Vous êtes sur la page 1sur 10

Importncia Alimentar das Vitaminas

As vitaminas no organismo
O uso correcto dos suplementos vitamnicos pode trazer benefcios considerveis ao criador, melhorando de modo significativo o desempenho reprodutivo das suas aves. Para melhor compreender e utilizar estes suplementos importante reunir alguns conhecimentos bsicos sobre o funcionamento das vitaminas no organismo. S possvel optimizar a dieta das nossas aves e perceber a importncia e funo das vitaminas compreendendo o papel destas no organismo. Procuramos com este documento, proporcionar aos criadores algumas informaes bsicas sobre as vitaminas e o seu papel no organismo; os motivos que justificam a utilizao de suplementos vitaminicos, bem como algumas das condies e cuidados necessrios ao seu uso.

Suplementos vitamnicos

As vitaminas so de extrema importncia para o organismo. O uso de suplementos vitamnicos sintticos est cada vez mais vulgarizado, no entanto, devemos estar atentos a alguns factores para conseguir um uso eficiente destes produtos. O primeiro prende-se com a estabilidade qumica das vitaminas. Esta bastante variada e determinar o seu teor nos alimentos muito difcil, o que invalida a maioria das tentativas para encontrar dietas com valores absolutos destes nutrientes correctamente equilibrados. Quando se compra um suplemento vitamnico possvel conhecer a sua constituio, atravs da composio analtica expressa na embalagem. Esta uma das razes que torna os suplementos vitamnicos uma parte importante da formulao nutricional das dietas animais. Apesar disso, nem todas as vitaminas incluidas necessitam de ser indicadas na composio analtica. O factor mais importante , todavia, outro. Quase todas as vitaminas passam por algumas modificaes qumicas desde a forma natural inical de percursor at serem biologicamente activas. Os compostos sintticos so, na maioria dos casos, formas qumicas puras, sem percursores ou adjuvantes naturais que podem, por isso, destabilizar os processos metablicos de absoro e nveis sanguneos das vitaminas. A administrao na gua de bebida traz tambm problemas ao nvel da degradao microbiana da prpria gua, em especial quando so adicionados minerais simples e aminocidos, podendo mesmo resultar num "cocktail" prejudicial para o criador menos atento. Por isso, administrar vitaminas no se resume a usar algumas gotas por bebedouro de vez em quando. Para que estas sejam realmente benficas e eficazes devemos perceber qual a sua aco no organismo e compreender a teoria de actuao dos suplementos vitaminicos, para assim sabermos quando fazem falta, quando a sua aplicao eficaz ou mesmo quando so desnecessrias. Biblioteca de Artigos Ornitofilia www.ornicare.com

A funo biolgica das vitaminas muito importante. Existem diversos suplementos vitamnicos no mercado, muitas vezes vendidos e usados sobre o pressuposto de "quanto mais melhor", o que totalmente errado. Como com todos os nutrientes, o equilbrio da dieta em vitaminas de extrema importncia, bem como a sua forma, funo e origem. Consideradas como elementos essenciais sade dos animais e ao adequado funcionamento de seus organismos, as vitaminas diferem entre si quanto sua estrutura qumica, da mesma forma apresentam diversas funes especficas no organismo.

Classificao bsica das vitamnas

Dividem-se as vitaminas em dois grupos principais: vitaminas lipossolveis (A, D, E, K) e vitaminas hidrossolveis (complexo B, C, H). O comportamento qumico dos dois grupos distinto, tal como as suas fontes. As primeiras - lipossolveis - possuem uma estrutura qumica semelhante a alguns lpidos (esterides) e so armazenadas pelo organismo com relativa facilidade. Este processo , contudo, energeticamente dispendioso uma vez que exige a sntese de gorduras de reserva. A sua eliminao tambm mais complexa e envolve um processo de mobilizao heptica. As vitaminas do segundo grupo referido - hidrossolveis - so, por seu lado, facilmente eliminadas pelo organismo atravs do complexo renal, dai que situaes de excesso sejam pouco frequentes. A sua estabilidade qumica tambm menor que as anteriores (tambm por isso so mais facilmente eliminadas) e no so armazenadas no organismo com facilidade, necessitando de uma reposio constante. As vitaminas hidrossolveis so facilmente inactivadas pela luz e temperautra, outras so oxidadas quando misturadas na gua (processo mais frequente de administrao). Quase todas as vitaminas deste tipo so enzimas ou co-enzimas essenciais.

Sntese no Organismo

Existem, dentro destes grupos, algumas vitaminas cuja sntese se processa no prprio organismo animal, quer nos tecidos, quer por intermdio de bactrias que vivem no sistema digestivo (flora intestinal). O organismo pode construir estas vitaminas, utilizando substncias que ingere pelos alimentos. Outras podem ser obtidas a partir da forma de percursores qumicos que so posteriormente sintetizados sua forma final. A Vitamina A (retinol), um dos exemplos mais conhecidos, pode ser fabricada pelo prprio organismo a partir de substncias percusoras denominadas carotenos ou pr-vitamina A. Sem a presena do caroteno no h possibilidade de sntese desta vitamina. Como j foi referido, a estabilidade qumica das vitaminas muito varivel, mas so no geral compostos facilmente alterados. Devido aos processos de sntese no prprio organismo, o teor vitamnico de um alimento dificilmente pode ser determinado com exactido (uma vez que a maioria das vitaminas esto na forma de percusor, a eficcia da activao pode variar por vrios motivos), alm de que pode ser facilmente altervel com ms condies de armazenamento ou utilizao (por exemplo, processos de fermentao ou rancificao).

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Problemas de Carncia ou excesso de vitaminas

A carncia de vitaminas, denominada avitaminose, provoca desequilbrios orgncios e metablicos podendo, em casos extremos, ser fatal. Existem algumas referncias a dois estados distintos que separam situaes de avitaminose (estado de doena causado por falta de vitaminas) de hipovitaminose (situao temporria causada por uma absoro insuficiente de vitaminas). Manifesta-se de diversas formas e a sua identificao nem sempre fcil. A sintomatologia clnica normalmente descrita para estas situaes refere-se a um extremo, o que raramente sucede. Quando existem desequilbrios vitamnicos estes so normalmente de pequena amplitude em relao aos valores normais, sendo suficientes para destabilizar o organismo ou causar alteraes produtivas, mas insuficientes para produzir sintomas claros de avitaminose. So tambm referidas situaes de avitaminoses latentes, nas quais, sob condies normais, no so visveis sinais tpicos de insuficincia vitamnica, que apenas surgem caso a ave sofra algum stress repentino. Esta situao, embora discutvel, parece mais relacionada com factores patolgicos (Coccidia sp., Enterobacter coli) do que unicamente com desequilbrios vitamnicos. , no entanto, cada vez mais aceite que possvel a existncia de uma relao entre ambos e que as vitaminas podem influenciar a susceptibilidade do organismo nestas situaes. O excesso de vitaminas, designado de hipervitaminose, um condio mais rara derivada da absoro excessiva de vitaminas. Importa distinguir a noo de absoro de vitaminas do consumo de vitaminas, uma vez que o consumo no implica absoro. Na verdade muitas vitaminas, mesmo nas formas sintticas, no so facilmente absorvidas em excesso seno quando consumidas em dosagens muito elevadas.

Teoria da suplementao

Para garantir uma suplementao eficaz devem ser seguidas algumas normas. A primeira e mais importante a regularidade. A suplementao (tal como a nutrio) divide-se em duas fases. A primeira a suplementao base ou das necessidades dirias. Pretende cobrir as necessidades entre o valor nutricional da dieta base e as necessidades dirias do animal. realizada continuamente, por norma em conjunto com os alimentos. A segunda parte a suplementao adicional. Esta pretende cobrir as necessidades adicionais que so criadas pelo estado produtivo ou fisiolgico do animal. A principal diferena que a suplementao diria constante e uniforme em todas as fases enquanto que a suplementao adicional pode variar. No caso especfico das aves, a suplementao base tem como objectivo manter nveis ptimos de metabolismo, promovendo uma boa actividade e sade geral. A suplementao adicional, por seu lado, responder s necessidades adicionais de fases fisiolgicas especficas (postura, reproduo, muda). importante que o criador consiga perceber a diferena entre estes dois tipos de suplementao para compreender o uso correcto dos suplementos vitaminicos.

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Utilizao de Suplementos vitaminicos

A utilizao de suplementos vitaminicos tem como principal objectivo complementar a dieta dos animais, melhorando o seu metabolismo e, por conseguinte, melhorar o desempenho produtivo. O primeiro passo essencial para analisar o uso de suplementos vitaminicos prende-se com a anlise da espcie-alvo, alimentao fornecida e objectivos produtivos. A anlise da dieta destes 3 aspectos o mais relevante, uma vez que a partir desse dado que possvel determinar as possveis necessidades de suplementao. No vivel nem necessrio suplementar da mesma forma aves mantidas como animal de estimao e aves mantidas com objectivos de produo. Existem diversos tipos de suplementos vitaminicos no mercado. Os mais usados so os suplementos multi-vitaminicos, que j incluem vrias vitaminas. Por vezes incluem tambm minerais e aminocidos. O doseamento tcnico destes produtos no ser aqui analisado, tratando-se de um assunto batante complexo. De uma forma geral deve ser preferida a utilizao de multi-vitaminicos. Outros suplementos vitaminicos especficos (incluindo apenas um vitamina ou grupo de vitaminas) so mais recomendados para situaes de correco ou estimulao pontual. Mais importante a forma e tipos de ingredientes usados. Basicamente podem ser encontrados suplementos na forma liquida ou slida (p). A utilizao de um ou outro tipo depende de vrios factores, com a particularidade que alguns suplementos em p podem ser solveis. Neste caso, para efeitos de anlise neste documento sero considerados como liquidos na sua forma de administrao. De uma forma geral os suplementos mais usados a nvel comercial/industrial, por questes de composio so suplementos slidos. Estes permitem o uso de ingredientes no solveis e so mais estveis quimicamente, mantendo-se viveis por mais tempo, mesmo depois de aplicados. A aplicao da aminocidos na gua muito complexa e algumas vitaminas exigem o uso de suspenses por serem insolveis Os suplementos liquidos so, por isso, aplicados de forma pontual ou sempre que no possvel usar suplementos em p. Tm a vantagem de ser mais rpida a administrao. Resumindo, devem ser usadas preferencialmente frmulas multi-vitaminicas. A nvel quimico so mais eficazes as vitaminas micro-encapsuladas. Para uma maior eficcia da suplementao estas devem ser usadas na forma slida (p) nos alimentos para cobrir as necessidades de suplementao base. A suplementao adicional ou em fases especficas (como picos de produo) podem ser satisfeitas quer com suplementao na comida, quer com suplementos liquidos. Em qualquer dos casos a regularidade de suplementao essencial. Existe a ideia generalizada de usar choques vitaminicos peridicos, seguidos de fases sem

suplementao, o que tecnicamente errado. Uma suplementao continua, mesmo em concentraes mais baixas, fornece melhores resultados. Os choques vitaminicos podem ser usados em situaes especficas, como seja para reactivar processos metablicos ou repr situaes de carncia alimentar graves, e no como forma de suplementao. Biblioteca de Artigos Ornitofilia www.ornicare.com

Funes das vitaminas


Vitaminas Lipossolveis Vitamina A ( Retinol ) a vitamina da viso e um factor regulador do crescimento. Muitas plantas, como cenouras, citrinos e diversos legumes verdes e outros frutos, contm a forma inicial de provitamina A (B-caroteno). O organismo animal transforma, ao nvel do fgado, a provitamina A em vitamina. A falta de vitamina A provoca perturbaes de crescimento e de viso, falta de apetite, e causa por vezes a interrupo de posturas. Em casos de necessidade o tratamento fcil usando formas naturais ou sintticas ricas em vitamina A, embora com uma dieta equilibrada e suplementada, o dfice no seja comum. A hipervitaminose A na verdade mais comum e mais complicada devido ao uso incorrecto de suplementos, embora no to frequente como por vezes se indica. Isto ocorre por uma razo muito simples, a mobilizao de vitamina A feita a partir do fgado onde a provitamina A armazenada. O problema surge quando um excesso de provitamina A na dieta cria problemas hepticos obrigando o organismo a "gastar" vitamina A, o que um processo metablico difcil e desgastante pois esta no facilmente eliminada. Apesar disso muitas vezes apontada como a principal carncia nutricional da dieta de aves exticas em cativeiro. A vitamina A propriamente dita, existe unicamente em animais, uma vez que nas plantas encontrada apenas na forma de provitamina (-caroteno, acaroteno, Y- caroteno). A transformao de caroteno em retinol ocorre a nvel intestinal, sendo mais eficaz em monogstricos do que em poligstricos (ruminantes). Convm referir que tanto o caroteno como a vitamina A, so rapidamente destrudos pela oxidao. Os casos de carncia podem surgir em aves granvoras mantidas com dietas quase exclusivas de sementes secas, sobretudo se aliadas a um baixo nvel proteco. Uma suplementao equilibrada com aminocidos essenciais pode ajudar a corrigir a dieta. O armazenamento no fgado feito por intemdio de lipoprotenas de baixa densidade (VLDL), e quando necessria transportada para os locais deficitrios do organismo, atravs da corrente sangunea, por meio de uma outra lipoprotena. As principais funes desta vitamina esto relacionadas com a viso, reproduo e crescimento e metabolismo de lpidos e protenas. Apresenta tambm uma funo importante ao nvel da reposio de tecidos relacionada com a resistncia aos ataques de agentes infecciosos, sendo essa aco particularmente notria na preveno de micoses. A falta de vitamina A provoca cegueira, maior susceptibilidade de infeco nos tecidos, debilidade dos recm-nascidos e reduo da mobilidade espermtica. Em nveis txicos, mais frequentes em monogstricos, provoca vmitos, descamao cutnea e aumento de alguns orgos (figado, corao, rins).

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Vitamina D

Assumindo vrias formas qumicas, as mais importantes so a D2 e D3 (ou colecalciferol). So vitaminas de crescimento especialmente importantes no metabolismo do clcio. A avitaminose D causa o raquitismo nas crias e adultos e prejudica a mobilizao do clcio sseo o que preocupante sobretudo nas fmeas em postura. As fontes naturais destas vitaminas so o leo de figado de bacalhau e algumas sementes oleaginosas. O processo de activao quimica destas vitaminas complexo. A forma percusora da vit.D (7-dehidrocolesterol), que segregada atravs da glndula uropgia, espalhada nas penas quando a ave se limpa e activada pela radiao ultra violeta (luz solar) para a forma de colecalciferol, sendo ingerida quando a ave se limpa novamente. Uma vez na corrente sangunea depositada a nvel heptico sofrendo ainda uma outra transformao qumica antes de atingir os rins onde finalmente activada, na forma de calcitriol. As aves exigem maiores propores destas vitaminas que outros animais, em parte pelo seu rpido metabolismo energtico. A principal funo da vitamina D est relacionada com a fixao a nvel intestinal de clcio e de fsforo, sob a forma de fostato. a presena desta vitamina que estimula a formao da protena responsvel pelo processo de assimilao destes minerais. A vitamina D no substitui, por si, nem o clcio nem o fsforo, contudo a sua assimilao no pode ser realizada na falta de vitamina D, dai a denominao de antiraqutica. A deficincia de vitamina D, directamente relacionada com as carncias de clcio e fsforo, determina distrbios sseos e o aparecimento do raquitismo e hipocalcmia nos adultos (responsvel pelos problemas de "ovo preso"). Nveis elevados desta vitamina podem causar excessiva calcificao ssea (destabilizao do equilibrio e teor de calcmia) e calcificao de tecidos moles (figado, rins, pulmes, articulaes)

Vitamina E ( a-tocoferol )

quase sempre indicada como a vitamina da fertilidade, cujos efeitos na activao da reproduo esto estudados e comprovados em animais de laboratrio. A sua aco influencia directamente a estimulao sexual das aves. Relacionada tambm com o selnio a escassez de vitamina E pode implicar quebras de fertilidade ou mesmo esterilidade em machos. O composto mais vulgar com aco vitamnica neste grupo o a-tocoferol. Funciona normalmente associada a um mineral - o selnio - elemento constituinte da glutationa peroxidase, uma enzima envolvida nos processos metablicos de anti-oxidao. Actua como antioxidante, evitando a oxidao das gorduras e evitando a formao de radicais livres, responsveis pela formao de leses nas paredes celulares.. A deficincia em vitamina E causa leses musculares e, particularmente nas aves, encefalomalacia, degenerao dos embries e esterilidade em machos. Em nveis txicos parece interferir com a actividade da vitamina D e induzir situaes de esterilidade temporria.

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Vitamina K

Sintetizada normalmente no intestino no frequente uma situao de deficincia. A sua principal funo a coagulao sangunea pela estimulao da sntese das protenas envolvidas. A deficincia causa hemorrogias e anemia.

Vitaminas Hidrossolveis

Vitaminas do complexo B

Este grupo inclui diversas vitaminas. Presentes de uma forma geral na maioria das sementes e vegetais, a vitamina B1 ou tiamina pode ser encontrada na levedura de cerveja e cereais, a B6 ou Piridoxina nas leveduras e leite. A B9 ou cido flico nos fgados e leveduras e a B12 ou Cianocobalamina necessita de ser associada a um factor interno, normalmente presente nas secrees gstricas para ser activada. Apesar da aparente presena nas dietas tradicionais, o principal problema com carncias neste tipo de vitaminas est relacionado com desempenhos produtivos mais exigentes e pela dificuildade do organismos em criar reservas destas vitaminas. Sendo de natureza hidrossolvel os excessos so raros e podem ser eliminadas com relativa facilidade. As carncias de vitaminas do grupo B so geralmente a causa de problemas nervosos; a B1 de tremores nervosos e perda de equilbrio; B2 mau desenvolvimento de penas, unhas e bico; B12 problemas de muda. So ainda responsveis de uma forma geral por intervenes nos ciclos de produo energtica e metabolismo. So importantes para combater o stress das aves em alturas de exposio, muda, mudana de local e separao de crias (por melhorarem o metabolismo energtico) e tambm como estimulantes da flora intestinal, pelo que so recomendadas sempre a seguir ao uso de antibiticos ou desparasitantes, e como adjuvantes de probiticos.

Vitamina B1 ( tiamina )

Presente em quase todos os tecidos vivos, est bem distribuida nos organismos animais e desempenha um papel de destaque no metabolismo dos hidratos de carbono (produo de energia). A tiamina transformada pelo fgado em cocarboxilase, uma co-enzima essencial aos processos metablicos de obteno de energia. Indispensvel a todos os animais, encontra-se sobretudo nos gros de cereais e nas folhas verdes. A sua principal funo a formao de diversas co-enzimas intervenientes nos processos metablicos essenciais do organismo. Em casos de carncia causa distrbios nervosos resultando em descordenao dos movimentos, leses cardacas, arritmia, diminuio e perda de apetite, crescimento retardado, perda de peso, anorexia, debilidade geral, e em casos extremos morte. Nas aves ocorre frequentemente o surgimento de convulses e contoro da cabea (stargazing).

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Vitamina B2 ( riboflavina )

de especial importncia para aves. A ribofavina transformada em duas formas biologicamente activas de flavina-adenina, que so co-enzimas essenciais em reaces do metabolismo de lpidos e protenas. Est directamente relacionada com este processo metablico e necessria para o crescimento, precisamente por estar relacionada com a degradao de lipidos, proteinas e glicidos. So sintomas de carncia desta vitamina: perturbaes digestivas, alteraes nervosas, distrbios de crescimento, rigidez dos membros, fraqueza geral, baixa produo de ovos e paralisia.

Vitamina B6 ( piridoxina )

Tanto os alimentos de origem animal como os de origem vegetal so ricos nesta vitamina. Os precursores naturais desta vitamina so a piridozina, piridoxal e piridoxamina, todos eles dando origem ao co-enzima piroxidal-fosfato, composto interveniente em mais de 15 reaces distintas, de entre os quais encontramos o metabolismo de glicidos, lipidos e proteinas (particularmente na sntese de hemoglobina). A vitamina B6 ainda necessria para a constituio de diversas enzimas que esto envolvidas no metabolismo dos aminocidos. Pela descrio das suas funes percebe-se facilmente que uma deficincia de B6 tem um efeito negativo na reproduo, crescimento, sistema nervoso e estado metablico em geral, causando geralmente estados de anemia, perda de vitalidade, reduo de crescimento e diarreia (principalmente por desregulao osmtica).

Vitamina B12 ( cobalamina )

Sintetizada pelo organismo no intestino necessita de um mineral especfico - o cobalto. Indispensvel maioria dos animais, est relacionada com a sntese do cido nuclico, dos grupos metilo, com a tranferncia intramolecular de hidrognios e com o metabolismo dos glicidos e gorduras. Estas reaces so a base de todos os processos qumicos orgnicos que ocorrem no organismo e portanto essenciais. importante para o desenvolvimento normal dos glbulos vermelhos e crescimento. A deficincia causa atrasos no crescimento, distrbios nervosos e reprodutivos, anemia e vmitos.

Niacina ( PP )

Com o nome genrico da nicotinamida, tambm referenciada como cido nicotnico, existe no organismo sob a forma de duas co-enzimas de extrema importncia no metabolismo geral, e em especial na degradao e sintese de glicidos e lpidos estruturais. Pode ser sintetizada pelo organismo a partir da degradao de um aminocido, o triptofano, pelo que no so muito comuns situaes de carncia. Esta vitamina fundamental a todos os animais, e indispensvel para as aves em particular.

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

cido Pantotnico

o componente estrutural do cozenima A, um composto que intervem em mais de 80 reaces metablicas, e um composto chave no equilibrio de todo o organismo, incluindo na formao de compostos hormonais. Esta vitamina particularmente importante para aves, nas quais sua carncia pode determinar distrbios digestivos, de locomoo e reproduo, atraso no crescimento, dermatites, anemia e falta de apetite.

cido Flico

Essencial para a sintese de nucleticos, est envolvido na produo do material gentico, proteinas do sistema imunitrio e na sintese proteca. A activao realizada na presena de vitamina C, e apresenta tambm um papel importante na actividade da vitamina B12. Os sinais de carncia mais frequentes so representados por diminuio ou inibio no crescimento, suceptibilidade a infeces, iperda de apetite, alteraes no sistema nervoso, no aparelho digestivo e no aparelho reprodutor.

Vitamina H ( biotina )

Faz parte do grupo das carboxilases, enzimas necessrias fixao do dixido de carbono, essencial a alguns processos de sntese metablica. importante por ser um factor limitante na sintese da glicose e das proteinas, actuando como um factor limitante do crescimento e desenvolvimento dos animais. Existe em quantidade satisfatria nos alimentos mais comuns, no entanto a carncia origina sintomas como perda de apetite, crescimento retardado (principalmente em aves), diminuio de ecloso, distrbios de locomoo e reproduo. A biotina, juntamente com o Mangans e a Colina, necessria para prevenir a porose.

Colina

um componente da lecitina, a qual exerce funes de grande importncia nos mecanismos metablicos. produzida nos tecidos da maioria dos animais, mas a sua formao parece depender da quantidade de outras vitaminas, notadamente da vitamina B12. Apresenta propriedades de desintoxicante heptico, beneficiando o mecanismo da sintese lipdica e eliminao de corpos cetnicos, estando envolvida nos processos de degradao lipidica. Normalmente usada como adjuvante heptico, importante realar que a sua actuao est relacionada com os nveis de outras vitaminas envolvidas no metabolismo dos lpidos. Sendo produzida de forma natural pelo organismo existe um equilibrio entre a quantidade de colina produzida e a quantidade necessria., o que significa que em dietas equilibras no deve ser necessria uma suplementao adicional de colina. Sobretudo em dietas ricas em cereais com um baixo teor proteico ou perfis incompletos de aminocidos, permite activar o metabolismo heptico, reduzindo a deposio lipidica no figado. Este processo , contudo, energeticamente desgastante e pode ter efeitos nas concentraes de outras vitaminas lipossolveis, Biblioteca de Artigos Ornitofilia www.ornicare.com

Vitamina C ( cido ascrbico )

Tambm hidrossolvel (sobre a forma de cido ascrbico), esta vitamina sintetizada pelos animais, normalmente em quantidades suficientes para as suas necessidades fisiolgicas. No caso especfico dos porquinhos da india, as necessidades de vitamina C parecem ser superiores s de outros animais. A avitaminose C causa o escorbuto em humanos. A deficincia pode ocorrer em determinadas situaes ambientais que reduzem os processos de sintese, nomeadamente temperaturas altas e teores de humidade elevados. Existe em grande quantidade nos vegetais e frutos frescos, mas apenas vestigial nos cereais. Alm de antioxidante tem um papel activo na sintese de hormonas esterides e na actividade da glndula tiride. um importante factor anti-infeccioso, com propriedades activadoras do sistema imunitrio. Como est presente em todos os vegetais e frutos as aves em liberdade no tm normalmente falta desta vitamina, em particular porque tambm pode ser sintetizada em pequenas quantidades pelo seu organismo. Quando em nveis baixos afecta tambm os nveis de cobalamina e cido flico causando deficincia destes. As principais deficincias ocorrem em aves e sunos, sendo de realar os distrbios reprodutivos nas aves e maior susceptibilidade a infeces.

Concluso

Os suplementos vitaminicos permitem aos criadores potenciar o desempenho produtivo das suas aves, conseguindo melhores resultados. Mesmo uma dieta bem concebida, muito dificilmente fornece s aves os nutrientes necessrios para uma resposta ptima s exigncias produtivas. Com uma suplementao equilibrada e bem formulada possivel corrigir e adequar a dieta base s necessidades de cada fase do ciclo produtivo. Esperamos que este artigo contribua para um esclarecimento dos criadores sobre a importncias das vitaminas e do uso dos suplementos vitaminicos, bem como algumas noes sobre uma utilizao correcta destes produtos.

Ricardo Miguel M. Pereira (Director Tcnico - Lic. Eng Prod.Animal) Copyright (c) 2006 ORNICARE - Produtos para Animais, Lda Todos os direitos reservados

Biblioteca de Artigos Ornitofilia

www.ornicare.com

Vous aimerez peut-être aussi