Vous êtes sur la page 1sur 7

COERNCIA E COESO TEXTUAIS Conceitos nucleares da lingustica textual, que dizem respeito a dois factores de garantia e preservao da textualidade.

Coerncia a ligao em conjunto dos elementos formativos de um texto; a coeso a associao consistente desses elementos. Estas duas definies literais no contemplam todas as possibilidades de significao destas duas operaes essencias na construo de um texto e nem sequer do conta dos problemas que se levantam na contaminao entre ambas. As definies apresentadas constituem apenas princpios bsicos de reconhecimento das duas operaes (note-se que o facto de designarmos a coerncia e a coeso como operaes pode ser inclusive refutvel). A distino entre estas duas operaes ou factores de textualidade est ainda em discusso quer na teoria do texto quer na lingustica textual. Entre os autores que apenas se referem a um dos aspectos, sem qualquer distino, esto Halliday e Hasan, que, em Cohesion in English (1976), defendem ser a coeso entre as frases o factor determinante de um texto enquanto tal; a coeso que permite chegar textura (aquilo que permite distinguir um texto de um no-texto); a coeso obtm-se em grande parte a partir da gramtica e tambm a partir do lxico. Por outro lado, autores como Beaugrande e Dressler apresentam um ponto de vista que partilhamos: coerncia e coeso so nveis distintos de anlise. A coeso diz respeito ao modo como ligamos os elementos textuais numa sequncia; a coerncia no apenas uma marca textual, mas diz respeito aos conceitos e s relaes semnticas que permitem a unio dos elementos textuais. A coerncia de um texto facilmente deduzida por um falante de uma lngua, quando no encontra sentido lgico entre as proposies de um enunciado oral ou escrito. a competncia lingustica, tomada em sentido lato, que permite a esse falante reconhecer de imediato a coerncia de um discurso. A competncia lingustica combina-se com a competncia textual para possibilitar certas operaes simples ou complexas da escrita literria ou no literria: um resumo, uma parfrase, uma dissertao a partir de um tema dado, um comentrio a um texto literrio, etc. Coerncia e coeso so fenmenos distintos porque podem ocorrer numa sequncia coesiva de factos isolados que, combinados entre si, no tm condies para formar um texto. A coeso no uma condio necessria e suficiente para constituir um texto. No exemplo: (1) A Joana no estuda nesta Escola. Ela no sabe qual a Escola mais antiga da cidade. Esta Escola tem um jardim. A Escola no tem laboratrio de lnguas. o termo lexical Escola comum a todas as frases e o nome Joana est pronominalizado, contudo, tal no suficiente para formar um texto, uma vez que no possumos as relaes de sentido que unificam a sequncia, apesar da coeso individual das frases encadeadas (mas divorciadas semanticamente). Pode ocorrer um texto sem coeso interna, mas a sua textualidade no deixa de se manifestar ao nvel da coerncia. Seja o seguinte exemplo:

(2) O Paulo estuda Ingls. A Elisa vai todas as tardes trabalhar no Instituto. A Sandra teve 16 valores no teste de Matemtica. Todos os meus filhos so estudiosos. Este exemplo mostra-nos que no necessrio retomar elementos de enunciados anteriores para conseguir coerncia textual entre as frases. Alm disso, a coerncia no est apenas na sucesso linear dos enunciados mas numa ordenao hierrquica. Em (2), o ltimo enunciado reduz os anteriores a um denominador comum e recupera a unidade. A coerncia no independente do contexto no qual o texto est inscrito, isto , no podemos ignorar factores como o autor, o leitor, o espao, a histria, o tempo, etc. O exemplo seguinte: (3) O velho abutre alisa as suas penas. um verso de Sophia de Mello Breyner Andresen que s pode ser compreendido uma vez contextualizado (pertence ao conjunto As Grades, in Livro Sexto, 1962): o velho abutre uma metfora subtil para designar o ditador fascista Salazar. No o conhecimento da lngua que nos permite saber isto mas o conhecimento da cultura portuguesa. A coeso textual pode conseguir-se mediante quatro procedimentos gramaticais elementares, sem querermos avanar aqui com um modelo universal mas apenas definir operaes fundamentais: i. Substituio : quando uma palavra ou expresso substitui outras anteriores: (4) O Rui foi ao cinema. Ele no gostou do filme. ii. Reiterao : quando se repetem formas no texto: (5) - E um beijo?! E um beijo do seu filhinho?! - Quando dar beijos o meu menino?! (Fialho de Almeida) A reiterao pode ser lexical (E um beijo) ou semntica (filhinho/menino). iii. Conjuno : quando uma palavra, expresso ou orao se relaciona com outras antecedentes por meio de conectores gramaticais: (6) O co da Teresa desapareceu. A partir da, no mais se sentiu segura. (7) A partir do momento em que o seu co desapareceu, a Teresa no mais se sentiu segura. iv. Concordncia : quando se obtm uma sequncia gramaticalmente lgica, em que todos os elementos concordam entre si (tempos e modos verbais correlacionados; regncias verbais correctas, gnero

gramatical correctamente atribudo, coordenao e subordinao entre oraes): (8) Cheguei, vi e venci. (9) Primeiro vou lavar os dentes e depois vou para a cama. (10) Espero que o teste corra bem. (11) Esperava que o teste tivesse corrido bem. (12) Estava muito cansado, porque trabalhei at tarde. De notar que os vrios modelos tericos sobre coeso textual prevem uma rede mais complexa de procedimentos, muitos deles coincidentes e redundantes: Halliday e Hasan (1976), propem cinco procedimentos: a referncia, a substituio, a elipse, a conjuno e o lxico; Marcushi (1983) prope quatro factores: repetidores, substituidores, sequenciadores e moduladores; Fvero (1995) prope trs tipos: referencial, recorrencial e sequencial.
A coerncia de um texto depende da continuidade de sentidos entre os elementos descritos e inscritos no texto. A fronteira entre um texto coerente e um texto incoerente depende em exclusivo da competncia textual do leitor/alocutrio para decidir sobre essa continuidade fundamental que deve presidir construo de um enunciado. A coerncia e a incoerncia revelam-se no directa e superficialmente no texto mas indirectamente por aco da leitura/audio desse texto. As condies em que esta leitura/audio ocorre e o contexto de que depende o enunciado determinam tambm o nvel de coerncia reconhecido.

O estudo dialctico da literariedade - literrio versus no literrio - acompanhado pelos mesmos problemas da definio da coerncia e da coeso de um texto. Seja dado o seguinte exemplo: (13)

!
Experimenta falar pela minha boca, assoar-te pelo meu nariz... Este texto poder ser considerado literrio? Em caso afirmativo, como definir a sua literariedade? Poderemos dizer que coerente? Poderemos dizer que coeso? Se o texto estiver assinado por um autor reconhecido por uma comunidade interpretativa como escritor (o que significa invariavelmente: criador de textos literrios), tal circunstncia pode afectar o nosso juzo sobre a literariedade, a coerncia e a coeso deste texto? Tal questo equivalente a estoutra: At que ponto a identificao autoral de um texto pode influenciar a determinao ou reconhecimento da sua literariedade, da sua coerncia ou da

sua coeso? A primeira reaco de um leitor comum a de no reconhecer qualquer elemento especfico que permita concluir tratar-se de um texto literrio, mesmo que seja possvel reconhecer nele coeso (o enunciado est construdo linearmente e respeita todas as regras gramaticais de conexo). O que nos faz duvidar da literariedade (e da textualidade) deste texto a sua aparente falta de sentido na relao entre o sinal grfico de exclamao, centralizado como um ttulo, e o enunciado subjectivo. De certeza, muitos resistiro inclusive aceitao de tal texto como um texto e diro tratar-se de uma "aberrao lingustica", um "capricho semntico", uma "construo acidental de palavras e sinais", ou qualquer outra coisa semelhante. Um leitor mais exigente poder argumentar que tal construo de facto um texto literrio, cuja literariedade e textualidade esto associadas combinao intencional entre um signo grfico e signos lingusticos, com o objectivo de produzir uma relao significativa simblica - existir, portanto, uma certa coerncia. A explicitao de tal relao significativa variar naturalmente de leitor para leitor, conforme a sensibilidade literria de cada um. Neste segundo caso, em que se procura uma significao literria para uma construo aparentemente no literria, dificilmente poderamos defender a pretensa literariedade e a textualidade com argumentos lgicos para todos os leitores, o que nos leva a concluir que o que faz a literariedade e a textualidade de um texto em primeiro lugar o reconhecimento geral dessa propriedade por toda uma comunidade interpretativa. A coerncia do texto, ou seja, a negao de poder ser considerado um absurdo, segue o mesmo critrio de aceitao. Contudo, mesmo esta regra, que parece satisfatria, est sujeita a excepes incmodas. Seja o exemplo, entre muitos outros, do poema "Ode martima" de lvaro de Campos. Quando foi publicado pela primeira vez no Orpheu 2 (1915), produziu escndalo na comunidade interpretativa da poca, no sendo reconhecido como texto literrio mas como pura "pornografia", "alienao", "literatura de manicmio" e outros eptetos do gnero - todos apontando a falta de coerncia do texto e no certamente a sua falta de coeso. Todas as obras artsticas de vanguarda respeitam de alguma forma a exigncia de provocao, que quase invariavelmente redunda em antema. Isto significa que o princpio de aceitao universal da literariedade, da textualidade e da coerncia de um texto est sujeito tambm a um certo livre-arbtrio. Todas as declaraes de guerra sintaxe tradicional que as literaturas de vanguarda costumam fazer so, logicamente, guerras coeso gramatical dos textos literrios de vanguarda. Contudo, no deixam de ser literrios por essa falta de coeso, uma vez que a sua literariedade e a sua textualidade se conquista ao nvel da coerncia. Poder a revelao da identidade autoral do texto (13) em particular levar a uma outra concluso? Se eu tivesse apresentado o texto como um poema do autor surrealista Alexandre O'Neill, que pertence srie "Divertimento com sinais ortogrficos", in Abandono Vigiado (1960), algum duvidaria por um momento que se tratava no s de um texto coerente como de um texto literrio? O que nos pode dizer o ttulo "Divertimento com sinais ortogrficos"? O facto de o autor intitular a sua criao como "Divertimento" inspira-nos uma nova pista para o reconhecimento da literariedade e da coerncia textual: um texto ser literrio se contiver sinais, sugestes ou elementos que revelem o

gozo (no sentido da lacaniana jouissance) que o seu autor experimentou ao cri-lo. A criao de um texto literrio a mais ertica de todas as criaes textuais. A coerncia de certos textos-limite s pode ser avaliada por este lado. Mas ser que um texto no literrio no pode arrastar consigo sinais de gozo de quem o criou? Roland Barthes admitiu em "Theory of the Text (artigo inicialmente publicado em Encyclopaedia Universalis, 1973), que qualquer texto "textual" conduz pela sua essncia criativa jouissance do autor, seja literrio ou no, isto , conduz necessariamente no s a um prazer de escrita como a prpria escrita ou texto produzido uma espcie de clmax sexual - um txtase. Se reduzssemos este princpio de textualidade e decidssemos que qualquer tentativa de levar o erotismo criativo da escrita para alm de certos limites significa entrar de imediato no limiar do literrio (=textualmente coerente), ento teremos encontrado um critrio de definio da literariedade e da textualidade. Do texto que seja resultado de um txtase, diremos ser literrio; mas tambm que possvel medir macrotextualmente o seu nvel de coerncia a partir dessa descoberta. O princpio do txtase textual est naturalmente sujeito ao livre-arbtrio do leitor, como o est a deteco do grau de coerncia textual. Ora, a teoria literria distingue-se das cincias exactas precisamente porque intrinsicamente inexacta, dispensando o enunciado de leis universais de resoluo de problemas. Em teoria literria, no possvel dizer: "Tenho a soluo para este problema." Todas as solues definitivas so absolutamente discutveis, portanto, no h solues definitivas, tal como no h leitores peritos. Todo o texto literrio, enquanto cemitrio de sentidos mortos-vivos, uma ameaa constante para o leitor que se julgue perito nesse texto. No h equaes que permitam concluir com exactido a coerncia textual. No esquecer ainda que qualquer texto pode resistir tentativa de controlar a sua organizao interna, isto , pode resistir a qualquer delimitao do seu nvel de coerncia. Nisto se distingue da coeso, que possui um grau de resistncia menor. A coerncia est mais sujeita interpretao do que a coeso. Se no possvel determinar uma taxonomia textual, porque no possvel sistematizar processos de resoluo hermenutica, j possvel determinar regras gramaticais de coeso e sistematizar processos de construo textual. Para alm da lingustica textual, podemos discutir os conceitos de coeso e sobretudo o de coerncia no mbito da textualidade puramente literria, por exemplo, na construo de uma narrativa. Tradicionalmente, todas as formas naturais (para distinguir das formas subversivas de vanguarda) de literatura ambicionam a produo de textos coesos e coerentes, por exemplo, no caso do romance, com personagens integradas linearmente numa narrativa, com uma intriga de progresso gradual controlada por uma determinada lgica, com aces interligadas numa sintaxe contnua, com intervenes do narrador em momentos decisivos, etc. Por outro lado, nunca ficar claro que todas as formas de anti-literatura possam ser desprovidas de coeso e de coerncia. As experincias textuais que tendam a contrariar as convenes de escrita e/ou at mesmo as regras da gramtica tradicional tambm podem distinguir-se por uma forte coeso ou coerncia dos seus elementos. Sejam os dois textos: (14) A fome alastrava. A estao fria acossava os homens, os coelhos do

mato, os morcegos, e fechava-os nas tocas. As rvores ficavam nuas, as grandes chuvas voltavam. (Carlos de Oliveira, Casa na Duna) (15) dezembro 9 soaram de fora os passos pesados da dona descendo um bater depois hesitante na porta a voz dela hesitante: ento o senhor no vai votar? No no vou talvez logo tarde estou ainda deitado. no quarto de janelas fechadas com riscos de luz das frestas na parede a lmpada apagada desde a vspera amvamos possessos de amor um do outro. (Almeida Faria, Rumor Branco) Nenhum leitor ter dificuldade em reconhecer a coeso textual de (14), com os seus elementos lxico-gramaticais devidamente postos numa sequncia lgica, e a coerncia das ideias comunicadas num contnuo narrativo convencional. Numa primeira leitura, o texto (15) oferece resistncia a ser considerado um texto, a ser considerado um texto coeso, a ser considerado um texto coerente. Este texto uma forma de anti-literatura, cuja coeso e coerncia dependem em exclusivo da capacidade de abstraco do leitor para poder ser entendido. Se comemos por dizer que um falante necessita de possuir uma competncia textual e uma competncia lingustica para reconhecer a coerncia e a coeso de um enunciado escrito ou oral, tambm legtimo exigir uma competncia literria e cultural ao leitor que quiser interpretar um texto anti-literrio ( no literrio) ou de textualidade literria no convencional. No de desprezar o conceito de coerncia dentro da filosofia, nomeadamente no mbito das especulaes sobre a verdade, que ocuparam pensadores como Espinoza, Leibniz, Hegel , Bradley, Neurath ou Hempel, cada um defendendo abordagens diferentes entre si, mas todos estudando o critrio da verdade a partir do conceito de coerncia. Bohdan Chwedenczuk (1996: p.335) resume assim as principais proposies que os tericos da coerncia discutem: 1) a coerncia o critrio da verdade; 2) a coerncia uma propriedade essencial do mundo; 3) a verdade s pode ser definida em termos de coerncia. Ora, se no h filosofia sem a coerncia de juzos, tambm no h teoria nem crtica literria, ou qualquer cincia que pretenda alcanar alguma forma de conhecimento. Em termos de textualidade convencional, um texto necessita da mesma coerncia de juzos para formar sentido e poder constituir-se como texto legvel. Esta coerncia pode ser aceite como critrio geral de textualidade como aceite na avaliao filosfica da veracidade dos juzos. O terico da literatura s no precisa de concordar (ou de provar) que o mundo seja igualmente coerente - tarefa das crenas ontolgicas na coerncia. Ao contrrio da matemtica, por exemplo, a literatura no uma rede de verdades que consideramos verdadeiras porque possvel provar objectivamente que so coerentes com outras verdades - em literatura, uma verdade no implica necessariamente outra verdade, tal s deve ser possvel e lgico ao nvel da textualidade pura, que exclui certos problemas epistemolgicos como a indeterminao ou a indecidibilidade, verdadeiros inimigos da coerncia, no da literatura. Por tudo isto, a coerncia como critrio de textualidade s faz sentido se buscarmos uma determinada ordem

sistemtica num texto, em oposio desordem que proporciona a ilegibilidade, cuja aceitao depender sempre da posio crtica do leitor. CONTEXTO; DISCURSO; LINGUSTICA TEXTUAL; LITERARIEDADE; TEXTO; TEXTUALIDADE BIB.: A. Vilarnovo: Teorias explicativas de la coherencia textual, Revista espaola de linguistica, 21, 1 (1991); Aleksander Szwedek: Lexical Cohesion in Text Analysis, Papers and Studies in Contrastive Linguistics, 11 (1980); Bohdan Chwedenczuk: Coerncia, in Enciclopdia Einaudi, vol.33 (Lisboa, 1996); Carla Marello: Text, Coherence and Lexicon, in Janos S. Petofi (ed.): Text vs. Sentence: Basic Questions of Text Linguistics (1979); Claude Tatilon: Linguistique du texte: Comment analyser la cohesion, La Linguistique: Revue de la Socit Internationale de Linguistique Fonctionnelle, 16, 1 (1980); Don Wellman (ed.): Coherence (1981); Douglas F. Stalker (ed. & introd.): Linguistics and Philosophy, 7, 1: Coherence (1984); Emel Szer (ed. & foreword):Text Connexity, Text Coherence: Aspects, Methods, Results (1985); Fritz Neubauer (ed. & foreword): Coherence in Natural Language Texts (1983); I. Bellert: "On a Condition of the Coherence of Texts", Semiotica 2:4 (1970); Ingedore G. Villaca Koch: A Articulao entre Oraes no Texto, Cadernos de Estudos Lingusticos, 28 (Campinas, 1995); John W. Oller Jr. e Jon Jonz (eds.): Cloze and Coherence (1994); Leonor Lopes Fvero: Coeso e Coerncia Textuais (3ed., 1995); Lita Lundquist: La Coherence textuelle revise: Une tude pragmatique, Folia Linguistica: Acta Societatis Linguisticae Europaeae, 25, 1 (1991); Luiz Carlos Travaglia: Contribuies do Verbo a Coeso e a Coerncia Textuais, Cadernos de Estudos Lingusticos, 27 (Campinas, 1994); M. A. K. Halliday e R. Hasan: Cohesion in English (1976); Maria Elisabeth Conte, Janos S. Petofi e Emel Sozer (eds.): Text and Discourse Connectedness (1989); Michel Charolles: Cohesion, coherence et pertinence du discours, Travaux de linguistique: Revue internationale de iinguistique franaise, 29 (Louvain la Neuve, Blgica, 1994); Michel Charolles et alii (eds.): Research on Text Connexity and Text Coherence: A Survey (1986); Patricia L. Carrell: Cohesion Is Not Coherence, TESOL Quarterly, 16, 4 (1982); Philip C. Stine: Cohesion in Literary Texts: A Translation Problem, Journal of Literary Semantics, 9 (1980); R. de Beaugrande e M. U. Dressler: Einfhrung in die Textlinguistik (1981); Rachel Giora: "Notes Towards a Theory of Text Coherence", Poetics Today, 6:4 (1985); Solomon Marcus: Textual Cohesion and Textual Coherence, Revue Roumaine de Linguistique, 25 (1980); T. Reinhart: Conditions for Text Coherence, Poetics Today, 1, 4 (1980); W. Heydrich et alii (eds.): Connexity and Coherence. Analysis of Text and Discourse (1989); Waldemar Gutwinski: Cohesion in Literary Texts: A Study of Some Grammatical and Lexical Features of English Discourse (1976). Carlos Ceia http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/coerencia_coesao.htm

Vous aimerez peut-être aussi