Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA CENTRO DE TECNOLOGIA GRADUAO EM ENG.

PETRLEO

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PETRLEO 04/04/2012

TRABALHO 04 TEMA 06: CONTROLE DE POO Anderson Rodrigues Ferreira 0323170 Camila Lucas Bruno 0323219 OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho delinear a importncia da Geologia Estrutural na Indstria Petrolfera, descrevendo um pouco o qu estuda a Geologia Estrutural, bem como so aplicados na prospeco e explorao de petrleo.

Antonio Nilson de Oliveira Filho 0323133

DESENVOLVIMENTO:
A Geologia Estrutural estuda as deformaes da crosta terrestre, ocupando-se basicamente com as estruturas, sua morfologia e mecanismo de sua formao. tambm objeto de seus estudos os mecanismos e processos de deformao e de seus produtos. Entende-se por estruturas, ou armadilhas, toda e qualquer forma, convexa ou no, em que a associao da rocha-reservatrio com a rocha de cobertura (cap rock) forma em profundidade um corpo geomtrico bem definido, com dimenses significativas e a capacidade de reter petrleo. Existem basicamente dois tipos de armadilhas: estruturais e estratigrficas, que podem existir em situaes mistas. Armadilhas Estruturais: As Armadilhas Estruturais so formadas pela deformao da rocha, tais como: dobras ou falhas. Os tipos mais comuns de armadilhas estruturais so as anticlinais, domas salferos e estruturas associadas a falhas. Anticlinais: so tipos de dobras convexas para cima que possuem suas camadas mais velhas no seu centro. O conhecimento da simetria de um anticlinal e do ngulo de inclinao muito importante. Por exemplo: se fizermos um poo de explorao no flanco mais inclinado de uma estrutura assimtrica com hidrocarbonetos, pode acontecer, se a estrutura dos hidrocarbonetos for reduzida, a estrutura pode ser dada como no

comercial; no entanto, se o poo feito no flanco menos inclinado tem uma maior probabilidade de interceptar hidrocarbonetos e proporcionar uma viso mais real do potencial petrolfero dessa estrutura. Domas Salferos: um tipo de estrutura em domo formado quando uma camada grossa de minerais evaporados encontrada em intruses verticalmente profundas dentro da camada de rocha envolvente, formando um dipiro.

Figura 1: Tipos de armadilhas estruturais. (Fonte: http://terraonline.blogspot.com.br/2010/04/combustiveis-fosseis.html

Armadilhas Estratigrficas: so formadas pela maneira como a rocha reservatrio fora originalmente depositada, ou ento pela eroso da rocha-reservatrio. Os casos mais comuns so associados s superfcies de eroso(discordncias angulares), pinch-outs, variaes laterais de fcies, e sandbars, ou massas descontnuas de arenito no seio de formaes argilosas. Diagnese: refere-se a qualquer mudana qumica, fsica ou biolgica sofrida por um sedimento aps a sua deposio inicial, durante e aps a sua litificao, excluindo alterao superficial e metamorfismo. Estas mudanas ocorrem a temperaturas e presses relativamente baixas e resultam em alteraes na mineralogia e textura das rochas. A fronteira

entre diagnese e metamorfismo (que ocorre em condies de temperatura e presso mais elevadas), gradativa. A diagnese pode ser dividida em vrios mecanismos ou processos: compactao, degradao dos carbonatos, cimentizao dos carbonatos, dolomitizao, estilolitizao e fraturao. Falhas, dobras e fraturas: As fraturas e as falhas formam-se quando as formaes esto submetidas a fenmenos de compresso e trao. Por exemplo, um desses fenmenos ocorre quando as rochas so dobradas para formar as estruturas do tipo anticlinal. Geralmente, as fraturas ocorrem nas ondas de maior trao ou distenso, ou seja, ao longo do plano axial das dobras. As fraturas podem tambm ocorrer ao longo dos planos de falhas devido ao movimento dos dois blocos contguos s mesmas. As fraturas so caracterizadas por vrios parmetros, tais como grau de abertura, extenso ou comprimento, e pela densidade de ocorrncia. Existem basicamente trs tipos de falhas: as falhas normais, associadas a fenmenos de trao, as falhas inversas, associadas a fenmenos de compresso, e as falhas de desligamento, associadas a tenses de cisalhamento.

as diagrafias permitem a caracterizao de fraturas no poo, enquanto a ssmica 3D permite caracterizar a distribuio das falhas ou zonas de fratura entre poos a uma escala mais ampla. A caracterizao de zonas fraturadas usando a ssmica pode ser complementada com estudos de mecnica de rochas. Dependendo da direo das fraturas abertas, as ondas ssmicas no se propagam mesma velocidade nem exibem as mesmas amplitudes. Este fenmeno foi identificado pela primeira vez usando ondas de cisalhamento, as quais se separam em duas componentes; ondas rpidas, S1, polarizadas paralelamente as fraturas e ondas lentas, S2, polarizadas perpendicularmente as fraturas. possvel definir a orientao das fraturas a partir das ondas S1 e a densidade das fraturas abertas a partir da diferena S1 S2. Um vez que a ssmica 3D adquirida com vrios azimutes, possvel captar a anisotropia do reservatrio em termos de fraturas a partir da anlise das ondas compressivas propagando-se em direes diferentes.

Figura 3: Reservatrio fraturado. (Fonte: JAHN, F.; Cook, M.;GRAHAM, M.; Hydrocarbon Exploration and Production ; 2 Edio; Editora Elsevier, 2008)

CONCLUSO:
Figura 2: Tipos de falhas. (Fonte: http://estudante-debiogeo-11.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html)

Reservatrios fraturados. As fraturaes aumentam a permeabilidade dos reservatrios favorecendo a circulao dos fluidos, de modo que se a rede de fraturas for restrita de hidrocarbonetos a fratura facilita a explorao do reservatrio. Por outro lado, se essa rede estiver ligada ao aqufero ou capa de gs poder produzir esses subprodutos de maneira indesejvel. As fraturaes so comuns a campos sujeitos a fenmenos tectnicos de compresso e extenso. Se for o caso, importante que se faa uma boa caracterizao da rede de fraturas. Diagrafias de imagem, anlise de testemunhos e ssmica, podem ser uteis na caracterizao dos reservatrios fraturados. Os testemunhos e

A arte de encontrar Estruturas ou Armadilhas com probabilidade de conterem acumulaes comerciais de petrleo uma das reas mais apaixonantes da indstria petrolfera. Pois no basta fazer poos nos centros das estruturas, necessrio o conhecimento profundo da Geologia Estrutural da regio e um cuidado muito especial em termos de aquisio, processamento e interpretao de dados ssmicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
[1] GOMES, J.S. ; ALVES, F.B.; O Universo da indstria petrolfera: da pesquisa refinao; Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2007. [2] JAHN, F.; Cook, M.;GRAHAM, M.; Hydrocarbon Exploration and Production ; 2 Edio; Editora Elsevier, 2008

Vous aimerez peut-être aussi