Vous êtes sur la page 1sur 9

THAS FREITAS RESENDE

ESTGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE ARAGUAIA GOINIA / 2011

THAS FREITAS RESENDE

ESTGIO SUPERVISIONADO

Trabalho elaborado para fins de avaliao parcial da Disciplina Estgio Supervisionado, do 7 perodo do Curso de Comunicao Social da Faculdade Araguaia, sob a orientao da Prof. Ms. Silvana Monteiro.

FACULDADE ARAGUAIA GOINIA / 2011

1.INTRODUO importante enfatizar que a Internet uma nova mdia. E os chats operam dentro de uma conformao miditica, pois neste ambiente virtual a interao feita pela adoo de um nickname1, um apelido, que de certa forma funciona como uma apresentao pessoal e como garantia de anonimato. Nesse trabalho explicaremos a forma como ser aplicado um chat para debate esportivo entre os telespectadores do programa de televiso Globo Esporte, edio local, veiculado pela Televiso Anhanguera, pertencente a Organizao Jaime Cmara. O chat servir para os participantes comentarem o tema mais polmico da ltima rodada dos campeonatos de futebol e assuntos relacionados ao que foi veiculado na edio regional do programa.

2.DELIMITAO

O uso de chat no site globoesporte.com/go, pertencente a Organizao Jaime Cmara. O programa Globo Esporte nasceu na tev Globo no ano de 1978, em edio nacional. Hoje, o programa tem edies regionais em todo o pas, se tornando referncia no jornalismo esportivo. O Globo Esporte sempre se mostrou um pioneiro, foi dessa forma que no incio dos anos 2000 foi criada a verso online do noticirio. J na metade do ano de 2011 esto sendo gradualmente criadas as verses locais do site, para que possam atender o pblico de maneira mais regional e valorizar o esporte praticado nos estados. Por sempre apresentar caractersticas de vanguarda e convergncia de mdia, optamos por disponibilizar esse servio em carter experimental no site globoesporte.com/go. Acreditamos que a criao do chat abre uma possibilidade de maior interao do pblico e abertura de discusses de temas polmicos na rea esportiva regional.

Espcie de apelido criado pelo usurio para que seja reconhecido em determinado ambiente virtual, seja chat, frum e etc..

3.PROBLEMA

Em 1935, foi fundado o jornal, que se tornou o embrio do maior grupo de comunicao do Centro-Oeste brasileiro, a Organizao Jaime Cmara (OJC). A OJC comeou com o nome J. Cmara & Irmos, constituda poca por uma tipografia e uma papelaria na cidade de Gois. Na tipografia, a atividade inicial era um pequeno jornal satrico, intitulado Vossa Senhoria. Depois de proibido pelas autoridades, o Vossa Senhoria foi substitudo por A Razo. com a veiculao de seu primeiro meio de comunicao, o jornal O Popular, no dia 3 de abril de 1938. Em 1954, foi a vez da empresa chegar ao rdio. A TV Anhanguera entrou no ar no Canal 2 em 24 de outubro de 1963, filiada da TV Excelsior na poca. Hoje, a OJC lder de audincia em tv, impresso e alguns segmentos radiofnicos. A empresa atua nos estados de Gois, Tocantins e no Distrito Federal.

Fig. 1 Ranking das maiores redes de comunicao por nmero de veculos (Fonte: http://www.donosdamidia.com.br/)

Segundo dados do site donos da mdia, a OJC o maior grupo de mdia do Centro Oeste e o 7 maior em nmero de veculos de comunicao, com um total de 24 veculos.

Devido ao grande acesso popular e repercusso regional, escolhemos implantar o projeto na empresa. De acordo com o processo acadmico, como o chat pode suprir as necessidades de interatividade exige aos grandes meios de comunicao?

4.OBJETIVO GERAL

Promover debates e interao online dos telespectadores por meio do site globoesporte.com/go.

4.1.OBJETIVOS ESPECFICOS

A interatividade em tempo real

A sociedade contempornea est cercada dos mais diferentes recursos tecnolgicos como aparelho celular, caixas eletrnicos nos bancos, internet, entre outros. Os avanos surgem com uma velocidade nunca vista em outros tempos, temos acesso a inmeras informaes e das mais diversas fontes que chegamos a nos sentir desinformados, porque muitas vezes no conseguimos acompanhar esse ritmo to acelerado. A escrita est presente em nosso dia-a-dia, seja em uma carta, uma notcia lida em revista ou jornal, no bilhete da geladeira ou ento, naquele e-mail que recebemos ou enviamos, por isso ela tornou-se cada vez mais importante e prioritria para nossa existncia, j que agora tambm nos comunicamos atravs da escrita, ainda que de maneira diferente daquela feita atravs das cartas: Sim, pela primeira vez nossa humanidade j to velhinha, as pessoas esto se conhecendo primeiramente pela palavra escrita. E lida, claro. [...] Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu tanto. E se comunicou tanto. E leu tanto. E amou tanto. (FREIRE, 2003, p. 22). Saindo do incio da era da escrita e nos transportando at o sculo XXI, deparamo-nos com uma realidade aparentemente diferente da encontrada na poca dos sumrios, mas como naquele tempo, atualmente nossa sociedade est

vivendo uma grande revoluo, a revoluo tecnolgica, que acaba exercendo grande influncia em nosso comportamento.

Debate pblico online Os programas de chat que viabilizam os novos processos de comunicao agrupam diversas funcionalidades, atraindo os usurios que buscam ambientes descontrados e de recreao e gerando com isso, o que conhecemos como a socializao da Web, (Donath & Robertson, 1998). Atualmente, existem diversos programas de chat espalhados pela Internet. Chats so mais usados para fins de diverso e interao social. No geral, os assuntos so bem variados e divididos por canais (salas) de discusso, onde alm da troca de mensagem e passagem de instrues, pode existir o compartilhamento de metas e a inteno de adquirir novos conhecimentos e novos amigos. Mais complexo que o simples correio eletrnico, um sistema de conferncias eletrnicas um dispositivo sofisticado que permite que grupos de pessoas discutam em conjunto sobre temas especficos. As mensagens so normalmente classificadas por assuntos e por sub-tpicos. Alguns assuntos so fechados quando so abandonados e outros so abertos quando os membros do grupo acham necessrio. Em um sistema de conferncias eletrnicas, as mensagens no so dirigidas a pessoas, mas sim a temas ou sub-temas. H sistemas especiais que permitem uma comunicao direta entre todas as pessoas que estejam conectadas a uma conferncia eletrnica no mesmo momento. As mensagens trocadas nesse tipo de conferncia eletrnica em geral no so gravadas. Os indivduos que se comunicam compartilham uma espcie de espao virtual de comunicao efmera onde so inventados novos estilos de escrita e de interao. Alguns sistemas de mensagens e de conferncias eletrnicas funcionam apenas em redes especializadas de grandes empresas ou nas redes disponibilizadas por alguns servios comerciais. Contudo, h uma tendncia para o estabelecimento de conexes entre esses sistemas locais e o grande sistema de conexo das redes que a Internet. As redes de redes, como a Internet, permitem o acesso a um nmero enorme de conferncias eletrnicas. As conferncias eletrnicas da Internet so

chamadas "newsgroups" ou "news. Ao dar uma visibilidade a estes grupos de discusso, que so feitos e desfeitos o tempo todo, o ciberespao torna-se uma forma de contatar pessoas no mais em funo de seu nome ou de sua posio geogrfica, mas a partir de seus centros de interesses. como se as pessoas que participam das conferncias eletrnicas adquirissem um endereo no espao mvel dos temas de debates e dos objetos de conhecimento.

5.JUSTIFICATIVA Oportunidade de unir as disciplinas que interagem com internet, buscando, unificando e multiplicando contedo. Ocorre igualmente com nossas formas de comunicao, que agora passam a ser tambm virtual. Lvy destaca que, o virtual tende a atualizar-se, sem ter passado no entanto concretizao efetiva ou formal. A rvore est virtualmente presente na semente (Lvy, 1996, p. 15).

6.METODOLOGIA

O chat ser utilizado durante uma hora num perodo quinzenal. Sero previamente escolhidos os temas da discusso, sem limite mnimo de usurios para participao, eu mediarei a discusso. Sero divulgadas chamadas em alguns veculos da empresa, estes sero posteriormente escolhidos. importante para a Academia porqu gera prtica do contedo teorizado em sala de aula. O crescimento do acadmico quanto da academia, dependem da prtica. O saldo para a Organizao Jaime Cmara altamente positivo, porqu no arcar com quase custo algum, ter uma nova forma de comunicao com o pblico e ainda ter possibilidades de maior visibilidade ao site que no futuro pode gerar receitas devido ao nmero de acessos.

7.CRONOGRAMA Cronograma: Pesquisa do Tema Implantao Reviso Entrega X X X X X Setembro X Outubro Novembro Dezembro

8.CONCLUSO Dessa forma, avaliamos que a implantao de um chat no site globoesporte.com/go para que haja discusses esportivas uma opo inclusiva, interativa e interliga numa proximidade virtual, mdia e pblico. O projeto possui aval da cpula da Organizao Jaime Cmara, empresa detentora do site globoesporte.com/go. Por meio de reunio para oficializar a resposta positiva, os membros da mesma fizeram questo de elogiar a ao e enxergar o quo necessria a aproximao dos meios de comunicao com o pblico, visto que a internet a plataforma que mais agrega a diversidade seja cultural, opinativa, entre outras formas.

9. REFERENCIAS

BAUMAN, Zygmunt. A modernidade lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1982. BRETON, Philippe. Le culte de lInternet. Paris: 2000. BRETON, Philippe. A argumentao na comunicao. So Paulo: Edusc, 1999.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. Rio: Paz e Terra, 1999. DONATH, J. & Robertson, N. (1998). The Sociable Web. MIT Media Lab. < Http://judith.www.mit.edu/SocialWeb/SocialWeb.htm.> Acesso em setembro de 2011. ERCILIA, Maria. A Internet. So Paulo: Publifolha, 2000. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. LVY, Pierre. O que virtual? So Paulo: Editora 34, 1996. Disponvel em <www.uol.com.br>. Acesso em setembro de 2011. Disponvel em <www.uff.br/mestcii/rep.htm>.Acesso em setembro de 2011. Disponvel em <www.donosdamidia.com.br/>. Acesso em setembro de 2011

Vous aimerez peut-être aussi