Vous êtes sur la page 1sur 10

ESTUDO DO DIREITO COMERCIAL I - Noes e mbito do Direito Comercial Conceitos Gerais 1) Conceito Econmico de Comrcio

O conceito econmico de comrcio no se ajusta exatamente ao conceito jurdico de comrcio. Como fato social e econmico, o comrcio uma atividade humana que pe em circulao a riqueza produzida, aumentando-lhe a utilidade. Diante da impossibilidade do homem de saciar, com suas prprias aptides e recursos, todas as suas necessidades, somos levados a nos aproximar uns dos outros, para trocar produtos excedentes e seu trabalho. Em funo disto, o homem tende vida em grupo, constituindo-se em sociedade. A fase primitiva da sociedade foi caracterizada pela economia de troca ou economia de escambo, onde prevalecia a permuta dos produtos do trabalho individual efetuada diretamente entre o produtor e o consumidor. Com a complicao havida para se valorar os produtos trocados em espcie, foram surgindo mercadorias-padro, que serviam de intermedirias no processo de circulao de mercadorias. Assim, conchas, animais, principalmente os bois (pecus - pecnia) e, posteriormente, metais preciosos, servindo como denominador comum do valor, facilitavam as trocas. Passaram a ser as primeiras moedas. Em sua definio cabvel a esse exemplo, moeda tudo aquilo que exerce, concomitantemente, as funes de denominador comum de valores, de meio geral de trocas, e de reserva de valor. A economia de troca ou de escambo, evoluiu para a economia de mercado ou economia monetria, onde o produtor j no mais produz para a troca, visando a imediata transpasse de sua mercadoria em contraposio com a aquisio da mercadoria de outro produtor, com quem opera.

Passa a produzir para vender, adquirindo moeda, para aplic-la como capital em novo ciclo de produo, podendo, a partir da, dedicar-se e especializar-se numa s linha de produo, para a qual se considera mais hbil ou que melhor proveito lhe proporciona. Assim, o comrcio passou, cada vez mais, a exercer uma funo social, unindo indivduos e aproximando povos, tornando-se elemento de paz e solidariedade. Houve, ento, a necessidade de buscar a procura pelo produto em locais onde so mais desejados e valorizados, o que se traduz em trfico mercantil. No conceito de Alfredo Rocco, O comrcio aquele ramo de produo econmica que faz aumentar o valor dos produtos pela interposio entre produtores e consumidores, a fim de facilitar a troca de mercadorias. Sobre o trfico de mercadorias, o economista e filsofo ingls Stuart Mill sintetiza a necessidade do comrcio atravs da figura especfica do comerciante:

Quando as copias tm que ser trazidas de longe, uma mesma pessoa no pode dirigir com eficcia, ao mesmo tempo, a manufatura e a venda a varejo; quando, para que resultem mais baratas ou melhores, se fabricam em grande escala, uma s manufatura necessita de muitos agentes locais para dispor de seus produtos, e muito mais conveniente delegar a venda a varejo a outros agentes; e at os sapatos e os trajes, quando se tem de fornecer em grande escala de uma vez, como para abastecer um regimento ou um asilo, no se compram diretamente aos produtores, mas a comerciantes intermedirios, que so os que melhor sabem, por ser este o seu negcio.
Assim, percebemos o conceito econmico de comrcio.

2) Conceito Jurdico de Comrcio


Conhecido o conceito econmico de comrcio, passamos a estudar o conceito jurdico de comrcio, para ento obtermos a definio do direito comercial. O direito, se preocupando com as atividades do comrcio, para tutela-lo com regras jurdicas, amplia por demais o seu conceito,

fazendo com que o conceito econmico no se ajuste nem coincida com o conceito jurdico. Muitas atividades, relacionadas com a circulao da riqueza, como exemplo as empresas agrcolas e artesanais, minerao e os negcios imobilirios, escapam ao conceito jurdico do comrcio, embora compreendam em seu conceito econmico. Existem, tambm, diversas atividades que escapam ao conceito econmico de comrcio, embora integrem o conceito jurdico, como por exemplo as letras de cmbio e as notas promissrias, que podem ser sacadas ou emitidas por pessoas no comerciantes, para fins civis. Os juristas procuram, ento, um conceito jurdico prprio para o comrcio, que abranja toda sua extenso. O conceito mais pontual, adotado por Rubens Requio conceitua juridicamente o comrcio:

o complexo de atos de intromisso, entre o produtor e o consumidor, que, exercidos habitualmente com fim de lucros, realizam, promovem ou facilitam a circulao de produtos da natureza e da indstria, para tornar mais fcil e pronta a procura e a oferta
Decorreram deste conceito trs elementos integrantes do comrcio, essenciais para a sua caracterizao jurdica e a caracterizao jurdica do comerciante: mediao, fim lucrativo e profissionalidade (habitualidade ou continuidade). A lucratividade como elemento essencial para conceituao jurdica do comrcio, hoje no mais considerada absoluta, haja vista existirem atividades lucrativas que escapam ao mbito do comrcio no sentido jurdico, bem como atos de mbito comercial, como o aval em letras de cmbio, que ato jurdico que no visa lucro. Existem, ainda, empresas estatais que invadem o terreno econmico, exercem o comrcio, podendo no ter fim lucrativo, no entanto no se podendo negar que tambm se integram no comrcio. A mediao, como elemento do comrcio que define tambm o ato do comerciante, embora no seja essencial, nos dita que este exercido como intermedirio entre o produtor e o consumidor, pelas razes j anteriormente dispostas.

A profissionalidade demonstra que o comrcio no aquele atividade exercida esporadicamente e o comerciante no eventual e sim aquele que exerce a atividade habitualmente, continuamente, fazendo dela uma forma de existncia.

3)

Direito Econmico e Direito Comercial

Existe uma dificuldade em se definir o direito comercial simplesmente como direito relativo ao comrcio,haja vista que, nos tempos modernos, o direito comercial deixou de ser apenas um direito da atividade mercantil, abrangendo muitos institutos e instituies que no so necessariamente comerciais. Numa tentativa de conciliar ambas posies, tem-se como definio do direito comercial:

o conjunto de regras jurdicas relativas atividade do homem aplicado produo, apropriao, circulao e ao consumo de riquezas.
Na opinio de Rubens Requio, o Direito Comercial, sobretudo em relao ao direito brasileiro, diferentemente do posicionamento de vrios juristas estrangeiros, tem um mbito preciso e definido, que se identifica modernamente como direito das empresas mercantis. Define, tambm o Prof. Arnoldo Wald:

Se, no direito comercial, as idias bsicas consistem na superior conciliao entre a celeridade dos negcios e as garantias do crdito, entre o formalismo e o automatismo das operaes, entre a liberdade contratual e a segurana jurdica, o direito econmico visa dar vida do pas um aspecto ao mesmo tempo dinmico e disciplinado. Histria do Direito Comercial Brasileiro
Em breve relato, veremos a essncia da histria do Direito Comercial brasileiro. No Brasil colnia, evidentemente, as relaes jurdicas, a includas as comerciais, pautavam-se pela legislao portuguesa, imperando as Ordenaes Filipinas, sob a influncia do direito cannico e do direito romano.

Acossada pelas tropas de Napolio Bonaparte, a famlia imperial portuguesa refugiou-se na colnia brasileira, o que fez com que as relaes jurdicas comerciais prprias da colnia evolussem, iniciando-se a composio de um direito mais de natureza e finalidade econmica do que propriamente comercial. A Corte brasileira, aos poucos foi se organizando como sede de uma monarquia, sendo criada, em 1808, a chamada Lei de Abertura dos Portos, o que levou abertura do comrcio aos povos, comrcio esse que, at ento, era restrito a uma poltica monopolista da metrpole. Foram, a partir da, criadas leis e emitidos alvars, que disseminaram o comrcio na colnia, criando-se a Real Junta de Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao, para estimular as atividades produtivas da nao que surgia. Atravs de alvar emitido em 12 de outubro daquele mesmo ano de 1808, foi criado o Banco do Brasil, que movimentava financeiramente o Real Errio, bem como realizava operaes bancrias com particulares, industriais e comerciantes. Proclamada a Independncia, a Assemblia Constituinte e Legislativa de 1923, atravs de lei prpria, adotou, no imprio brasileiro, as leis portuguesas vigentes em abril de 1821. O novo Imprio Brasileiro, passou aos poucos a exigir uma lei soberana, como forma de auto-afirmao da independncia, e a Real Junta de Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao, encarregou a Jos da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, a incumbncia de organizar o Cdigo de Comrcio. Depois de muitos percalos legislativos e de passar por vrias fases e criao de leis esparsas, foi sancionada a Lei n. 556, de 25 de junho de 1850, que promulgava o Cdigo Comercial brasileiro, que at hoje elogiado pela preciso e tcnica de sua elaborao. Teve como fontes o Cdigo francs de 1807 e o espanhol de 1829. Sempre em evoluo, em 1882, as sociedades annimas, at ento formadas e controladas pelo Estado, passaram a ser livremente constitudas. Foram criadas leis relativas ao direito cambirio, falncia, concordata preventiva, etc. No incio do sculo XX, diante da necessidade da reviso do Cdigo Comercial, foi elaborado, em 1912, um anteprojeto, que em 1928

ainda estava sendo analisado e aperfeioado pelo Senado Federal, mas no chegou a ter seguimento. Depois de vrias tentativas e mudanas, houve a incorporao do Cdigo Comercial pelo Cdigo Civil, atravs do Anteprojeto de Cdigo Civil unificado, publicado no Dirio Oficial da Unio, em 7 de agosto de 1972, afinal transformado na Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que o nosso novo Cdigo Civil, que em seu Livro II, trata do Direito de Empresa.

Fontes do Direito Comercial 1) Conceito


O direito comercial pode ser considerado o direito que regula as relaes decorrentes das atividades comerciais. Por fontes do direito comercial, entendemos o modo pelo qual surgem as normas jurdicas de natureza comercial. Essas normas jurdicas comerciais constituem um direito especial, que determina o que seja a matria comercial e a ela se aplica exclusivamente. Ao lado dessas regras, subsidiariamente, permanecem as regras do direito comum.

2) Excluso do Direito Civil


O Direito Civil no tratado como fonte subsidiria do Direito Comercial, haja vista que no so reciprocamente aplicveis. Quando o Direito Civil invocado para suprir lacunas ou omisses da legislao especfica do Direito Comercial, aquele no se apresenta como uma das fontes do Direito Comercial, pois no se aplica como regra comercial e sim como regra civil, no perdendo sua natureza civil. Existem casos onde o Cdigo Comercial nos dirige ao Direito Civil, como o exemplo do seu art. 121, que dita:

As regras e disposies do direito civil para os contratos em geral so aplicveis aos contratos comerciais
Esta disposio foi incorporada pelo novo Cdigo Civil, que revogou expressamente a Parte Primeira do Cdigo Comercial de 1950, dos arts. 1. a 456. A lei civil, portanto, somente aplicvel com carter civil, nos casos de lacuna ou omisso do Cdigo Comercial e quando condisser com o esprito da vida mercantil.

Deve pois a lacuna ou omisso da lei comercial, ser suprimida preferencialmente pela aplicao de usos e costumes comerciais, reguladas pelo contrato entre as partes, que se far valer sempre que no houver disposies legais em contrrio.

3) Leis Comerciais
A principal fonte do direito comercial so as leis comerciais. Afora o Cdigo Comercial de 1850, ora parcialmente incorporado pelo novo Cdigo Civil, centenas de leis esparsas foram usadas para modific-lo ou acresce-lo. Leis sobre os ttulos de crdito, sobre falncia, sobre a composio de sociedades comerciais, etc., que garante os formalismos necessrios segurana das relaes comerciais, so as principais fontes do direito comercial.

4) Usos Comerciais
O direito comercial mantm, tradicionalmente, o prestgio dos usos e costumes como regra subsidiria de suas normas. Na realidade, todas as normas expressas tiveram origem nesses usos e costumes comerciais, mantendo-se essa tradio de se respeitar os usos comerciais, que sempre trazem inovaes, como fonte subsidiria, at que tomem a forma expressa. Os usos comerciais surgem espontaneamente, s vezes do hbito de um nico comerciante, que vai sendo adotado por outros; assim, de individual, aquele uso torna-se geral. A partir de ento, esses usos comerciais podem formar os usos regionais ou nacionais e at mesmo internacionais, no comrcio exterior. H porm, para ser usado como fonte subsidiria do direito comercial, a necessidade de que o uso comercial seja ancorado na prtica uniforme, constante e estendida no tempo, bem como ser exercido de boa-f e sem contrariar a lei comercial, quando esta for imperativa. Na lacuna ou omisso das leis comerciais, esses usos comerciais so utilizados como fonte subsidiria, devendo, sempre que possvel, fazer parte de clusulas contratuais, para que no haja duplicidade de interpretao de direitos.

O Esprito do Direito Comercial 1) As Caractersticas do Direito Comercial


Pela sua natureza e estrutura de direito privado, o direito comercial caracteriza-se e diferencia-se dos outros ramos do direito, sobretudo do direito civil, pelos seguintes traos peculiares: Cosmopolitismo, individualismo, onerosidade, informalismo, fragmentarismo e solidariedade presumida.

1) Cosmopolitismo
O Direito Comercial voltado para o mundo, direcionado a todo o planeta, visando regular a matria desde a simples relao comercial at as relaes de comrcio exterior, sendo claramente visto nas leis que regulam o direito martimo, areo, os ttulos de crdito, o seguro, entre outras. Est em estudo na ONU um projeto para elaborao de um Cdigo de Comrcio Internacional.

2) Individualismo
O interesse individual est demonstrado na busca pelo lucro. Hoje esse individualismo limitado pelo Estado, que interfere em relaes bilaterais das quais ele no parte, limitando a liberdade contratual, que era a principal marca do individualismo. Apesar dessa limitao imposta pelo Estado, a liberdade de contrato ainda uma das regras preponderantes nas relaes comerciais.

3) Onerosidade
O objetivo do comerciante o lucro e em conseqncia disto no se concebe, na atividade comercial, a gratuidade. A onerosidade a regra e ela se presume, diferente do Direito Civil, onde a gratuidade uma constante. Bom lembrar que regras possuem excees, raras no presente caso.

4) Informalismo
Em face da tcnica prpria do Direito Comercial e de seu objetivo de regular operaes em massa, em que a rapidez da contratao elemento substancial, forou-se a supresso do formalismo. No entanto,

mesmo dentro do informalismo, a boa-f impera nos contratos comerciais. Assim, prepondera a liberdade contratual, respeitada a boa-f e os limites legais, sendo esta liberdade demonstrada no art. 107, do Cdigo Civil, que dispe que a validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. Em muitos casos a lei exige expressamente a formalidade, como na emisso de ttulos de crdito, na constituio de sociedades, nos registros, etc.

5) Fragmentarismo
O Direito Comercial extremamente fragmentrio por no formar um sistema jurdico completo, mas um complexo de normas, que sempre deixa muitas lacunas. Em face disto, grande o nmero de questes comerciais que so levadas soluo atravs do Poder Judicirio.

6) Solidariedade Presumida
A segurana dos negcios comerciais muito importa ao Direito Comercial e a solidariedade das obrigaes era implcita no Direito Comercial desde os seus primrdios. No entanto, no direito brasileiro, o art. 265 do Cdigo Civil veda expressamente a presuno da solidariedade:

art.265. A solidariedade no se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.


Assim, embora a solidariedade seja propulsora das relaes comerciais, gerando segurana e garantindo o crdito, no pode ser presumida, devendo ser expressa na lei ou nos contratos.

II - O Empresrio Comercial A Empresa Noo Econmica de Empresa


A produo de bens e servios para o mercado no conseqncia de atividade acidental ou improvisada, mas sim de atividade especializada e profissional.

exercida por organismos econmicos, que se concretizam da organizao dos fatores de produo e que se prope a satisfao das necessidades alheias e das exigncias do mercado; esses organismos tomam, na terminologia econmica, o nome de empresa. Assim, a empresa um organismo econmico; se assenta sobre uma organizao fundada em princpios tcnicos e leis econmicas. Objetivamente considerada, apresenta-se como uma combinao de elementos pessoais e reais, colocados em funo de um resultado econmico, e realizada em vista de um intento especulativo de uma pessoa, que se chama empresrio. do empresrio que a empresa recebe os impulsos para seu eficiente funcionamento.

Noo Jurdica de Empresa


No h um conceito jurdico prprio e absoluto de empresa; o conceito jurdico se assenta no conceito econmico. Tem-se a empresa como expresso da atividade do empresrio, sujeita a normas precisas, subordinando-se a disposies legais que se referem empresa comercial, como o seu registro e condies de funcionamento. A empresa tambm vista como idia criadora, tutelada legalmente, com normas de represso concorrncia desleal e proteo propriedade imaterial, como o nome comercial, marcas, patentes, etc. A empresa tambm percebida como um complexo de bens, que forma o estabelecimento comercial, dispondo a lei sobre sua proteo, como a do ponto comercial, e a transferncia de sua propriedade. No mbito do Direito Comercial, empresa, numa acepo jurdica, significa uma atividade exercida pelo empresrio.

Vous aimerez peut-être aussi