Vous êtes sur la page 1sur 5

Anais do 6 Encontro Celsul - Crculo de Estudos Lingsticos do Sul

PROBLEMAS NA CARACTERIZAO DA CLASSE DOS ADVRBIOS: O CASO DO ASSIM Giovanna Mazzaro VALENZA (G- UFPR)

ABSTRACT: In this work, I intend to focus on one of the adverbs which do not follow the traditional classification rules the adverb assim , by t e analysis of its various occurrences and possible subh classification, based on the different functions that it takes on the sentences structure. KEYWORDS: adverbs; assim; anaphora ; cataphoresis .

0 INTRODUO

Ao longo dos nossos anos de escola, aprendemos a falar e a escrever nossa lngua tendo como base a gramtica tradicional. Consideramos essa gramtica a nica forma correta de aprendizado da lngua portuguesa e procuramos seguir suas regras. Essa imposio acaba fazendo com que aceitemos o que nos dado, sem possibilidade de refletir acerca dos paradigmas sobre os quais a gramtica tradicional est construda. E, muitas vezes, no percebemos que a gramtica tradicional apresenta incoerncias. As classes de palavras, por exemplo, j geraram muita discusso quanto aos seus critrios de definio. Este trabalho se prope a estudar uma expresso pertencente a uma dessas classes a dos advrbios a qual, segundo alguns autores, nem poderia ser propriamente nomeada como uma classe. Os advrbios so especialmente incertos quanto sua classificao e merecem um estudo isolado e aprofundado, pois apresentam vrios problemas. Pretendo enfocar um deles o assim , e estud-lo de forma aprofundada. Segundo Ilari et alii (1991: 69), o assim pertence a um grupo de elementos que no atendem aos critrios tradicionais e que, no entanto, so tradicionalmente classificados como advrbios. Essa classificao foi o ponto de partida para uma pesquisa mais abrangente. Ao analisar os dados coletados atravs do BANCO DE DADOS LINGSTICOS VARSUL, com falantes de Curitiba, foi possvel observar que o caso do assim era muito mais complexo e que exigia uma subclassificao mais exata. Neves (2000: 241-243) classifica o assim como um advrbio de modo i. e., qualificador de uma ao, um processo ou um estado, ou modificador de propriedades de verbos e adjetivos , que tem natureza pronominal e funciona como referenciador textual (anafrico ou catafrico); pode incidir sobre um substantivo, na mesma posio sinttica de um adjetivo, e ainda indicar grande quantidade. Em todos os exemplos apontados por Neves, exceto os que tratam de expresso de grande quantidade,

(1) Essa estrebaria est assim de pulgas. [assim = cheia, com muitas]

o assim pode ser substitudo por dessa maneira / desse modo:

(2) No custa muito dizer sim senhor, padrinho. No meu tempo de rapaz era assim que se dizia. [anfora desse modo que j foi explicitado] (3) Medida de tamanho alcance tomada assim de afogadilho explica-se pelas circunstncias do momento. [catfora dessa maneira que vai ser explicitada] (4) Deixe disso mano: voc no assim to materialista. [catafrico seguido de um sintagma de valor adjetivo]

A classificao do assim como advrbio de modo pode trazer problemas. Como pude perceber na minha pesquisa, h casos em que ele no qualifica o modo de uma ao, e sim, um sintagma nominal ou uma sentena inteira. E, muitas vezes, no pode ser substitudo por dessa forma. Apresento, a seguir, alguns dos exemplos retirados do corpus do Banco de Dados Lingsticos VARSUL, que comprovam as mais variadas ocorrncias do assim, e uma tentativa de subclassificao desse (se que pode ser assim nomeado) advrbio.

1 SUBCLASSIFICAO DO ASSIM

1.1 ASSIM FRICO

O assim que remete ao que j foi ou ao que vai ser dito o caso mais comum dentre as ocorrncias analisadas. Divide-se em dois grandes grupos - anafricos e catafricos.

(5) Era diferente, o mercado era redondo assim. (prctb24: 1187) [anafrico] (6) Ento tinha assim uns engenheiros que moravam ali, mas agora o lvaro Dias eu no estou sabendo dessa, n? (prctb1: 0352) [catafrico]

1.1.1 Anafrico

O grupo dos anafricos heterogneo. As funes exercidas pelo assim divergem; podem ou no ser substitudas por dessa forma; podem remeter a uma parte da sentena, a uma sentena inteira ou ainda para fora dela. dividido em trs subgrupos: a) tpico; b) introdutor de informao nova e c) que remete para fora de S.

1.1.1.1 Anafrico tpico

o anafrico que tem como antecedente um termo da sentena. Pode ser substitudo pela expresso dessa forma e remeter a uma parte da sentena

(7) Aqui s havia primeiro, segundo, terceiro anos quase junto assim. (prctb1: 0071) [quase junto = funo adverbial] (8) Porque se fosse, vamos supor, fazer uma centena ou s um milhar assim e parasse no, mas uma produo que eles tm que sempre manter. (prctb1: 0680) [s um milhar = SN]

ou a uma sentena inteira:

(9) E da voc levava, vamos supor, as meninas levavam um salgado, os rapazes levavam bebida e assim a gente fazia as festinhas. (prctb1: 0880) (10) Voc sai, est com urgncia, vai indo a p, coisa e tal, o vizinho s vezes d uma carona, coisa e tal, l j o pessoal no via assim, n? (prctb1: 1118)

1. 1.1.2 Anafrico que introduz informao nova

Neste uso, o assim no pode ser substitudo por dessa forma e introduz uma informao nova no enunciado:

(11) Aquelas famlias antigas, aquelas, sabe? que esto l sepultados, aqueles mausolus assim, eu gosto de ir l, aqueles epitfios, sabe? (prctb24: 1152) (12) Ento, o pessoal ia passear, os casais, as crianas, n? e tinha l um tipo de um bar, mas era bonita a casa, tipo de um quiosque assim, sabe? (prctb24: 1206)

1.1.1.3 Anafrico que remete para fora de S

Como foi visto, h casos em que o assim remete a uma sentena inteira. Aqui, ele pode remeter a algo que est fora de uma sentena, ou a um texto inteiro anterior. Exerce a funo de resumir tudo o que foi dito anteriormente.

(13) Ento a gente tinha que fazer assim, n? (prctb1: 0877) (14) Eu acho que no bem assim, eu acho que tanto faz voc estar aqui, vamos supor, Curitiba, ou voc sair pra fora, se voc no souber fazer o ambiente, ningum vai te cumprimentar. (prctb1: 1069)

O assim que faz referncia a algo exterior sentena e o que resume um texto inteiro parecem ocorrer freqentemente com: e foi, e era, ento (foi/era). Acontece em finais de narrativas, para resumir as vrias sentenas anteriores.

(15) E foi assim que eles comearam a. (prctb1: 0767) (16) E era assim que a gente ia levando o timinho pra frente. (prctb1: 0954) (17) Eu sei que era assim. (prctb24: 1305)

1.1.2 Catafrico (grupo homogneo)

O grupo dos catafricos homogneo no possui subgrupos. Remete a algo que vai ser dito e freqentemente parece ser uma pausa no desenvolvimento da enunciao, como se o falante estivesse pensando no que vai dizer em seguida. Pode ser visto como um introdutor de informao nova (como o anafrico, mas com a diferena de que a nova informao ainda vai ser dita). Muitas vezes pode ser cortado, sem danos para o entendimento da sentena, pois, nesses casos, o assim e a expresso que ele substitui so redundantes. Tambm pode remeter a uma parte da sentena

(18) Agora eu no sei, assim, total de crianas que tinha na sala, porque a gente no tinha noo, n? (prctb1: 0026) (19) No sei nunca fui assim de comear a trabalhar assim preso dentro de firma. (prctb1: 0793) (20) No sei nunca fui assim de comear a trabalhar assim p reso dentro de firma. (prctb1: 0793)

ou a uma sentena inteira:

(21) Ento da ficava assim: uma turma que estudava no Guido Staub e outra que estudava no lar das meninas que fazia pra completar a turma, n? (prctb1: 0098) (22) Assim, s vezes, escuto rumores, coisa e tal, mas voc no presta ateno porque ainda muito cedo. (prctb1: 0455)

1.1.3 Vamos supor assim

Na anlise de dados feita com os falantes de Curitiba, foram encontradas muitas expresses do tipo vamos supor assim e assim, vamos supor. Elas ocorrem exercendo papel ora de anafrico, ora de catafrico.

1.1.3.1 Anafrico

(23) Voc, s vezes, com uma passagem, voc roda, quase todos os bairros de Curitiba, ento voc fica bem vontade, vamos supor assim, n? (prctb1: 0470) (24) Outras cidades assim eu conheo assim de passeio, vamos supor assim. (prctb1: 1047)

1.1.3.2 Catafrico

(25) , vamos supor assim: era um saquinho com uma ala, da voc jogava em cima do ombro, t? e os cadernos dentro, lpis, tudo. (prctb1: 0050) (26) No, que voc se sente, vamos supor assim, se tivesse numa fazenda, n? num stio. (prctb1: 0184)

1.2 FTICO

Na lngua falada, pode-se perceber o uso constante do assim como ftico. Ele no possui valor relevante na sentena e pronunciado gratuitamente.

(27) Naquela poca era mais a festinha americana que dominava tudo assim. (prctb1: 0888) (28) Ali, gua Verde, bairro da gua Verde, devido o riacho gua Verde que nasce dentro do cemitrio, e que vai se avolumando, vai, vai e depois desgua no sei em que rio l pro lado do Parolin, mas ele passa assim ali eu sei. (prctb24: 1015)

1.3 OUTRAS OCORRNCIAS

O assim freqentemente se liga a outra expresso para indicar alguma idia. Alguns exemplos:

1.3.1 Assim que = quando

Esta forma parece ser mais usada em linguagem escrita e pode ser substituda por quando, com sentido temporal. O assim deve necessariamente juntar-se ao que para dar esse efeito de temporalidade; no encontra-se sozinho substituindo o quando.

(29) Assim que as coisas se normalizarem, passarei em cada cantinho deixando meu carinho e retribuindo os comentrios de novos amigos que recebi.

1.3.2 Mesmo assim / assim mesmo

As expresses mesmo assim / assim mesmo do uma idia parecida da expresso ainda que, e parecem remeter a algo anterior sentena (poderia ser entendida como anafrica).

(30) Ame-as mesmo assim. (31) E mesmo assim ficou bonito. (32) E outra, se fosse hoje eu pegava assim mesmo. (prctb24: 0483)

1.3.3 Assim como = bem como

Neste caso, o assim se combina com o como e podem ser substitudos por bem como.

(33) Por ocasio da revoluo federalista, ali matavam, degolavam, sabe? enterravam por ali, assim como no cemitrio municipal, que era outro deserto. (prctb24: 1144)

1.3.4 Meio assim = mais ou menos

Meio assim um expresso que pode ser substituda por mais ou menos. Talvez seja um uso especfico da lngua falada.

(34) De Chopin todo mundo gosta, eu gosto mas meio assim, no aquilo, no aquilo. (prctb1: 0800)

2 CONCLUSO

O uso do assim muito abrangente e possui sentidos bem distintos, tanto quando ocorre sozinho, como tambm quando se liga a outra palavra. Ficam muitas dvidas quanto sua classificao e aos papis que ele pode exercer. Nas sentenas seguintes, por exemplo, no foi possvel descobrir se trata-se de um assim anafrico ou catafrico:

(35) Canal quatro, rdio, televiso, tudo ento- fica bem no meio, est num centro assim que est cercado de tudo que voc quer. (prctb1: 0241) (36) Ento so milhares que saem assim por hora. (prctb1: 0679) (37) Ah! era particular, feita numa tipografia, em que o ns fazamos muita festa e rifas, e coisas assim que poderia angariar fundos, n? tinha a caixa escolar, tambm e com esse dinheiro a gente pagava o jornal. (prctb24: 0262)

A ambigidade poderia ser resolvida na lngua falada, conforme a entonao dada a uma parte da sentena, a qual pode ser retomada pelo assim. Este trabalho procurou explicitar estes variados usos e subclassificar as ocorrncias do assim, de modo a entend-lo e partir para um questionamento maior: o assim pode ser classificado como advrbio, ou se encaixa em uma outra classe de palavras? H muito estudo pela frente e mais algumas (muitas) horas de pesquisa. Ainda no foi possvel desvendar tal mistrio, mas certo que o presente trabalho possui algumas chaves para essa descoberta.

RESUMO: Pretendo, neste trabalho, enfocar um dos chamados advrbios que no atendem aos critrios tradicionais de classificao o assim , fazendo uma anlise das suas mais diversas ocorrncias e uma possvel subclassificao, com base nas diferentes funes que ele assume na estrutura da sentena. PALAVRAS-CHAVE: advrbios; assim; anfora; catfora. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ILARI, R odolfo et alii. Consideraes sobre a posio dos advrbios. In: CASTILHO, A. T. Gramtica do portugus falado: a ordem. Campinas: FAPESP / Ed. da Unicamp, 1991. pp. 63-141. NEVES, Maria Helena de Moura. Gramtica de usos do portugus. So Paulo: Ed. da Unesp, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi