auditorias, lanadas em cadernetas, no incio, e posteriormente no sistema, pelo prprio auditor, eram extrados o total de atos inseguros, o total de condies inseguras, o total de desvios apontados e o total de pessoas observadas. O resultado final era representado por uma planilha, por unidade, com a indicao do HH programado, HH realizado, % de realizao de auditorias, total de desvios observados durante o perodo (ms) e a quantidade de desvios observados por hora de auditoria realizada. No perodo foram analisadas 18.300 auditorias realizadas e 1.280.000 desvios significativos e confirmados. Sim, porque, periodicamente tnhamos que ir ao campo, e avaliar o panorama geral, para que pudssemos nos certificar se poderia haver um auditor lanando mais desvios do que os efetivamente existentes. Transformando esses perodos para perodos anualizados, chegamos ao seguinte resultado:

Acidente com Afastamento 50 Acidente sem Afastamento 120 Quase Acidentes 310 Desvios 750 Desconhecimento dos Riscos 1300 Desconhecimento Tcnico 3500

Nvel de aes

reativas

Nvel de aes

proativas

Triangulo de Desvios de Navarro (2012) Em nossa anlise dos desvios nos baseamos, como dissemos anteriormente, em vrias fontes/registros. A apresentao ocorrida em 2006 citada anteriormente apresenta com um percentual de 30% a questo do posicionamento das pessoas como causa dos desvios. Nossas investigaes nos levaram, atravs de mais de 200 entrevistas, a depurar esses nmeros e atribuir esses atos citados em 2006 a dois fatores importantes, mas no ressaltados pelos autores anteriores, qual seja, a do desconhecimento tcnico e ao desconhecimento do risco. Parece ser simples, ou evidente, que algum ao se aproximar de algo que para ns seja um perigo tenha a mesma impresso. Ldo engano. A ignorncia quanto questo faz com que as pessoas no se apercebam que esto prestes a sofrer um acidente. Na atividade de movimentao de cargas no so raros os casos de pessoas que morrem esmagadas pelo simples fato de estarem passando ou sob cargas em movimentao. Pgina 13 de 55

Na avaliao anualizada, a exemplo das demais pirmides estudadas e apresentadas, o desconhecimento tcnico do empregado faz com que ele no tenha o adequado conhecimento dos riscos. Pelo fato de desconhecer os riscos termina por cometer desvios tcnicos, de procedimentos e de conduta. Ao cometer os desvios pode estar sujeito a assumir postura ou posio onde haja maior probabilidade de sofrer acidentes. Assumindo a postura ou posio inadequada ou desconforme passa a ter maior probabilidade de ser atingido ou se envolver em acidentes, a princpio sem afastamento, posteriormente, e na continuidade da postura no conforme tem maior probabilidade ainda de sofrer acidente com afastamento e, por fim, acidente grave incapacitante ou at morte.

O estudo das Perdas


Nos programas de Gerenciamento de Riscos, da mesma forma que nos estudos desenvolvidos por Heinrich (1931), Bird (1954), DUPONT (1998) e Navarro (2012), atravs de Pirmides de Desvios, objetivava-se, a partir da eleio ou escolha de um evento denominado de topo, quase sempre o acidente mais grave ou letal, galgar-se, degrau por degrau as causas que contriburam para a ocorrncia do evento topo. Nos programas de Gesto de Riscos ou de Perdas, percebe-se sempre que h situaes corriqueiras, que olhadas com maior ateno podem vir a representar um acidente. Uma poa de gua no cho, o descumprimento momentneo de uma norma, o salto de uma etapa do processo o primeiro degrau. A esse pode ser dado o ttulo de Desvio. No Gerenciamento de Riscos, nesse degrau tem-se as perdas mais corriqueiras e de menor valor. Por exemplo, ao longo do dia em uma fbrica de parafusos, de uma produo de cinco milhes de parafusos pode-se perder 100 parafusos, por exemplo. O custo deles em relao ao total no relevante. As aes para a correo dos problemas muitas vezes custa muitas vezes mais do que as despesas com as perdas. Contudo, certas perdas costumam ser freqentes, bem como conduzir a prejuzos de pequena monta. Nesses casos, a contratao de seguros de pouco vai adiantar. Para essas perdas que terminam sendo habituais nos processos, passam a ser denominadas de Perdas Normais Esperadas. Um arranho na porta de um carro que fica muito tempo em um estacionamento termina sendo uma perda norma. Para as seguradoras, essas perdas normais, que tm uma frequncia de ocorrncias maior do que a severidade das perdas essas passam a ser chamadas de Perdas Normais Esperadas. H uma relao entre as Perdas Normais Esperadas e o que se denomina de Franquia, ou participao obrigatria do segurado. Faz-se at sentido que, aquilo que corriqueiro termine sendo assumido pelo segurado, sob a denominao de Franquia. Uma PNE apresenta como principal caracterstica o fato de ocorrer com uma maior periodicidade do que as demais perdas, porm com valores (severidade) baixa. No segundo degrau de nossa escalada temos as Perdas Mximas Provveis. Tambm pode ser lido em algumas literaturas a respeito a traduo para Dano Mximo Provvel. Essa perda mensurada como aquela que ocorre a partir do momento em que um evento percebido at o momento em Pgina 14 de 55

que ele controlado. Por exemplo, o evento Incndio. Esse pode ser percebido por meio de sensores, pticos ou de calor ou de luz. Com a deteco, o sistema de preveno entre em funcionamento. As aes podem envolver o deslocamento de brigadas de incndio, a extino do incndio por qualquer pessoa que esteja no ambiente, ou o acionamento de um bico de sprinklers, que provoca a extino do incndio. Todos os custos decorrentes do evento, somados, so denominados de Perdas Mximas Provveis. So assim chamadas, de admissveis, porque as empresas devem ter seus sistemas de preveno e segurana corretamente instalados. No terceiro e ltimo degrau, de maneira semelhante s Pirmides, se tem a Perda Mxima Admissvel. A perda caracterizada como tendo um incio que pode ser ou no detectado visualmente ou atravs de algum dispositivo de segurana e que extinto sem que tenha havido a interveno de nenhum equipamento, sistema ou equipe de segurana. Assim, o evento termina da mesma forma que comeou, sem a interveno de ningum ou de nenhum sistema. As perdas poder vir a ser totais ou no, dependendo para isso da concentrao ou da disperso dos bens nas edificaes e no espao ocupado pela empresa. Ao nos aprofundar nas pesquisas, descobrimos, gradualmente, que poderamos gerenciar qualquer tipo de risco e que uma das funes dessa nova cincia que estava desabrochando e talvez a principal, era a da reduo das perdas humanas e patrimoniais. Nessa linha, o Gerenciamento de Riscos passava a ser uma das ferramentas a serem empregadas em programas de Qualidade e de Produtividade. Assim, pensando-se que gastos desnecessrios conduzem sempre ao aumento de despesas, e por conseguinte, a um aumento dos custos dos produtos, que procuramos direcionar todo o nosso estudo. No final dos anos setenta as caractersticas das atividades de Gerenciamento de Riscos era muita mais prxima das caractersticas da Segurana Industrial, do que da Segurana Patrimonial ou da Segurana do Trabalho. Se focarmos a questo, os acidentes patrimoniais e os envolvendo pessoas terminam sendo uma decorrncia das atividades industriais, da que passar de Gerenciamento de riscos para Estudos de Confiabilidade foi um mero momento.

Gerenciando Riscos
O Gerenciamento de Riscos surgiu nos Estados Unidos nos anos sessenta, voltados s questes armamentistas de fabricao de armamentos para a guerra fria e a Guerra do Vietnam. Assim, a cada instante e em cada servio desenvolvido h acrscimos de experincias e de metodologias que vieram a dar certo, ou seja, acrescenta-se um pouco da prpria experincia profissional do Gerente de Riscos, incorporando experincias passadas, que tiveram por mrito, conduzir a resultados positivos. Aqui cabe um parntese, voltado aqueles que no trabalham na rea de seguros: O risco, tratado no Gerenciamento de Riscos, um evento que tem probabilidade de materializar-se em um determinado tempo, acarretando perdas materiais significativas, que podem vir a ser objeto de anlise por uma Seguradora para fins de emisso de uma aplice de seguros; Os riscos abordados em uma cesso ou uma transferncia de resseguro, so as aplices ou as coberturas de seguro, objeto do estudo, tanto por parte da Seguradora quanto por parte do Ressegurador. O conceito de risco varia, de certa maneira, na rea de investimentos financeiros, no segmento imobilirio, nos riscos cirrgicos, na rea de projeto, enfim, em cada

Pgina 15 de 55

atividade humana h riscos. Assim, generalizando pode-se dizer que risco passa a ser significado de insucesso. A evoluo sentida nos ltimos anos no se passou somente na apresentao dos relatrios. O contedo dos mesmos tambm passou a ficar bem estruturado. Isso representou um avano, porque at ento, as empresas asseguradas recebiam somente as aplices contratadas. Se existia alguma dvida respeito de algum tema envolvendo condies de cobertura esse cliente recebia cpias de tarifas adotadas pelas seguradoras. Com o passar dos tempos a tcnica de Gerenciamento de Riscos tem evoludo gradativamente, com a incorporao de conceitos adotados em programas de Qualidade e conceitos de Confiabilidade de Processos, e, por ltimo, de tcnicas de avaliao de riscos, empregando-se softwares, alguns poderosos. Os segurados passam a ser mais exigentes quanto a coberturas pretendidas e passam tambm a questionar os valores de custos com seguros oferecidos pelas seguradoras. Descobriu-se tambm que se pode chegar, durante os estudos, bem mais prximo do momento da ocorrncia do evento gerador de danos, por meio do estudo do comportamento anterior desses mesmos eventos, em outras circunstncias e em outras empresas, e do emprego de conceitos estatsticos e atuariais. Hoje, estudos mais acurados nos informam, com uma probabilidade de acerto quase prxima a 100%, qual o risco dominante, qual a perda que ele poder gerar, e quando ser o momento em que isso pode ocorrer. importante que se frise que a certeza de 100% ainda no para ns, os humanos. Mas, para quem tinha uma dose maior de incertezas j significa uma grande evoluo. Outro aspecto a ser ressaltado que, quanto mais prximo nos aproximamos do momento da ocorrncia mais prximos tambm nos aproximamos no momento em que as aes de preveno tem que estar sendo aplicadas, j que preveno significa o inverso de dano.

f (P) = 1/f (D)


Para ser capaz de gerar danos um risco materializa-se em funo de um infindvel nmero de situaes. como o projeto de se lanar uma sonda espacial para fora do sistema solar a fim de se estudar outros corpos celestes. Para que o empreendimento venha a ter sucesso, alm de se esperar que tudo venha a dar certo com o veculo lanador e com a nave espacial, deve-se aguardar o alinhamento dos planetas, o que s vem a ocorrer a intervalos de tempo definidos, e mesmo assim no se tem total certeza do sucesso da misso. o que chamamos de impondervel. O Gerenciamento de Riscos avalia o impondervel. Chega-se a determinar, por intermdio de tcnicas de avaliao de riscos, qual a probabilidade de se ter sucesso no empreendimento, e qual a probabilidade de se ter um fracasso. Para modelos de anlise mais simples, consegue-se descobrir os provveis fatores causadores do insucesso. Assim, elaboram-se previses com elevado percentual de acertos. Algumas tcnicas de Estudos de Confiabilidade de Processos apresentam resultados bem confiveis e prximos de 100%.

Pgina 16 de 55

O Risco
O risco, ou o evento, contra o qual se est elaborando um plano de preveno ou de eliminao de perdas, ou tambm contratando uma aplice de seguros, deve atender a algumas particularidades para que seja enquadrado como tal, ou seja: dever ter que ser futuro; ser incerto; ser possvel; ser independente da vontade das partes, e conduzir a uma perda que poder vir a ser mensurvel. Procura-se entender como e porqu esse risco vem a se manifestar, qual a periodicidade das manifestaes, ou da freqncia das ocorrncias ou eventos, e qual a extenso das perdas sentidas ou observadas, com fins de se reduzir a severidade dos prejuzos. Ainda, buscam-se meios de reduzir a extenso das perdas a outros ambientes, locais ou equipamentos, com o emprego de mecanismos de proteo, confinando as conseqncias dos eventos. Os conceitos de riscos so muito amplos. Risco no somente aquilo que est para acontecer ou aquilo que temos receio de que acontea em um determinado momento: Hoje teremos o risco de um temporal; Levem os seus casacos; No cheguem tarde da noite; H risco de vocs serem assaltados, portanto, no cheguem tarde; No andem por ruas escuras; Se vocs no estudarem correro o risco de no tirarem boas notas; No tente consertar o chuveiro para no ter o risco de levar um choque. Para cada um dos exemplos citados a palavra risco tem um significado diferente. No chegar junto com o temporal apresenta o inconveniente, e no o "risco" da pessoa molhar-se. No caso do assalto efetivamente h um risco de perda monetria ou de danos prpria vida ou sade. Nas provas a pessoa pode ser reprovada. O nico risco, que no aquele objeto de nossa anlise o da perda financeira de ter que repetir o ano letivo ou ter o dissabor do constrangimento pessoal. Finalmente, no caso do chuveiro, o risco envolve a vida da prpria pessoa. Se essa estiver sobre um piso molhado poder sofrer um choque mortal. Para toda causa h sempre uma conseqncia. Se h um risco porque h um cenrio de insegurana, ou uma prtica insegura. Fazer um equipamento funcionar sem ler o manual de instrues um risco. O equipamento poder se queimar. A palavra Risco d margem a uma srie de interpretaes. Contudo, est sempre associada, em qualquer caso, a: um insucesso, um perigo, uma perda ou um dano. Riscos so todos os insucessos ocorridos em uma determinada fase ou poca e no de todo esperados. Os riscos podem vir a ser encontrados em vrias atividades. Algumas das que procuramos destacar so as seguintes: procedimentos cirrgicos; operaes financeiras; construes civis; montagens industriais; implantao de empreendimentos, etc. No vocabulrio das Seguradoras a palavra risco pode representar: o prprio segurado, o contratante do seguro, o estipulante da aplice ou o beneficirio principal; Pgina 17 de 55

a atividade principal exercida no empreendimento industrial; uma edificao segurada ou um bem segurado; eventos que possam atingir o patrimnio acobertado por uma aplice; ramos ou modalidades de seguros (seguro Incndio - risco de Incndio, seguro de Transportes - risco de Transportes, seguros de Engenharia - Riscos de Engenharia, seguro de Vida - riscos de Vida, e outros seguros e riscos.). Para que a definio fique mais clara, o insucesso traduzido como um fato gerador de perdas materiais, financeiras ou pessoais. Tem-se ento uma ampliao do conceito para o mercado segurador. Falar de um risco comentar sobre alguma coisa que poder vir a ocorrer, em um empreendimento industrial, e caso isso se verifique, poder trazer consigo danos materiais ou danos pessoais. Diferenciamos perdas de danos por considerarmos que os danos so os prejuzos sofridos por um bem patrimonial, e as perdas esto comumente relacionadas a uma reduo patrimonial ou financeira. Um risco um evento capaz de conduzir a danos, que se caracteriza por ser futuro, ser possvel, ser incerto, ser independente da vontade das pessoas, e conduzir perdas, as quais sejam mensurveis. Assim, o risco algo sempre futuro, ou que pode ocorrer no prximo momento, capaz de causar danos. Entretanto, deve-se salientar que para a sua correta mensurao h necessidade desses danos poderem vir a ser perfeitamente dimensionados e avaliados. Se o risco existir, mas no houver a perda financeira ou o dano material, no se poder atribuir a ele um custo. Esse extremamente relevante em qualquer processo de anlise ou de tratamento do risco, inclusive para a sua mensurao. A Gerncia de Riscos, enquanto cincia, ocupa-se de uma srie de atividades, todas elas voltadas para a gerncia ou a administrao de riscos, ou de eventos que possam vir a causar perdas ou danos, envolvendo: PRODUO PROCESSOS PATRIMNIOS PESSOAS FINANAS

Dentro do nosso enfoque de apreciao os Riscos so todos os fatos, situaes, bens ou atividades sujeitos a perdas. Para fins de estudos podem ser classificados em: voluntrios; acidentais; aleatrios. Existem vrias outras formas de classificao dos Riscos. Uma das mais empregadas pelo Mercado Segurador a seguinte:

Pgina 18 de 55

Riscos puros
Os riscos puros so aqueles onde h somente duas possibilidades: perder ou no perder. No existe a chance de nada acontecer, ou seja, quase que o risco materializou-se.

Riscos especulativos
Nos riscos especulativos h possibilidade, alm da perda ou da no perda, do ganho. O componente adicional desse enquadramento o do ganho, que at ento no era abordado. Em um jogo, qualquer que seja ele, pode-se perder, pode-se ganhar e pode-se no perder se no houver a participao do jogador. O risco especulativo diferenciado dos demais riscos por possuir um componente adicional de ganho, componente esse inexistente nas outras categorias de eventos. Por exemplo, a anlise de um empreendimento imobilirio, em lanamento, um risco especulativo, j que o mesmo poder redundar num ganho. Aplicaes em mercados financeiros tambm so riscos especulativos.

O risco de um jogo totalmente especulativo


A Gerncia de Riscos por ns tratada abrange nica e exclusivamente os riscos puros.

Riscos Voluntrios
Riscos voluntrios so todos aqueles incorridos conscientemente pela empresa ou por seus funcionrios. A morte de soldados durante uma guerra travada entre dois pases um risco voluntrio do pas invasor. A navegao em um mar revolto um risco voluntrio do comandante da embarcao. Atravessar a p uma grande avenida com o sinal de pedestres fechado um risco voluntrio do prprio pedestre. Riscos voluntrios tambm podem ser identificados como todos aqueles em que h um ato voluntrio o qual induz participao humana no evento. A criana que acende uma fogueira est praticando um risco voluntrio, porque ela assim o quer, ou seja, deseja acender o fogo. Pode estar praticando o ato de forma consciente ou no. O risco voluntrio enquadra-se na categoria de riscos puros.

Riscos Acidentais
Riscos acidentais so os riscos ocorridos sem que tenha havido contribuio voluntria para tal. O desabamento de um prdio, o alagamento de um ptio de estocagem so riscos acidentais. Os riscos a que esto sujeitos os construtores so tambm riscos acidentais. Para que no haja conflito de interpretao os riscos acidentais podem ser enquadrados dentro das caractersticas daqueles decorrentes das atividades normais de uma empresa, gerados acidentalmente. Da mesma forma como nos riscos voluntrios, os riscos acidentais tambm so riscos puros.

Pgina 19 de 55

Riscos Aleatrios
Riscos aleatrios so aqueles eventos ocorridos sem a participao humana, tais como: terremotos, tremores de terra naturais, vendavais, furaces, enchentes, inundaes. Na linguagem de seguros so considerados os eventos de causa externa. Os riscos aleatrios tambm so conhecidos como riscos da natureza. A aleatriedade dos riscos indica que no podem ser previstos. Podem ocorrer a qualquer momento. Hoje em dia, com a evoluo da informtica, o homem j consegue modelar parmetros da natureza, com uma margem de erro bastante reduzida. A nvel de condies atmosfricas as anlises j indicam uma previso com at 5 dias de antecedncia, com margens de erro inferiores a 10%. Computadores mais poderosos j conseguem aumentar o percentual de Confiabilidade das informaes, auxiliando em muito os agricultores em suas tarefas. Isso no quer dizer que os riscos, com essas anlises estaro deixando de possuir algumas daquelas particularidades a eles inerentes, quais sejam, a de serem futuros, possveis, incertos, independentes da vontade das partes, capazes de gerarem perdas ou danos, e de que apresentem danos que possam vir a ser mensurados. Uma segunda classificao define os riscos como:

Estticos Dinmicos Riscos Dinmicos


So os derivados da atividade financeira especulativa. O risco do sucesso de um lanamento imobilirio um risco dinmico, da mesma forma que o lanamento de um novo produto no mercado consumidor. Esses riscos no so sujeitos, normalmente, a um processo de Gerenciamento de Riscos. At o podem ser. Dentre os fatores que impedem uma avaliao mais criteriosa esto: dependncia de fatores externos ao processo, como por exemplo conjunturas econmicas; execuo inadequada do projeto ou execuo do projeto por empresa ou pessoa que no levou em considerao ou no foi convenientemente informada de parmetros importantes. Se uma empresa resolve lanar um empreendimento imobilirio em um momento em que o Pas est em crise ou com falta de liquidez certamente ter dificuldades em vend-lo. Por outro lado, se o projeto maravilhoso mas o local no adequado com certeza o maior impeditivo da venda ser o preo cobrado de cada uma das unidades lanadas.

Pgina 20 de 55

Riscos Estticos
So todos aqueles em que a efetivao do evento pode ou deve pressupor uma perda ou uma reduo do patrimnio humano ou material da empresa. Um incndio ou um alagamento so riscos estticos. A determinao da magnitude ou da gravidade dos riscos estticos deve ser feita partindose dos seguintes dados: aleatriedade das ocorrncias de perdas; freqncia das ocorrncias; valores mdios das perdas; valores acumulados de perdas previsveis e esperadas; perda mxima possvel, e outros dados estatsticos. Na medida em que se define uma freqncia de ocorrncias, quantificando-a e se avalia a extenso provvel das perdas verificadas tem-se uma real noo da magnitude do risco, de seu tamanho ou expresso. Esse dimensionamento possibilita que se determine o risco, em termos numricos. Qualquer processo de avaliao de riscos conduz sempre a dados empricos. Quando se diz que a probabilidade de uma pessoa morrer pela descarga eltrica de um raio de 0,0000001% no se est afirmando que a cada 1.000.000 de pessoas morrer uma eletrocutada. Quer dizer que de um universo de pessoas estudadas, o nmero de mortes por eletrocusso de 1 para cada 1.000.000. Assim, a freqncia da ocorrncia ser de 1 para cada 1.000.000, ou 1:1.000.000. Ainda tratando do mesmo exemplo de queda de raio, a medida do risco dada, principalmente, por dois parmetros, a saber: # freqncia: # gravidade: um acidente a cada 1.000.000 de pessoas da amostra; uma morte por eletrocusso ou uma morte para cada parcela da populao sujeita a risco. No segmento industrial so utilizadas tcnicas de Engenharia de Confiabilidade para a mensurao de riscos, complementarmente s vrias tcnicas de Gerenciamento de Riscos existentes, envolvendo conceitos de Confiabilidade. Modernamente esto sendo disponibilizados continuamente para os especialistas softwares de avaliao de perdas, enfocando os riscos de incndio e de exploso, bem como programas especficos para anlises de poluentes atmosfricos. Os softwares de incndio, por exemplo, trabalham na determinao da temperatura de flashover, ou seja, a temperatura na qual todas as substncias existentes em um ambiente entram em combusto no mesmo momento. Trata-se de um momento crtico porque conduz a Pgina 21 de 55

uma perda total de todo o patrimnio existente no ambiente. J os softwares de exploso calculam, para ambientes abertos, a intensidade das perdas que podero vir a ser sofridas pelos bens ao redor da fonte geradora de exploso.

Risco Possvel
Um risco passa a ser possvel quando h uma probabilidade de ocorreu. Assim, a possibilidade encontra-se associada a ocorrncia. Se a ocorrncia baixa o risco tem os predicados de vir a ser segurado. Se as frequncias so elevadas, h menor probabilidade desse risco ser segurvel. Assim, as seguradores tendem a transferir a responsabilidade dessas ocorrncias para o prprio segurado, que termina sendo o cossegurador, arcando com as perdas frequentes. A frequncia elevada tambm pode estar associada aos cuidados com o bem pelo segurado. As tcnicas de Gerenciamento de Riscos so modernas. Muitos tendem a aprimor-la constantemente, principalmente na rea de seguros, face aos elevados valores segurados e complexidade dos empreendimentos industriais. Atravs do Gerenciamento de Riscos consegue-se estudar procedimentos que promovem a reduo do nmero de ocorrncias ou a reduo da extenso das perdas, fatores esses importantssimos para a mensurao das taxas de riscos.

O Gerenciamento dos Riscos


O Gerenciamento de Riscos (Risk Management) um conjunto de tcnicas de abordagem, com vistas anlise qualitativa e quantitativa dos eventos, por meio das quais busca-se identificar, avaliar e tratar os riscos que sejam emergenciais e/ou latentes, capazes de provocar perdas financeiras, pessoais, patrimoniais e de responsabilidades civis. As tcnicas de Gerenciamento de Riscos, quando bem empregadas transformam-se em um elemento de antecipao ou de previso de um cenrio de perdas futuras. O Gerenciamento de Riscos pode ser utilizado como uma das ferramentas dos programas de qualidade e produtividade, na medida em que, com a identificao dos riscos que possam vir a afetar bens, e com a anlise das conseqncias, diretas ou indiretas, de forma prematura ou preventiva, consegue-se evitar que um empreendimento industrial venha a sofrer paralisaes ou perdas. O processo, ou o conjunto de tecnologias empregadas no Gerenciamento de Riscos possibilita o surgimento de meios que atenuam as perdas ameaadoras dos patrimnios das empresas, reduzindo suas severidades ou gravidades, atravs da eliminao dos riscos ou do controle dos eventos e de suas conseqncias. De uma certa forma, ao se controlar as perdas e por conseguinte, reduzir a parte dos custos variveis, estar-se- aumentando o nvel de Produtividade da empresa.

Pgina 22 de 55

A Gesto dos Riscos e a Produtividade


A Produtividade pode vir a ser expressa pela razo entre o Faturamento e os Custos incidentes para a obteno do faturamento. Os custos devidos a perdas no so todos perfeitamente mensurveis ou previsveis. Pela inexistncia de um maior controle ou de dados confiveis parte-se para a contratao de seguros, como um atenuante ou como uma forma de transferncia dos riscos. Ocorre que, quase sempre, as coberturas oferecidas pelas seguradoras prevem a incluso de franquias ou de participaes obrigatrias para a empresa, obrigando-as a reteno de parte dos riscos incidentes. Muitas vezes, um bom programa de preveno de perdas conduz a diminuio das ocorrncias, ou ento, limitao da extenso de suas conseqncias a um nvel aceitvel ou gerencivel. Em funo disto tudo, as empresas que tm um maior controle sobre o seu patrimnio e sobre as suas perdas costumam praticar a poltica do auto-seguro, transferindo para as Seguradoras somente a parcela de risco que seria financeiramente insuportvel. Graficamente, um dos principais conceitos de Qualidade e de Produtividade pode vir a ser expresso, de maneira simplificada por:

Faturamento Produtividade = Custos


Matematicamente a nossa formulao pode ser transformada em f(P) = f(F) f(C) Pela amplitude de sua rea de atuao a Gerncia de Riscos no uma tcnica exata, mas sim de aproximao. No uma tcnica ou um conjunto de procedimentos que defina de modo preciso: haver um incndio naquele equipamento nos prximos 200 dias de operao; mas sim, e to somente que, dentre uma amostra de 2.000 equipamentos existentes em um empreendimento industrial e em funcionamento ocorre, em mdia, um incndio a cada 200 dias. Essa aproximao se deve ao fato de no se ter condies de matematizar totalmente os riscos, face s suas inmeras variveis. O que se faz , por meio de processos matemticos, estatsticos ou atuariais, e levando-se em conta o histrico de eventos ocorridos, projetar um comportamento provvel e futuro para os riscos. Exemplificando o que acabamos de apresentar anteriormente, consideremos a anlise de um determinado equipamento, sujeito ao risco de incndio. De modo amplo, para que esse venha a estar envolvido pelo incndio dever estar operando sob certas variveis, dentre as quais destacamos: Estar sobrecarregado; Estar operando continuamente, sem interrupo; Estar envolto por uma atmosfera propcia (com presena de substncias combustveis ou comburentes); No possuir um adequado plano de manuteno corretiva ou preventiva; Estar empregando materiais, substncias ou produtos que facilitem a ao do incndio, sem os cuidados necessrios.

Pgina 23 de 55

Se qualquer um dos fatores elencados acima, envolvendo a operao de um motor, vier a ocorrer de forma isolada ou em conjunto isso j ser suficiente, com uma grande probabilidade, para o surgimento de um incndio.

A imprevisibilidade das ocorrncias


Deve-se salientar que muitas correntes de disseminao da cultura do Gerenciamento de Riscos pregam a identificao e a mensurao de riscos, atravs da utilizao de frmulas matemticas. Entendemos que, para os riscos extremamente simples, ou para as anlises de riscos com poucas variveis ou com variveis previamente conhecidas, uma frmula um elemento simplificador de uma anlise ou de uma idia, visto que no demanda, para a concluso do trabalho, de qualquer anlise pessoal. Porm, para riscos de maior complexidade a simples adoo de uma frmula ou de uma regra de anlise no significa um prrequisito para uma boa anlise, ou para uma anlise confivel. Cabe-se destacar que anlises pessoais podem enriquecer o resultado de um trabalho como tambm podem vir a compromet-lo. Se o trabalho de anlise precisa ser despersonalizado a aplicao de frmulas passa a ser importante. Por outro lado, se o mais importante a exteriorizao do conhecimento do engenheiro de risco de nada valer a aplicao de formulaes matemticas. No faz tanto tempo assim quando aguardvamos nos noticirios de televiso, principalmente em vsperas de feriados, a reprter informar se ia chover ou no. A intuio e experincia do meteorologista prevalecia sobre qualquer tipo de clculo. Com o passar do tempo, foram desenvolvidos programas de computao extremamente potentes e complexos, que determinam, com uma razovel preciso, se ir chover dentro dos prximos 4 ou 5 dias. lgico que nem todos os riscos tm a complexidade de uma previso do tempo, principalmente se podemos traar um modelo matemtico confivel. Para uma previso de risco de incndio os conceitos podero variar desde resultados bem simples at resultados mais complexos. Tudo depender do que ir se fazer com essa anlise. Em grandes empreendimentos industriais espera-se poder oferecer, com uma pequena margem de erro um cenrio mais realista possvel. Para trabalhos menos sofisticados e que no requerem maior conhecimento tcnico pode-se pensar em algo bem simples, como por exemplo, o incndio iniciando-se em uma lixeira, dessas de escritrio. As perguntas que podem vir a ser feitas para a obteno de dados preliminares so as seguintes: Qual a probabilidade de um cesto de lixo de escritrio vir a pegar fogo? A probabilidade desse evento ocorrer depender do local em que ela estiver localizada, do tipo de lixo contido nele, do grau de cultura das pessoas que transitam pelas proximidades, do fato de possuir ou no tampa, e outros fatores mais. Se a lixeira no estiver em um local com grande tiragem de ar certamente o incndio demorar para irromper-se. Se o lixo nela contido no for combustvel no haver chance para o incndio Pgina 24 de 55

iniciar-se. Se as pessoas tiverem um elevado nvel de conscientizao certamente no permitiro que algum jogue algo que possa gerar um incndio. Se a lixeira tiver uma tampa, pela falta de oxigenao em seu interior a possibilidade de um incndio ocorrer ser remota. Provavelmente, no h necessidade de criar-se modelos probabilsticos para a determinao da possibilidade de ocorrncia de incndio em uma lixeira. O mais provvel que algum j tenha alguma estatstica montada em cima de ocorrncias verificadas em uma determinada instalao industrial ou em conjuntos de escritrios. importante abordar este assunto desta forma, porque muitas vezes somos compelidos a dar pareceres ou esclarecer se determinado risco ir materializar-se, e, mesmo se ocorrendo, ser capaz de gerar perdas humanas, materiais ou financeiras, equivalentes a milhares de unidades monetrias. Voltando exemplificao anterior percebe-se que, mesmo se tratando de um estudo aparentemente simples, como o envolvendo uma lixeira, dessas mais baratas, no se deve descuidar da boa interpretao dos dados obtidos. Normalmente, em atividades de escritrio, e nesse recipiente que comeam a maioria dos incndios. Podemos mesmo afirmar que ultrapassa a 60% a estatstica de incndios originrios em lixeiras. Lembramo-nos de um trabalho de Gerenciamento de Riscos que envolvia um parecer acerca de uma obra martima, caracterizada pela deposio de um enrocamento que avanava sobre o mar uns 400 metros, e a seguir projetava-se da direo paralela costa, por uns 500 metros. Durante a fase do projeto executivo e bem no incio dos servios, optou-se por construir-se o molhe do enrocamento em duas fases, ao invs de uma s fase. Ao sermos consultados fomos verificar as cartas nuticas de correntes marinhas e o Departamento de Hidrografia e Navegao do Ministrio da Marinha, a fim de obter dados referentes altura e fora da onda centenria. Como o prprio nome indica, uma onda centenria aquela que ocorre somente a cada 100 anos, e com uma intensidade tal que a torna mpar. Pois bem, analisamos os fatos e chegamos concluso que a possibilidade de ocorrer uma onda centenria, naquela poca do ano era bem remota. Esclarecemos os riscos que se corria ao mudar-se o planejamento da execuo. Em um perodo de um ano e meio ocorreram duas ondas centenrias, com elevadas perdas para o projeto. Para melhor exemplificar, pedras de 4 a 6 toneladas foram arrastadas como se fossem cascalhos de rio, por longas distncias. O nmero de etapas bsicas empregadas no processo de identificao e Gerenciamento de Riscos pode variar substancialmente de autor para autor, no sendo algo pr-determinado. Entretanto, alguns parmetros devem ser conhecidos.

A funo do Gerenciamento de Riscos


A funo do Gerenciamento de Riscos a de reduzir perdas e minimizar os seus efeitos. Isso quer dizer que assume-se a existncia de perdas em todos os processos industriais, como um fato perfeitamente natural. Entretanto, por meio de tcnicas, basicamente de inspees e de anlises, procura-se Pgina 25 de 55

evitar que essas perdas venham a ocorrer com certa freqncia, ou reduzir os efeitos dessas mesmas perdas, limitando-as a valores aceitveis, ou dentro do perfil estipulado pela empresa em seus oramentos anuais. Quando o gerenciamento dos riscos bem acurado em seus resultados so apresentadas planilhas onde constam questes associando as frequncias com a severidade. Aqui frequncia tem o mesmo conceito de periodicidade e gravidade de tamanho das perdas.

Gravidade Pequena Frequencia Pequena Mdia Elevada Pelo grfico acima, recomenda-se o risco quanto maior for a frequncia e maior a severidade. Assumindo o segurando quanto menor for a frequncia e menor a severidade. Ocorre que h solues para frequncias elevadas, da mesma maneira que para severidades elevadas. A frequncia elevada gera uma maior exposio do risco. Assim cuidar-se para reduzir-se essa exposio j uma medida paliativa. Quanto severidade, o melhor tratamento da mesma a de evitar-se o alastramento das perdas, razo pela qual a empresa deve investir em alteraes de processos, metodologias, meios de trabalho, projetos e equipamentos de segurana, sem nos delongarmos. Mdia Elevada

O estudo do Gerenciamento de Riscos


No existe um mtodo nico de Gerenciamento de Riscos, ou uma metodologia padro. Costuma-se confrontar os procedimentos em vigor com procedimentos-padro para aquele tipo de etapa, analisando as possveis alteraes existentes, atravs de um amplo conhecimento das atividades analisadas. O Gerenciamento de Riscos um contnuo processo de busca de defeitos, ou de quasedefeitos, com vistas sua preveno. Esses defeitos so chamados riscos. Risco uma chance de perda e provavelmente, o mais importante degrau no processo de identificao e gerenciamento das perdas. Com as informaes obtidas por intermdio da aplicao das vrias tcnicas adotadas no Gerenciamento de Riscos e o emprego de metodologias especficas pode-se tambm quantificar riscos. A partir do momento que se qualifica e quantifica um risco tem-se a sua real magnitude ou sua expresso matemtica.

Pgina 26 de 55

A qualificao a identificao do tipo de risco ou da qualidade, se que podemos assim dizer respeito das caractersticas dos eventos que podem surgir. Trata-se de um risco de incndio, ou de um risco de exploso, ou de um risco de danos eltricos, etc.. A quantificao a determinao do valor da perda, expressa em percentual do valor dos bens ou em valores absolutos, ou do tamanho do prejuzo a se verificar no futuro. O risco, se ocorrer, poder gerar uma perda que ir afetar 48% do patrimnio da indstria. A perda potencial de cerca de $ 500,000. Como veremos adiante, tanto o tipo de risco quanto o valor da perda gerada so bastante importantes para a fixao do custo do risco, ou seja, do valor que a perda, se ocorrida, pode assumir. Essa informao muito importante para a execuo de um programa de tratamento do risco. Em funo do custo do risco, que pode vir a ser razoavelmente calculado por processos simples, consegue-se elaborar um plano de reteno das perdas ou de transferncia para uma Seguradora, por intermdio de um contrato de seguros. Se as perdas so pequenas e a probabilidade de virem a ocorrer baixa, com toda a certeza pode se tratar de um caso de reteno do risco, ou de um auto-seguro, Em nossa tavla anterior preferimos tratar da questo relacionando-a a franquia. Ou participao obrigatria. Por outro lado, se a perda tem caractersticas de vir a apresentar danos severos, o momento de se pensar em transferi-la, por intermdio da contratao de uma aplice de seguros.

Diferena entre Franquia e Participao obrigatria do Segurado


Denomina-se franquia a um valor quase sempre fixo, que est a cargo do segurado. Ele o responsvel pela integralizao da indenizao completando o processo de indenizao para a reposio do bem repondo a franquia. A aplicao da franquia nivela a todos, acobertando somente acima de uma linha de corte definida atravs da perda normal esperada.

Participao obrigatria do Segurado, praticada em muitas modalidades de seguros, inclusive para a reduo das taxas, est relacionada a um percentual da indenizao. Normalmente baixo, que deve ser integralizado pelo segurado. Quase sempre essas participaes se do quando h possibilidade do segurado contribuir ou no para com o agravamento das perdas. Em nosso grfico anterior a POS pode ser aplicada nas reas de zonas verdes. A POS pode, em alguns clculos atuariais, representar a mdia das indenizaes que suplantam o Dano Mximo Provvel.

Pgina 27 de 55

Passaremos a entender nos captulos que se sucedero que uma transferncia de risco no uma operao isolada. O fato de se transferir um risco no um pressuposto de que todas as preocupaes da empresa estaro resolvidas, ou todos os prejuzos sero reembolsados, ou as perdas reparadas. Normalmente existem mecanismos dentro do contrato de seguros que transformam a empresa em coresponsvel pelas perdas, ou seja, se um sinistro vier a ocorrer, a empresa ter que bancar uma parte do mesmo e a seguradora a quem ela transferiu a responsabilidade ser responsvel pela diferena. Esse mecanismo de co-responsabilidade o que denominamos de franquia ou participao obrigatria do segurado (POS). Assim, a empresa por no ter condies tcnicas de repassar 100% tem que se preparar para evitar as ocorrncias dos eventos. Uma das formas de preveno se d por intermdio da aplicao das tcnicas corretas de Gerenciamento de Riscos, associada a adoo de mecanismos ou de sistemas de preveno de perdas. No tocante a esses, iremos destinar alguns captulos para tratar do assunto especificamente. A Gerncia de Riscos surgiu como tcnica nos Estados Unidos, no ano de 1963, com a publicao do livro Risk Management in the Business Enterprise, de Robert Mehr e Bob Hedges. Seguramente uma das fontes de consulta ou de inspirao dos autores foi um trabalho de Henry Fayol, divulgado na Frana em 1916. A origem da Gerncia de Riscos a mesma da Administrao de Empresas, a qual, por sua vez, conduziu aos processos de Qualidade e de Produtividade. Por ser uma tcnica relativamente nova, sua divulgao e adaptao pelos pases variou de acordo com as necessidades de momento, das experincias dos tcnicos que a difundiram, da fase de desenvolvimento pela qual estava passando o pas e outros motivos mais. No Brasil o seu ingresso deu-se na segunda metade da dcada de 1970, com aplicao voltada especificamente para a rea de seguros, com vistas preveno de riscos em bens patrimoniais, segurados pelas empresas do setor. Desta forma, seus conceitos comearam a se propagar juntamente com os conceitos prevencionistas do Mercado Segurador Brasileiro, principalmente no que diz respeito ao risco de incndio. Porm, com o intercmbio entre os pases e a melhor compreenso da tcnica vislumbrou-se um melhor futuro para a mesma. Quase ao final da dcada de 70, com o desenvolvimento da Engenharia de Confiabilidade de Sistemas, ou a Engenharia de Segurana de Sistemas, alguns conceitos comuns passaram a se mesclar, dando nova configurao Gerncia de Riscos.

Pgina 28 de 55

Existem inmeros eventos que constantemente ameaam o patrimnio das empresas. Porm, em linhas gerais, dos eventos geradores de danos que incidem em instalaes industriais, tanto no que diz respeito freqncia de ocorrncias, como tambm no tocante severidade das perdas, o Incndio o mais comum. Na ilustrao a seguir apresenta-se um grfico com os percentuais mdios, aplicados aos riscos maiores ou geradores das ocorrncias, verificados nos acidentes envolvendo indstrias.
60 Que bra de Mquina s Incndio Da nos Eltricos Ex ploso Equipa m e nt. Y Ex ploso Substncia s 15 5 5 X 5 5 1 Im pa cto de Ve culos De rra m e de Ma te ria is 2 1 Corroso Eroso

Finalmente, cumpre ressaltar que muitas vezes a Gerncia de Riscos confundida com a Segurana Industrial. Ambas tm carter preventivo. Entretanto, na Gerncia de Riscos procura-se tratar o risco sob o prisma matemtico de sua ocorrncia, quase que para fins de estudos, enquanto que a Segurana Industrial parte direto para as medidas corretivas. A linha de trabalho que consideramos ideal aquela que associa os mtodos de anlise empregados na Gerncia de Riscos com os procedimentos da Segurana Industrial. O livro Gerenciamento de Riscos Industriais vem a tratar das formas de identificao, mensurao e tratamento dos eventos, ou dos riscos, que atingem indstrias, causando-lhes danos ou perdas, preenchendo uma lacuna na anlise de perdas para fins de tratamento dos riscos. Existem inmeras ocorrncias que so objeto de anlise pelos Gerentes de Riscos, da mesma forma que existem dezenas de significados para a palavra Risco.

Confiabilidade
Confiabilidade a probabilidade de um sistema ou algum de seus componentes vir a desempenhar satisfatoriamente as funes a ele atribuda em projeto, dentro de condies normais de utilizao e operao. A no Confiabilidade, ou o insucesso, denominada de probabilidade de falha. O conjunto de falhas ocorridas em um intervalo de tempo conhecido como taxa de falha. Normalmente atribui-se palavra confiabilidade uma quase certeza de que tudo ocorrer a contento. Por exemplo: tenho a maior confiana de que tudo correr bem. uma definio quase que intuitiva. Lanam-se mo de estudos de Confiabilidade quando se quer analisar o comportamento de um sistema, com vistas anlise de preveno de riscos. Os estudos de Confiabilidade tambm so empregados na elaborao de planejamentos de manuteno preditiva.

Pgina 29 de 55

Confiabilidade (R) pode ser traduzida como a probabilidade de um equipamento, ou de um sistema, desempenhar satisfatoriamente suas funes especficas, por um perodo de tempo determinado e sob determinadas condies. Probabilidade de Falha (Q) representa o inverso da Confiabilidade, ou a no Confiabilidade.

Q=1-R R=1-Q
Para Sistemas de componentes em Srie, a Confiabilidade assume a seguinte configurao matemtica:

Para :

R1 = 0,90 R2 = 0,90 R3 = 0,90 R4 = 0,90

R5 = 0,90

Rt = R1 x R2 x R3 x R4 x R5 = 0,90 x 0,90 x 0,90 x 0,90 x 0,90 = 0,59 (59%) Se quisermos aumentar a Confiabilidade de sistemas de componentes em srie teremos que aumentar a Confiabilidade de cada um de seus componentes, visto que a confiabilidade total a do conjunto e no a de cada parte desse.. Para Sistemas de componentes em Paralelo, a Confiabilidade assume a seguinte configurao:

1 input output

2
Para: R1 = 0,90 R2 = 0,80 Q1 = 1 - 0,90 = 0,10 } } Qt = Q1 x Q2 = 0,10 x 0,20 = 0,02 Q2 = 1 - 0,80 = 0,20 } Rt = 1 - Qt = 1 - 0,02 = 0,98 (98%)

Pgina 30 de 55

A Confiabilidade total em sistemas em paralelo maior do que a Confiabilidade de cada um de seus componentes. Aplicada a estudos de Confiabilidade tem-se a Lei Exponencial de Confiabilidade.

-t -t/T R = e = e , onde:
e = 2,718 = taxa de falha (nmero de falhas por cada hora de operao ou nmero de operaes do sistema) t = tempo de operao T = tempo mdio entre falhas T = 1/t Como exemplo numrico do que acabamos de apresentar podemos ter o seguinte: { 4 falhas em 1.000 horas de operao; { = 0,004; { T = 250 horas; TMEF = T = 0,25 x 105 horas} t = 1.000 horas } = 1/T = 1/ (0,25 x 10 )5 = 4 x 10-5 falhas / hora e = 2,718 }

-t - 4x10-5 x 103 R=e =e = 0,9608 (96,08%) Q = 1 - R = 1 - 0,9608 = 0,0392 (3,92%)


As tcnicas empregadas nos estudos de Confiabilidade podem variar de acordo com os objetivos inicialmente propostos para a anlise das situaes. Algumas das que poderemos empregar so as seguintes:

Check-list
O Check List um mtodo de carter geral, com abordagens qualitativas, ou seja, diagnostica situaes de riscos a partir de um certo cenrio, avaliado por intermdio de perguntas previamente estabelecidas. Por essa razo no deve ser empregado como um nico mtodo. Na verdade, trata-se de um relatrio elaborado com antecedncia, especfico para cada sistema, onde so anotados dados que serviro de base para outros mtodos. Usualmente um descritivo do sistema e de suas condies de segurana e operao. O sucesso do emprego de Check-list depende muito das anlises posteriores que se seguiro, bem como dos resultados pretendidos. Os relatrios podero vir a ser extremamente complexos ou Pgina 31 de 55

ao contrrio, abordar somente alguns poucos assuntos. De um modo geral contm um grupo de perguntas bsicas que sero formuladas a operadores dos equipamentos, as quais, analisadas juntamente com outros dados, permitiro que sejam traados perfis aproximados do risco. Por exemplo, iremos supor que se deseja realizar uma palestra a noite, em uma sala de aula. Os requisitos mnimos indispensveis poderiam ser analisados atravs do Check List, como se segue: 1. Quais so as condies de limpeza do ambiente? tima boa regular deficiente

2. Existem canetas para o Quadro de aula? sim no

3. O sistema de ar condicionado est funcionando? sim no

4. Arrumao das cadeiras est de acordo com o planejado? sim no

5. H cadeiras em nmero suficiente ao de inscritos? sim no

6. O acendimento das luminrias est correto? sim no

7. Existir uma equipe de manuteno para resolver todos os problemas que podero surgir? sim no

8. Algum estar encarregado de acompanhar o palestrante? sim no

9. Houve divulgao suficiente para o evento? sim no

10. Os equipamentos de apoio ao palestrante esto funcionando plenamente? sim no Para que a anlise fique completa teremos que verificar o que falta para o evento no ser um fracasso. Assim, se as condies de limpeza no forem boas teremos que limpar a sala. Se no houverem canetas no quadro o palestrante no poder escrever. Se o ar condicionado no estiver funcionando e for uma poca de muito calor haver o desconforto da platia. Se as cadeiras no estiverem arrumadas teremos que arrum-las. Se as luminrias no estiverem acendendo poder no haver a palestra. E assim por diante.

Pgina 32 de 55

O importante no a montagem do questionrio de verificaes, mas sim a sua correta interpretao, que dever estar compatvel com o resultado a que se pretende. Gerentes de Riscos mais experientes costumam montar listas de verificaes como forma de direcionar o seu trabalho, evitando que alguma informao mais importante possa vir a ser esquecida durante os trabalhos. At mesmo os especialistas de grandes empresas no deixam de programar as suas perguntas ou as suas dvidas. Preciso verificar essa situao. No devo me esquecer de perguntar respeito da ltima compra efetuada. Ser que o equipamento X sofreu uma reforma ultimamente? Existem sempre algumas questes-chave, para as quais nos preparamos previamente, anotando em nossos blocos de notas ou elaborando um questionrio.

What if
Trata-se de um mtodo qualitativo, ou seja, um mtodo que permite chegar ao tipo e ao tamanho de risco, muito importante no emprego em discusses de carter geral acerca de um sistema, e para a abordagem das conseqncias maiores de um acidente. Deve-se sempre separar, em um acidente, as causas das conseqncias. As causas so os fatos geradores os as razes da deflagrao do evento. As conseqncias so os resultados. Existem uma srie de perguntas clssicas que podem vir a ser feitas, como por exemplo: E se de repente uma pessoa atravessar a rua com o sinal de pedestres fechado? E se a caldeira vier a explodir? E se a presso da linha de vapor subir muito? O mais interessante da metodologia que para cada pergunta h vrias respostas. Por meio dessas identifica-se o problema e as provveis solues. O objetivo do mtodo o de identificar, atravs da discusso do tema os problemas mais comuns que possam afetar o bom desempenho do sistema ou de seus componentes. A metodologia trs consigo uma importncia maior porque associa causas a conseqncias. Por exemplo: E se a pessoa atravessar a rua com o sinal de pedestres fechado? A causa o ato em si de atravessar a rua. um ato voluntrio. A conseqncia o que poder ocorrer com esse pedestre. Poder ser atropelado? poder vir a cair ao cho? poder vir a chegar ao outro lado da rua inclume? As respostas que podero vir a ser fornecidas estabelecero o padro de segurana necessrio para evitar-se o risco em si. Costuma-se empregar o mtodo juntamente com outros, especialmente o Check-list e a Anlise Preliminar de Riscos.

Pgina 33 de 55

Tcnica de Incidentes Crticos


Trata-se de uma tcnica operacional qualitativa, que busca obter informaes relevantes acerca de incidentes ocorridos durante determinada fase ou perodo, relatadas por testemunhas que os vivenciaram. Os incidentes so os quase acidentes, ou os acidentes no geradores de perdas. A metodologia emprega, principalmente, entrevistas com os operadores ou mantenedores dos sistemas sujeitos a estudos. Alternativamente poder se lanar mo de trabalhos de bancos de dados, onde todos os acidentes ou incidentes foram relacionados por tipo de ocorrncia. Na rea naval um dos bancos de dados mais requisitados o WOAD Statistical Report (Statistics on Accidents to Offshore Units Engaged in Oil and Gas Activities). O WOAD Worldwide Offshore Accidente Databank, uma publicao da Det Norske Veritas (DNV) relaciona freqncias de acidentes, a exposio, estatsticas e vrias outras informaes as quais possibilitam obter dados necessrios interpretao da forma de ocorrncia dos mesmos.

O incidente um evento negativo com potencial para provocar danos.


Dentre as inmeras formas de classificao dos incidentes podemos ter o seguinte critrio: Classe I Classe II Classe III Classe IV : Aqueles que provocam alteraes no planejamento ou na produo. : Aqueles que provocam atrasos no planejamento ou na produo; : Aqueles que provocam paralisaes ou o insucesso do planejamento; : Aqueles que afetam a integridade fsica das pessoas; Algumas perguntas envolvendo equipamentos que sofreram acidentes so clssicas, como as que se seguiro. Ocorre que tambm aqui no se deve rotular procedimentos. Cada Gerente de Riscos pode buscar obter dados que lhes sejam mais familiares ou que se enquadrem dentro de conceitos j estabelecidos. Como exemplo citamos: Que tipo de acidente pode ocorrer com este equipamento? Como? Em que circunstncias? Qual foi o resultado? Como foi controlado? Houve uma extenso dos danos a outros equipamentos ou instalaes? Quanto tempo durou a paralisao? A reposio das perdas foi imediata?

Pgina 34 de 55

J ocorreu algum tipo de paralisao? De que ordem? Quanto tempo a mquina ficou parada? Houve parada de produo? Quantos acidentes ocorreram? Em que poca? Com que freqncia? Quais foram os tipos de danos verificados e de que ordem?

Quantas horas os equipamentos ficaram parados? Qual ou quais foram as razes dessas paralisaes? Como se deu o reinicio das operaes? Quais foram as medidas tomadas durante a paralisao e aps o reinicio das atividades? O incidente importante como dado estatstico porque comprova a existncia de falhas operacionais ou de controle, possibilitando a sua imediata reparao. De um modo geral, com as entrevistas com os operadores dos equipamentos conseguemse obter inmeras informaes elucidatrias dos problemas operacionais mais comuns que tenham ocorrido em um intervalo de tempo estipulado para a anlise. A grande questo que, na maioria das vezes, no se tem uma preciso de dados estatsticos ou matemticos, principalmente quanto data dessas ocorrncias, visto que a maioria dessas no registrada adequadamente, ou ento as informaes fornecidas para o registro no esto completas. A partir da, monta-se um quadro com os incidentes alocados por tipo de severidade de perda. A tcnica tem um emprego bastante difundido quando h uma precariedade de informaes no tocante a perdas ocorridas. Ou seja, no h um registro ou esse no to confivel, que possa vir a ser empregado em anlises matemticas. A partir da, em funo da quantidade dos incidentes relatados consegue-se fazer uma extrapolao para a obteno do nmero de acidentes, que o objetivo maior. Desta forma, em funo dos dados apurados e de sua correlao consegue-se obter a razo entre faixas de incidentes. Por exemplo, imaginemos que atravs de um estudo em uma indstria obteve-se informaes relativas a 100 incidentes, ocorridos em um perodo de 5 anos. Desses 5 foram de gravidade correspondente a 100% do valor dos bens. A anlise efetuada conduziu seguinte apresentao grfica:

Pgina 35 de 55

5 40 60 80 100

Na extrapolao feita poderemos ter cerca de 80% dos acidentes com uma gravidade de 60%, cerca de 60% dos acidentes com uma gravidade de 40%, e cerca de 40% dos acidentes com uma gravidade de 20%. Basta termos a quantidade de acidentes registrados para podermos extrapolar os incidentes, por faixas de gravidade de perdas. O mais interessante disso tudo, que com estes dados determinaremos o custo dos riscos ou o custo das perdas ou o custo dos seguros, bastando apenas que nos seja informada a quantidade de acidentes.

Anlise Preliminar de Riscos (APR)


Trata-se de uma tcnica de inspeo desenvolvida com o objetivo de se obter anlise superficial dos possveis riscos, de suas causas, das conseqncias advindas com a materializao desses bem como das medidas corretivas ou preditivas adotadas. Em resumo, a APR visa identificao de elementos perigosos do sistema, das situaes de risco, das falhas potenciais, etc., determinando a gravidade de suas efetivaes, normalmente obtidas por meio de simulaes. A Anlise Preliminar de Riscos procura enquadrar os riscos segundo categorias, definidas de acordo com os efeitos destrutivos que podem vir a ser observados, tabeladas como a seguir:

Desprezvel ou Negligenciavel (Classe I)


Risco desprezvel ou negligencivel aquele que gera efeitos imperceptveis, no conduzindo a degradaes fsicas ou ambientais que no sejam facilmente recompostas. Normalmente essa categoria de riscos perfeitamente absorvida pela empresa, juntamente com os custos de manuteno ou reviso;

Marginal ou Limtrofe (Classe II)


Risco marginal ou limtrofe o que gera ocorrncias moderadas, controlveis, necessitando porm de aes saneadoras a mdio prazo. So riscos que podem surpreender em termos de perdas. Usualmente as perdas esto associadas s conseqncias dos eventos;

Pgina 36 de 55

Crtica (Classe III)


Ocorrncia crtica aquela que afeta substancialmente o meio ambiente, o patrimnio ou pessoas, necessitando de aes corretivas imediatas. Esse tipo de perda tratada atravs do repasse a uma Seguradora;

Catastrficas (Classe IV)


Ocorrncia catastrfica normalmente geradora de efeitos irreversveis, afetando pessoas, sistemas, patrimnios ou ambientes. Quase todos os Gerentes de Risco recomendam, como tcnica de tratamento de riscos o afastamento, ou seja, a empresa deve renunciar a essa atividade.

A APR uma tcnica qualitativa, no permitindo mensurao matemtica do risco.


Exemplo 1 - se uma bomba de So Joo fosse atirada no meio de uma rua poderia ser enquadrada como uma ocorrncia desprezvel. Atirada prxima a uma pessoa j teria efeito marginal. Se atingisse o seu ouvido poderia ser classificada como crtica ou catastrfica, dependendo das extenses dos danos. Exemplo 2 - citamos o emprego de maarico de solda e corte, seguramente um dos equipamentos com elevado potencial de gerao de perdas. Os fatos iniciadores de perdas seriam: inaptido do operador; falha de manuteno do equipamento; defeitos de fabricao e outros mais. As conseqncias dos acidentes seriam: queimaduras; princpios de incndio; soldaduras ou cortes inadequados; danos materiais aos produtos manuseados. As medidas corretivas poderiam ir desde o treinamento do operador at uma melhor manuteno do equipamento. Um modelo de relatrio de Anlise Preliminar de Riscos de uma situao bem simples apresentado a seguir. Observe-se que a maior preocupao a de associar-se as causas s suas conseqncias. No modelo exemplificamos com a atividade de desenho com grafite sobre um papel, no importando de que tipo. O modelo o seguinte: ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS Identificao: Elaborao de um desenho com o emprego de lapiseira Subsistema : Grafite RISCO CAUSA EFEITO CAT. MEDIDAS PREVENTIVAS RISCO Rasgo no Emprego de grafite Papel rasgado e III Empregar um grafite mais papel muito duro desenho inutilizado macio ou um papel mais resistente Borro no Emprego de grafite Desenho borrado e III Empregar um grafite menos desenho muito macio papel manchado macio ou um papel mais liso

Pgina 37 de 55

Anlise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE)


AMFE um mtodo de anlise detalhada, gerando resultados qualitativos e quantitativos, ou seja, identifica o risco ao mesmo tempo em que o mensura. A AMFE permite a anlise das falhas dos equipamentos, dos componentes e dos sistemas com estimativas de freqncia de ocorrncias (taxa de falhas) e a determinao dos efeitos ou conseqncias dessas mesmas falhas. A tcnica, tambm conhecida como FMEA - Failure Modes and Effects Analysis, consiste em se estudar o sistema por partes, em conjuntos ou subconjuntos, sob a forma de diagramas de bloco, analisando no s as ocorrncias isoladamente como tambm a interpelao existente entre essas e os demais subconjuntos. Dessa anlise particularizada obtm-se: reviso dos modos de falha de cada componente; efeitos que tais falhas tero sobre outros componentes que, ao falhar geraro danos a todo o sistema. Como resultado final tem-se o calculo de probabilidade das falhas do sistema, gerado a partir das falhas de seus componentes. Logicamente, atravs desses estudos determinam-se as alternativas de reduo das probabilidades de falha. Cada falha observada deve ser analisada separadamente como se fosse um evento independente, sem qualquer relao com os demais, exceto no que diz respeito s suas conseqncias que podero ser as mesmas. A FMEA por demais eficiente quando aplicada a sistemas simples. Para os casos mais complexos associa-se FMEA um estudo de Anlise de rvores de Falha. Tambm costuma-se associar a um estudo de criticidade denominado de FMECA Failure Modes and Effects and Criticality Analysis. Nesse caso, atribui-se para cada modo de falha uma classe de gravidade ou severidade. No conjunto estudado tem-se a taxa do risco ou o custo do risco, informao muito importante para a avaliao dos programas de transferncia ou manuteno dos riscos. As classes de gravidade so as mesmas adotadas no mtodo de Anlise Preliminar de Riscos, ou seja, vo crescendo medida em que a severidade das perdas vai aumentando. A pior situao aquela que envolve vidas humanas. Outro ponto tambm interessante que avalia-se a perda de um ponto menor para um maior, ou seja, de um subsistema para um sistema, e desse para uma unidade e da para toda a empresa: Classe I Classe II Classe III : Falha resultando em excessiva manuteno do sistema; : Falha resultando potencial atraso ou perda de disponibilidade imediata; : Falha resultando potencial ameaa ao sistema ou s pessoas; Pgina 38 de 55

Classe IV

: Falha resultando potencial perda do sistema e/ou de vidas humanas; Especialmente em plantas industriais complexas, com grande nmero de subsistemas

interagindo, emprega-se o mtodo preliminar de HAZOP - Hazards and Operability Study. A seguir, apresentamos um modelo bem simples de uma FMEA, tendo como rea de anlise uma unidade de carbonatao de uma indstria qumica. Para essa FMEA, ou AMFE, tomamos como origem do problema uma disfuno eltrica em um painel de alimentao eltrica de um compressor de gs carbnico, de uma unidade de carbonatao. Atravs da anlise discute-se a tipo de falha, as razes de tal falha e o que estar conjugado a essa, ou seja, as conseqncias da paralisao do painel. O modelo o que se segue:

Pgina 39 de 55

FMEA - UNIDADE DE CARBONATAO


Descrio Fase
Operao normal

Funo
Controla o funciona mento do compressor de CO2

Modo de Falha
Desligamen to do painel

Causa
Vasamento de corrente

Local
Atuao proteo da

Efeitos Prximo nvel


Desligamen to do compressor

Sistema
Parada unidade da

Mtodo de deteco de falha


Visual painel controle no de

Classe
2

Medidas Compensa trias


Reviso dos dispositivos de proteo

Painel de alimentao eltrica PUE 8

Falha acidental

Atuao proteo

da

Desligamen to do compressor Parada unidade da

Parada unidade

da

Visual painel controle

no de

Reviso dos dispositivos de proteo Superviso

Desligamen to proposital

No h for necimento de energia No h fornecimen to de energia

Parada fbrica

da

Superviso, controle e manuteno Reviso dos dispositivos de proteo

Curto to

circui

Parada unidade

da

Parada fbrica

da

Controle

Anlise de rvore de Falha (FTA)


Anlise de rvore de Falha dos mtodos de Confiabilidade de Sistemas o mais conhecido. A AAF, tambm conhecida como FTA - Failure Tree Analysis, foi desenvolvida nos Estados Unidos na dcada de 60, com o objetivo de estudar o comportamento de msseis balsticos intercontinentais. Esses msseis representavam um alto custo unitrio, de milhes de dlares e um elevado risco potencial, no s durante a armazenagem e transporte como tambm no lanamento. Os graus de acerto tinham de ser da ordem de 100%. Afora esse fato, durante a montagem da arma encontravam-se envolvidas centenas de empresas de todos os tamanhos, fabricando desde simples arruelas at complexos sistemas de direo de vo. As probabilidades de perdas materiais eram enormes. Assim sendo, partindo-se de um raciocnio lgico da ocorrncia de um evento indesejvel, ou evento de topo, desenvolveu-se uma metodologia interativa, com o fim de se descobrir qual ou quais as falhas que, atuando em conjunto ou isoladamente poderiam gerar o evento no desejado. Com o objetivo de se ilustrar melhor a metodologia buscaremos um exemplo bem simples, qual seja: haver uma palestra noite em um auditrio, bastante importante, com a presena de pessoas ilustres. O evento negativo seria aquele que inviabilizasse o encontro. Dentre esses escolhemos a falta de luz no auditrio. A montagem da rvore de falhas obedece quase sempre a mesma seqncia. Uma seqncia de algumas etapas pode ter uma forma como a apresentada a seguir:

(1) (2) eventos conseqentes (4) (5) (6) (3)

evento topo

(7)

(8) (16)

(9) (10) (11) (12) (13) (14)

(15) (31)

Pgina 41 de 55

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17) (18) ...... (31)

: Falta de luz : Falha do interruptor : Falha de suprimento : Interruptor com defeito : Interruptor desligado : Falta de fornecimento : Acidentes com a linha de transmisso : Defeito de fabricao : Quebra de componentes : Desligamento acidental : Desligamento proposital : Desligamento da rede por diferena de tenso : Desligamento da subestao : Acidentes com queda de linha : Acidentes com quedas de posteamento ou equipamento : Falha de componentes : Falha de processo : Quebra acidental : Choque acidental com veculos A continuao da rvore poderia conduzir a problemas envolvendo at falha do

interruptor, provocada por um componente defeituoso, ou at um simples acidente com a linha area externa dos condutores de energia eltrica. Para cada um dos eventos determinados chega-se a uma taxa de falha ou a uma probabilidade de falha, vista no tpico de Confiabilidade. Atravs da lgebra Booleana se verifica a correlao entre esses vrios eventos, resultando na probabilidade de ocorrncia do conjunto. Caso a probabilidade seja muito grande pode-se pensar em sistemas alternativos que garantam o fornecimento de energia eltrica (redundncia de sistemas ou sistemas em paralelo). Ocorrendo o inverso, qual seja, probabilidade muito baixa, pode-se correr riscos. Na avaliao quantitativa considera-se a probabilidade do evento ocorrer de forma isolada, quando ento emprega-se a comporta E, ou a possibilidade do evento ocorrer concomitantemente com outro, empregando-se a comporta OU. Na anlise da probabilidade de falha, para cada caminho crtico determinado opera-se matematicamente, as probabilidades de falha, somadas, se a comporta for OU, e multiplicadas entre si, se as comportas forem E. Os mtodos anteriormente descritos geram anlises qualitativas e quantitativas, atravs do emprego de simulaes computacionais e emprego de banco de dados de acidentes. As questes mais comumente envolvidas nas anlises so: que tipo de risco pode ocorrer? qual a sua freqncia? Qual o dano mais comum? Pgina 42 de 55

A partir dessa fase tm-se condies de conhecer a taxa do risco ou o custo do mesmo, visto ser essa produto de uma freqncia de ocorrncias (f) por uma severidade de perdas ou gravidade (g). O resultado o que se segue:

tr = f x g
No momento que se quantificam as perdas em unidades monetrias tem-se condies de saber quanto custaria cada evento, se ocorrido, e alm disso, se a perda poderia ser assimilvel pela empresa, dentro de programas normais de financiamento de riscos. importante salientar que um evento, quando materializado, nunca traz consigo somente um tipo de perda. Associado a essa podero existi outras do tipo: perda material ou de insumos para a produo; perda de produo; perda financeira; perda pessoal; perda de imagem; perda de mercado; responsabilidades civis, etc. Exemplo 3 - quando um funcionrio apaga um princpio de incndio com um simples

extintor, de conseqncias primrias, tem-se que agregar ao custo do material que pegou fogo outros custos do tipo: # # # # # # custo da recarga do extintor; custo de homem/hora empregado na extino; perda de tempo de produo medida momentos anteriores extino at ao restabelecimento normal das atividades; custo com a divulgao do acidente e do treinamento dos funcionrios; custo com a anlise do acidente; restaurao do ambiente, incluindo a limpeza da rea.

At agora vimos que


os riscos existem e que precisam ser controlados, avaliados e quantificados. os mtodos empregados nessa avaliao, bem como que essa pode ser quantitativa ou qualitativa. o custo do risco no deve ser mensurado somente pelos seus efeitos mais imediatos, agregando-se a esses custos outros mais, incorridos em funo da ocorrncia do evento. A determinao do Dano Mximo Provvel, para aplicao na taxao de seguros, especialmente o de incndio, sempre foi complexa, visto que a sua conceituao era varivel de acordo com o grau de conhecimento do vistoriador, o avaliador ou do engenheiro de riscos. Por inmeras vezes verificamos que os valores constantes dos relatrios de inspeo do Ressegurador para o DMP, abrangendo cada um dos riscos isolados, eram aceitos e reproduzidos pelas seguradoras, sem qualquer questionamento, mesmo que contivessem informaes do tipo:

DMP da planta 15 = 12%


Pgina 43 de 55

Qual o parmetro ou metodologia empregada que permitia chegar-se a esse grau de preciso? Durante anos buscamos obter informaes acerca do assunto, inclusive da existncia de parmetros que permitissem a avaliao consistente de um risco. S mais recentemente comearam a surgir softwares abrangendo a avaliao de perdas, localizadas ou especficas. Porm, nenhum desses se reportando determinao do DMP. Creditamos a no existncia dessas ferramentas de avaliao complexidade de um incndio, onde a quantidade de variveis a ser pesquisadas muito grande. Em uma linguagem mais acadmica, poderamos dizer que o nmero de incgnitas sempre maior do que o nmero de equaes. O que fazer ento? Inicialmente, buscamos tornar algumas dessas variveis fatores conhecidos, atravs da fixao de valores razoveis, fruto de nossa experincia na rea. Por exemplo, o tempo de deteco. Outra varivel fixada foi a referente ao ambiente em que o incndio estava se propagando. Outra varivel a correspondente aos dispositivos de preveno existentes no risco. A partir do momento em que comeamos a simplificar a quantidade de variveis o trabalho tornou-se mais simples. No quer dizer com isso que estejamos abrindo mo da tcnica em funo de uma frmula mgica. Muito pelo contrrio, queremos iniciar um processo no qual proporo que for sendo empregada possa ser aprimorada, at que esteja bastante completa. Se assim no o fizssemos estaramos incorrendo no grave erro de descobrir a causa ao invs do efeito.

Parmetros bsicos
Por muitos anos a correta determinao do DMP foi discutida pelos tcnicos de seguros, por ser este um parmetro importante para o aumento da reteno dos riscos. Em funo do percentual indicado pelo inspetor de riscos a reteno poderia ser ampliada em at 4 vezes. Entretanto, face s peculiaridades de cada risco, bem como ao comportamento dos incndios, com inmeras variaes em termos de evoluo, fica extremamente difcil precisar-se quais os itens relevantes a serem considerados. Por exemplo, para o estudo de um incndio importante a anlise do tipo de material que est sendo consumido pelo fogo, o local onde est se dando o incndio, as condies ambientes, umidade, temperatura, correntes de vento, etc. Buscando botar pouco mais de lenha na fogueira preparamos o presente artigo, com sugestes que auxiliem a elaborao de modelos confiveis. interessante notar que est para ser aprovada a tarifa referencial para pacotes de seguros do tipo multirriscos ou assemelhados. Alguns dos pacotes ora existentes possuem limites de resseguro automtico bastante elevados, chegando-se a trabalhar com riscos vultosos como se fossem riscos comuns ou normais. Por isso entendemos que o estudo de parmetros para obteno de Danos Mximos Provveis seja to importante.

Conceitos

Pgina 44 de 55

O Dano Mximo Provvel o maior dano que se verifica entre o lapso de tempo decorrente do incio de um incndio at a sua completa extino. Na verdade, todos os danos ou todas as perdas que se verificam nesse lapso de tempo devem ser somadas, para a determinao do DMP. Uma sequncia elementar do processo a que se segue:

incio do incndio;
deteco; .formao da equipe de combate; .incio da debelao do fogo; controle do fogo; extino do incndio. Em todos os processos de deteco e combate a incndios pode-se empregar sistemas e equipamentos com a participao humana ou no. Caso haja o envolvimento do homem, como no emprego de extintores e hidrantes, o tempo de resposta, tanto para a deteco quanto para o combate mais longo. Os dispositivos podem ser ativos, quando combatem ou permitem o combate a incndios, e passivos, quando apenas detectam, ou protegem as estruturas e equipamentos. O DMP difere da Perda Mxima Admissvel porque nessa ltima o incndio deve autoextinguir-se. Como empregado hoje o Dano Mximo Provvel indicado sob a forma de um percentual para cada planta ou risco isolado segurado, representando o quanto de material poder ser perdido nas condies j citadas. Atualmente no h uma frmula ou um mtodo matemtico que permita se chegar a esses percentuais com alguma margem de segurana. Os peritos costumam empregar nos seus relatrios suas experincias pessoais e conhecimentos tcnicos adquiridos ao longo de seus trabalhos. Desta forma, um relatrio elaborado por um inspetor com muita experincia contm dados muito mais confiveis do que o elaborado por um outro inspetor sem a mesma experincia. Isso no que dizer que o mais inexperiente no esteja empregando as metodologias indicadas para cada caso. Quer dizer sim, que na ausncia de frmulas que independem da experincia de cada um o conhecimento individual muito importante. Como dissemos o DMP igual perda verificada entre o incio do incndio e sua completa debelao. Desta forma h que se considerar a existncia de um tempo entre cada uma das etapas do processo. Pode-se dizer que:

DMP = f(t2 - t1) Onde: t1 = tempo inicial do surgimento do incndio t2 = tempo final correspondente extino do incndio

Pgina 45 de 55

A funo direta na medida em que quanto maior for esse maior ser o prejuzo verificado. Por exemplo, suponhamos que um detector de incndio esteja calibrado para um tempo de resposta de 30 segundos. Aps o disparo do alarme na central o tempo de resposta da brigada de incndio seja de 60 segundos. Aps o acionamento dos seus membros se d o OK dos sistemas em 60 segundos, e, finalmente, o combate esteja concludo em 120 segundos. Ento o tempo total dispendido ser o somatrio de cada um dos tempos indicados, redundando em 270 segundos. Se o tempo de resposta for maior todos os demais tempos envolvidos tambm o sero. Com isso os resultados diferiro dos inicialmente previstos. Se o socorro demora a chegar os prejuzos vo se acumulando. Para o clculo da funo tempo deve ser considerar o tempo de cada uma das fases do processo. O DMP ser exposto pelo conjunto de perdas que se verifiquem durante esse tempo.

Tf = ti + t2 + t3 + t4
A forma como os materiais se encontram influencia no s o tempo de combusto como o modo em que essa se processa. O algodo solto queima muito mais facilmente do que o algodo em fardos. A serragem da madeira queima muito mais fcil do que uma tora de madeira. O leo Diesel queima mais facilmente do que o leo de soja, apesar de ambos apresentarem caractersticas fsicas de leo. Face variedade de materiais deveremos grup-los de acordo com algumas de suas propriedades, como por exemplo: - slidos combustveis; - slidos inflamveis; -lquidos combustveis; -lquidos inflamveis; - gases combustveis. Algumas das classificaes internacionais explicitam a diferenciao entre os materiais de acordo com pontos de fulgor, ou outros parmetros. Por exemplo, uma classificao americana para estudo de incndio considera: -lquidos insolveis em gua com ponto de fulgor abaixo de 76,6C (petrleo, benzeno, querosene, estireno, tolueno, xileno, naftaleno, etc.) - lquidos solveis em gua com ponto de fulgor abaixo de 76,6C (acetaldeido, acetona, a1cools metlico, etlico e butlico, dissulfeto de carbono, ter vinlico, etc.) -lquidos insolveis em gua com ponto de fulgor acima de 76,6C (leos lubrificantes, leos APF, leos vegetais, etc.) - lquidos solveis em gua com ponto de fulgor acima de 76,6C (glicerol, benzil, acetatos, dietilenoglicol, dipropilenoglicol, dietilcarbitol, dimetoxitetraglicol, etileno, metilglicol, etc.) Voltando igualdade anterior, com o acrscimo da funo Material (M), tem-se:

DMP = f(t), f(M)


Pgina 46 de 55

Para obteno do DMP outro fator importante o ambiente (A) em que o incndio ocorre. Muitas vezes dizemos que o DMP uma fotografia instantnea de uma dada situao. Se considerarmos o incndio ocorrendo em uma sala com as portas e janelas fechadas teremos um resultados final. Se a porta ou alguma das janelas for aberta o resultado ser outro. Os ambientes podem ser considerados como: - abertos; - fechados, com ventilao natural; - fechados, com ventilao contnua; - fechados, sem ventilao. Com a adio do fator ambiente tem-se:

DMP = f(t), f(M), f(A)


Um novo item que deve constar da igualdade o fator preveno (P). De nada adianta um rpido atendimento ao incndio se no h equipamentos para combat-lo. Com isso chega-se a:

DMP = f(t), f(M), f(A), f(P) Onde: f(t) = funo do tempo f(M) = funo dos materiais envolvidos f(A) = funo do ambiente onde o fogo surgiu (P) = funo de sistemas de preveno existentes no local
Se a anlise for feita de forma crtica poder-se- at mesmo dispensar a funo ambiente. Assim sendo, tem-se:

DMP = f(t), f(M), f(P)


O DMP uma funo direta do tempo. Quanto maior o tempo gasto maior ser o dano. Da mesma forma, quanto mais favorvel ao incndio for o material maior ser o prejuzo ou a perda. Contrariamente, quanto maior for o nvel de preveno menor ser a perda. Com isso, nossa igualdade passa a ser:

DMP = f(t), f(M), f(i/P)


Encontrar-se uma frmula onde se adeque todos os parmetros requeridos no uma das tarefas mais fceis, j que so vrios os fatores a serem considerados, cujas associaes entre si no esto ainda totalmente estudadas ou conhecidas. Os riscos envolvendo inflamveis lquidos j esto em um nvel bem adiantado de estudo, o mesmo no ocorrendo com os demais riscos.

Pgina 47 de 55

A evoluo da informtica nos permite concluir que dentro de pouco tempo nosso desejo ser realizado. Enquanto no chegarmos a esse nvel podemos sugerir o que se segue: Definio de um modelo matemtico onde o nmero de variveis no seja um fator impeditivo para o desenvolvimento da tcnica. Para tanto, poderemos considerar o fogo originando-se em um ambiente fechado, e no ao ar livre. Outro ponto o da deteco. Para facilidade de clculo empregaremos um sensor, ou detector. Mesmo que o sensor no exista poderemos extrapolar um determinado tempo de atendimento ao incndio. Com esses dados sobra-nos muito pouco em termos de variveis, j que no estaremos considerando os efeitos externos provocados pelo ambiente natural, bem como estaremos dispensando as anlises que levem em conta o tempo de atendimento, j que esse pode ser pr-fixado em vista do resultado da inspeo de risco. A ttulo de ilustrao fixaremos alguns dados, tais como:

Funo do Tempo
Para a funo partiremos de um tempo inicial de dois minutos e meio, soma do tempo de deteco correspondente a 30 segundos com o tempo de atuao da brigada de incndio em dois minutos. O tempo inicial deve ser agravado como resultado da inspeo de risco, mais exatamente em funo da existncia de equipamentos de deteco e combate a incndios, tais como: a) empresa com sistema de deteco adequado, constitudo por brigada de incndio, extintores, hidrantes, detectores e sprinklers. Deve-se agravar o tempo inicial em 1 minuto b) empresa com sistema de proteo regular constitudo por brigada de incndios, extintores e hidrantes. Deve-se agravar o tempo inicial em 4 minutos c) empresa com sistema de preveno deficiente, constitudo por uma brigada de incndio incompleta, extintores e rede de hidrantes parcial Deve-se agravar o tempo inicial em 8 minutos

Funo Material
Para a funo material o ideal se procurar obter uma diviso que no seja muito extensa, para no inviabilizarmos o trabalho. Como sugesto indicamos: Classe A : Combustveis comuns; Classe B : Lquidos inflamveis no volteis; Classe C : Lquidos inflamveis volteis; Classe D : Lquidos combustveis comuns; Classe E : Lquidos combustveis inflamveis.

Funo Preveno
Como dissemos anteriormente a funo preveno est intimamente associada ao tempo de atendimento.

Pgina 48 de 55

Para um razovel enquadramento e at mesmo para uniformizar unidades optamos por associar a preveno a um agravamento na funo tempo. Os coeficientes de agravao so os constantes da tabela ao lado. Na montagem da tabela consideramos a existncia de um nmero mnimo de dispositivos de proteo contra incndio. Nesse caso, a existncia desses dispositivos obrigatria. Grande Mdio Pequeno Risco Risco Risco Brigada de Incndio S S S Vigilncia Patrimonial S S S/N Extintores e Carretas S S S Hidrantes Internos S S S/N Hidrantes Externos S S/N S/N Canhes monitores S/N S/N S/N Mangotinhos S/N S/N S/N Moto-bombas S S/N S/N Detectores S S S/N Sprinklers automticos S S/N S/N Sprinklers Manuais S/N S/N S/N Sistemas fixos de gases S/N S/N S/N Sistemas fixos de espuma S/N S/N S/N Sistemas fixos de p S/N S/N S/N Botoeiras de alarme S S S/N Carros de bombeiros S S/N S/N Coeficiente de agravao a ser aplicado (1) (2) (3) Se a existncia desses for opcional, o fato deles existirem significar um aumento da Equipamentos disponveis pontuao, gerando, consequentemente, a uma reduo do fator de agravao. Qde de pontos 10 10 01 02 02 05 01 02 05 10 05 10 08 08 02 05

Notas: s/n indica que o sistema opcional .


(1) at 50 pontos de 40 a 50 pontos de 30 a 40 pontos abaixo de 30 pontos (2) at 30 pontos de 20 a 30 pontos abaixo de 20 pontos (3) ate 15 pontos de 10 a 15 pontos abaixo de 10 pontos > sem agravao > agravao de 10% > agravao de 30% > agravao de 100% > agravao de 10% > agravao de 30% > agravao de 100% > agravao de 20% > agravao de 40% > agravao de 100%

Parmetros Bsicos
A proposta a de se encontrar um modelo mais simples de determinao do DMP, o qual pode vir a ser sofisticada proporo em que forem sendo obtidos novos parmetros. Desta forma, escolhendo um ambiente fechado reduz-se o nmero de variveis aleatrias. A escolha da deteco via detectores de fumaa ou inicos recai no fato deles poderem vir a ser sensibilizados de acordo com as circunstncias. Pgina 49 de 55

A partir da a nica varivel restante a referente a caracterstica do material existente. Para fins de estudo a escolha do material recai sobre o que apresente maior risco de incndio, se existirem vrios materiais no mesmo ambiente. Face ao modelo escolhido os parmetros que podero vir a sensibilizar os detectores so:

Aumento da presso
O fluxo de ar para alimentao da reao de combusto gera um incremento na presso ambiente. Mesmo sendo pequeno pode ser um dado utilizvel.

Aumento do fluxo de ar
O consumo de oxignio gera um aumento da velocidade do ar, provocado pela reposio do oxignio consumido. As correntes de conveco do ar tambm aumentam a velocidade do fluxo de ar.

Aumento da temperatura
O aumento da temperatura um dos dados relevantes. Para se criar uma situao agravante poderemos posicionar a origem do foco do incndio a 9 metros de distncia de um detector hipoteticamente instalado no ambiente. Cubando-se o volume de ar do ambiente e sabendo-se a quantidade de calor gerado com a queima tem-se o tempo necessrio sensibilizao do instrumento.

Aumento da umidade
Determinadas substncias ao oxidarem-se liberam gua, aumentando o percentual de umidade do ar.

Aumento da luminosidade
Este conceito deve ser empregado caso o detector seja tico ou de chamas. A ttulo de ilustrao, a queima de 230 gramas de algodo poder sensibilizar um detector instalado em uma sala com um volume de ar correspondente a 1.610 m3. Para tanto o instrumento dever estar calibrado para uma velocidade de ar correspondente a 0,2 m/s, a um percentual de umidade relativa a 60%, a uma presso de ar ambiente de 750 mmHg e a uma temperatura de 20C. Complementarmente ao proposto apresentamos um modelo desenvolvido por ns a alguns anos, para a avaliao de risco de incndio, com base em um trabalho divulgado pelo Prof. Jesus Peres Obeso. Uma das preocupaes que tivemos foi a de permitir que a avaliao do risco pudesse ser feita independentemente da qualificao profissional do inspetor. Ou seja, quisemos excluir o achismo, evitando dados desnecessrios. Outro ponto foi o de permitir que se avaliasse a empresa segurada sob os aspectos de: Caractersticas das construes; Pgina 50 de 55

. Fatores de localizao; . Fatores inerentes ao processo; Fatores de concentrao; Destrutibilidade de substncias/materiais; Propagabilidade do fogo; Sistemas de combate a incndio existentes na empresa; Sistemas de combate a incndio existentes no maior setor de incndio. A cada tpico h uma pontuao mxima e a pontuao recebida pelo item durante a inspeo. A diferena entre elas demonstra o grau de deficincia do setor ou da empresa. MTODO DE AVALIAO DE RISCOS POR PONTUAO DE ITENS EMPREGADO NA ACEITAO PRVIA DE RISCO INCNDIO
AVALIAO DO RISCO DE INCNDIO

I - Caractersticas das construes A) Nmero de andares ou altura da maior edificao ou risco


1 ou 2 menor do que 6 metros 3 a 5 de 9 a 15 metros 6 a 9 de 18 a 27 metros 10 ou mais acima de 30 metros 5 pontos 4 pontos 2 pontos 0 ponto

B) Superfcie do maior setor de incndio


de 0 a 500 m2 de 501 a 1.500 m2 de 1.501 a 2.500 m2 de 2.501 a 3.500 m2 de 3.501 a 4.500 m2 acima de 4.501 m2 5 pontos 4 pontos 3 pontos 2 pontos 1 ponto 0 ponto

C) Resistncia ao fogo das estruturas do maior risco


Resistente ao fogo No combustvel Combustvel 10 pontos l5 pontos 0 ponto

D) Existncia de tetos ou forros falsos


Sem tetos ou forros falsos Tetos ou forros abaixo de lajes de concretos Tetos ou forros de material no combustvel Tetos ou forros de material combustvel 5 pontos 4 pontos 12 pontos 0 ponto

E) Isolamento contra incndio do maior risco


Isolado por portas e paredes corta-fogo Isolado por portas e paredes incombustveis Isolado por portas e paredes combustveis Sem qualquer tipo de isolamento 10 pontos 5 pontos 2 pontos 0 ponto Pgina 51 de 55

F) Qualidade dos pisos do maior risco de incndio


Pisos incombustveis Pisos metlicos - no vazados Pisos metlicos vazados Pisos combustveis comuns 5 pontos 4 pontos 2 pontos 0 ponto

G) Resistncia ao fogo do telhado e de sua estrutura


Resistente ao fogo No combustveis Combustveis 5 pontos 2 pontos 0 ponto

H) Existncia de aberturas confrontantes com outros riscos


Aberturas protegidas contra o alastramento dos incndios Aberturas no protegidas 5 pontos 0 ponto

II - Fatores de Localizao A) Distncia aos corpos de bombeiros e guarnies de incndio


Menor do que 5 Km ou 5 minutos Entre 5 a 10 Km ou at 10 minutos Entre 10 a 20 Km ou at 15 minutos Acima de 20 Km ou 15 minutos 5 pontos 10 pontos 3 pontos 0 ponto

B) Acessibilidade aos edifcios pelas viaturas dos bombeiros externos


Boa Mdia Ruim 5 pontos 3 pontos 0 ponto

C) Densidade de edificaes ao redor do maior risco de incndio


rea densamente construda rea mediam ente construda rea parcialmente construda rea esparsamente construda 0 ponto 3 pontos 6 pontos 10 pontos

III - Fatores de risco inerentes ao processo A) Perigo de reativao do fogo


Baixo Mdio Alto 10 pontos 5 pontos 0 ponto

B) Carga trmica
Baixa (at 50 Mcal/m) Mdia (at 150 Mcal/m) Alta (at 300 Mcal/m) Muito alta (acima de 300 Mcal/m) C) Aspectos de ordem e limpeza Ruim Regular 0 ponto 3 pontos Pgina 52 de 55 10 pontos 5 pontos 3 pontos 0 ponto

Bom

5 pontos

D) Altura de armazenamento de mercadorias e matrias-primas na vertical


At 3 metros de altura Ate 6 metros de altura Acima de 6 metros de altura 5 pontos 2 pontos 0 ponto

E) reas de armazenamento de mercadorias e matrias-primas na horizontal


At 500 metros quadrados At 1.000 metros quadrados At 3.000 metros quadrados Acima de 3.000 metros quadrados 5 pontos 3 pontos 1 ponto 0 ponto

IV - Fatores de concentrao de valores e de contedo A) Concentrao de valores dos bens no maior risco de incndio
At US$ 1,000,00Im2 At US$ 5,000,00Im2 Acima de US$ 5,000,00Im2 10 pontos 5 pontos 3 pontos

B) Caractersticas do contedo do maior risco


De difcil reposio De mdia reposio De fcil reposio De imediata reposio 0 ponto 2 pontos 4 pontos 5 pontos

V - Propagabilidade do fogo na rea do maior risco A) Propagabilidade na vertical


Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto

B) Propagabilidade na horizontal
Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto

VI - Destrutibilidade das substncias e materiais A) Por calor


Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto

B) Por fumaa ou por gases txicos


Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto Pgina 53 de 55

C) Por corroso
Baixa Mdia Alta. 5 pontos 2 pontos 0 ponto

D) Por gua
Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto

E) Por agentes qumicos de combate a incndios


Baixa Mdia Alta 5 pontos 2 pontos 0 ponto

Sub-total Mx. VII -Sistemas de combate a incndio existentes na empresa


A) Extintores B) Hidrantes internos C) Hidrantes externos D) Mangotinhos E) Carros de bombeiro ou moto-bombas F) Chuveiros automticos contra incndio G) Detectores automticos contra incndio H) Sistemas fixos de gases I) Botoeiras de alarmes J) Reserva de gua contra incndio At 120.000 m3 At 500.000 m3 Mais de 500.000 m3

X 160 pontos
1 ponto 3 pontos 5 pontos 2 pontos 1 ponto 10 pontos 2 pontos 5 pontos 1 ponto 2 pontos 5 pontos 10 pontos

L) Brigada contra incndio


Multiplicar os pontos obtidos anteriormente por 1 Sub-total Mx. Y pontos 80 pontos

VIII Sistemas de proteo contra incndio existentes no maior risco


A) Extintores B) Hidrantes C) Chuveiros automticos contra incndio D) Detectores automticos E) Outros tipos de dispositivos de combate F) Brigada de incndio Multiplicar os pontos obtidos anteriormente por Sub-total Mximo IX - ndice de proteo contra incndio 1 ponto 4 pontos 10 pontos 3 pontos 2 pontos pontos 1 Z 40 pontos

PCI = (4 x X) + (3 x Y) + (2 x Z) + {(0,5 V)+(0,5 B)} 160 80 40


Pgina 54 de 55

V =Vigilncia permanente na empresa B=Existncia de Bombeiros profissionais permanentemente PONTUAO PCI at 4.pontos PCI at 6 pontos PCI at 8 pontos PCI at 9 pontos PCI acima de 9 pontos = = = = = risco aceitvel risco regular risco bom risco muito bom risco timo

Pgina 55 de 55

Vous aimerez peut-être aussi