Vous êtes sur la page 1sur 2

Toca a Unir! Fazer da Greve de 22 de Maro um passo no caminho para a frente nica de classe para derrotar o programa da Troika!

Sob as palavras contra o aumento da explorao, contra o empobrecimento do nosso pas, est convocada, pela CGTP, uma jornada de greve para o dia 22 de Maro. A Comisso pela Proibio dos Despedimentos (CPD) considera que as razes para a convocao desta greve, e, inclusive o seu calendrio perodo em que na Assembleia da Repblica os deputados se preparam para aprofundar os ataques aos direitos dos trabalhadores, em consonncia com o Memorando da Troika e o Acordo assinado na concertao social em Janeiro de 2012 so pertinentes. Nenhuma organizao que fale em nome dos trabalhadores tem o direito de ficar calada e quieta perante esta ofensiva. Os militantes ligados CPD esto na primeira linha, procurando ajudar a que no meio das fileiras dos trabalhadores esta jornada de greve geral possa constituir um passo na realizao das condies da frente nica de classe, reatando com a jornada de greve geral do passado dia 24 de Novembro e levando a Direco da UGT a retirar a assinatura do Acordo de concertao social. A vida mostra-nos que estes objectivos decisivos para bloquear a aplicao do programa da Troika/ Passos Coelho, impedindo a concretizao da alienao de empresas estratgicas (como os CTT, a Epal, a TAP, a ANA e uma parte da CGD) o desmantelamento da Segurana social, da Escola Pblica, do SNS e do Poder local ao servio dos especuladores e impondo o fim das falncias e dos despedimentos podem ser atingidos. Muitos acordos de concertao social j foram assinados e a vida e a luta dos trabalhadores encarregaram-se de limitar a sua aplicao. com esta convico que a CPD sada os trabalhadores e os sindicatos que, no sendo da CGTP, decidem empenhar-se na mobilizao para a construo da Unidade nos seus sectores, no dia da greve, como o fazem, de forma exemplar, sob a palavra de ordem Toca a Unir, os dirigentes do sindicato de transportes da UGT (SITRA): Os interesses que defendo so dos trabalhadores associados do SITRA; com eles a minha principal responsabilidade. O salrio baixo, estamos a falar de um sector com salrios baixssimos, o salrio de um motorista hoje volta de seiscentos euros, portanto, os mil e tal euros que levam para casa ao fim do ms resultam de uma remunerao varivel que so as horas suplementares. (Srgio Monte, Secretrio-Geral do SITRA) As razes para uma greve geral so muito fortes. Este Governo est l para virar tudo. Veja-se agora as leis laborais, a comear pela que reduz drasticamente o subsdio de desemprego e que o Presidente da Repblica acaba de promulgar.

preciso mobilizar as pessoas para a aco sindical organizada, para que no comece a haver o desespero que se pode virar contra todos. Os dirigentes da CGTP sabem isso. Eles at defendem a disciplina, nas lutas. Sabem que uma greve para ser geral, para ter a adeso da maioria dos trabalhadores, tem que ser combinada em conjunto e trabalhada em conjunto. O seu timing no pode ser decidido s por alguns. S assim se podero restabelecer as condies de unidade que tivemos em 24 de Novembro, levando a que seja ultrapassado o Acordo que a UGT assinou e que ns, no SITRA, rejeitmos desde a primeira hora. Em Espanha, as direces das CCOO e da UGT tambm assinaram acordos com o Governo e agora, perante a ofensiva contra as leis laborais uma ofensiva para facilitar os despedimentos elas organizaram manifestaes massivas e convocaram uma greve geral, para o dia 29 de Maro. Assim, vemos que a sua palavra de ordem Toca a Unir. o mesmo Toca a unir que tem de ser feito no nosso pas, de parte a parte. Uma greve para ser geral precisa de ter os sindicatos da CGTP e da UGT. (Domingos Paulino, Presidente do SITRA)

Preparar uma resposta escala dos povos de toda a Europa A 22 de Maro em Portugal; a 29 ser uma greve geral no Estado Espanhol. Em todos os pases, os trabalhadores e os povos procuram resistir s medidas de destruio e de empobrecimento que as instituies defensoras do capital financeiro e das multinacionais decidem e procuram aplicar, numa tentativa desesperada para manter vivo o sistema capitalista falido. A sua fuga para a frente leva-os, agora, a querer impor que na Constituio de cada pas fique consignada a subordinao do Oramento de Estado a um dfice mximo de 0,5% do PIB e reduo da dvida soberana a 60% e, ainda, os mecanismos para que estes objectivos sejam realizados. Isto exigem que seja constitucionalizada a Troika e o seu programa de austeridade e reajuste. Mais do que nunca se coloca a necessidade do movimento sindical recusar subordinar-se a estes planos, ao mesmo tempo que dever procurar os meios de coordenao das mobilizaes para poder virar uma pgina, escala europeia sob a linha da construo da Unio Livre das Naes soberanas e solidrias de toda a Europa. A CPD partilha esta perspectiva com outros militantes portugueses e de vrios pases europeus, agindo em conjunto de modo a serem criadas as condies para que, a breve trecho, se realize uma nova Conferncia Operria Europeia, no seguimento do Comcio internacional que teve lugar em Paris, no dia 1 de Outubro de 2011. Lisboa, 16 de Maro de 2012 A Comisso pela Proibio dos Despedimentos

Blogue da Comisso pela Proibio dos Despedimentos: http://proibicaodosdespedimentos.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi