Vous êtes sur la page 1sur 7

Apresentao da placa-me

O principal elemento constitutivo do computador a placa-me (em ingls mainboard ou motherboard, s vezes abreviado como mobo). A placa-me a base que permite a conexo do conjunto dos elementos essenciais do computador.

Como o seu nome o indica, a placa-me uma placa soberana, tendo a forma de um grande circuito impresso que possui nomeadamente conectores para as cartas de extenso, os mdulos de memria, o processador, etc.

Caractersticas
Existem vrias maneiras de caracterizar uma placa-me, nomeadamente de acordo com as caractersticas seguintes :

ofactor de obstruo, o chipset, o tipo de suporte de processador, os conectores de entrada/sada.

Factor de obstruo de uma placa-me


Designa-se geralmente com a expresso factor de obstruo (ou factor de forma, em ingls form fator), a geometria, as dimenses, a disposio e as caractersticas elctricas da placa-me. A fim de fornecer cartas mes que se podem adaptar a diferentes caixas de marcas diferentes, foram criados padres:

AT baby/full format um formato utilizado nos primeiros computadores PC do tipo 386 ou 486. Este formato foi substitudo pelo formato ATX que possui uma forma mais propcia para a circulao do ar e tornando o acesso aos componentes mais prtico; ATX : O formato ATX uma evoluo do formato Baby-AT. Trata-se de um formato estudado para melhorar a ergonomia. Assim, a disposio dos conectores bnuma placa-me ATX est prevista de maneira a optimizar a ligao dos perifricos (os conectores IDE por exemplo esto situados ao lado dos discos). Por outro lado, os componentes da placa-me esto orientados paralelamente, de maneira a permitir uma melhor evacuao do calor; o ATX standard : O formato ATX standard apresenta dimenses clssicas de 305x244 mm. Prope um conector AGP e 6 conectores AGP. o Flex-ATX : O formato FlexATX uma extenso do formato microATX a fim de oferecer uma certa flexibilidade aos construtores para o design dos seus computadores. Prope um conector AGP e 2 conectores PCI o miniATX : O formato miniATX um formato compacto alternativo ao formato microATX (284x208 mm), propondo um conector AGP e 4 conectores PCI em vez dos 3 do formato microATX. Destina-se principalmente aos computadores de tipo miniPC (barebone). BTX : O formato BTX (Balanced Technology eXtended), da empresa Intel, um formato previsto para trazer algumas melhorias disposio dos componentes, a fim de optimizar a circulao do ar e permitir uma optimizao acstica e trmica. Os diferentes conectores (conectores de memria, conectores de extenso) esto assim alinhados paralelamente, no sentido da circulao do ar. Alm disso, o microprocessador est situado na frente da caixa a nvel das entradas de ventilao, onde o ar mais fresco. O conector de alimentao BTX o mesmo que o das alimentaes ATX. O padro BTX define trs formatos: o BTX standard, apresentando dimenses standard de 325x267 mm; o microBTX, de dimenses reduzidas (264x267 mm); o pico-BTX, de dimenses extremamente reduzidas (203x267 mm). ITX : O formato ITX (Information Technology eXtended), da empresa Via, um formato extremamente compacto previsto para configuraes exguas como os miniPCes. Existem dois principais formatos ITX: o mini-ITX, de dimenses minsculas (170x170 mm) um lugar PCI ; o nano-ITX, de dimenses extremamente minsculas (120x120 mm) e um lugar miniPCI.

Assim, da escolha de uma placa-me (e do seu factor de forma) depende a escolha da caixa. O quadro abaixo recapitula as caractersticas dos diferentes factores de forma:

Factor de forma Dimenses Lugares ATX 305 mm x 244 mm AGP / 6 PCI microATX 244 mm x 244 mm AGP / 3 PCI FlexATX 229 mm x 191 mm AGP / 2 PCI Mini ATX 284 mm x 208 mm AGP / 4 PCI Mini ITX 170 mm x 170 mm 1 PCI Nano ITX 120 mm x 120 mm 1 MiniPCI BTX 325 mm x 267 mm 7 microBTX 264 mm x 267 mm 4 picoBTX 203 mm x 267 mm 1

Componentes integrados
A placa-me contm diversos elementos embarcados, ou seja, integrados no seu circuito impresso:

O chipset, circuito que controla a maioria dos recursos (converso de canals do processador, de memria esconderijo e memria viva, slots de extenso,), O relgio e a pilha do CMOS, O BIOS, O canal sistema e os canals de extenso.

Alm disso, as placas-mes recentes comportam geralmente diversos perifricos multimdia e rede que podem ser desactivados:

placa de rede integrada; placa grfica integrada; placa de som integrada; controladores de discos duros evoludos.

O chipset
O chipset (jogo de componentes ou jogo de circuitos) um circuito electrnico encarregado de coordenar as trocas de dados entre os diversos componentes do computador (processador, memria). Na medida em que o chipset est integrado na placa-me, importante escolher uma placa-me que integra um chipset recente a fim de maximizar as possibilidades de evolutividade do computador. Alguns chipsets integram s vezes um chip grfico ou um chip udio, o que significa que no necessrio instalar uma placa grfica ou uma placa de som. Contudo, s vezes

aconselhvel desativ-lo (quando possvel) no setup do BIOS e instalar cartas de extenso de qualidade nos lugares previstos para esse efeito.

O relgio e a pilha CMOS


O relgio tempo real (notado RTC, pour Real Time Clock) um circuito encarregado da sincronizao dos sinais do sistema. constitudo por um cristal que, vibrando, d impulsos a fim de cadenciar o sistema. Chama-se frequncia do relgio (expresso em MHz) ao nmero de vibraes do cristal por segundo, ou seja, o nmero de tops do relgio emitidos por segundo. Quanto mais a frequncia elevada, mais o sistema pode tratar informaes. Quando o computador desligado da corrente, a alimentao deixa fornecer corrente placa-me. Ora, quando o computador ligado de novo, o sistema est sempre a horas. Um circuito electrnico, chamado CMOS (Complementary Metal-Oxyde Semiconductor, s vezes chamado BIOS CMOS), conserva com efeito certas informaes sobre o sistema, como a hora, a data sistema e alguns parmetros essenciais do sistema. O CMOS continuamente alimentado por uma pilha (modelo achatado) ou uma bateria situada na placa-me. Assim, as informaes sobre o material instalado no computador (como por exemplo o nmero de pistas, sectores de cada disco duro) so conservadas em CMOS. Na medida em que CMOS uma memria lenta, certos sistemas copiam s vezes o contedo CMOS em RAM (memria rpida), o termo de memory shadow empregado para descrever este processo de cpia em memria viva. Complmentary metal-oxyde semiconductor, uma tecnologia de fabrico de transstor, precedida de muitos outros, como o TTL (Transistor-transistor-logique), o TTLS (TTL Schottky) (mais rpido), ou ainda NMOS (canal negativo) e o PMOS (canal positivo). CMOS permitiu pr canais complementares num mesmo chip. Em relao ao TTL ou TTLS, CMOS muito menos rpido, mas consome, em contrapartida, menos energia, da o seu emprego nos relgios de computadores, que so alimentados por pilhas. O termo CMOS s vezes utilizado sem razo para designar o relgio dos computadores. Quando a hora do sistema regularmente reiniciada, ou quando o relgio se atrasa, geralmente basta mudar a pilha!

O BIOS
O BIOS (Basic Input/Output System) o programa bsico que serve de interface entre o sistema de explorao e a placa-me. O BIOS est armazenado numa ROM (memria morta, ou seja uma memria s de leitura), assim utiliza os dados contidos em CMOS para conhecer a configurao material do sistema. possvel configurar o BIOS graas a um interface (chamado BIOS setup, "configurao do BIOS") acessvel durante o arranque do computador atravs do simples toque numa tecla (geralmente a tecla Delete). Na realidade, o setup do BIOS

serve unicamente de interface para a configurao, os dados so armazenados em CMOS. Para mais informaes no hesite em consultar o manual da sua placa-me).

O suporte de processador
O processador (tambm chamado microprocessador) o crebro do computador. Executa as instrues dos programas graas a um jogo de instrues. O processador caracterizado pela sua frequncia, ou seja o ritmo ao qual executa as instrues. Assim, um processador cadenciado a 800 MHz efectuar, grosso modo , 800 milhes de operaes por segundo. A placa-me possui um lugar (s vezes vrios, no caso de placas-me multiprocessadores) para acolher o processador, chamado suporte de processador. Distinguem-se duas categorias de suportes:

Slot : trata-se de um conector retangular no qual se encaixa o processador verticalmente Socket : trata-se de um conector quadrado que possui um grande nmero de pequenos conectores sobre o qual o processador se encaixa directamente

Nestas duas grandes famlias, existem verses diferentes do suporte, de acordo com o tipo de processador. essencial, independentemente do suporte, ligar delicadamente o processador a fim de no torcer nenhum dos seus pinos (conta com vrias centenas). A fim de facilitar a sua insero, um apoio chamado ZIF (Zero Insertion Force, "fora de insero nula") foi criado. Os apoios ZIF possuem uma pequena alavanca, que, quando levantada, permite a insero do processador sem nenhuma presso e, quando baixada, mantm o processador no seusuporte.

Na medida em que o processador irradia termicamente, necessrio dissipar o calor para evitar que os seus circuitos derretam. a razo pela qual tem geralmente um dissipador trmico (chamado s vezes arrefecedor ou radiador), composto de um metal que tem uma boa conduo trmica (cobre ou alumnio), encarregado de aumentar a superfcie de troca trmica do microprocessador. O dissipador trmico comporta uma base em contacto com o processador e abas a fim de aumentar a superfcie de troca trmica. Um ventilador acompanha geralmente o dissipador para melhorar a circulao do ar em redor do dissipador e melhorar a troca de calor. O termo ventirad ento utilizado para designar o conjunto Ventilador + Radiador. o ventilador da caixa que est encarregue de extrair o ar quente da caixa e permitir ao ar fresco que provm do exterior entrar.

Os conectores de memria viva


A memria viva(RAM para Random Access Memory) permite armazenar informaes durante todo o tempo de funcionamento do computador, em contrapartida o seu contedo destrudo assim que o computador desligado ou reiniciado, contrariamente a uma memria de massa como o disco duro, capaz de guardar as informaes mesmo quando est desligado. Fala-se de volatilidade para designar este fenmeno. Porqu ento utilizar memria viva quando os discos duros so menos caros e tm capacidade igual? A resposta que a memria viva extremamente rpida em comparao com os perifricos de armazenamento de massa, como o disco duro. Possui, com efeito, um tempo de resposta de aproximadamente algumas dezenas de nanossegundos (cerca de 70 para o DRAM, 60 para RAM EDO, e 10 para o SDRAM ou mesmo 6 NS no SDRam RDA) contra alguns de milissegundos para o disco duro. A memria viva apresenta-se sob forma de mdulos que se ligam aos conectores da placa-me.

Os conectores de extenso
Os conectores de extenso (em ingls slots) so receptculos nos quais possvel inserir cartas de extenso, ou seja cartas que oferecem novas funcionalidades ou melhores desempenhos ao computador. Existem vrias espcies de conectores:

Conector ISA (Industry Standard Architecture): permitindo conectar cartas ISA, as mais lentas funcionando a 16-bit Conector VLB (Vesa Local canal): canal servindo anteriormente para conectar placas grficas Conector PCI (Peripheral Component InterConnect): permitindo conectar placas PCI, muito mais rpidas do que as placas ISA e funcionando a 32-bit Conector AGP (Accelerated Graphic Port): um conector rpido para placa grfica. Conector PCI Express (Peripheral Component InterConnect Exress): arquitectura de canals mais rpida que os canals AGP e PCI. Conector AMR (Audio Modem Riser): este tipo de conector permite ligar minicartas ao PCES

Os conectores de entrada/sada
A placa-me possui diversos conectores de entrada/sada agrupados no painel traseiro.

A maior parte das placas-me prope os conectores seguintes:

Tomadas de udio (entre Line-In, sortie Line-Out e microfone), permitindo ligar colunas ou uma aparelhagem, bem como um microfone. Este conector son.php3 placa de som integrada. Porta srie, permitindo ligar velhos perifricos; Porta paralela, permitindo ligar nomeadamente velhas impressoras; Portas USB (1.1, baixo dbito, ou 2.0, elevado dbito), permitindo ligar perifricos mais recentes; Conector RJ45 (chamados LAN ou porto ethernet) permitindo ligar o computador a uma rede. Corresponde a uma placa de rede integrada na placame; Conector VGA (chamado SUB-D15), permitindo ligar um ecr. Este conector corresponde placa grfica integrada;

Vous aimerez peut-être aussi