Vous êtes sur la page 1sur 9

ESAP INSTITUDO DE ESTUDOS AVANADOS E PS-GRADUAO UNIVALE FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVA

DISCIPLINA TPICOS ESPECIAIS EM EDUCAO

PROFESSORA MS. 1ELIANE MARIA CHER VAMBOMMEL _____________________________________ JANEIRO/2012


1

Professora Mestre em Educao pela (UENP) Universidade Estadual do Norte Pioneiro e especialista pelo Instituto Benjamin Constant RJ em Deficincia Visual, Intrprete de Lngua Brasileira de Sinais/Lngua Portuguesa, Professora da Sala Multifuncional (cegueira e baixa viso) pelo Governo do Estado do Paran Colgio Estadual Castro Alves Pato Branco - PR; Professora dos cursos de PsGraduao do ESAP (Instituto de Estudos Avanados e Ps-Graduao) com sede em Londrina PR.

EMENTA: Discusso de temas contemporneos e fundamentais a uma compreenso atualizada da educao em geral e especificamente da prxis educacional. Proposio de questes de ruptura para as quais os modelos tericos e as formas de ao propostas ainda no se encontram consolidados na comunidade cientfica, para os quais se caracteriza a crise da cincia normal. Espao de debate e de contraposio de idias entre diferentes hipteses de atuao das teorias da educao e da educao formal.

Contedos Programticos: Estatsticas da educao no Brasil; Diversidade nos ambientes educacionais; Os sete saberes para a educao do futuro; Inteligncia social; Conceitos e definies; Pedagogia da autonomia; Inteligncia Emocional.

TPICOS ESPECIAIS EM EDUCAO

CONHECEMOS BEM QUAL O PRIMEIRO PASSO, NO PODEMOS EVITAR COMETER MUITOS ERROS E SRIOS. MAS TODO O PROBLEMA RESIDE QUE O PRIMEIRO PASSO SEJA DADO EM UMA DIREO CORRETA. O DEMAIS VIR A SEU TEMPO. O INCORRETO SE ELIMINAR E O QUE FALTA SE AGREGAR. (VYGOTSKI, 1997) impressionante que a educao que visa a transmitir conhecimentos seja cega quanto ao que o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendncias ao erro e iluso, e no se preocupe em fazer conhecer o que conhecer. Morin (2000, p. 13 e 14).

OS DADOS DAS PESQUISAS MAIS RECENTES EM EDUCAO SO ALARMANTES: Cerca de 40% da matrcula total se concentra nas duas primeiras sries, onde encontramos os maiores percentuais de evaso e o maior contingente de repetentes. De cada 100 alunos que ingressam Na educao infantil, apenas 40 ultrapassam a quarta srie e somente 22 conseguem conclu-lo. (www.tecsi.fea.usp.br)

NOVOS ESTUDOS MOSTRAM COMO A CAPACIDADE LIDAR COM AS PESSOAS E ENTENDER OS SENTIMENTOS ALHEIOS PODE DEFINIR O SUCESSO NO TRABALHO, NA FAMLIA E NA VIDA AFETIVA. Revista ISTO, Janeiro/2012 CONCEITOS E DEFINIES: INTELIGNCIA SOCIAL a habilidade de pesquisar, conhecer e agir adequadamente em seu meio social e desenvolver relaes saudveis e voltadas para o bem comum; Tem em sua base a sensibilidade, estratgia, realizao, ateno, fraternidade, sustentabilidade, amizade, liberdade, valorizao do ser humano, harmonia, justia e qualidade de vida; tica: que qualquer ao voltada para o bem comum. Poesia No te amo mais Clarice Lispector No te amo mais Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis Tenho certeza que Nada foi em vo Sinto dentro de mim que Voc no significa nada No poderia dizer mais que Alimento um grande amor Sinto cada vez mais que J te esqueci! E jamais usarei a frase Eu te amo! Sinto, mas tenho que dizer a verdade tarde demais... Pelo contrrio, nas condies de verdadeira aprendizagem ao educandos vo se transformando em reais sujeitos da construo e da reconstruo do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. So Paulo, 1996.

A ESCOLA DEVE OFERTAR AO EDUCANDO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, POIS, SEM TAIS ASPECTOS CORREMOS O RISCO DE FORMAR SERES HUMANO INCAPAZES DE PRODUZIR, INVESTIGAR, CRIAR, OBEDECER A REGRAS, SOLUCIONAR PROBLEMAS, INDAGAR, PARTICIPAR, TRABALHAR EM GRUPOS, RACIOCINAR, COMPREENDER E AMAR... PEDAGOGIA DA AUTONOMIA PAULO FREIRE (1996) [...] formar muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (FREIRE, p. 15). [...] no h ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino" (FREIRE, p. 32). [...] especificidade humana" do ensino, enquanto competncia profissional e generosidade pessoal, sem autoritarismos e arrogncia. S, assim, diz ele, nascer um clima de respeito mtuo e disciplina saudvel entre [...] a autoridade docente e as liberdades dos alunos, [...] reinventando o ser humano na aprendizagem de sua autonomia ibid, (p.105). SOCIEDADE VISO PADRONIZADA DE HOMEM; ELEGE-SE PADRO DE NORMALIDADE E ESQUECE-SE QUE A SOCIEDADE SE COMPE DA DIVERSIDADE; TEM-SE DIFICULDADE DE SUPERAR ESTA VISO PORQUE AS DIFERENAS ESTO CALCADAS NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA (PESSOAS INTELIGENTES E MENOS INTELIGENTES). "Se a educao sozinha no transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire) "Educao o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." (Albert Einstein) Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI, coordenada por Jacques Delors. * Aprender a Ser * Aprender a Conviver * Aprender a Fazer * Aprender a Conhecer (Aprender) Segundo Delors (2000), a prtica pedaggica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que sero para cada indivduo os pilares do conhecimento: Aprender a conhecer necessrio tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que no seja efmero,

para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a ateno permanentemente. preciso tambm pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar. Aprender a fazer No basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rpida evoluo por que passam as profisses pede que o indivduo esteja apto a enfrentar novas situaes de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo esprito cooperativo e de humildade na re-elaborao conceitual e nas trocas, valores necessrios ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuio, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexvel. Aprender a fazer envolve uma srie de tcnicas a serem trabalhadas. Aprender a conviver No mundo atual, este um importantssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreend-los, a desenvolver a percepo de interdependncia, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforo comum. Aprender a ser importante desenvolver sensibilidade, sentido tico e esttico, responsabilidade pessoal, pensamento autnomo e crtico, imaginao, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relao inteligncia. A aprendizagem precisa ser integral, no negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivduo. ENFRENTAMENTOS NA ESCOLA Discalculia; Baixa Viso; Cegueira; Surdez; Deficincia mental/intelectual; Psicose infantil; Drogas; Gravidez precoce; Indisciplina; Deficincia Fsica/Neuromotores; DTAH (Dficit de ateno e Hiperatividade); Aprendizagem lenta; Timidez; Falar demasiadamente; Dislexia; Desajustes familiares; Obesidade; Raquitismo; Hormnios em excesso (feminino ou masculino); Nanismo; Altas Habilidades; Quadros psicolgicos, neurolgicos e psiquitricos.

ATIVIDADE EM GRUPO: 1) Em detrimento aos enfrentamentos na escola e segundo os pilares da educao, elenque prticas educacionais que leve em conta a sensibilidade. 2) Elabore 05 itens, dos quais sero guias norteadores para o trabalho docente em relao tica em sala de aula. A suspeita dos padres e modelos nos leva a novas concepes de famlia, de me, de pai, de criana, de sade, normalidade... O psiclogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligncia Emocional", por exemplo, retoma uma nova discusso sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligncia emocional como maior responsvel pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situaes de trabalho envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreenso e gentileza tm mais chances de obter o sucesso. Goleman procura demonstrar que no s a razo influencia nos nossos atos, mas, a emoo tambm responsvel por nossas respostas e tem grande poder sobre as pessoas. Algumas habilidades emocionais so consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos seja feliz e alcance sucesso na vida. Dentre elas so citadas o controle do temperamento, adaptabilidade, persistncia, amizade, respeito, amabilidade e empatia. Goleman apresenta os seguintes nveis de Inteligncia Emocional: 1. Auto-conhecimento emocional - Autoconscincia: conhecimento que o ser humano tem de si prprio, de seus sentimentos ou intuio. Esta competncia fundamental para que o homem tenha confiana em si (autoconfiana) e conhea seus pontos fortes e fracos; 2. Controle emocional - Capacidade de gerenciar os sentimentos: importante saber lidar com os sentimentos. A pessoa que sabe controlar seus prprios sentimentos se d bem em qualquer lugar que esteja ou em qualquer ato que realize. 3. Auto- motivao - Ter vontade de realizar, otimismo: Pr as emoes a servio de uma meta. A pessoa otimista consegue realizar tudo que planeja pois tem conscincia que todos os problemas so contornveis e resolvveis. 4. Reconhecer emoes nos outros - Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Perceber o outro. Captar o sentimento do outro. A calma fundamental para que isso acontea. Os problemas devem ser resolvidos atravs de conversas claras. As exploses devem ser evitadas para que no prejudique o relacionamento com os outros. 5. Habilidade em relacionamentos interpessoais - Aptido social: a capacidade que a pessoa deve ter para lidar com emoes do grupo. A

arte dos relacionamentos deve-se, em grande parte, a saber, lidar com as emoes do outro. Saber trabalhar em equipe fundamental no mundo atual. Os sentimentos mais fortes do homem so a tristeza, a alegria e a raiva. E fundamental saber lidar com eles. As pessoas que sabem controlar suas emoes so aquelas que obtm mais sucesso na vida, em qualquer tipo de medio: provas de vestibular, etc. Gerenciando a inteligncia emocional em sala de aula Segundo Goleman (1996): "[...] emoes so sentimentos a se expressarem em impulsos e numa vasta gama de intensidade, gerando idias, condutas, aes e reaes. Quando burilados, equilibrados e bem-conduzidos transformam-se em sentimentos elevados, sublimados, tornando-se, a sim virtudes." Um princpio bsico para o desenvolvimento da inteligncia emocional na sala de aula o respeito mtuo pelos sentimentos dos outros, e para tanto necessrio que o professor saiba como se sente e seja capaz de comunicar abertamente suas sensaes e sentimentos. O professor no deveria negar suas emoes negativas e sim, ser capaz de express-las de modo saudvel na comunidade que constri com seus alunos. Ensinar os alunos a reconhecer suas emoes, saber categoriz-las e comunic-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsveis por suas prprias necessidades emocionais. Conhecer os alunos um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior ser a eficcia da nossa ao pedaggica, pois podemos mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prvios, aspectos das histrias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currculo a ser desenvolvido. Tambm conhec-los em seus aspectos sociais, cognitivos, afetivos e emocionais implica uma atitude de permanente investigao, por meio de observaes, dilogos com as crianas e suas famlias, avaliao contnua dos conhecimentos adquiridos, sondagem dos interesses delas e ateno as necessidades que elas expressam. Perceber o que o aluno sente, sem que ele o diga, constitui a essncia da empatia, uma das caractersticas fundamentais da inteligncia emocional. A criana e o adolescente, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, pela expresso facial ou por outras maneiras no verbais. A partir do momento em que o professor reconhece as emoes do aluno (medo, raiva, cime, alegria, tristeza, vergonha), cria uma enorme chance de aumentar a intimidade, transmitir experincia e compartilhar dificuldades. O aluno passa a se sentir valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, conseqentemente, fortalece sua auto-estima. Ele descobre novas estratgias para lidar com os conflitos, diminui a agressividade em suas relaes com o outro, aprende a conviver de uma maneira confortvel com os sentimentos negativos, enfim, ele transforma um sentimento que o assusta em algo que faz parte da vida, no censurando a si mesmo por seus

sentimentos, mas sim, julgando a deciso do que fazer com estes mesmos sentimentos. A escola deveria reservar tempo e espao em seus programas para iniciar as crianas em projetos de cooperao. A participao de professores e alunos em projetos comuns pode dar origem aprendizagem de mtodos de resoluo de conflitos e construir uma referncia para a vida futura dos alunos, enriquecendo a relao professor aluno. A influncia dessa teoria sobre a educao altamente positiva, pois chama a ateno para o fato de que as escolas no devem preocupar-se apenas com a inteligncia de cada aluno, mas tambm com o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo. Fonte do texto acima: <http://www.colegiogge.com.br/home/Opiniao.php?inc=detail&id=854> acessado em 16/08/2009.

REFERNCIAS

Almeida, L. Teorias da Inteligncia. Porto: Edies Jornal de Psicologia, 1998. Candeias, A. M. & Almeida, L. S. Inteligncia social: Contributos para uma Psicologia mais contextualizada. Mente Social, 1999. DELORS, Jacques. Educao: um tesouro a descobrir. - 10 Ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Prtica Educativa. So Paulo. Paz e Terra, 1996. GOLEMAN, Daniel - Inteligncia emocional. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1996 ZACHARIAS, Vera Lcia Cmara. Inteligncia Emocional em sala de aula. <http://www.colegiogge.com.br/home/Opiniao.php?inc=detail&id=854> acessado em 16/08/2009.

Vous aimerez peut-être aussi