Vous êtes sur la page 1sur 5

UAB UNIVERSIDADE ABERTA 4 CURSO DE PROFISSIONALIZAO EM SERVIO U.C.

: EDUCAO E SOCIEDADE

Tema 1 A escola e os desafios da sociedade de informao e conhecimento Documento em anlise: A Escola perante os desafios da Sociedade de Informao de Manuel Meirinhos

1- O HOMEM PERANTE AS TECNOLOGIAS

A influncia exercida pelas tecnologias no nosso dia-a-dia de tal forma que modifica uma grande parte de ns: enriquece o nosso saber, altera a nossa forma de pensar, a nossa forma de atuar na nossa sociedade, de nos relacionarmos com os outros, a nossa perspetiva/ viso sobre o mundo. Muitas das nossas capacidades e funes cognitivas so fruto do uso da tecnologia, da interao constante que as ferramentas das TIC exercem sobre o ambiente que nos rodeia amplificando dessa forma a nossa capacidade intelectual. As tecnologias so como uma condio sine qua non nossa sobrevivncia. O domnio das tecnologias no nosso quotidiano to forte que privilegiamos a comunicao visual em detrimento da comunicao escrita ou oral.

2- A SOCIEDADE DE INFORMAO

O que a Sociedade de Informao?

A SI a nossa sociedade atual, na qual so utilizadas tecnologias de ARMAZENAMENTO, PROCESSAMENTO, VALORIZAO, TRANSMISSO, DISTRIBUIO E DISSEMINAO de informao a baixo custo e que conduzem criao de conhecimento e satisfao das necessidades dos cidados e das empresas, desempenham um papel central na atividade econmica, na criao de riqueza, na definio da qualidade de vida dos cidados e das suas prticas culturais. A SI corresponde a uma sociedade cujo funcionamento recorre crescentemente a redes digitais de informao, resultantes do desenvolvimento das TIC, do audiovisual e das comunicaes, com as consequentes implicaes no trabalho, na sade, na educao, no lazer, nos transportes, no ambiente.

Esta SI alterou a histria da humanidade. O desenvolvimento acelerado das novas TIC provocou uma metamorfose radical e global na SI ao ponto de ela ser:
GLOBAL: Somos uma aldeia global em que nos possvel assistir em direto a acontecimentos que esto a ocorrer do outro lado do planeta. A informao circula por todo o globo e ns temos um acesso incondicional a essa rede de informao. O nosso horizonte o infinito.

VELOZ: Durante muito tempo da histria, a produo e circulao da informao era lenta. Com a inveno da imprensa por Gutenberg em 1457, houve um crescimento significativo de circulao de informao, nada comparado quantidade de informao nos dias de hoje.

ACELERADA: Cada vez se produz mais informao e mais depressa.

INSTANTNEA: Dado que a informao corre rapidamente, ela chega-nos instantaneamente. Os meios de informao difundem a informao velocidade da luz. Podemos obter atas de reunies, relatrios de empresas, trabalhos cientficos no momento em que acabaram de ser divulgados; consultar on-line bibliotecas virtuais, enciclopdias, dicionrios.

DESATUALIZADA: A crescente e veloz circulao da informao origina a uma desatualizao permanente. De hoje em dia, um estudante que obtenha um grau acadmico e no mais se atualize, fica desde logo com os seus conhecimentos obsoletos.

FORMAO PERMANENTE: Para nos mantermos atualizados, temos de estar em permanente formao e aprendizagem ao longo da vida. O ritmo da mudana to rpido, que os sistemas de formao inicial no podem dar respostas a todas as necessidades presentes e futuras da sociedade.

MEDIATIZAO: Estamos mergulhados num ambiente social novo em que as TIC nos afastam cada vez mais da natureza, dos sentidos reais, naturais. Vivemos numa realidade virtual em que as criaes so artificiais.

A INFORMAO UMA MATRIA-PRIMA DE USO INCONTESTVEL. A NOSSA SOCIEDADE COMPOSTA POR CONSUMIDORES E PRODUTORES DE INFORMAO DIGITAL.

A informao assenta no s no incremento da palavra escrita, mas tambm na diversificao de novas linguagens (visual, audiovisual), novos meios (disquetes, CD-Rom, DVD, pen drives) e novos suportes (satlites, redes de computadores, as fibras ticas). O desenvolvimento acelerado das novas tecnologias est a provocar uma metamorfose radical e global na forma de trabalhar, de nos informar, de nos educar, de nos vestir, de nos divertir, de relacionar, na forma de vender e de consumir, enfim em todos os aspetos da vida social e familiar. este o cenrio

atual da nossa sociedade e enquanto cidados pertencentes a esta sociedade de informao temos de acompanhar e enfrentar de perto os desafios por ela impostos que so j visveis e que passo a destacar: - as TIC esto implementadas em todos os ramos da nossa vida social e profissional. - a informao sinnimo de poder e o poder est no conhecimento, no saber. - as profisses privilegiam cada vez mais o uso da informao e das TIC. - o emprego aumenta no setor tercirio e diminui no setor 1 e 2. - a noo de saber altera-se, a esta junta-se formas de comunicao e expresso. - a organizao das empresas altera-se bem como as formas de nelas se trabalhar - existem novas formas de relacionamento humano. - mudana de profisso e/ou trabalho vrias vezes ao longo da vida - alteram-se as formas de aprendizagem e educao em geral.

3- EDUCAR PARA A SOCIEDADE DA INFORMAO E CONHECIMENTO

Uma das finalidades de base do sistema educativo foi alfabetizar os alunos, para saber ler, escrever e contar. Hoje, a alfabetizao vai mais alm do que isto. Para alm da linguagem escrita e oral, proeminente a comunicao visual, audiovisual multimdia, e outras, utilizando-se os novos meios e novos suportes. Qualquer pessoa que no domine as novas tecnologias e as novas linguagens, est completamente impedido de ter acesso a grande parte da informao veiculada na nossa sociedade- o fenmeno do analfabetismo meditico. As pessoas consideradas analfabetas tecnologicamente so aquelas que no sabem mover-se na cultura e tecnologia digital, no sabem navegar por redes, no sabem procurar informao til, analis-la, organiz-la, process-la, dissemin-la a outros indivduos. Estas pessoas esto em risco porque tero maiores dificuldades no acesso e promoo no mercado de trabalho, estaro mais vulnerveis e indefesos perante a manipulao informativa. Esta sociedade de informao marca uma nova era da informtica que por sua vez reclama e torna imperativo uma nova educao, uma nova cultura de aprendizagem, uma educao adaptada realidade em que vivemos, que nos promova desde cedo o contacto com as novas tecnologias sob pena de os cidados se tornarem info-excludos, com extremas dificuldades e obstculos no acesso informao. A igualdade tecnolgica, a qualificao para o uso das tecnologias o objetivo desta SI e a mesma reconhece que os processos de aprendizagem devem ser construdos ao longo da vida e no apenas na escola ou no trabalho, no em determinados momentos da nossa vida. Uma educao que prepare as pessoas para a sociedade da informao tem de ser constituda em torno da aprendizagem e no no ato de ensinar. A educao das pessoas cada vez mais passa pela ideia de aprender a aprender. A pessoa deve ser cada vez mais autodidata, autnoma no desenvolvimento das suas aprendizagens.

A educao deve abordar 3 componentes: O Contedo o indivduo deve ser portador de uma cultura de base suficientemente vasta (contedos, informao, conceitos, factos) As Competncias, o indivduo deve aprender a prender, deve ser capaz de desenvolver capacidades de aprender por si prprio, ser autodidata, isto tudo ao longo da sua vida. Deve possuir habilidades de investigao, habilidades de resoluo de problemas, aquisio de estratgias, mtodos e procedimentos,saber procurar, gerir e organizar informao til e proveitosa para a sua vida quotidiana. As Atitudes, O individuo deve aprender a viver em comum, em sociedade, desenvolvendo atitudes de cooperao, compreenso, tolerncia, respeito, colaborao, autonomia, entreajuda, responsabilidade,

Uma nova escola para uma nova sociedade Existe um desfasamento entre a escola e a sociedade. A escola no se adaptou s novas tecnologias, tentando utilizar os meios e coloca-los ao servio de uma velha pedagogia, utilizar os novos meios como tecnologias de substituio do professor. Segundo o Frum da Sociedade de Informao (1996), a educao e a formao devem ser rapidamente reorientadas, destacando-os os seguintes desafios: - Mudana no seio dos sistemas de ensino e s mudanas de papis no seio das profisses docentes; - Criar sistemas educativos baseados nas tecnologias da informao (escassez de hardware e software nas escolas e universidades); - Dotar os professores das novas qualificaes docentes necessrias para utilizar da melhor forma as tecnologias de informao; - Combater a falta de software adequado para se ministrarem cursos.

Factos indicadores que as novas necessidades educativas da sociedade de informao esto a provocar uma transformao na educao deitando por terra os pilares que a sustentavam: - A escola hoje j no depositria privilegiada do saber socialmente relevante; - A escola pode ser a instituio mais eficaz para ensinar a ler e a escrever, mas no est a promover a nova alfabetizao para a sociedade de informao promovendo a info-excluso. - os professores j no so detentores de todas as sabedorias. - A escola de hoje no possui todos os instrumentos e linguagens para a produo e sistematizao do saber, que existem na sociedade. Existe um claro desfasamento entre o que exige o novo ambiente social e o que as escolas esto em condies de poderem oferecer. As novas tecnologias da informao e comunicao colocam em causa o tradicional ato de ensinar e aprender a nossa forma de organizao do trabalho, os nossos hbitos e atitudes. A escola deve tirar mximo proveito das novas tecnologias. COMO? Sugere-se: Criao de novas infraestruturas Espaos alternativos; novos equipamentos em quantidade e qualidade; novas estruturas de apoio (centros de recursos), com pessoal auxiliar qualificado, que permita a sua organizao, gesto e manuteno.

Criao de uma nova organizao Nova formas de distribuio do tempo escolar; novas formas de organizao do trabalho (turmas-professores); mais autonomia para adaptao das realidades sociais, e abertura a novas fontes de saber; maior flexibilidade curricular, dando mais importncia ao desenvolvimento das competncias. A definio de novos desafios para professores e alunos o professor no a nica fonte de informao. O aluno tem de ter um papel mais ativo no processo de aprendizagem; o professor pode surgir como guia para a aquisio de hbitos e destrezas, aquisio, seleo e tratamento de informao, mas o aluno que tem de construir o seu conhecimento e desenvolva capacidades. Novos suportes de informao e meios de aprendizagem Software educativo, enciclopdias multimdia; intranet e Internet para trabalho colaborativo na prpria escola ou entre escolas; bases de dados em linha e bibliotecas eletrnicas.

A forma como funcionam as escolas tm sido sempre posta em causa, sempre que existe mudanas quer sociais, quer econmicas, quer politicas mas com o aparecimento da sociedade de informao, essas mudanas tem, impreterivelmente, de se fazerem sentir. Esta sociedade de informao implica novas necessidades educativas e o papel da escola conseguir adaptar-se de forma a dar resposta a estas novas necessidades.

Vous aimerez peut-être aussi