Vous êtes sur la page 1sur 9

Durante o divises mitticas das clulas germinativas.

As ovognias so clulas diplides e tambm sofrem mitoses, ficando maiores, formando os ovcitos primrios, que so cobertos por uma camada de clulas, pelo estroma ovariano, formando o folculo primordial. Estas clulas que o recobrem mudam de forma, formando o folculo primrio. O folculo primrio, quando possui mais de uma camada de clulas o recobrindo, chamado de folculo secundrio. A meiose no folculo primrio d origem a duas clulas haplides, o ovcito secundrio e o primeiro corpsculo polar. Estas duas clulas possuem tamanhos diferentes, pois o ovcito secundrio recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para o corpsculo polar. Na espermatognese, as clulas tm o mesmo tamanho e recebem o mesmo nome. O corpsculo pla logo se degenera e o ovcito secundrio sofre a segunda meiose, que s se completa se houver fecundao, pois ela acontece at a metfase, ento a diviso interrompida. Se for fecundado, a diviso continua e outra clula formada, o 2 corpsculo polar, que tambm degenera. Aps isso a maturao completada, no havendo perodo de diferenciao, como na espermatognese. O processo de gametognese na mulher se repete todo ms, no se completando caso no haja fecundao. As plulas anticoncepcionais impedem a ovulao na mulher. A ovognese refere-se a toda sequncia de eventos pela qual as ovognias transformam-se em vulos maduros. Esse processo de maturao comea antes do nascimento, mas s tem incio ainda no embrio, porm s completado durante a puberdade. . Os ovcitos primrios permanecem em prfase suspensa (dictiteno), por vrios anos at que a maturidade sexual seja alcanada na puberdade e comecem os ciclos reprodutivos. Oognese ou ovognese o processo biolgico onde as ovognias geram vulos que podem vir a ser fecundados. A ovognese est ligada, como qualquer outro fenmeno metablico, ao acionamento de hormnios, mediante o comando da hipfise.No est ligada ao Hipotlamo, pois se a mulher for pertubada emocionalmente, poderia acarretar num prejuizo na fertilidade feminina. O processo dividido nas fases:

Multiplicao: quando ocorre no comeo da Ovognese, por mitose, as clulas germinativas multiplicam-se, formando outras idnticas, chamadas ovognias; Crescimento: as ovognias crescem para originar os ovcitos Mutao: os ovcitos transformam-se, atravs da meiose,em um ovcito II e trs corpsculos polares ou ovocistos.

Crescimento Na puberdade, ainda no estgio do diplteno (um estgio de repouso de repouso durante a prfase caracterizado por uma malha de cromatina frouxa), o ovcito primrio comea a crescer, e as clulas foliculares achatadas que o envolvem tornam-se cuboides e proliferam, formando um epitlio estratificado de clulas da granulosa. Agora o folculo o folculo primrio. As clulas da granulosa se apoiam sobre uma membrana basal chamada teca folicular. Alm disso, uma camada de glicoprotenas sobre a superfcie do ovcito, formando a zona pelcida. Com o crescimento do folculo, as clulas da teca folicular se organizam em uma camada interna de clulas secretoras, a teca interna, e uma camada externa de tecido conjuntivo contendo clulas semelhantes a fibroblastos, a teca externa. Com a continuao do desenvolvimento, aparecem espaos cheios de fluidos entre as clulas da granulosa. A coalecncia desses espaos forma o antro, e o folculo passa a se chamar folculo secundrio. Quando maduro, o folculo denominado folculo tercirio, folculo vesicular, ou folculo de Graaf, que envolvido pela teca interna, composta por clulas com caractersticas de clulas secretoras de esterides, rica em vasos sanguneos, e pela teca externa, que se funde gradualmente com o estroma ovariano.

I. Sistema Reprodutor Feminino A. Oognese a formao do ovo (vulo) na fmea. 1. Durante fmeas desenvolvimento fetal tem oognias que so diplides sexo clulas. uma. Enquanto ainda no tero da diviso oognias por mitose para formar 1 milho de ocitos primrios. b. Estes ocitos primrios comear a primeira diviso meitica, mas stall durante a prfase I. c. A mulher nasce com esses ovcitos primrios. 2. No momento em que a fmea atinge a puberdade aproximadamente 40.000 do ocitos primrios continuaro. 3. Comeando durante a puberdade, hormnios cada ms a partir da anterior pituitria estimular um ocito primrio para completar a meiose primeiro diviso gerar dois ocitos secundrios de tamanho desigual. uma. Quanto menor o ocito secundrio chamado um corpo polar, contendo um conjunto de cromossomos. b. Quanto maior for o ocito secundrio o vulo (ovo), que ser liberado do ovrio para a fertilizao pelo espermatozide. i. Somente se o vulo fecundado ele vai continuar na segunda diviso meitica. ii. Se o vulo fertilizado divide novamente para produzir uma segunda corpo polar, com o vulo fertilizado formando o diplide zigoto. iii. Se o vulo no for fertilizado dentro de 24 horas depois de liber-lo tero de ser demolidas. B. A vulva (genitlia externa) 1. Os grandes lbios uma. Consistem de dobras longitudinais de pele com o tecido adiposo que encerrar e proteger os outros rgos externos. b. Desenvolve a partir do tecido embrionrio mesmo como o escroto. 2. Os pequenos lbios uma. Duas dobras de pele no interior dos grandes lbios. b. Anteriormente, formam uma capa sobre o clitris. c. Mesclar posteriormente com os grandes lbios. d. Cobre a regio do vestbulo. 3. O clitris uma. Consiste em duas colunas de tecido ertil que ricamente suprida com os receptores sensoriais. b. Desempenha um papel no incio de excitao sexual e orgasmo no fmea. 4. O hmen uma. Uma dobra da membrana mucosa que fecha parcialmente o vaginal abertura. 5. Glndulas uretrais uma. Localizado na parede da uretra. b. Mucosa segregam para a lubrificao. Pgina 2 c. Desenvolver a partir do mesmo tecido como a prstata no macho. 6. As glndulas de Bartholin uma. Localizados em cada lado da abertura vaginal. b. A principal fonte de muco para lubrificao durante o coito. c. So semelhantes aos das glndulas bulbouretrais no macho. C. rgos internos 1. A vagina uma. Um canal que se estende a partir do exterior do corpo para o colo do tero do tero.

b. Funes como o canal do parto e do rgo feminino da cpula (Onde os espermatozides so depositados). c. A parede: i. Revestidas por uma membrana mucosa com escamoso estratificado epitlios na superfcie livre. ii. Inclui msculo liso capaz de contraco durante relaes e dilatao durante o parto. 2. O tero uma. Um rgo muscular oco, onde o feto se desenvolve e o fonte de fluxo menstrual. b. Consiste de um corpo de fundo de olho, e do colo uterino. i. O fundo a poro em forma de cpula do tero superior ao dos tubos uterinos. ii. O corpo a poro central do tero. iii. O colo do tero a poro do tero que se estende para o vagina. (A) tipicamente ligado com mucosas para bloquear o entrada de micrbios no tero. (B) O cancro cervical altamente ligado ao Humano Papillomavirus, o vrus que causa verrugas genitais. c. A parede do tero constitudo por trs camadas. i. A camada mais externa a perimtrio. (A) sinnimo com a poro visceral do peritnio, a membrana serosa que reveste os rgos dentro das cavidades abdominal e plvica. (B) Cobre o tero e formam a ampla e rodada ligamentos que prendem o tero at a parede plvica. ii. A camada intermdia o miomtrio. (A) Consiste em 3 camadas de msculo liso que forma o grandes quantidades da parede uterina. (B) A contrao desse msculo ajudar a expelir o feto durante o parto. iii. A camada mais interna o endomtrio. (A) Consiste em uma membrana mucosa com a simples epitlio colunar na superfcie livre. (B) dividido nas functionalis estrato ea estrato basal. Pgina 3 (I) O estrato functionalis a camada superficial que derramado em cada ciclo menstrual. (Ii) O estrato basal a camada mais profunda mittico que regenera o functionalis estrato. (C) forma a poro materna da placenta. (D) A endometriose um estado em que endometrial tecido depositado e cresce fora do tero. (I) O tecido entra na cavidade plvica por meio de as trompas de falpio e implantes em outro rgos dentro da cavidade abdminoplvica. (Ii) Os fragmentos de responder a hormonal flutuaes e sangramento mensal que levam a cicatrizes e inflamao. (Iii) A causa principal da infertilidade feminina. 3. Os uterinas (Falpio) tubos uma. Leve o vulo dos ovrios para o tero. b. Normalmente, onde a fertilizao do vulo ocorre. c. So duas vezes a largura de um cabelo humano e revestidas por ciliado epitlio.

d. Fim de projees digitiformes conhecidas como fmbrias que circundam, mas no esto ligadas a, do ovrio. i. Pincel sobre a superfcie do ovrio para desenhar o vulo em a tuba uterina. 4. O ovrio uma. Onde oognese ocorre. b. Produz hormnios progesterona e estrognio. c. So abrangidos pelo epitlio germinativo que consiste em cubide clulas. d. A tnica albugnea tecido fibroso profundo para o germinal epitlio. e. A poro interna do ovrio dividido em um crtex e uma medula. i. O crtex contm os folculos ovarianos em diferentes estgios de desenvolvimento. (A) O folculo ovrico o vulo desenvolvimento rodeado por clulas foliculares produzem estrognio. (B) O folculo de Graaf um folculo maduro que rupturas e expele o vulo. (C) Uma vez que o folculo de Graaf lanou o vulo da remanescente do folculo conhecido como um corpo lteo que produz progesterona. ii. A medula constituda por vascular conjuntivo, e linftico de tecido. D. A mama feminina 1. So a localizao das glndulas mamrias, glndulas sudorparas modificadas que gerar leite. Pgina 4 uma. Cada glndula mamria consiste de 15-20 lbulos de tecido glandular com dutos que levam a uma ampola (reservatrio de leite) abaixo da mamilo e tecido adiposo. 2. Hormnios associados ao desenvolvimento da mama e funo. uma. O estrognio estimula a formao do duto, a deposio de tecido adiposo e mamilo desenvolvimento. b. A progesterona estimula o desenvolvimento do tecido glandular. i. Uma vez que a progesterona no produzido at que a fmea ovulando, desenvolvimento glandular no comea at que a feminino atingiu a maturidade sexual. c. prolactina produzido durante a gravidez, juntamente com estrognio e progesterona, aumento da mama causa e ajudar a preparar o mama para produo de leite. i. Depois que a criana nasce reduo dos nveis de estrognio e progesterona (devido perda da placenta) permitir que a prolactina para estimular a produo de leite pelas glndulas. ii. A suco estimula a produo contnua de prolactina. d. A oxitocina tambm liberado devido a suco do mamilo e estimula a ejeco do leite pelo sistema dctil. Hormonas coli do ciclo reprodutor feminino 1. O hipotlamo segrega gonadotrofina liberando hormnios (Hormnio folculo-estimulante e hormnio liberador Lutainizante hormnio liberador de hormnio) para as glndulas pituitrias que estimula a liberao dos hormnios hormnio folculo estimulante (FSH) e hormona Lutainizante (LH). uma. FSH (hormnio folculo estimulante) i. Metas desenvolvimento folculos estimulando o crescimento do folculo e maturao dos ocitos. ii. Estimula a produo de estrognio da folicular

clulas. b. LH (hormnio Lutainizante) i. Estimula a maturao final do folculo e da plena produo de estrognio pelas clulas foliculares. ii. Uma onda de LH no meio do ciclo estimula a liberao de ovulao, de o vulo desenvolvido a partir do folculo de Graaf. iii. Uma vez que o vulo libertado LH mantm as clulas foliculares como um corpo lteo. iv. LH estimula o corpo lteo a produzir progesterona e alguns estrognio. c. Estrognio i. o principal hormnio feminino produzido pelo folculo clulas, o corpo lteo e da placenta. ii. Responsvel pela produo e manuteno do feminino primrio e secundrio caractersticas sexuais. iii. Estimular a sntese de protena. Pgina 5 iv. Tem como alvo o tero estimular a acumulao do endomtrio antes da ovulao. d. Progesterona i. Produzido pelo corpo lteo e da placenta. ii. Tem como alvo o tero com estrognio para preparar o endomtrio para implantao e mantm o endomtrio durante os estgios iniciais da gravidez. iii. Se o implante no ocorre uma queda na progesterona inicia o incio do fluxo menstrual. Fases F. do ciclo de 28 dias menstrual 1. Fase menstrual uma. Representa os primeiros 5 dias do ciclo. b. O functionalis estrato dos sloughs endomtrio fora durante esta fase. i. Os baixos nveis de progesterona causar das artrias uterinas para constrio. ii. A perda de fluxo sanguneo para o estrato functionalis provoca as clulas a morrer e, eventualmente, descamam. 2. Fase (pr-ovulatrio) proliferativa i. Segue a fase menstrual e continua a partir do dia 6 de dia 14, quando ocorre a ovulao. ii. Controlada principalmente pelos altos nveis de estrognio. iii. O functionalis estrato do endomtrio se regenera e um folculo de Graaf amadurece. 3. Fase secretora (ps-ovulatria) i. Comea com a ovulao no dia 14 e continua a dia 28. ii. Controlada principalmente pela progesterona. iii. O estrato functionalis continua a engrossar em preparao para a implantao. iv. Se a implantao no ocorre o corpo lteo comea a degenerados e os nveis de progesterona gota, resultando na incio da fase menstrual.

Imagens:

Vous aimerez peut-être aussi