Vous êtes sur la page 1sur 13

Histria do Brasil

1 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Prof. Givanildo

HISTRIA DO BRASIL
EXPANSO COMERCIAL E MARTIMA EUROPIA
Consideraes Gerais
O Mar Mediterrneo era o cenrio principal de todas as relaes comerciais entre Europa, frica e sia; A rota comercial era dominada pelos rabes. Ao chegar aos principais centros europeus, as especiarias eram transportadas por comerciantes italianos a preos elevadssimos.

Histria do RN Perodo Pr- Colonial

Expedio de 1501: Comandada por Gaspar de Lemos e Gonalo Coelho colocaram o Marco de Touros. Expedies Guarda Costas: Cristvo Jacques de 1516-9 e de 1526-8

Perodo Colonial Brasileiro (1530-1822) Foras Impulsionadoras da Expanso


Monoplio dos comerciantes italiano;Necessidade de metais preciosos para cunhagem de medas; Busca de mercado consumidor; Aristocracia: interessada em ampliar seu poder poltico e Evoluo tecnolgica Capitanias Hereditrias: Causa do Fracasso das Capitanias: Carta de Doao e Foral:

Histria do RN Capitanias Hereditrias


A Capitania do Rio Grande foi concedida a Joo de Barros, que impossibilitado de coloniz-la se associou a Aires da Cunha (Maranho). Nas tentativas de colonizao da nossa capitania foram organizadas duas expedies militares. Na primeira morreu Aires da Cunha e na segunda os filhos de Joo de Barros desapareceram. Falido, resolveu entregar a capitania para o Rei de Portugal.

Pioneirismo Portugus
Posio geogrfica favorvel; Unidade poltica; Avano tecnolgico e Investimento da burguesia.

Etapas da Expanso Portuguesa


Celta (1415);Bartolomeu Dias contornou o Cabo da Boa Esperana em 1488;Vasco da Gama chegou em Calicute, na ndia, em 1498 OBS: Colombo chegou Amrica em 1492, o que gerou divergncias entre Portugal e Espanha, uma vez que Portugal se considerava dono do Oceano Atlntico. Para resolver essa divergncia de maneira pacfica foi assinado entre os dois pases o Tratado de Tordesilhas, no ano de 1494, que dividia o mundo entre Portugal e Espanha. Por esse tratado da Ilha dos Aores 370 lguas a Oeste as terras a serem descobertas pertenciam a Portugal. E as terras a Leste pertenciam Espanha. - Em 22 de abril de 1500, Cabral chega ao Brasil.

Governador Geral
Centralizao Poltica; a capital passa a ser Bahia; foi uma tentativa de acabar com os plenos poderes exercidos pelos capites donatrios e foi nosso segundo aparelho poltico e administrativo.

Cmaras Municipais
Eram comandadas pelos Homens Bons, representavam a administrao local, foi o terceiro aparelho poltico administrativo da Colnia.

Economia Colonial
Agroexportadora, monocultora, aucareira e escravista .

Mercantilismo
Conjunto de doutrinas polticas e econmicas dos Estados europeus durante a Idade Moderna. O Mercantilismo defendia o acmulo de metais preciosos, o Pacto Colonial, a imposio de elevados impostos para impedir a concorrncia com outras metrpoles, a Balana Comercial Favorvel. O Brasil se inseriu no contexto mercantilista onde a principal funo do Brasil (Colnia) era fornecer lucros para a Metrpole (Portugal).

Sociedade Colonial
Rural, catlica, patriarcal e estamentada.

Unio das Coroas Ibricas e Suas Conseqncias (1580-1640)


Com a morte do rei de Portugal, D. Sebastio com a idade de 80 anos e sem deixar descendentes, o trono portugus passa para o seu parente mais prximo, o rei da Espanha, Felipe II. Conseqncias: expanso territorial (fim do Tratado de Tordesilhas), conquista de grande parte do nosso territrio e o rompimento das relaes econmicas com a Holanda.

Perodo Pr-Colonial Brasileiro (1500-30)


Abandono; Pirataria; Expedies Guarda Costas e Expedies Exploradoras

Conquista do Rio Grande Histria do RN


O rei Felipe II determinou a Manuel de Mascarenhas Homem (capito mor de PE) que organizasse uma expedio para conquistar o Rio Grande e fundasse um povoado. Contando com o apoio de Feliciano Coelho (capito-mor da PB), partiram para realizar a misso. Ao chegar em territrio potiguar, combateram os nativos e a custa de muita luta conseguiram tomar posse de um pequeno territrio as margens do Rio Grande (Rio Potengi) e resolveram ali construir uma fortaleza.

2 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Com o projeto de Gaspar de Samperes, a construo da fortaleza foi inciada em 06/01/1598 (por isso chamada de Fortaleza dos Reis Magos) e concluda em junho do ano seguinte. Em 1614 a fortaleza passou por uma reforma que terminou apenas em 1628, tomando a dimenses que tem atualmente. Aps a construo da fortaleza, faltava apenas a fundao de um povoado. Misso essa terminada em 25/12/1599, que em funo da data, recebeu o nome de Natal. Sobre a teoria da fundao de Natal os historiadores se dividem em trs possveis nomes: Manuel de Mascarenhas Homem, Jernimo de Albuquerque e Joo Rodrigues Colao.

Reao colonial
Eram movimentos estritamente locais (regionais). E no contestavam o Pacto Colonial

Revolta de Beckmam (1684)


Local: Maranho; Lderes: Toms beckmam e Manoel Beckmam; Causas: Descontentamento contra a Companhia de Comercio do Estado do Maranho e dissabores contra os Jesutas; Conseqncias: Morte e priso dos lderes, volta dos jesutas e da Cia de comrcio.

Guerra dos Mascates (1709-10)


Local: Pernambuco; Causa: Recife (comerciantes) superou Olinda (aristocratas); Conseqncia: Recife se tornou vila e capital da capitania

Brasil: Invases Holandesas


Primeira invaso holandesa (1625): Local escolhido:_____________, Causa______________________, Objetivo_______________________________, Por causa de Matias de Albuquerque e do arraial do Bom Jesus os holandeses foram derrotados. Consequencia_______________________. Segunda Invaso Holandesa (1630): Local____________, causa_____________________________, objetivo_______________________________, com a ajuda de Calabar os holandeses conseguiram dominar PE e partiram para a dominao do nordeste.

Guerra dos Emboabas (1709)


Local: Minas Gerais; Causa: Os paulistas no aceitavam a presena de forasteiros (emboabas) nas Minas Gerais, pois se julgavam os donos das jazidas de ouro ali descobertas por eles;Conseqncia: Os emboabas foram derrotados no Capo da Traio.

Revolta de Felipe dos Santos (1720)


Local: Vila Rica (MG);Causa:desagrado com as Casas de Fundio; Conseqncia:Morte de Felipe dos Santos e dos principais envolvidos.

Invaso Holandesa no RN
A fortaleza contava com um efetivo de 80 homens, por isso os holandeses no encontraram dificuldades em domin-la. O capito Pero Mendes Gouveira no cuidou em proteger as dunas ao redor da fortaleza, que ao serem ocupadas pelos holandeses, instalaram artilharia pesada e comearam a bombardear com tiros de canhes. Ao ser ferido o comandante da fortaleza e sem condies de dar continuidade ao combate, os portugueses se renderam e o RN passaria por um domnio de 21 anos sob a gide flamenga. De bom nada fizeram para o Rio Grande, deixando apenas rastros de morte com os massacres religiosos.

EXPANSO TERRITORIAL
Principais Fatores que Contriburam para a Expanso Territorial Brasileira
Entradas: ___________________________________; Bandeiras: ____________________________, tipos de Bandeiras ( Bandeirantismo de Apresamento de ndios; Bandeirantismo de prospeco; Sertanismo de contrato ), Gado, Drogas do serto, Minerao.

Administrao Holandesa Em Pernambuco


Governo de Maurcio de Nassau: Insurreio Pernambucana:

MINERAO
Com a descoberta de ouro na regio de Minas Gerais, o governo portugus tratou de impedir qualquer prtica de contrabando. Para isso Portugal tratou de impor ao Brasil algumas medidas que aumentaram a fiscalizao metropolitana e o rigor fiscal sobre a colnia. Intendncia das Minas: criadas em 1702 eram os rgos mximos de fiscalizao sobre as vrias reas mineradoras. Casas de fundio:

Histria do RN Guerra dos Brbaros

A POLTICA COLONIAL PORTUGUESA APS A RESTAURAO


A Centralizao Poltico-Administrativa Restaurao Conselho Ultramarino, Governadores Gerais e Vice-Reis
O Brasil era a principal fonte de lucro de Portugal, agora restaurado. Mas para que a colnia pudesse mais uma vez gerar lucros seria necessrio estruturar e arrochar os antigos laos coloniais. O Conselho Ultramarino foi criado em 1642 e tinha como objetivo centralizar as relaes entre a colnia e a metrpole. Limitando sensivelmente a atuao das Cmaras Municipais e os poderes dos homens bons. Em 1720 o Brasil foi elevado categoria de vice-reino.

Tributao (Impostos)
Quinto. Derrama (100 arrobas de ouro):

Destino do Ouro Brasileiro


O montante exorbitante de ouro extrado do Brasil no ficava nas mos do governo portugus (lusitano), mas era em sua quase totalidade repassado para a Inglaterra por causa de dvidas contradas desde 1580.

A sociedade Mineradora
A sociedade mineradora: era urbana; apresentava um patriarcalismo menos acentuado, existia ascenso social, apresentava menos escravos, aceitava o trabalho de homens brancos e incentivava o trabalho intelectual.

Companhias de Comrcio

3 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

CRISE DO SISTEMA COLONIAL


Fatores Determinantes Influncias Externas
Iluminismo; Liberalismo econmico; Independncia dos EUA (1776); Revoluo Francesa (1789).

Mudanas Internas
No sc. XVIII ocorreram grandes transformaes no processo histrico brasileiro: A sociedade se urbanizou; Classe mdia; Estudantes e a maonaria; Companhias de Comrcios, Impostos, Alvar de 1785.

estava cercado pelas tropas sob o comando do prprio Andr de Albuquerque, que aderira ao movimento. Preso, o agora ex-governador Jos Incio Borges foi enviado a Recife. Andr de Albuquerque Maranho entra solenemente em Natal com sua tropa no dia 28 de maro, dando incio ao governo revolucionrio, cuja sede seria o Edifcio das Provedorias da Fazenda ou Real Errio, onde atualmente funciona o memorial Cmara Cascudo. Da junta governamental faziam parte Antnio Germano Cavalcanti de Albuquerque, capito de infantaria; coronel de milcias Antonio da Rocha Bezerra e o padre Feliciano Jos Dornelas, vigrio de freguesia.

Movimentos Emancipatrios Inconfidncia Mineira (1789)


Influncias externas: Independncia dos EUA e Iluminismo; Local:______; Lder:____________; Causas:_____________________; Conseqncia: _________________________ . Movimento elitista__________________ OBS: Tiradentes como o lder desse movimento deve ser questionada luz de algumas consideraes. Conjurao Baiana ou dos Alfaiates (1798) Influncias externas: Independncia dos EUA, Iluminismo e Revoluo Francesa; Movimento das massas pobres:___________________; Conseqncias: Massacre dos lderes (pobres) envolvidos.

O Fracasso da Revoluo e a Vitria dos Monarquistas Sobre Andr de Albuquerque Maranho


Nada foi feito pelo governo revolucionrio. A promessa de aumento de soldo aos soldados no cumprida. A ao se limitou a arrancar a Coroa Real da Cmara em Extremoz, o que foi feito por Rego Barros. No RN o movimento no contou com a participao popular. A reao monarquista, no Rio Grande do Norte, parte da residncia do alfaiate Manuel da Costa Bandeira. de l que surgem os contrarevolucionrios, depois das noves badaladas do sino da Igreja, o sinal prdeterminado para o ataque. Chegando ao Palcio, encontraram o chefe revolucionrio s, sem guarda, sem defesa. Aps um breve tumulto, Andr de Albuquerque tem a virilha atravessada por uma espada. Ferido mortalmente, conduzido prisioneiro para a fortaleza onde, na madrugada de 26 de abril de 1817, falece, sem socorros mdicos ou qualquer tipo de assistncia. Seu corpo foi arrastado pelas ruas da cidade , como se fosse um mendigo: "Amarram-no a um pau, com cordas e oito soldados carregam o corpo para a cidade", descreve Cascudo. Morte inglria para um homem da estatura de Andr de Albuquerque. Quando o corpo passava pela Ribeira, foi envolvido por uma esteira dada por Ritinha Coelho. Albuquerque foi encarado como um traidor da monarquia, por essa razo, o povo gritava: - Morreu Pai Andr! - Viva dom Joo! Andr de Albuquerque foi sepultado na nica igreja existente na cidade. importante salientar que, em recente restaurao realizada na Igreja de Nossa Senhora da Apresentao, foram encontrados os restos mortais identificados como sendo os do chefe revolucionrio de 1817. No mesmo dia do sepultamento de Andr de Albuquerque, foi organizado um governo interino, que permaneceu no comando do Rio Grande do Norte at o regresso de Jos Incio Borges. Estava encerrada, de maneira melanclica, a participao do Rio Grande no movimento revolucionrio de 1817.

EMANCIPAO POLTICA DO BRASIL


TRANSMIGRAO DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL Bloqueio Continental Governo Joanino no Brasil (1808-10)
Instituies Criadas Por D. Joo VI no Brasil: Banco do Brasil, Jardim Botnico, Casa da Moeda, Biblioteca Nacional, Academia de Belas-Artes, A Escola da Marinha, o Teatro Real, a Escola MdicoCirrgica da Bahia e a Escola Anatmica, Cirrgica e Mdica do Rio de Janeiro.

A Revoluo Pernambucana de 1817


Local: Pernambuco; Causa: Descontentamento dos comerciantes nacionais com as cobranas de impostos por parte da corte portuguesa para manter seu luxo, fome e misria no Nordeste; Movimento de Elite: As massas populares no tinham participao poltica e nem se davam conta do que realmente se tratava esse movimento; Objetivo: implantar uma repblica federativa no Nordeste comeando por PE, que deveria abranger os estados do RN, PB e CE; Lderes: Padre Miguelinho, Domingos Jos Martins dentre outros; Conseqncia: A reao oficial foi imediata. Houve prises, enforcamentos e exlios.

Revoluo Constitucionalista do Porto (1820) Regncia de D. Pedro I (1821-22) Histria do RN-Emancipao poltica no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte, por Alvar Rgio de 18 de maro de 1818, se libertara legalmente da dependncia da Paraba. Reassumindo o governo do Rio Grande do Norte, depois dos acontecimentos de 1817, Jos Incio Borges era considerado simpatizante da causa da independncia. Foi nessa poca que o conflito entre separatistas e recolonizadores comeou a ganhar vulto. bem verdade que essas divergncias eram mais dirigidas aos indivduos do que s duas ideologias. Com o afastamento de Jos Incio Borges do governo, foi formada uma Junta Constitucional Provisria, composta por sete membros, e eleita no dia 3 de dezembro de 1821. A citada junta era presidida pelo coronel Joaquim Jos do Rego Barros, ligado ao movimento de 1817, ainda sendo os demais membros da lista simpatizantes da causa separatista. A junta teve que enfrentar todo tipo de dificuldades, inclusive a falta de material para expediente e cadeiras. Os pedidos de ajuda eram

A Revoluo de 1817 no RN e a Adeso de Andr de Albuquerque Maranho


A Capitania do Rio Grande do Norte, poca da revoluo, era governada por Jos Incio Borges que, ao ser informado do movimento pernambucano, preparou-se para resistir. Tratou de entrar em contato com o comandante de Diviso do Sul, Andr de Albuquerque Maranho, que se encontrava em Goianinha. Chegaram a conferenciar por cerca de duas horas sobre a segurana da capitania frente aos acontecimentos de Pernambuco. No retorno a Natal, o governador pernoitou no Engenho Belm, prximo atual cidade de Nsia Floresta. Ao amanhecer, Jos Incio Borges viu que o engenho

4 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

sistematicamente negados, sob a alegao de que a junta deveria ser composta por cinco membros e no por sete. Sem outra alternativa, os dois menos votados foram afastados do governo. Um baixo-assinado com cerca de 50 assinaturas, tendo frente o capito Joaquim Torquato Soares Raposo da Cmara, solicitava a criao de uma nova junta, afirmando que a ento governante era ilegal e insustentvel. A reao da junta no se fez esperar, determinou a priso no s do primeiro signatrio da lista, mas tambm do ouvidor. Temendo mais agitao, o presidente da Cmara convocou novas eleies. Foi escolhido um governo temporrio, eleito e empossado no mesmo dia. Finalmente no dia 18 de maro, tomou posse a Junta de Governo Provisrio, que permaneceu no poder at 24 de janeiro de 1824. No dia de 2 de dezembro de 1822, chega ao Rio Grande do Norte a notcia da separao poltica. A 22 de janeiro de 1823, a junta promove , com grande pompa, as comemoraes que o fato merecia. No entanto, a coroao do primeiro imperador brasileiro, no dia 01 de dezembro de 1822, no foi comemorada, permaneceu ignorada pela populao local, que passou a integrar o imprio brasileiro

reformas que no afetassem seus interesses latifundirios e escravistas. Partido Liberal Exaltado ou Farroupilhas: Era a esquerda liberal, defendiam o fim do Poder Moderador, o fim do latifndio e da escravido. Alguns de seus membros defendiam a proclamao de uma Repblica.

Regncia Uma de Feij (1835-7)


O Padre Feij, homem de fortes convices autoritrias encontrou forte oposio diante do seu autoritarismo e no foi capaz de conter as rebelies populares que se desencadearam no seu perodo de regente, levando-o a renunciar dois anos depois de assumir o cargo.

Regncia Uma de Arajo Lima (1838-40)


Foi um perodo regressista, pois as reformas de 1834 foram anuladas. Os colaboradores dessa regncia defendiam a posse de D. Pedro II ao trono brasileiro, alm de fundarem o Clube da Maioridade.

PRIMEIRO REINADO (1822-31)


Poltica Interna e Externa
Consideraes Gerais Todas as naes americanas que conseguiram sua independncia resolveram adotar o regime republicano, menos o Brasil, que se manteve monarquista; O Estado brasileiro, montado em 1822 manteve as velhas estruturas conservadoras. O movimento de emancipao poltica do Brasil no contou com a participao popular, foi um movimento de elite.

Rebelies Populares: Violncia Generalizada


A Violncia social, a fome e a luta contra o latifndio e suas conseqncias foram as principais caractersticas desse perodo.

Cabanagem (1835-9)
Local Causa: Lideres: Antonio Clemente Malcher (primeiro traidor), Francisco Vinagre (segundo traidor) e Eduardo Angelim (ltimo lder do movimento. Conseqncia: Em 1840 a provncia foi completamente pacificada, com um sado de 40.000 mortos numa regio em que a populao total de 100.000 pessoas.

O Reconhecimento Externo da Independncia do Brasil Constituio de 1824


Outorgada; Estabelecia quatro poderes; Voto censitrio; O analfabeto podia votar desde que atendesse as exigncias econmicas impostas. Eleies indiretas.

Sabinada (1837-8) Confederao do Equador (1824) Abdicao (07/04/1831): Fatores Determinantes


Crise Financeira; Sucesso do Trono Portugus;Assassinato do Jornalista Lbero Badar; Falncia do Banco do Brasil e a Conduta Imoral do Imperador. Local: Salvador/ BA;Lder: Francisco Sabino; Causa: Conseqncia: Dura represso e extrema crueldade por parte das autoridades.

Balaiada (1838-41)
Local: Maranho; Lderes: Manuel Francisco dos Anjos Ferreira (fabricante de balaios), Raimundo Gomes (vaqueiro) e Negro Cosme (chefe de quilombo); Causa: Conseqncia:

REGNCIA (1831-40)
Causa:

Regncia Trina Provisria (Abril-Junho de 1831)


Composta pelos senadores Nicolau de Campos Vergueiro e Jos Joaquim Carneiro e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Essa regncia representou um avano nas idias liberais.

Revoluo Farroupilha (1835-45)


Local: RS; Causa: Lderes: Bento Gonalves, Bento Manuel, Davi Canabarro e Giusepe Garibaldi; O Movimento: Conseqncia:

Regncia Trina Permanente (1831-5)


Composta pelos deputados Brulio Muniz (representante do Norte) e Costa de Carvalho (representante do Sul) e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva.

Faces Polticas durante a Regncia Trina Permanente


Partido Restaurador ou Caramuru: Liderado por Jos Bonifcio, defendia a volta de D. Pedro II ao poder e a implantao do Absolutismo. Partido Liberal Moderado: Era a direita liberal, a maioria de seus membros pertencia aristocracia rural e estavam dispostos a permitir

SEGUNDO REINADO 1840-89


Bipartidarismo Poltico Ministrio dos Irmos: Eleies do Cacete: Parlamentarismo s Avessas (1847-89):

5 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Revoluo Praieira 1848 em PE


Causa: Insatisfao contra a famlia Cavalcanti; O Movimento:

Os Republicanos estavam divididos entre evolucionistas e revolucionistas.

Proclamao da Repblica
A Proclamao da Repblica foi um movimento de elite. A chefia do Marechal Deodoro foi aceita pois ele era o militar de maior prestgio popular da poca. Deodoro sequer era um republicano. Na verdade ele sempre foi a favor da monarquia. Circulou um boato no qual o imperador sabia que Deodoro estava participando do PR e mandou prend-lo e exoner-lo do Exrcito. Deodoro tratou de depor o velho imperador e assumir controle do pas nas horas iniciais da madrugada do dia 15/11 de 1889. Contudo, de maneira semelhante ao 7 de Setembro de 1822, o 15 de Novembro de 1889 no representou uma ruptura significativa no nosso processo histrico.

Poltica Externa do Segundo Reinado


A Poltica externa do Segundo Reinado foi marcada por duas intervenes de D. Pedro II no Uruguai e pela Guerra do Paraguai (1864-70), alm de dois graves problemas envolvendo a Inglaterra (mais precisamente a pessoa do embaixador ingls no Brasil, Willian Christie).

ECONOMIA E SICIEDADE BRASILEIRA NA SEGUNDA METADE DO SEC XIX


Modernizao, Urbanizao e Novas Aspiraes Sociais O caf Como Fator de Transformao O Problema da Mo-de Obra Indstria.

CRISE NO IMPRIO E PROCLAMAO DA REPBLICA


Questo Religiosa: Questo Militar: Questo da Abolio: Lei Eusbio de Queiroz (1850:____________________________; Lei Visconde do Rio Branc(1871):__________________________; Lei Saraiva Gotergipe (1885):_____________________________; Lei urea (13/05/1888):_________________________________:

Histria do RN Movimento Republicano no Rio Grande do Norte


No Rio Grande do Norte atravs de um documento, enviado ao Clube Republicano do Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1817, que aconteceu a primeira adeso coletiva s idias republicanas. Os signatrios desse documento eram fazendeiros, comerciantes, senhores de engenho, alm de trs vicepresidentes da provncia. Foram eles: Antnio Baslio, Ribeiro Dantas, Manuel Janurio Bezerra Montenegro e Estevo Jos Barbosa de Moura. A reunio que marcou a fundao do Partido Republicano aconteceu na residncia de Joo Avelino, situada na Praa Bom Jesus, no bairro da Ribeira, Natal, em 27 de janeiro de 1889, com a participao de Pedro Velho de Albuquerque Maranho, que passou a liderar a campanha. Nasce, em seguida, o jornal "A Repblica", rgo oficial do partido recentemente fundado.

Histria do RN Libertao dos Escravos


Os escravos foram libertados atravs da entrega das Cartas de Liberdade. Isso acontecia de vrias maneiras. Em Mossor, no dia 30 de setembro de 1883, as cartas foram entregues na mesma data, em solenidade pblica, libertando todos os escravos que ainda existiam no municpio. Segundo Damasceno de Menezes, "juridicamente houve abolicionismo em Mossor. Sim, comemorou-se o civismo de um povo. O exemplo dessa cidade passou a ser seguido por outras comunidades do interior. Au libertou seus escravos em 24 de junho de 1885. Depois foi a vez de Carnaba (30/03/1887) e, logo a seguir, Triunfo ( 25/05/1887). Natal no possua mais escravos em fevereiro de 1888.

O Incio do Governo Republicano em Natal


Foi um telegrama assinado por Jos Leo Ferreira Souto, dirigido ao Partido Republicano, que trouxe a notcia da vitria da campanha republicana pela mudana do regime, para o Rio Grande do Norte. Os monarquistas se inteiraram da novidade tambm por telegrama, esse assinado por Umbelino Ferreira Gouveia, datado de 16 de novembro de 1889. A proclamao da Repblica no foi comemorada, nem despertou reaes. Supe-se que o povo norte-rio-grandense, como os demais brasileiros, no teve conscincia da mudana que se operava. Aqui, tambm, o povo foi "arrastado" para a causa republicana. Os liberais ainda tentaram fazer Antonio Baslio Ribeiro Dantas permanecer frente do governo da provncia. Porm a designao de Pedro Velho, chefe do Partido Republicano, que chegou a Natal assinada por Aristides Lobo, acabou com as pretenses liberais. Pedro Velho foi aclamado governador do Estado, mas governou por poucos dias. No dia 30 de novembro, o Dr. Adolfo Afonso da Silva Gordo era nomeado governador, pelo governo provisrio do novo regime. Apesar da frustrao, o chefe republicano no Rio Grande do Norte aceitou a nova nomeao. A designao de Adolfo Gordo (paulista de Piracicaba) ensejou passeatas de protestos, muitos telegramas e alguns boatos de conspirao e discursos muito inflamados. Posteriormente, Pedro Velho foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte com expressiva votao. Finalmente, no dia 28 de fevereiro de

O Movimento Republicano
A Origem do Partido Republicano
O Partido Republicano (PR) vem desde 1870, quando o Ministrio Liberal foi dissolvido por D. Pedro II, por causa de problemas entre seu principal lder e Caxias que envolveram questes desde a poca da Guerra do Paraguai. Ao ver o Ministrio Liberal dissolvido os membros mais radicais desse partido, descontentes com o imperador, resolveram fundar o Partido Republicano, que nada mais era do que uma ala extremista do Partido Liberal. Foram fundados em 1873 o Partido Republicano Paulista (PRP)e o Partido Republicano Mineiro (PRM), que dominariam a vida poltica brasileira at 1930. Um documento chamado Manifesto Republicano, que deu origem ao PR estipulava o seguinte: Extino do Senado Vitalcio, do Conselho de Estado e do Poder Moderador; Separao entre Igreja e Estado; Eleies diretas; Instalao de um regime republicano federativo.

6 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

1892, Pedro Velho de Albuquerque Maranho foi eleito governador, pelo Congresso Estadual, administrando at 25 de maro de 1896.

BRASIL REPBLICA (15/11/1889- HOJE)


O perodo republicano brasileiro pode ser dividido em: Repblica Velha (1889-1930) Repblica da Espada (1889-94) Repblica dos Cafeicultores ou das Oligarquias (1894-1930) Era Vargas (1930-1945) Governo Provisrio (1930-4) Governo Constitucional (1934-7) Estado Novo (1975-45) Populismo (1946-64) Ditadura Militar (1964-84) Nova Repblica (1984- Hoje)

qualquer razo que fosse, no governasse por dois anos, o vice convocaria novas eleies. Floriano no convocou essas eleies e simplesmente assumiu o cargo no mesmo dia da renuncia de Deodoro. Revoluo Federalista (1893): Revolta da Armada (Setembro de 1893

Histria do RN Perodo Oligrquico no RN (1889-1930)


No novo regime, predominavam os interesses da oligarquia Albuquerque Maranho. Contra ela, se insurgiu Jos da Penha Alves de Souza, promovendo a primeira campanha popular do Rio Grande do Norte. Patrocinou a candidatura tenente Lenidas Hermes da Fonseca, que no conhecia e nem desejava governar o Estado... Abandonado pelo seu candidato, Jos da Penha voltou para o Cear, onde chegou a ser eleito deputado estadual. Quando o eixo econmico passou do litoral (acar-sal) para o serto (algodo-pecuria), apareceu uma nova oligarquia, liderada por Jos Augusto Bezerra de Medeiros, cujo domnio terminou com a Revoluo de 1930.

Prudente de Morais (1894-8)


Guerra de Canudos (1896-7): Ao deixar a presidncia Prudente de Morais a entregou Essa fase republicana que duraria at 1894 recebeu essa praticamente falida ao seu substituto. O dinheiro brasileiro estava denominao por causa das espadas (smbolos do oficialato militar) desvalorizado e o pas estava praticamente quebrado. usadas pelos dois primeiros presidentes da Repblica que eram marechais do Exrcito: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Repblica da Espada (1889-1894)

Campos Sales (1898-1902) Governo Provisrio (1889-91)


Teve na figura de Deodoro seu primeiro presidente; Fazendeiros (interesse financeiro) versus Exrcito (moralizadores): Incompatibilidade entre Deodoro e o Ministrio: Crise do Encilhamento: Constituio Republicana de 1891: Nossa primeira Constituio republicana. O antigo Ministrio se demitiu por causa de problemas com o presidente. Foram realizadas novas eleies, mas os vencedores eram adversrios de Deodoro ( fato esse que ele no esperava). Sob vrias presses, foi promulgada a primeira Constituio republicana. Que estabelecia como forma de governo uma repblica federativa presidencialista. Democrtica e liberal, os princpios bsicos que norteavam essa Constituio eram o federalismo, presidencialismo, regime de representatividade, tripartio de poderes. Constitua-se o sufrgio universal, voto direto e descoberto para todo cidado maior de 21 anos, exceto mulheres, mendigos, praas militares e religiosos de qualquer ordem. Funding Loan: Poltica dos Governadores: Coronelismo: Poltica do Caf Com Leite:

Rodrigues Alves (1902-6)


Investiu em construo de novos portos, ferrovias, compra do Acre, remodelao econmica de vrias universidades e sua obra mais importante: urbanizao da cidade do Rio de Janeiro. Revolta da Vacina (1904): Socializao das Perdas: Convenio de Taubat:

Afonso Pena (1906-9) e Nilo Peanha (1909-10)


Fruto das articulaes do caf com leite, o mineiro Afonso Pena foi eleito para por em pratica as medidas estipuladas pelo Convnio de Taubat. Presidente caracterizado por incentivar o povoamento, melhorar e reestruturar o exrcito e a Marinha e incentivar a industrializao do pas. Em seu governo foi criado o SPI (Servio de Proteo ao ndio). Falecido antes do trmino de seu mandato assume o vice Nilo Peanha que indica seu sucessor, apoiado pelo PRP Hermes da Fonseca.

Governo Constitucional de Deodoro (25/02/1891-23/11/1891)


Visando frear o autoritarismo de Deodoro e quem sabe at mesmo as bases para exoner-lo do posto de presidente, o Congresso lanou a Lei das Responsabilidades do Presidente. Deodoro resolveu dissolver o Congresso e decretar Estado de Stio. A oposio a Deodoro crescia cada vez mais. Floriano Peixoto e o almirante Custdio de Melo eram seus principais opositores. Ao saber que Deodoro decretou sua priso, Custdio de Melo ameaou bombardear a capital do pas caso Deodoro no renunciasse. Ele sem apoio renunciou.

Hermes da Fonseca (1910-14)


Homem de pouca experincia poltica, Hermes da Fonseca viu seu governo marcado por uma srie de distrbios internos, a saber: Revolta da Chibata (1910) Poltica das Salvaes: Guerra do Contestado (1912-16

Floriano Peixoto (1891-4)


Floriano encontrou um ambiente mais propicio de governo. Era apoiado pelos cafeicultores, pela classe mdia e pelo Congresso (pois readmitiu o congresso no mesmo dia em que assumiu a presidncia). A legalidade d seu governo sempre foi questionada: pois a Constituio de 1891 determinava que se o presidente eleito, por

Venceslau Brs (1914-18)


Primeira Guerra Mundial

7 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

DECLNIO DAS OLIGARQUIAS


O sistema implantado com as oligarquias durante a fase da Repblica Velha estava com seus dias contados, pois a sociedade brasileira passava por transformaes e reestruturaes principalmente depois da dcada de 20 e que culminaria com o golpe de Vargas em 1930. Principalmente depois da Primeira Guerra o numero de indstrias no pas crescia cada vez mais. O pas passava a conhecer novas foras sociais e polticas, a saber: Burguesia Industrial: Classe Mdia Urbana Classe Operria: Formao do Partido Comunista: Semana de Arte Moderna: Acontecimento marcante na histria da arte moderna brasileira se estendeu de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Tenentismo:

Revoluo Paulista de 1924: Para comemorar o aniversrio da Revolta do Forte de Copacabana, alguns tenentes resolveram se amotinar e derrubar o governo de SP.Tiveram sucesso. O governador de SP fugiu. Os rebeldes assumiram o poder, mas foram confrontados com as tropas legalistas e SP foi bombardeada. Impedidos de continuar no poder da cidade d So Paulo, resolveram fugir para o Sul e dar apoio a um outro movimento: a Coluna Prestes. Coluna Prestes: Movimento tenentista que enfrentava tropas regulares do Exrcito, grupos armados, jagunos e cangaceiros. Chegou a percorrer cerca de 25.000 quilmetros para tentar implantar algum tipo de conscientizao poltica nas massas interioranas. A Coluna Prestes chegou ao fim em 1927, quando os ltimos 600 homens se refugiaram na Bolvia. Foi o fim da Coluna Prestes, mas no do tenentismo.

Washington Lus ( 1926-30)


Tratou de cancelar o estado de stio em que se encontrava o,pas. Concedeu anistias a alguns presos polticos e tratou de estabilizar a economia, criando uma nova moeda: o cruzeiro. Mas em seu governo a liberdade de pensamento e os comunistas foram extremamente perseguidos. Ao criar uma Caixa de Estabilizao (instituio com a faculdade de emitir papel moeda que seria garantido pelos depsitos-ouro do Brasil em Londres e Nova York). Essa situao gerou uma aparente tranqilidade financeira e social. Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, muitos pases chegaram a quebrar, dentre eles o Brasil, que era em tudo dependente do capital estrangeiro. Incapaz de superar a crise econmica e social o presidente viu sua realidade desabar diante de si.

Epitcio Pessoa (1919-22)


Ao assumir a presidncia do Brasil, Epitcio no se deixou iludir pela aparente melhoria econmica que o pas estava vivenciando e tratou de limitar o protecionismo alfandegrio e os subsdios lavoura canavieira. Medida essa que desgastou o relacionamento entre o presidente e as oligarquias. Em meados da dcada de 20 o Brasil viveu um perodo de recesso econmica e os senhores do caf pressionaram o presidente para fazer novos emprstimos para cobrir seus prejuzos. Foram feitos emprstimos para sanar a situao do caf, construo de estradas de ferro, dentre outras finalidades. O presidente enfrentou oposio dos militares, que queriam melhorias salariais e que tiveram que engolir a seco a nomeao de um civil para o Ministrio da Marinha. Greves e mais greves se estendiam por todo o Brasil. Reao Republicana: Foi uma dissidncia entre as oligarquias. RJ, PE, BA e RS formaram uma chapa partidria prpria em oposio a chapa de MG e SP, que apoiava Artur Bernardes. Essa dissenso nada mais era do que o passo que levaria o pas revoluo de 1930. Foram publicadas cartas atacando a moral de oficiais de alta patente do Exrcito, em especial a do Marechal Hermes da Fonseca. Essas cartas foram atribudas a Artur Bernardes, que era inocente. Revolta do Forte de Copacabana: Em virtude de romper com o governo Hermes da Fonseca foi preso e o clube militar do qual fazia parte foi fechado. Essa atitude levou os militares do RJ a se rebelarem contra o presidente que iniciou um bombardeio ao Forte de Copacabana, onde os rebeldes estavam escondidos. Derrotados foram presos. Mas esse movimento representou o auge do tenentismo no Brasil. Mesmo com toda a oposio ao seu sucessor Epitcio Pessoa conseguiu Eleg-lo e em 1922, Artur Bernardes assume a presidncia.

A Revoluo de 1930
Era chegado o ano de 1929 e precisava ser feita a sucesso poltica. O modelo de indicar um presidente mineiro e paulista deveria ser seguido. Ao invs de indicar um sucessor mineiro (Antonio Carlos), Washington Lus indicou o paulista Jlio Prestes. Frustrado Antonio Carlos se aliou aos gachos e indicou Getlio Vargas para presidncia, estava formada a Aliana Liberal, que contou com o apoio do Partido Democrtico (criado em SP no ano de 1926). Vargas saiu derrotado. Sem habilidade poltica, Washington Lus degolava os candidatos da oposio que ganharam as eleies. Some-se a isso o fato de demitir ministros ligados aos mineiros e paraibanos Ligados ao candidato de oposio Antonio Carlos. Na Paraba Joo Pessoa foi assassinado por questes locais, mas como o assassino era ligado aos grupo poltico de Washington Lus, o presidente foi acusado de ser o mandante do crime cometido contra o vice de Vargas. O movimento armado tomou conta de todo o nordeste, sul e sudeste do pas. Membros do partido de Vargas assumiam o poder pelo Brasil. Uma junta militar deps o presidente Washington Lus e pretendia continuar no poder, mas impossibilitada passou o poder para Vargas em novembro de 1930.

Histria do RN A Revoluo de 1930 no RN


A Revoluo de 30 irrompeu no Brasil para modificar a estrutura poltica existente no Pas. Governava o Estado, Juvenal Lamartine, muito dependente do poder central, e teve, segundo seus adversrios, uma preocupao bsica: perseguir seus inimigos... Com a Revoluo de 30, perdeu o governo, caindo sem resistir.

Artur Bernardes (1922-6)


Dada a oposio ao seu governo, Bernardes governou quatro anos em que o Brasil viveu sob permanente estado de stio. E em permanente estado antidemocrtico de governo. Lei de Imprensa:__________________________________________

8 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

A Revoluo de 30, no Rio Grande do Norte, significa, sobretudo, a atuao de Joo Caf Filho. Foi um lutador, procurando instalar no seu Estado os ideais revolucionrios. Encontrando sempre a resistncia das oligarquias, lideradas por Jos Augusto de Medeiros. A Revoluo de 30 enfrentou momentos difceis, por causa da oposio das classes conservadoras, representadas pelo Partido Popular. O governo central orientou Mrio Cmara para fazer uma composio de foras, com o Partido Popular. O interventor, entretanto, no conseguiu efetivar tal aliana. Em vez de pacificao, cresceu o clima de agitao, fazendo com que o final da administrao se transformasse no perodo de maior violncia ocorrido at aquele momento.

O Golpe de 1937
Plano _______________________________________________ Cohen:

Estado Novo (1937-1945)

Para legitimar esse perodo ditatorial do governo Vargas foi criada uma nova Constituio para o Brasil, que por ter sido baseada nas constituies da Alemanha nazista e da Itlia fascista, recebeu o nome de polaca. Essa constituio dava plenos poderes ao presidente. Dentre eles: dissolver o Congresso, controlar as foras armadas, dissolver as Assemblias Legislativas Estaduais e Municipais, substituir os A classe operria, contudo, comeou a se organizar, se unindo em governadores e nomear interventores, refazer a prpria Constituio torno dos sindicatos, que culminaria mais tarde na Intentona Comunista no RN. sempre que achar necessrio, extinguir todos os partidos polticos e foi permitido ao presidente controlar os Poderes do Estado. ERA VARGAS (1930-45) A partir de Vargas o pas passou a estimular e supervalorizar Governo Provisrio (1930-1934) seu nacionalismo, ou seja, o pas passou a alcanar o desenvolvimento Ao assumir a presidncia Vargas tratou de promulgar em social e econmico dentro de um quadro de independncia externa e decreto que abria a ele um caminho para concentrar de fortalecimento do Estado. discricionariamente os Poderes do Estado em suas mos. Atravs Departamento Administrativo do Servio Pblico (Dasp): Criado em 1938, serviu desses decretos-lei, foi-lhe atribuda a chefia dos poderes Executivo e para poder ser realizada a reforma administrativa. rgo a que ficaram Legislativo. submetidos todos os servios pblicos do Brasil e que determinava que Constituio de 1934 s poderiam ser servidores pblicos pessoas concursadas. Acabando Em 1934 foi promulgada uma Constituio liberal-democrata assim, pelo menos em tese, com os favoritismos para ocupar cargos que apresentava inovaes polticas e sociais de cunho relevante para pblicos. o pas: representao classista, voto secreto, direito de o Estado Departamento de Imprensa e Propaganda monopolizar determinadas indstrias, nacionalizao progressiva dos (DIP):_____________________________ bancos de depsitos e das empresas de seguro, garantia por lei da Instituto Nacional do Livro completa autonomia dos sindicatos, jornada de trabalho de oito horas, ________________________________________________ descanso semanal obrigatrio e remunerado, frias remuneradas,

O Brasil na Segunda Guerra proibio de trabalho a menores de 14 anos, indenizao por dispensa Histria do RN Natal na Segunda Guerra Mundial sem justa causa, assistncia e licena remunerada gestante, nacionalizao das guas e das riquezas minerais, instituio da Justia Trabalhista, dentre outras. O Processo de redemocratizao do Pas Uma das disposies transitrias da Constituio de UNE (Unio Nacional dos Estudantes): 1934 rezava que Vargas deveria ser eleito indiretamente (sem o OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): voto popular) para o cargo de presidente. 1 Congresso Brasileiro de Escritores: Vrios partidos polticos se formaram: Unio Democrtica O Caminho Para a Radicalizao (1934-37) Nacional (UDN); Partido Social Democrtico (PSD) cuja formao foi Ao Integralista Brasileira (AIB): estimulada pelo prprio Vargas e era formado por foras governistas; Aliana Nacional Libertadora (ANL): Partido trabalhista Brasileiro (PTB),um partido teoricamente do povo e tambm estimulado por Getlio Vargas. Intentona Comunista de 1935 A campanha eleitoral se concentrou em torno de trs Histria do RN O Movimento de 1935 no RN candidatos: O brigadeiro Eduardo Gomes (UDN), o general Eurico Gaspar Dutra (PSD e PTB) e Yedo Fiza (PCB). Cinco anos depois de ter ocorrido a Revoluo de 30, surgiu outro As foras conservadoras e de oposio temendo uma tentativa movimento armado, a Intentona Comunista. Gerado, em parte, pelo de Vargas de aplicar um golpe e continuar no poder se aliaram aos descontentamento provocado pelo governo de Mrio Cmara, e que foi liderada militares e a UDN, elaboraram um golpe de Estado deflagrado em por um grupo de comunistas. Vitoriosa a rebelio, uma grande agitao dominou Natal, com estabelecimentos comerciais assaltados e, ainda, com 29/10/1945, que derrubou Vargas e acabou com o perodo do Estado assassinatos. Novo. A resistncia maior foi feita pela polcia, sob o comando do major Lus Os principais motivos para a aplicao desse golpe foram a Jlio e do coronel Pinto Soares. Surgiu um mito, transformado em heri: o nomeao de Benjamim Vargas para chefiar a Polcia do Distrito soldado Luiz Gonzaga. Federal e o surgimento de um movimento chamado Querenismo, que Foi instalado o "Comit Popular Revolucionrio" no dia 25 de novembro significa queremos Getlio. Uma clara tentativa de continuar no de 1935. Circulou o jornal "Liberdade". poder. Com o fracasso da Intentona, no Recife e Rio de Janeiro, os rebeldes
abandonaram Natal, seguindo o rumo do Serid. Na Serra do Doutor houve o encontro dos fugitivos com foras sertanejas, com a debandada de ambas as faces... Terminava, assim, a Intertona Comunista. A represso foi violenta.

Populismo: Ascenso e Colapso


Eleies de 1945

9 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Aps a derrubada de Vargas em 29/10/1945 o poder foi de 1946 com a ecloso da Guerra Fria que fez o Brasil romper relaes entregue a Jos Linhares, ento presidente do STF. Imediatamente com a Rssia e cassar o registro do PCB. Deixando o partido na Linhares alterou o cdigo eleitoral convocando novas eleies para ilegalidade e anulando a candidatura de seus polticos eleitos. presidente e para o Congresso Nacional, que se transformaria em Diretrizes Econmicas Assemblia Nacional Constituinte. Plano SALTE. Dessa vez, ajudado pela conjuntura social da a poca o PCB Internacionalizao da Economia: apresentou candidato prprio. Vale lembrar que no Governo Dutra as foras populistas Eis os candidatos que disputaram as eleies de 1945: estavam reduzidas dado o interesse do governo em apoiar grupos General Eurico Gaspar Dutra: vencedor das eleies, apoiado ligados aos grandes empresrios, o que se convencionou chamar de pelo PTB-PSD e por Vargas. Sua vitria foi a expresso da fora poltica POPULISMO REFREADO. de Vargas, pois no costumava falar e no tinha habilidade com o Vargas (1951-4) pblico. Nacionalismo Econmico: Brigadeiro Eduardo Gomes: era o candidato que todos Industrializao: esperavam ganhar, pois era considerado um heri nacional pela sua Criao da PETROBRS: participao no levante dos 18 do forte (1922). Era apoiado pela UDN. O Desencadeamento da Crise no Governo Vargas Yedo Fiza: engenheiro e candidato do PCB. Remessas excessivas de lucro para o exterior: Vargas criticava as empresas A grande vitria de Dutra revela dentre outras coisas que a transnacionais e afirmava que elas fraudavam a economia brasileira unio do PTB com o PSD era uma aliana imbatvel, que os sonegando impostos. mecanismos rurais e urbanos criados por Vargas estavam em pleno Manifesto dos Coronis: Documento assinado pelos oficiais do alto escalo do vapor e que Vargas ainda contava com grande prestgio poltico, pois se Exercito, exigindo reajustes salariais para o oficialato. candidatara a deputado por 5 estados e a senador por 2 estados e Criticas a Joo Goulart: O ministro do trabalho de Vargas pretendia dar um ganhou todas essas disputas. aumento salarial de 100%. Ou seja, o salrio mnimo passaria de

Constituio de 1946

Para o Congresso Nacional, transformado em Assemblia Constituinte, o resultado percentual foi o seguinte: PSD (54%), UDN (26%), PTB (7,5%), PCB (4,7%) e OUTROS (7,8%). Os dados percentuais mostram que 80% dos constituintes representavam as elites endinheiradas e o poder elitista autoritrio. No nos esqueamos que essas mesmas foras derrubaram o ditador e que, por isso mesmo, apareciam aos olhos do povo como sendo as novas foras democratas. Promulgada em setembro de 1946, a nova Constituio:Mantinha a Repblica Federativa Presidencialista; Estabelecia um mandato de cinco anos para o presidente e seu vice; Conserva a autonomia dos Trs Poderes; Estabelecia voto secreto para todo cidado maio de 18 anos exceto analfabetos, soldados e cabos; Concedia ampla autonomia poltica e administrativa aos estados e municpios; Garantia a liberdade de opinio e de pensamento; Assegurava o direito de greve e da livre associao sindical; Defendia a propriedade privada e garantia a antiga estrutura da propriedade da terra.

C$1200 para C$2400.

Suicdio de Vargas
Em 24 de Agosto de 1954 Vargas se suicida. Vale a pena ressaltar que os principais acusados pela morte do Pai dos Pobres foi:A imprensa ( que dentre outras acusaes o acusava de ser o manante do atentado da Rua Toneleiros), e os empresrios.

Juscelino Kubitschek (1956-1961)


Poltica Industrialista: Plano de Metas ou Programa de Metas: Rompimento com o FMI: Cultura Brasileira: Convm salientar que no governo JK, o Brasil vivenciou um momento de desenvolvimento industrial e infra-estrutural, mas o povo pagava o pesado fardo dos grandes emprstimos contratados e de todas as medidas que o governo tomava para ostentar suntuosidade. Mas no houve rebelies, pois o povo se alienava com as conquistas brasileiras no futebol e no boxe. Era a poltica populista entrando em ao.

Histria do RN -Populismo no RN (1946-54)


O populismo se imps, no Rio Grande do Norte, durante os anos 60, atravs de dois grandes lderes polticos: Aluzio Alves e Djalma Maranho. O primeiro, oriundo do Partido Popular, se apresentava como sendo do Centro, iniciando o processo de modernizao do Estado. O segundo nacionalista radical, homem de esquerda.

General Dutra (1946-51)


No mesmo ms da posse de Dutra, janeiro de 1946, houve dezena de greves e, em fevereiro, 100.000 operrios paralisaram suas atividades em SP. No ms de maro, antes da Constituio ter sido promulgada, as greves foram proibidas por lei. Alm disso, mesmo com a crescente atividade e produtividade industrial, Dutra manteve a poltica de congelamento de salrios. Como os sindicalistas apoiavam s movimentos dos trabalhadores e tinham o apoio do PCB, deveria ser tomada uma medida para refrear essa situao. Essa oportunidade apareceu no ano

As Eleies de 1960
Pela primeira vez a coligao PTB/PSD perdia uma eleio presidencial. Isso se deveu aos srios problemas sociais que o Brasil atravessava e ao geral descontentamento popular. O vencedor foi o mato-grossense Jnio da Silva Quadros, ento governador de SP. Sua carreira poltica de vereador de SP a presidente durou apenas 13 anos, sendo uma ascenso meterica.

10 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Jnio Quadros (1961)


Extremismo Populista: Poltica Externa Independente: Leis absurdas: A Renncia:

DITADURA MILITAR (1964-85)

O Colapso do Populismo e o Parlamentarismo


Com a renncia de Jnio, o vice Joo Goulart deveria assumir a presidncia, mas as foras de oposio se movimentaram para impedir sua posso. O Brasil se dividiu. Foras polticas civis e militares se confrontavam. Como Jango (Joo Goulart) era visto como comunista alguns setores do governo resolveram optar pelo parlamentarismo. Que teve vida efmera, pois mediante plebiscito o povo optou pelo retorno ao presidencialismo.

Joo Goulart (1961-64)


Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social ou simplesmente Plano Trienal. O Plano Trienal visava combater a inflao e garantir o desenvolvimento social. Mas acabou sendo prejudicial massa trabalhadora porque garantia os lucros para os empresrios nacionais e estrangeiros e onerava a populao com a reduo salarial. Reformas de Base: Impossibilitado de realizar as to sonhadas reformas, Jango perdia o apoio popular de maneira vertiginosa. Os principais opositores ao governo Jango passaram a ser: Os Camponeses _________________________________________________________ Os EUA __________________________________________________________ _______ A Esquerda Radical _________________________________________________________ A Direita Radical __________________________________________________________ _

O golpe desfechado na madrugada do dia 1/5/1964 representou mais do que a tomada do poder pelo Exrcito. Representou a tomada do controle do pas pela instituio que sempre esteve ao lado dos civis durante o perodo republicano. O Exrcito agora toma as rdeas da nao e se recusa a dividi-la com os civis. Quer exercer juntamente com as demais foras armadas o controle dos poderes do Estado. Os militares golpistas se dividiam em duas faces, a saber, os duros_____________ e os moderados __________________Apesar das diferenas eles defendiam o fim do comunismo e a retomada exterior da credibilidade brasileira. Os duros so: Costa e Silva e Mdici. Os moderados so: Castelo Branco, Geisel e Couto e Silva.

Castelo Branco (1964-67)

Queda de Jango
Sexta Feira 13: No dia 13/03/1964, Jango fez um discurso em frente a Estrada de Ferro Central do Brasil, sendo assistido por mais de 300.000 pessoas. Afirmando a nacionalizao das refinarias e a reforma agrria. Sendo aplaudido e carregado nos ombros da populao. Seis dias depois, a Igreja Catlica, os militares, empresrios, padres, freiras e senhoras catlicas fizeram a Marcha da famlia Com Deus Pela Liberdade, uma clara reao contra Jango e que contou tambm com 300.000 pessoas. SP estava totalmente contra Jango. Estava preparada a derrubada de Goulart. A reao ao golpe foi nula e o presidente sem apoio militar ou poltico desmoronou. Jango se retirou de Braslia e foi para o RS, partindo em seguida para o Uruguai onde ficou at sua morte anos depois. O senado declarou vaga a presidncia e o presidente da Cmara Ranieri Mazzili foi empossado presidente. Era o incio de 21 anos de governo militar.

Criao de vrios A.I.s durante todo o perodo militar: Operao Limpeza: Em novembro de 1965, atravs de um Ato Complementar, foram criados dois partidos polticos a ARENA (Aliana Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrtico Brasileiro). Na realidade, esses dois partidos no representavam nenhuma das aspiraes populares.

11 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Costa e Silva (1967-69)


Inicia-se o perodo no qual os duros controlam o poder. Costa e Silva foi o candidato nico pela ARENA, pois o MDB se absteve de votar. Lei de imprensa e Lei de Segurana Nacional: Servio Nacional de Informaes: A.I.5, que deu plenos poderes para o presidente fechar o Congresso Nacional, cassar polticos e institucionalizar a represso e a tortura, sendo o mais duro e cruel dos Atos Institucionais. Criao do Curso de Moral e Cvica:

Para solucionar o problema econmico o governo Geisel fez novos emprstimos, mas a inflao continuava sempre em alta e a balana de pagamentos deficitria. A eleio de 1978 foi uma conquista surpreendente do MDB, pois embora tenha sido derrotado mais uma vez nas urnas, alcanou uma quantidade de votos surpreendente, mesmo com os mecanismos usados pelo governo para impedir uma votao expressiva da oposio: a Lei Falco e o Pacote de Abril. O candidato vencedor foi o General Joo Figueiredo. Em 31/12/1978 o governo decretou o fim do A.I.5. A abertura poltica ganhava novos horizontes.

Figueiredo (1979-85) Mdici (1969-74)


Dos presidentes militares de 1964 a 1985, o governo Mdici foi sem dvida o mais autoritrio e repressor. Durante seu governo foram criadas as mais duras maneiras de coibir o avano dos comunistas. O Departamento de Defesa Interna e Comando Operacional de Defesa Interna (Doi-Codi), o Departamento de Caa aos Comunistas (CCC) e a Operao Bandeirante (Oban) foram sistemas criados no Governo Mdici para dar combate ao que ele chamou de ameaa comunista. Movimentos esquerdistas de combate ao Governo Militar: ALN (Aliana Libertadora Nacional), VPR (Vanguarda Popular Revolucionria) e MR-8 (Movimento Revolucionrio 8 de Outubro). Movimento Brasileiro de Alfabetizao (MOBRAL).______________________________O Governo Mdici foi responsvel pelo famoso Milagre Brasileiro, fruto do Plano de Ao Econmica do Governo (Paeg), que contou essencialmente com dois programas governamentais (Plano Econmico de Desenvolvimento (PED) e o I Plano Nacional de Desenvolvimento (PED). O general-presidente Figueiredo assume a presidncia com o compromisso de continuar o processo de reabertura democrtica do pas e de dar ao trabalhador uma remunerao justa. Sob a liderana do sindicalista Lus Incio da Silva (Lula) mais de 160 mil sindicalistas do ABC paulista entraram em greve contra os baixos salrios e pssimas condies de trabalho. Campanha Nacional Pr-Anistia: Reforma Partidria: Com essa reforma o governo decretava o fim da ARENA e do MDB. Era a proclamao da volta ao pluripartidarismo. Os antigos arenistas se agruparam em torno do PDS (Partido Democrtico Social). O MDB acrescentou apenas a letra P e formou o Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB). Em seguida surgiram vrios outros partidos: o novo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Democrtico Trabalhista (PDT), o Partido dos Trabalhadores (PT) e vrios outros. No ano de 1980 Figueiredo decretou o restabelecimento de eleies diretas para governadores de estado. Os polticos de oposio ganharam as eleies nos principais estados. Era realmente o fim da ditadura. Terrorismo de Direita:. Campanha Diretas J: Nas eleies de 1984, o PMDB se aliou com o Partido da Frente Liberal (PFL) e formou a coligao Aliana Democrtica, lanando a candidatura de Tancredo Neves e Jos Sarney. As eleies ocorreram no dia 15/10/1984. A vitria coube oposio. Foram eleitos Tancredo e Sarney para o cargo de presidente e vive, respectivamente. Era o fim da ditadura. O poder passou das mos dos militares para os civis sem grandes traumas.

Geisel (1974-79)
Escolhido presidente pelas forcas armadas e eleito indiretamente sua posse representava a volta dos castelistas (moderados) ao poder. Geisel era a favor da reabertura poltica e da redemocratizao do pas. Suas concepes foram provadas nas eleies de parlamentares ocorridas em novembro de 1974: o MDB mais do que triplicou suas cadeiras na Cmara e no Senado. Era o povo mostrando que no estava satisfeito com o regime militar e com a conjuntura econmica que o pas atravessava. Apesar do carter moderado do presidente Geisel e da sua vontade em reabrir poltica e democraticamente o Brasil, as torturas e as represses continuavam acontecendo de tal maneira que houve uma unio entre a Igreja Catlica, a OAB e o MDB pedindo a redemocratizao imediata. Os assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do metalrgico Manuel Fiel Filho Lei Falco (1976): __________________________________________Pacote de Abril (1977): Criou o senador binico.

Histria do RN Ditadura Militar no RN


O golpe militar de 64 se caracterizou, no Rio Grande do Norte, apenas pelas perseguies a jovens e intelectuais da terra, como Moacyr de Ges, Djalma Maranho, Mailde Pintou e outros. Lus Maranho, ao que parece, foi morto pelas foras da represso. Djalma Maranho, exilado, com saudade do seu povo, morreu no Uruguai. Aluzio Alves, Garibaldi Alves e Agnelo Alves tiveram seus direitos polticos cassados pelo AI5.

12 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

NOVA REPBLICA E BRASIL NOVO


Sarney (1985-90)
Era o fim da Lei Falco: Os partidos agora poderiam fazer propagandas de suas propostas na televiso e no rdio mediante o horrio eleitoral gratuito. Fisiologismo: Configura-se em apoio de certos polticos ao governo em troca de certos favores pessoais. Nepotismo: __________________________________________________________ ____Crises econmicas Constituio de 1988: Assegurava o regime democrtico, garantia as conquistas das classes trabalhadoras rurais e urbanas, reafirma certos direitos do cidado, d sustentao jurdica ao Estado de Direito, garante as liberdades individuais etc. A situao do Brasil era desesperadora: greves, inflao galopante, baixos salrios, nepotismo, fisiologismo, desemprego, vrias polticas econmicas fracassadas dentre outras calamidades.

Itamar Franco (1992-94)


Embora assumisse a presidncia num quadro de instabilidade poltica e econmica, Itamar era considerado um homem honesto. Assegurou que os desmandos e os calotes do dinheiro pblico, caractersticas de seu antecessor, no mais aconteceriam. Ao nomear seu quarto Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que elaborou uma poltica econmica diferenciada e que finalmente funcionou. FHC substituiu o cruzeiro pela Unidade Real de Valor (URV) e determinou que assim que houvesse um alinhamento entre salrio e preos a URV deixaria de existir e daria lugar a uma nova moeda: o Real.

Fernando Henrique Cardoso (1994-2002)


Neoliberalismo: _____________________________ ______________________Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Educao e Sade Pblica: Estavam praticamente estagnadas pois nunca recebera o devido apoio e os necessrios investimentos para que pudessem ser plenamente desenvolvidos. Desemprego Estrutural: ____________________________________________________

Fernando Collor (1990-92)


Neopopulismo: Plano Collor: Neoliberalismo Econmico: ________________________________________________Globalizao: Essa inter-relao entre o Brasil e a economia mundial, com seus constantes fluxos de investimentos recebe o nome de globalizao. Crises Morais:____________________________________________________ _________ O Impeachment: __________________________________________________________

Lus Incio Lula da Silva (2002-2010) Vitria popular: Planos Sociais: Escndalos.

Governo Dilma (2010- hoje) Continuao do governo anterior: Escndalos ministeriais:

13 www.nacconcursos.com.br (84)3086-6407 / (84)8725-4887

Vous aimerez peut-être aussi