Vous êtes sur la page 1sur 8

Histria: a evoluo do celular

Descubra um pouco da histria e evoluo do seu querido celular. Um dia este aparelhinho j teve como nica funo a comunicao.

33 82.365 visualizaes
http://baixa.ki/a

Por Fabio Jordo em 22 de Maio de 2009

Era uma vez alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da histria. Pensando em uma maneira de tornar a comunicao mais eficiente e fcil, eles tiveram a brilhante ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicao entre telefones sem fio. A ideia no era nada ruim, porm a tecnologia da poca no ajudava muito. Tudo comeou no ano de 1947, contudo as ideias no foram muito alm da teoria e de pouca prtica. A real histria do telefone mvel, tambm conhecido como celular, comeou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone mvel para um telefone fixo. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento no muito conhecido, mas certamente foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a histria do mundo.

Os primeiros aparelhos

Vrias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola. O nome do aparelho era DynaTAC e no estava a venda ao pblico (era somente um prottipo). O primeiro modelo que foi liberado comercialmente nos EUA (alguns outros pases j haviam recebido aparelhos de outras marcas) foi o Motorola DynaTAC 8000x, isso ainda no ano de 1983, ou seja, dez anos aps o primeiro teste realizado. A primeira gerao da telefonia celular se iniciava com celulares no to portteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalao em carros. A maioria dos celulares pesava em mdia 1kg (sim, voc leu certo) e tinha dimenses absurdas de quase 30 centmetros de altura. Claro, isso era apenas o comeo, sendo que a tendncia era a reduo no tamanho fsico e o aumento de funes. O preo dos celulares evidentemente era astronmico, at porque, nem todo mundo tinha um carro para poder carregar estes trambolhos.

A segunda gerao estava chegando


Logo no incio da dcada de 90, as fabricantes j estavam prontas para lanar novos aparelhos, com um tamanho aceitvel e um peso que no prejudicasse a coluna de ningum. A segunda gerao de aparelhos no traria apenas novos aparelhos, todavia tambm iria aderir a novos padres de comunicao. Trs tecnologias principais iriam imperar nesta poca, eram elas: TDMA, CDMA e GSM. A segunda gerao da telefonia mvel durou at a virada do milnio (talvez um pouco antes ou depois) e trouxe vrias novidades, incluindo algumas que citaremos logo abaixo.

Falar pra qu? Envie uma SMS

Um recurso indispensvel para muitas pessoas o servio de mensagem de texto (SMS). Poucos sabem, mas a primeira mensagem de texto foi enviada no ano de 1993, atravs de uma operadora da Finlndia. Aqui no Brasil demorou muito para chegar toda essa tecnologia, afinal, as operadoras brasileiras ainda estavam pensando em instalar telefones fixos para os clientes. As mensagens de texto no eram grande coisa na poca, porque eram limitadas a poucos caracteres e no permitiam a utilizao de acentos ou caracteres especiais. Alm disso, era difcil voc poder utilizar o servio de SMS, porque era necessrio que, alm do seu celular, o do destinatrio fosse compatvel com a tecnologia. Os celulares capazes de enviar mensagens de texto geralmente vinham equipados com um teclado alfanumrico, afinal, o aparelho deveria compreender letras alm de nmeros.

Novos servios para atrair a clientela


Os celulares traziam campainhas um tanto irritantes, entretanto com o avano da tecnologia nas operadoras e nos aparelhos, os ringtones monofnicos, e polifnicos, personalizados comearam a aparecer, fator que fez as pessoas gastarem rios de dinheiro s para ter o hino do querido time como toque.

Hora de introduzir um pouco de cores

Sem dvida, tudo estava o mximo para os consumidores, mas ainda faltava algo para que o celular ficasse completo: eram as cores. Os aparelhos com dispositivos monocromticos simplesmente no transmitiam tudo o que nossos olhos podiam perceber. Logo as fabricantes introduziram visores com escalas de cinza, recurso que permitia distinguir imagens. Apesar disso, ningum estava satisfeito, porque tudo parecia muito irreal. Quando apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, as pessoas pensavam que estava acabando o mundo, porque era uma tecnologia incrvel para um aparelho to pequeno. No demorou muito para que os aparelhos ganhassem displays de incrveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com at 256 mil cores as imagens j pareciam reais e no havia como perceber a falta de cores. Obviamente, a evoluo no parou e hoje os aparelhos possuem 16 milhes de cores, um recurso que fundamental em aparelhos de alta resoluo.

Mensagens multimdia e internet, um grande avano...

Com a possibilidade de visualizar imagens coloridas, no demorou nada para que os celulares ganhassem o recurso das mensagens multimdia, famosas MMS. As mensagens multimdia, a princpio, seriam teis para enviar imagens para outros contatos, contudo, com a evoluo do servio, a MMS tornou-se um servio que suporta at o envio de vdeos, quase como enviar um email.

O que todos queriam, finalmente estava disponvel nos celulares: a internet. Evidentemente, a internet que era acessada atravs de um celular no era nada parecida com aquela que as pessoas utilizavam nos computadores, no entanto, isso deveria evoluir muito em breve. Era necessrio que os portais criassem pginas pr-prias para celular (as chamadas pginas WAP), com contedo reduzido e poucos detalhes.

2, 5G A terceira gerao se aproxima


Ao mesmo tempo em que as operadoras de telefonia mvel foram implementando novos servios, as fabricantes no paravam de inovar em funes nos aparelhos. Voc acabou de ler todas as caractersticas que os celulares 2G tinham, mas ainda falta saber os detalhes que a gerao intermediria trouxe. Ainda que no anunciada oficialmente, a gerao 2, 5G foi marcada por um aumento significativo na velocidade de acesso a internet, pelas novas caractersticas dos aparelhos e claro, por apresentar um novo conceito de celular aos usurios.

Cmera para imagens e vdeo

A implementao de uma cmera num celular foi muito revolucionrio, mas at hoje difcil encontrar algum aparelho que traga uma cmera de boa qualidade, ou pelo menos, que consiga resultados aceitveis em qualquer situao. Na verdade, bem bvio que os celulares no tragam cmeras profissionais, afinal, no h lgica em um aparelho que tem como funo principal a comunicao, possuir uma cmera melhor do que as comuns. Os fabricantes vm introduzindo tecnologia de ponta nos ltimos aparelhos, tanto que alguns modelos, como o Samsung i8910 Omnia HD confira nesse mesmo texto mais sobre este aparelho j so capazes de gravar vdeo com resoluo em Alta definio e com uma taxa de quadros aceitvel (30 fps). Como seno bastasse esse aparelhinho possui uma tecnologia para detectar rostos (e sorrisos), tudo com a incrvel cmera de 8 MP (Megapixels) que ainda conta com flash. Achou pouco? Ento aguarde, pois em breve o Baixaki publicar artigos da srie Novos Eletrnicos para voc conferir outras caractersticas de modelos semelhantes a este Samsung.

MP3 dispensa o uso de outros gadgets

Hoje em dia comum os celulares possurem suporte a reproduo de arquivos MP3, contudo, um dia isso j foi um grande luxo. Havia uma poca em que esses arquivos nem existiam e as fabricantes de aparelho j cogitavam a ideia de incluir o suporte a reproduo de msicas. Demorou a chegar, mas ao que tudo indica, a funo MP3 tornou-se um dos maiores atrativos nos celulares, porque simplesmente o consumidor gosta de possuir vrias funes em um nico aparelho. Evidentemente algumas empresas no se restringiram a reproduo de arquivos MP3 e por isso adicionaram suporte a reproduo de outros tipos de arquivos de udio como o ACC e o WMA. Claro, tambm impossvel no lembrar de fabricantes que se deram ao luxo de adicionar equalizador, suporte a listas de reproduo, visualizaes e a incrvel capacidade de transmitir udio para dois ou mais fones de ouvido.

Eles se tornaram inteligentes

Atualmente no se fala muito em celular, porque o assunto da vez so os Smartphones. O termo smartphone foi adotado devido utilizao de um sistema operacional nos celulares. Claro que essa capacidade est restrita a um pequeno

nmero de aparelhos, porm, a tendncia que cada vez mais as fabricantes invistam na criao deste tipo de celular. Alm do sistema operacional, a maioria dos smartphones traz rede sem fio (wi-fi), cmera de qualidade razovel (geralmente o mnimo 2 MP), Bluetooth (alguns aparelhos no so compatveis com a tecnologia AD2P), memria interna com muito espao ou espao para carto externo , funes aprimoradas (como a reproduo de arquivos que necessitem codecs, ou a compatibilidade com documentos do Microsoft Office), suporte a redes 3G e muito mais. Os sistemas operacionais dos aparelhos variam muito, porque cada fabricante coloca um sistema diferente. Os principais so: Symbian e Windows Mobile (o iPhone utiliza o MAC OS X). Caso voc queira saber mais sobre sistemas operacionais para celular, clique aqui para conferir o artigo que o Baixaki criou a respeito do assunto.

iPhone e seus concorrentes


Os celulares parecem no ter limites quando se fala em evoluo. Cada vez novos recursos aparecem, melhorias so adicionadas e tudo continua ocupando o mesmo espao. O recurso que mais espantou a todos foi a apresentao dos primeiros celulares sensveis ao toque. O aparelho de maior sucesso foi o iPhone, da Apple, porque ele no era apenas sensvel ao toque, mas trazia a sensibilidade a mltiplos toques, ou seja, voc pode comand-lo utilizando vrios dedos.

Cada fabricante diferenciou seu aparelho em algum quesito, algumas marcas poderiam at ter incluso o multitouch, todavia nem todo mundo quer deixar a tela do aparelho cheia de gordura, fator que fez muitas empresas inclurem uma caneta para a utilizao desse recurso. O aparelho da Apple ainda trouxe outra inovaes, no que outros aparelhos j no utilizassem, mas como estamos falando do enorme sucesso e falatrio desse aparelho, vamos nos restringir a ele. O iPhone tem um acelermetro para rotacionar a tela automaticamente, sensor de luz ambiente e sensor de proximidade. O primeiro aparelho da Apple no tinha suporte a rede 3G, fator que inibiu a vontade de muitos consumidores em adquirir o aparelho. A segunda verso do aparelho j vem com suporte as redes 3G e traz alguns recursos a mais mas nada que seja realmente extraordinrio.

3G A revoluo em nossos dias


Finalmente paramos de falar somente da evoluo e voltamos a um pouco de histria. A terceira gerao de celulares chegou e ns somos os felizardos que estamos usufruindo de tudo que ela oferece. A nova gerao oferece vrias vantagens, como: vdeochamada, conexo de internet de alta velocidade, economia de energia nos aparelhos e funcionalidade de internet sem a necessidade de um aparelho celular ( possvel utilizar a rede de internet 3G em Modems). Claro que o Baixaki no iria lhe deixar sem saber mais sobre o assunto, por isso, caso esteja interessado, nosso site possui um artigo sobre a tecnologia 3G, que voc pode ler clicando aqui.

Novos aparelhos, nossos olhos no acreditam no que veem


A evoluo no pode parar, por isso as fabricantes no param de lanar mais aparelhos, com recursos mais sofisticados e funes ainda mais interessantes. Para quem adora tecnologia, talvez os pargrafos a seguir vo ser interessantssimos, pois vamos abordar alguns celulares que esto sendo fabricados e aparelhos que j esto no mercado mas os brasileiros ainda no viram a tecnologia incrvel que eles possuem.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2140-historia-a-evolucao-docelular.htm#ixzz1oXubOsIv

Vous aimerez peut-être aussi