Vous êtes sur la page 1sur 6

HABEAS CORPUS COMO PARTE INTEGRANTE DOS REMDIOS CONSTITUCIONAIS

J ARDEL RODRIGO SEHN HELENA CRISTINA LBKE

RESUMO Tratarei aqui de sintetizar quando da aplicao de um dos remdios constitucionais, aquele que uma das garantias previstas pela constituio a todos os cidados aos quais ela direcionada. Aqui validar-me-ei do Habeas Corpus como sendo matria de grande relevncia a todo integrante da sociedade a qual se cabe a aplicao do mesmo, que esta sendo posta em questo, a brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Aplicao. Garantias. Cidados.

1. REMDIOS CONSTITUCIONAIS Garantias constitucionais gerais so indcios de supremacia e diviso dos poderes; Garantia constitucionais especiais direito de agir, de pedir, de solicitar.

Art. 5 [...] XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal;

O conjunto de mecanismos que visam garantir os direitos das pessoas, que tiram o judicirio de estado de inrcia e agir atravs da ao so os remdios constitucionais. Remdios Constitucionais o conjunto de garantias constitucionais especiais (previstas na Constituio Federal) que movem o judicirio, que o fazem agir no sentido de demonstrar e aplicar a lei: Habeas Corpus Mandado de Segurana

Autor; Acadmico de Direito. E-mail: jrsehn@catolicasc.org.br Professora Orientadora. E-mail: hclubke@catolicasc.org.br

Mandado de Segurana Coletivo Habeas Data Mandado de Injuno Ao Popular Ao Civil Pblica

2. HABEAS CORPUS garantia constitucional destinada a preservar a liberdade pessoal de locomoo (ir, vir ou permanecer). Ou seja, visa proteger o direito de liberdade pessoal, liberdade fsica de locomoo da pessoa, considerando que ela esteja sofrendo restrio de liberdade.
Art. 5 [...] LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; [...] LXXVII - so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. (Regulamento). Art. 142. As Foras Armadas, constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica, so instituies nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repblica, e destinam-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. 1 - Lei complementar estabelecer as normas gerais a serem adotadas na organizao, no preparo e no emprego das Foras Armadas. 2 - No caber "habeas-corpus" em relao a punies disciplinares militares. [...]

2.1 OBJETO DO HABEAS CORPUS

Tutela a liberdade fsica de locomoo contra a restrio ocasionada por ato ilegal ou com abuso de poder. A restrio liberdade fsica de locomoo de uma pessoa pode acontecer: a) Violncia, que resulta de alguma fora fsica; b) Coao, que resulta na supresso do livre arbtrio do paciente.

A liberdade da pessoa deve ter sido restrita por motivo de ilegalidade ou violncia (podendo at mesmo ser abuso de autoridade).
2

Jurisprudncia predominante do STF trata do sentido de que no cabe habeas corpus quando a violncia ou coao no afetem diretamente a liberdade de locomoo do paciente.

Para Mendes, Coelho, Branco (2010, p. 630-631)

A concesso de ofcio de habeas corpus, portanto, surge como uma garantia processual cuja efetivao, alm de transcender os limites legais formalsticos, busca conferir mxima efetividade proteo de direitos fundamentais do paciente. Da no haver razo jurdico-constitucional plausvel, a nosso sentir, apta a desautorizar a legitimidade dessa medida excepcional de carter fortemente garantstico.

2.2 PARTES

H sempre o Legitimado ativo (autor) e legitimado passivo (ru, que praticou a ao restritiva de locomoo do autor) so as partes de qualquer processo. Exclusivamente no caso do habeas corpus h uma terceira figura, que corresponde pessoa que est sofrendo a restritiva de locomoo, chamado de paciente. Legitimado ativo autor a CF no define quem seja, mas o art. 664 do CPP (Cdigo de Processo Penal) estabelece que qualquer pessoa (fsica ou jurdica) pode manej-lo, em seu favor ou de outrem, bem como o Ministrio Pblico; Legitimado passivo coator pessoa que est coagindo ou violentando a liberdade de locomoo. Normalmente uma autoridade pblica, uma pessoa no exerccio de autoridade pblica. Paciente (sempre pessoa fsica).

Quando a violncia contra a liberdade de locomoo praticada por algum que no seja autoridade pblica, haver, em tese, a configurao do crime de crcere privado, para o qual a simples denncia ao juzo competente j impe a libertao. Ainda assim, doutrina e jurisprudncia tem se inclinado atualmente para admitir a impetrao do Habeas Corpus contra particulares.

A natureza do Habeas Corpus constitucional, pois no aplica-se apenas a questes penais, mas sim de todas as reas, ou seja, pode ser decorrente de uma priso civil, ou alguma restrio administrativa.

2.3 MODALIDADES DE HABEAS CORPUS Habeas Corpus suspensivo (ou liberatrio ou repressivo ou posterior) quando o paciente j est sofrendo a coao ou a violncia, hiptese em que a deciso judicial faz suspender a respectiva fonte geradora. Exemplo: expedindo um alvar ou ordem de soltura. Habeas Corpus preventivo quando o paciente se achar ameaado de sofrer a coao ou violncia, caso em que a deciso judicial atribui salvo conduto1 ao paciente, garantindo-lhe a liberdade. Neste caso, necessrio provar que a ameaa real e atual.

2.4 DO PEDIDO

A petio do HC no exige via de regra a inscrita participao do advogado para que a mesma tenha validade, mas salvo conduto sempre recomentado que se resguarde em defesa tcnica afim de que se obtenham melhores resultados. Pode o HC ento ser impetrado por qualquer pessoa (exceto pessoa jurdica, pois o mesmo no pressupe vontade de ir e vir) ou mesmo pelo Ministrio Pblico.

2.5 PR-CONSTITUIO DE PROVA

Exige prova pr-constituda. No h espao para resolver o conjunto fticoprobatrio, que j deve vir pronto, acompanhando a petio inicial. Antes de protocolar o HC deve-se juntar as provas que justifiquem o pedido, pois no existe prazo adicional para que estes sejam juntados ao processo, por ser uma ao de julgamento rpido.

2.6 DAS APLICAES DE EXCEES


3

Salvo conduto a determinao judicial que impede que algum tenha sua liberdade fsica restrita.

Dentre as variadas excees de Habeas Corpus pode se destacadas por Alexandre de Moraes as qual se limita a sua aplicao geral quando o Estado de Stio for declarado ou mesmo em tempos de guerra. No se pode dizer que nestes casos este elemento integrante dos remdios constitucionais deixa de existir, o que ocorre a rigidez na sua concesso ou seja o HC s poder ser requerido em casos especiais e a de se convir que a morosidade de sua resoluo ser fator ao qual no se cogitar, visto que tambm protegido pela Constituio o seu prazo como sendo o mesmo concedido devidamente dentro de prazo razovel.

Moraes (2010, p. 142) coloca da seguinte forma

Assim, o Estado de Defesa e o Estado de Stio no suspendem a garantia fundamental do Habeas Corpus, mas diminuem sua abrangncia, pois as medidas excepcionais permitem uma maior restrio legal liberdade de locomoo, inclusive, repita-se, por ordem da autoridade administrativa.

2.7 ESTRUTURA DE APLICAO

O Habeas Corpus no se no um benefcio a todo o indivduo integrante da sociedade e da qual o mesmo fica dependente de uma Constituio. O Habeas Corpus s tem sua finalidade atingida a partir do momento em que age para atingir seu cidado merecedor, que, como posto pela doutrina so todos os cidados, j quanto culpabilidade. A flexibilidade convencionada por uma Constituio to abrangente como a nossa prev que todo aquele indivduo que se sentir lesado e for ento submetido perda de liberdade de locomoo pode ento impetrar Habeas Corpus e que de toda forma ser facilitado sua soltura.

Ramos (1998, p. 15) diz que

Na primeira dcada deste sculo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal firma-se em torno da amplitude dada ao Instituto do Habeas Corpus, que deve ser concedido para o restabelecimento de qualquer direito que tivesse como pressuposto a liberdade de locomoo, ou seja, para

garantir a liberdade fsica e a liberdade de movimentos necessrios ao exerccio de qualquer direito, desde que certo e incontestvel.

3. CONSIDERAES FINAIS

Assim como para que haja a restrio ao direito de livre arbtrio e para a concesso de Habeas Corpus requerido antes da entrada de processo em juzo a reunio de todas as provas possveis, visto que poder ser considerado crcere privado a no apresentao e/ou no compreenso das mesmas, podendo assim resultar na soltura imediata do paciente ou mesmo a sua no restrio.

REFERNCIAS : JNIOR, Lus Carlos Martins Alves. O Habeas Corpus como Ao Constitucional Concreta. 2006. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/9248/o-habeascorpus>. Acesso em: 22 nov. 2011. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 5. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2010. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 25. ed. rev. e atual. So Paulo: Atlas, 2010. MORAES, Guilherme Braga Pea de. Curso de direito constitucional. 2. ed. rev. e atual. Niteri: Impetus, 2008. RAMOS, Dirco Torrecillas. Remdios constitucionais: habeas corpus, mandado de segurana coletivo, ao popular/ao civil pblica, mandado de injuno, habeas data, Petio e certido, Inconstitucion. 2. ed. rev. So Paulo: WVC Gesto Inteligente, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi