Vous êtes sur la page 1sur 3

Resumo Materiais de Construo Mecnica

ALTO FORNO
Alto forno ( Blast Furnace):
um Forno vertical ,reator metalurgico destinado a fabricao de ferro-gusa, que a matria-prima para a fabricao de ferro fundido e do ao por meio da reduo do minrio de ferro.

Partes do Alto Forno:


1. 2. 3. Cadinho : Lugar onde o gusa liquido depositado. A escria(impurezas) flutua sobre o guza. Rampa : Acontece a combusto e a fuso. Para que estes processos sejam facilitados existem ventaneiras, que so furos distribudos uniformemente onde o ar aquecido soprado sobre presso. Cuba : Nela so postas camadas sucessivas da carga do alto forno , composta de carvo minrio de ferro e o fundente(calcrio).

Carga do Alto Forno:


Minrio de ferro: Fornece carga metlica para o alto forno. ( Magnetita , Siderita , Pirita) Coque Siderrgico: Atua como combustvel , Fornece carbono para a reduo do minrio de ferro. produzido a partir da queima em ausncia de ar do carvo mineral em altas temperaturas em instalaes denominadas coquerias. Fundente: Reage com as impurezas do minrio de ferro para formar a escria . Reduz o ponto de fuso da carga. Pode ser cal ou calcrio. Ar: Reage com o coque siderrgico para produzir combusto e prover calor para que se d as reaes do alto forno.

Processos de aglomerao:
Processos de beneficiamento do minrio de ferro cujo objetivo aumentar a pearmeabilidade do alto forno e reduzir o consumo de combustvel no alto forno e acelerar a reduo. Sinterizao.: Produz snter. Aglomerao de finos de minrio de ferro em aproximadamente 5 % de carvo/coque antracita, um prodruto uniforme e porososo. Pelotizao : Produz pelotas. Nodulizao: Produz ndulos. Briquetizao : Produz Briquetes.

Produtos do Alto Forno:


Gusa (que segue para o processo de refino do ao) que pinga no cadinho. . Gusa lquido segue para aciria . Gusa slido Escria (matria-prima para a indstria de cimento) que flutua sobre o gusa. Gases de topo e material particulado.

Recuperadores/Regeneradores
Os recuperadores/regeneradores aquecem o ar a ser injetado no Alto Forno , os gases da queima passam por uma cmara interna de combusto e uma cmara de recuperao formada de tijolos refratrios.

Reaes qumicas no Alto Forno


Produo de energia e formao do gs monoxido de carbono(CO): A queima do coque siderrgico ativado pela entrada de ar quente fornece calor e monxido de carbono, que importante na reduo de minrio de ferro. Reduo do minrio de ferro.: O ferro do minrio deve ser reduzido a ferro metlico. O monxido de carbono serve para reduzir o ferro. Reduo do silcio, fsforo e mangans e todo o fsforo do minrio incorporado no ferro gusa. Reao da escria (escoriamento): O silicato de clcio recebe o nome d e escria e depositam-se e no cadinho sobre o ferro, evita a oxidao, se retirada periodicamente. As escrias so utilizadas na produo de tijolos, blocos e concretos.

Zonas fundamentais do Alto Forno:


As reaes qumicas so provocadas pelas altas temperaturas obtidas dentro do forno que trabalham com o princpio da contracorrente. Isso quer dizer que enquanto o gs redutor, resultante da combusto sobe, a carga slida vai descendo. Por causa dessa movimentao, trs zonas aparecem dentro do alto-forno: A zona onde ocorre o pr-aquecimento da carga e a reduo, ou eliminao do oxignio, dos xidos de ferro; A zona de fuso dos materiais; A zona de combusto que alimenta as duas primeiras.

As reaes de reduo, carbonetao e fuso geram dois produtos lquidos: a escria e o ferro-gusa, que so empurrados para os lados, pelos gases que esto subindo e escorrem para o cadinho, de onde saem pelo furo de corrida (gusa) e pelo furo da escria.

Tipos de usinas siderrgicas: Integradas : Operam com processos de reduo, refino e conformao na mesma planta, partindo do minrio
de Ferro para a produo do ao.

Semi integradas : Apresentam penas as etapas de refino e conformao esto presentes, partindo do Ferro gusa, esponja ou sucata para a produo do ao. No integradas : apresentam apenas uma das etapas do processo siderrgico, que pode ser reduo (produtores independentes de gusa) ou conformao (relaminadores de ao).

Processo de reduo direta


Tratar xidos de ferro praticamente puros F2O3 ou FE3O4 de a 950C a 1050C , em presena de substncia redutora , resultando em massa escura e porosa dita ferro esponja a reduo feita no estado slido , o ao pode ser produzido diretamente do minrio ou ser prouduzida um material intermedirio que empregado como sucata no alto forno.

Produtos Siderrgicos
- Produtos Semi-Acabados: constitudos pelos blocos, tarugos e placas. - Produtos No-Planos (Longos): englobam os perfis (U, H, T, I, L), barras quadradas e redondas, vergalhes, fios e arames. - Produtos Planos a Quente: constitudos pelas chapas grossas e finas a quente, podendo ser fornecidas em bobinas. - Produtos Planos a Frio: incluem as chapas a frio e folhas no revestidas. - Produtos Revestidos: grupo que engloba as chapas e bobinas galvanizadas, chumbadas, folhas-de-flandres e folhas cromadas.

Tratamento Trmico a) De que consistem o tratamento trmico. Operaes de aquecimento e resfriamento com velocidade , temperatura e atmosfera de forno controladas de modo que se altere a mic.

Vous aimerez peut-être aussi