Vous êtes sur la page 1sur 3

3Dados Tcnicos

Composio:
Constitudo por uma concha interna de sustentao de no-tecido moldado em fibras sintticas, tratadas para suportar altas temperaturas e umidade. Sobre esta concha montado o meio filtrante composto por: Uma camada de micro fibras tratadas eletrostaticamente e uma camada de micro fibras carregadas com material adsorvente para reteno de gases cidos, incluindo fluoreto de hidrognio, cloro e dixido de enxofre. A este conjunto so incorporadas 2 bandas de elstico, um grampo de ajuste nasal no formato em M necessrio para manter o respirador firme e ajustado na face do usurio e uma vlvula de exalao para facilitar a exalao do usurio. No contorno interno do nariz existe uma lmina de espuma para auxiliar a vedao.

Respirador 8516 (C.A 10548)


(3)

Desempenho
Este respirador enquadra-se na categoria PFF-2 e para tanto, deve obedecer, entre outros, aos seguintes requisitos estabelecidos de acordo com a norma NBR 13698 da ABNT para peas semifaciais filtrantes: Penetrao mxima atravs do filtro ????? 6,0 % (1) Resistncia mxima respirao : (1) Inalao - 240 Pa a 95 l/min e 60Pa a 30l/min (1) - 300 Pa a 160 l/min Exalao (2) Penetrao por indivduo mdia mxima total : 10 % (3) 3 Vazamento da vlvula de exalao : 30 cm /min (4) Capacidade do filtro para fluoreto de hidrognio : 30 minutos Capacidade do filtro para gases cidos (5) : 33 minutos (1) Ensaios realizados em equipamento utilizando aerossol de cloreto de sdio (NaCl) com dimetro entre 0,4-0,6 micra com vazo de 95 litros/min. Neste ensaio, o respirador preso no equipamento de tal forma que fique perfeitamente selado e ento nebulizado sobre ele o aerossol de NaCl nas condies descritas acima. Estes ensaios so realizados pela Fundacentro e pela 3M. (2) Ensaio realizado em uma c abine, com 10 pessoas, uma de cada vez, utilizando o respirador conforme instrues do fabricante e realizando diferentes exerccios com a cabea, respirao profunda e falando. Durante todo o tempo do ensaio, so retiradas amostras de dentro do respirador e analisadas em (1) equipamento similar ao utilizado para ensaios de filtros . A Fundacentro ainda no realiza este ensaio, mas este produto tem sido regularmente testado nos laboratrios da 3M.

A vlvula retirada do respirador e ensaiada em um equipamento de bancada onde provocada uma presso negativa (de 250 Pa) no lado interno da vlvula e medido o vazamento de ar por minuto. (4) Este ensaio realizado pela 3M e no se encontra descrito no projeto de norma da ABNT. realizado em uma cmara contendo fluoreto de hidrognio (HF) concentrao de 50 ppm e fazendo passar atravs do filtro a um fluxo de ar de 64 litros/minuto, com a umidade relativa de 50% e temperatura aproximada de 25o C, at que a concentrao do outro lado do filtro atinja 5 ppm, quando ento registrado o tempo em minutos. (5) Este ensaio no se encontra descrito no projeto de norma da ABNT acima citado e realizado pela 3M em seus laboratrios. O gs dixido de enxofre (SO2) gerado em uma cmara passado a uma concentrao de 50 ppm atravs do meio filtrante do respirador 9916 a um fluxo contnuo de 20 litros/minuto, temperatura aproximada de 25o C e umidade relativa de 50%, at que a concentrao do lado interno do filtro atinja 5 ppm, quando ento, registrado o tempo em minutos.

Indicao de uso
Indicado para proteo das vias respiratrias contra poeiras txicas como: fibras txteis, carvo, ferro, alumnio, poeiras de gros, grafite, entre outras, at 10 vezes o seu limite de tolerncia e gases cidos tais como dixido de enxofre, fluoreto de hidrognio, cloro e outros gases cidos at o seu limite de tolerncia. Deve ser utilizado mediante o conhecimento e aprovao das reas de Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho ou responsvel pela empresa. de uso pessoal e intransfervel.

Condies de estocagem
Deve ser mantido em local com boa ventilao, limpo, seco, evitando-se umidade e exposio a contaminantes.

Vida til
varivel dependendo do tipo de contaminante , de sua concentrao, da freqncia respiratria do usurio, da umidade relativa do ambiente e da conservao do produto pelo usurio, devendo sempre ser avaliada pelo responsvel sobre a determinao do uso de EPI. Deve ser trocado sempre que se encontrar saturado (entupido, ou o usurio perceber o cheiro ou gosto do contaminante), perfurado, rasgado ou com elstico solto ou rompido. No deve ser feito qualquer tipo de reparo ou manuteno no produto.

Limitaes de uso e advertncias


1. Este respirador no deve ser utilizado para proteo contra contaminantes diferentes dos especificados. 2. No deve ser utilizado contra poeiras altamente txicas, ou 3 seja, com limite de tolerncia inferior a 0,05 mg/m . 3. Por ser de material filtrante e no suprir oxignio, no deve ser utilizado em ambientes fechados e sem ventilao tais como: cmaras, tanques, silos e tubulaes onde a concentrao de oxignio pode ser menor que 19,5% em volume. 4. No deve ser utilizado quando a concentrao do contaminante ultrapassa os valores de I.P.V.S. (Imediatamente Perigoso Vida e Sade) ou superior a 10 vezes o valor do seu limite de tolerncia (T.L.V.) 5. O produto no deve ser alterado ou modificado para o uso. 6. No deve ser utilizado por pessoas com barbas ou cicatrizes profundas na face por impedir uma eficiente selagem do respirador ao rosto do usurio. 7. Deixe a rea imediatamente se a respirao se tornar difcil; sentir o gosto do contaminante; se o produto se danificar; se ocorrer algum tipo de irritao ou sentir tonturas, enjos ou dores de cabea (isto pode significar que o respirador est saturado ou mau selado no rosto).

Conservao do produto
1. No suje a parte interna do respirador. Se tiver que manuse-lo com a mo suja, pegue-o pela parte externa. 2. No deve ser dobrado, colocado no pescoo, na cabea ou no capacete. 3. Aps o uso, guarde-o em um saco plstico em lugar limpo e seco.

Ateno
No surgimento de irritaes ou problemas respiratrios suspenda o uso e procure atendimento mdico.

Instrues de uso
Antes de utilizar o produto, conforme exigncia da NR.6 da C.L.T. e da Instruo Normativa no. 1 do Ministrio do Trabalho de 11 de abril de 1994, o usurio precisa ser informado pelo empregador sobre a obrigatoriedade de uso do equipamento, ser devidamente treinado para a correta utilizao e ser realizado o ensaio de vedao, para a correta utilizao do mesmo. Nas condies de estoque (no uso) especificadas, sua vida til de 3 anos aps a data de fabricao. 1. Segure o respirador na palma da mo, com a espuma interna na direo da ponta dos dedos. As tiras elsticas devem ficar soltas e para baixo. 2. Leve o respirador ao rosto cobrindo a boca e o nariz. Puxe o elstico de cima, passando-o pela cabea e ajustando-o acima das orelhas. Depois faa o mesmo com o elstico inferior, ajustandoo na nuca. Posicione o respirador no rosto de modo a permitir um bom campo visual. 3. Pressione o grampo de ajuste nasal com os dedos de forma a mold-lo ao seu formato de nariz. Isto lhe garantir um bom ajuste. 4. Para verificar o ajuste, coloque as mos na frente do respirador e assopre fortemente. O ar no deve vazar pelas laterais. 5. Para retir-lo, comece pelo elstico abaixo das orelhas, passando-o pela cabea. A seguir, proceda da mesma forma com o outro elstico.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Vous aimerez peut-être aussi