Vous êtes sur la page 1sur 10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

Registro: 2011.0000140015 ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelao n 917076774.2007.8.26.0000, da Comarca de So Paulo, em que apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO sendo apelado LUIS ANTONIO CORREIA. ACORDAM, em 8 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores CAETANO LAGRASTA (Presidente sem voto), SALLES ROSSI E THEODURETO CAMARGO. So Paulo, 10 de agosto de 2011. LUIZ AMBRA RELATOR Assinatura Eletrnica

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


APELAO n 9170767-74.2007.8.26.0000 APELANTE: UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO APELADO: LUIS ANTONIO CORREIA COMARCA: SO PAULO VOTO N EMENTA: VOTO N 11272 APELAO CVEL N 9170767074.2007.8.26.0000 (516.671.4/3-00) SO PAULO APELANTE: UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MDICO APELADO: LUS ANTONIO CORREIA

PLANO DE SADE Contrato coletivo empresarial Imposio de reajuste na mensalidade por aumento da sinistralidade Inadmissibilidade Incidncia do Cdigo de Defesa do Consumidor Clusula abusiva colocando o consumidor em desvantagem exagerada Violao ao dever de informao Permissibilidade apenas do reajuste legal determinado pela ANS para planos individuais Sentena mantida Apelo improvido.

Trata-se de apelao contra sentena (a fls. 229/236) que julgou procedente ao de consignao em pagamento com pedido de tutela antecipada, relativa a plano de sade, para declarar injusta a recusa da r em receber os valores das mensalidades vencidas e consignadas, bem como declarar extinta a obrigao do autor para com a r, mantendo o contrato e as prestao de servios mdicos-hospitalares. Por fora da sucumbncia, arcar a r com o pagamento das custas e despesas processuais, e honorrios advocatcios fixados em 15% (quinze por cento) sobre o valor da causa. Nas razes de irresignao se sustentando o

APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 2/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


descabimento do decisum, pelos fundamentos ento expendidos (fls. 258/263).

Recebido o recurso a fl. 289, tempestivo, preparado a fls. 279/280, a fls. 297/303 veio a ser contra-arrazoado.

o relatrio.

O apelo no comporta acolhimento, fica improvido pelo meu voto.

Merc das renovaes sucessivas a cada ano, terminou a avena passou a vigorar sob a gide da lei 9656/98, quando da renovao ocorrida j sob a sua vigncia.

Primeira observao a formular exatamente essa. A de que, diversamente do que a contestao coloca, o contrato do autor regido pela lei 9656/98, por fora das renovaes sucessivas ocorridas, no havendo que se falar em plano acessrio ao plano coletivo principal, no regulamentado.

Trata-se de beneficirio de plano de sade coletivo, o sindicato contratante figurando como mero intermedirio entre a prestadora e o destinatrio final do servio. O autor advogado, em causa prpria. Aderira (fl. 02, logo ao seu incio, setembro/99) ao plano de sade contratado entre a Caixa de Assistncia dos Advogados de So Paulo (fls. 08/32) e a r, em abril de 1998. Insurge-se contra o aumento abusivo da mensalidade em 38,81%, muito superior ao ndice apontado pela ANS de 11,69%. evidente que os aumentos devem respeitar os limites estabelecidos pela agncia reguladora.

No vejo porque os beneficirios ltimos do plano (isto


APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 3/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


, os trabalhadores sindicalizados) no possam ter direitos prprios em relao a este, que primordialmente lhes destinado. No possam inclusive, em ltima anlise, ser considerados consumidores, com toda a proteo legal de tal condio defluente. Trata-se de estipulao em favor de terceiros, os estipulados (os trabalhadores beneficirios do plano) com direito prprio e autnomo de ao, na defesa de seus direitos no se sujeitando ao nuto do estipulante.

Que o segurado litiga com base em direito prprio, muito embora o plano de sade tenha sido contratado pelo sindicato a que filiado, tambm no h dvida nenhuma. Isso deixei expresso nas apelaes 280.386-4/9-00 e 284.018-4/0-00 e nos embargos infringentes 223.547-4/9-01, de que fui relator nesta Cmara. E a matria nem nova, vem normada desde 1916, pelo Cdigo Civil de ento. Se litiga com base em direito prprio, para todos os efeitos tido como consumidor, a legislao consumerista no tem porque deixar aqui de ser aplicada.

Est no Cdigo Civil atual (artigo 436, relativo estipulao em favor de terceiro), como esteve no anterior (artigo 1098): o que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigao. Acrescentando o nico que ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigao, tambm permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito s condies e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante no o inovar, nos termos do artigo 438.

A partir da, afigura-se completamente descabida a alegao de ilegitimidade ativa. O estipulado tem legitimidade para vir litigar pelo cumprimento do contrato, como tambm tem enquanto consumidor, a lei 8078/90 suficientemente expressa a respeito: como consumidor conceituando toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final (artigo 2). A este equiparando (art. 2, nico) a prpria coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis,
APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 4/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


que haja intervindo nas relaes de consumo. Assim como a prpria vtima do evento (artigo 17), o conceito de servio amplo o suficiente para abarcar (artigo 3, 2) atividades da ordem da presente. Ainda o artigo 29 (equiparam-se aos consumidores todas as pessoas determinveis ou no, expostas s prticas nele previstas), sustentar o contrrio no tem o menor cabimento.

Observa-se que o contrato em questo est amparado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, ainda que a avena tenha sido celebrada antes do incio de sua vigncia. Nesse sentido j decidiu o STJ: (...) O Cdigo de Defesa do Consumidor se aplica aos contratos de execuo continuada, estando os fatos narrados no mbito do seu tempo de vigncia (...) RESP 439410/SP Rel. Min. Carlos Alberto Menezes

Direito, j. 10/12/02, e RESP 331860/RJ, do mesmo Relator.

O contrato do autor no fugindo a essa regra, em funo desse modo de proceder, exatamente, teria cado sob o mbito de incidncia do regramento novo. Cada renovao equivalendo a um novo contrato, para os efeitos legais. Isto , acabando um, no seu lugar passa a vigir o que se lhe seguir, para fins de subsuno ao regramento legal em vigor. E, novo o contrato, h que obrigatoriamente se reger pela lei nova, impregnada de dispositivos de ordem pblica.

Nesse ponto, o artigo 35 da lei 9656

que na sua

primeira parte foi mantido; o 35-E que teve a vigncia suspensa

suficientemente expresso: aplicam-se as disposies desta lei a todos os contratos celebrados a partir de sua vigncia. Quer dizer, havendo renovao, esta h que se reger pelas normas do direito atual, no daquele que no mais vige; at porque, nesse ponto, estas se revestem de carter pblico ou, no mnimo, privado cogente. Descabendo falar em inverso da equao econmica resultante do contrato, onerosidade excessiva (para a seguradora), falta de migrao, falta de adaptao ou coisa similar; no todo
APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 5/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


o seguro sempre d lucro, algum prejuzo h que ser suportado, conforme a hiptese, ao nuto do legislador; a do idoso uma delas, a das doenas crnicas no conhecidas ou supervenientes tambm.

Outrossim, irrelevante o argumento da seguradora de que, na avena firmada entre as partes, existe clusula especfica autorizando o reajuste das mensalidades em funo da sinistralidade havida no perodo, vez que no explicitado quais seriam os critrios e as bases do aumento a ensejar o percentual aplicado. Tal omisso violaria os princpios da boa-f, da lealdade e da transparncia, inerentes aos contratos, e que devem reger as relaes de consumo.

Pois, referida alterao, assim como a contratao, do modo como se deu, impediu o consumidor de ter pleno conhecimento do contedo e do alcance do contrato, impossibilitando-o de ter prvio conhecimento das obrigaes que passou a assumir. Alm disso, a seguradora no comunicou aos beneficirios quanto do aumento do prmio, limitando-se a enviar o respectivo boleto de cobrana com o acrscimo de 38,81% do valor da mensalidade, desacompanhado de demonstrativo contendo o ndice adotado para a feitura do clculo, o que inviabiliza a aferio e qualquer discusso acerca do novo valor imposto. O reajuste cobrado no o oficial indicado, revelando-se nitidamente abusivo e excessivamente oneroso para o consumidor, gerando desequilbrio contratual em desfavor da parte notadamente mais vulnervel da relao existente.

Vale ressaltar que o Cdigo de Defesa do Consumidor prev, dentre os direitos bsicos do consumidor, a modificao, ou sua reviso, de clusula contratual que estabelea prestao desproporcional, ou excessivamente onerosa, a ele imposta em razo de fato superveniente (art. 6, inciso V). Ademais, nula a clusula que favorea o fornecedor, direta ou indiretamente, pela variao de valores de maneira unilateral (art.
APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 6/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


51, inciso X, do Cdigo de Defesa do Consumidor), bem como estabelea obrigao considerada abusiva ou que coloque o consumidor em desvantagem exagerada (art. 51, inciso IV).

Outrossim, o fato de a ANS

Agncia Nacional de

Sade no haver fixado ndice de reajuste para contratos coletivos, no significa que para os mesmos devam ocorrer reajustes desproporcionais ao alvedrio da seguradora. Nesse sentido: PLANO DE SADE COLETIVO - Consignao em pagamento Finalidade social do contrato - Sinistralidade - Majorao da mensalidade acima do limite do ndice estabelecido pela ANS - Inadmissibilidade Contrato coletivo - Irrelevncia Encargos suportados por pessoas fsicas Clusula contratual abusiva - Apelo desprovido. (ApCiv 539.797.4/6-00 Comarca: Jundia - 5 Cmara de Direito Privado - Rel. Des. Dimas Carneiro - j. 11.02.09 - v.u.- Voto 6717); CONVNIO MDICO E SEGURO SADE. Reviso de clusulas contratuais que est prevista de modo especfico no art. 6, V, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Legitimidade ativa e interesse processual do beneficirio de plano coletivo, cuja contratao por meio de terceira pessoa, no afasta a condio de consumidor por ser o destinatrio final dos servios que sero prestados pelo convnio na condio de fornecedor. Reajustes feitos em desacordo com as regras da ANS para os contratos individuais sob o fundamento de os contratos coletivos a elas no se submetem quanto aos reajustes. Abusividade que desequilibra os contratos e na prtica inviabiliza a sua continuao pelo nus excessivo que acarreta ao consumidor. Carncia afastada e julgamento do mrito com base no art. 515, 3, do Cdigo de Processo Civil. Procedncia da ao para afastar os reajustes excessivos de 30% e 35% em 2006 e 2007, determinando-se que sejam feitos como aprovado pela ANS para os planos individuais. Agravo retido improvido e provido o apelo. (ApCiv 605.842.4/800 - Comarca: Jundia - 4 Cmara de Direito Privado - Rel. Des. Francisco Loureiro - j. 04.12.08 - v.u. - Voto 6.193); PLANO DE SADE. Contrato coletivo. Reajustes baseados no critrio da sinistralidade. Ausncia de regulamentao. Resolues da ANS que fixam apenas os reajustes aplicveis aos contratos individuais. Determinada a aplicao de tais ndices ao contrato dos autores, nada obstante ser coletivo. Cabe ao Judicirio atentar para os direitos bsicos da parte mais fraca da relao de consumo, observados os princpios norteadores do CDC. Recurso provido. (ApCv 443.499.4/1-00 - Comarca de

APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 7/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


So Sebastio da Grama - 8 Cmara de Direito Privado Marques Neto - j. 30.07.08 - v.u. - Voto 16.585); Rel. Des. Silvio

PLANO DE SADE. Reajuste de mensalidade. Contrato coletivo. Ausncia de regulamentao. Resolues da ANS que fixam apenas os reajustes aplicveis aos contratos individuais. Determinada a aplicao de tais ndices ao contrato da autora, nada obstante ser coletivo. Cabe ao Judicirio atentar para os direitos bsicos da parte mais fraca da relao de consumo. Recurso provido. (ApCiv n 460.877-4/1-00 Comarca: So Vicente - 3 Cmara de Direito Privado - Rel. Des. Caetano Lagrasta - j. 03/10/2006; v.u. - Voto 13.646). Seguro sade. Majorao de mensalidade em funo do ndice de sinistralidade. Reajuste aplicado em setembro de 2004 despido de maiores justificativas. Abusividade. Aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor. Ao julgada procedente. Sentena confirmada. Apelo no provido (TJSP, ??2 Cmara de Direito Privado, Apelao Cvel n 9.105.11314.2005.8.26.0000 - Rel. Des. Jos Carlos Ferreira Alves). Plano de sade coletivo. Elevao de prmio por suposto aumento da sinistralidade. Falta de demonstrao de causa bastante reviso nos moldes que foram unilateralmente estabelecidos. Aplicao do CDC. Dever de transparncia e informao. Abusividade reconhecida. Sentena mantida. Recurso desprovido (TJSP ??1 Cmara de Direito Privado Apelao Cvel n 0118398-62.2007.8.26.0000 -Rel. Des. Claudio Godoy). Na verdade, h uma distoro nesse tipo de contrato, provocada pelo interesse das empresas de plano de sade com o intuito exclusivo de captar clientela e aumentar seu lucro. Embora taxado como coletivo, celebrado com pequenas empresas em condies

aparentemente mais vantajosas que os planos individuais. Por contar, porm com diminuto nmero de beneficiados, qualquer utilizao anormal por um dos segurados implica aumento excepcional do risco, tornando insustentvel a preservao da avena na forma antes estabelecida, deixando os contratantes a descoberto, se no aceitarem os novos valores exigidos.

Em outras palavras, para se evitar questes como a que objeto do feito, deveria a r, se o caso, restringir os contratos

APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 8/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


coletivos para as situaes em que exista um grande universo de beneficirios, de modo a diluir o risco e impedir grandes distores nos aumentos das mensalidades, efetivando at mesmo, se cabvel, juno de pequenas carteiras para tornar economicamente vivel essa prestao de servios. No entanto, preferindo no faz-lo, corre o risco de praticar aumentos abusivos, que no podem ser referendados pelo Poder Judicirio. Inadmissvel, assim, a alegao de que o reajuste aplicado necessrio para a recuperao da equidade contratual posto que, manter o equilbrio econmico no se traduz em deliberao unilateral de elevaes arbitrrias no valor mensal do prmio, sem justificativa prvia e nenhuma informao ao consumidor. A esse respeito, confira-se: A onerosidade excessiva, medida pelo ndice de sinistralidade da aplice, com que a seguradora pretende motivar sua denncia, vazia de contedo porque todos os seguros so onerosos para a seguradora. O excesso de nus, ou onerosidade excessiva, parte da lea, essencial no contrato de seguro do risco de sade, ou fruto da incria da seguradora na formulao da equao atuarial (...) a quebra do equilbrio contratual, que dava s partes confiana na contratao e na prestao do servio, precisa ser demonstrada. (TJSP ??10 Cmara de Direito Privado - Apelao Cvel n 482.621-4/5-00 - Relator Desembargador Joo Carlos Saletti). "Plano de sade - Reajuste no percentual de 75% em funo da sinistralidade - Abusividade reconhecida, permitida somente a utilizao do ndice autorizado pela ANS que, para o perodo, foi de 8,89%, independentemente do contrato celebrado entre as partes ser coletivo Cooperativa que j havia majorado anteriormente o valor do prmio em ndice superior ao estabelecido (ajuste anual), o que confirma o abuso na clusula inserida no contrato, decretada sua nulidade - Sentena mantida No provimento." (TJ/SP, Apelao n 594.134-4/4, de So Paulo, rel. Des. nio Santarelli Zuliani, 4 Cmara de Direito Privado, j. em 03/09/2009). "Plano de Sade - Obrigao de Fazer - Consignao em pagamento - Reajuste, estabelecendo a majorao do prmio em 100%, sob o argumento de aumento da sinistralidade Inadmissibilidade Aplicao, na espcie, do Cdigo de Defesa do Consumidor, ainda que o contrato tenha sido firmado anteriormente sua vigncia - Clusula abusiva que fere o equilbrio contratual e coloca o consumidor em desvantagem exagerada - Violao do dever de informao, bem como dos princpios da boa-f e da transparncia, por parte da seguradora Mudana de padro

APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 9/10

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


do plano de sade para categoria inferior Inadmissibilidade em razo de falta de previso legal - Autorizado somente reajuste legal, determinado pela ANS para planos individuais, de 26,10% no ano de 2005 e a cobrana da diferena de 11,60% a partir de 2007 Sentena reformada em parte Recurso parcialmente provido." (TJ/SP, Apelao n 638.115.4/7-00, de So Paulo, rel. Des. Percival Nogueira, 6 Cmara de Direito Privado, j. em 13/08/2009). "Plano de Sade - Ao de consignao em pagamento Reajuste de mensalidade. ndice de Sinistralidade. Incidncia das normas do Cdigo de Defesa do Consumidor - Inverso do nus da prova Inexistncia de comprovao tocante regularidade do aumento no ndice pretendido. Sentena mantida. Recurso improvido" (TJ/SP, Apelao Cvel n 443.928-4/0, 3 Cmara de Direito Privado, Rel. Des. Egidio Giacia, j. 11.08.2009). Por todo o exposto, pelo meu voto, mantenho a r. sentena e nego provimento irresignao recursal.

Luiz Ambra Relator

APELAO N 9170767-74.2007.8.26.0000 SO PAULO VOTO N 1 0/10

Vous aimerez peut-être aussi